Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Criação de periquito australiano

Criador de Periquito InglêsPor: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês.

Parte I - Como e onde criar.


Ao iniciar uma criação de qualquer animal, temos que priorizar sempre o conforto e a segurança dele. No caso dos periquitos não é diferente e, portanto algumas regras devem ser seguidas. O periquito australiano vive em bandos na natureza, por isso criar um exemplar sozinho numa gaiola seria uma maldade. No mínimo dois não importando o sexo, sendo que o mais indicado é sempre um casal. Neste caso uma gaiola será o suficiente e o tamanho dela será de acordo com o espaço que se dispõe (quanto maior melhor). Caso a opção seja criar vários casais, um viveiro é mais indicado desde que haja espaço suficiente para que eles não fiquem amontoados. Um viveiro de um metro quadrado é suficiente para quatro casais, porém é interessante visitar alguém que esteja criando á mais tempo para trocar idéias e até para trocar filhotes futuramente.

Os criadores de pássaros para exposição preferem criar casal por casal em gaiolas, tendo desta maneira mais trabalho, porém mais garantias que vão desde a paternidade dos filhotes até evitar brigas e acidentes que podem acontecer num viveiro. Para evitar alguns problemas de relacionamentos numa criação em colônia num viveiro, devemos juntar casais já prontos, acasalados numa gaiola e depois soltos no viveiro e só quando todos os casais já estiverem adaptados, mais ou menos duas semanas, colocar as caixas ninhos. Estas caixas são encontradas prontas nas casas de pássaros do comércio local e devem ser colocadas sempre em número maior que o número de casais para facilitar na escolha e diminuir as brigas.


Se não quiser reprodução, basta deixá-los sem caixas e as fêmeas não deixarão que os machos a cubram (galem) e, portanto não haverá ovinhos nem filhotes. Uma medida muito importante é preparar completamente o viveiro antes de colocar as caixas ninhos e os periquitos. Digo isto porque é muito extressante para os periquitos quando ficamos trocando portas, poleiros, comedores dentro do viveiro quando eles já começaram o processo de reprodução, portanto primeiro aprontamos tudo e só depois colocamosos periquitos no ambiente.

Leia mais:

Alimentação de Periquitos

DOENÇAS NOS PERIQUITOS - Parte I

PERIQUITO INGLÊS: CRIAÇÃO EM COLÔNIA COLETIVA (VIVEIRO) Parte I

FATRORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS

631 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 631   Recentes›   Mais recentes»
jcesardutra disse...

Geovane estive dando uma olhada nas tuas perguntas e vi que tens bastantes dúvidas e estas a fim de ajudar os teus periquitos. Só que não sei ao certo a quais eu já respondi, mas vamos dar uma geral. Foi só colocares a casa e começaram as brigas, a culpa é da fêmea, pois tem fêmea que é braba mesmo então a gente separa o macho da gaiola dela por uns dias e depois devolve. Geralmente as coisas se acalmam, mas se ela continuar agressiva vai ter que ser trocada ou então retirar a caixa, pois ela não serve para criação e vai acabar matando o macho. Quanto à serragem, areia ou outra casquinha qualquer só se coloca quando tem filhotes para eles não ficarem diretamente em cima das fezes moles e se sujarem todo. Mas no início enquanto não tem nada ou tem somente ovo não se deve colocar nada. Quanto à idade deles é assim: se ela por cinco ou seis ovos ou até mais (uma postura normal) então ela não é velha. Sê não por ou ficar pondo um, dois e depois para, nunca choca e fica deste jeito então quase sempre é porque é velha. Tem que dar o descanso merecido a ela que poderá viver ainda alguns anos com o machinho dela, mas tem que retirar a caixa, senão ele vai ficar sempre tentando e ela vai ficar agressiva e atacá-lo. Sê ela tiver uma postura normal chocar e não descascar e repetir mais uma vez esta situação é porque ele é velho. Daí se quiser procriar vai ter que trocar o macho. Quanto ao local movimentado, se eles gostam é muito bom deixa a gaiola onde está. Ovo cozido é ótimo podem ser oferecidos com a casca eles nunca vão comer seus próprios ovos por isso. É obrigatório ler o artigo que escrevi sobre como cozinhar ovos. Couve contem cálcio também é muito indicado. Sê ela jogou o ovo fora é porque ela sabe que o ovo não prestava. Valeu camarada?

jcesardutra disse...

Carlos Cosmo e você colocou lá as caixas próprias para periquitos? Eles não põem em ninhos comuns. Eles estão cada casal em sua gaiola ou os dois casais na mesma ? Ou ainda eles estão soltos no viveiro? Quando por falta de caixas (de sobra) as fêmeas atacam e quebram os ovos umas das outras e nuca nasce nada. Sê tudo isto for resolvido e nada de ovos e filhotes então estou achando que os casais são muito velhos.

geovane disse...

muito brigado julio cesar quem deve agradecer sou eu brigadão mesmo

john miiller disse...

oi Cesar,

olha ja retirei a caixa, tenho a impressão de que o macho seduziu a femea
porque ela fica fazendu carinho nele ai ele fica tentandu subi em cima dela
so que ela o persegue quer ficar perto dele mais ai ele fica saindu...

o que eu faço? o que deve ser issu?

grato!

Carlos Cosmo disse...

Oi Júlio, boa noite!
A gaiola que tenho são para 4 casais de periquitos. No momento tenho 2 casais juntos na gaiola. Também tenho 02 caixas próprias para o ninho dos mesmos. Alimento com painço, alpiste e couve. Não vejo acasalamento entre eles. Será que devo separar os casais?
Abraços!

jcesardutra disse...

É muito relativo pois estão envolvidos detalhes como a idade deles, se realmente são casais mesmo, e a quanto tempo estão juntos? Pelo menos estão acasalados? O macho fica tentando galar a fêmea? Quanto a comida se é só isto que estas dando pra eles está um pouco fraca a mistura. Alterna a couve com milho verde, põe uma porção pequena de aveia para periquitos, dê um vitagold para eles conforme a bula por uns 20 dias. Valeu?

jcesardutra disse...

Desculpe Carlos Cosmo, este recado acima é pra você .

jcesardutra disse...

john miiller esse é o processo normal de acasalamento mas se me recordo ele é muito novo e ainda não deve ser usado como reprodutor.

jcesardutra disse...

Valeu Geovane!

Carlos Cosmo disse...

Júlio, bom dia!
No comentário 52, você disse que as fêmeas ficam com a cera marrom nas narinas quando estão na época fértil. O casal que tenho, as fêmeas apresentam a cor clara. Vou reforçar a alimentação dos mesmos e acompanhar. Também vou enviar fotos dos mesmos no blog.
Obrigado!

Carlos Cosmo disse...

Júlio, não consegui enviar fotos dos periquitos que tenho. Não encontrei o local adequado. Se for possível, favor me dar as dicas. Obrigado!

gilson disse...

e se eu pegar o ovinho na mao será que ela vai continuar a chor o ovo, porque eu acho que ela regeita o que eu fasso pego ou nao pego?

Daniel disse...

por favor responda a minha pergunta Júlio! tenho 1 macho e 3 femeas num viveiro de 1,20 comprimento X 0,60 largura e 1m altura... gostaria de saber se o macho pode acasalar com todas as femeas do viveiro, tem algum proplema 1 macho para 3 femeas?

isabella disse...

em que regiao os piriquitos australianos nascem?
e em que clima eles nascem/?
como cruzam?

jcesardutra disse...

Isabella eles são originários da região central e sul da Austrália. É um clima parecido com o nosso, mais ou menos como São Paulo centro até a Argentina. Eles se acasalam casal por casal e criam em colonias. Por isso em cativeiro a melhor maneira maneira é o viveiro desde que não muito lotado e sempre com caixas ninhos de sobra.

jcesardutra disse...

Daniel eu já respondi sim, mas lá vai: cada macho com uma fêmea esta é a lei. Sabes por quê? Depois que as fêmeas começam a chocar são alimentadas praticamente pelo macho, pois muito pouco elas saem do ninho. E depois quando nascem os filhotes o pai (o macho) é quem alimenta toda a família. Como este teu macho vai fazer isso com toda esta turma? Com certeza vai dar problemas sérios, coloca mais dois machos lá. Valeu?

jcesardutra disse...

Gilson com certeza ela não rejeita, só que deves lavar bem a mão antes com água e sabão pois as bacterias das mãos podem contaminar o ovo. É indicado inclusive usar luva descatável daquelas que se usam para pintar o cabelo. Valeu?

jcesardutra disse...

Carlos Cosmo passa as fotos para um arquivo teu e anexa num e-mail pra min : jcesardutra@yahoo.com.br

Janice disse...

Olá Júlio Cesar
Estive lendo seus arquivos e resolvi pedir ajuda.
Sou professora da 1ªsérie e estou desenvolvendo um projeto com meus alunos de criar um animal na escola. O animal escolhido pela turma foi o Casal de periquitos Australianos.
Procurei ler varios artigos e a partir daí comprei a gaiola adequada e o casal e iniciei o projeto na sala de aula.
No dia 6/10 percebi que havia na caixinha da periquita Lili e do Léo 3 ovinhos e depois de 2 dias mais 1, tudo corria bem ,os alunos ficaram felizes.
Mais quando retornei na segunda -feira 20/10 para escola percebi que havia casca de ovos no chão da gaiola e resolvi olhar na caixinha e todos os ovos haviam sidos quebrados e o chão da caixinha estava laranjado.

O que será que aconteceu?
Devo retirar a caixinha ?
Devo lavar a caixinha para que ela bote novamente?
Ela irá botar de novo? Quando tempo depois do que aconteceu?

Por favor peço sua ajuda pois não tive coragem de contar para os meus alunos o que aconteceu.

Desde já agradeço sua atenção e aguardo retorno.
Um abraço Janice.

jcesardutra disse...

Professora Janice temos que explorar as possibilidades. Se ninguém mexeu e quebrou sem querer (?) ou outra possibilidade: a gaiola esta fixa em um local ou é trocado constantemente de lugar? Pois ela tem que ficar fixa em um local senão eles ficam com medo. Eles normalmente não quebrariam os quatro ovos. A pergunta que mais pega os criadores iniciantes: Tem certeza que são um casal ou duas fêmeas? Se forem duas fêmeas está explicado, pois a segunda fêmea está se preparando para por e quebrou os ovos que não eram dela. Isto é muito comum de acontecer. A caixa ninho tem que ser lavada, enxuta e devolvida ao local porque ela vai por de novo. Se tiver dúvidas quanto a ser ou não um casal pode fotografar a carinha deles e me mandar por e-mail que eu verifico. jcesardutra@yahoo.com.br

Henrique disse...

dutra.

so eu denovo..
queria q vc me falace os tipos de folhas(verdura) q posso dar para meus periquitos.
obrigado

rodrigo disse...

tenho um casal de periquitos a femea botou 6 ovos ja faz 30 dias agora a femea abandonou o ninho o que devo fazer e se a femea vai chocar os ovos ainda ou nao o que devo fazer para nao acontecer isto novamente a femea ficou uns 25 dias chocando os ovos ai ela parou e nao entra mais no ninho

Henrique disse...

dutra.
outra coisa.
minha periquita... so fica dentro do ninho, tipo se estivesse chocando o ovo.
mais nao tem ovo nenhum...
queria q vc me explicasse pq essa reaçao dela.
talves seria, pq, eu comprei ela esses dias na loja..
i ela estava botando no ninho da loja, e acha q os ovos dela estao aq em minha casa para ela continuar a chocar?

obrigado.

jcesardutra disse...

Depois que a fêmea põe os ovos ela fica choca por isso quer ficar no ninho. Se você tivesse um ovo de outra periquita ela chocaria. Se ela ficar assim por mais de quatro dias e não por mais nenhum ovo o melhor é retirar a caixa por uns tempos (um mês) deixar ela tomar uns banhos e depois recolocar para que ela recomece nova postura.

jcesardutra disse...

Rodrigo o tempo de postura é de 18 dias, porém com oito já dá para saber se poderá descascar ou está branco.Depois de oito dias a acontar do último que ela pos, se não estiverem cheios já poderão ser descartados. Podem ser visto atravez do foco de uma lanterninha. No teu caso, com todo este tempo eles tem que ser jogaodos fora. Se isto se repetir o problema é com o macho, deve ser trocado.

jcesardutra disse...

Henrrique a melhor é a couve e o almeirão mas pode dar todas menos alface.

Henrique disse...

dutra.
entao quer dizer q posso dar repolho i rabanete tbm?
valeu...

john miiller disse...

Cesar eu descubrir q o macho pé mais velho duque eu pensava por que ele fica tentandu cobrir ela toda hora, ela se irrita cum ele (ja retirei a caixa)
tenho que por denovo? ou retiro ele de perto dela?

ah a femea bota ovos sem ter um macho na gaiola?

xau muito obrigadu!

jcesardutra disse...

John eles ficam sempre fazendo isso, mesmo quando são dois machos. Se você retirar a caixa vai diminuir bastante e retirando a caixa a fêmea não põe.

lucas disse...

julio eu comprei a femea no dia 20 de setembro e o macho no dia 13 de ortubro quando se passou dois dia ele ja quis acasalar e com ela . Mais ela ficava voado, no outro dia foi a mesma coisa ainda continua assim sera que vai demora para eles crusarem

Henrique disse...

dutra. queria saber se quandu a periquita esta para botar... ou ate mesmo botando. ela canta diferente do normal... e se cantar... poderia mandar um video mostrando como é para mim ficar sabendo?
obrigado..

jcesardutra disse...

Henrique eu crio periquitos para a exposição e a preocupação é o porte físico, o equilíbrio e as marcações nas penas quando necessário. Quanto a canto pra nós não tem a menor importância você entende? Por isso eu não tenho nada neste sentido, valeu?

jcesardutra disse...

Fabíola mantenha este casal num local fixo e manipule o mínimo possível para que eles se adaptem a sua casa e a você. Eles devem estar meio assustados com a mudança. Quanto à alimentação compre farinhada para periquito, vendem prontas e a varejo. Forneça uma mistura de 30% de alpiste, 30% de painço, 30% de Níger e 10% de aveia. Mantenha constante essa mistura toda vez que comprar. Forneça folhas verdes e areia limpa. Para que eles continuem criando bem e ter uma próxima boa ninhada pode ser dado um labcon revitalizante ou o vitagold (ambos na água) conforme a orientação da bula. Quanto ao ninho se estiver muito sujo você pode colocar os filhotinhos em uma caixinha com algodão ou um paninho enquanto limpa e depois devolvê-los. Os ovos podem ser lavados com muito cuidado ao pegar, porém só lavar com um algodão embebido em água á 40 graus, sim a 40 graus! Pois em água fria as bactérias penetram para dentro do ovo. E a temperatura do choco deles é de 38 graus, como podes ver somente dois graus a mais. Valeu?

jcesardutra disse...

2. Lucas esse negócio de acasalamento é um processo natural e só vai acontecer quando os dois estiverem prontos. Tomara que ela não seja muito nova, pois se for aumenta a demora. Certa vez tive que separar um casal que estavam juntos a dois meses e começaram a brigar pois ela era muito nova e não estava pronta para aceitar o macho. Separei por 30 dias depois quando os juntei vovamente foi só alegria. Fica de olho, valeu?

Carlos Cosmo disse...

Boa noite Júlio!
Consegui enviar fotos dos casais de periquitos que tenho (acho que são casais). Quero saber qual a sua visão sobre os mesmos. Estou tentando encontrar o motivo dos mesmos não estarem se acasalando e após tomar as decisões necessárias, pois desejo aumentar a criação deles. Desejo bom final de semana e fico agradecido pela atenção!

Henrique disse...

valeu dutra...
outra coisa, tem problema do macho e a femea ficar toda hora entrando e saindo da caixa ninho?
valeu.

jcesardutra disse...

Sem problemas Henrique pois ele vai ajudar a fêmea.

Henrique disse...

obrigado...
outra coisa, eu sempre tive duvida de qual é o tipo de aveia q devo dar para eles, é aquela q compra no mercado para se tomar com leite?... e quando devo dar a aveia para eles?.
valeu.

Lilian disse...

Tenho uma duvida a respeito dos filhotes.

O casal de periquito aui de casa colocou 6 ovos, ja nasceram 3. Esta tudo indo bem, os filhotes nascem no tempo certo e assim que nascem a mãe da de comer. Ela esta cuidando dos filhotes sozinha, não deicha o macho entrar no ninho, ele só protege a entrada e toda vez que sai do ninho ela briga um pouco com ele, mas nada sério.

Li que a vida do ultimo filhote esta ameaçada, pois quando este nascer os outros ja estarão maiores e disputarão pela comida.

Eu só tenho esse casal então não dá para dividir os filhotes.

A fêmea esta fazendo tudo sozinha e esta sendo muito desgastante, acho que ela esta estressada, mas é muito protetora, não abandona os filhotes, eu não sei se o fato dela ser quentissíma ( tem a parte de cima do bico cor de café) interfere também em seus instintos com a cria.

Não sei se ela dará conta de todos principalmente do ultimo, essa é a primeira cria dela e como eu ja te disse anteriormente, vai ser a ultima, pois eu não comercializo, estes periquitos são para estimação do meu filho.

Eu queria que vc me desse dicas para salvar o ultimo filhote.

Henrique disse...

dutra.
queria saber... se posso dar couve-flor, beterraba repolho e rabanete... para eles.
valeu

Guilherme Jacobsen disse...

Tenho uma periquita aki em casa q ela está dis o veterinario q é um tumor pq ela naum consiguiu botar o ovo ai o veterinario passo lubrificante e ela boto mas fico com um tumor e eu estou dando antibiotico e até q melhorou um pouco mas gostaria de saber se eu por ela pra cruzar de novo ela terá o tumor mais uma vez ?

vlw pela ajuda!

jcesardutra disse...

Guilherme esta fêmea não deverá mais ser usada para reprodução pois este problema vai piorar ainda mais. Ela pode até ficar com o macho porem sem caixa ninho senão ela vai tentar por e vai voltar tudo de novo.

jcesardutra disse...

Sem problemas henrique só não pode dar é alface e semente de maçã.

Pamela disse...

Vi essa semana 2 filhotinho de periquito australiano que estão com as patinhas abertas, não conseguem ficar em pé, e o dono disse que isso ja havia acontecido antes com outros filhotes, gostaria de saber o que poderia ser isso, há outros casais na gaiola e os filhotes são normais.

jcesardutra disse...

Lilian não é uma coisa exata que o último filhote não consiga sobreviver. Quando uma periquita põe muitos ovos daí a diferença de tamanho dos primeiros e dos últimos se for muito grande pode levar a ocorrer. Digo isto porque crio apenas periquitos de exposição e as fêmeas muito grandes são um pouco lerdas e acabam não dando conta de cuidar de todos e principalmente do pequenino. As australianas são mais dedicadas, alimentam melhor e elas sabem que tem os pequenos para alimentar. Acredito que ela faça o serviço direitinho. Se você tivesse uma seringa e uma sondinha própria poderia alimentar os maiores diminuindo a tarefa da mãe. Atualmente as casas de pássaros vendem este material e a papinha alcon que já vem pronta bastando apenas colocar água morna. Fora isso pode também ajudar oferecendo farinhadas para periquitos e acrescentar ovo cozido, cenoura ralada e beterraba relada. Pode também dar milho verde na espiga, isto enche rapidamente o papo dos filhotes sem ter que descascar muito alpiste e outras sementes. Só não deve abusar muito, pois alimentos com muita água algumas vezes desarranja um pouco os intestinos provocando diarréia. Estes alimentos úmidos duas vezes por semana já está bom, mas você vai observando e aumentando se tiver tudo certo. Quanto ao macho se não estiver atrapalhando deixa ele junto, mas se atrapalhar tira por uns quinze dias depois pode colocar de volta.

jcesardutra disse...

Henrrique a aveia é aquela que se compra em casa de pássaros.

jcesardutra disse...

Pámela filhotinhos com as pernas abertas pode ser devido a vários fatores que vão desde desnutrição até consangüinidade dos pais. Estes fatores vão enfraquecendo os periquitos e por fim começam a nascer filhotes com estes e outros problemas ainda piores. Este casal tem que ser afastado da criação para evitar filhotes deste tipo. E o tratamento é bem difícil, pois se não for detectado antes de um mês e ainda no ninho depois não volta mais ao normal. Talvez um veterinário especialista em aves, mas não é fácil encontrar. Algumas ninhadas com mais de seis filhotes faz com que eles fiquem espremidos no ninho aleijando os mais jovens.

felipe-sc disse...

ola julio. tenho um casal de periquitos, a femea botou 4 ovos , mais nao chocou passava o dia fora do ninho e so ficava no ninho a noite, passado 20 dias vi que nao havia nada nos ovinhos estavam secos, ai joguei fora neh/porque acontece isso? com quanto tempo agora ela podera por novos ovinhos?..............grato.. abraço

Lilian disse...

Obrigado pela sua resposta.

A fêmea e o macho tem 1 ano, talvez por ser jovem e agil de conta do recado, além dos grãos e ração eu coloquei o milho. Os filhotes estão com o papo cheio e ela alimenta desde que estes saem do ovo.

Estou colocando a ração mega zoo, para passaros em manutenção e muda, pois meus periquitos estavam com falta de calcio, a fêmea também da para os filhotes essa ração. Isso pode fazer algum mau?

Lilian disse...

Tenho outra duvida importante.

Eu vou comprar um viveiro maior para os periquitos do meu filho, em uma gaila mesmo sendo grande não cabem 8 periquitos.
Eu não pretendo colocar o ninho neste viveiro.
Minha pergunta é, eu tenho que manter no viveiro o mesmo numero de machos, para que não tenha briga, mesmo não querendo que se reproduzam?

jcesardutra disse...

Lilian as fêmeas quase sempre brigam na disputa pelos ninhos, por isso a orientação de colocar várias caixas ninhos de sobra no viveiro. Com o excesso de caixas elas se acalmam e criam maravilhosamente. Sem as caixas não há a necessidade de mesmo número de machos e fêmeas. Só pra você ter uma idéia, nós criadores de periquitos de exposição temos sempre muitos deles conosco e fora do período de criação, mantemos um viveiro grande com 20 ou 30 machos juntos. E noutro temos a mesma quantidade de fêmeas. Aqui no sul eles ficam assim de dezembro até maio. Isto evita que se acasalem de maneira não desejada pelo criador. Portanto se não é para criar é só deixar sem caixas e não importa se são casais ou não. Valeu?

jcesardutra disse...

Lilian ração mega zoo é ótima, dê sempre.

jcesardutra disse...

Felipe o tempo de choco é de 18 dias, e cada ovo que já contar com oito dias de choco muda de cor ficando opaco e podendo ver as veiazinhas dentro dele e até o coraçãozinho do embrião batendo, desde que observado através do foco de uma lanterninha. Mais uma ou duas semanas ela já vai iniciar outra postura. O ideal seria administrar um revitalizante alcon na água para melhorar as condições fisiológicas dela, observando a bula. Valeu?

felipe-sc disse...

valew pela ajuda..

Gabriela disse...

Eu tenho um casal de periquitos (branca e azul) Quanto tempo demora para eles terem filhos? Ja fal 1 mes q eu to com eles e eu fiquei curiosa
vc pode me ajudar?

junior disse...

julio cesar tenho um periquito femea ela não esta com o bico chocolate
Queria saber se e porque ela ja esta velha
ou porque e normal


ELA porde acasalar e reproduzi


MIM RESPONDE POR FAVOR

jcesardutra disse...

Junior cera de cor chocolate é uma circunstancia de um momento, ela pode voltar ao azul clarinho e depois achocolatar de novo. Para saber se está velha somente acasalando, e se ela botar ovos não estará velha. Pois fêmeas velhas perdem a postura, valeu?

jcesardutra disse...

Gabriela sugiro a você dar uma lida nos artigos publicados neste blog, eles são de grande ajuda para quem vai começar a criar periquitos. È uma criação muito fácil, mas existem vários detalhes que é melhor começar sabendo. Quanto ao seu casal, primeiro você tem que ter certeza que realmente são um casal, pois é muito comum as lojas afirmarem que sim e depois de perder um bom tempo descobrimos que não. Algumas pessoas mandam fotos da carinha deles para o meu e-mail e daí consigo ajudar na identificação do sexo e na cor dos futuros filhotes. Quanto ao tempo que levam para acasalarem e começarem a ter filhotes vai depender do momento deles, uns se aprontam logo outros demoram mais. Normalmente um a dois meses é suficiente para aparecer filhotes e daí pra frente não param mais até a quarta ninhada onde deveremos retirar a caixa ninho para descansarem e se recomporem. Não de alface e semente de maçã nem abacate, pois não é indicado e causa problemas na saúde deles. Não se separa o macho, pois ele ajuda na alimentação dos filhotes, e os filhotes quando estiverem comendo sozinhos poderão ser separados. E não esqueças: Leia os artigos publicados neste blog, pois com certeza teus periquitos agradecerão. Boa sorte!

Gabriela disse...

Obrigada

Gabriela disse...

Qual é o seu e-mail?

thiago disse...

olá! minha periquita botou 5 ovos a 18 dias ! ai nasceu o 1 filhote a 7 dias, e os outros ovos ainda não, acho que gorou os 4 ovos, porque que acontece isso ? tem que deixa o viveiro com iluminação?
tem que colocar algo para a mãe alimentar o filhote ?
qual a melhor maneira para que se evite que os ovos gore?

obrigado!!

lucas disse...

oi julio cesar tenho um casal de periquitos australino mais so que o macho não tenta crusa toda hora .queria saber si tem algum problema
atrapalar na reprodução ele ja e adulto e a femea tambem eles ja estõa fomados
ele tenta crusa com ela mais depois que ele ver que ela não que ele para


MIM RESPONDE POR FAVOR

hugo disse...

queria saber se era melhor para reproducao dos periquitos australianos um viveiro maior ?Por favor min responda julio?

hugo disse...

O viveiro é de 2 metros de comprimento e 1 de largura queria saber se era melhor. Porque eu estou com vontade de comprar um viveiro desse . O que qui vc acha?

jcesardutra disse...

Hugo quanto maior o viveiro melhor, só não coloca periquitos demais senão da no mesmo.

jcesardutra disse...

Hugo te coloca no lugar deles e ve que tipo de moradia você iria preferir, um viveiro cada vez maior ou um pequeno? Claro, né? Quanto maior melhor para eles. valeu?

jcesardutra disse...

Lucas não tem muito o que fazer pois alguns machos são demorados mesmo. Neste caso eu sempre troco por outro e mais tarde eu o aproveito para outra fêmea.

jcesardutra disse...

Tiago a infertilidade neste caso pode ser uma baixa temporária no número de espermatozóides do macho, na outra ele recupera. O bom será dar vitamina "E" para eles.

jcesardutra disse...

Tiago quando tem filhote devemos melhorar a alimentação deles acrescentando farinhada e ovo cozido.

jcesardutra disse...

Gabriela o meu e-mail é jcesardutra@yahoo.com.br

jcesardutra disse...

Hugo, muito bom este viveiro.

jcesardutra disse...

Hugo para os periquitos quanto maior o viveiro melhor. Não esqueças de muitas casas sobrando para evitar brigas mais graves das fêmeas.

Júnior disse...

Boa Tarde! Ser o periquito estiver em uma gaiola sem ser viveiro a femea bota o ovo?
Desde de já Muito agradecido!!!

hugo disse...

julio cesar queria saber se quando uma femea de periquito reproduzir uma vez é melhor deixar ela dicansar??????????????????????

por cauntos meses é melhor tirar a casinha?????????????????

cau vc acha melhor????????????????/

talita rocha de castro disse...

como eu corto as asas dos meus periquitos??? como eu sei se a femea ta com ovos na barriga???

yago disse...

julio cesar quando a femea de periquito esteve com o bico todo branco ela vai cruza e bota ovos fetios



MIM RESPONDE POR FAVOR

jcesardutra disse...

Yago desculpe mas não entendi o que seria ovos fetios (?) Se ela cruzar e botar não importa a cor do bico.

jcesardutra disse...

Talita eu sou contra cortar a asas dos periquitos, pois isto se chama mutilação. E não dura muito porque logo em seguida elas crescem de novo. O melhor seria procurares quem cria periquitos (bastante), pois sempre nascem uns filhotes com quedas nas penas das asas e os criadores vendem mais barato, pois isto é um defeito. E, além disso, são filhotinhos e já vem mansinho. Eu moro em Fpolis e sempre tenho vários assim, vendo pela metade do preço dos outros. E estes demoram bem mais para empenarem além do que tem uns que não empenam nunca mais.

jcesardutra disse...

Talita quando a fêmea esta para por ela começa a procurar bastante a caixa ninho e fica muitas horas lá.

jcesardutra disse...

Junior ela bota sim, mas só se você colocar a caixa ninho pra ela. Muitas pessoas não querem filhotes e nunca colocam a caixa, então eles ficam anos lá, mas não reproduzem. Valeu?

hugo disse...

ôô julio cesar por favor min responda

Elton john cruz furtado disse...

Eu queria saber quanto tempo os filhotes de periquito demoram a sair de seus ninhos porque os filhotes que nasceram aqui em casa estão demorando a sair de seus ninhos?

jcesardutra disse...

Elton é assim mesmo, tenha paciência quado estiver n hora ele sai ou os pais tocam ele pra fora.

higor disse...

ola!!!
tenho uma pequena criação de periquitos australiasnos e queria saber se quando eu colocar as fêmeas para reproduzir posso retirar o ovos que elas vão botar e colocar um ''index'' e ao final da postura colocar os que elas botaram para nascer todos de ma vez?
se isso for possivel como deve proceder?
Obrigado desde jáh

jcesardutra disse...

Higor até o terceiro ovo tudo bem e quando ela colocar o quarto você junta com os três que havia guardado e retira o indêz. mais que isto não é nescessário, valeu?

higor disse...

Obrigado, cesardutra
Eu sei que não é necessario, mas prefiro fazer isso, por que assim os filhotes nascem tudo no mesmo dia.
e se eu naum abusar vou lhe fazer outra pergunta.rsrsrs
queria aprender genética mas de uma forma bem mas simples ou seja um tabela de cruzamento de cores, como se fosse assim:
branco com verde= nasce verde claro, mas ou menos assim, se existir.
se puder me ajudar lhe agradeço.=]
desde ja Obrigado.

higor disse...

Obrigado, cesardutra
Eu sei que não é necessario, mas prefiro fazer isso, por que assim os filhotes nascem tudo no mesmo dia.
e se eu naum abusar vou lhe fazer outra pergunta.rsrsrs
queria aprender genética mas de uma forma bem mas simples ou seja um tabela de cruzamento de cores, como se fosse assim:
branco com verde= nasce verde claro, mas ou menos assim, se existir.
se puder me ajudar lhe agradeço.=]

LUCAS disse...

oi JULIO CESAR EU TENHO UM CASAL DE PERIQUITOS AUSTRALIANO MAIS A MINHA FEMEA BOTA O PE NO MACHO ,MAIS O MACHO NÃO INSITE EM CRUZA COM .O BICO DELA E TODO CHOCOLATE
DEVOR CONPRA OUTRO MACHO QUE QUEIRA CRUZA COM ELA

jcesardutra disse...

Lucas com certeza tem que trocar o macho por um mais adulto, este deve ser muito novo ou não gostou dela, acontece.

jcesardutra disse...

Higor eu também ando pesquisando para aprender sobre os cruzamentos. Porém não existe tudo em um lugar só, tem que pesquisar na internet e ir pegando por partes. É só você ir procurando por: genética em periquitos, herança ligada ao sexo em periquitos. Dominância em periquitos, periquitos recessivos e por aí em diante. Devagar você vai encontrando uma coisa aqui outra ali. Valeu?

fabiano disse...

é normal a femea de periquito regeitar a primeira ninhada?

rogerio disse...

Prezados, meus filhos querem criar alguns periquitos australianos e gostaria de que eles aprendessem a criar, antes de iniciar a criação. Por favor, poderiam me indicar algum livro que ensine a criá-los? De preferência que seja de leitura fácil, para crianças de 6 e 11 anos.
Obrigado.

jcesardutra disse...

Rogério se você explorar os artigos publicados neste blog vai ver que esta tudo aqui. Mas neste blog eu citei o livro : A criação de periquitos e seus cuidados, de Ademir Eugenio Lopes. Pra mim é o primeiro livro a ser lido, ele fala pouco, mas de tudo, e é simples de entender. E conforme for surgindo dúvidas, é só me perguntar que tenho bastante experiência para responder e também tenho bastante facilidade de recorrer aos meus mestres quando não tenho certeza. Valeu ?

jcesardutra disse...

Fabiano não é normal a fêmea rejeitar ninhada nenhuma, nem a primeira nem a segunda, nenhuma. Ou ela foi obrigada a fazer isso por alguma razão externa e cabe a voçê descobrir o quê ou esta com problemas de saúde. Valeu?

fabiano disse...

Muito obrigado...porque a femea regeitou 1 ovo mas coloquei de volta...ela colocou 5 ovos...ja passou do tempo de alguns nascerem...porque ela é uma femea australiana e o macho inglês...isso interfere em alguma coisa...??

thiago de jesus disse...

oi! gostaria de saber pq meu periquito australiano faz mais de 1 ano sem pocriar! elel já devem está bem velhinhos isso é caso de ñ pocriar? o q devo fazer? eles já tiveram varios filhotes e agora eles ñ acasalam mais qual é o problema?

lucas disse...

oi julio cesar queria saber se tem algum jeitos para que os meus periquitos se acasalem .Porque o meu macho tenta cruza ,mais não e insistente ele tenta uma ou duas vezes no dia,não quero compra outro porque eles ja estão se dando bem por favor mim de alguns dicas para eles cuzarem.A minha femea ela tem o bico chocolate e meu macho e azul.

Lisa. disse...

o macho não quer acasalar com a fêmea o que devo fazer.

Lisa. disse...

o macho não quer acasalar com a fêmea o que devo fazer e o macho da comida no bico dela.

Lisa. disse...

como ela bota ovo.

Lisa. disse...

Tenho um periquito de cor amarela e o outro cinsa que cor nasceram os filhotes.

jcesardutra disse...

Lisa só existem duas linhas de cor de periquitos: o verde, ao qual se inclui o amarelo, e o azul o qual se incluem os cinzas e os brancos. A linha verde é dominante logo se não portarem azul (ser filho de um pai ou uma mãe azul) dará tudo verde e no teu caso o verde cinza, porque o cinza mistura com o verde. O amarelo (lutino) amarelo de olhos vermelhos, só o macho pode dar uma filha amarela mesmo sua fêmea sendo de outra cor. Mas quando se tem uma lutina (fêmea) ela não consegue passar filho (a) lutina com um macho de outra cor (cor normal). Porque esta mutação (lutino) é ligada ao sexo, é um caso onde só os machos passam. Para obter machos lutinos ou albinos somente com um casal de lutinos ou albinos ou uma fêmea ino com um macho normal portador de ino (qualquer outra cor). Porem os filhos machos deste casal (o teu) serão portadores de ino (gem para o amarelo de olho vermelho, lutino e para o branco de olho vermelho, albino porque a mãe é lutina, (ino). Terias que dar uma boa pesquisada pela internet e ir pegando aos poucos, pois parece difícil, mas não é. Depois que sabemos quem domina e quem é dominado os resultados das proles podem até ser programados pois não fugirão a regra.
Ino .............................................lutino ou albino
Portador.......................................filho de pai ou mãe com aquela mutação
Verde............................................dominante sobre o azul, anula, só permite amarelo
Azul...............................................dominante sobre o albino, porém combina, permite.
Normal..........................................qualquer cor que não seja albino ou lutino
Pra fazer lutino dar albino..............cruzar com azul, pois o branco vem do azul
Os filhos machos dos inos ............serão portadores de ino (não importa a cor deles)
Os filhos dos verdes com azul .......serão portadores de azul.
Os cinzas ........................................são considerados azul, procedem como tal

Valeu? Tem que estudar não tem? Mas está tudo lá na internet, procurar por: Periquitos mutações, genética em periquitos, herança ligada ao sexo, dominância, recessivos e vai por aí a fora. Ninguém em lugar algum do mundo sabe tudo, cada um sabe um pouco.

jcesardutra disse...

Lisa tem que colocar a caixa ninho senão ela não vai por e se o macho está um pouco devagar é porque ele é muito novo como você mesma escreveu antes. Tchau! apareça no blog.

DAVI FRANCO disse...

Gostaria de saber como consigo a mutação do periquito azul cobalto mesclado com branco pois, acho lindo essa cor, qual o casal devo adquirir pois, tenho um macho arlequim australino recessivo e uma fêmea albina.

EDNILSON disse...

OLA DUTRA.. TENHO UMA DUVIDA TENHO 2 CASAIS DE PERIQUITOS A FEMEA DE UM DELES POS 4 OVINHOS, SO QUE NAO CHOCOU , ELA SAIA O DIA TODO DO NINHO, FICAVA SO ANOITE MESMO. O QUE PODE TER ACONETECIDO, PODE SER PELO OUTRO CASAL QUE TEM JUNTO NO VIVEIRO? DEVO DEIXAR SO UM CASAL POR VIVEIRO OU NAO, O VIVEIRO MEDE 2M POR 1.5M... GRATO

Ana disse...

Oi, tenho um casal a mais ou menos 2 semanas. Vieram com ovos mas não deu certo então retiramos. Ela parece está pra por, tem algo em formato de ovo perto da cloaca. Ela fica sempre entrando no abrigo e ele vai sempre atrás e ela acaba saindo. O q podemos fazer?.. O abrigo é de madeira e tem uma depressão redonda pros ovos, precisa mais de algo. obg

jcesardutra disse...

Ana é assim mesmo e se for ovo ela colocará. Deverá ser examinada apalpando o local para ver se é duro como um ovo ou é uma massa de gordura?

jcesardutra disse...

Ednilson com estas medidas do viveiro nã tem problemas a não ser que a outra fêmea invada a caixa dela e daí ela acaba abandonando. \estou estranhando ser apenas quatro ovos, como vês foi uma postura irregular. Talvez algum problema com ela que interrompeu a postura e não quis chocar. Tem que esperar a próxima para ver se melhora, enquanto isso dê uns tônicos para ela.

jcesardutra disse...

Davi Franco,
Quando você diz cobalto mesclado com branco eu fico em dúvida de qual periquito estas falando. Existe o Ar (arlequim recessivo) que pode ser de qualquer cor inclusive cobalto e se for cobalto terá as manchas brancas. (malhado) Uns são quase todo branco, outros tem mais cobalto. Há também os ADA (arlequim dominante australiano) que possui, mas partes do corpo azuis (cobalto) e não é manchado (malhado) este tem as pontas das asas brancas e manchas grandes no peito nas costas e atrás da cabeça. O ADA é dominante e com qualquer outro que acasale sempre conseguirás ADA direto. No caso do AR este que tens é recessivo então só consiguirás ar se colocares com outro ar ou um normal porem portador (filho de ar). Se tiveres um verde tem que ser filho de azul senão dá tudo verde, pois é dominante. A tua fêmea branca só serve para fazer filhos portadores de ar e depois poderás colocar o pai ar com uma filha daí terás AR. Se forem azuis os ar ou os ADAs, não importa o tom, as manchas serão brancas. Se forem verdes as manchas serão amarelas.

DAVI FRANCO disse...

julio te enviei a foto da mutação do periquito azul e branco.

rick disse...

queria saber ql melhor tipo e q cuidados devemos teer com as gaiolas. só tenho um casal de 6 meses, há algum problema se eles já tiverem tidos parceiros antes de ficarem juntos?
tenha um bom dia obrigado pela atenciosidade

jcesardutra disse...

Rick a melhor gaiola para eles é a maior pois quanto mais espaço melhor. Os poleiros de vez enquando tem que ser limpos, lavados com uma escova água e sabão ou até trocados pois acumulam sujeira. No fundo deve ter uma separação para que não pisem sobre as fézes e colocar um papel e trocá-lo a cada três ou quatro dias.Temos que cuidar para que não fique exposta ao frio e vento, isto sim é muito importante. Os periquitos se adaptam sempre a novos parceiros, mesmo que as vezes demorem um pouco e se tivermos pressa para acasalar o melhore é trocar. No caso dos teus que são jóvens é só esperar que se acasalam logo.

Yuri Rafael Rocha Araujo disse...

eu queria saber quando a femea esta com ovos dentro dela,porque o meu casal de periquitos australianos cruzaram muitas vezes e ainda nao botaram ovos,passaram-se muitas samanas e ela nao botou ovo ainda,mas ela so entra no ninho.Você pode me explicar porque que ela ainda nao botou um ovo?

Yuri Rafael Rocha Araujo disse...

eu queria saber quando a femea esta com ovos dentro dela.Eu tambem estou achando estranho que eles só acasalam mas a femea nao bota ovos.Passam-se semanas e ela nao bota nenhum ovo,isso é normal?

DAVI FRANCO disse...

Agradeço pela atenção disponibilizada.
Abraços.

hugo disse...

oi julio comprei um casal de periquitos australianos e minha femea botou 2 ovos e ela chocou todos. Depois dessa reproducao ela reproduziu 2 vezes e todos ela jogou todos ovos fora.

Que qui eu devo fazer?????????????????????????/

Como eu vou fazer ??????????????????????????????

Eo que eu vou fazer ??????????????????

Por favor min responda abraçosssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Yuri Rafael Rocha Araujo disse...

me responde logo porque eu ja estou perdendo a paciencia!

Daniel disse...

tenho um viveiro grande com 2 casais as femeas brigavam o tempo todo por causa das casinhas que eram 2, agora coloquei mais 2.. msm assim elas brigam d + porque elas estao assim?(elas ficam ciumando a casa da outra, quando uma entra a outra vai la fazer a confusao) gostaria de saber tbm o q faço pois uma está em volta do olho inchado, eu imagino q foi das brigas.. será q sara logo ou preciso fazer algo?

jcesardutra disse...

Daniel este é um comportamento terrível que algumas fêmeas têm. Normalmente a gente troca a fêmea mais agressora e a coisa acalma colocando uma nova fêmea no viveiro. Dá pra tentar separar e deixar a mais agressora no viveiro com o macho e assim que ela escolher uma caixa e começar a postura, ela começará a ficar mais tempo nesta caixa e não se interessará por outra. Daí então com três caixas sobrando você junta a outra e o macho e fica observando. Já fiz isto e deu certo porque a mandona já estava instalada e não perturbou mais ninguém. Valeu?

jcesardutra disse...

Yuri eu respondi, mas acho que a internet engoliu sua resposta. Depois que a fêmea é galada deve por em dois ou três dias. Se não aconteceu, é porque ela deve ser velha. Você dá um tempo ( + ou - um mês) e se não tiver ovos, ela deve ser trocada.

Yuri Rafael Rocha Araujo disse...

Obrigado.Vou esperar um mes,mas so mais uma perguntinha.Eu posso comprar uma femea e colocar na mesma gaiola q ela esta e a outra continuando na gaiola?

Yuri Rafael Rocha Araujo disse...

eu posso comprar a outra femea e a q ja estava la eu ainda posso dexa-la?

DAVI FRANCO disse...

Julio, cruzando a fêmea branca com arlequim australino amarelo, quais as prováveis cores dos filhotes? Outra dúvida é ,cruzando a fêmea branca com azul cobalto nascerá portador de ino ? Esses não terão manchas brancas, ou será que os filhos da segunda geração terão?
Obrigado.

jcesardutra disse...

Davi Franco
Vamos por parte: a fêmea branca é realmente uma albina? Branca de olhos vermelhos. Quanto ao arlequim, é verde e tem as manchas amarelas ou é azul e tem as manchas brancas. A cor dele é o verde e as manchas é que são amarelas (mesmo que ele seja mais amarelo que verde). No caso do outro Ar a cor é o azul e as manchas são brancas (mesmo que ele seja mais branco que azul). Um pouco parecido com isso são os ADAs, que são um pouco parecidos com o Ar, mas a dinâmica da genética é diferente. Os Ars são recessivos e os ADAs são dominantes. Isto é uma questão de terminologia, o mundo inteiro trata assim. Estou te explicando para que quando fores pesquisar entendas o que esse povo escreve, valeu? No caso de um Ar (o teu) ele é recessivo e todos os filhotes serão portadores de AR, mas nenhum Ar (malhados). Só se consegue Ar quando se cruza com outro Ar ou com portadores de Ar. Como ele é da linha verde (os amarelos também são da linha verde) então dominarão na cor sobre a tua fêmea que é albina e funciona como se fosse uma azul, portanto todos os filhotes serão verdes portadores de azul. Todos serão portadores também de Ar e os machos serão portadores de ar e ino. Ino é o gen. para lutino e albino. Como podes ver terás filhotes ótimos para cruzar depois por serem portadores de três coisas: azul, ar e (ino os machos). Vou encerrar esta resposta e responder a segunda á baixo.

jcesardutra disse...

Davi Franco. Só os filhos de um casal manchado (Ar) ou de portador de Ar nascerão manchados, pois sendo recessivos não aparecerão de outra forma. Quanto a tua lutina, se cruzares com um normal cobalto só os filhotes machos serão portadores de ino. Esta mutação é chamada sexo ligado, e só os machos passam filhos inos fêmeas direto e machos portadores mesmo acasalando com uma normal. As fêmeas ino acasaladas com um normal só passam filhos (machos portadores).

Ana disse...

Olá! minha fêmea pôs, em qt tempo vai ter filhotes?

obg

Regiane disse...

Ola! tenho um casal de periquito australiano e a fêmea colocou 03 ovos, estava tudo normal e os filhotes prontos para sair do ninho, mas não sei por que os pais quase matam um dos filhotes. fiquei desesperada o filhote ficou muito machucado e sem uma parte da cabeça, mas ainda está vivo. o que devo fazer para que não aconteça mais com os outros dois?
obrigada!

luan disse...

a minha duvida e o seguinte eu
acbei de ganhar um casal de periquitos australianos sexta feira passada
e a femea veio com uma patinha quebrada
a pergunta e o seguinte : tem como comcerta a patinha dela ?
porfavor mim responde ou qualquer coisa mim manda a resposta pelo o ymail :luan.veras@hotmail.com

DAVI FRANCO disse...

Julio obrigado pelas informações. Mas, depois que vc falou que albina tem que ter olhos vermelhos, reparei a minha fêmea branca e ela não tem .Seus olhos são da cor do olho do arlequim, ela tem umas rendinhas na asa muito clarinhas, quase não da para ver. Parece uma renda mesmo. O meu arlequim é mais amarelo do que verde e as pontas das asas e a calda, são brancas. O outro periquito que eu tenho é filho dele com uma cinza com a cara branca ,ele nasceu quase todo amarelo, apenas uma mancha cinza no dorso e umas pintinhas negras. Qual vc me aconselha a acasalar com a fêmea que eu achei que era albina?. *** Desculpe por estar fazendo perguntas recorrentes, é que eu confio em sua experiência e conhecimento!
Mais uma vez, muito obrigado!

julior disse...

julio cesar comprei uma feme de periquitos o bico dela esta todo chocolate mais se passaram dois meses que eu comprei agora o chocolate esta se acabando.Ao lado da narina esta o pouco azuul sera que e macho

lucas disse...

julior cesar minha femea esta comecando a entra no ninho sera que ela vai bota algum ovo

julior disse...

oi julio comprei uma femea de periquito a dois meses o bico dela esta todo chocolate agora esta acabando o chocolate.ao lado da narina esta o pouco azul sera que e macho

tayna disse...

Oi , queeria sabeer o seguinte : com quanto tempo eu a posso peegar o filhotinho de peeriquito para
criian em minhaa mao , ou sera qe devo esperar completar 1 mes para a mae nao o rejeita-lo

jcesardutra disse...

Tayana por garantia só deves pegar para ficar treinando eles quando estiverem comendo sozinhos, pois se devolveres á gaiola e ela não tratar mais, ele pode se virar sozinho. E tambem antes disso eles são muito medrosos e ficarão assustados, o que não impede de pegá-los uns minutinhos e depois devolver ao ninho. Valeu?

jcesardutra disse...

Julior a fêmea só bota quando seu oveiro tiver preparado a série de ovos daquela postura, algumas vezes ela fica entrando e saindo na caixa por um ou dois meses e só vai botar quando estiver pronta. Em outro momento ela está quente e está com a cera marrom, porém por vários motivos ela pode esfriar e sair daquela fase chocolate cabe a você ficar de olho nela e ver qual o motivo. Porém os machos não ficam com a cera chocolate nunca, nem marrom.

jcesardutra disse...

Lucas quando a fêmea começa entrar no ninho é porque ela sabe que seu organismo está se preparando para uma futura postura, só que não podemos precisar o tempo, mas está na hora de caprichar na alimentação para fortalecimento dela e melhoramento dessa postura. Valeu?

jcesardutra disse...

Davi Franco se esta fêmea cinza deu um filhote manchado (Ar) então é porque ela é portadora de AR. Esta é melhor para o um macho AR, pois tirarias Ars machos e fêmeas. Quanto a esta branca não estou conseguindo identificar, se você me mandasse umas fotos deles todos ficaria mais fácil . Me parece que eles tem um bocado de mistura, o que é bom pois terás filhotes de varidas cores i tipos. se quiseres mandar fotos mande para jcesardutra@yahoo.com.br Valeu?

jcesardutra disse...

Tayna se for só pegar uns minutos edepois devolver ela não vai rejeitar, mas só deve retirar o filhote do ninho definitivamente quando ele estiver comendo sozinho á pelo menos uma semana. Não se preocupe que ele ficará bem mansinho.

jcesardutra disse...

Luan se a patinha está quebrada tem que ser imobilizada urgentemente para não ficar torta- Use esparadrapo melhor se puder pedir ajuda a um profissional da área ou um criador mais experiente.

jcesardutra disse...

Regiane retire a fêmea e deixe o macho terminar de criar sozinho é ela que está qurendo começar outra ninhada e ataca os filhotes.

Yuri Rafael Rocha Araujo disse...

eu estou querendo saber: se a minha periquita nao botar ovos eu posso comprar outra e deixando a outra perequitinha na gaiola?

DAVI FRANCO disse...

Julio pedi um amigo para tirar as fotos.O pior que empresteu a cinza com a face branca para minha prima e ela fugiu, só tenho um filho dela. Desta cria nasceram um idêntico a esse que eu tenho, uma cinza com a face amarela e uma azul com as pontas das asas e a calda branca e com mancha branca na cabeça. Agora só tenho a fêmea branca que eu achei que era albina e os dois arlequim que te falei.
Obrigado.

Yuri Rafael Rocha Araujo disse...

me responda!

jcesardutra disse...

Yuri se fizeres isto sera brigas na certa, somente um casal por gaiola.

luan disse...

vc tem msn para ficar mas façeis de nos comunhicamos melhor pq eu nao se se a patinha que esta quebrada eu nao tenho certesa
eu gostaria de mandar fotos para vc pra ficar mas façil de vc entender

jcesardutra disse...

Luan este tipo de coisa fica difícil á distancia. Você deve mostrar para alguem ai mesmo, os criadores de canários tem experiência para te ajudar. Não tenho msn mas se a patinha está suspeita de fratura então tem que ser imobilizada, reforçada com esparadrapo e a ave tem que ficar em uma gaiola pequena sem poleiros para não forçar.

Yuri Rafael Rocha Araujo disse...

Obrigado.

luan disse...

hoje de manha arcodei com minha mae falando que o passaro amarelo que no caso o macho tinha morrido fiquei doido quando fui ver os olhos deles nao estavam mas la dentro oque vc acha que poderia ter arrancardo os olhos deles ?

agora ficou somemte a femea e bom eu ir atraz de um passaro logo pra ela ?
o boom pq ainda e filhote

Daniel disse...

tenho no viveiro 2 femeas e um macho, comprei um 2º macho pra por la, so q um dia antes o 1º macho cruzou com as duas femeas, e quando coloquei o 2º macho eles se estranharam, hj pela manhã descobri q o 2º macho estava com ferimentos na cabeça, entendi q eles brigaram serio, dai eu colokei ele em uma gaiola, mas preciso saber se é pra por ele de volta so quando nascer os filhotes das duas femeas? pois o 1º macho é mto ciumento, as femeas ainda ñ botaram ovo, mas ñ quero por o outro periquito de volta agora... o q faço!!!!

jcesardutra disse...

Daniel nunca se sabe realmente como os periquitos vão agir, a gente só pode ir experimentando aquilo que já deu certo. Eu colocaria uma delas na gaiola com o macho novo e colocaria uma caixa ninho porque acredito que um macho e duas fêmeas não dá certo mesmo no viveiro.

jcesardutra disse...

Luan só estavam os dois lá? Então confirme examinando ela pois deve estar com marcas de sangue no bico. Aredito que o que morreu era fêmea tambem e por isso a outra atacou para defender algo que achava estar em seu domínio. Quando tem duas fêmeas e uma caixa ninho isto acontece muito.

luan disse...

nao mas era uma femea e um macho
eu achei ate que poderia ser isso mas nao e de que meus pais colocaram
veneno pra ratos eu morreu 1 rato sera que o outro rato sentio falta e foi atacar o passarinho entendi issso que veio na minha cabeça mas nao e
nao gaiola tinha uma fema e um macho o macho que morreu agora so ficou somemte a femea com a patinhga dela machucada
quando vc falou que tenho que colocar exparadrapo na patinha dela eu coloquei hoje quando eu devo tirar ?

luan disse...

a cara mas uma duvida posso misturar minha femea que tem a patinha machucada com periquito normal? verde e amarelo?

luan disse...

estou bastante triste por ele ter morrido

jcesardutra disse...

Luan eu te expliquei que ela tem que ficar sozinha por uns oito dias depois retira o esparadrapo e vê se melhorou dai sim pode colocar com outro, pois quanto menos ela se mexer melhor para curar.

luan disse...

oque poderia ser que matou ele ?
pra arrancar somente os olhos

jcesardutra disse...

Luan esta é difícil e somente você que cuida deles éque pode saber. Tá parecendo coisas do ET de Varginha ou do chupa cabra.

michael disse...

Oi, minha kika já deu tres ninhadas e em cada ninhada com 8 ovos mais só sobrevivem 5 periquitos, pois quando os utimus nascem os promeiros já estão impenando, então os pais não dão de comer aos que nasceram por utimo. Quero saber se na proxima ninhada eu posso tirar os ovos e devouver somente quando ela tiver ponho todos os ovos e onde devo consservalos até lá? pode ser na geladeira?

luan disse...

agora de tarde quando eu cheguei do colegio eu nao tinha nen colocado a raçao pra ela ainda ela tava comendo o resto da raçao ai eu vi depois que ela comessou a comer uando terminou ficou do lado da gaiola depois ela comseguiu subir no puleiro com a patinha ainda com o esparadrapo ficou lar ai mim admirei pq ela nao ficava depois quando cheguei proximo dela ela ficou assustada e subio pro outro puleiro de plastico eu acho que sua ideia ta melhorando a minha femea brigado.
e melhor colocar puleiros de madeira ou de plastico mesmo ?
brigado
descupe esta perguntando isso sucessivamente

jcesardutra disse...

Michel por favor, na geladeira não! E não deve retirar todos, mas somente os três primeiros. Guarde em uma caixinha com a proteção de algodão, antes de pegá-los lave bem as mãos com água e sabão e então pegue com muito cuidado, pois quebram com facilidade. Deixe em temperatura ambiente e quando ela colocar o quarto você coloca junta os três lá que dará tudo certo. Pode se usar um ovo plástico que vendem nas casas de pássaros deixando com ela o tempo todo e quando for juntar os três ou até quatro daí retira o de plástico.

luan disse...

vc acha que ta melhorando a sua ideia ?

jcesardutra disse...

Luan eu lembro que havia te orientado em deixar a ave com suspeita de fratura na perna numa gaiola pequena, sem poleiros para ela não forçar e a água e comida bem perto no chão da gaiola. Quanto aos poleiros tanto faz se de madeira ou de plástico, mas o importante é que sejam lavados períodicamente.

Guilherme disse...

Gostaria de uma ajuda e opinião do Sr. Moro na cidade de Formosa no interior do Goias e comecei a poucos meses a criação de periquitos australianos. Construi em minha casa um viveiro de 2,0m x 2,0m x 1,8m de altura e coloquei 10 femeas e 10 machos, num total de 20 periquitos. Em minha cidade não existe ninguem com experiencia na criação dos bichinhos então a minha única fonte de consulta é a internet e por isso temo pela veracidade das informações que encontro. Vi em um sit que antes do acasalamento deve-se dar vermifogo e logo apos um complexo de vitaminas, isso é verdade?! Qual seria o nome e onde eu encontro esses itens? E devido a grande experiencia do Sr. tambem gostaria de saber se esse espaço é suficiente para todos os periquitos, se eu posso colocar mais ou se eu devo tirar alguns? Desde já agradeço por sua atenção!

jcesardutra disse...

Guilherme vou te explicar, mas seria bom dares uma olhada nos artigos que publiquei neste blog, pois tem respostas completas para as tuas perguntas. Primeiro eu acasalo em gaiolas e assim que os casais vão se formando eu vou soltando no viveiro. Quando todos estão no viveiro, ainda sem as caixas, eu dou avitrin vermífugo, conforme a bula e depois dou um revitalizante da alcon também seguindo a bula (muitos criadores dão vitagold). Daí sim eu coloco as caixas, todas de uma vez e em número bem superior ao número de casais. Esta formada uma colônia e não pode entrar mais nenhum para evitar as brigas. O teu viveiro é bem grande, muito bom, mas raciocina comigo: vamos supor que cada casal de quatro filhotes. No viveiro já existem vinte (os casais) mais quarenta filhotes que ao sair do ninho ficarão algum tempo no viveiro então serão sessenta! Se der outra rodada igual vai para cem ou mais até que retire os novos de lá. Estou dizendo isto para pensares no espaço no futuro, na limpeza, nas caixas de comida, nos poleiros, e nas brigas. Acho que oito casais seria mais interessante e os novos poderiam ficar mais tempo neste viveiro. A não ser que consigas encaixar quinze caixas e logo que os filhotes estejam comendo por conta própria consigas colocá-los em outro lugar. Também tem outra coisa, nem sempre dão certos os dez casais, às vezes sobram alguns que acabam não se acasalando, por isso eu formo os casais fora antes. Boa Sorte

luan disse...

kara quando foi hoje de manha a porra da minha mae foi colocar comida pra ela e deixou a portinha aberta e ela se foi
pra onde vc acha que ela foi ?
pra um lugar mas verde ?seilar

junior disse...

julio cesar tenho o casal de periquitos australiano o meu macho ele não tenta cruza com a femea.o meu amigo tem o casal de periquitos australiano ele ja reproduziram mais so que infelismente a femea morreu resolvi compra o macho por que ele e bom cruzado mais agora que ele esta la no meu viveiro ele não que cruza sera que ele esta sentindo falta da femea se for isso ele voltara a se crusado de novo



POR FAVOR MIM RESPONDE

jcesardutra disse...

Junior é importante confirmar se realmente formou um casal, ou seja se o teu é fêmea e o que comprastes dele é macho mesmo. Ás vezes eles nos enganam. Mas então tendo certeza acredito que o periquito dele vai demorar um pouco para aceitar outra fêmea, uns levam até 30 dias e ainda assim existem outros que não se adaptam a qualquer fêmea, tem que ter um pouco de paciência e esperar. Podes é retirar ele e oferecer outro se ela aceitar então troca. Eu já tive uma fêmea que só depois do quinto periquito que passou pela gaiola ai então ela aceitou.

ELIANE disse...

Ola!
Tenho um casal de piriquitos, a primeira vez que ela botou, colocou 4 ovos, ela ficou no ninho como se estivesse chocando, dai um dia fui olhar nao tinha mais ovo, achei dois caindo na gaiola e devolvi no ninho, mas na mesma hora ela jogou um de volta na gaiola, achei que ela ia chocar o que ficou e quando verifiquei novamente nao tinha mais ovo, acho que ela comeu.
Me disseram que eu tenho que tirar a femea e deixar o macho chocar isso eh verdade?
porque ela colocou mais sete ovos e nao queria que acontecesse novamente.
Por favor me diz o que devo fazer, nao quero perder esse ovos....

carlos alves disse...

qual e a temperatura k o local onde o piriquito vive tem de estar??

carlos alves disse...

ou k temperaturas pode variar??

Ana disse...

Olá! minha fêmea pôs, em qt tempo vai ter filhotes?

obg

Ana disse...

Outra coisa, o macho de vez em quando entra na caixa pra ficar com ela mas as vezes ele entra e ela sai. É melhor tirar ele? ou é normal?

michael disse...

minha periquita aida tava cohcando, minha mãe foi botar comida e deixou o macho fugir. você acha que ela cossegue alimentar todos os folhotes só?
ou é melhor eu comprar imediatamente um macho novo?

jcesardutra disse...

Se forem mais de três filhotes é bom você ajudar com uma seringa ou até com seringa e sondinha direto no papo. Usar a papa para filhotes de psitacídeos da alcon, basta misturar com água morna e injetar. Ajude também colocando milho verde, na espiga e farinhada misturada om ovo cozido pois facilita a ela encher o papo dos filhotes. Caso contrário a coitada vai passar o dia todo descascando alpiste..Dê também aveia .

jcesardutra disse...

Ana o melhor é não mexer, deixa eles lá juntos. Só se separa em caso de brigas. Quanto a filhotes, cada ovo leva 18 dias para deascascar mas a partir do sétimo dia já pode ser observado com a ajuda de uma lanterninha se tem algo nascendo dentro do ovo. Dá pra ver as veias fininhas e até um coraçãozinho pulsando. Não precisa pegar o ovo, basta colocar o foco sobre ele e de preferência com um pouco de escuro para contrastar.

samuel moura disse...

Bom dia,estou com um casal de periquitos australianos,nasceram 6 filhotes , e é a sua primeira postura , quanto tempo depois que os filhotes começarem a catar eu posso coloca-la para reproduzir novamente? Desde já muito obrigado!

Yuri Rafael Rocha Araújo disse...

Ei lebra de mim,se lembrar a minha periquita botou um ovo mas eu acho q ela vai botar + 2 ovos!

Ana disse...

Obrigada

carlos alves disse...

sr, julio cesar, eu quero fazer um viveiro de periquitos num local ao ar livre...mas a nao sei se devo fazer por causa do frio...

acha que devo fazer ou nao??'

rep pff

jcesardutra disse...

Carlos Alves o frio e os ventos no inverno são bastante nocivos para os periquitos, porém podes fechar com lonita plástica transparente todo o lado que fica voltado para onde o frio incomoda mais. No sul do Brasil o pior é o vento sul gelado no inverno. Com esta lonita plástica transparente a claridade entra mais o frio não. E no inverno cubra totalmente. Antes de soltar os periquitos no viveiro faça uma inspeção neles, pois será mais difícil tratá-los depois, por exemplo, passar medicamentos para sarna, piolhos, etc, tendo que pegá-los um por um novamente. Porque quando nos compramos não sabemos exatamente como estão e acabam contaminando todo o plantel. Se pensares em criação tem que cuidar para não colocares muitos casais para o espaço, pois irá estressá-los e ficarão doentes. Também o número de caixas ninhos tem que ser sempre superior ao número de casais para evitar a briga entre as fêmeas na disputa pelas caixas.

jcesardutra disse...

Yuri eu acho que ela vai botar muitos outros depois.

jcesardutra disse...

Bom dia,estou com um casal de periquitos australianos,nasceram 6 filhotes , e é a sua primeira postura , quanto tempo depois que os filhotes começarem a catar eu posso coloca-la para reproduzir novamente? Desde já muito obrigado!

Samuel moura quando os filhotes estiverem comendo sozinhos podem ser retirados para outro local, deixando que o casal inicie outra ninhada. Mas enquanto estão sendo alimentados desde o dia em que nasceram devem ficar com o casal. Não se separa a fêmea do macho pois ele ajuda a alimentar os filhotes.

ednilson disse...

Boa noite, Julio, tenho um casal de periquitos, a femea iniciou a postura, a 3 dias atras, so que ela ja fica a noite no ninho e durante o dia nao, isso nao vai fazer com que gorem os ovinhios?
ou e assim mesmo que funciona, ela colokou o 2 ovinho hoje,,, abraço.

Henrique disse...

oi dutra...
vai completar 2 meses que comprei meu casal de piriquitos...
e a femea ainda nao botou um ovo... queria saber se isto esta certo... ou se ha algum problema...!!!
agradeço, ate mais!

jcesardutra disse...

Henrique as vezes demora mesmo, e eles estão se dando bem?

jcesardutra disse...

Ednilson a gente costuma dizer que a natureza é sábia e ela sabe o que está fazendo. É por isso que muitos criadores usam um ovo indez, de plástico e deixam apenas este no ninho até o quarto ovo ser posto. Eles guardam em um recipiente limpo e protegido por algodão e depois que ela põe o quarto então se retira o ovo de plástico e colocam-se todos juntos. Neste momento ela já estará mais choca e ficará chocando por mais tempo e os filhotes descascarão mais junto sem muita diferença de tamanho.. Mas se os dias estiverem quentes não é obrigatório que ela fique todo o tempo lá, e ela sabe disso, fique tranqüilo.

ednilson disse...

ok..valeu pela ajuda, assim fico mais tranquilo.. abraço

Henrique disse...

bom dutra...
ate agora eles nao apresentaram nenhum problema, como brigas.
mais tbm nao vi eles se acasalando.
valeuw

leonardo disse...

Dutra...
È normal o macho entrar na casa onde a femea bota?
obrigado

jcesardutra disse...

Leonardo é claro que sim pois o macho leva comida para ela e depois comida para os filhores.

noemi oliveira de barros disse...

Olá, hoje fiquei desesperada com o meu casal de periquitos .a fêmea está com uma ninhada de tres filhotes de cerca de um mês que ainda estão na caixa, só que hoje ela atacou o macho de tal maneira que não sei se ele sobreviverá, ela arrancou todas as penas da cabeça dele e ainda furou um dos seus olhos, fiquei impressionada com a quantidade de sangue. fiz um curativo no macho e o separei da fêmea e retirei os filhotes da caixa.
porque isso aconteceu? existe mais alguma coisa que devo fazer? devo arranjar outro macho para essa Fêmea? desde já agradeço.

noemi oliveira de barros disse...

gostaria também de saber se a femea continuará a alimentar os filhotes sózinha? e se devo coloca-los de volta na caixa, tenho medo que ela judie deles!!, e o macho pode ficar sózinho se ele melhorar?

jcesardutra disse...

Noemi passe um antisséptico nos ferimentos dele e deixe-o sozinho porque a fêmea alimenta os filhotes sem ele. Se ele voltar para ela agora ela o mata. Tem fêmea que faz isso, quando os filhotes estão grandinhos ela ataca o macho ou as vezes até os filhotes mesmo. Se voltares a criar com esta fêmea terás que ficar atenta aos primeiros sinais para retirar o macho pois ela fara de novo.

Junior disse...

Olá boa tarde, tenho um casal de periquitos australianos, e os mesmos entraram em época de reprodução, a fêmea colocou 5 ovinhos e nasceram 3 filhotinhos os quais os mesmos depois de algum tempo foram encontrados mortos dentro da caixa. Pelo jeito que foram encontrados pareciam que foram pisoteados e morreram sufocados. É normal isso? pois foi a primeira cria deles, e se não, o que fazer para evitar esse problema? Devo aumentar o tamanho da caixa de reprodução ou não? Aguardando resposta!!! Agradeço desde já a compreensão!!!

marta disse...

Julio como vai tudo bem ? Tenho uma dúvida tive um periquito australiano que tinha 3 cores azul cobalto,branco e amarelo,mas ele morreu. Qual a mutação que posso fazer para tentar um parecido com esse? essa mutação é difícil ou fácil de conseguir pois, nunca mais vi um periquito dessa cor.

jcesardutra disse...

Marta na realidade seu periquito era um face amarela cobalto. O problema é conseguir outro face amarela, podendo até ser azul claro daí é só cruzar com um cobalto ou um verde escuro ou um violeta. Logo logo aparecerá um cobalto face amarela.

jcesardutra disse...

Marta estava olhando sua pergunta e talvez não tenha entendido qual era exatamente o seu periquito pois os azuis, cobaltos ou não , todos tem o babador branco (no peito), e a face amarela é uma mutação á parte. Mas seu periqito se fossê um arlequino cobalto (malhado) ou um ADA cobalto poderia também ter estas tres cores "sê" face amarela também. Portanto seja lá qual tivesse sido seu cobalto o segredo é conseguir um azul face amarela e depois cruzá-lo comforme descrevi acima.

marta disse...

Julio pelo que eu entendi, fazendo o cruzamento indicado consiguirei o periquito de 3 cores ,mesmo sendo ADA ou um malhado? Gostaria de solicitar outra informação qual a mistura indicada (% das sementes) para periquito antes e durante procriação. Pois já apliquei o vermífugo avitrin e estou aplicando avitrin complexo vitamínico. Tenho essa dúvida pois meus perquitos sempre estão mudando de pena, pois não mantenho a(%) nem as mesmas sementes . Será que tem relação com a queda das penas ? é aconselhável coloca-los a reproduzirem nesta condição ou esperar que se abituem com a nova mistura que vc me indicar?
Obrigado.

eduardo sales disse...

boa tarde gostaria de saber com quanto tempo uma periquito bota o primeiro ovinho

lucas disse...

qua e a epocade a casalamento do periquitos autraliano

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 631   Recentes› Mais recentes»