Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 10 de março de 2010

Tipos de "Face amarela" por Fulvio Lucietto

Sempre com a intenção de informar os leitores do vida de periquito trazemos artigos como este, escrito pelo grande criador de periquitos da cidade de Caieiras - SP, o Fulvio Lucietto.


TIPOS DE FACE AMARELA
Fulvio Lucietto
Juiz OBJO

Primeiramente, o comportamento hereditário de um gene deve sempre ser analisado em relação a um gene equivalente, principalmente quando se trata de uma das séries chamadas de "Alelos Múltiplos", em que o gene apresenta, além do estado selvagem, mais de um estado mutante diferente. No caso das mutações que produzem o aspecto visual Face-Amarela, embora elas apresentem comportamento hereditário de codominância sobre o azul (que é a forma mais recessiva dessa série específica de alelos múltiplos), são completamente inibidos pela ação do gene selvagem (verde) quando confrontados com o mesmo, o que mostra um comportamento de recessividade em relação ao gene nativo (selvagem). O Face-Amarela Cobalto Tipo I, tem como característica, além de uma tonalidade mais fraca de amarelo, o fato de o exemplar homozigoto (dois fatores) apresentar a face completamente branca, indistinguível em relação aos exemplares azuis. O Face-Amarela Tipo II, tem realmente a tonalidade do amarelo mais intenso, além do fato de o exemplar homozigoto (dois fatores) também ter a face amarela (diferentemente dos exemplares do Tipo I), só que o pigmento amarelo se restringindo basicamente à face, sem infiltração pelo corpo. O que eles chamam de "Face-Amarela" Tipo III é a mutação "Australian Yellow-Face", conhecida também como "Golden-Face” ou "Face Dourada". Os Golden Faces têm a intensidade do amarelo mais forte, das três mutações e também tem como característica a presença de pigmento amarelo restrita à face nos exemplares homozigotos. Na realidade, todas as mutações que produzem o aspecto visual (fenótipo) face amarela, apresentam um "defeito" na constituição do pigmento amarelo, o que faz com que esse pigmento se apresente em menor quantidade do que nos exemplares selvagens (verdes). Pois bem, se essas mutações apresentam "defeito" na produção do pigmento amarelo e, portanto uma diminuição na quantidade desse pigmento, não teria sentido dizer que os exemplares que apresentam um gene de verde e um gene de face-amarela (Verde portador de face amarela, sim, é possível usarmos essa denominação) tenha uma maior intensidade na tonalidade do amarelo da face, uma vez que o gene face-amarela diminui a produção de pigmento amarelo, e não aumenta. Nas exposições aqui no Brasil, os exemplares golden faces heterozigotos (com apenas um fator) também são julgados na série face-amarela. Espero ter colaborado para o esclarecimento das dúvidas! Grande abraço a todos!

ADA celeste face amarela


ADA celeste face amarela


celeste face amarela


celeste face amarela


Ar celeste face amarela


[ ... ]

segunda-feira, 8 de março de 2010

Modelo de ficha para pedigree.

Muitos criadores mesmo que iniciantes têm dificuldades para identificar a família á que pertence um de seus periquitos depois de certo tempo. Todos os periquitos devem receber anel, (anilha) e não é obrigatória a entrada em um clube de pássaros para adquirir estes anéis. As anilhas podem ser compradas por fabricantes particulares. Digo isto porque em algumas cidades não existem clubes e muitas pessoas ainda tem certa resistência a fazer parte de um clube onde as vantagens são inúmeras. Devido aos pedidos de um modelo de ficha para registrar cada periquito ou outra ave qualquer estou viabilizando este que é o mais usado pela maioria dos criadores:


Leia mais:
Consangüinidade, uma técnica, muitas dúvidas.
Herança genética: Macho normal verde cinza portador de ino.
Variação de melaninas: As marcações nos periquitos
Arlequins Recessivos (Ar): variação nas cores
[ ... ]

Arlequins recessivos jovens e adultos.(machos)

Atendendo a pedido dos leitores estamos publicando fotos de periquitos arlequins recessivos jovens e adultos para que fique mais fácil de fazer uma comparação. Mostrando então os adultos primeiro e em seguida os jovens. Na foto acima aparece junto um casal de Ars verdes, a fêmea com a cera chocolate e o macho ao lado. Como vemos a diferença não é muito grande, tendendo os adultos a ter algumas manchas na cera, talvez alguma tentativa de parecer um pouco azul.












Leia mais:
Os ADAs da Luciana Martins.
O Arlequim Dominante Australiano - ADA
Rendados.
Arlequins dominantes (AD)
[ ... ]

domingo, 7 de março de 2010

Fêmeas em diversas fases de amadurecimento.

Á pedido do leitor Gabriel Morais, estamos disponibilizando algumas fotos de fêmeas prontas para o acasalamento e também outras em fase de aprontamento e até fêmeas filhotes sem a menor presença da cor chocolate. Algumas das fotos onde aparecem periquitos maravilhosos, de primeira grandeza tratam-se de exemplares do grande criador Daniel Lultof, um dos campeões da Europa. Observando então o progressivo tom palha que se torna marrom claro e depois chocolate, pode-se observar então a progressão natural de uma fêmea tornando-se pronta para o acasalamento. Nas fotos onde se apresentam a s fêmeas novinhas, do Daniel Lultof, apenas um desbotado azulado nas ceras ou carúnculas, mostrando bem a primeira idade destas fêmeas bebês.





[ ... ]
Ocorreu um erro neste gadget