Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Criação em gaiolas com caixas ninhos internas.

Atendendo a pedidos dos leitores do site vou mostrar gaiolas com caixas ninhos no seu interior.

Esta modalidade exige gaiolas maiores, para que não se perca muito espaço útil. O meu amigo Alessandro Corrêa, do criadouro Santa Maria (foto), no coração do Rio Grande do Sul, utiliza gaiolas com as medidas : 100 x 30 x 50 cm e gentilmente nos ofereceu estas fotos para apreciação.
Leia mais:
[ ... ]

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Observando se um ovo fértil.

Após seis ou sete dias no choco um ovo já nos pode mostrar se esta pronto para nos dar um filhote ou se pode ser descartado. Basta para isto observá-lo sob um foco de uma lanterninha fina e bem potente como na foto. É aconselhável deixar um ou dois ovos mesmo que não estejam férteis, pois servirão como apoio para que os pequenos filhotes não sejam pisoteados.


Leia também:
Ovo cheio e ovo vazio
Alimentando um filhote
Espaço na caixa ninho
Periquito Inglês - Criação em gaiolas

[ ... ]

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Detalhes importantes nas caixas ninhos

Procuro sempre divulgar a importância de caixas com bom espaço interno, pois além de tornar confortável a presença de toda a família em seu interior ajuda também a evitar problemas como a morte e defeitos em filhotes menores.

Repito sempre: "quanto maior a caixa ninho melhor". Quando se tem espaço suficiente no criadouro devemos sempre priorizar o ambiente onde o casal vai ficar por quatro ou cinco meses, e até em muitos casos ficar por toda a vida deles. Os periquitos precisam executar pelo menos uns pequenos vôos, então vai aqui a dica de acoplar a caixa ninho por fora da gaiola e ganhar este precioso espaço para eles.
[ ... ]

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Resposta ao leitor: Fêmea que arranca as próprias penas

Respondendo a pergunta da Nariella, tenho que dizer que esta fêmea que arranca as próprias penas esta com problemas e não deve ser colocada para reprodução agora. Quando começam a arrancar as próprias penas é porque precisam de ajuda.

Importante é verificar se o lugar onde ela esta mora; se a gaiola é muito pequena; se é limpinha; se pega um pouco de sol; quantas vezes ela já botou ovos; se alimenta adequadamente; e se ela não passou de quatro anos de idade, porque dai pra frente começa a ficar difícil reproduzir.

Quando vamos iniciar uma criação de periquitos, o ideal é primeiro aplicar as gotas de "allax" ou outro medicamento da mesma linha, á base de ivermectina para acabar com qualquer possibilidade de parasitos. Em seguida dar um vermífugo para aves e depois então um revitalizante, para fortalecer (seguindo corretamente a bula dos medicamentos). Neste tempo todo do tratamento, uns 15 dias no máximo, ela deve receber uma banheirinha com água e algumas gotas de iodo para se lavar, (pode ser vinagre, as gotas), duas ou três vezes por semana.

Daí sim, ela estará em condições de começar um período de cria que não deve ultrapassar a três ou quatro rodadas seguidas. (cada rodada é composta de postura, choco e criação dos filhotes). Depois destas rodadas deve ser repetido o processo de recuperação (medicamentos e revitalizantes), seguido de secenta dias de descanso.

Parece muito mas não é, é apenas o cuidado e o respeito que todo animal merece. Além do mais, quem sai ganhando somos nós, pois desta forma elas criam mais e melhor.

Por último sugiro a leitura dos artigos do Portal Vida de Periquito, estes irão ajudar a entender bem como funciona a criação destes lindos amiguinhos.

Leia também:
Idade correta para acasalamento.
Ambiente adequado ás aves.
Grit - A IMPORTÂNCIA DA AREIA NA DIETA DOS PERIQUITOS.
Periquito Inglês - Criação em gaiolas

[ ... ]

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ampliando a probabilidade de filhotes violetas visuais.

[ ... ]

domingo, 30 de agosto de 2009

Resposta ao Leitor: ao amigo Luciano Candido Salgado.

Esta foi a conclusão final do nome desta mutação da ave de Luis Candido Salgado: ele ainda é muito jóvem, ainda muda um pouco, e se sua mancha triangular, ou mancha da cara evoluir para azul teremos que reavaliá-lo novamente, mas até o dado momento é um ADA cinza.

[ ... ]
Ocorreu um erro neste gadget