Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Resposta ao Leitor: Casal de periquitos comem jornal e não procriam.


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês

Respondendo a pergunta da leitora Nara, do Rio Grande do Sul, a respeito dos periquitos que "comem" o jornal do fundo da gaiola, digo que isto pode ser um problema grave para as aves.

Muitas vezes eles apenas roem, estraçalham o papel que estiver ao alcance, mas não comem.

O jornal é rico em chumbo, (na tinta das letras) um metal pesado terrível para todos, quanto mais para os periquitos. O ideal é colocar areia limpa, vendida em agropecuária ou catar em orla de rios (ou mar) não poluídos, usando depois de lavada e fervida. Nas gaiolas e voadeiras, o indicado é um piso tipo grade, destas que já vem com a gaiola para que eles não pisem no fundo, sobre as fezes nem sobre o jornal nem na areia. Esta grade tem que ser higienizada sempre que estiver acumulando restos de fezes e o papel deve ser trocado diariamente quando muitos periquitos estiverem nesta gaiola (voadeira maior) e a cada dois ou três dias para gaiolas com apenas um casal. A grade acima do "jornal" tem que ter altura suficiete para que eles não consigam pegar o papel, se não for possível, então use somente areia.

Quanto ao problema de o casal não reproduzir, temos que investigar, pois várias podem ser as causas.

Quanto à nunca haver posturas, é um pouco complicado, eles realmente formam um casal (?) Muitas vezes são dois machos ou duas fêmeas e enganam o criador novato. Há uma crença popular que diz que um casal sozínho não cria, e isto se aplica ao fato de serem aves coletivas que vivem aos bandos, acostumados com a cantoria que fazem. Apesar de que eu já vi muitos casos em que a pessoa tem apenas um casal e eles procriam normalmente. Deve ser verificado a idade do casal, a situação de segurança em relação a gaiola estar em um lugar fixo e seguro, sem ficar mudando de lugar para pegar sol, etc. Sê animais domésticos não atrapalham o sossego do casal e vai por aí á fora, são inúmeras as causas que existem para explicar a ausência de ovos e filhotes. Eu recomendo sempre uma boa lida nos artigos publicados neste blog, pois problemas desta natureza e muitos outros sempre encontram respostas aqui. Tem que ter um pouquinho de paciência e ler, tenho certeza que vai acabar por descobrir onde está o problema.


Abraços, Julio Dutra.

Leia mais:


PERIQUITOS RECESSIVOS: MACHOS OU FÊMEAS?


Problemas com a reprodução dos periquitos.


SEXO AUSTRALIANOMostrar tudo


DISMORFISMO SEXUAL

15 comentários:

hiago disse...

um casal separado em gaiola diferente pode ficar vendo os outros??
eu ponho jornal para eles ñ ficar vendo os outros casal e certo isso
ou devo tirar o jornal do lado da gaiola e do fundo!!muito obrigado

jcesardutra disse...

HIAGO, o jornal não é indicado em lugar algum devido a intoxicação por chumbo. Quanto a eles se verem, na minha opinião é bom pois na natureza vivem em bando. Só não encosta uma gaiola na outra pois podem brigarem. Eu crio em 21 gaiolas, todas lado a lado e eles adoram ficar conversando. Abraços, Julio.

hiago disse...

meus piriquitos ja comeu jornal e a agora o que que eu faço??
mas eles não comeu muito não??tem algum remedio?

jcesardutra disse...

Hiago, eles roem muito mas não comem, e se tivessem comido não faria mal. O que se deve evitar é que fiquem em contato com jornal por muito tempo, fica tranquilo, não vai acontecer nada. Abraços,Julio.

Nara Machado disse...

Fico grata pela resposta, de agora em diante vou eliminar o jornal da gaiola. E, acredite, ficarei leitora assídua do blog. Um abraço.
Nara

jcesardutra disse...

Valeu Nara Machado, muito obrigado! Um abração, Julio.

Alerrander Brito disse...

Eu tenho um casal de periquitos. Queria saber se é normal o macho agredir a fêmea com bicadas enquanto ela tenta fazer " caricias " nele. Tambem quero saber se tem alguma possibilidade deles nao se darem bem um com o outro.

PS* Eles estao juntos há 5 dias.

jcesardutra disse...

Alerrrander Brito cinco dias é muito pouco para se saber se vai dar certo ou não. Eles estão se conhecendo e ele deve não estar aceitando, de pelo menos mais uma semana se ele não se envolver com ela então troque-o.

edinho disse...

LEMBRA DO MSN NÉ EDIPIRATA@HOTMAIL.COM

edinho disse...

bah a vida intera meus periquitos tão de jornal na gaiola eles vão morre isso vai ser prejudicial a suas saudes els podem se engasgar ai meudeus me ajuda q q eu faço como q eu vo colokar areia no fundo da gaiola se o guaiba (rio mais proximo) é poluidaço GENTE Q Q EU FAÇO TIRO O JORNAL FALA PRA MIN POR FAVOR

jcesardutra disse...

Edinho o jornal libera poeira com contaminação com chumbo, poderás usar outro papel ou colocar areia lavada no fundo da gaiola.

Anônimo disse...

alguns filhotes de periquitos ingles só estão com penugens e as penas não estão crescendo, isso pode ser à muda francesa, gostaria de saber, obrigado Roberto.

Julio Dutra disse...

Roberto isto pode ser muda francesa sim. O ideal é ficar atento a esta situação e caso se confirme então não deixar que este casal continue criando outras ninhadas, pois o problema vai se repetir. Quando isto acontece eu questiono todos os itens possíveis de estresse: Calor, frio, alimentação inadequada, higiene, gaiola muito pequena, fêmea que teve mais de três ou quatro ninhadas consecutivas sem um período de sessenta dias de descanso e recuperação fisiológica, etc. No momento todos já poderão ser tratados com um fortificante na água, porém tomando o cuidado de colocar a dose na metade da recomendação para que os filhotes não se intoxiquem. Nesta fase os pais dão muita água aos filhotes que acabam intoxicados até mesmo com vitamina colocada na água. Eu sugiro um vitagold por 30 dias, colocando em cinqüenta ml de água a metade das gotas recomendadas na bula. Pode usar outro revitalizante indicado para aves, mais sempre reduzindo a dosagem pela metade para proteger os filhotes. Pode usar alcon revitalizante, piusana nutramix ou outro.

Martinha disse...

meus periquitos tiveram seus primeiros filhotes, porém dos cinco ovinhos apenas 2 filhotes sobreviveram, observei que os outros tinham sido comidos, isso é normal como posso evitar isso futuramente?

Julio Dutra disse...

Martinha eu crio há bastante tempo e nunca presenciei nenhum caso de canibalismo nos periquitos. Algumas vezes ele ou ela podem até matar os filhotes, mas sempre que isto acontece poderia ter sido evitado se algum cuidado fosse tomado antes. Algumas vezes quando os filhotes já estão crescidos e o casal tem pressa em recomeçar nova ninhada, então começam a agredir e expulsar os filhotes da caixa ninho. Aos primeiros sinais de agressão retiramos a fêmea para descansar em outra gaiola e deixamos o macho terminar de criar sozinho. Mas comer é raro. Fico pensando em estresse e falta de condições fisiológicas do casal e principalmente da fêmea. O ideal é retirar a caixa ninho, aplicar um vermífugo no casal e tratar com um bom revitalizante por 30 dias e depois recolocar a caixa. Não se esquecer de melhorar sempre a alimentação com papas, farinhadas, folhas verdes, areia e ovo cozido.