Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sábado, 18 de outubro de 2008

Fotos da Semana!!!







Publicar postagem







Jóias do criadouro Vida de Periquito

[ ... ]

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Criação de periquitos: Acasalamento ético.


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Depois de cumprida toda a etapa de preparação dos periquitos para um período de reprodução, é só colocá-los em um local adequado e em seguida aparecem os primeiros ovos. Primeiros de uma série de cinco seis e algumas vezes até mais. As periquitas colocam a cada dois dias e levam dezoito para chocar. Após esta data surgem os filhotes e o ciclo fica completado.


Como muitos casais são juntados não levando em conta a preparação anterior, nem se sabendo nada a respeito deles, começam então os problemas e as queixas. Imaginemos uma fêmea que teve quatro ou cinco rodadas de posturas choco e criação dos filhotes e em seguida vendida a uma loja de pássaros. O dono da loja não sabe nada a respeito dela e vende para uma pessoa que imediatamente á coloca com um macho e se enche de esperanças na expectativa de filhotes. A pobre fêmea exausta, sem tempo para recuperação e sem condições fisiológicas nenhuma, recomeça novo período de criação agravando o seu estresse.


O que vemos são estas pobres fêmeas pondo um ou dois ovos e interrompendo a postura, algumas vezes conseguindo colocar ao mundo um ou outro filhote e depois matando. E o mais comum é ouvirmos depois da tragédia alguém dizendo “esta fêmea não presta”. Eu diria que este criador é que deveria mudar de robie. Antes de colocar um casal de periquitos para reproduzirem devemos fazer um check-up completo e procurar comprar sempre de um criador para que possa nos passar todos os detalhes sobre as aves.


“Quem lê os artigos do blog vidadeperiquito não compra gato por lebre, e não tenta criar de forma irresponsável.” Boa sorte!


Leia mais:

PREPARAR PARA REPRODUZIR.
Problemas com a reprodução dos periquitos.
PERIQUITO INGLÊS: CRIAÇÃO EM COLÔNIA COLETIVA (VIVEIRO) Parte I
DICAS DE CRIAÇÃO
Criação de periquito australiano
[ ... ]

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Resposta ao leitor: Alimentos com sal


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


O leitor Pedro Gabriel, criador de periquitos na cidade de Carazinho-RS, me pergunta sobre a possibilidade de alimentar os periquitos com comidas de sal como arroz cozido, macarrão, etc.



Os psitacídeos de forma geral, e em particular os periquitos, não necessitam deste tipo de alimentos. Eles precisam é de uma boa mistura de sementes de qualidade onde estão inclusos alpiste, painço, níger, aveia, etc. Necessitam de frutas, legumes e verduras assim como areia e todos os alimentos industrializados como farinhadas e granulados fabricados especialmente para eles.

Para melhor orientar o meu amigo leitor Pedro Gabriel e todas as pessoas que carinhosamente participam do blog “Vida de periquito” pesquisamos tecnicamente o assunto e foi encontrado o seguinte: os psitacídeos não conseguem excretar o sal como os humanos. Por isso o consumo de sal pelos periquitos causa excesso de urina e consumo de água, depressão, hiperatividade e até morte. Portanto nada de comida com sal para eles.

LEIA MAIS:


As necessidades dos Suplementos vitamínicos para pássaros em criadouro.


Alimentação de Periquitos


Como pegar os periquitos? (com as mãos)

[ ... ]
Ocorreu um erro neste gadget