Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Fotos da Semana!!!












Baby!


[ ... ]

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Alimentação de Periquitos

Criador de Periquito InglêsParte I: Linhas Gerais

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês.

O periquito australiano é essencialmente granívoro, isto é, comedor de sementes e o que ele mais gosta é de alpiste e painço. Quando está livre na natureza (lá na Austrália) ele tem a possibilidade de buscar as sementes que prefere e nessecita. Porém quando vive em cativeiro depende totalmente da responsabilidade e bom senso de seu dono que tem a obrigação de fornecer uma dieta saudável para que ele possa se manter em boas condições físicas.

Existem dietas de manutenção, de criação (com filhotes), de recuperação, de engorda, de emagrecimento, etc. Portanto, periquitos devem ser alimentados adequadamente para cada situação em que se encontre. Veremos primeiramente alguns detalhes importantes que facilmente são esquecidos:

O periquito precisa de espaço suficiente para que possa voar, pois só assim se exercitará e evitará a obesidade que fatalmente o adoeceria. Como os pássaros e as aves não possuem dentes precisam de areia limpa para que a sua "moela", com o auxílio desta areia, possa triturar os alimentos.

Periquitos precisam de folhas verdes como couve, chicória, agrião, espinafre, almeirão, folhas de cenoura, etc. O alface não deve ser oferecido pois contém propriedades purgativas (laxante). A água tem que ser fornecida em bebedouro limpo, trocada diariamente e nos dias quentes de verão até duas vezes para que a água permaneça fresca e de boa qualidade.

Alpiste com painço formam o maior percentual da mistura que deve ser completada com niger, aveia e linhaça em menores proporções. Existe no mercado alguns granulados coloridos e bem atrativos que devem ser incorporados a mistura. Um bom exemplo é o Alcon clube periquito indicado também para outros psitacídeos (pássaros de bico redondo).

Quando vierem os filhotes devemos oferecer em um recipiente a parte uma porção de farinhadas tipo papa de ovo que também são encontradas prontas em embalagens especiais e a granel. Para melhorar a nutrição dos filhotes e facilitar o trabalho dos pais podemos acrescentar ovo bem cozido (vinte minutos de fervura em fogo baixo), amassado juntamente com um pouco de arroz integral ou parboilizado cozido sem sal nem gordura. Esta mistura é muito boa podendo ser acrescentado também cenoura e beterraba ralada e ser oferecida três vezes por semana, porém por conter ovo não deve ficar por mais de duas horas exposto ao tempo no verão e meio período no inverno, pois poderá azedar. Mesmo após separados dos pais os filhotes devem receber esta mistura para obter um bom desenvolvimento.

Pássaros adultos fora da criação basta uma mistura com 50% de alpiste, 30% de painço, 5% de aveia, 5% de linhaça e 10% de niger, (aproximadamente). A aveia deverá ser utilizada em maior proproção quando estiverem com os filhotes. Quando um periquito apresentar diarréia, deve ser isolado e afastado destes alimentos ficando Inicialmente e por dois ou três dias apenas com painço e água, porém deverá ser procurada ajuda rapidamente e um medicamento bem indicado é a NEOSULMETINA gotas.

[ ... ]
Ocorreu um erro neste gadget