Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sábado, 6 de setembro de 2008

PERIQUITOS RECESSIVOS: MACHOS OU FÊMEAS?

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês

Quanto aos periquitos normais (azuis, verdes, cinzas), e algumas outras variedades como os claros de olhos pretos e o cintilante duplo fator, não apresentam dificuldades para saber quem é o macho ou a fêmea, pois devido à coloração azul intenso na cera (carúncula) é evidente tratar-se de um macho. Quando o azul é discreto, desbotado, suave e com um embranquecimento nos orifícios das narinas com certeza é fêmea. As fêmeas ainda facilitam as coisas quando sua cera apresenta um tom palha, (pálido) que lentamente vai se tornando marrom, chocolate, no período fértil.

O problema começa quando tratamos com os recessivos, (lutinos, albinos e Ars principalmente). Pois os machos não apresentam a cera azul dos normais parecendo então todos fêmeas e as fêmeas na maioria das vezes não passa de um tom palha, ficando igualmente marrom quando quentes. Somente com a observação em muitos periquitos, e muitas fotos é que vamos pegando a prática. O macho lutino apresenta um tom quase rosado, nunca cor de palha, parece se notar a pele com sangue por baixo. No manual de julgamento de periquitos (FOB - OBJO) esta escrito: Cor de carne rosada nos machos e marrom nas fêmeas.

Foto do macho lutino, sozinho. Cera num tom quase rosado, nunca palha nem azul.

Quatro fêmeas juntas (lutinas), uma virou-se contra a foto. Cêra tom palha, pálido, nunca rosado, tornando-se marrom ao ficarem prontas para reprodução.



64 comentários:

Lucas disse...

ô julio, com quantos dias ja da para saber se um periquito recessivo é macho ou femea?!
tem como saber?!
abraços

Lucas disse...

melhor dizendo, com quantos meses ja da para saber se um periquito recessivo é macho ou femea?!

jcesardutra disse...

Lucas, em alguns casos dá pra saber desde os primeiros dias como no caso de um macho lutino com uma fêmea normal. Pois todo filhote lutino que nascer será Fêmea. Com um casal lutino já não é possível, pois nascerão filhotes machos e fêmeas lutinos. Na geral depende da experiência do criador, dois ou três meses já é possível. Valeu?

Lucas disse...

ô julio, qual o cruzamento ideal para que eu possa ter machos lutinos?!
e albinos?!
pois sei que essas cores sao ligadas ao sexo do periquito, entao o macho que é portador do ino.
entao eu tendo bons machos lutinos e albinos posso aumentar meu plantel dessas belas aves!
agradeço de novo!

jcesardutra disse...

Lucas, a fêmea ino também passa, porém só filho machos portadores. Ou seja, acasalar uma ino (lutina ou albina) com qualquer macho normal, não importando a cor, todos os filhos machos serão portadores de ino. É mais um artifício para conseguir aumentar o tamanho e a qualidade dos ino. Você coloca uma fêmea ino com o melhor macho normal que conseguir e vai obter bons machos normais portadores de ino. Depois utiliza estes machos portadores de ino com a melhor lutina para obter machos e fêmeas ino. Isto porque quando os dois são ino, nascem machos e fêmeas ino, porém cai um pouco o tamanho. Os grandes criadores não aceitam bem isto, dizem que os deles mantêm o tamanho e a qualidade, só que eles já possuem ino no mesmo tamanho dos normais e não dizem que no início fizeram desta forma. Esta situação genética se aplica também aos opalinos, aos asa canela e a todos os sexo ligados. Boa sorte e bons estudos. Julio.

Andre disse...

Ola!!
Eu tenho um macho ainda filhote nos primeiros meses de vida ele é verde claro e amarelo portador de ino e pretendo futuramente cruzar com uma fêmia que esta sobrando, ela é azul bem clarinho com branco. Por ser quase branca acho que ela tanbém tem ino. Os filhotes poderiam ter uma cria colorida e com filotes totalmante albinos?
Obrigado!

wanderson disse...

gostaria de saber se eu posso fazer algo para estimular os meu piriquitos a acasalarem..
e se tem uma variação de idade e de tempo..

Fellipe disse...

Olá ! Eu tinha dois casais de periquitos australianos, um deles com 4 crias no ninho, e segundo um amigo meu (do qual eu deixei os periquitos quando fui viajar por 3 dias) eles morreram após ele esquecer uma panela anti-aderente queimando por 2 horas no apartamento, em que estavam todas as janelas fechadas. Segundo ele, quando ele foi ver todos estavam mortos.. (observação: não tinha fumaça, só um cheiro muito ruim). Você sabe me dizer o que aconteceu? E também gostaria de saber todos os Genótipos e Fenótipos possíveis dos periquitos australianos. Obrigado e até mais!

jcesardutra disse...

Lucas muitas vezes demora até dois meses para poder ter certeza. É uma situação que tem que se ter um pouco de prática, com o tempo se adquire. A idéia é visitar criadores e ficar observando e perguntando. Valeu?

jcesardutra disse...

André não é assim que se raciocina em “ino”, (albino e lutino). Não tem nada a ver com ser verde e amarelo nem uma fêmea azul bem branquinha. Para ser portador de ino só se for um macho filho de lutino ou albino, pois só o macho porta ino por ser uma mutação ligada ao sexo. Portanto os periquitos podem ter qualquer cor, mas tem que ser um macho filho de um pai ou uma mãe lutino ou albino. Uma fêmea nunca porta estas mutações, ou ela é lutina ou albina ou não é nada, é apenas uma azul ou outra cor qualquer. E só dá pintado ou malhado como chamam os criadores Portugueses se for arlequins, ADAs, ou AD. De uma olhada no quadro abaixo:
Casal (/ significa portador) Expectativas
Macho Lutino × Fêmea Lutino Machos Lutino
Fêmeas Lutino
Macho Lutino × Fêmea Normal Machos Normais/Lutino
Fêmeas Lutino
Macho Normal/Lutino × Fêmea Lutino Machos Lutino
Machos Normais/Lutino
Fêmeas Lutino
Fêmeas Normais
Macho Normal/Lutino × Fêmea Normal Machos Normais/Lutino
Machos Normais
Fêmeas Lutino
Fêmeas Normais
Macho Normal × Fêmea Lutino Machos Normais/Lutino
Fêmeas Normais
Macho Normal × Fêmea Normal Machos Normais
Fêmeas Normais

jcesardutra disse...

André tentei passar o quadro mas não ficou muito bom, vê se da para entender. Pela ordem desde o início, o macho x a fêmea e o que vem em seguida são as possibilidades dos filhos. Valeu?

jcesardutra disse...

Wandeson colocando a caixa ninho, e tendo mais que um casal, pois um casal estimula o outro. Australianos com 8 meses já procriam bem e os ingleses só depois de 10 meses. Valeu?

André disse...

Valeu Jcesar!!
Sobre o macho ele eh filhote de um Lutino pois foi uma colega que me deu e eu vi os pais sendo o pai lutino e a mãe e verde....
Não abusando...Tem alguma possibilidade de nascerem filhotes lutinos?
Obrigado!!! B)

jcesardutra disse...

Sê ele é filho de um lutino então é um portador de ino. Colocado com uma fêmea lutina ou albina terá sim filhotes ino machos e fêmeas. Colocado com uma fêmea normal, pois nenhuma fêmea porta ino (só macho) ele ainda assim colocará filhas ino. Portanto com esta sua fêmea ela dará filha lutina. Valeu? Abraços, pergunte sempre.

jcesardutra disse...

Felipe seus periquitos morreram intoxicados, seu amigo foi um tanto descuidado poderia também ter colocado fogo no local. Quanto a fenótipo e genótipo é assunto para horas de estudo, tem que dar uma estudada em genética. Posso te adiantar no momento que fenótipo é aquilo que você vê. Basta olhar para ver que o periquito é azul, verde, amarelo, branco ou cinza e mesmo assim todas estas cores em tons claros, médios e escuros. É fenótipo também a variedade de mutações como asas claras, cinzas, cintilantes canela, os opalinos, os ARs, os ADAs, ADs e vai por aí a fora.....tudo isto é o fenótipo. Já o genótipo são as características que estão nos periquitos e não vemos, são as mutações que eles portam, está no gen. e vão aparecer depois nos filhos se cruzados com o par equivalente. Por exemplo: um periquito verde apresenta o fenótipo verde e podemos ver. Se ele for filho de um azul, ele é um portador de azul e, portanto isto está no genótipo dele não podemos ver. Só acasalando corretamente é que vamos perceber nos filhos azuis que ele vai liberar daí a importância do pedigree, pois é a forma certa para conhecer-mos o genótipo de todos os nossos periquitos. Valeu?

mirian disse...

oie td bem?comprei dois periquitos e estava pesquisando na net xobre ver o sexo ai achei xeu blog ai tava lendo o que vc escreveu dei uma olhadinha um tem o biko azul com branquinhu perto dos orificios eo outro meio rosa ...sera que xao duas femeas sera que daria pra eu estar te mandando uma fotinhu deles pra vc ver e me dizer xe é mexmu ...desde ja brigadim

jcesardutra disse...

Mirian, se você mandar a foto da carinha deles eu te digo sim e se voçê me autorizar eu publico as fotos no blog. Valeu?

Lilian disse...

Comprei dois periquitos fêmeas em uma loja, um verde de cara amarela e um arlequim,
pelo menos foi o que disse o vendedor, ja tenho eles a quase um ano, mas apareceu
ovo no ninho do viveiro, o arlequim era macho.
A questão é que não pretendia fazer criação, os periquitos são de estimação do meu
filho de 4 anos.
Descobri que se não tiver o ninho eles não procriam, eu queria saber se eu posso
deixar que eles se multipliquem até 4 no viveiro que bem grandinho e retiro o ninho
para não ter uma super-população.
Minha duvida é se essa falta de reprodução seria prejudicial, quantos eu posso ter no
viveiro e se o numero de macho e fêmea tem que ser compativel?

jcesardutra disse...

Lilian claro que pode, deixe-os criarem os filhotes e quando estiverem começando a comer sozinhos e ficar fora do ninho você retira a caixa. (ninho). O que pode acontecer é que a fêmea coloque um ou outro ovo pelo chão do viveiro depois ela para pela falta do estímulo da caixa. Estes ovos que ela colocar no chão você despreza ou cozinha e da para eles comer, amassado com farinhada. A falta de reprodução não é prejudicial, pelo contrário protege a fêmea que se desgasta muito com postura choco e criação dos filhotes. Pela forma que você descreveu o casal fiquei achando que são agapornes e não periquitos. Nos agapornes é mais comum duas fêmeas fazerem ninho e colocarem ovos, nos periquitos não é tão comum e os criadores de periquitos não referem verde de cara amarela, pois os verdes não tem outra cor de cara mesmo. Se realmente forem periquitos, e o espaço for suficiente para voarem um pouco não tem problemas ficarem juntos desde que não coloque caixas, pois em comunidades se não colocar várias caixas de sobra acontecerá brigas com certeza. Valeu?

mirian disse...

oie muitiximo obrigado por responder mando as fotinhus xim e concerteza pode colokar minhas fotinhos xim eles sao lindinhus um é branko com umas manchas preta o outro azul com preto e carinha amarela a vendedora me disse que xao filhotes moramos no japao entao devido ao espaço estou com uma gaiola pequena é normal eles ficarem bem juntinhos o brankinho fika tipo com o biquinho cutucando o azul e vice e versa esterei te enviando as fotinhus entao arigato (obrigado) pela atenção

jcesardutra disse...

Mirian é normal ficarem batendo o bico sim e com esta atitude provavelmente é um casal. Por favor, mande notícias (novidades) do Japão. Por exemplo, quais pássaros são mais comuns aí? Custam muito caro? Tem algum que é proibido criar? Ai tem alpiste e painço ou usam outras sementes? Coisas assim, ta legal? Desde já obrigado. Felicidades, Julio.

joao r disse...

quero saber com quantos mese o periquito australiano macho pode cruza

jcesardutra disse...

João, com menos de seis meses é pedofilia. (brincadeira). Se tiver menos de sete ou oito meses periga não encher os ovos e a fêmea vai por e chocar de graça. Valeu?

bruno disse...

ola

eu tenho dois piriquitos um verde amarelado e um branco cel como eu fasso para saber se é macho e fêmia,se for um casal quero que eles fasam filhotes ,mas eles so brigam,tem uma casinha de madeira na gaiola quando um ta dentro não deixa o outro entrar.

jcesardutra disse...

Bruno provavelmente são duas fêmeas, alguém que conheça tem que olhar para você. Se você me mandar à foto da cara deles pelo e-mail eu posso te ajudar. jcesardutra@yahoo.com.br

bruno disse...

ja mandei as fotos ;) obrigado

bruno disse...

viu,eu vou mandar uma outra foto de outro casal para vc analisar se è
macho e femia

abraço e muito obrigad!

MARILIA disse...

julio como q eu vou saber se o meu periquito é macho ou femea eu so tenho 1 periquito ele é verde com amarelo

jcesardutra disse...

Marília se o seu periquito for verde com o babador amarelo (aquela parte dianteira do pescoço) e algum amarelo pelo corpo, sem manchas amarelas tipo placas pelo corpo então ele é um normal verde e ser for macho a cera (aquela plaquinha acima do bico tem que ficar bem azul). Se for um azul bem discreto, fraquinho com os furinhos das narinas tendendo a branco então é fêmea. Quando estiver adulta e quente ela ficará com um tom tendendo para o chocolate. Se me mandares uma foto da carinha dele (a) eu poderei te ajudar, mande para jcesardutra@yahoo.com.br Valeu?

bruno disse...

sabe aquele piriquito verde ,que é uma femia bebe,aqula da foto que eu te mandei pelo e-mail ,mais ou menos quanto tempo demora pra ea pode acasala?

se pude responda.vlw!!!

jcesardutra disse...

Bruno é dificil dizer pois não sei a idade dele, tem que ter mais que seis ou sete meses.

marilia disse...

eu nao sei como mandar uma foto dele

marilia disse...

julio eu nao consigo mandar uma foto eu nao onde ir pra mandar vc pode me ajudar ?

marilia disse...

epa eu nao quiz dizer isso de novo desuculpa

jcesardutra disse...

Marília se ele for um normal verde, ele será todo verde e terá apenas um babadô amarelo, então para ser macho ele terá que ter a cera azul bem visível. Cera é aquela plaquinha que ele tem acima do bico, de onde ficam os buraquinhos das narinas. SÊ ele for verde porem com manchas amarelas pelo corpo, então ele é um Ar e estes são recessivos e a cera não é tão visivelmente azul como nos normais. Se você tirar uma foto dele (que pegue principalmente a cara) e enviar para meu e- mail jcesardutra@yahoo.com.br

Daniel disse...

e seu acasalar uma femea, rocheada, com um maxo verde ... os filhotes serao verdes ,ne?
eu tenho uma foto deles ...tem algum jeito de eu mostrar ... etc... entrar em contato com os participantes...

jcesardutra disse...

Daniel se o verde macho não for portador de azul realmente todos os filhotes serão verdes. Se me mandares as fotos deles por e-mail eu posso publicar no blog. jcesardutra@yahoo.com.br

josé pires disse...

boa noite dotor tb?Viu quero sabar se duas femeas podem comviver com um unico macho em um unico viveiro e norme com duas casinhas??me responda quanto mais sedo melhor!!obrigado!!

jcesardutra disse...

José Pires vamos aos fatos, se o viveiro é bem grande e você colocar três ou quatro casinhas deverá afastar a possibilidade de brigas entre as fêmeas. Se este macho se acasalar com as duas ele vai ter problemas futuros para alimentar as fêmeas e as duas ninhadas sozínho. Quando as fêmeas estão no ninho chcando e depois aquecendo os filhotes são os machos que levam comida para todos dentro da casinha e a fêmea sai bem pouco. Ele vai acabar abandonando uma delas e os filhotes morrem. Porque voce não compra outro macho e solta junto deles?

josé pires disse...

bom dia doutor ,gostaria de saber se um casal de papagaios reprocriam dentro de um viveiro com um ninho ?

Ricardo farias disse...

bom dia eu gostaria de saber tambem se um casal de tirivas podem reprocriar dentro de um viveiro com um ninho?

Ricardo farias disse...

há doutor outra pergunta ´tenho um casal de periquitos em um viveiro já faz um tempinho,e agora vou comprar mais um casal,não faz mal?pois o viveiro tem 4 ninhos?as femeas não se extreriaram?

jcesardutra disse...

Ricardo com certeza eles reproduzirão mas você tem que descobrir quem esta criando estas aves para ver como ele esta fazendo pois cada ave tem seus macetes de criação e sabes que o meu negócio é periquitos australianos aliás não conheço as tirivas.

jcesardutra disse...

Ricardo com espaço e ninhos de sobra elas ficam tranquilas.

jcesardutra disse...

Ricardo com espaço suficiente e com ninhos de sobrs elas coviverão em paz.

marilia disse...

bem clarinho mesmo

marilia disse...

aquela parte em sima do bico do meu periquito é quase beje

anderson merencio disse...

BOM DIA , comecei mais ou menos 9 meses , 4 machos e 5 femeas , em um grande viveiro de 2,5 m/2,5m com 2,80 de altura todo fechado so a frente com grade,por bem começou a chocar e depois de 2 meses sairao os primeiro filhotes , esses deixei todos no viveiro depois de 2 quase 3 meses comecaram o cruzar tbm e os primeiros "netos" d viveiro comecaram a nascer , estou com quase 50 periquitos , devo deixar tudo junto ate q ponto ? e as ninhadas dos "netos" todas com grande quantidades de ovos 6 ate 7 , nasceram 4 , 5 ...estao nos primeiros dias e´saudavel deixar assim ? a detalhe so ouve uma cruza de irmaos , isso pode influenciar ?valeu

jcesardutra disse...

Andersom o ideal é separar os irmãos para que não acasalem entre si. Mesmo sendo bem grande o seu viveiro acredito que quase cinquenta periquitos seja demais para o espaço. Eles criam bem porque formaram uma colônia e adoram criar assim. Acredito que deverias retirar alguns do viveiro, começando por aqueles que forem filhos de irmãos e também os casais irmãos. Se apenas retirares alguns não vai te trazer problemas e o ambiente vai ficar melhor para os que ficarem. Uma opinião seria trocar com outra pessoa ou loja para misturar novo sangue.

andrea disse...

A femea do periquito morreu edeixou 4 ovos, o que posso fazer para que os filhotes sobrevivam?

jcesardutra disse...

Tem que alimentá-los na mão, observe o blog "cridouro f13" ele mostra como se alimenta os filhotes. Não esqueça de mantê-los aquecidos, longe do frio e dos ventos.

jcesardutra disse...

Andréia tem que alimentar na mão, observe o blog criadouro f13 ele mostra como se faz.

Priscila disse...

Eu tenho 2 casais de periquito mais tenho uma fêmea quase branca é amarelo bem claro!!! só que ela tem o pico com aparência velha!!! ela só dorme!!! eu comprei ela e uma macho que estava junto dela pra ver se acasalavam mais nada acontece!!! como faço pra saber se ela é velha!!!

jcesardutra disse...

Priscila se voce tem certeza que voce tem um macho e uma fêmea e depois de um mês juntos eles não se acasalam eu te aconselho a trocar um deles, pois este par não deu certo e isto algumas vezes acontece. Depois de muito tempo eles acabam se acasalando mas nunca vão ser um casal expontâneo.

marilia disse...

cesar eu te add. no meu msn vou colocar uma foto do meu periquito ok

marilia disse...

Cesar eu tb qqueria te perguntar uma coisa, eu queria q o meu periquito tivesse filhotes. so q em maio mais ou menos caiu um periquito aki no quintal e eu coloquei junto com o meu se eu nao tivesse tirado ele o meu tinha matado ele como q eu faço pra "ele" nao brigar com outro ?

jcesardutra disse...

Marília eu não tenho msn, só e-mail e o blog, mas colocar foto é "mara".

jcesardutra disse...

Marília os periquitos adoram companhia, então tem realmente algo errado. Acredito se tratar de duas fêmeas. Tem que ser visto com atenção pois duas fêmeas acabam brigando mesmo. Pode ser também dois machos só que é muito mais raro um macho não aceitar o outro.

jhonatan disse...

bom julio!
Na outra parte do blog não deu para mim enviar mais comentario!
Eu vou mandar foto do filhote para ver se vc consegue ver se e femea ou macho!
vou mandar no seu email.
Ateh

jhonatan disse...

ja mandei a foto! olhe lah

Anônimo disse...

meus periquitos parecem ter as narinas iguais .como faço para saber qual e macho e uqal e femea??????????

Julio Dutra disse...

Sê os periquitos tem a cera ou carúncula iguais, então os dois são do mesmo sexo. Quando são jovens fica difícil definir, mas em seguida já se manifestam as diferenças, a cera do macho vai se tornando cada vez mais azul e a fêmea vai ficando com um tom pálido, sem brilho parecendo palha e com mais alguns dias ou meses ele vai se tornando marrom.

Anônimo disse...

Meu viveiro tem 4 periquitos 3 fêmeas e 1 macho formaram um casal e ela estava no 4º ovo.Do nada apareceu morta provavelmente morrendo pondo o 5º ovo não tenho outra explicação... e agora o que faço com os 4 ovos? as outras duas femeas irão choca-los? o macho irá?separo o macho...? to perdido e não quero perder a ninhada... alguém me ajuda por favor?

Julio Dutra disse...

Num mesmo espaço deve ter números iguais de casais, ou na pior das hipóteses machos sobrando, nunca fêmeas. Tem que haver uma caixa ninho para cada fêmea e ainda assim outras caixas sobrando, por isso a necessidade de um espaço bem maior para vários casais mesmo porque quando vierem os filhotes todos ficarão neste espaço por algum tempo. Devemos evitar fêmeas sobrando ou a falta da caixa ninhos reserva. Provavelmente uma das fêmeas atacou e matou na intenção de se apoderar do ninho da outra, é instintivo e normal, devemos prevenir. Os ovos que ficaram serão quebrados por alguma das fêmeas, pois não serão aceitos por nenhuma delas.