Chamamos de arlequins (ou arlequíneos) todos os periquitos que apresentam como característica principal o corpo e as asas “malhados”. O primeiro arlequim recessivo surgiu por volta do ano 1932 na Dinamarca e por isso é conhecido como arlequim Dinamarquês, principalmente na Europa.
O AR (arlequim recessivo) juntamente com o claro de olhos pretos (cop) e os fulvos ingleses, são as únicas variedades que não apresentam a íris branca, possuindo olhos completamente negros. Esta característica é muito importante para diferenciá-los de alguns AD (arlequins dominantes).
Os ARs (arlequins recessivos) são periquitos de menor porte, e ainda pouco trabalhados neste desenvolvimento. Os iniciantes, na intenção de obter maior número de Ars, acabam acasalando AR com AR. Não é proibido este acasalamento, mesmo porque terá toda a prole de recessivos, mas pelo fato de que não acrescentaria nada de melhor no periquito. Devemos primar pelo melhoramento de cada mutação e no futuro poderemos ter recessivos com o mesmo porte e a mesma desenvoltura dos ditos "normais" e dominantes. Por esse fato devemos cruzar um Ar com um normal, dos melhores que tivermos. Desta feita conseguiremos toda uma prole de portadores de AR. Á partir destes portadores, daí sim, cruzar com ARs e os novos filhotes ARs nascerão maiores e melhores.
Como orientação do comportamento desta mutação apresento o quadro abaixo:
Muitos normais/AR ( /esta barrinha siguinifica portador) apresentam uma mancha clara atrás da cabeça, são chamados split e são os melhores portadores á serem utilizados. Os que não apresentarem esta marca deverão ser cadastrados, para que conste em seu pedegree o fato de serem portadores de AR, caso contrário não teríamos como saber.
Estes portadores são criados esclusivamente para melhorar os ARs e não devem ser aproveitados para voltar a acasalar com os normais, pois assim como ele soma para os ARs ele diminui para os normais.
CONCLUSÃO: Cada vez que no acasalamento aproximarmos o recessivo do normal portador, perdemos em quantidade de recessivos na ninhada, porém ganhamos no porte (qualidade) naqueles que nascerem ARs. Caso contrário ( AR X AR ) ganharemos em quantidade, mas não estaremos melhorando nossos recessivos.
LEIA MAIS:
As cores nos periquitos australianos.
Como criar somente periquitos brancos?
O FATOR ESCURO
10 comments:
Olá,
Achei bem interessante seu blog, fora que é uma graça estes periquitos, quando era criança meu avô tinha vários.
Acredito que eles são lindos, e muito mais lindos se estivessem soltos, eu sinto dó de vê-los presos.
Mas cada um é cada um.
Grande abraço.
Camila - Acayrã do Deserto
Valeu Camila ! Eu também penso como você, gostaria de todos soltos. Porém o bicho homem já envenenou as águas dos córregos com os agrotóxicos das lavouras, as sementes naturais (capins e gramas silvestres ), com os terríveis herbicidas. Devido o desequilíbrio ecológico ja´existentes entre os predadores, os periquitos não teriam a menor chance soltos. Por isso, quem os ama e quer preservar esta espécie maravilhosa, deve criá-los em locais adequados dando oportunidades para voarem e procriarem com segurança, mesmo que seja em nossos criadouros. Abraços, paticipe sempre. JULIO.
tenho 3 casais de periquitos australianos e eles tao com a ponta do bico parece que ta quebrando sera sarna?
pois tive um q tava co o bico quebrado(rachando e troquei na cas de aves , sera q ele contaminou os restantes?
Anderson, a sarna não detona assim tão rápido. Vai roendo vagarosamente, esfarelando e até pode quebrar, porém tem cura fácil (vide meu artigo sobre sarna). É tipo uma lépra, o aspescto é um tanto repugnante, porém repito, é bem fácil de tratar. Continue lendo meus artigos, deverei estar publicando fotos de aves com sarna logo em seguida.
que lindo
Ola, não sei se possivel, mas comecei a pouco tempo a criar Periquitos e como faço para saber a cor dos futuros filhotes de uma femea albina e um macho azul. E também de um casal verde.
Como uma das perguntas anteriores, eu tenho alguns casais de periquitos
australianos, e alguns tem a parte exterior da narina bem escura e trincada,
oq pode ser? E como tratar?
Queria saber se pode acasalar os filhotes de apenas 1 mes,
pois o pai dos filhotes ja fica querendo subir em cima.
O que devo fazer ? tenho que tira o pai ?
Obrigado pela atenção .
Mikaelly tem que separar sim pois o pai vai acabar machucando o filhotinho que para acasalar terá que ter no mínimo 8 meses. Porem tem que ficar de olho para ver se a mãe o alimenta, ou ele já esta se alimentando sozinho? Se tiver melhor .
valeu pela dica !!!
o pai e a mae ainda da comida pra eles
mas eles ja estao aprendendo a comer sozinhos.
brigado pela dica.
bjs
Postar um comentário