Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

domingo, 6 de julho de 2008

Como criar somente periquitos brancos?

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês



A maneira mais fácil e rápida seria criar os “albinos”, que são os periquitos brancos de olhos vermelhos. Acasalando-se dois ou mais casais albinos, obteremos todos os filhotes brancos de olhos vermelhos e a partir daí cruzando-se os filhotes dos casais “alternadamente”, para evitar cruzar irmão com o irmão teremos um paraíso de albinos.




Albino (esquerda) e claro de olhos pretos (direita)


Outra possibilidade seria conseguir todos brancos através dos periquitos cintilantes. Devendo para isto acasalar dois cintilantes azuis claros (celestes). O resultado deste cruzamento nos oferecerá 25% de “cintilante duplo fator” que é um periquito branco com os olhos preto. Este cintilante duplo fator (branco de olhos pretos) cruzado com outro cintilante seja duplo ou simples fator obterá toda sua prole branca. Quando se usa um tom mais escuro de azul e não o celeste, o duplo fator fica branco, porém com alguns nuances de azul.



Cintilante duplo fator (celeste)


Outra possibilidade ainda seria conseguir os “COPs” (claros de olhos pretos). É uma variedade um pouco mais difícil de ser conseguida, pois precisa de dois periquitos diferentes. Precisamos cruzar um ”AD” (australiano dominante), na cor azul celeste e um “Ar” (arlequino recessivo), também azul celeste. Com o cruzamento destes dois, obteremos 100% dos filhotes AD/Ar, ou seja: arlequino dominante portador de arlequino recessivo. Novamente acasalar o AD/Ar com outro Ar para obter 25% de “COP”, (claros de olhos pretos). Este é um processo mais demorado, porém é a forma de obter-se um pássaro mais raro e muito bonito. A partir daí cruzando-se entre os COPs obteremos 100% de COPs e para melhorá-los devemos cruzá-los com os melhores Ars disponíveis onde obteremos 50% COP (melhores). A diferença básica entre um COP e um cintilante duplo fator é que os cintilantes tem a IRIS branca nos olhos, a carúncula (cera) é azul e não rosa como nos COPS (machos).



Arlequino recessivo (celeste)

LEIA MAIS:
As cores nos periquitos australianos.
MELHORANDO OS ARLEQUINS RECESSIVOS.
O FATOR ESCURO
BELEZA X QUALIDADE

32 comentários:

gabriel wnd disse...

eu tenho um casal de piriquitos a muito tempo eu já coloquei uma ninheira ja tirei ja coloquei de novo e eles nunca entraram no ninheira eles só botam a cabeça mais eles nunca entra pq?

obs:por favor mande a resposta pelo meu orkut na página de recados!!
(orkut) gabrielzinhojs@hotmail.com

valeu!!!!!!!!

jcesardutra disse...

Gabriel, eu não tenho orkut por isso lá vai sua resposta: No início, mais ou menos uma semana é assim. Eles ficam espiando para dentro da caixa e só depois que adquirirem confiança então entram. (se realmente for um casal). Caso contrário pode haver algo errado com a caixa. Lave-a bem com uma chaleira de água fervendo, deixe secar e depois ofereça novamente. Em quase seis anos de criador de periquitos nunca vi um casal que não entrassem na caixa. Como último recurso você troca a caixa. Mas repito, é realmente um casal ? Boa sorte! Julio.

mateus disse...

um filhote de periquito custa mais caro?

mateus disse...

DE PERIQUITO AUSTRALIANO

alexandre disse...

olá tudo bem, eu tenho um filhote que não consegue se empuleirar no puleiro já está indo para fase adulta as patas dele está muito aberta "arreganhadas demais" ele só consegue ficar nas grades do viveiro, isso será uma fase ou uma doença que aflinge um filhote, resumindo o periquito está em perfeitas condiçoes de saude.


eu criou periquito desde 1987 e nunca vi algo parecido.

Benedito Marcos disse...

bom dia...
vc disse que os periquitos são fieis, eu tinha um casal de periquitos e a femea veio a morrer,comprei outra femea mas o macho não quer nada com ela e olha que ela fica dando encima dele. o que será que pode estar acontecendo?
obrigado.

jcesardutra disse...

Benedito eles não são radicalmente fiéis, as vezes por ficarem acasalados muito tempo com um (a) parceiro (a) eles tem difuculdade de se enteressar por outro. A vantagem é ter vários pois podemos ir trocando até aceitarem um. Este teu macho deve estar frio, ou é muito novo. Dá mais um tempo que ele acaba aceitando.

Kellen Ribeiro disse...

Olá!

Tenho periquitos albinos de olhos vermelhos, porém não sei identificar se são machos ou fêmeas, como dá pra saber, sei que é diferente da identificação dos não albinos

Obrigada

jcesardutra disse...

Kellen é preciso prática e enquanto são novinhos é ainda mais difícil. Depois de três ou quatro meses a fêmea começa a ficar com a cera num tom palha, depois amarronzado e depois achocolatado. Quando é nova e ainda não está atingindo estas fazes ela tem os buraquinhos das narinas esbranquiçados. Os machos não ficam com estas variações de tons e seus buraquinhos das narinas não ficam esbranquiçados. A cera dos machos é num tom lilás bem diluido e o comportamento deles é um pouco diferente, mais ativos, ficam perseguindo e cortejando a fêmea e se observares com ateñção parece que os donos da gaiola são eles, os machos. Mas precisa prática, precisa visitar um criadouro para observar bastante periquitos até sentir confiança. Se mandares uma foto da carinha deles pelo e-mail eu posso ajudar. jcesardutra@yahoo.com.br

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Num acasalamento entre um macho azul cobalto e uma fêmea albino, o que pode sair?

jcesardutra disse...

Rodolfo no cruzamento de um azul com uma albina todos os filhotes serão azuis e os filhotes machos serão portadores de ino. Se este teu azul foees filho de um ou uma albina e portanto ,portador de ino então poderias ter também filhtes albinos.

albertina disse...

tou a criar piriquitos por gosto!
mas surge-me para começar uma dúvida?
tenho estado a pesquisar e pregunto a algumas pessoas que fazem criação dizem que e necessario duas femeas outros dizem que e necessario so uma!
o que me diz?????

jcesardutra disse...

Minha amiga Albertina só precisa de um casal em cada gaiola ou vários casais em um viveiro grande com caixas ninhos de sobra. Mas para cada macho uma fêmea senão vai dar problemas.

Rosi disse...

Tenho criado de um casal alguns filhotinhos.
o macho é azul, e a fêmea cinza.
Das três crias que tiveram nasceram duas albinas e outros mesclados de azul e cinza.
Um azul de outra geração esta tentando cruzar com a albina que nasceu em agosto/08.
Segundo o site ela ainda é nova...
Devo deixar assim mesmo?E o casal de cinza e azul, separo?
Obrigada pela atenção

jcesardutra disse...

Rosi acho que não entendi direito o que voce quer, mas vamos lá: Eles estão todos em uma mesma gaiola? Isto é perigoso pois se não tiver caixas ninho de sobra elas vão brigar pela disputa do ninho. O melhor é cada casal em uma gaiola ou vários casais em um viveiro desde que haja espaço suficiente para todos e caixas ninho de sobra. Quanto ao primeiro casal porque queres separar, pois me parece que dão filhotes bonitos, não é? Este macho é portador de ino por isso dá filhas lbinas mesmo com uma fêmea coinza. O ideal para ele é uma albina, pois daria filhos e filhas albinos. Não deve deixar as novinhas começar a criarem antes de oito meses, pois poderá dar problema muito sério e até morrer. Pode ficar em uma gaiola ou viveiro com o macho mas não pode haver caixa ninho.

Rosi disse...

Oi, Jcesardutra.
Obrigada pela resposta.
Você entendeu o que eu queria. Eu só queria saber se devia separar os pais, por ter lido no site que os filhotes nascem doentes se houver muita procriação... Essa foi a terceira.
Os irmãos, mesmo que de outras crias, podem ou não procriar?
E a filhote albina, pode cruzar com pai?
Obrigada pela atenção.

Rosi disse...

Ola!
Ótimo esse seu blog. Tem me ajudado bastante.Bom trabalho!
Albinismo, no caso de pássaros, é considerado doença?

João Pedro disse...

Olá, eu tenho um periquito fêmea, eu tenho ela mais ou menos uma semana, ela é nova, eu fui na loja de animais comprar ela, porque eu pensei que se eu comprasse mais jovem eu poderia criar uma amizade maior com ela, fazer ela se acostumar comigo e vir no meu dedo, como eu fazia com os meus periquitos anteriores, mas isto não está acontecendo, toda vez que eu coloco a minha mão no viveiro ela se afasta e voa pra longe de mim, ai eu cortei as asas dela, mas ela sempre pula pra longe de mim, eu coloquei um pedaço de madeira no alto do viveiro, se ela está lá e eu chego com a mão perto ela sempre voa pro solo tentando sair do viveiro.
Eu gostaria de saber porque isto está acontecendo, como eu posso conseguir me aproximar mais dela.
Obrigado des de já.

jcesardutra disse...

Irmão com irmão não deve, mas se eles estiverem sadios devem criar com desparentados para fortalecer o sangue. Filha com pai não é muito bom, o melhor é um extranho.

jcesardutra disse...

Rosi fico contente se posso ajudar, e albinismo não é uma doença, é uma mutação que nos dá uma nova variedade na espécie. E não esqueças, periquito não é pássaro é ave. Valeu? Um beijão.

jcesardutra disse...

João Pedro voce comprou uma periquita que foi criada sabecelá como, foi colocada para vender em uma loja, nem te conhecia e voce já foi querendo que ela viesse no teu dedo. Como ela não veio voce foi logo cortando as asas dela e ainda quer que ela tenha confiança em voce??? Coloque-se no lugar dela. Além do mais em viveiros os periquitos ou qualquer outra ave ficam sempre mais ariscas devido a distancia que ficam das pessoas. Acredito que deverias colocá-la em uma gaiola e com muito geito, muita calma, com o tempo ela vai amanssando. Coloca a mão bem devagar, oferece folhas verdes para ela, mas tem que ir com calma pois ela se extressou e não esta confiando em ninguém.

Jailson... disse...

jcesardutra, blz?? julio eu sou facinado por aves, ja criei diversas aves, hje moro em gyn, e comprei um casal de australiano pois sempre quis ter. Meu casal ta assim, ja esta bem acostumado comigo, só que estou um pouco ancioso, meu amigo cria e os deles se reproduzem direto, o meu casal ta acasalando ja mais ou menos 2 meses, pois eu ja vi várias vezes, mas até hje a fêmea não chocou, ela está assim, a maioria do tempo ela fica dentro do ninho, mas numca botou!!! O que será???? Por favor se puder me responda por e-mail... jailson_chan2@hotmail.com

jcesardutra disse...

Jailson fiquei curioso com o nome da tua cidade "GYN", onde é? Quanto a esta tua fêmea, ou é muito jóvem e não vai conseguir por agora ou é vovó e não vai por mais. Tens que examinar direitinho a situação e se confirmado a velhice dela deves trocá-la por outra.

Carla Roque disse...

Ola! Eu Tinha um casal de periquitos e ontem o macho se machucou e morreu.Alguém sabe dizer qto tempo a femea permanece sozinha, até que eu consiga resolver o que fazer. Meu filho(11 anos) ficou triste com a perda e quero aguardar para tomar alguma providencias.Agradeço.

jcesardutra disse...

Carla se conseguires um outro macho adulto ela aceita bem rápido, mas não é preciso ter pressa pois ela não vai adoecer por isto.

Luciane Lenz disse...

eu criou peruitos desde uns 10 anos...
tenho seis casais no momento.-minha paixão.
E gostaria de saber porque os periquitos amarelos e os albinos tem uma saúde mais fragil que os na coloração azul ou verde.
bjs

jcesardutra disse...

Luciane tenho dúvidas se são mais fracos, o que acontece é que devemos usar portador e não ficar cruzando direto ino com ino. Por exemplo, usando um macho ino com uma fêmea normal, de qualquer cor teremos filhotes inos fêmeas melhores, maiores e mais "fortes" e neste mesmo acasalamento os filhos machos serão azuis, cinzas, verdes, etc e todos eles portadores de ino. Fazendo-se dois ou mais casais assim, teremos machos normais portadores de ino e fêmeas ino (ambos melhores e mais fortalecidos) para finalmente acasalar-mos e termos melhores inos. Quando digo ino, você sabe que estou me referindo a lutino (amarelo de olhos vermelhos) e albinos (brancos de olhos vermelhos). Se cruzar com verde terás lutinos e se cruzares com cinza ou azul que é a mesma coisa terás filhotes albinos. O melhor é misturar para teres periquitos lutinos portadores de azul. Valeu? Sê continuar com dúvidas por favor retornes. Abração do tio Julio.

FERNANDO JUNIO disse...

oi,eu tenho dois periquitos machos e eles são muito bonzinhos.quando comprei eles depois de umas 2semanas eu cortei as asas deles,e no primeiro dia eles já tinham acostumado será que eles são assim ou é impressão minha

Julio Dutra disse...

Juninho eles não são assim, ou você é um ótimo adestrador de periquios ou um sortudo que comprou dois periquitos bem mansos que logo se acostumaram contigo. Cuidado com o gato e os cachorros, pois eles se tornaram presas fáceis por não poderem voar.Valeu?

dea disse...

tenho dois periquitos o macho ja mudou a cor dos olhos,mas a femea continua todo preto,ela e mais branquinha com alguns tons de azul claro.pq o olho dela ainda nao mudou,comprei os dois juntos

Julio Dutra disse...

Aproveito o espaço para divulgar o novo e-mail, pois o outro foi perdido, estamos atendendo por:

julio@vidadeperiquito.com.br

Julio Dutra disse...

dea...ou ela é mais novinha ou é recessiva e não terá iris.