FATORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS, PARTE II
Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês
Conversando com criadores de periquito de exposição ou australianos padrão inglês, tive a certeza de que todos conhecem bem de perto alguns problemas com a infertilidade nestas aves. São do conhecimento deles as informações como:
Não acasalar antes dos dez meses, pode ocasionar ovo entalado nas fêmeas (principalmente no inverno) e falta de espermatozóides nos machos.
Evitar usar fêmeas com quatro anos ou mais e machos com mais de cinco anos.
Por razões ainda não bem conhecidas alguns periquitos, mesmo adultos passam meses com ausência de espermatozóides, porém voltando ao normal depois.
Cuidar com o balanceamento da alimentação, pois periquitos gordos tendem a não se reproduzirem.
Existem ainda outras causas que aumentam o grau de infertilidade como excesso de vitaminas e medicamentos, excesso de calor ou de frio.
Algumas fêmeas permanecem tanto tempo dentro da caixa ninho que acabam dificultando o trabalho do macho em fertilizar os ovos. Neste caso devemos fechar a entrada da caixa ninho por algumas horas para facilitar o entendimento entre o casal.
Os poleiros muito finos ou frouxos (bambas), também dificultam no momento da cobertura. Outro fator importante é o manuseio dos ovos, podem ser contaminados devido à presença de stafilococus na mão do criador. Se precisar lavá-los deve ser feito com água á 40 graus e com a utilização de luvas descartáveis. A água fria não impede que os germes penetrem na casca do ovo. É sempre bom lembrar que a temperatura de incubação é de 38 graus, apenas dois graus a menos.
Parece muito difícil e que somente um especialista conseguiria driblar todos os obstáculos, mas não é assim que tem que ser visto. Se tivermos amor com as aves, paciência e um pouco de dedicação, a natureza nos recompensará com certeza e aos poucos as coisas vão se acertando.
Outra medida importante é evitar que criem nos meses mais frios e também nos mais quentes do ano.
No hemisfério sul se percebe melhor fertilidade “EVITANDO-SE” os meses de jun - jul - ago e os meses de jan - fev - mar.
Um bom preparo do casal antes de fornecer a caixa ninho também ajuda bastante, e falo de vermifugar e de complementar com revitalizantes e vitamina "E". Assim como alimentação equilibrada, um ambiente tranquilo, em harmonia ajudam bastante.
LEIA MAIS:
FATRORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS
Periquito suspeito
As necessidades dos Suplementos vitamínicos para pássaros em criadouro.
DOENÇAS NOS PERIQUITOS - Parte II