Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pergunta do leitor: cruzamentos com ADAs e ARs

O nosso amigo e leitor do Vida de  Periquito entrou em contato com uma pergunta bem legal para compartilhar com todos:


Se cruzar duas fêmeas comuns com o AR e ADA os filhotes nascerão comuns? E quais cores você me aconselharia para cada um deles ?




Tiago, primeiramente é importante ler sobre os tipos de mutações de periquitos e como se processa em cada caso, possuímos diversos artigos explicando tudo isto. Mas em resumo é simples, só temos dominantes e recessivos e os sexo ligado, ou ligado ao sexo como se fala. Aprendeu pra um aprendeu pra todos.
Os ADA são chamados codominantes, significa que acasalando um ADA (tanto faz macho ou fêmea) com um normal ( ou comum como falas ) metade será ADA e metade normal, sempre.
ADA heterozigoto ou simples fator.
ADA homozigoto (duplo fator) celeste gold face.
Os AR são recessivos e para termos filhotes AR temos que ter dois AR ou pelo menos um AR e um portador de AR, ou até mesmo dois portadotres de AR. No caso em  que perguntas, se cruzar um comum (normal) com um AR (também independe do sexo de um e de outro), vamos obter apenas todos os filhotes portadores de AR.
um filhotinho, macho, Ar (arlequino recesivo) verde escuro.

arlequim (Ar) cinza


Existe uma terceira mutação que é a sexo ligado onde estão os albinos, lutinos, canelas, opalinos, corpo claro e rendados. Nestes a fêmea não passa nada, apenas filhotes machos portadores. O macho destas mutações com uma fêmea normal passa filhas apenas e para conseguir filhotes machos tem que ter os dois no casal, um da mutação ou portador e uma fêmea.
O teu ADA pode ser acasalado com uma fêmea normal e de preferencia de uma cor diferente da dele para variar as cores dos filhotes.
O teu AR deveria ser acasalado com uma portadora de AR para conseguir filhotes AR,caso contrário só nasceria normais portador de AR
Tiago, esperamos ter tirado suas dúvidas. Muito obrigado por participar no Vida de Periquito, e boa sorte em sua criação.
Continue lendo:
[ ... ]
Ocorreu um erro neste gadget