Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Criação de periquito australiano

Criador de Periquito InglêsPor: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês.

Parte I - Como e onde criar.


Ao iniciar uma criação de qualquer animal, temos que priorizar sempre o conforto e a segurança dele. No caso dos periquitos não é diferente e, portanto algumas regras devem ser seguidas. O periquito australiano vive em bandos na natureza, por isso criar um exemplar sozinho numa gaiola seria uma maldade. No mínimo dois não importando o sexo, sendo que o mais indicado é sempre um casal. Neste caso uma gaiola será o suficiente e o tamanho dela será de acordo com o espaço que se dispõe (quanto maior melhor). Caso a opção seja criar vários casais, um viveiro é mais indicado desde que haja espaço suficiente para que eles não fiquem amontoados. Um viveiro de um metro quadrado é suficiente para quatro casais, porém é interessante visitar alguém que esteja criando á mais tempo para trocar idéias e até para trocar filhotes futuramente.

Os criadores de pássaros para exposição preferem criar casal por casal em gaiolas, tendo desta maneira mais trabalho, porém mais garantias que vão desde a paternidade dos filhotes até evitar brigas e acidentes que podem acontecer num viveiro. Para evitar alguns problemas de relacionamentos numa criação em colônia num viveiro, devemos juntar casais já prontos, acasalados numa gaiola e depois soltos no viveiro e só quando todos os casais já estiverem adaptados, mais ou menos duas semanas, colocar as caixas ninhos. Estas caixas são encontradas prontas nas casas de pássaros do comércio local e devem ser colocadas sempre em número maior que o número de casais para facilitar na escolha e diminuir as brigas.


Se não quiser reprodução, basta deixá-los sem caixas e as fêmeas não deixarão que os machos a cubram (galem) e, portanto não haverá ovinhos nem filhotes. Uma medida muito importante é preparar completamente o viveiro antes de colocar as caixas ninhos e os periquitos. Digo isto porque é muito extressante para os periquitos quando ficamos trocando portas, poleiros, comedores dentro do viveiro quando eles já começaram o processo de reprodução, portanto primeiro aprontamos tudo e só depois colocamosos periquitos no ambiente.

Leia mais:

Alimentação de Periquitos

DOENÇAS NOS PERIQUITOS - Parte I

PERIQUITO INGLÊS: CRIAÇÃO EM COLÔNIA COLETIVA (VIVEIRO) Parte I

FATRORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS

631 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   601 – 631 de 631   Recentes›   Mais recentes»
jcesardutra disse...

Bia se voce tem outra fêmea e esta também esta pondo pode juntar que ela choca todos. Se retirar a caixa ninho dela, também tem que retirá-la do mesmo ambente que esta a outra, pois ela vai tentar por na caixada outra e será muito pior. Outra sugestão é deixar que ela ponha todos, descasque e depois quando a outra fêmea estiver com filhotes voce junta todos com ela e retira esta do local para não dar brigas.

Ricardo farias disse...

bom dia doutor
tenho 2 casais em um viveiro mas um macho cobre duas femeas,sendo que uma delas acaba de descascar um filhote mas o macho não quer saber dela e nen da cria mas sim apenas da outra,que ainda não está botando..
Por favor me ajude o que devo fazer??
me responda quanto + sedo melhor!
obrigado!!

Daniel disse...

vc n respondeu ainda... vou mandar di novo

Daniel disse...

ta …+ vc disse q ele e recessivo ,tem alguma capacidade de ser lutino? e vc disse q o pai deve portar alguma mutaçao … so o pai? a mae n pode ? te mais

Daniel disse...

aah! eles abrirao um pouco os olhos ... e esse + claro possui os olhos vermelhos...

jcesardutra disse...

Ricardo Farias muitas pessoas acham que economizam colocando apenas um macho com duas fêmeas, mas isto tem provado não dar certo. Um macho para cada fêmea é o correto. Muitas vezes em um viveiro onde vivem vários casais, um macho mais quente acaba copulando vom duas ou tres fêmeas de machos que estejam frios naquele momento. Porém todos continuam juntos numa colônia e quando a fêmea dele estiver com filhotes ele dará toda atenção a ela e neste momento o macho traído volta a cortejar e alimentar a traidora, assim como os filhotes. Numa colônia pode até funcionar, mas em gaiola ou mesmo em viveiro onde estejam duas fêmeas e um macho é raríssimo dar certo. Quando as fêmeas começam a chocar dependem muito do macho que leva alimento e água para ela e quando vem os filhotes elenão consegue atender as duas famílias. Neste teu caso como ele já cobriu a outra, ela deverá começar a postura dos ovos. Se tiveres outro espaço para colocar outro macho com ela será melhor desde que ela não brigue com ele. Caso contrário deves separar mesmo assim e se ela colocar algum ovo junta com a turma do ninho do garanhão.

jcesardutra disse...

Daniel não da para saber sem conhecer o pedegree das aves, no momento o melhor é esperar.

jcesardutra disse...

Lauri Medeiros tosar as asas das aves não é legal, não faz bem a elas. Algumas pessoas que fazem isto quase sempre se arrependem, poi sem poder voar ficam também sem poder se defender e acabam caindo em alguma armadilha com acidente fatal. Eu particulamente crio periquitos para exposição e se cortar as asas serei expulso da comunidade. Algumas pessoas que cortam dizem que se cortar uma só a ave fica com um vôo desequilibrado e caem a toda hora, elas dizem que se cortar apenas as pontinhas das voadeiras de cada asa ela já não foge mais e não fica tão ridículo. Eu particulamente sou contra e tenho certeza que se alguem da proteção dos animais ver poderá até te processar, você decide.

jcesardutra disse...

Daniel se ele tem lohos vermelhos então é lutino ou albino.

jcesardutra disse...

Daniel se for portador de ino, albino ou lutino somente o pai podera ser portador pois é uma mutação sexo ligada e só o macho pode portar. Se for Arlequino então a mãe também poderá portar.

jcesardutra disse...

Bia ela é a dona dos ovos, se voce não quer que ela crie então cozinhe os ovinhos e de amassado com farinhada para ela comer, e não esqueça de tirar qualquer caixa ninho onde ela estiver senão ela continua a por..

marcioalvarenga disse...

Estou a dez dias te perturbando. Sapei varios sites na internet. o teu e o mais completo sem duvida nenhuma. \Tenho teu telefone, ligo quando for a florianopolis. Voce e responsavel por esta febre. obrigado.

marcio alvarenga disse...

campeao... as dicas que voce da e fora de serie. vou te incomodar muito.

Daniel disse...

entao o pai e portador de ino .ne? esse filhote pode ser albino ,mesmo os pais sendo verdes? pq o albino e da linha azul ...
se esse for lutino ,como farei p conseguir filhas albinas? com qual femea posso acasalar p obter albinos... te mais

marta disse...

Julio você poderia me indicar uma receita de farinhada para fazer em casa pois, aqui na minha cidade não encontrei .Pensei em colocar farinha de milho, ovo, farelo de trigo tostado, leite desnatado. SERÁ QUE POSSO? NÃO FAZ MAL? EU ESTOU INVENTANDO ESSA RECEITA! . Outra dúvida se posso dar milho verde para filhotes? Minha periquita colocou o 2º ovo hoje.
Obrigada.

jcesardutra disse...

Marcio Alvarenga eu crio periquitos por paixão a estas aves e saio por aí perguntando, aprendendo e quando é possível ensinando algum iniciante que tem as mesmas dúvidas que eu tinha no início. Hoje tenho dúvidas maiores e isto é que faz interessante este hobie, sempre tem mais para aprender. Quando vier a Florianópolis me ligue e de uma passada por aqui.

jcesardutra disse...

Marcio tomara que eu consiga ajudar, se não conseguir te encaminho para os meus mestres.

jcesardutra disse...

Daniel se os pais forem verdes com o pai portador de ino e azul e a mãe portadora de azul tem alguma chance de nascer uma filha albina ou lutina. Mas o ideal é usar sempre um macho lutino ou um albino. Macho lutino com fêmea verde dá filha lutina e macho albino com fêmea zul da filha albina.

jcesardutra disse...

Marta tudo isto que voce referiu é bom, menos leite que é bom para mamíferos mas não é bom para ave, é bom também neston, aveia cereais, cenoura ralada beterraba ralada. O milho verde na espiga (crú) é ótimo e ajuda a mamãe periquita a encher o papo de seus rebentos bem mais fácil. Porém sem execesso, duas vezes por semana já esta de bom tamanho. Tenho amigos que dão milho verde diariamente, mas por conter muita água pode facilitar diarréia. Se voce olhar na internet vai encontrar farinhada pronta para psitacídeos da alcon, da megazoo e outras. São ótimas pois podem ser colocadas diretamente a disposição deles inatura e um pouquinho com as misturas e ovo cozido que devem ser retiradas as sobras para não azedar. Parabéns pelo segundo ovinho dela.

carlos alves disse...

ola.........chamo me carlos ja tive a vlota de 20 periquitos mas uma noite uma rapousa foi a gailola, e so consegui recuperar 2 femeas.....:(
você podia dar me algum conçei lho para tornar a ciaçao.??

marta disse...

julio gostaria de saber se posso continuar dando vitamina avitrin para periquita que que está na postura? pois a minha colocou um ovo maior que os dois primeiros, chegando sair marca de sangue no ovo.
Obrigada.

marta disse...

Julio gostaria que você falasse a respeito da mutação do periquito todo verde como um papagaio. Qual o casal devo comprar para conseguir essa raridade. São lindos mas muito raro. porque isso?
Obrigada.

jcesardutra disse...

Carlos voce só deve começar uma criação quado tiver certeza que nunca mais uma rapousa vai comer seus periquitos. Construa um viveiro dentro de um local fechado e seuro.

jcesardutra disse...

Marta deve dar sim, porém seguindo corretamente a dosagem da bula. Quando estiver com filhotinhos não deve dar mais nada na água, tudo terá que ser nas misturas e nas rações.

jcesardutra disse...

Marta eu não sei que periquitos voce andou vendo, os australianos verdes tem a cara amarela, podem ser claros ou escuros e tem as penas de cima das asas na cor preta. Podem ter a cabeça toda amarela (opalinos). Se me mandasses uma foto para eu examinar poderia então te esclarecer melhor.

lauri medeiros disse...

tenho dois periquitos um macho verde de porte ingles eum outro amarelo que comprei em uma agropecuaria porque axei muito lindo ele é identico a esse da foto mas tem ao redor da narina azul claro ele junto do verde se acarisião o tempo doto. a minha pergunta é, dois mochos se tratão tão bem assim ou o amarelo pode ser uma femia? obrigado.

marta disse...

Julio infelizmente não tem como mandar a foto pois, a mulher que estava vendendo, já vendeu. ele era todo verde como um papagaio ou maritaca .Tenho certeza que era australiano.sem manchas de preto em cima das asas nem a face amarela a face era toda verde. Era todo monocromatico. Existe esta mutação ou é uma falha genética? Fui boba de não ter comprado!
Obrigada

jcesardutra disse...

Lauri dois machos se tratam bem assim e até parecem um casal. Este teu amarelo tem olho vermelho? Porque se tiver será lutino e as fêmeas lutinas não tem a cera azul claro, ele deve ser macho também. Na dúvida mande uma foto da cara dele que eu te ajudo.

jcesardutra disse...

Marta eu estou duvidando da nacionalidade deste opriquito, não existe nenhuma mutação assim, podes ter certeza que não era australiano. Poderia até ser da Austrália, mas não o nosso periquito australiano.

marta disse...

julio tenho certeza que era australiano nosso .Vou tentar descobrir para quem ela vendeu e oferecer um valor acima da média do mercado. O pior que já tem 2 anos que o vi.
Obrigada

jcesardutra disse...

Marta talvez eu não esteja compreendendo a descrição dele, o ideal seria uma foto, pedepara deixar fotografar e me manda. (caso consigas)

«Mais antigas ‹Antigas   601 – 631 de 631   Recentes› Mais recentes»