Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Alimentação de Periquitos

Criador de Periquito InglêsParte I: Linhas Gerais

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês.

O periquito australiano é essencialmente granívoro, isto é, comedor de sementes e o que ele mais gosta é de alpiste e painço. Quando está livre na natureza (lá na Austrália) ele tem a possibilidade de buscar as sementes que prefere e nessecita. Porém quando vive em cativeiro depende totalmente da responsabilidade e bom senso de seu dono que tem a obrigação de fornecer uma dieta saudável para que ele possa se manter em boas condições físicas.

Existem dietas de manutenção, de criação (com filhotes), de recuperação, de engorda, de emagrecimento, etc. Portanto, periquitos devem ser alimentados adequadamente para cada situação em que se encontre. Veremos primeiramente alguns detalhes importantes que facilmente são esquecidos:

O periquito precisa de espaço suficiente para que possa voar, pois só assim se exercitará e evitará a obesidade que fatalmente o adoeceria. Como os pássaros e as aves não possuem dentes precisam de areia limpa para que a sua "moela", com o auxílio desta areia, possa triturar os alimentos.

Periquitos precisam de folhas verdes como couve, chicória, agrião, espinafre, almeirão, folhas de cenoura, etc. O alface não deve ser oferecido pois contém propriedades purgativas (laxante). A água tem que ser fornecida em bebedouro limpo, trocada diariamente e nos dias quentes de verão até duas vezes para que a água permaneça fresca e de boa qualidade.

Alpiste com painço formam o maior percentual da mistura que deve ser completada com niger, aveia e linhaça em menores proporções. Existe no mercado alguns granulados coloridos e bem atrativos que devem ser incorporados a mistura. Um bom exemplo é o Alcon clube periquito indicado também para outros psitacídeos (pássaros de bico redondo).

Quando vierem os filhotes devemos oferecer em um recipiente a parte uma porção de farinhadas tipo papa de ovo que também são encontradas prontas em embalagens especiais e a granel. Para melhorar a nutrição dos filhotes e facilitar o trabalho dos pais podemos acrescentar ovo bem cozido (vinte minutos de fervura em fogo baixo), amassado juntamente com um pouco de arroz integral ou parboilizado cozido sem sal nem gordura. Esta mistura é muito boa podendo ser acrescentado também cenoura e beterraba ralada e ser oferecida três vezes por semana, porém por conter ovo não deve ficar por mais de duas horas exposto ao tempo no verão e meio período no inverno, pois poderá azedar. Mesmo após separados dos pais os filhotes devem receber esta mistura para obter um bom desenvolvimento.

Pássaros adultos fora da criação basta uma mistura com 50% de alpiste, 30% de painço, 5% de aveia, 5% de linhaça e 10% de niger, (aproximadamente). A aveia deverá ser utilizada em maior proproção quando estiverem com os filhotes. Quando um periquito apresentar diarréia, deve ser isolado e afastado destes alimentos ficando Inicialmente e por dois ou três dias apenas com painço e água, porém deverá ser procurada ajuda rapidamente e um medicamento bem indicado é a NEOSULMETINA gotas.

107 comentários:

luan manoel disse...

Dr. júlio césar queria sabre o que eu faço,tem uns 3 meses que eu tenho tres casais de periquitos todos acasalados mas nunca nehum reproduziu eles cruzam normal mas ela só fica entrando no ninho não sei se já tem ovo porém me mande a resposta urgente.

GUSTAVO LEÃO BARBOSA DOS SANTOS disse...

TENHO UM CASAL DE PERIQUITOS E ELES GOSTAM BASTANTES DE AVEIA, SEGUNDO O SENHOR DE TANTO ELES COMEREM AVEIA PODEM TER DIARRÉIA NO VERÃO.
MASA TODO VERÃO ELES NÃO TEM NADA E NENHUMA EPÓCA DO ANO ELES NUNCA FICAM DOENTE.
GOSTARIA DE SABER TAMBÉM SE ELES ESTÃO BEM ACOMODADOS EM UMA GAIOLA DE 64 CM DE COMPRIMENTO, 30 DE LARGURA E 40 DE ALTURA?

Isabel disse...

Eu tenho um casal de piriquito, e gostaria de saber se quando a fêmea por os ovos e estiver chocando eu preciso separar a femêa do macho?
Tem algum mês específico para a fêmea começar a por ovo?
A aveia que deremos para os bichinhos é a comum comprada em mercado?

obrigada

Regina disse...

Eu tenho um casal de piriquito, e gostaria de saber se quando a fêmea por os ovos e estiver chocando eu preciso separar a femêa do macho?
Tem algum mês específico para a fêmea começar a por ovo?
A aveia que deremos para os bichinhos é a comum comprada em mercado?

lucinda disse...

tenho 15 piriquitos sendo fruto de 3 casais que comecei.gostaria de saber qual a medicaçao para a epoca de acasalamento para q os ovos nao venhaam a gorar isto e: os ovos secam e nao nascem

jcesardutra disse...

Lucinda, primeiro eu dou um tratamento geral com vermífugo, depois eu trato com vitamina "E" conforme orientação da bula. Ambos os medicamentos eu uso da AVITRIN. Depois sim eu os acasalos e coloco para procriarem. Quanto a fertilidade do casal é um pouco mais complicado pois existem diversos fatores que influenciam nesta situação. No caso dos seus periquitos que já estão criando eu recomendo vit. "E" e boa alimentação. Estarei publicando em seguida aguns artigos bastante interessantes sobre este assunto, procure acompanhar no blog. Boa sorte, Julio.

Felipe disse...

ola amigo

estou com um problema serio e até agora não consegui resposta. Eu possuo um viveiro pequeno com 22 casais procriando, em alguns ninhos eu percebi algo de errado, as fezes dos filhotes estão moles gerando quase um lodo no fundo do ninho, e tem mais, alguns ninhos onde as fezes estão normais alguns filhotes, geralmente os mais novos ficam fracos meio morimbumdos, moles, sonsos e alguns com uma aparencia escura, e em cerca de dois dias eles morrem. O que eu nao entendo é que são filhotes que antes disso tem uma aparencia boa e derrepente aparecem estes sintomas, geralmente aos 20 dias de vida. Bom espero resposta meu amigo pelo meu e-mail, se caso não possas me ajudar pesso que me indeque quem possa sanar este problema! Obrigado

Felipe disse...

gruporelf@gmail.com

jcesardutra disse...

Felipe, o erro está em colocar 22 casais num viveiro pequeno. Deveria ser um viveiro enorme e tudo melhoraria .Muita água no ninho ? Parece se tratar de enterite (diarréia) por excesso de restos de alimentos no chão do viveiro. Acontece também que algumas aves são portadoras de doenças e nem sabemos pois em um ambiente limpo, com menos periquitos, com muitos cuidados na alimentação elas até vivem e criam normalmente sem desenvolverem as doenças. Porém em um ambiente com periquitos demais, tudo de errado acontece. Eu não conheço teu viveiro, nem sei dos cuidados profiláticos, tipo limpeza, alimentos, ventilação, calor, frio, ventos, estresses, etc. Mas te adianto com toda certeza: 22 casais é muito, mesmo para um viveiro de no mínimo 10 m quadrados. Se deres uma olhada nos artigos que tenho publicado poderas encontrar bastante respostas. Te asseguro que com a metade desses casais em um ambiente menos estressante conseguirás mais filhotes e com saúde. Abraços Julio.

Sérgio disse...

Olá como vai tudo bem.
Comecei minha criação ganhando uma fêmea e comprando um macho na loja.
Após algum tempo juntos começaram a procriar em uma gaiola de metal, onde nasceram cinco filhotes, na segunda cria nasceram quatro.Assim que ficaram dependentes os separei em uma gaiola um pouco maior devido serem cinco. Após algum tempo notei que haviam dois machos e três fêmeas, formando assim dois casais e uma ficou sobrando que por sinal foi a que nasceu com a tonalidade mais amarelada. Quando percebi que estavam querendo procriar coloquei um ninho na gaiola onde um casal deu cria, porém a fêmea que estava chocando brigava muito com a outra fêmea que formava par com o outro macho. Quando percebi as brigas tive que separá-las, colocando o casal que chocava em outra gaiola. Mas acho que troquei os machos na hora de separá-los, pois o mesmo não ajudava a fêmea no sustento dos filhotes fazendo com que só vingassem dois dos seis ovos que haviam botado, neste intervalo coloquei o ninho de volta na gaiola dos primogênitos para uma segunda cria, enquanto que o segundo casal continuou chocando onde vingaram mais dois filhotes.
Após os filhotes da segunda cria estarem todos dependentes comprei uma gaiola maior e coloquei todos juntos, tanto os filhos como os pais.
Hoje tenho um total de quinze dentro desta gaiola que mede aproximadamente 40x55x75 ou seja 40 de lado 55 de frente e 75 de altura, e estou com dificuldades quanto a alimentação, e se esta correto o que fiz. E quando voltar a chocar devo colocar o ninho separado ou posso colocar tudo junto.

Att., Sérgio

jcesardutra disse...

Sérgio, o ideal seria não continuar procriando com este grau de parentesco, pois em médio prazo vão começar a surgir problemas de saúde. Eles começam a diminuir a fertilidade, ficar mais fracos á doenças e diminuir o tamanho, entre outras coisas. Alguns criadores de periquitos de exposição usam a consangüinidade para conseguir periquitos especiais, mas eles têm os conhecimentos genéticos a respeito desses periquitos e quando nascem as “aberrações” elas são jogadas no lixo sem dó nem piedade, pois o que interessa para eles é um ou outro “campeão” que surgem. Da mesma forma fazem os criadores de canários, fazendo com que os canários belgas hoje sejam pássaros descartáveis com prazo de validade de pouco mais que um ano. Para quem cria por hobie, puro prazer, o ideal é contactar outro criador e trocar periquitos incluindo no seu plantel outras cores. Cuidado com casais em ambientes pequenos, pois algumas fêmeas costumam atacar as caixas (ninhos) das outras causando estragos irreversíveis. Se for num viveiro maior, onde possa colocar três ou quatro casas a mais que o número de casais a situação fica bem melhor, ou então cada casal em sua gaiola. Ao trocar periquitos, opte por ficar com as fêmeas nascidas no teu ambiente, pois fêmeas vindas de fora custam mais a se adaptar. Quanto à alimentação, tem coisas primordiais como: areia, folhas verdes, menos alface, mistura de sementes para periquitos, e farinhadas com ovo no período de reprodução, e muita higiene. Devem ser desverminados uma ou até duas vezes por ano, fora do período da muda, fornecido em seguida um complemento vitamínico e estarão prontos para uma boa temporada de cria. O resto é continuar dando sempre uma espiada no blog “vida de periquitos” e outros também, claro! Pois sempre tem informações que ajudam bastante. Abraços e Boa Sorte!

ricardo disse...

ola
posso dar couves aos meus periquitos todos os dias???????

evandro disse...

Boa Noite meus primeiros periquitos
tenho dois periquitos que botaram agora, e acabei montando um viverinho de 1,00 altura e 57 frente e 60 fundo, é muito grande?
a altura do ninho ta em 90 cm é muito alto..?..e troquei de gaiola pra viveiro agora no meio da choca e nascimento, tem algum problema, isso prejudica?....eles enxergam no escuro?

fico no aguardo da resposta Dr.

jcesardutra disse...

Ricardo, couve é um ótimo alimento, porém não é necessário diariamente e pode levar a diarréia. Melhor diminuir e oferecer alguma fruta também. Menos abacate e semente de maçã. Valeu?

ricardo disse...

obrigado pela dica

jcesardutra disse...

Valeu ricardo!

jcesardutra disse...

Evandro, o viveiro grande não é problema, é até melhor. Alguns cuidados sim têm que serem tomados para que filhotes não esborrachem no chão e pior ainda em chão duro. Então, uma proteçãozinha abaixo da caixa para em caso de queda e um chão fofo com areia ou serragem. No início é só isto, depois se a fêmea começar a ter problemas para voltar ao ninho poderás facilitar com um poleiro de acesso mais fácil. O demais é só observação e bom senso. Abraços e boa sorte!

Ricardo Puehler disse...

ola eu tenho um periquito que está com diarréia o que eu devo fazer para ele sarar
favor responder com urgência

jcesardutra disse...

Ricardo mantenha este periquito em lugar aquecido (cubra a gaiola com um plástico transparente), lave com água morna e sabão a região anal para que ele não fique tentando se limpar com o bico e se recontaminando cada vez mais, seque com papel higiênico. Por uns quatro dias dê apenas painço e arroz com casca para ele. Alguns comem arroz cozido (sem gordura e sem sal), água limpa e mais nada. Se estiver acasalado separe e deixe-o sozinho. Eu trato com gotas de neosulmetina conforme a bula, mas em casa de pássaros vendem outros medicamentos também. Em seguida ele fica bom e pode voltar a se alimentar normalmente. Tem que ser cuidado urgente senão não dará tempo de recuperar. Boa sorte.

hiago disse...

eu queria saber porque meus periquitos ñ querem procriarem??
ja tem muitoas dias que eles ta junto??
tem dois casais juntos e outros dois separados o que devo saber mim ajuda por favor!!! desde de já agradeço!!!

hiago disse...

corrigindo o que devo fazer para eles procriarem e ter muitos filhotes mim ajuda!!!

jcesardutra disse...

Hiago, casais juntos devem ter bastante espaço (gaiolão grande ou viveiro) e algumas casas de sobra (caixa ninho própria para periquitos) senão uma fêmea briga com a outra e até quebra qualquer os ovo que ela por. Tem que saber se não são muito velhos ou muito novos. E depois que fixados num local não devem ser movimentados mais. Claro que devidamente identificados se realmente formam casais. Já vi macho parecer fêmea, já vi dois machos parecerem um casal, até podem ser, mas não procriam. Analise com calma, pois deve haver algo errado. Valeu?

hiago disse...

eu queria saber como mandar foto??

jcesardutra disse...

Hiago para mandar fotos é simples, basta fotografar com uma câmera digital comum, levar ao computador e passar para um arquivo seu. Depois através do seu e-mail anexe a foto lá do seu arquivo e mande para jcesardutra@yahoo.com.br ou este outro e-mail que aparece no blog, tanto faz. Valeu?

Felipe Faria disse...

Boa tarde Julio Cesar,
Tenho algumas dúvidas, espero que possa me orientar.
Recentemente (2 semanas) comprei um casal de Periquitos em locais diferentes, vejo que eles estão se dando bem (namorando) trocando carinho, No entanto, reparei que a fêmea parece ser mais velha, pois em cima do bico (local marrom) já meio enrugado, reparei também que o macho tem muito medo dela e assim parecendo bem mais novo que ela, será que a possibilidade de eles cruzarem?

Segunda dúvida:
Pelo que li em suas respostas sobre alimentação surgiu uma dúvida.
Coloco milho verde diariamente, tem algum problema??
Sobre a areia que citou no conteúdo acima, é necessário para a digestão deixar uma caixinha de areia dentro do viveiro?

Obrigado pela matéria.
Uma excelente Terça-feira,
Grato.

Felipe Faria disse...

Caro Julio Cesar,
A minha Fêmea é identica a está.

http://vidadeperiquito.files.wordpress.com/2008/09/img_3285.jpg

Link tirado da sua galeria de fotos.

Obrigado,
Espero respostas.

jcesardutra disse...

Felipe nem todos os periquitos assim, como as pessoas, estão aptos á reprodução. Este tipo de fêmea deveria ser afastado da criação pelo menos para ser analisada e se necessário tratada e até afastado definitivo. Pois desta forma que se apresentam nunca vão conseguir criar direito e correm risco de morte. Valeu?

jcesardutra disse...

Felipe Faria nem todos os periquitos assim, como as pessoas, estão aptos á reprodução. Este tipo de fêmea que apresenta problemas com a postura deve ser afastado da criação pelo menos para ser analisada e se necessário tratada e até afastado definitivo. Pois desta forma que se apresenta nunca vai conseguir criar direito e corre risco de morte. Quanto a esta fêmea da foto é uma inglesa, arlequim recessivo, verde escuro, campeã do meu plantel. Todos os Ars que tenho são filhos ou netos dela, esta foto não a valorizou bem ela é enorme. Este cobalto ao lado é filho dela, portanto é portador de AR. Quanto á fêmea daquele amigo que eu estava explicando anteriormente é melhor retirar da cria, pois sempre vai dar problemas. Valeu?

jcesardutra disse...

O macho ser mais novo não é problema a não ser que ele não se acasale com ela, pois às vezes um não aceita o outro. Tem que deixar um tempo e observar. A cera rugosa pode indicar muita idade, mas se ela botar ovos então ainda está boa. Milho todo dia eu não aconselho, pois é muito cheio de água e pode facilitar a diarréia. Quanto a uma caixinha com areia é perfeito.

Felipe Faria disse...

Bom dia Julio Cesar,
Estou muito grato pela sua resposta, e também muito satisfeito.
Vou esperar um tempo e tentarei comprar outro casal, ou uma fêmea mais nova, para ver se ela é menos agreciva que a atual.
Sobre sua Fêmea Inglesa, está de parabéns, realmente ela é muito bonita, comente a semelhança pois as cores são parecidas e também usei a foto como objetivo de mostrar a cera rugosa de minha fêmea.
Quanto a alimentão, mudarei para Milho 2x a semana e Couve 1x a semana, colocarei frutas também.
Muito obrigado pela atenção.
Abraço e uma excelente Quinta-feira.
Obrigado.

hiago disse...

olá eu queria saber se quando um periquito tem a naringa bem azul quase roxo e macho????
e quando o periquito tem a naringa por cima azul beim clarim e por baxo um marrom???defini pra mim por favor!!!mim ajudi

Marco Antonio Peixoto disse...

Julio Cesar, gostaria de esclarecer uma dúvida. Recentemente adquiri vários periquitos filhotes para começar uma criação, para o ano que vem (2009). Entre os vários exemplares notei alguns filhotes com as asas curtas. Me disseram que é defeito genético. Gostaria que me esclarecesse se é realmente genético ou falta de vitaminas (deficiência na criação), pois os criadores de minha cidade alimentam precáriamente os casais e filhotes (painço puro e pão amanhecido, nada mais), alem de falta de controle dos acasalamentos. Ficaria grato se pudesse me responder.

Att

Marco

jcesardutra disse...

Marco Antonio Peixoto esta informação que você está passando, me deixa um tanto preocupado com seu futuro plantel. Eu não compraria periquitos criados desta forma, pois serão duvidosos como bons reprodutores. Eles têm que ser bem alimentados desde muito cedo para crescerem saudáveis e evitar o aparecimento de problemas com a saúde no período de reprodução. Você deve imediatamente fornecer um vermífugo para eles, do tipo Avitrin ou outro, aplicando conforme a instrução da bula. Depois usar um complexo vitaminado por 30 dias. Tipo Vitagold, ou revitalizante alcon, (labcon) ou outro que você conheça. Deve também fornecer uma alimentação equilibrada de sementes mais folhas verdes, areia, espaço para voarem, sol, e daí para frente eles estarão melhores para se aprontar para reproduzir. Quando aparecem estes sintomas com as penas, desconfiamos de carência alimentar e vitaminosa, surgindo então uma doença que se aproveita da baixa da imunidade e faz com que percam as penas. Vai desde uma queda simples que consegue recuperar rápido até formas mais severas aonde chegam a ficar pelados por mais de seis meses e até não empenarem mais. Eu publiquei neste blog um artigo sobre uma doença chamada “muda francesa, é um problema sério, não se tem ainda muitas opções de tratamentos e cura. Dá uma pesquisada também na internet, tem bastante coisa a respeito. Pesquisa “muda francesa” e “periquitos asinhas”. Boa sorte!

TALITA BRUNA disse...

CARO AMIGO CRIADOR
MEU NOME É TALITA.
Eu possu 3 casais de periquitos, sendo um deles,
filhotes do meu casal mais jovem.
Desde que adiquiri a minha fçemea mais velha, notei que
pelo menos 1 ou 2 vezes por ano, ela começa a apresentar
fezes numtom mais cinza, que colam no seu "bumbum" e
que por isso, ela ao se limpar, arranca todas as penas da região.
Nesses períodos, ela tbm fica maior, não sei se inchada.
Agora, dessa vez, minha outra fêmea mais velha está da mesma forma,
porém, menos "inchada" e com menos episódos dessas fezes anormais,
tanto que a sua perda de penas na região dacloaca é muitíssimo menor.
O curioso é que os machos nunca adquirem a doença.
Eu ofereço a eles a alimentação ZOOFOOD para periquitos,
pagua limpa todos os dias, mais o cálcio em forma de areia D

TALITA BRUNA S. B. BATISTA disse...

CARO AMIGO CRIADOR!
Bm Dia!
Meu nome é Talita e eu estou com um enorme problema.
Possuo 3 casais de periquitos muito felizes e bonitos.
Eles "cantam"bastante, voam e interagem muito bem durante
todo o dia.
Um dos meus casais é de filhotes do meu casal mais jovem.
Contudo, desde que adquiri as fêmeas (pois no início, eu ganhei
apenas os meus 2 machos) eu notei que a minha fêmea mais velha
apresenta pelo menos 1 vez ao ano, epídodios de fezes mais moles e
de uma certa aparência acizentada, que colam no seu "bumbum"e
que ela, na tentativa de se limpar, acaba por arrancar todas as penas da região.
Eu noto tbm que uando ela fica assim, fica um pouco mais quieta e
grande (não sei se inchada), contudo, continua interagindo com o
parceito dela e se alimentando normalente.
Agora, minha fêmea mais jovem começou a apresentar o mesmo
quadro, porém, muito mais brando, quase imperceptível.
Na primeira vez que isso ocorreu, eu dei vermífugo Avitrin primeiro,
e o quadro não sumindo, eu os tratei por 15 dias com antibioótico Avitrin, e depois de um tempo, tudo passou Elas voltaram aser lindas e saudáveis. (QUANDO EU MEDICO, EU MEDICO TODO O GRUPO, POIS
TENTEI SEPARAR A F~EMEA DOENTE DA PRIMEIRA VEZ E ELA NÃO
COMIA SOZINHA, SEM A PRESENÇA DO MACHO DELA).
Agora, apareceu tudo de novo, creio que depois pelo menos 6 meses.
Não sabendo o que fazer, fiz mais um tratamento de antibiótico por 15 dias, mas, dessa vez não resolveu.
O cuiroso é que os machos nunca apresentam esses problema, embora
estejam em contato com elas o tempo todo.
Seria um problema normal da época de acasalamento?
Seria um problema de alimentação? (Excesso de aveia).
Eu os alimento com ZOOFOOD para peiquitos (sementes), deixo DOLOMIX à vontade e regularmente faço um suplemento vitamínico por 15 ou 30 dias com AVITRIN Complexo Vitamínico ou VITA GOLD.
Por favor, me ajude.
Não sei mais o que fazer.
Já me disseram para medicá-los com neosulmetina.
OBRIGADA PELA SUA ATENÇÃO!
AGUARDAREI ANCISA AS RESPOSTAS.
* TALI *

jcesardutra disse...

Talita Bruna quando as fêmeas estão chocando ou estão com filhotes no ninho é normal aumentar o volume das fezes e ficarem também mais moles, pois elas ficam muito tempo no ninho e quando saem é realmente desse jeito. Mais isto não é motivo para entristecerem como você refere. Esta parecendo realmente problema intestinal. Vamos por partes: É recomendado aplicar vermífugo a cada seis meses e isto você faz. Algumas fêmeas gostam tanto de aveia que deixam de comer as outras sementes o que pode alterar as fezes e até provocar diarréia, pois aveia faz funcionar o intestino sendo até recomendado para intestino preso. Eu só dou aveia quando estão criando filhotes e nunca mais que 10% da mistura. Se alguma mistura pronta tem mais aveia que isto eu acrescento painço e alpiste para diluir a quantidade de aveia. Moro em Florianópolis e tenho facilidades para fazer um exame de fezes dos periquitos, custa barato e facilita para o tratamento. Mesmo assim, caso o resultado seja negativo eu dou o vermífugo e fico sabendo que não tem nada mais grave com eles. Temos que tomar cuidados para não ficar-mos medicando muito, pois o fígado deles sofre demais com os medicamentos, principalmente com os antibióticos. Tem que ser olhado também à dieta, pois conheço um criador que diz que comida de periquito é painço o resto todo dá diarréia. É claro que é exagero, mas se comerem folhas verdes diariamente, ou milho verde ou vitagold por mais que um mês já estarão a caminho de desarranjar os intestinos. De uma estudada nestas situações, pois você conhece bem seus periquitos e se o quadro continuar como está tem que ser usado o Neosulmetina. Este medicamento costuma funcionar bem e deve ser usado exatamente conforme a bula. Alguns criadores dizem que ele provoca uma baixa nos espermatozóides nos machos por um período de 30 dias, depois normaliza. Boa sorte!

Jéssica disse...

Olá! Estou com alguns problemas e gostaria de ajuda.
Eu já possuia dois periquitos(um macho e uma fêmea) em outra ocasião ganhei mais um casal com quatro filhotes. Por falra de opção coloquei todos em uma mesma gaiola. Tenho certeza que não deveria ter feito isto.
No começo foi tudo ótimo, os filhotes saíram do ninho estavam todos bem. Até passados uns dias, encontrei um filhote todo machucado. Acabou ele morrendo e agora estou com outro filhote em mesma ocasião. Comprei outra gaiola e agora separei eles. O casal que já veio com filhotes ja colocou outro ovo, então resolvi colocar os filhotes com o outro casal, porque já estavam em romance e nem se preocupavam com os filhos. Acredito que o pai estava machucando os filhotes.
Agora estou com problemas com o filhote machucado. Ele está com a cabecinha sem penas e com ferida. Sabe algum remédio para passar?
Ele também parece estar com uma pata quebrada porque não consegue afirmar. Será que existe algum procedimento para está situação?
Outra dúvida é também se tem como fazer alguma papinha em casa mesmo para ele conseguir comer?

Desde já agradeço.

Altair Cabreira disse...

Doutor Júlio,
Tenho um viveiro com cerca de 100 m³ de volume com vários tipos de aves. Não me considero criador de nada, mas todas as espécies reproduzem naturalmente dentro deste viviero qué é relativamente arborizado. Minha técnica é simples: bastante água sempre límpida e fresca - 2 grandes tanques, alimentação bastante variada - sementes, legumes, e, muitas opções de ninhos para todas ass espécies. O resto deixo por conta da programação genética. Acontece que estou com problema de super população de periquitos autralianos. Preciso me desfazer de parte, mas não sei como separá-los, pois terei q

Altair Cabreira disse...

Doutor Júlio,
Tenho um viveiro com cerca de 100 m³ de volume com vários tipos de aves. Não me considero criador de nada, mas todas as espécies reproduzem naturalmente dentro deste viviero qué é relativamente arborizado. Minha técnica é simples: bastante água sempre límpida e fresca - 2 grandes tanques, alimentação bastante variada - sementes, legumes,frutas, rações, e, muitas opções de ninhos para todas ass espécies. O resto deixo por conta da programação genética.
Acontece que estou com problema de super população de periquitos autralianos. Preciso me desfazer de parte, mas não sei como separá-los, pois terei que capturá-los em armadilhas, de forma aleatória, sem conseguir fazer a identificação dos que estão alimentando filhotes. Sempre há em torno de 20 a 40 filhotes distribuidos pelas catutas. Como poderei fazer a separação sem matar os filhotes, por deixa-los órfãos? Estou aceitando qualquer sugestão. Mas, de antemão, faço a pergunta: Se juntar todos os filhotes em uma grande catuta, eles poderão ser alimentados pelos outors do bando?
Desde já, obrigado. E, Fico no Aguardo.
Altair Cabreira

jcesardutra disse...

Altair Cabreira desconheço como funciona este tipo de criação em catutas, pois quando eu criava em viveiro cada casal tinha sua ninhada de no máximo seis por caixa. Mas cada casal só tratava de seus filhotes nesta sua caixa. Quando uma caixa tinha dois filhotes e na outra seis eu colocava filhotes de uma na outra para facilitar o trabalho deles ficando sempre cada caixa com o mesmo número de filhos. Sê nas tuas catutas funciona desta maneira terias que identificar qual casal que alimenta quem e aonde, depois começaria a transferir filhotes para a outra catuta onde o tamanho dos filhotes fosse mais ou menos o mesmo. Mas se os teus periquitos criam todos juntos nas mesmas catutas acredito que eles tratem de todos os filhotes sem saber exatamente qual é seu filho (todos alimentam todos os filhotes). Parece-me até mais fácil e acredito que deverias começar pegando e retirando do viveiro primeiro todos os filhotes e os novos que estivessem voando, pois já estão comendo e não dependem mais dos pais. Sobrariam só os adultos, e estes com certeza estariam alimentando filhotes. Como eles estão com os filhotes todos misturados (?) eu começaria a juntar mais filhotes nas catutas (tiraria todos os filhotes de uma e ia distribuindo nas outras), daí daria para ir pegando alguns casais aleatoriamente e cada catuta que fosse ficando vazia eu á retirava. Ia chegar o momento em que ficariam poucas catutas e poucos casais. É um trabalho de paciência e observação, mas os periquitos aceitam bem as trocas de filhotes, ainda bem. Boa sorte! Julio.

jcesardutra disse...

Jéssica não sei se já respondi ,mas quando algum periquito fere o outro eu pingo uma gota de iodo no ferimento e ele seca em dois dias. Quanto a papinha é melhoro comprar papinha pronta da alcon, eles vendem á varejo. Valeu?

Altair Cabreira disse...

Dr. Júlio,

Seguirei sua oreintação de ir retirando inicialmente os filhotes que já se alimentam sozinhos. E, concomitantemente, agruparei os outros por tamanhos em catutas, isolando as catutas que forem ficando vazias a medida que os filhotes deixarem o ninho.
Mais uma vêz, obrigado.
Altair Cabreira

jcesardutra disse...

Muito obrigado Altair, nos ajude a divulgar o blog e qualquer dúvida pergunte se eu não souber de imediato vou pesquizar e já respondo, Valeu?

luciano disse...

fla jcsardutra!!!!

eu comprei um casal de periquitos que jáh tinha tido filhotes antes,mais na primeira vez que vi q a femea estava chocando reparei q ela faz um coco
muito grande e quero saber se issso tem algum problema com os filhotes?
esperp sua resposta...

jcesardutra disse...

Luciano todas as aves quando estão chcando ou com filhotes passam muio tempo no ninho e quando saem para defecar é sempre um montão de fézes. Isto é normal o problema é quando ela faz isto dentro do ninho, daí tem que limpar. Valeu?

angel morais disse...

Olá, tenho uma dúvida comprei um casal de periquitos, sábado dia 25/10 e estou estranhando eles não tagarelam isto acontece pq estão se adaptando a nova casa ou será que a gaiola é muito pequena? que tipos de frutas e verdura posso dar, e pão duro tb pode? quanto a areia seria aquela branca que se coloca para canário? muito grata pela atenção, aguardo seus comentários.

jcesardutra disse...

Angel este procedimento não é pelo tamanho da gaiola, apesar de que gaiola pequena é ruim para eles. Este comportamento é mais comum em duas fêmeas, seria bom você consultar alguém que possa garantir se realmente são macho e fêmea. Sobre as frutas e verduras, todas são ótimas para eles com exceção de alface e abacate. A areia é areia mesmo, de rio, de praia, desde que seja limpa, melhor lavada. Quanto a pão, nem novo deve ser dado, pois só engordaria e faria mal para a saúde deles. É claro que um pedaço pequeno de pão integral sim, daí tudo bem. Querida eu te sugiro como ajuda para teus periquitos uma leitura dos artigos publicados neste blog. Você vai tirar bastante proveito e seus periquitos agradecerão. Eu digo isto porque ao ler muitas dúvidas já ficam sanadas e você não perde tempo para descobrir ou perguntar, daí se não entender alguma coisa, ou se tiver qualquer outra dúvida terei o maior prazer em ajudar. Abraço, e continue prestigiando e divulgando o blog. Valeu?

Yuri disse...

oi olha meu periquito colocou 5 ovos nasceu um ontem 30/10
quando foi hoje 31/10 ele morreu pq em
oque devo fazer para ele sobreviver
oque devo dar para ele comer (filhote) obrigado pela atençao

ricardo disse...

posso dar mistura de canarios aos meus periquitos

Elisangela Lopes Moreira disse...

Olha meu periquito não está querendo comer fubá........

oque eu devo dar para ele comer? pois ele ainda é um filhote.

junior disse...

julio como fasso para retirar o sujo de coco nas narinas dos meus filhotes
porque esta crudado no nariz deles não e nem tanto nas patas e mas no nariz por favor vc pode me ajudar ficaria muito agrdecido c vc me ajudase co isso?!!!!!!!!!!

jcesardutra disse...

Junior isto não era para estar acontecendo, acredito que o ninho está muito sujo e deve ser limpo. Neste caso eu limpo os filhotes com um pedaço pequeno de algodão umedecido com água morna, tomando o cuidado de não sufocá-los pelas narinas (não pode entrar água). É apenas algodão umedecido. Depois de limpo colocaria em uma caixinha ou pote plástico e limparia bem a caixa ninho. Eu raspo com uma colher velha e passo um pano com água e sabão. Para secar eu flambo na boca do fogão (o bom seria um maçarico) isto deixa a caixa limpa e esterilizada. Depois de esfriada recoloco os filhotes limpinhos lá e cuido pra ver se não estou dando aveia, couve ou outro alimento (demais) que amoleça muito as fezes. Valeu?

Kristiano disse...

Júlio, desculpe, mas na mistura vc diz que é 50% de alpiste, 30% de apinço, 5% de aveia e 5% de linhaça. Os 10% restantes são de quê? o complemento com frutas e verduras ou outro grão?

jcesardutra disse...

Kristiano hoje mesmo eu estava conversando com um grande criador de periquitos e a conversa era exatamente a mistura perfeita de sementes para periquitos. E vimos que é igual às comidas para as pessoas, uma hora faz bem outra hora faz mal, ovo é veneno e daqui apouco não é mais e vai por aí a fora. A conclusão que chegamos é que girassol é comida de papagaios, mas quando os periquitos estão em mudas de penas é bom comerem um pouco de girassol miúdo, pois contém óleos importantes para as novas penas. Aveia é fundamental para que os casais tratem os filhotes ainda no ninho e é igualmente bom para os novos em desenvolvimento. Mas sempre teremos que ficar atentos, pois engorda demais e pode facilitar uma diarréia em alguns periquitos que quando vêem aveia não comem mais nada. O que dizer então como ideal? Painço, este é o grão número um para periquitos. Depois alpiste, Níger, linhaça e aveia. Hoje damos 50% de painço, 30% de alpiste e os outros vinte dividimos entre os acima citados. E como cada organismo é diferente estamos sempre atentos na possibilidade de aumentar um ou diminuir um ou outro conforme vem funcionando. AGORA!!!! Uma coisa super importante:::: Assim que determinar exatamente a composição da mistura e não pode ficar demorando muito, não se muda mais. Quando ficamos mudando muito e substancialmente, isto provoca muda de penas e atrapalha o desenvolvimento e a criação. Portanto devemos dar sempre a mesma mistura ou o mais parecido possível, senão eles nunca param de mudar e isto é ruim. Quanto a verdura e frutas podemos dar sempre, mas sem exageros pois contém muita água e lá vai um convite para diarréia de novo. Em tudo sempre o bom senso e a observação e cada caso é um caso. Valeu?

fabiano disse...

Oi Júlio Cesár...beleza...gostaria de saber onde posso comprar periquito inglês porque aqui onde eu moro não consigo encontrar em lugar nenhum...´gostaria de comprar uma femea pro meu macho de periquito ingles...Obrigado!!!

jcesardutra disse...

Fabiano primeiro eu tenho que saber onde voce mora para eu te indicar um lugar perto de sua casa. Valeu?

luciano antos costa disse...

o avitrin (e)e bom para a reproduçao

luciano antos costa disse...

comprei um casal de periquito onten,preciso da sua ajuda pois sei que vc e super inteligente nesse assunto.quanto tempo demora para começar a primeira reproduçao?a a femea tem a cera meio bege sera que e femea mesmo?

jcesardutra disse...

Luciano se a cera é meio bege então a tendência é que fique marrom em seguida confirmando a tua espectativa. Coloca um macho com ela e coloques a caixa ninho, se for realmente fêmea ela acelerará o processo. Mas daí até ter filhotes são uns dois meses mais ou menos. Quanto a AVITRIN, é um laboratório que fabrica medicamentos e vitaminas para os pássaros e aves. Eles tem vermífugos e vários outros produtos.

Rogério pessoa disse...

Olá,acabamos de adiquirir um periquito macho. Faz mal ele ficar muito tempo sozinho na gaiola? parabéns pelo site.

jcesardutra disse...

Rogério os periquitos vivem em bandos na Austrália, são aves coletivas, nunca se vê um sozinho na natureza. Criá-los em gaiola já é bem diferente daquilo que ele esperava como moradia ainda sozinho.......pode até ser com outro macho pois eles se dão muito bem mas precisam de companhia, quantos mais melhor. Caso coloque uma fêmea e não queira criação é só não colocar a caixa ninho, mas o legal é dar uma companhia para ele. Valeu?

iago rocha disse...

"o que de vo dar para meu periquito,para ele engorda"

jcesardutra disse...

Iago a resposta correta seria alimentação variada, com folhas verdes, areia limpa e equilibrada na mistura de grãos e farinhadas, mas quando ele emagrece se não está alimentando muitos filhotes e se está comendo normalmente então suspeitamos de parasitos. Neste caso eu indico gotinhas de allax atrás do pescoço, vermífugo tipo Avitrin ou outro específico para aves e depois um reativante, ou um vitagold ou qualquer coisa assim. Á princípio as pessoas acham que não vale a pena gastar uns 15,00 ou vinte reais, mais esquecem que a ave pode morrer e se tratada pode procriar e devolver o dinheiro gasto e estes medicamentos vai ser usado desta vez e da pra guardar para várias outras, pois não estragam e podem ser guardados. Não se esquecendo de comprar onde haja uma pessoa que te venda somente isto e não fique tentando empurrar um monte de remédios caros. E sempre não é demais avisar para seguir religiosamente a bula não as superstições populares. Valeu?

joaosfernandes disse...

ola julio, tenho visto uns periquitos com a coloração meia opaca e outros mais brilhosa, é algum efeito da alimentação?,caso seja alimentação, seria alguma semente especifica. obgdo.

jcesardutra disse...

Joaosfernandes os filhotes ainda não apresentam as colorações bonitas e só depois que fazem a muda de penas é que ficam então mais bonitos. Alguns periquitos que ainda não mudaram mesmo os adultos podem também estar com as penas um pouco sem brilho. Então tudo depende da faze em que se encontram. O banho ajuda bastante, eu coloco na banheira umas gotas de iodo numa semana e na outra umas gotas de vinagre (melhor o de maçã). Isto mantém os parasitos e pragas bem longe. Mas de seis em seis meses eu dou um vermífugo específico para aves e depois um tônico reativante para fortalecer. Isto costuma deixá-los bem bonitos e saudáveis. No mais é só manter sempre o ambiente deles bem limpo e dar uma alimentação bem balanceada.

Elton Sacramento disse...

que tipo de fruta devo ofereçar aos meus periquitos?

Elton Sacramento disse...

pedra de cálcio(osso de baleia)é bom pros periquitos?Pois eles ficam comendo o rebôco da parede.

jcesardutra disse...

Menos abacate, as outras se eles gostarem pode dar.

jcesardutra disse...

Elton os periquitos roem tudo e na parede eles encontram algum cálcio por isto gostam. Osso de baleia é ótimo.

Hércules Batalha disse...

Olá Júlio, já sou seu fã!
Lhe admiro de mais pela prestação de consultoria gratuita que faz ao público.
Sou um apaixonado por aves.
Recentemente fiz um viveiro de 3 mt de cumprimento, por dois de altura e dois de largura. Tenho no momento 22 australianos. 18 deles já estão de namoro, beijinhos, carinhos e até entram nos ninhos, portanto são 9 casais e apenas um dos casais já cumpriram toda a etapa ovos e filhotes que estão crescendo no momento.
Minha dúvida, porque os outros casais não estão colocando ovos?
Ofereço alimentação balanceada, areia, tenho 15 caixas, agua limpida... já desverminei todos assim que chegaram com avitrim.

Hércules disse...

ola, teste.

jcesardutra disse...

Hércules Batalha tem que dar uma estudada na situação: Eles são casais mesmo? não são muito novos ou velhos? As caixas não estão muito próximas e alguma fêmea está quebrando os ovos destes? Há brigas? Realmente era para estarem todos criando.

SERGIO FERNANDES disse...

Comprei um casal de periquitos australianos para o meu filho não pretendo ser criador, mas na verdade nem sei qual e a fêmea e quem é o macho minha gaiola e pequena deve ter 30cm de cumprimento e 15 de largura, não sei se o tamanho esta bom, moro em apartamento devo comprar uma gaiola maior? coloquei maçâ para eles e nem tocaram, agora so coloco a mistura comprada em casa especializada, será que a essa alimentação esta fraca ou sem nutrientes? valeu um abraço

jcesardutra disse...

Sergio se não queres reprodução, tanto faz se eles são macho e fêmea ou não. O periquito australiano vive em bandos na natureza e precisam de companhia não importando muito o sexo. Se é apenas para divertir e servir de companhia para o teu garôto, também não tem muita importãncia quanto a uma alimentação muito eficiente, pois isto é mais exigido na reprodução. Ele precisa de alpiste, painço, um pouquinho de areia numa conchinha, pois eles comem areia que ajuda na digestão das sementes. Uma fôlha verde de vez em quando e se eles aprenderem a comer outras coisas (cenoura, beterraba, ovo cozido, frutas, etc) melhor mais não é obrigatório. Como te falei antes, a exigência é quando estão criando, daí sim. Quanto a gaiola é claro que eles ficarão sempre melhor em gaiolas grandes, mas em apartamento nem sempre é possível. Conheço pessoas que criam em apartamentos onde cabe uma gaiola maior, porém guardam uma menor para quando tiverem que levar os periquitos para passar um tempo em algum outro local e não tomar muito espaço no carro. Como só tens dois eu aconselho comprar estas caixinhas de misturas para periquitos, elas vem prontas e eles vão receber sempre a mesma proporção de sementes e isto é importante, pois quando mudamos muito a variedade cada vez que compramos eles estão sempre mudando de penas e não é legal. Boa sorte!

Marcinha disse...

Olá,

Meu filho tá com um casal de periquito azul e antes era 2 femea mas o vizinho fez a troca com ele e deu um macho q fez o acasalamento e pos 1 ovo como ficamos anciosos olhavamos todos os dias e ela comeu o ovo, será q ainda irá por outros ovos? é errado ficar olhando os ovos?

obrigada

douglas disse...

oi eu comprei um periquito azul macho e porinquanto ele esta sosinho em uma gaiola de passarinho não muito grande mas eu vou colocalo em uma gaiola maior eu so queria saber se tem coo ele ficar um pouco na pequena mesmo

Ana disse...

Olá! estamos com dois filhotes, um com uns 5 dias outro com 3. Qd eles começam a se alimentar? Já é bom colocar outros alimentos além da ração? Tiramos o macho pois ele tá perturbando muito ela. Ela defecando no ninho dá pra limpar mesmo com filhotes?

jcesardutra disse...

Marcinha é raro algum periquito fazer isto. Somente quando estão com muita falta de vitaminas e sais minerais e cálcio. Muitas vezes é uma outra fêmea no mesmo viveiro ou gaiola quem faz isto. Mas como voce esta dizendo que eles estão sozinhos então realmente deve ter sido ela. Eu sugiro que retires a caixa ninho, de vermífugo e depois um revitalizante completo para ela depois disto pode recolocar a caixa ninho. Aliás a caixa ninho para periquitos tem que ser padrão, ou seja, tem que ter uma covinha para que o ovo não role e uma divisória para que nem o ovo nem o filhote seja levado grudado nas penas da fêmea e acabe por morrer de frio na outra parte da caixa. Pode olhar os ovos, mexer, limpar o ninho e depois devolver os ovos ou filhotes quantas vezes for preciso pois as fêmeas de periquitos não abandonam o ninho por causa disto. Te aconselho a ler os diversos artigos que tenho publicado neste blog eles serão de grande utilidade para aprender o que deve e o que não deve fazer, valeu? Boa sorte e pergunte sempre.

jcesardutra disse...

Douglas mesmo sem ser para reprodução um periquito australiano não deve ficar sozinho ele sofre muito de depressão e solidão se estiver só, pois precisam muito de companhia. Quanto a gaiola pequena por uns tempos não faz mal porém de tempos em tempos eles devem ser colocados em um espaço maior para exercitarem pequenos vôos e para que suas asas não atrofiem.

jcesardutra disse...

Ana só se retira o macho se ele estiver atacando a fêmea ou os filhotes mas isto só acontece quando os filhotes começam a sair da caixa ninho. Muitas vezes é a fêmea que ataca os filhos para que eles saiam logo para que ela possa recomeçar nova ninhada. No início a fêmea precisa muito do macho para ajudar a alimentar os filhotes. Só depois de um mes mais ou menos é que os filhotes começam a comer sozinhos então logo em seguida poderemos separá-los do casal para que não atrapalhem a nova ninhada. Por enquanto acho que deverias recolocar o macho lá para ele cumprir a parte dele. Quanto a limpeza do ninho pode ser feito quantas vezes for nescessário sem probleams. Eu retiro o ninho da gaiola, coloco os filhotinhos em uma caixinha fechada para não esfriarem muito e faço limpeza do ninho colocando cascas de alpiste e sementes ou serragem fina para os filhtinhos ficarem num lugar seco e limpo. Se tiver muitas fézes moles, aguada (diarréia) eu dou neosulmetina, um anti diarreico, conforme a bula. Para ajudar a fêmea e o macho a alimentar os filhotes eu dou farinhadas, ovo cozido, couve e a melhor mistura de sementes possível.

Roberto Comini Frota disse...

Gostaria de saber, se possível, como e qual alimentação ideal para cuidar de filhotes de periquitos sem a mãe. Pois tenho dois filhos e eles sempre perguntam como poderiam ficar com um na mão, mas ainda não tentei, devido não saber como alimentar e cuidar do filhote. Outra pergunta é: se tentar amansar o filhote ainda com a mãe alimentando-o, será que ela abandonara-lo?
Obrigado pela atenção.

jcesardutra disse...

Roberto Comini existe um blog de um amigo meu chamado Fernando Miroski Dutra que mostra com fotos como se alimenta na mão filhotes novinhos. Basta pesquisar com título "criadouro f13". Mas podes pegar na mão em qualquer momento que a fêmea não abandona. Pode manuseá-los a vontade. A alimentação ideal são as papinhas prontas vendidas em casas de pássaros. Eu uso a da Alcon e a da Megazoo, tem outras. Basta acre4scentar água morna.

Marcinha disse...

Boa Tarde Julio....


Fiquei super feliz com o retorno a mim prestado o q me ajudou muito, com certeza irei lê muito mais seu blogger (eu até tenho um blogger mas é de bordado) e já vou te abusar pedindo q vc me indique uma vitamina para eu dá aos periquitos depois do dia 02.01.09 ontem percebi outro ovinho na cumbuca dela q é a padrão como vc indicou comprei na casa especializada para produtos de animais.... estou tão anciosa para vê os filhotinhos..rssss... engraçado q comprei esses periquitos para meu filhote a +- 1 ano e na loja o menino me disse q era casal como eu ñ conheço acreditei sendo q meu vizinho q fez a troca q falou a meu filho (ele tem 8 anos e ama animais, tem cachorro, cagado, periquito...rsss)então como tinhamos 2 femeas o vizinho levou 1 e deu um macho...... obrigada por esse blogger tão util...... aguardo a indicação de uma vitamina para os periquitos...

abraço

Marcinha

jcesardutra disse...

Marcinha a melhor vitamina é uma boa alimentação em variedades e qualidade. Sobre este assunto deves comprar a vulso(granel) e misturar em casa, alpiste, painço, niger, linhaça (pouca), aveia e um pouquinho de girassol miúdo. Como ela já começou a pôr eu indico um pouquinho de farinhada pronta para psitacídeos. Tudo isto se encontra fácil nas lojas de pássaros. O importante é formares uma mistura que eles comame daí então procures manter sempre as mesmas proporções destas sementes pois isto evita que eles fiquem mudando de penas seguidamente. Importante as fôlhas verdes e areia limpinha pois eles comem. Como complemento nestes casos de posturas e alimentação de filhotes eu dou um revitalizante da Alcon, são gotinhas na água. Se não encontrares pode ser outra desdeque tenha indicação para aves e melhor ainda para psitasídeos. (aves de bico redondo)

lucas oliveira disse...

doutor, eu tenho um periquito e gostaria saber qual é o espaço ideal para ele pois tenho uma gaiola de 35 cm por 17 cm e nao sei se é preciso contruir um viveiro.

Marcinha disse...

Obrigadaaaaaa pela dica....estou super animada até parece q compramos os periquitos agora...rsss depois q descobrir seu blogger procuro consertar o q fazia errado memso sem saber....bj

Marcinha disse...

ahhhh....duvida...o periquito colocou 1 ovinho dia 10.01.09 (outro ovo pq o peimeiro ela comeu em dezembro) e até hj não colocou mais nenhum e li q eles colocam em dias alternados até 5 ovos...e agora será q ela vai comer este tb? vou comprar a vitamina amanhã...

abraços

jcesardutra disse...

Lucas um periquito sozinho não é legal, pois eles são aves que vivem em bandos na natureza e precisam muito de companhia. Pode ser uma fêmea ou outro macho, não importa, pois o que conta para ele é uma companhia, sozinhos eles entristessem e acabam adoecendo. Esta gaiola com as medidas 35X17 é muito pequena, o ideal é no mínimo o dobro deste tamanho tanto para um como para dois.

jcesardutra disse...

Valeu Marcinha!

jcesardutra disse...

Marcinha elas chegam a por até dez ovos, mas quando ficam pondo um ou outro e depois parando tem algo errado com esta postura. Quando elas começam não interrompem até completar todo o ciclo. Muitas fêmeas que passaram da idade de reprodução fazem isto e também fêmeas que já puseram demais, pois quando compramos não sabemos do passado delas e nestes casos elas precisam de dois meses de descanso e de boa alimentação e que se retire a caixa ninho. Neste caso é o momento de dar a vitamina.

Marcinha disse...

obrigadaaaaaaaaaa....adorei seu blogger PARABENS

jcesardutra disse...

Valeu Marcinha, um abraço.

Diego disse...

oi, tenho um casal de periquitos, quando eles ficam se beijando é porque eles estão se acasalando? que tipo de vitamina posso dar para eles crusarem? eles não são muito velhos e nem muito novos. me ajuda, já pesquisei mas não encontrei resposta. espero respostas

Diego disse...

os periquitos ficam crusando apenas no verão? o que posso fazer para eles crusarem, eles são criados soltos.

jcesardutra disse...

Diego se são casal não precisam de vitaminas para se acasalar, é só uma questão de tempo. O que pode acontecer é de não estarem prontos, o que as vezes demora. Se estão se beijando e ela esta entrando na caixa é o início, aguarde.

jcesardutra disse...

Diego eles são criados soltos? Deve ser num viveiro não é ? se for num viveiro o segredo é bastante espaço para evitar as brigas das fêmeas pela disputa dos ninhos e colocar bastante caixas ninhos de sobra. Eles cruzam e criam o ano todo.

priscila disse...

comprei um viveiro grande . so tenho 1 piriquito se vc quiser me doar algum vou cuidar com muito amor. sou do Rio de Janeiro- Centro.

jcesardutra disse...

Priscila se eu morasse ai perto te levaria com o maior prazer, mas daqui de Florianópolis fica difícil. Porém não pense que seu pedido é impossível, pois semana passada uma menina estava me oferecendo um ou se eu não sabia um lugar para que ela o colocasse pois o periquito entrou pela janela do apartamento dela e ela não queria criá-lo. Na internet tem vários sites e blogs e fórum do periquito, começa a colocar seu nome na rede que voce pode se surpreender com alguem dai de perto te oferecendo. Muitas pessoas se mudam e não podem levar seus bichos, outras pegam algum e depois não querem mais e ai assim por diante, as pessoas só tem que saber que voce tem um espaço e aceita doação. Valeu? Um beijão e boa sorte.

jcesardutra disse...

Priscila eu respondi mas acho que a resposta não foi, então vou responder novamente: Como eu moro em Florianópolis fica difícil te ajudar diretamente, mas algumas pessoas que tem que se mudar e não podem levar seus periquitos não gostam de vender em lojas e preferem deixar com alguem que possa cuidar adequadamente. Tem muitos seites e blogs na internet, deves colocar teu nome e e-mail lá solicitando doações, muitas pessoas fazem isto e tem gente que preferem doar para aluem que se propõe a cuidar. Existe um quentíssimo que é o "forum do periquito" pode colocar em orkut também, te garanto que tem gente esperando um contato deste. Boa sorte!

luciano disse...

julio tenho um casal de periquitos que chocaram poucos dias mais depois de alguns dia a femea matou o periquito por que isso aconteceu?sera que vou ter que passa-la pra frente?

jcesardutra disse...

Luciano algumas fêmeas quando estão chocas ficam muito ferozes e atacam o próprio macho. Não são indicadas para criação, pois podem ficar repetindo este fato. Se tiveres outros casais dá para ir colocando os ovos noutras caixas mas será sempre uma preocupação. Eu trocaria.

itala borges disse...

Outra duvida minha. Minhas gaiolas ficam penduradas nas paredes, tem algum problema deles ficarem encostados por conta de pegarem friagem ou alguma bacteria?
aguardo resposta

jcesardutra disse...

Ítala quanto á friagem não, mas as paredes devem ser lavadas ou pulverizadas com água e com os inúmeros produtos próprios que existem para manter as pragas afastadas. Água com um pouquinho de iodo ou um pouco de vinagre, tudo na base de 10 gotas para um copo. Isto não estereliza , pois a cada rodada de criação devemos fazer uma faxina completa com produtos mais específicos, porém o iodo ou o vinagre mantem os piolhos, aranhas, formigas, traças e outras pragas longe e não faz mal.

marcio alvarenga disse...

Te prepara . comeco uma criacao hoje. preciso de natrizes. sem exploracao. ok?

jcesardutra disse...

Marcio duvido que alguém tenha periquitos no nível dos meus pelo preço que cobro. Tenho poucos, mas sempre consigo safar alguns para os amigos que passam por aqui.

Cláudia disse...

Sr. Júlio ,
Boa tarde !
Adotei uma periquita que apareceu perdida na minha lavanderia. Ela deve ter fugido de alguma gaiola de algum apartamento pois com 3 dias ela já vinha comer na minha mão ( meio desconfiada , mas veio ).
Enfim , ela , aparentemente , está saudável , com as penas bonitas , sem feridas , sujeiras , pés e bicos normais , sem crostas , nem deformidades , "grita" quase o dia inteiro ...
Mas , hoje , ela está quieta e tem duas bolinhas de fezes grudadas nas penas.
Está bem na pontinha das penas , parece que a qualquer momento vão cair mas ainda não caíram.
O que será isso? É normal acontecer ? Devo fazer algo ?
Será que tenho que arranjar um namorado pra ela ? Sempre vou até a gaiola e converso c/ ela , dou comida , ... várias vezes ao dia , acho que atenção de minha parte não falta.Será que falta alguma medicação , vitamina ?
Já tentei nesses dez dias que ela está conosco colocar a banheirinha pra ela tomar banho mas ela nem chega perto.
Acho que os outros donos dela não tinham costume de fazê - la tomar banho. Como faço pra ela pegar o costume ?
POR FAVOR , ME AJUDE !!!
JÁ ESTOU MUITO APEGADA A ELA E NÃO GOSTARIA DE PERDÊ -LA ... ME RESPONDA , POOOOOR FAVOOOOR !!!!
OBRIGADA.

jcesardutra disse...

Cláudia eu vou responder quatro questões básicas, dentro daquilo que entendi. Primeiro são estas fézes grudadas nas penas da cloaca eu suponho. Isto é sinal de enterite ou seja: diarréia (sinal). Muitas vezes provocada apenas pela mudança brusca de alimentação. Aliás já tem a ver com outra dúvida, quando você refere dar comida várias vezes por dia para ela, como é isto? Os comedores devem ficar a disposição deles, com as sementes, durante todo o tempo e aliás as aves são os seres mais vorazes do reino animal (nem tanto) mas eles comem o tempo todo. Lave a região onde tem as fézes coladas para que ela não fique tentando se limpar com o bico e se contamine com suas próprias fézes. Enxugue e não deixe ela no vento. Por uns cinco dias de somente painço puro, areia limpa, pois eles comem para ajudar a digestão das sementes na moela e água á mantenha em lugar quente, fora do frio e do vento. Só com isto ela deve melhorar, coloque um papel claro no fundo da gaiola para observar se as fézes melhoraram, se não estão muito líquidas ou mesmo diarrêica. Se fôr confirmado diarréia ela deve receber gotas de neosulmetina na água, rigorosamente conforme manda a bula, mais nada. Mantenha no painço puro, isto é dieta. Com a melhora dela firme uma mistura e não mude mais, compre sempre nas mesmas proporções. 50% painço, 30%alpiste, 10%niger e 10%de granulados extrusados, uns coloridinhos da alcom ou outra marca, eles vendem á varejo. Compre sempre pouca comida para não criar fungos e outras porcarias, mas mantenha sempre esta mistura. Um parceiro, ela vai gostar e se não colocares caixa ninho, nunca vão criar, serão sempre só os dois. Vai fazer bem para ela pois na naureza eles vivem em bandos e sofrem muito quando sozínhos (solidão) quem não? A banheirinha é importante porque você coloca na água gotinhas de iodo ou de vinagre (alternadamente) e isto manterá as pragas longe deles. Coloque uma fôlha verde dentro dágua que estimula o banho. Quando estiver bem quente coloque a banheira e respingue um pouquinho de água neles, (sem assustar) isto incentiva a ir para o banho. É simples cuidar de periquitos, mas como todas as coisas na vida, tem que se informar um pouquinho pois se formos pela boca do povo, eles falam cada coisa que só vendo para crer. Leia os artigos publicados neste blog, serve de terapia (passa tempo) e ajuda a você entender e atender melhor seus periquitos, pois eles só dependem de você. Um abração, boa sorte e felicidades. Pergunte sempre.

Ocorreu um erro neste gadget