Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês
Sempre que tivermos escolhas para formar um casal devemos unir um verde a um azul independente de quem é o macho ou quem é a fêmea, pois sua prole mesmo que todos verdes serão sempre portadores de azul. Digo isto porque sabemos que a cor verde nos periquitos é dominante sobre a cor azul. Sê nossos verdes são filhos de azul então poderão nos dar filhos azuis quando acasalados com outro azul.
Dizemos que é um verde é heterozigoto, quando tem a dominãncia verde mas tem a possibilidade para a cor azul. Quando um verde é homozigoto, ou seja, filho de dois verdes então ao ser acasalado com um azul todos os filhos serão verdes. Não devemos esquecer de juntar a isto o fato de que os lutinos (amarelos de olhos vermelhos) funcionam como se fossem verdes e os albinos (brancos de olhos vermelhos) funcionam como se fossem azuis. Resumindo, os lutinos são da linha verde e os albinos são da linha azul.
Temos ainda os cinzas que funcionam como se fossem azuis (são azuis) e quando unidos aos verdes geram os verdes-cinzas. Este fato serve para todos os periquitos de maneira geral e deve ser pensado quando juntar-mos um casal. Isto vem a responder a pergunta de alguns leitores quando acasalam um azul a um lutino, sabemos que se o lutino não for portador de azul todos os filhotes serão verdes.
[ ... ]