Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Criação de periquito australiano

Criador de Periquito InglêsPor: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês.

Parte I - Como e onde criar.


Ao iniciar uma criação de qualquer animal, temos que priorizar sempre o conforto e a segurança dele. No caso dos periquitos não é diferente e, portanto algumas regras devem ser seguidas. O periquito australiano vive em bandos na natureza, por isso criar um exemplar sozinho numa gaiola seria uma maldade. No mínimo dois não importando o sexo, sendo que o mais indicado é sempre um casal. Neste caso uma gaiola será o suficiente e o tamanho dela será de acordo com o espaço que se dispõe (quanto maior melhor). Caso a opção seja criar vários casais, um viveiro é mais indicado desde que haja espaço suficiente para que eles não fiquem amontoados. Um viveiro de um metro quadrado é suficiente para quatro casais, porém é interessante visitar alguém que esteja criando á mais tempo para trocar idéias e até para trocar filhotes futuramente.

Os criadores de pássaros para exposição preferem criar casal por casal em gaiolas, tendo desta maneira mais trabalho, porém mais garantias que vão desde a paternidade dos filhotes até evitar brigas e acidentes que podem acontecer num viveiro. Para evitar alguns problemas de relacionamentos numa criação em colônia num viveiro, devemos juntar casais já prontos, acasalados numa gaiola e depois soltos no viveiro e só quando todos os casais já estiverem adaptados, mais ou menos duas semanas, colocar as caixas ninhos. Estas caixas são encontradas prontas nas casas de pássaros do comércio local e devem ser colocadas sempre em número maior que o número de casais para facilitar na escolha e diminuir as brigas.


Se não quiser reprodução, basta deixá-los sem caixas e as fêmeas não deixarão que os machos a cubram (galem) e, portanto não haverá ovinhos nem filhotes. Uma medida muito importante é preparar completamente o viveiro antes de colocar as caixas ninhos e os periquitos. Digo isto porque é muito extressante para os periquitos quando ficamos trocando portas, poleiros, comedores dentro do viveiro quando eles já começaram o processo de reprodução, portanto primeiro aprontamos tudo e só depois colocamosos periquitos no ambiente.

Leia mais:

Alimentação de Periquitos

DOENÇAS NOS PERIQUITOS - Parte I

PERIQUITO INGLÊS: CRIAÇÃO EM COLÔNIA COLETIVA (VIVEIRO) Parte I

FATRORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS

631 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 631   Recentes›   Mais recentes»
Alexandre disse...

Gostaria de saber como faço para alimentar filhotes de piriquitos
pois acho q os pais deixou o piriquito de lado e não esta alimentando
o passaro q ainda é filhote, se vocês puderem me ajudar eu ficarei agradecido.
Desde ja agradeço !!!

luan mariano disse...

pode criar periquitos soltos sem cortar as asas dele?

jcesardutra disse...

Há pessoas que arrancam algumas penas maiores das asas e o pássaro também não vôa mais enquanto elas não crescerem de novo, eu não concordo com estas medidas pois não deixa de ser mutilação em animais. O Ideal é voar já que nasceu com asas. Em um viveiro bem grande eles podem ficar soltos sem fugirem, e se colocados desde novinhos acostumam a comer na mão.

mateus disse...

Oii..sabe eu keria saber..os periquitos azuis ficam brancos?? por q sabe eu keria um periquito branco..mais nao encontro..se eles ficarem azuis mesmo envie uma foto para mim no meu email do tom de azul etc..ajude-me..por favor.."!!

jcesardutra disse...

Se você ler os artigos anteriores onde falo sobre como criar somente periquitos brancos vai ver que existem opções de conseguir brancos. E que a maneira mais fácil é iniciando com um casal branco (albino). Mas não falei que periquitos azuis ficam brancos, falei que cruzando dois CINTILANTES azuis, dai sim .

anderson disse...

é normal o casal alimentar o filhot demais?
pois o filhote fica com o papo muito cheio oque devo fazer ?
eram tres ovinhos somente 02 nasceram 01 moreu so resta 01, as vezes retiro ele da gaiola e o coloco numa caixinha, para o papo esvazie um pouco pois fico preocupado.
A vezes acho 01 deles morreu pelo excesso de comida , mas como devo fazer para que eu não perca o ultimo que restou?

jcesardutra disse...

Anderson, o conselho é o seguinte: coloca a fêmea (mãe), numa outra gaiola longe das vistas deles e deixa o pai alimentando sozinho. Quando o filhote estiver comendo por si só, tu o separas e devolve a mãe para uma nova ninhada. Boa sorte!

Alex Pietroluongo Teixeira disse...

Bom dia! A minha dúvida é a seguinte: Ao ser coberta pelo macho devo separar o macho da emea? e posso cruzar periquitos de cores diferentes?

leonardo britto disse...

Quando os filhotes nascerem com quanto tempo de dias eu retiro a mae da gaiola e coloco em outraaa????

jcesardutra disse...

Leonardo, quando os filhotes nascerem não precisa nem deve tirar a mãe, pois é ela quem vai aquecê-los por uns 15 dias e alimentá-los com a ajuda do macho. Quando os filhotes saírem do ninho e começarem a comer sozinhos pode até retirar a mãe que normalmente o pai os alimenta. Enquanto isto ela descansa e o macho não fica o tempo todo tentando ter outra ninhada muito rápido que muitas vezes é a causa de ovos branco. Mas não é obrigado a retirar, pode deixar todos juntos até que possam ser retirados os filhotes que estiverem comendo sozinho. Boa sorte!!

jcesardutra disse...

Alex, o macho e a fêmea ficam juntos todo o tempo. Eles têm papel conjunto na criação dos filhos, portanto só se separa em raros casos onde mais tarde o macho ou a fêmea começam a atacar os filhotes, caso contrário não. Quanto ao acasalamento, você pode acasalar qualquer cor entre si. Normalmente é mais indicado um verde e um azul, ou (ou cinza). Um claro com um escuro. OK? Boa sorte!

Joinha disse...

Bom dia !!

Será que podem me ajudar, tenho uma dúvida, meu Joinha é muito querido lá em caso é nosso companheiro, mas ele tem umas caimbras nem sei se é este o nome, ele estica muitas vezes as patinhas, chega a dar pena, já levei no veterinário ele passou dois remédios, o único problema é que ele assustou quando o veterinário o pegou na mão que agora ele tem medo e nem a gente pode mais pegar então o remédio eu colocava na àgua e não na boquinha como nos pediram, fico preocupada demais, porque parece que dói demais...
Por favor me ajude a descobrir o que é isto !!!
Agradeço muito, e espero o retorno de vocês !!
Patricia

jcesardutra disse...

Patrícia, o remédio do veterinário deve resolver mesmo adicionado na água. Caso não resolva você têm o direito de voltar lá e conversar com ele, acredito que o veterinário vai gostar deste retorno e vai ver o que está acontecendo. Normalmente os periquitos se estressam um pouco ao ser agarrado, mas depois passa. As aves e pássaros criados em cativeiro devem receber vermífugo periodicamente. Se o Joínha fosse meu, eu aplicaria vermífugo da Avitrin (na água), conforme a bula e depois daria um labcon clube revitalizante também conforme a bula e veria a situação de areia, alimentos verdes e ração completa para periquitos, mais banhos de sol pela manhã. Com certeza melhoraria. Boa sorte!

liliane disse...

oi é a primeira vez q visito a pag adorei minha femea te 3 filhotes +2 morreram gostaria de saber quais os cuidados q devemos ter com ele ou ela e com sei se ele ou ela?

thiago disse...

olá estou começando a criar periquitos ,e estou meio por fora do assuntoestou com 3 casais e um femea velha ,sozinha , gostaria de saber qual medicação e vitaminas  tenho que da para eles , outra duvida coloquei 3 ninhos coloquei  dois casais a pouco tempo ta meio bagunçado ,os casais irão se juntar certinhos? obrigado!

thiago disse...

eles são australianos!

luis..... disse...

oi....

Com quantos dias e recomendado separar os filhotes do casal???
ou e necessario observar se os filhotes ja estao comendo sozinhos.

jcesardutra disse...

Thiago, todas estas dúvidas e muitas outras estão respondidas nos artigos escritos neste blog, vale a pena dar uma lida, você se sentirá mais confiante. Eu costumo dar vermífugo antes de colocar para a reprodução e depois dou um complemento vitamínico tipo vitagold ou outros da "Avitrin". Aí sim estarão com melhores condições físicas para reproduzirem. Deve ser fornecida uma ração balanceada para periquitos, (uma boa e completa mistura de sementes) mais uma farinada com ovo, areia, verduras, etc. Se você os acasalar antes de colocar no viveiro eles já vão com o par formado, se não importa com quem se acasalem, é só soltar que os casais se formam naturalmente, começando pelos que estiverem mais prontos. (mais quentes). Boa Sorte!

daniel disse...

eu tenho dois casais de periquitos australianos em um viveiro de 1 m quadrado ,verde e azul sao maxos ,. a branca e a mestissa de verde sao femeas ,. eles ja trocaram de pena e ja tem o colar de penas redondas no pescosso (adultos) mais novos . eles nao namoram e a femea branca tem o naris cor xoccolate ,. sou do sul de MG, qual e a epoca de reproducao aki ? posso dexar q eles procriem no viveiro mesmo? obrigado ., preciso de ajuda

fernanda borges disse...

oi, tenho um casal de periquitos autralianos, há mais ou menos uns 4 anos, sempre ela colocava ovinhos mas nunca saiu nada, agora já pela segunda vez ela colocou os ovinhos , chocou , mas de repente sumiu, e um estava morto no chão da gaiola, agora da mesma forma , mas o filhotinho resistiu e o achei vivo, não sei se fiz correto ,mas coloquei de volta para o ninho e tirei o macho da gaiola! o que vc acha? estou muito decepcionada!!!! aonde será que estou errando? porque nunca deu certo?
por favor me ajude!!!!
obrigada.

ricardo disse...

keria saber kuanto custa um casal em media?

jcesardutra disse...

Luis, realmente só se separa os filhotes quando eles estiverwem comendo sozínhos senão eles podem morrer. Um abraço!

jcesardutra disse...

Daniel, no viveiro eles estão bem, quanto a épocapara criar, pode deixar que eles sabem. Não esqueças de colocar umas quatro caixas ninho para evitar brigas entre as fêmeas. Só se evita deixar criar nos meses muito quentes e nos muito frios pois isto sacrifica muito as fêmeas e os filhotes. Não esqueças de ler os artigos sobre alimentação e vitaminas. Boa sorte!

jcesardutra disse...

Liliane, antes de começar a criar periquitos é interessante dar uma estudadinha no assunto que é muito fácil. Eu apresento vários artigos que podem te ajudar bastante. Se eu tentar por aqui explicar um a um posso esquecer algo. Portanto tenho certeza que todas as tuas dúvidas serão esclarecidas com uma simples leitura e daqui a pouco estarás craque no assunto. Boa sorte!

jcesardutra disse...

Ricardo, aqui em Florianópolis as lojas vendem por R$20,00 a R$30,00 o casal de australianos (pequenos) e R$70,00 a R$180,00 o casal de inglês. Os criadores de exposição chegam a vender periquitos que valem dez vezes mais. Um abraço!

jcesardutra disse...

1. Fernanda Borges não fique decepcionada, pois isto acontece até mesmo com gente, quanto mais com os periquitos. Existe uma série de cuidados antes de colocar para reproduzir. Se não colocar caixa (ninho) eles vivem bem, sem apresentarem problemas. O problema começa quando queremos filhotinhos e não nos preocupamos anteriormente com os preparativos. Se você começar a ler os artigos já publicados neste blog, vai ver que não é difícil, mas tem uma forma correta de fazer. Vou dizer pra você como faço: Primeiro há uma dificuldade em um casal reproduzir sozinho, eles precisam de companhia, pois na vida natural (Austrália) vivem em bandos. Tem que serem desverminados, (vermífugo avitrin, conforme a bula). Trinta dias com vitagold gotas (vitamínico completo) ou outro. Alimentação rica e variada, areia, cálcio, folhas verdes, etc. ..continua

jcesardutra disse...

Fernanda Borges:

Quanto ao que você fez foi certo, tinha que devolver o filhote ao ninho e separar o macho. O problema é que uma fêmea não deve ficar repetindo posturas seguidas por tanto tempo e a sua fêmea deve estar com depressão pos-excesso (brincadeira, mas é por ai). Nos periquitos ingleses, deixamos dar três rodadas de posturas seguidas depois tem que descansar 60 dias. Nos australianos deve ser a mesma coisa apesar de que são mais resistentes e agüentam mais. Para descansar basta retirara caixa retirar a caixa. Felicidades!

mateus disse...

o que fazermos quando a mae e o pai foge e os filhotis ficam sosinhos ainda sem saber comer sosinhos

mateus disse...

que cor da quando se mistura um periquito azul claro com um amarelo

jcesardutra disse...

Se ainda estão no ninho temos que alimentá-los ou eles morrem. Houve algo muito estranho, pois normalmente eles alimentam até que saiam do ninho e comecem a comer sozinhos. Se forem muito pequeninos só com papinha na seringa, colocando devagarzinho aos poucos pelo lado do bico. Se não der certo só com uma sondinha na seringa colocando direto no papo. As casas de aves e pássaros vendem este material. A papinha da Alcon já vem pronta basta colocar água morna. Não é uma tarefa muito fácil, mas se não tem outros casais com filhos numa idade próxima para colocá-los lá, vai ter que alimentá-los. Se possível pedir ajuda á uma pessoa com mais experiência. Boa Sorte!

jcesardutra disse...

Mateus, agora que eu entendi o "foge", pensei que estivessem fugindo de alimentálos. Eles fugiram mesmo? Se foram? Tarefa difícil. O ideal é um outro casal que os aceite incusive para aquecê-los. Olha, não vai ser fácil, portanto: alimentos, aquecimento e cuidados, o melhor mesmo é procurar ajuda com alguém próximo. Vai a luta.

jcesardutra disse...

Mateus é um pouco complicado para responder em poucas palavras e neste espaço. Neste meu Blog (vidadeperiquito.wordpress.com) já tem alguma coisa, e futuramente escreverei mais. Na Internet tem bastante artigos sobre genética dos periquitos. Neste caso se chama heranças ligadas ao sexo, acontecem com os lutinos, albinos, asas canela, opalinos e corpos claros. Só o macho é quem passa estas características acima. Portanto um macho azul com uma fêmea lutina dará somente filhos verdes, pois a grosso modo eu te diria que o lutino é da linha amarela que é o mesmo que a linha verde, o azul e o albino são da linha branca. Portanto o azul e o albino são recessivos, ou seja: dominados pela linha verde onde estão os lutinos.
Esta prole será toda verde e os filhos machos serão portadores de ino, (albino devido o pai ser azul e lutino por serem verdes). Se depois eles forem acasalados com uma albina, terão filhos: albinos, lutinos, verdes portadores de ino, e azuis. Por isso a importância de conhecer o pedigree dos periquitos com um criador organizado, pois você pode planejar as cores dos futuros filhotes. O melhor seria se este teu azul fosse portador de ino, daí sim terias filhos lutinos machos e fêmeas e verdes machos e fêmeas, para ter albinos com esta fêmea lutina só se ela fosse filha de azul ou de albina, daí ela também seria portadora de ino. Parece complicado no começo, mas não é bastando dar umas lidas em diversos sites que existem sobre genética dos periquitos. Boa Sorte!

edu disse...

tenho varios casais de piriquito australiano como devo fazer Qdo a fêmea começa a bater nos filhotes ?

Carlos disse...

Boa Noite.

Tenho um casal de Periquito Australiano Branco adquirido em Outubro de 2007. O Casal está na mesma gaiola tipo argentina desde então. A 02 semanas coloquei o ninho e o macho começou a cortejar a fêmea e a iniciar cruzamento. Neste final de semana os dois brigaram e o macho saiu ferido tendo assim tive que separá-los através da divisão da mesma gaiola. Tentei juntá-los novamente pois percebei que a fêmea botou 01 ovo mas o macho não deixa a fêmea comer o osso de siba, fica atrás dela à bicá-la. Qual procedimento devo seguir ? Detalhe: a fêmea é mais velha que o macho. Desde de já agradeço o retorno. Obrigado.

jcesardutra disse...

Carlos, não conheço a gaiola tipo Argentina, mas não importa, criariam em qualquer gaiola. Quando você fala que colocou o ninho, eu acredito que deva ser a caixa própria para periquitos, não um ninho tipo canário. Tudo bem, também não seria o caso para brigas. Sê ele galou a fêmea, mesmo que só uma vez, já é o suficiente para fertilizar vários ovos, pois a fêmea tem capacidade para reter o sptz do macho em seu organismo. Tens que ter certeza se o macho continua brigando com ela ou se somente anda atrás para tentar copular novamente. Pois quem normalmente briga é a fêmea. Briga é briga, observa se não é apenas interesse sexual. Sê estiverem brigando mesmo tens que separá-los e deixar que ela choque e crie os filhotes sozinha com ele apenas do lado. E de vez enquanto, quando puderes ficar observando, junta os dois para ver o que acontece. Boa Sorte!

jcesardutra disse...

Carlos, estou desconfiando de um grande "detalhe", tens certeza que são macho e fêmea? Duas fêmeas procedem desta forma muitas vêzes!

jcesardutra disse...

Edu, normalmente quando ela começa a bater é porque já está se aprontando para outra ninhada. Se os filhotes já estiverem comendo sozinhos, daí já podem ser separados. Caso contrário deve afastar a fêmea deixando o pai criá-lo. Como tens outros casais criando podes transferi-los para uma caixa onde existam filhotes com tamanhos parecidos e normalmente eles criam sem problemas. Não deves sobrecarregá-los colocando todos num ninho só, divide com outros se possível. Normalmente eu retiro a caixa do lugar, misturo os adotivos dando um tempo para pegarem o cheiro daquela caixa e depois 5 a 6 min. no máximo devolvo ao lugar. Os periquitos não se importam se mexemos, limpamos ou trocamos filhotes nas caixas, além do mais eles não sabem contar. Boa Sorte!

hiago disse...

tenho dois casais de periquitos o q devo fazer para eles acasalarem!!!
tem muito tempo que eles não cruzam!!!
desde ja agradeço obrigado

hiago disse...

outra coisa eu do o remedio vitagold!!pra eles

jcesardutra disse...

HIAGO,
Eles já cruzaram antes? Teve ovos? Teve filhotes? Ou nunca teve nada? Estou desconfiando que não sejam casais de machos e fêmeas realmente. Dois machos juntos às vezes parece casal. Duas Fêmeas também enganam e até botam ovo. Quais as cores deles? Tem caixa própria no local para eles? É muito estranho, se não forem muito novinhos ou muito velhos deveriam criar. Como não posso vê-los sugiro que consigas uma pessoa que já cria há mais tempo para dar uma olhada. Há uma superstição que um casal sozinho não cria mais dois deveriam criar.

hiago disse...

eles ja botaram!!!mais entendo um pouco ja tem 6 anos que mexo com periquitos!!mais uma pergunta pode fica 3 femeas com um machos que eles acassala!!!e um macho mais vei que a femea acassala ow ñ!!!muito grato

thiago disse...

olá to com uma periquita que comprei que aparenta esta com ovo na barriga tem 2 formato de ovo na barriga dela ja tem 4 dias direto que ela esta no ninho dorme la e fica o dia todo dentro já era pra ela ter botado ou não esta no tempo ?

alisson vieira da silva disse...

olá, meu nome e alisson e tenho um casal de periquitos australiano, mas quando a femea bota ovos, eles gogão mesmo ela chocando, ja fui no veterinario e ele disse que devo dar vitaminas. Eu dei so que continua gogando o ovo. O que devo fazer?

jcesardutra disse...

Thiago, provavelmente não está no tempo. O fato de ficar direto no ninho não é problema, tem que tirá-la do ninho, fechar a entrada por um tempo e observar o comportamento dela. Quando está com ovo atravessado, ela fica triste, no fundo da gaiola, e logo se percebe que tem algum problema muito sério. Se ela ficar voando normal e pousada no poleiro como sempre faz é porque está tudo bem. Boa sorte!

jcesardutra disse...

Alisson me perdoe, mas não poderei ajudar. Estou aqui matutando para tentar entender o que é "gogão" e "gogando", se você explicar melhor talvez da próxima vez, ta legal?

jcesardutra disse...

Hiago, um macho acasala com duas ou até mais fêmeas, porém o problema é que normalmente as fêmeas ficam no ninho esperando o macho levar alimentos para elas e os filhotes. Já pensastes no trabalho que este coitado vai ter para alimentar todo mundo?Acaba adoecendo ou morrendo filhote de fome. O ideal é um macho para cada fêmea, mesmo que muitas vezes ele se apodera da fêmea do outro (no viveiro), mas o outro ajuda a alimentar. Por isso que nunca é errado ter mais machos do que fêmeas no viveiro. O problema seria o contrário quando as fêmeas começam a brigar na disputa de ninhos. Boa Sorte, Julio.

thiago disse...

ela fica só quetinha e triste e no ninho ja tem uma semana e debaixo dela fica tipo molhado, parece 2 formatos de ovos na barriga dela! o ovo na barriga dela já tem mais de 20 dias desde quando a comprei !sera que é ovo? ou algum poblema?

alison vieira da silva disse...

olá, meu nome e alisson e tenho um casal de periquitos australiano, mas quando a femea bota ovos, eles gorão mesmo ela chocando(nao tira periquitos e o gora), ja fui no veterinario e ele disse que devo dar vitaminas. Eu dei so que continua gorando o ovo. O que devo fazer?

jcesardutra disse...

Alison, muito são os fatores que podem causar infertilidade nos periquitos. Começa pela idade, pois com mais de cinco anos já fica difícil para alguns. Depois vem os alimentos, e depois os cuidados com alguns medicamentos que afetam a fertilidade. Alguns criadores acreditam que se cortar-mos as penas em volta da cloaca, só as penas, as plumas não, deveria ajudar. Pois na hora que ele gala podem as penas desta região estar ficando na frente e impedindo o caminho do material do macho. Isto é mais possível nos periquitos ingleses, por serem mais empenados, nos australianos não é muito comum. Sê não estiver ocorrendo nada disso e sua fêmea continua botando ovos então é mais fácil fazer um teste trocando o macho. Abraços, Julio.

jcesardutra disse...

Thiago, você deve retirar sua fêmea e colocá-la em uma gaiola a parte. Ela tem que ficar em observação, e afastada da criação por um tempo. Não tem a menor possibilidade de ser ovo todo este tempo no oveiro dela, ela já teria morrido. Pode ser gordura, calo, tumor e por ai a fora. Algumas pessoas deixam as fêmeas reproduzindo por um tempo muito grande, sem retirá-las para descanso e saturam as condições físicas da coitada. (o ideal é no máximo 4 rodadas de ovos e depois descansar numa voadeira maior para se recuperarem por no mínimo dois meses). Senão, acontece como esta sua fêmea. Com certeza está precisando de descanso e vitaminas mais uma alimentação completa. Capriche!

joão disse...

Olá.
Como se distingue o macho e a femea nos albinos?

jcesardutra disse...

João, com um pouquinho de prática. E visitando algumas pessoas que tenham estas aves. Somente observando várias vezes é que se pega a prática. Porém é muito fácil, eu tenho um sobrinho de 6 anos que não erra um. Os albinos, os lutinos, e os Ars são iguais quanto à diferenciação do sexo. Se a fêmea estiver no período fértil ficando com a cera marrom, fica fácil. Os machos destas variedades nunca apresentam a cera azul igual aos “normais”. É um desbotado azul, sem branco nos orifícios das narinas, ou às vezes um tom roxo, também desbotado e muito discreto, (suave) que aos iniciantes parecem todos fêmeas. Às vezes só um pedaço da cera dos machos fica azul. Quando estão em companhia de outros periquitos fica mais fácil, pois os machos são mais ativos, estufam o topete e ficam batendo o bico no bico das fêmeas e também de outros machos. Aliás, os machos dos periquitos enganam muito por isso, ficam como se fossem um casal e são dois machos. A minha sugestão é para ficar observando as fotos dos periquitos no blog e na Internet em geral assim como visitar pessoas que criam a mais tempo. Abraços Julio.

Silas disse...

Oi adorei a página, acabei de ganhar um casal de periquito australiano da minha mãe, eu coloquei eles em uma gaiola com um ninho tipo caixa, mas estou achando que eles já são velhos para reproduzirem. Existe idade de reprodução deste tipo de ave ?

jcesardutra disse...

Silas, um macho procria até 5 ou 6 anos, porém uma fêmea com mais de quatro anos já é um pouco vovó para começar. E tudo depende mais ainda das condições em que viveram até então. Mas se eles parecem bem, merecem uma chance. Sê ela pôr, é porque tem possibilidades, se não descascar, normalmente o problema está com ele. Capricha na alimentação, de vitamina "E" e algum espaço para se exercitarem. Boa Sorte!

Silvia- disse...

Minha periquita bota todos os meses e o macho fica sempre levando comda para ela ou namorando, mas sempre após os 18 a 21 dias nada!
Apenas gema e clara, isso significa que ele está velho.
Tenho o casal a 6 anos e nunca vi filhotes, mas a rotina é sempre a mesma.
Ele é azul e ela amarela

jcesardutra disse...

Silvia, ele azul e ela amarela você teria todos os filhotes verdes com os machos portadores de azul (estou considerando ela lutina, amarela de olhos vermelhos). Porque você ficou tanto tempo sem tomar uma atitude? Hoje, com esta idade realmente ele está vovô mais ela também. Se ela está pondo acredito que possa ter filhotes, mas realmente deves trocar o macho ou então retira o ninho para ela não se desgastar em vão. O que não entendi é porque nunca tiveram filhotes pois antes ele não era vovô. Abraços Julio.

Nayara disse...

quero sabe como sei q o periquito ta velho?

Moisés Richartz disse...

Meus periquitos são verdes tem alguma possibilidade dos filhotes nascerem de outra cor?

Minha femea espirra. Porque?

jcesardutra disse...

Nayara, de uma maneira geral um periquito velho é mais parado, tem as unhas grandes e se sua fêmea colocar ovos eles não descascarão, pois estarão inférteis, porém merece todo amor e carinho tal qual um vovozinho. Sempre devemos adquirir periquitos de um criador organizado, com todas as informações sobre o animal que estamos adquirindo. Saudações, Julio.

jcesardutra disse...

Moisés, periquitos também ficam resfriados, verifique a situação de ventos e frio principalmente á noite no local onde eles estão. A dica é a seguinte: se você passasse a noite ali no lugar que eles estão e nas mesmas condições de temperatura você sentiria frio? Pode estar aí a resposta dos espirros. Quanto à cor dos futuros filhotes, se todos forem verdes (pai e mãe), provavelmente os filhotes serão também verdes. Porém se os verdes forem portadores de azul, nascerão também filhotes azuis. Dê uma olhada no artigo cores nos periquitos, eu explico detalhadamente esta situação. Abraços, Julio.

Nayara disse...

é normal q o bico do periquito descasca e o pézinho tbm ?

Samara disse...

Comprei um casal a pouco meses,eu queria saber se posso colocar uma femea junto a eles.

Sol disse...

Que frutas posso dar para os periquitos?

jcesardutra disse...

Nayara, o bico e o pé podem estar com sarna, tem que ser tratado. De uma olhada no meu artigo anteriormente publicado sobre sarna em periquitos. Valeu?

jcesardutra disse...

Samara, duas fêmeas juntas é pedir para as brigas aparecerem. Num viveiro grande tudo é possível, mas em gaiola é perigoso, se colocares tens que ficar atenta. Abraços, Julio.

jcesardutra disse...

Sol pode dar todas, menos abacate e sementes de maçã. Fora isto eu desconheço algum outro problema com frutas. Valeu?

TOP 10 artigos mais acessados « Vida de Periquito disse...

[...] Criação de periquito australiano [...]

lannege disse...

ola ,por favor alguem pode me ajudar pois aumas 3 ou4 comprei uma periquita para o meu machinho que tinha e algum dias que eu comprei ela percebi que a coacla dela estava inchada , hoje ela botou um ovo .nao sei se ela ja veio da loja prenha.nao sei que cuidados tomar,nao sei se tem filhotes nos ovos.pois eu li que nen sempre tem finhotes que ela podem botar sem mesmo ter contato com macho
me ajudem por favor obrigada

jcesardutra disse...

Iannege ela poderá continuar pondo ou pode este ser o último desta postura. O fato é que para você ter certeza deve colocar uma caixa ninho e deixar que fique junto do machinho, pois afinal ele pode ser o pai. O mais importante é ela aceitar o acasalamento. De qualquer forma se este ovo está na caixa ninho ela vai tentar chocar e com oito dias ele começa a ficar mais escuro (mais opaco) e com 18 dias descasca. Fica observando e qualquer dúvida escreve de novo. Valeu?

André disse...

Olá!!
Sobre aquele filhote que tava com a patinha dolorida....
Ele tinha se recuperado e em um momento ele acabou pulando e caiu, ele mogoou a pata e dessa vez acho que é um pouco pior, já faz dois dias assim estou observando.... Será q é algo grave? estou preocupado....Como posso saber se a pata esta quebrada? Devo Fazer massagens?
Agardando resposta....

André disse...

Obs: As peninhas do rabinho esta sempre apontando pro lado direito q é a pata direita que está com o prblema!!

Fabiano disse...

Oi...estou com uma grande dúvida...eu tenho um casal de periquitos...a femea colocou 3 ovos mas apenas 2 nasceu...depois de um tempo eles morreram,não sei porque,acho que os pais os mataram...fiquei muito triste mas depois de 1 mês ela colocou 3 ovos...faz umas 2 semanas que eles nasceram...fui olhar hoje na casinha e um estava morto...por favor me ajude...o que devo fazer para que os pais não mate os outros 2?

jcesardutra disse...

Fabiano infelizmente algumas fêmeas fazem isto, tem que ser trocada. Algumas vezes é do nível alto de stress. Algo pode estar incomodando muito e tem que ser descoberto a causa. E acontece também de não ser possível criar com ela o melhor e trocar.

jcesardutra disse...

André, deixa que ele fique em uma gaiola pequena com apenas um poleiro bem baixinho e com muita areia no fundo por uma semana. Não mexa que ele melhora. Valeu?

André disse...

Valeu!!!
Brigadão!!! :)

Edna disse...

Oi !! eu dei para a minha filha um casal de periquitos(acho q é um casal)
e estou com muitas duvidas...uma delas é se é realmente preciso colocar o ninho é que eu tenho medo deles terem filhotes e os mesmos morrerem tenho medo de não saber cuidar outra é sobre a areia é que estou lendo nas outras perguntas e muitas falam da areia pra que serve ??? e que areia que é? e aonde coloco a areia ?e tambem sobre a banheira eu coloco mas parece que eles não tomam banho.Eu li em alguns artigos que os periquitos podem falar é verdade?eu falo bastante com eles mas eles ainda tem medo os meus filhos as vezes tentam acaricia-los as vezes deixam as vezes não é estou no caminho de domestica-los ou não ? obrigada e aguardo anciosa pelas respostas um abraço.

Fabiano Moura de Souza disse...

Por favor...me responda o mais rapido possivel....mais um dos meus filhotes morreram e não sei o que fazer...então eu separei o macho da femea...você acha que eu fiz a coisa certa?me responda o mais rapido possivel por favor...pois não quero perder o meu ultimo filhote...obrigado...

fabiano disse...

Mas eu separei o macho da femea...vc acha que eu fiz a coisa certa...tenho medo de ela não querer alimentar o filhote ou ficar muito cansada de alimenta-lo e alimentar a si próprio...o filhote parece estar sadio...separei o macho porque toda vez que ele entrava na casinha o filhote começava a piar...não sei se ele estava alimentando o filhote ou batendo nele...mas quando eu olhava o filhote ele não estava machucado...mas é porque ele pia muito e separei por causa dos outros dois que morreram...esper que você possa me ajudar nessa questão...abraço.

jcesardutra disse...

É normal os filhotes ficarem gritando muito para pedir comida aos pais. Fazem realmente um barulhão. Tem que ser observado se o papo deles está com alimentos (pegando na mão) e se eles estão com ferimentos porque gritaria eles fazem sempre.

jcesardutra disse...

Edna qualquer pessoa que queira criar periquitos consegue, desde que esteja decidida a criar. Isto siguinifica disposição para ler os artigos publicados e aplicar a aprendizagem sem medo. Você tem muitas dúvidas e é melhor explorar bem este meu blog e ler os diversos artigos publicados anteriormente depois sobrarão menos dúvidas e não precisaras perguntar tanto, te ocupando mais com fazer. Por enquanto vou te orientar no mais urgente fiques tranqüila, pois estou sempre à disposição para ajudar. Os periquitos só criam se colocar a caixa ninho é uma caixa de madeira própria para eles e vendem nas casas de pássaros. Numa gaiola é mais seguro apenas um casal devido às brigas entre as fêmeas. Num ambiente maior (viveiro) cabem mais casais, porém tem que ter várias casas sobrando senão elas se matam. É importante ter certeza que são um casal, às vezes parecem mais não são. Uma pessoa mais experiente pode ver os periquitos e confirmar. Se me mandares as fotos das carinhas deles eu vejo para você. Neste blog tem a explicação para todas as variedades deles que diferem para alguns casos. Quanto à areia, pode ser qualquer areia limpa, de preferência lavada e fervida. As casas de pássaros também vendem. Precisa muito pouco, num recipiente pequeno aonde eles não venham a jogar tudo fora. A areia funciona como os dentes das aves e pássaros, eles comem e ela se aloja na moela triturando os alimentos ao passarem por ali. Os periquitos não precisam de muito banho, se colocar uma banheirinha uma vez por semana num dia quente com sol de preferência eles tomam banho, depois podes retirar e só na outra semana. Podes usar também o sistema de pulverizar água sobre eles até molhá-los bem depois eles se secam e arrumam as penas. (não em dias frios e nunca próximos á noite). Quanto a domesticá-los, é questão de tempo e paciência se aproxime sempre com calma e delicadeza assim eles passam a confiar, mas para falarem somente quando iniciado desde novinhos. Tenho neste blog a explicação completa e inclusive um vídeo. Boa sorte, Julio.

fabiano disse...

mas não tem perigo de a mãe rejeitar o filhote se eu ficar pegando nele?agora só tem um fillhote e quero fazer o possivel para que ele viva...vc acha que eu fiz certo separar o macho da femea?

jcesardutra disse...

Fabiano foi certo separar, depois você junta de novo. Quanto ao pegar o filhotinho não tem problema, periquitos não são iguais aos passarinhos, eles não abandonam. Tenho 20 casais, cada qual em uma gaiola, toda semana retiro os filhotes da caixa, limpo, coloco um pouco de serragem ou casca de alpiste e painço e devolvo os filhotes. Enquanto isso a fêmea fica na gaiola observando a operação e aguardando retornarem para ela voltar de imediato para a caixa sem problema algum.

rodrigo disse...

gostaria de saber o que colocar na gaiola dos periquitos a femea colocou um ovo ate agora o que devo colocar para ela aconchegar os ovos no ninho se posço colocar algoodao o que devo fazer desde ja agraço a atenção

MONICA disse...

Estou começando uma criação de periquitos, um veterinário me indicou construir um quarto(fechado nas laterais e uma porta) de +-3mx3m com abertura no teto para entrar sol e ventilação, só que não achei nada a espeito disso na internete, sabe se isto dá certo??? são 16 periquitos cores amarelo , azul e verde , queria crialos em colonia!!!

Fabiano disse...

Ata...bom saber...eu tenho 3 casais...qual a dica que vc me daria de comida que eu poderia dar para o filhotinho para que ele cresça mais rapidamente e fique forte e sadio?

jcesardutra disse...

Fabiano ovo cozido com farinhada, couve, cenoura e beterraba ralada além da mistura de sementes. Na água por 30 dias, de acordo com a bula "vita gold", sol, areia água limpa .Valeu?

jcesardutra disse...

Monica quanto maior melhor, pois virão os filhotes e há de ter espaço para todos. Tenho um artigo publicado neste blog que explica todos os cuidados principais ao construir um viveiro deverias da uma lida, pois vai ajudar bastante. Quanto à posição em relação ao sol da manhã, ventos, poleiros etc. É muito importante também que não tenham fêmeas sobrando e que tenham várias casas (ninhos) de sobra para evitar brigas e acidentes futuros. Deves colocá-los todos de uma vez, pois formarão uma colônia com a devida hierarquia e posse da casa pelas fêmeas , pode surgir umas brigas iniciais mais é normal. Sê um tempo depois colocares outra fêmea, ela provavelmente vai tentar se ocupar de uma casa alheia e a briga está feita. (às vezes até com mortes). Verifica o estado de saúde de todos inicialmente para uma boa produção. Eu primeiro dou um vermífugo depois um fortificante e daí para frente fica mais fácil para eles. Boa sorte! Julio.

fabiano disse...

Ata...entendi...olha eu queria te fazer outra pergunta...o filhotinho ainda não tem nenhum sinal de pena...só na cauda mesmo mas ainda esta sem pena...eu estou perguntando isso porque os outros dois que morreram ja estava começando a nascer...mas o desse filhotinho nada ainda...isso pode ser algum problema?

fabiano disse...

Não entendi...tenho que bater todos esses ingredientes no liquitificador e colocar na agua e dar pra ele por 30 dias?

jcesardutra disse...

Fabiano, por enquanto não dá pra saber. De o melhor que puder de alimentação para os pais, isto ajuda bastante.

fabiano disse...

Tenho uma péssima noticia...fiz tudo o que pude mas o filhotinho morreu ontem...quando fui olhar ele ja estava morto...fiquei muito triste mas agora vou tentar investir em outro casal porque pelo que eu estou vendo com esse não esta dando certo...ja tiveram filhote 2 vezes e não deu certo...olha eu tenho um casal que o macho é periquito inglês e a femea australiana...tem algum problema de eles terem filhotes...??porque se tiverem os filhotes vai ser bem colorido porque os dois tem 3 tipos de cores diferentes...tem algum problema??

fabiano disse...

mas eu agradeço as suas dicas que vc me deu porque se este casal tiver filhote eu vou estar masi preparado pra cuidar deles...eu te agradeço muito...

jcesardutra disse...

Não trem problema cruzar inglês com australiano, vão dar filhotes mestiços médios e muito bonito. Boa Sorte! Julio.

rodrigo disse...

bom dia gostaria de saber se devo tirar o periquito macha quandos os filhotes nascerem ou nao devo tirar o que devo fazer ate os periquitos crescerem desde ja agradeço a atençao

Francisco Citelli disse...

Bom-dia Dutra!
Tenho um casal de australianos. A fêmea (verde) está chocando 3 ovos há 15 dias. Anteontem nasceu um e morreu. Será que é pelo motivo de ser prematuro?
Os outros dois ainda não eclodiram, mas a fêmea continua chocando. Estou achando que o ninho está muito sujo, devo limpá-lo, ou é normal.
O que devo acrescentar na alimentação? Será que os outros vão morrer?

No mais, parabéns pelo site.

Francisco

jcesardutra disse...

Francisco, eu ainda não tinha sabido de nada tão prematuro. Realmente 15 dias é muito pouco tempo para descascar. Quando o ninho está sujo eu retiro com cuidado os ovos ou os filhotes, (se tiver) coloco-os em um recipiente limpo e raspo com uma colher retirando toda a sujeira do ninho colocando serragem ou até mesmo cascas de alpiste e painço que ao soprar os comedouros eu vou guardando em um saco plástico. Depois devolvo todos á caixa. A mistura de sementes para periquitos mais aveia, folhas verdes, areia, sol e farinhada já é o suficiente para que alimentem os filhotes. Pode também colocar ovo cozido amassado com farinhada para facilitar ao alimentarem os filhotes. Eu sempre sugiro dar uma vasculhada nos artigos publicados anteriormente no blog, tem todos os detalhes de higiene e alimentação lá alem de outros assuntos. Boa sorte! Julio

jcesardutra disse...

Rodrigo o macho é quem vai alimentar a fêmea e os filhotes no ninho´portanto deixe ele junto, valeu?

rodrigo disse...

obrigado pela resposta eu tambem gostaria de saber que farinhada e esta que vc sugeri paras os amigos do blog para dar para os filhotes. desde ja agradeço a sua atenção

Fabiano disse...

Olha...eu queria agradecer as suas dicas e que se eles tiverem filhotes eu te aviso como esta sendo beleza....??obrigado mais uma vez por tudo...abraço

Bohme disse...

...Oi, bom é o seguinte minha periquita ontem botou um ovo, eu gostaria de saber se todos os dias ela vai botar um ou é dia sim e dia não? e quantos ovos em média ela vai botar?...

jcesardutra disse...

É muito relativo Bohme, o normal é a cada dois dias um ovo, porém algumas são um pouco desreguladas principalmente no início. Chegam a colocar 10 ou até mais, porem o normal é de cinco a oito.

rodrigo disse...

BOM DIA A MINHA PERIQUITA PODOU 2 OVO E NORMAL OU NAO? E QUAL E ESTA FARINHADA EO QUE COMPONHE QUE VC RECOMENDA PARA OS COLEGAS DO BLOG .

thalisson disse...

oi julio cesar será que a femea de periquitos australianos bota 1 ovo e vai chocar ou bota todos primeiro e vai chocar?

jcesardutra disse...

Thalisson ela começa a chocar desde que coloca o primeiro ovo. Isto costuma ser um problema para os últimos filhotes, pois até que nasçam os outros irmãos estão muito grandes e acabam por amassá-los ou roubar toda a atenção da mãe na hora de alimentar. Nós criadores com mais experiência costumamos colocar um ovo “indez” de plástico ou um ovo velho no lugar e guardamos até o terceiro ovo que ela por em um recipiente limpo e forrado com algodão. Depois do terceiro ovo nós os devolvemos para a caixa ninho e retiramos o indez. Este ovo plástico é vendido em casas de pássaros. E tem que ter o cuidado de lavar bem as mãos e não manuseá-los muito para não contaminá-los. O ideal é uma luva descartável. Isto é melhor porque descascam três do mesmo tamanho e os outros com pouca diferença. Valeu?

lucas disse...

julio meu periquito australino femea esta botando o pe em cima do macho o que sera , deve se porque ele e novo so tem cinco meses e ela esta com a carucular chocolate mim responde por favir

jcesardutra disse...

Lucas até pode ser, mas estou preocupado com uma coisa: é uma fêmea mesmo? As vezes enganam, olha bem. Valeu?

geovane disse...

oi tudo bem julio
eu queria saber porq que meu casal de periquito australiano depois q eu coloquei o ninhno caixa eles começaram a acasalar e depois a brigar?

em uma dessas brigas a femea bateu no macho q até saiu sangue da cabeça dele eu separei os dois e depois os juntei de novo e nao brigaram mais agora ela só vive dentro do ninho e só sai pra comer e o macho fica fora do ninho vigiando. Eu nao coloquei serragem no ninho mas a femea está roendo o0 ninho e esta esfarelando ficando tipo ferra gem agradeço desde ja pela sua atenção e sua experiência e eu acho q eles ja são um poko velhos mas eu vi o macho em cima dela entao vc acha que tem alguma possibilidade de ela botar os ovos e chogar normalment?

olha muito obrigado ta estoi aguardando ansioso a resposta
agradeço desde ja pela sua atenção e experiaência conosco muito obrigado mesmo

geovane disse...

eu tenho certeza que os dois sao casais mesmo pq eu li sua dicas anteriores e peguei todas as caracteristicas o macho tem a cera do nariz azul e a femea tem a cera do nariz marrom


uma outra pergunta: tem algum problema eu deixar a gaiola em q eles estao vivendo na sala pois tem bastante movimento. Mas eu tenho medo de trocar eles e colocar em um lugar muito parado e els estranharem pois eles tem muita afinidade com os pessoais da minha casa

mas aonde eles estao tem bastante movimento

muito obrigado ta fui um abração

geovane disse...

oi tudo bem sou eu de novo eu tambem queria saber se posso dar casca de ovo e ovo cozido com casca para o meu casal

eu tenho medo de dar o ovo e a casca porq quando ela botar o ovo tenho medo que eles quebrem o ovo pensando que para comer

posso dar ovo com casca ou nao ?

tenho medo que eles fiquem acostumados a comerem ovos e quando botar eles comerem o ovo do ninho.

mais uma vez agradecendo aqui sua atenção conosco e muito obrigado!

geovane disse...

oi e mais uma coisinha posso dar couver aos meus periquitos
???

lucas disse...

sim julio cesar eu tenho certeza porque a carucular dela esta de cor chocolate tipo quando fala no computador quando e femea e branca ou chocolate mais e macho e novo e não que cruza sera que devo compra outro ,sera que pintaram a carucular de cor marom para pensarem que e femea , mais se pinta ela poder ete morre

ela tambem canta igau au macho isso tem aver mimresponde porfavor

Rúbia disse...

minha piriquita botou um ovo na gaiola e quando vi peguei um algodao e transferi para um ninho dentro da gaiola, mas ela não quer chocar....o q devo fazer para ela chocar o ovo??

jcesardutra disse...

Rúbia se o ovo não estiver quebrado, retire da caixa e guarde até ela por outros depois você junta daí ela aceitará.

lucas disse...

julio cesar porque não mim respondeu

alberto disse...

ola Julio tudo bem ?

gostaria de saber quantos dias depois do acasalamento a femea bota o primeiro ovo!!!!

hj fiquei muito feliz depois que chegeui da escola vi meus periquitos acasalando pela primeira vez !!
nao espero a hora de ver os ovinhos!
obrigado

jcesardutra disse...

Alberto depois da cobertura ela pode por em até dois dias mas pode tambem demorar um pouco mais. Isto não é importante, o mais importante é ela ter uma boa postura, o que normalmente acontece.

jcesardutra disse...

Lucas tudo pode acontecer, mas somente sendo visto por uma pessoa que conheça bem é que poderás ter certeza. Se me mandares a foto da carinha deles eu te direi, valeu? Manda para o meu e-mail jcesardutra@yahoo.com.br

Henrique disse...

um amigo me indicou este forum para rirar minhas duvidas...
intao la vai...
queria saber quantos periquitos da para se criar em uma gaiola com largura: 19 cm, comprimento: 47cm, altura: 47cm
sei que talves nenhum... mais preciso saber pois vai que comesso a criar um casal nesta gaiola i so estou fazendo mal para eles!!!

Fabinhu disse...

Olá Julio, estou começando a gostar desse maravilhoso "hobby" de criar periquitos australianos, esta semana comprei 9 casais das mais diversas cores e coloquei todos juntos num viveiro de 1,5m x 1,2m x 1,0m e coloquei tbém 9 ninhos (tipo caixinha) meu periquitos são o pequenos (não ingles). O que devo fazer nos ninhos, colocar alguma forraçao? que tipo? posso deixalos juntos ou devo separa-los apos a formaçao dos casais? qnto as vitaminas e vermifugos que vc cita em "artigos" anteriores, como devo aplica-los tratando se de "colonia" de 9 casais?

obrigado pela sua atençao amigo!

jcesardutra disse...

Fabinho estou achando que é muito periquito (nove casais) para o tamanho do viveiro. Se cada casal der três filhotes em pouco tempo estarão voando, comendo e brigando nada mais nada menos que 35 periquitos. Normalmente ficam no viveiro até que surja a segunda ninhada e daí vai ser um caos. Mas como você já os comprou eu oriento o seguinte: Não coloques nenhuma casa ainda, e se colocou, retire por enquanto. Deixe os 9 casais soltos no viveiro para que escolham se acasalar naturalmente. Dê Avitrin vermífugo por três dias conforme a bula. Depois dê um complexo vitamínico ou um revitalizante também conforme a bula. O vitagold sai mais barato e é muito bom. Tudo isto vai dar uns 15 a 20 dias, mas vale à pena esperar e você vai observando os casais que vão se formando. Se depois deste tempo houver a certeza de quatro a cinco casais formandos e já namorando eu recomendaria retirar os outros e se tiveres espaço coloques em outro lugar ou negocie eles com alguém. Daí sim coloque todas as caixas de uma vez só e em número suficiente que sobrem três ou quatro caixas para facilitar nas brigas pela disputa dos ninhos. È muito importante ter caixas sobrando. Não é problema macho sobrando, mas é fatal fêmea sobrando, é morte na certa. Se fizeres assim tenho certeza que será muito melhor que colocar os nove. Depois, futuramente, se quiseres aumentar o plantel e notares que o espaço comporta, vai deixando um ou mais casais de filhotes nascidos ali naquela colônia eles terão mais chances de se acasalarem e criarem sem brigar com ninguém, pois são da casa. Valeu?

Henrique disse...

um amigo me indicou este forum para rirar minhas duvidas…
intao la vai…
queria saber quantos periquitos da para se criar em uma gaiola com largura: 19 cm, comprimento: 47cm, altura: 47cm
sei que talves nenhum… mais preciso saber pois vai que comesso a criar um casal nesta gaiola i so estou fazendo mal para eles!!!

geovane disse...

por que nao respondeu minhas perguntas???

Fabinhu disse...

Julio, muito obrigado pela sua atenção! Segurei suas recomendações a risca.

jcesardutra disse...

Geovane não sei onde foram parar as respostas, mas eu respondi, acho que deu falha no sistema. Quanto ao casal mais velho também não entendi os motivos das brigas, mas algumas fêmeas reagem desta maneira. As fêmeas são muito estressadas. Tens que ficar atento e se ela recomeçar atacar o macho terá que ser trocada. Um macho depois de seis anos de idade já terá dificuldade em encher os ovos, mas quanto à fêmea, se botou é porque ainda está boa para reproduzir. Terás que esperar para ver se ele encheu os ovos. A gaiola pode ficar na sala ou em qualquer outro lugar, pode até trocar de lugar. O que não deve é ficar trocando seguidamente de lugar. Eu tenho um amigo que levava a gaiola duas vezes por semana para tomar sol na rua, o casal abandonou o ninho e perdeu os ovos. Quanto á casca de ovo ou ovo com casca sem problemas, eles não vão tentar comer seus próprios ovos por causa disto. O que deve ser cuidadosamente observado é como este ovo deve ser cozido e por quanto tempo. Tenho um artigo publicado neste blog que explica com todos os detalhes sobre o cozimento dos ovos. São 20 minutos de fervura em fogo baixo, nem mais nem menos. Quanto ao macho novo, se tiver menos que sete meses periga não encher os ovos e se perder toda a postura. E quanto à cera, (eu gosto mais deste nome do que carúncula), não acredito que o vendedor tenha pintado, pois não ficaria perfeito e logo o pessoal descobriria e ele não venderia mais.

Henrique disse...

ola denovo...
desculpe por manda tantas msgns. mandei tantas assim pq ainda nao tinha entendido a mecher no site.xD
ja q nao da para criar um casal naquela gaiola...
vo compra outra bem maior

agradesso

igor disse...

julio cesar a femea canta igau ao macho

jcesardutra disse...

Henrique com estas medidas da pra criar um casal e pra facilitar mais, adapta a caixa ninho por fora da gaiola, abrindo um espaço nas varetas(arame). Valeu?

jcesardutra disse...

Henrique isto sobre o canto não é parãmetro para nada em relação ao sexo mas quem canta realmente é o macho, ela grita e resmunga todo o tempo.

yuri disse...

oi minha piriquita colocou 2 ovos oque eu faço
quanto tempo leva para nascer?
devo tirar o macho da gaiola?
oque eu dou quando o filhote neacer?

Henrique disse...

valeu Dutra...
vo cria eles com mt cuidado.
qualquer coisa gnt se fala novamente

Daniel disse...

oi de novo , qeria dizer q a minha branquinha tava namorano e ja entrava no ninho + depois ela q tava com uma cor escura na cera , (marrom) ficou + clara... e ela parou de entrar no ninho...
sera PQ? gracias

geovane disse...

e quando o casal de periquito australiano for retirado da natureza ele tem possibilidade de se acasalarem e botar ovos


mesmo vivendo muito tempo juntos em gaiolas
desde ja muito obrigado

jcesardutra disse...

Giovane todos os primeiros periquitos australianos foram tirados da natureza, só que lá na Austrália. No Brasil não temos este periquito, temos vários outros e eles também criam em gaiolas, porém somente com a autorização do IBAMA senão a multa é grande e a cadeia também. Valeu?

jcesardutra disse...

Geovane ela está com sinal de que algo não está bem, tem que observar e se ela não se mostrar bem (ter qualquer sinal de tristeza) tem que retirar a caixa ninho para tratá-la. Algumas vezes elas fazem isso e depois melhoram. Valeu?

jcesardutra disse...

Desculpe Danieleu respondi com o nome Geovane. A branquinha é do Daniel. Abraços, Daniel.

jcesardutra disse...

Yuri não precisa fazer nada e deixe o macho com ela, pois ele vai alimentar a fêmea e os filhotes depois. Desde já deve melhorar a alimentação do casal para que ela não enfraqueça devido à produção dos ovos. É simples, mistura para periquitos, uma farinhada que se compra pronta, couve, areia, água limpa e ovo cozido também é muito bom. Sugiro que você leia os artigos publicados neste blog, pois está tudo explicado aqui e vai te ajudar bastante. Se não entenderes algo lido aqui me pergunte que eu te ajudarei, boa sorte! Julio.

jcesardutra disse...

Valeu Henrique vai estudando os artigos publicados aqui e se surgirem dúvidas é só perguntar. Julio.

Henrique disse...

pode decha,
qualquer coisa eu pergunto sim.
vo continua lendo, ate me enformar de tudo.

valeu...

geovane disse...

ta bom valeu ela nao está triste nem muito quieta ela so está muito agressva pra cima do maxo hoje mesmo ela bateu nele de novo e sangrou o nariz dele ai eu separei os dois de gaiolas


muito obrigado e como faço para que ela nao bata mais nela

desde agora muito obrigado pela sua atenção e sua dedicação para conosco que tens duvidas brigadao

Henrique disse...

dutra,
fui ver uma gaiola para criar um casal de periquitos australiano, em uma loja de passaros.
eles me mosraram uma gaiola de 20cm, 30cm, 25cm (largura,comprimento e altura).
queria saber se esta serto oque ele me falou, ou se a gaiola tem q ser maior.
porfavor, me responda o mais rapido pocivel.
agradeço a sua paciencia.
ate mais

jcesardutra disse...

Henrique devido a economia de espaço os criadores estão diminuindo cada vez mais o tamanho das gaiolas. Muitos têm 20 ou 30 gaiolas e faz diferença se usar gaiola menor. O problema não é o criar, pois esta gaiola que você referiu dá muito bem e você pode acoplar a caixa ninho pelo lado de fora o que melhorará o espaço interno. Um casal pode muito bem criar quatro vezes, ou seja, dar quatro rodadas nesta situação só que depois deve ser colocado numa voadeira maior ou num viveiro, sem ninho para descansar e voar um pouco para desenferrujar e ter saúde, onde receberão um vermífugo e vitaminas. Este tempo de descanso é de no mínimo 60 dias, depois pode voltar àquela gaiola pequena para criar novamente e desta maneira podes ter um casal saudável para criar durante muitos anos. O que não deve é passar o resto da vida durante todo o tempo em uma gaiola nestas dimensões, entendesses?

jcesardutra disse...

Geovane esta fêmea tem problemas psicológicos não deve ser usada para acasalamento em gaiola mas num viveiro bem maior ela vai se acalmar e não vai mas fazer isto. Tem que ser trocada.Valeu?

geovane disse...

sim valeu mas hoje a tarde fiquei feliz por que a fêmea botou um ovo mas eu separei o maxo tem algum problema de deixar o maxo separado da fê mea nesse periodo q ela esta botando??? muito grato

Henrique disse...

pode deichar.
estive pensando... e acho q vou fazer um viveiro, que comu voce disse, compença.
assim eles vivem bem melhor.
obrigado

rodrigo disse...

gostaria de saber o que combonhe esta farinhada desde ja agradeço

Henrique disse...

dutra.
queria saber, com oque seria bom eu forrar o ninho dos piriquitos australianos?
até mais...

Henrique disse...

dutra.
queria saber tbm,
se eu mecher no ninho da piriquita para tirar os ovos verdadeiros i colocar os de mintira... para q nao nasce piriquitos de tamanho desigual,
ela nao ira abandonar os ovos. ou ate msm os filhotes.
agradeço sua atençao

Henrique disse...

dutra.
outra coisa.
os pais podem crusar com os seus filhotes?
e os filhotes, podem crusar entre si?
obrigado...

Henrique disse...

dutra.
outra coisa...
queria saber, se preciso deicha eles tomarem sol.
pois deicho eles em meu quarto.
agradeço

Henrique disse...

dutra.
so eu denovo.
nao querendo gastar pouco com os periquitos.
mas queria saber uma alimentaçao barata i bem nutritiva para q eu possa dar para meu periquitos.
agradesso novamente

Henrique disse...

dutra.
sou eu denovu.
como eu comprei um casal ja adulto, na loja, para q ja comessa a bota.
sera q tem perigo de mim pega ele na mao e ele sair voando?
acho q sim neah?.
agradeço, e desculpe por mandar tantas perguntas assim.
é que quero ficar por dentro de tudo.
valeu...

Fabiano disse...

Oi...voltei porque a minha femea de periquito australiano colocou 1 ovo e o macho é periquito ingles...vc sabe me dizer quantos ovos ela pode colocar...de quanto em quantos dias ela põe cada ovo e me tire outra duvida por favor...eu devo colocar uma casinha maior pois periquito inglês é um pouco maior que o australiano...isso pode prejudicar de alguma forma ele alimentar os filhotes?

fernando disse...

oi julio cesar cerá que se o ovo passar do dia de ser chocado é possivel de nacer o filhote ainda?

geovane disse...

oi julio cesar tudo bem a femea q eu te falei que botou um ovo ela chocou o ovo ate uns 3 dias depois parou de chocar. será que ela abandonou o ninho e se abandonou o que devo fazer com o ovo que esta dentro do ninho????
desde agora estou agradecendo voce pela sua atenção conosco e te parabenizando a experiência que vc tem com os animais q esta me ajudando muito a cuidar dos meus periquitos muito obrigado e estoi aguardando a resposta fui abração

Leonardo disse...

oi Dutra

eu vou criar periquitos australianos e eu não sei ainda se pai pode cruzar com os filhos e se os irmãos entre eles podem cruzar também...


Obrigado

jcesardutra disse...

Leonardo este cruzamento de parentes de primeiro grau deve ser evitado, pois pode dar problemas.

Henrique disse...

dutra.
pq vc nao me respondeu?

geovane disse...

julio me resonde por favor nao estou sabendo oq fazer??
muito obrigado ta

fernando disse...

por favor min responda julio cesar

victor disse...

oi julio cesar como fazer para que o filhote de periquito australiano nao morra?

jcesardutra disse...

Vitor que pergunta difícil de responder com menos de duzentas palavras. Brincadeira, mas são muitas as razões que levam á morte do filhote. Primeiro quando os pais não alimentam, e isto pode ser conferido examinando o papo dos filhotes mortos se tem comida ou não. Tem casal que não alimenta daí não serve para reprodução. Neste caso só quando se tem outros casais com filhotes em idades próximas para transferir esses filhotes abandonados para lá. Ou então alimentá-los na mão, o que não é muito fácil para iniciante. Tem que observar se não há alguma doença como diarréia, se a comida deles não é velha com fungos, se a água é boa, etc. E até se eles não estavam feridos, pois algumas fêmeas atacam os filhotes. Sê a caixa ninho não estava muito suja, se não estava muito frio, ventos gelados á noite, é difícil dizer sem analisar bem a situação de perto, pois se os pais estão saudáveis então deveria ter dado tudo certo com a ninhada. Depois de uma boa estudada na situação de mais uma chance para esse casal, ofereça ovo cozido com farinhadas, folhas verdes, areia limpa coloque até umas gotas de revitalizante labcon ou outro na água e observe. Eu sugiro sempre que as pessoas dêem uma boa vasculhada nos artigos publicados neste blog, pois poderão achar respostas simples que deverão ajudar muito. Valeu?

jcesardutra disse...

Geovane se ela botou só um e parou provavelmente este ovo está com problema por isso ela abandonou. Retire do ninho e espere ela recomeçar nova postura. Se ela repetir isso de novo é porque deve ter problemas no ovário e não deve ser utilizada para reprodução pelo menos por enquanto. Boa sorte!

Fabinhu disse...

Boa noite Julio, olha eu te incomodando outra vez... Estou tomando os cuidados que vc me recomendou a dias atras, mas quero lhe pergunatr o seguinte: Eu posso dar verduras tipo: couve, acelga, almeirão, repolho e alface. E frutas tipo: manga, maçã, banana, goiaba, para os meus periquitos???? Qnto a uma femea que possuo, a mesma esta no ninho com apenas 3 ovos (primeira postura) caso esses ovos não venham a eclodir no periodo dos 18 ou 20 dias, ela abandonará o ninho ou continurá no mesmo?!
Obrigado Julio!

Henrique disse...

dutra.
...queria saber, com oque seria bom eu forrar o ninho dos piriquitos australianos?
...se eu mecher no ninho da piriquita para tirar os ovos verdadeiros i colocar os de mintira… para q nao nasce piriquitos de tamanho desigual,
ela nao ira abandonar os ovos. ou ate msm os filhotes?
...queria saber, se preciso deicha eles tomarem sol.
pois deicho eles em meu quarto?
...queria saber uma alimentaçao barata i bem nutritiva para q eu possa dar para meu periquitos?
...queria saber tbm, q tipo de aveia é a que se deve da para os periquitos?

valeu.
por favor me responda.

Pedro Henrique B r disse...

oi tenho 2 casai so que um deles o macho nao quer aceitar a femea o q eu fasso/ enquanto o outro eles se entenderao a femea deicha o macho acariciar a cabeça dela mas nao querem reproduzei dentro do vivveiro tem uma rolinha sera q e isto q atrapalha ??????????????

geovane disse...

oi muito obrigado entao eu devo retirar o ovo do ninho e jogar o ovo fora ou guardar em algum lugar???

porq ela botou somente um ovo mesmo e parou de botar e parou tambem de chocar ela ficou chocando esse ovo durante 2 dias e depois parou.

entao devo retirar o ovo e deixar o ninho dentro da gaiola e guardar o ovo em algum outro lugar ou jogar o ovo fora no lixo
???
desde ja muito o brigado por me responde e ajudar-me quando tenho duvidas

jcesardutra disse...

Pedro henrique:
Um pombo é sempre transmissor de doenças, eu tiraria a rolinha. Se o macho não quer a fêmea, consiga outro e coloque junto que um dos dois se acasalarão com ela. Valeu?

jcesardutra disse...

Henrique eu já respondi a tua pergunta anteriormente, não tenha medo de retirar os ovos e colocar o "indez" depois do terceiro você devolve todos de uma só vez. Não pode colocar nada para forrar o ninho senão ela abandona. Periquitos põem na madeira pura desde a natureza, tem que ter é uma covinha para os ovos não rolarem

Henrique disse...

dutra.
desculpe, maz s você me respondeu anteriormente...
nao apareceu aq
valeu.

LUCAS disse...

OI JULIO CESAR QUANDO PERIQUITO AUSTRALIANO ESTIVE COM O BICO DE COR CHOCOLATE E FEMEA OLA O MEU PERIQUITO ESTA COM ESTA COR MAIS CANTA IGAUL O MACHO E QUE BOTA O PE EM CIMA DELE HOJE ELE TENTOU CRUZAR SERA QUE E MACHO O BICO DELA ESTA CONPRETAMENTE DA COR PARA ACASALAR NAO TEM NEM O POUCO AZUL


mim responde por favor

jcesardutra disse...

Lucas se não conseguires me mandar uma foto da cara deles, me digas qual a cor de cada um. Valeu?

LUCAS disse...

DO MACHO E AZUL BEM FOTER E DA FEMEA E CHOCOLATE BEM FOTER

jcesardutra disse...

Então é um casal mesmo e se estão numa gaiola com caixa ninho deverão reproduzir. Algumas vezes custam um pouco porque os periquitos são aves que vivem em bandos na natureza e um casal só fica meio deslocado. Pode observar que em locais onde são criados vários casais eles reproduzem bem e não demoram. Eles precisam daquele bate papo que ficam o dia todo quando tem vários por perto. Paciência valeu?

Lívia disse...

Oiii....Tenho em um viveiro três casai de periquitos, até agora nehum deles botou um ovo.Como fazer para eles criarem?

Teresa disse...

Tudo bom?Gostaria de saber como faço para minha periquita botar um ovo, sendo que ela fica com o macho em uma gaiola e ja botou um ovo, mas como ela não cuidou ele quebrou, até agora nao colocou mais nenhum.

jcesardutra disse...

Tereza se ela não é velhinha em fim de carreira, se não tem nenhuma outra comendo o ovo que ela põe então em seguida ela recomeça a postura. Não esquece de colocar a caixa ninho e deixar o macho sempre junto.

jcesardutra disse...

Lívia se realmente são casais, (porque às vezes enganam), se tem espaço suficiente para as fêmeas não ficarem brigando e comendo os ovos umas das outras e se tem caixas de sobra para facilitar as brigas na hora da escolha pela caixa ninho então tem que dar certo. Valeu?

Ricardo Silva disse...

Boas

Os meus periquitos tão sempre a por ovos mas depois de completarem 18 dias vou a gaiola e vejo os ovos no chão. Já me disseram que e por estarem sozinhos e que e para po-los com outras periquitos? E isso ?
Mas em Maio puseram 7 ovos e nasceu 3 periquitos. 1 morreu com 20 e tal dias e os outros depois 1 cinzento desapareceue 1 verde fugiu por minha culpa. Sera por isso. Por ficarem sem filhos.

Ricardo

LUCAS disse...

então e um femea mesmo nao tem problema ela coloca o pe em cima do macho não e.
isto dever se o que sera

Daniel disse...

olá! tenho 3 femeas e 1 macho de periquito australiano em um viveiro de 1,20 X 40... gostaria de saber se o macho pode acasalar com todas... e se vc recemenda continuar assim com 1 macho apenas.

john miiller disse...

muito prazer....

entao, eu comprei o meu 1° periquito ele é macho de cor azul, e ganhei uma femea (filhote do casal do meu tio) ela é um amarelo florecente ela tem uns 40 dias de vida, mais o macho com certeza é mais velho, eu ja coloquei a caixa ninho, quanto tempo leva para procriar???

obs: a gaiola é da quelas que tem madeira... tem algum poblema????

geovane disse...

julio ntao eu devo retirar o ovo do ninho e jogar fora ?
brigado

jcesardutra disse...

Sim Geovane, depois de quatro ou cinco dias com apenas este ovo provavelmente ele tem que ser descartado, principalmente se ela não esta chocando. Se ela estiver chocando este ovo você deixa passar oito dias e depois examina se ele continuar branco, sem estar opaco, está vazio e colocando um feixe de luz nele daria para ver se tem filhote dentro, pelo menos as veiazinhas, um tom avermelhado. (por dentro). Caso contrário tem que descartar.

jcesardutra disse...

John miiller eles são muito novos, nem precisa colocar a casa agora só quando a fêmea fizer seis meses no mínimo que deve colocar a caixa. Por enquanto eles devem ficar em um local maior para voarem e crescerem bem.

LUCAS disse...

min respnde a minha pergunta

ednilson disse...

ola! tenho um casal de periquitos ela começou a postura a mais ou menos 18 dias, para os filhotes começarem a nascer eu conto a partir do 1 dia que ela pos o 1 ovo ? e ela joga fora do ninho as cascas dos ovos quando eles nascerem ? obrigado...

jcesardutra disse...

Edinilson cada ovo leva dezoito dias para descascar e se ela começou a chocar logo em seguida e continuou botando então descascarão com 18, 20, 22,... dias e assim por diante, pois ela põe de dois em dois dias. É por isso que os criadores mais experientes retiram os ovos que ela por até o terceiro e colocam um de plástico no lugar. Depois do terceiro eles colocam todos de uma só vez e retiram o de plástico. Desta forma não fica um filhotinho com dez dias e o outro recém nascido, pois acabam sendo pisoteado pelos irmãos mais velhos. Valeu?

ednilson disse...

valeu dr julio !!! brigadão pela resposta.. agora é so aguardar os filhotinhos...

jcesardutra disse...

Lucas a fêmea pode fazer isto porque está quente e pronta para reproduzir, se o macho não for muito novo ou se n~so estiver frio terá filhotes em segida.

Ricardo Silva disse...

jcesardutra gostava que respondesse a estas duvidas mas como não respondeu volto a escrever:


Boas

Os meus periquitos tão sempre a por ovos mas depois de completarem 18 dias vou a gaiola e vejo os ovos no chão. Já me disseram que e por estarem sozinhos e que e para po-los com outras periquitos? E isso ?
Mas em Maio puseram 7 ovos e nasceu 3 periquitos. 1 morreu com 20 e tal dias e os outros depois 1 cinzento desapareceue 1 verde fugiu por minha culpa. Sera por isso. Por ficarem sem filhos.

Ricardo

LUCAS disse...

OBRIGADO JULIO CESAR PELA SUA RESPOSTA

jcesardutra disse...

Ricardo se eles já tiveram filhotes então eles podem continuar a ter no mesmo lugar onde estão. Realmente eles criam melhor quando estão em colônias, mas se já criaram do jeito que estão resta avaliar o que não está certo. Quanto aos ovos estarem pelo chão você devia examinar a caixa ninho. Os periquitos usam uma caixa de madeira com um espaço para colocarem os ovos e chocar. Neste espaço tem que haver uma covinha para os ovos não rolarem. Tem que haver uma separação mais ou menos ao meio da caixa por uma parede baixa onde eles consigam entrar e sair sem permitir que os ovos passem para o outro lado. Desta forma tudo tem que dar certo. Abraços, Julio .

john miiller disse...

muito obg...

mais fico cum dó de tirar a caixa porque ela gosta de dormi la dentro o que faço?

jcesardutra disse...

Não é bom dormir na caixa todo o tempo pode ficar atrofiada. Tem que dormir no poleiro para fortalecer as pernas. Valeu?

Carlos Cosmo disse...

Júlio Cesar, boa noite!
Sou de Apiaí, cidade do interior, situada no sul do estado São Paulo. Também tenho um viveiro com periquitos australiano. Antes tinha quatro casais, mas perdi dois devido o ataque de gatos no período noturno. Hoje tenho dois casais. Os mesmos já estão juntos à treis anos e até o momento ainda não botaram. No viveiro existe duas gaiolas de madeira especificadas para o periquito. Porque será que ainda não botaram? Isso é normal? Se for possível, favor me enviar resposta.
Obrigado!
At. Carlos Cosmo
e-mail- carlos.cosmo@itelefonica.com.br
Fone: (15) 3552-3134

geovane disse...

oi julio cesar boa tarde.
a periquita botou um ovo e nao chocou e voce falou para eu tirar o ovo ninho depois q interasse 5 dias o ovo la dentro sem ela xocar. E nao tirei o ovo do ninho mas quando eu acordei vi um ovo la fora e quando olhei dentro do ninho o ovo nao estava mais la ai foi q eu percebi que ela tirou o ovo do ninho e colocou ele pra fora. agora me responde. Ela fez isso por que ela vai ter uma outra postura e botar outro ovo? ou fez isso porque é normal ela fazer?
desde ja muito obrigado

LUCAS disse...

COMO FACO PARA QUE MEUS PERIQUITOS CRUZEM LOGO E QUE TENHA UMA POSTURA BOA

felipe-sc disse...

ola julio!!! tenho um casal de periquitos , a femea botou 3 ovos, ja fazem mais ou menos uns 15 dias, mais durante o dia ela nao fica so no ninho ela sai varias vezes, e permanece no ninho a noite, gostaria de saber se e assim mesmo ou nao vai sair nenhum filhote por ela nao ficar mto tempo no ninho... grato. abraço.

jcesardutra disse...

Felipe você tem que examinar os ovos para ver se tem algo lá dentro ou estão brancos. A partir do oitavo dia já dá para observar através do foco de uma lanterninha sobre os ovos e ver se aparece algo como as veias e um aspecto avermelhado dentro do ovo. Depois disso eles começam a ficar escuros e mostrando que tem algo maior lá dentro. Com quinze dias se não estiverem bem escuros é porque não vai descascar nada, estão “brancos”.

jcesardutra disse...

Lucas tem que acasalar periquitos maduros, (com aproximadamente 9meses de idade ou mais), se possível ter vários casais tambem ajuda.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 631   Recentes› Mais recentes»