Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

BELEZA X QUALIDADE em periquito padrão inglês

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês

É bastante comum ao iniciante, na criação de periquito inglês, dar preferência as cores sem se preocupar com as verdadeiras qualidades da ave. É difícil realmente deixar de comprar um periquito violeta por exemplo, que é muito belo. Porém, tudo isto é apenas o que chamamos de fenótipo, ou seja: apenas aparência externa.



É mais importante conhecer o pedigree, a procedência genética. A isto chamamos de genótipo. O mais correto é realizar a compra em criadouro especializado e já sair de lá com as orientações necessárias. Se não for possível, temos que optar por periquitos que apresentem qualidades como equilíbrio entre o tamanho do corpo e o da cabeça, penas compridas e fofas, ombros largos, etc.


Na escolha entre um periquito grande com a cabeça pequena e um periquito pequeno com cabeça grande e larga é sempre preferível o menor com a melhor cabeça. Isto nos trará melhores resultados na montagem de um futuro plantel, pois o tamanho não é tudo.


Portanto, ao acasalar periquitos para procriação devemos ter a certeza que são aves de boa qualidade (boa linhagem e com pedigree). Na prática veremos que valeu a pena, pois os resultados serão bastante compensadores e a despesa na criação é a mesma.


Algumas pessoas acham que vão criar só por criar, mas acabam gostando do hobie, e, ao conhecer outros criadores, e visitar clubes organizados, se dão por conta que estão com um plantel fora do padrão, e que perderam muito tempo na criação de periquitos inferiores.


É muito importante observar o estado de saúde do periquito, a alegria, os olhos brilhantes, e só acasalar periquitos com mais de 10 meses de idade.


Boa sorte!


Leia também:

O fator escuro

Criação de periquito inglês em viveiro, parte I

Criação de periquito inglês em viveiro, parte II

Dicas de criação


19 comentários:

hugo amaral disse...

quero saber muito sobre como cfazer um criatorio de periquitos australiano...

jcesardutra disse...

Hugo, o mais importante é o bem estar dos periquitos, pois vão viver ali por bastante tempo e são muitas as necessidades deles para viver em colônias. Higiene, bom espaço para voar, alimentação balanceada, conforto, segurança, cuidados com ventos frios, sol, etc. Se você der uma boa olhada nos artigos que estão escritos aqui mesmo neste Blog tenho certeza que todas as suas dúvidas serão sanadas. Mesmo assim, se ainda houver alguma outra dúvida pergunte, estarei sempre a disposição. Boa Sorte!

alexandre disse...

caro colega gostaria de compra um casal para inicia uma criação,este q vc tem são daqueles grandes e isso?e qual o valor?deste ja agradeço..
ja crio mas são daqueles pequenos normal..

jcesardutra disse...

Alexandre, não tenho no momento nenhum para envio, mas quando preciso eu solicito ao meu amigo Fúlvio. Ele tem belos periquitos e com um bom preço etou te passando o endereço dele: Criadouro Budgerig - "Fúlvio Lucietto".
Rua Anletto Ricciarelli n* 111 - Jardin. Santo António
CEP. 07700-000 - Caieiras - São Paulo
Fones: (0xx11) 4605.3419 - 4605.2352 - Cel.: (0xx11) 7223.7843
E-Mail: pllucietto@yahoo.com.br

samuel moura disse...

eu coloquei um periquito macho rozo escuro e a femea roxo claro,
ela colocou 7 ovos e ja tirou 5, provavelmente vao ser que cor?

jcesardutra disse...

Samuel os filhotesserão todos azuis e roxo, claros e escuros, não tem outra saída. Valeu?

samuel moura disse...

nasceu seis filhotes, um com os olhos vermelhos!!!

samuel moura disse...

nasceu seis filhotes, um com os olhos vermelhos!!!1

Carlos disse...

Estou criando periquitos australianos,estou com 12 mas nenhum ainda chocou,compro os periquitos de um homen,oque faço para eles criarem???

Carlos disse...

Quais cores existem de periquitos australianos?

jcesardutra disse...

Carlos tem uma série de cuidados para criação. eles estão juntos em viveiro? ou em gaiolas casal por casal? Se no viveiro as caixas ninhos estão em número de sobra em relação aos casais? Eles vivem sossegados e em paz ou brigam? a idade deles é entre 8 meses e quatro anos? Se tudo isso esta certo deveriam estar criando.

jcesardutra disse...

Carlos as cores são verdes amarelos azuis brancos e cinzas. Mas a misturas entre elas e o aumento da escuridão em tres tons. Claro, escuro e muito escuro.

Carlos disse...

OK muito obrigado.

Carlos disse...

Uma duvida vi em varios sites dizendo q os periquitos australianos falam,é verdade?

jcesardutra disse...

Carlos este artigo está publicado no blog,CURIOSIDADES DO PERIQUITO AUSTRALIANO
Além de sua docilidade e belezas como as intermináveis variações de cores e tipos como ADAs, LUTINOS, ALBINOS, VIOLETAS, ARs, etc., a pesquisa ainda nos mostra que ele pode conseguir falar. (repetir palavras e frases). Com um periquito adulto já não é mas possível, porém com um filhote que acabou de se separar dos pais, e já está se alimentando sozinho pode ser tentado. É um exercício de paciência e determinação, usando uma palavra curta e fácil por vez até que ele aprenda. Devem ser usadas palavras como: tico, rico, belo, kika, etc. Falando pausadamente, com calma e bem próximo a ele. Repetir o exercício várias vezes ao dia por no mínimo 10 minutos cada vez. Para facilitar pode ser usado um gravador, ficando repetindo a mesma palavra gravada pelo mesmo tempo. O aprendizado desta primeira palavra pode demorar até dois meses, mas depois no exercício de outras o resultado vem mais rápido. Realmente é um teste de paciência que com certeza vale a pena.

leia:

Dayanne disse...

Carlos,tenho dois Periquitos Australianos,e gostaria de saber se tem época certa de acasalamento?Quando?
Um desses Periquitos esta com um tipo de doença no bico o que você sugere fazer?

Agradeço desde já!

jcesardutra disse...

A época é no momento em que os periquitos estiverem prontos, sem estar mudando de penas,tendo mais que 8 meses de idade e sem estar o tempo com temperaturas muito elevadas e nem muito frio pois atrapalha a criação.

samuel moura disse...

meus periquitos estão crescendo o bico o que eu faço?

jcesardutra disse...

Samuel deves colocar um pedaço de tijolo maciço ou pedra para que eles gastem o bico. Sê estiver muito grande podes passar uma lixa e diminuiro um pouco.