Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sábado, 6 de setembro de 2008

PERIQUITOS RECESSIVOS: MACHOS OU FÊMEAS?

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês

Quanto aos periquitos normais (azuis, verdes, cinzas), e algumas outras variedades como os claros de olhos pretos e o cintilante duplo fator, não apresentam dificuldades para saber quem é o macho ou a fêmea, pois devido à coloração azul intenso na cera (carúncula) é evidente tratar-se de um macho. Quando o azul é discreto, desbotado, suave e com um embranquecimento nos orifícios das narinas com certeza é fêmea. As fêmeas ainda facilitam as coisas quando sua cera apresenta um tom palha, (pálido) que lentamente vai se tornando marrom, chocolate, no período fértil.

O problema começa quando tratamos com os recessivos, (lutinos, albinos e Ars principalmente). Pois os machos não apresentam a cera azul dos normais parecendo então todos fêmeas e as fêmeas na maioria das vezes não passa de um tom palha, ficando igualmente marrom quando quentes. Somente com a observação em muitos periquitos, e muitas fotos é que vamos pegando a prática. O macho lutino apresenta um tom quase rosado, nunca cor de palha, parece se notar a pele com sangue por baixo. No manual de julgamento de periquitos (FOB - OBJO) esta escrito: Cor de carne rosada nos machos e marrom nas fêmeas.

Foto do macho lutino, sozinho. Cera num tom quase rosado, nunca palha nem azul.

Quatro fêmeas juntas (lutinas), uma virou-se contra a foto. Cêra tom palha, pálido, nunca rosado, tornando-se marrom ao ficarem prontas para reprodução.



[ ... ]
Ocorreu um erro neste gadget