Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês
Vista de um viveiro simples, onde os periquitos podem passar uma temporada de descanso ou enquanto se desenvolvem (crescem).
Cabem aproximadamente, sem estresse, 22 a 25 periquitos. Mede 1,60m x 1,10m x 1,30 aproximadamente. Confeccionado com tábuas de pinus, mais barato, e bem fácil de construir.
Têm duas portas, uma grande, para o caso de precisar entrar, e uma pequena para trocar água, comida e para limpar sem o maior risco de fuga. Recebe uma pintura de cal virgem após lavação duas vezes por ano. Possui poleiros grandes de um lado a outro no fundo e encima para evitar brigas na hora de dormir.
Á frente, perto da porta pequena, não tem poleiros, para que se possa colocar bebedouros e comedouros sem que caiam fezes neles. Por fora pode ser colocado um sombrite ou plástico escuro de tamanho suficiente para não pegar sol na água nem nos alimentos. Também, se pode colocar um cortinado de plástico transparente (por fora) que pode ser enrolado ou desenrolado conforme frio ou calor, mas sempre pega sol. É um viveiro simples, rústico mesmo, mas tem a intensão de mostrar que mesmo gastando pouco ($) não deixamos de oferecer conforto e segurança para eles. Deve ser tomado muito cuidado e atenção na hora de limpar ou trocar a água e alimentos devido a possibilidade de fugas. Num outro artigo eu falei sobre construir um avancê, ou seja, uma espécie de jaula acoplada neste ou em qualquer outro viveiro que fique na rua. Seria uma armação em madeira, ferro de construção ou tubos finos de PVC cercado por tela de arame para pássaros. A idéia é de que se algum periquito fugir ficaria retido neste avancê.
O viveiro fica sobre um cavalete de quase um metro de altura para não sofrer interferências de animais domésticos. Mais melhorias? fica na criatividade de cada um.
[ ... ]