Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Resposta ao leitor: Fêmea que arranca as próprias penas

Respondendo a pergunta da Nariella, tenho que dizer que esta fêmea que arranca as próprias penas esta com problemas e não deve ser colocada para reprodução agora. Quando começam a arrancar as próprias penas é porque precisam de ajuda.

Importante é verificar se o lugar onde ela esta mora; se a gaiola é muito pequena; se é limpinha; se pega um pouco de sol; quantas vezes ela já botou ovos; se alimenta adequadamente; e se ela não passou de quatro anos de idade, porque dai pra frente começa a ficar difícil reproduzir.

Quando vamos iniciar uma criação de periquitos, o ideal é primeiro aplicar as gotas de "allax" ou outro medicamento da mesma linha, á base de ivermectina para acabar com qualquer possibilidade de parasitos. Em seguida dar um vermífugo para aves e depois então um revitalizante, para fortalecer (seguindo corretamente a bula dos medicamentos). Neste tempo todo do tratamento, uns 15 dias no máximo, ela deve receber uma banheirinha com água e algumas gotas de iodo para se lavar, (pode ser vinagre, as gotas), duas ou três vezes por semana.

Daí sim, ela estará em condições de começar um período de cria que não deve ultrapassar a três ou quatro rodadas seguidas. (cada rodada é composta de postura, choco e criação dos filhotes). Depois destas rodadas deve ser repetido o processo de recuperação (medicamentos e revitalizantes), seguido de secenta dias de descanso.

Parece muito mas não é, é apenas o cuidado e o respeito que todo animal merece. Além do mais, quem sai ganhando somos nós, pois desta forma elas criam mais e melhor.

Por último sugiro a leitura dos artigos do Portal Vida de Periquito, estes irão ajudar a entender bem como funciona a criação destes lindos amiguinhos.

Leia também:
Idade correta para acasalamento.
Ambiente adequado ás aves.
Grit - A IMPORTÂNCIA DA AREIA NA DIETA DOS PERIQUITOS.
Periquito Inglês - Criação em gaiolas

7 comentários:

Marlon disse...

Assino embaixo.

Anônimo disse...

ayslan: ÓLA Julio achei um lugar aki em casa bom par acontruir o meu viveiro dependendo do preço talvez irei construir a armação de metal e pintar so que no espaço que esta disponivel aki em casa assim não incosta na parede por causa que no muro foi cimentado no chão tipo cilindrico pregado no muro para a agua da chuva não parar e escoar ai ja tive uma ideia onde irei colocar os ninhos vou montar tipo uma praleira e colocar o ninho vc acha que assim fica bom???

Anônimo disse...

Julio porq a femea ou o pai nao sei qual foi rancou as penas das costas dos dois filhotes que estavam criando?

Jackeline!

eBird Brasil® disse...

Comprei o Allax e pinguei 6 gotas na minha periquitinha, tendo como peso base 30gr. Ela sentiu coceira no local. Ela estava com dificuldade de respirar, o bico meio aberto. Creio que com a mudança de clima alguns ácaros se desenvolveram pois ela está com 2 anos e sempre foi saudável. Devo aplicar o produto nos demais, já que estão todos em um mesmo viveiro? E as peninhas que ficam meladas do produto, não há perigo dos demais periquitos acabarem ingerindo o allax ao fazer carinho na companheira? Devo usar os 30grs como peso base para todos, já que não são padrão ingles?
Agradeço desde já!
Carmen

Julio Dutra disse...

Jacqueline temos que estar atentos pois quando isto começa a acontecer devemos retirar o agressor e deixar que o outro termine de criar os filhotes sozínho (a).É importante neste momento observar se os filhotes estão sendo alimentados, caso contrário devemos ajudar nesta tarefa. Muitos periquitos são bons para por os ovos e chocar, mas depois ficam querendo iniciar nova ninhada e começam a expulsar os filhos da caixa ninhologo que eles estejam um pouco crescidos.

Julio Dutra disse...

e-bird, deve pingar nos outros sim, e não te preocupes que o allax não vai fazer mal a ningém. Quando pingar capriche para a solução não ficar nas penas. Afaste as penas e pingue diretamente na pele, mas pode ficar tranquilo que não fará mal a nenhum deles.

Sara disse...

Ola aki eu preciso de ajuda um tempo atras tipo eu tinha um casal de periquitos a femea procriava direto e nasceu varios filhotes ai eu dei um para minha prima e outra para minha tia so que o da minha tia era femea e da minha prima era macho minha tia nao quis mais a femea entao deu para minha prima que neim pensava que eles eram irmão ai eles criaram filhotes juntos e um dia a femea bateu muito num filhotinho pequeno que chegou o alejar pois minha prima covarde so pq o bichinho cresceu sem uma assa todo feio ela queria jogalo dentro do vaso e da descarga ai eu fiquei sabendo e fui contra a reação dela e pedi o periquito para mim cuidar pois tem um tempinho que tenho ela ja este piriquito femea veio todo judiado ela e deficiente pois veio com as perninhas tortas e neim conseguia sobir no poleiro pois eu coloquei ela no viveiro e era muito alto e ela caia todo hora do poleiro ai eu fiz o seguinte arrangei uma caixa de papelão bem grande e coloquei ela la dentro com a caixa aberta e claro e limpinha ela nao voava pois nao tinha uma assa era menor do que a outra eu fui dando carinho pra ela e coloquei uma tampinha para ela brincar ai ela ficou um tempo na caixa ate melhorar as patinhas ai ela desentortou as patinhas ai eu coloquei ela no viveiro e tambem eu dei os avós dela para minha vozinha que tem criação de piriquitos porque ela a que eu tenho e deficiente e tenho medo de colocar algum outro periquito com ela pois tenho medo de judiarem dela depois de um tempo ela continuou no viveiro mais ela e muito estranha ela começou a se depenar e comendo a bundinha dela isso saia muito sangue ai eu tem=ntei tipo colocar um negocio que a veterinaria disse para o pescoço dela nao alcançar a bundinha e ela nao se ferir ai tah melhorou mais neste lugar nao cresce pena e ela continua a se cutucar mais nao sai sangue ela tipo so coça sera que e algum tipo de sarda ou algo parecido a e outra coisa ela e muito engraçada aki em casa apilidamos ela de motoqueira pois ela dorme com a tampinha na cabeça kkkk ela e muito brincalhona e eu tambem gostaria de amançar ela para ela ficar no dedo apesar que ela nao tem o total controle das patinhas eu queria poder fazer carinho nela a e ela e muito pequenina pois por causa da deficiencia dela vc poderia me ajudar como faço para ela parar de se picar na bundinha e tambem como devo amança-la para fazer carinho pois ela deixava antes mais hoje nao deixa muito :) obrigada
a e o nome dela e Pituxa :)