Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Impossibilidade para colocar o ovo. (entalado)


Este texto é a tradução adaptada do texto original de Raul Delgado Omanã, criador e expositor da cidade de Caracas na Venezuela.

Se trata do sofrimento de algumas periquitas na impossibilidade de colocar um ovo que se encontra preso por motivos externos á sua vontade. Sê não agirmos rápidamente pode resultar na certeza da morte da fêmea em pouco tempo além das fortes dores que ela ficará sentindo durante todo o tempo. As causas da obstrução da cloaca podem ser varias, sobre tudo se são fêmeas muito jóvens e por isso impróprias para criar. Também pode se encontrar a causa em um ambiente muito frio que dificulte a dilatação da cloaca e daí maior ocorrência no inverno. Há também a possibilidade de um forte susto que segundo alguns criadores é um fator que pode contribuir para entalar o ovo.

Síntomas: Estas fêmeas se portam como se estivessem sentadas em suas próprias pernas ou no fundo da gaiola e com as penas oriçadas, respirando fortemente e movendo a cola para cima e para baixo. A cloaca estará enrijecida e inchada, algumas vezes com o oveiro para fora. Sê apalparmos com muito cuidado o abdomen notaremos o ovo.

Tratamento: Em nenhum caso devemos tentar empurrar o ovo com força para que ele saia, pois poderia quebrar e seria de um grande risco de morte. O tratamento é dar calor para a fêmea para que ajude na dilatação e o ovo consiga ser expulso. É indicado uma gota de oliva na boca e algumas gotas na cloaca, depois, segurando-a firme com uma das mãos podemos aproximar a cloaca de um copo ou outro vasilhame com água quente para que o calor do vapor ajude na dilatação e com bastante cuidado para não queimá-la. Isto deve ser feito por uns 10 minutos seguidos e a cada duas ou três horas. O ideal seria colocar uma bolsa ou saco plástico com água quente no fundo da gaiola protegido por um pano úmido. Ela ficaria sobre este material o que iria ajudar bastante na dlatação. A gaiola tem obrigatóriamente que ficar coberta por m pano ou um plástico para que se consiga uma boa temperatura. O calor é o segredo do sucesso no tratamento.

Como recomendação para evitar este acidente devemos aquecer o ambiente do criadouro no inverno e principalmente só acasalar fêmeas na idade adulta.
[ ... ]
Ocorreu um erro neste gadget