Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

domingo, 5 de dezembro de 2010

AS CORES NOS PERIQUITOS AUSTRALIANOS

(Atualizado: 05/12/2010)Os criadores de periquito inglês (periquito australiano padrão inglês) preferem criar os casais individualmente em gaiolas para terem certeza na paternidade dos filhotes e na expectativa das cores esperadas de cada casal.

Estes também procuram adquirir seus periquitos com pedigree e mantém um livro de registro para controle de toda sua criação, mesmo porque alguns periquitos podem ser portadores de diversas mutações.

Casal de periquito Inglês, Criadouro de Julio Dutra

Sabemos que em viveiros não é possível garantir a paternidade nem controlar as cores dos filhotes conforme nosso desejo. Muitas vezes os casais se separam e formam novos pares ou até mesmo um macho mais quente copula com duas ou mais fêmeas. Desta feita, acabamos por ter que criar filhotes de cruzamentos não recomendados, com prejuízo no porte e nas cores. As cores iniciais e mais importantes são o verde e o azul, pois todas as demais variações dependem delas. Um periquito ou é da linha verde (inclusive os amarelos) ou é da linha azul (inclusive os brancos). Naturalmente o verde tem a face amarela e o azul tem a face branca.

É comum ouvirmos alguém dizer que apesar de juntar vários periquitos verdes e azuis, os filhotes são quase 100% verdes. Daí os criadores inexperientes seguem vendendo os filhotes na esperança de surgirem mais azuis em outra rodada que nunca acontece, pois prevalece sempre o predomínio dos verdes. É preciso saber que o verde é dominante em relação ao azul, mas que podemos resolver isto a partir da segunda geração quando então haverá equilíbrio entre as cores. Conhecendo anteriormente o pedigree de cada periquito compraríamos somente os verdes portadores de azul e estaria resolvido. Não conhecendo, temos que seguir a regra básica: “Acasalar sempre um verde com um azul” onde teremos toda prole sendo verde, porém portadora de azul. Cruzando-se os filhos destes casais (sempre dois ou mais casais para evitar acasalamento entre irmãos) obteremos vários azuis conforme a descrição abaixo:


Utilizando a legenda acima podemos observar os diversos cruzamentos:



Num próximo tópico será abordada a variação do tom do verde e do azul surgindo o verde claro, escuro e oliva, assim como o celeste (azul claro), o cobalto (azul escuro) e o malva.


LEIA MAIS:

Como criar somente periquitos brancos?

MELHORANDO OS ARLEQUINS RECESSIVOS.

O FATOR ESCURO

BELEZA X QUALIDADE

[ ... ]
Ocorreu um erro neste gadget