Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Os ADAs da Luciana Martins.

A leitora Luciana Martins nos presenteou com as fotos desta família ADA (arlequim dominante australiano). Caso ela continue criando com estes periquitos (entre eles) acabará se surpreendendo com um ou outro filhote quase que totalmente branco que se chamará duplo fator ADA. Quase que totalmente branco porque estes são azuis, caso seus ADAs fossem verdes então o duplo fator seria quase que totalmente amarelo.

Leia mais sobre ADA:

Embora as fotos não nos de precisão nos detalhes, podemos observar que tem tonalidades diferentes do azul. Azul claro, azul escuro, azul muito escuro, e até um asa canela, este com a melanina marrom que se destaca muito bem sobre as costas. Neste mais escuro nota-se um escurecimento típico de azuis com fator violeta.

Asa canela

Não conhecemos o pedigree destas aves, vai ver que tem mesmo ou até poderá ser um azul malva (dois tons de escuridão).


Duplo fator escuro

A fotografia amadora e a tela do computador não conseguem nos passar exatamente como eles são ao vivo. Portanto Luciana Martins, parabéns pelos seus periquitos, são belos. Mas não te esqueças de quando surgirem os filhotes, nos enviar novas fotos para vermos como ficaram os “duplo fator”.



Leia mais:

Os periquitos da Dani.

Fotos da Semana: Jose Roberto Duran

Contribuição da Nariella

Fotos da semana: Participação de Edison "Luc" Jr.

4 comentários:

Lorenzo Pauli disse...

Caro Julio, saudações !!!
Tenho um casal de australianos que acredito serem ADAs. O macho é azul cobalto e a fêmea é celeste. Um de seus filhotes saiu quase todo branco. Agora, lendo este artigo, penso que é o tal do duplo fator ADA. Só a cabeça dele é cinza e tem um pouco de celeste nas costas. Como faço para enviar-te fotos??? É só pelo teu e-mail?
Estarei enviando e se puderes confirmar para mim agradeço!
Mais uma vez obrigado !!!
Lorenzo Pauli

Julio Dutra disse...

Lorenzo se o casal é ADA, então este filhote que referes é realmente um ADA duplo fator. Podes me mandar as fotos anexadas pelo e-mail : jcesardutra@yahoo.com.br

Unknown disse...

Bom dia, como saber se um periquito é fêmea ou macho?

Julio Dutra disse...

Silmara solta uma barata na gaiola, se sair gritando apavorada é fêmea...rs
Desculpes a brincadeirinha já é tarde e estou com sono, é para que eu acorde...rs
Existem mutações diferentes que apresentam formas diferentes de mostrar se são machos ou fêmeas. Não é para desistir, é bem fácil, mas tem que observar bastante fotos na internet e aos poucos vamos nos acostumando com as diferenças. Nestas fotos acima neste artigo mostrando os ADAs, da pra ver um com a cera bem azul e a outra com a cera cor de palha, bem clarinha, esta é a fêmea e o azul forte é o macho. Cera é aquela plaquinha que fica logo acima no bico. Os periquitos ditos normais são deste jeito e os recessivos mudam um pouquinho pois os machos nunca ficam com a cera completamente azul. O ideal é observar bastante fotos ou melhor ainda visitar um criadouro. É fácil, mas precisa de bastante observação e um pouquinho de treino.