Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Marlon extreando a criação do padrão inglês.

O Marlon, grande criador de australianinhos na cidade de Blumenau, não resistiu a tentação de criar os periquitos de exposição, os chamados padrão inglês. E já está apresentando alguns de seus casais, adiquiridos no criadouro Vida de Periquito.



22 comentários:

alex iury disse...

a ,a 1ª foto! aquele macho das ftos anteriores!! e os filhotes???marlon!!!! diz aê o q aconteceu!!!

alex iury disse...

julioooooooo!!!! nasceu o 1º periquito da 2ª ninhada!!feimm q dói!!!!parece um pedaço de couro mas daqui a uns 5 dias ele vai se enbelezando!!!quero ver a mutação!!!
(essa ninhada eu não tive,por escolha,nenhum contato com os avos e pra ajeitá-los eu usava algum material pra tocá-los..6 ovos,quero ter + surpresas!!!xau vou esudar e depois apreciá-los!!!(quero comentário)

Marlon disse...

Grande Mestre, o casal Vd Cz x Cobalto, da 1ª foto, está na 2ª ninhada e ela não para de pôr ovos. Já são 08 no total. Já o casal da segunda foto está mais devagar, mas também promete algo ainda este ano. Abraço.

jonas disse...

ola gostaria de saber qual a diferença entre o periquito australiano e o ingles?

Natalia disse...

Olá Julio!
Aconteceu uma coisa muito chata aqui... Minha fêmea estava botando ovos, o macho já a alimentava, ajudava a chocar, etc. Mas alguém aqui abriu a caixa ninho e o macho acabou por fugir. Agora gostaria de saber se os ovos por vir (se é que ainda virão, já que ela pôs 6) serão brancos e se terei que ajudá-la a alimentar os filhotes. Ela ficou muito agitada hoje (ele fugiu ontem), gritando e cantando o tempo todo... e passou bastante tempo fora do ninho. Ela vai conseguir dar conta? Tem algo que eu possa fazer para ajudar?
Obrigada.

Anônimo disse...

ayslan: eles são bonitos so não gosto dos topetes julio qual e uma medida boa para fazer um viveiro e que se meu casal botar mais ovos e dos ovos darem uns 4 ou 2 filhotes vou fazer um viveiro pra eles,qual e uma medida para fazer um viveiro simples acho que nesse viveiro vou criar uns 5 casais :) julio tambem queria saber se uns 5 casais assim gastam muito assim para fazer a mistura se bem que pra mim seria bem mais facil tratalos porque meu pai tem um supermecado e quase todo dia tem verduras sobrando tambem queria saber se pode fazer um papinha de fuba com leite me disseram que deixa a penas deles mais bonitas e eles podem comer chuchu ate mais e seu site a cada dia fica cada vez melhor :)

ivo disse...

com quantas horas eu posso pegar ovo que a femea botou para colocar o ovo branco para nascer todos da masma idade.

Julio Dutra disse...

Alex IurY não esqueças de dar uma olhada no papo deles pra ver se estão sendo alimentados, é importante.Parabéns e não esqueças de estudar.

Julio Dutra disse...

Marlon não esqueças de observá-los com a lanterninha, pois alguns poderão estar brancos e não precisam que ela fique chocando desnecessáriamente.

Marlon disse...

Eu uso a lanterna sempre. Na ninhada de 08 ovos, já descartei um, que estava com uma australianinha a mais de 10 dis. Estava branco. Dos 07 restantes, 04 tem sinal de vida, os outros 03 são muito recentes, mas acredito que virão mais. E o casal celeste corpo claro com o macho opalino Vd escuro está com 06 ovos, e em 03 há sinal de vida.

Marlon disse...

Alex Iury, é o macho das fotos anteriores mesmo. E os dois filhotes da 1ª ninhada são os que estão no blog do Júlio, na mão de minha filha. Um Vd Cz e outro verde escuro, um casal. Me passa teu e-mail que envio as fotos que tenho deles. Abraço.

Julio Dutra disse...

Jonas Almeida na verdade é a mesma ave, pois só existe um, o periquito ondulado australiano. Aquele que vive na natureza lá na Austrália e é igual aos que vemos diariamente em quase todas as casas de pássaros das cidades brasileiras. Fez muito sucesso quando trazido para a Europa e logo em seguida o mundo inteiro estava criando. Os ingleses foram os primeiros a apresentar novas mutações e a transformá-los em periquitos bem maiores e mais cabeçudos, pelo menos foram os primeiros a ficar famosos. Até pouco tempo ainda se dizia periquito inglês, hoje já se prefere chamar periquito padrão inglês ou periquito de exposição. E atualmente os ingleses já não são mais os campeões absolutos nas exposições pelo mundo a fora. Hoje a Alemanha é o maior reduto de periquitos campeões. Então para entender, o periquito é um só, porém os chamados ingleses são os geneticamente modificados através de mutações de cores, variedades e tamanhos. Em suma, o dito inglês é no mínimo o dobro do tamanho e muito cabeçudo, se não for assim é apenas um australianinho normal e pequeno, ou um mestiço.

Julio Dutra disse...

Natalia agora não da pra fazer nada, tem que deixá-la quieta e torcer para que ela choque e crie sozínha.Dependendo de quantos filhotes nascerem ela poderá ter dificuldades em alimentar.Terá que ser ajudada com oferta farta de alimentos que facilitem a encher o papo dos gulosos filhotes. Com uma seringa e uma sondinha poderás ajudar a alimentá-los se nescessário.Sê ela por mais algum provavelmente estarão férteis.

Julio Dutra disse...

Ayslan os periquitos são aves não mamíferos, eles não mamam, então deixa o leite de lado, só vai dar diarréia. Sê quiser melhorar muito a farinhada então amasse ovo cozido rale cenoura e beterraba e junte tudo. As verduras e legumes pode dar todos, só não alface abacate e sementes de maçã, mas maçã pode. Um viveiro para cinco casais deve ter um metro e meio por um metro e não precisa ser alto. Tens que pensar que para evitar brigas entre cinco fêmeas, tem que ter espaço para oito casas e depois se cada casal tiver quatro filhos então serão 30 periquitos voando quando os filhotes saírem do ninho.

Julio Dutra disse...

Ivo cuidado ao pegar os ovos, é uma técnica válida, mas tem que ter cuidado, pois são frágeis e quebram com facilidade. Tem que usar uma colherinha ou luva ou no mínimo lavar muito a mão para não contaminar os ovinhos. Pode retirar assim que ela põe e já colocar o "indez" no lugar, mas assim que ela colocar o terceiro já tem que devolver os outros dois para que ela comece a chocar. Estes ovos que ficam esperando não podem passar de cinco dias e caso ela esteja demorando a por então mais vale devolver logo para não estragarem.

Julio Dutra disse...

Marlon tú estas ficando craque heim? É isso mesmo, tem que usar as técnias e melhorar sempre.

Anônimo disse...

Julio,sou criador de australiano,a uns dez meses rsrs,mas já tenho seis casais,três filhotes e mais dois machos, que comprei a pouco;um AR e outro lutino, que estão separados dos casais.Julio, tudo que sei sobre alimentos,acasalamentos,vitaminas,bom ,tudo mesmo, eu aprendi com vcs no portal vida de periquito,mas eu vi em uma resposta tua ao Pedro, vc disse que todos os azuis são face branca, pois eu tenho um azul com a face amarela,seria ele um azul raro?rss Julio como faço pra ter um casal do padrão ingles?meu nome é odecam macedo, moro em São Gabriel-RS,a 360 km de Porto Alegre,desde já agradeço.

Julio Dutra disse...

Odecam Macedo os periquitos azuis pertencem à linha branca, tem fundo branco, assim como os albinos, não possuem pigmento amarelo. (os cinzas também). Os verdes são da linha amarela, assim como os lutinos e tem pigmento amarelo, portanto, face amarela. Então todos os verdes têm face amarela. O que conseguiram “fazer” através das mutações foi introduzir face amarela nos azuis e nos cinza. (introduzir).
E existe também o gold face (face ouro) que é um amarelo mais intenso. Mas isto foi colocado, pois naturalmente os azuis e os cinzas têm face branca. O maior desafio para os cientistas genéticos desta área é conseguir colocar face branca nos verdes. (Estamos esperando, estes ainda não existem). No Rio Grande do Sul eu só conheço o Alessandro que é um criador de periquitos na cidade de Santa Maria, não sei qual outro criador existe mais perto da tua cidade, mas existe. Deves procurar num clube de pássaros, normalmente os criadores de canários pertencem a estes clubes e te informarão sobre criadores de periquitos na tua cidade. Criadouro Santa Maria:
Alessandro_correa@terra.com.br
(55) 3211 3909
9115 8913

alessandro_correa@terra.com.br

http://csmsantamaria.blogspot.com

Anônimo disse...

Julio valeu pela dica do criadouro de SM,falei com alessandro,vou la conhecer os periquitos padrão ingles,fica perto 240 km,mas vou procurar aqui tambem não é possivel não ter aqui em São Gabriel rsrs.Abraço.


Odecam Macedo

Julio Dutra disse...

Boa sorte Odecan Macedo e quando estiveres lá enm Santa Maria de um abraço no Alessandro por mim. Não esqueças de levar máquina fotográfica, os periquitos que verás no criadouro Santa Maria, do criador meu amigo Alessandro são dignos de muitas fotos para mostrar para a galera.

Anônimo disse...

eu tenho três casas de periquito ingles ja tem três mes que não tira cria é minha primeira vez que crio periquito ingles eu tenho viveiro grande com três casas no meu viveiro tem 5 ninhos pra 3 casas o viveiro é bem linpo e os ninho são todos grandes largora de 10cm conprimento30cm vcs menda uma ajuda eu agradeco muitomeu mail é jairo_batista78@hotmail.com

Julio Dutra disse...

Jairo parece que tudo esta certo, só falta verificar a identidade dos casais, ou seja, são realmente três casais? Podem parecer casais e não ser. Caso isto for resolvido, qual a idade deles? Podem ser muito jovens, ou até muito velhos. Parece-me que deves conseguir que alguém com mais experiência de uma olhada nesta turma. Sê quiseres me mandar umas fotos deles, focalizando bem a cara para que eu possa examinar as ceras, então podes me mandar. Darei uma boa examinada e terás a minha opinião.