Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sábado, 23 de agosto de 2008

Fotos da Semana!!!









[ ... ]

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Periquito muito gordo.


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Muitas perguntas são feitas a respeito da alimentação das aves em cativeiros. A mesma resposta ou a mesma proposta não serve para todos os casos, a de se ter um pouco de bom senso e observação.

A idéia é alimentação bem completa, balanceada, porém existem alguns fatores importantes a ser observados. A ave, mesmo que temporariamente deve ficar em espaços maiores para que possa se exercitar, voar, gastar energia. Quando estão fora do período reprodutivo, devemos cuidar com sementes muito calóricas e até guloseimas a base de mel, etc. Só para voar em um viveiro ou em um gaiolão, pouca coisa mais que alpiste, painço, Níger, areia, folhas verdes e água fresca. Se estiverem criando filhotes, ai sim deve ser adicionado outros alimentos e farinhadas que facilitarão na tarefa de alimentar seus rebentos. O problema dos excessos na alimentação não é apenas estético, é muito preocupante pela saúde do animal, pois com toda certeza, um periquito muito gordo(a) não cria e pode até morrer subitamente com um ataque do coração. Este amigo aí da foto entrou em dieta até voltar ao peso normal.

Sementes como girassol e aveia são sementes que realmente fazem muito bem aos periquitos, porém devem ser usadas com moderação, nunca passando de cinco a dez por cento nas misturas . É claro que se estiverem alimentando filhotes então podemos dar mais aveia, assim como no período da troca de penas (muda) devemos dar mais girassol.


[ ... ]

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Como pegar os periquitos? (com as mãos)

A pergunta foi de um grande amigo meu, o Gabriel, um torcedor do Figueirense aqui em Florianópolis.

Pegar uma ave ou um pássaro na mão é uma manobra que quase sempre se torna estressante para eles, por isso deve ser realizada somente quando muito necessário. Alguns criadores têm tempo suficiente para passar horas com seus periquitos, então desde filhotes os acostuma a comer e andar por suas mãos e braços, deixando-os completamente mansos. Mas nem sempre é possível e nada mais estressante para eles que uma pessoa que fique tentando pegá-los sem conseguir, por um bom tempo, até que finalmente os agarram. Isto é terrível, fazendo algumas vezes com que alguma fêmea abandone o choco e até a ninhada.


Pegar um pássaro ou ave é como pegar uma veia para fazer uma injeção ou tirar sangue. Quanto mais medo de pegar ou de errar pior. Tem que ser num ato rápido, certeiro e com delicadeza. A ave não tem que ter tempo de voar, a mão tem que chegar nela antes que sia do poleiro ou da parede da gaiola. (É vapti- vupti). De uma vez só. Depois de umas três ou quatro tentativas bem sucedidas, sem medo e de pronto, a pessoa já estará segura. E como sempre eu recomendo , é bom visitar um criadouro onde uma pessoa mais experiente possa demonstrar sua habilidade.



Leia mais:


Outras perguntas


Periquito suspeito


PERIQUITOS - Aves ou pássaros?

[ ... ]

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

MENSAGEM AOS LEITORES


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês



Mais uma vez venho agradecer a participação de todos e dizer que isto serve de incentivo para que eu continue pesquisando e trazendo a público os assuntos que julgo importantes para o melhoramento na criação de periquitos. Muitas vezes as perguntas parecem repetitivas então recomendo a leitura dos diversos assuntos publicados anteriormente neste blog, os quais responderão com mais exatidão as diversas dúvidas. Porém, sempre que julgo necessário escrevo algum comentário a parte.


Um abraço a todos e continuem participando!

[ ... ]
Ocorreu um erro neste gadget