Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Qual a cor do filhote ?

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Sempre que tivermos escolhas para formar um casal devemos unir um verde a um azul independente de quem é o macho ou quem é a fêmea, pois sua prole mesmo que todos verdes serão sempre portadores de azul. Digo isto porque sabemos que a cor verde nos periquitos é dominante sobre a cor azul. Sê nossos verdes são filhos de azul então poderão nos dar filhos azuis quando acasalados com outro azul.

Dizemos que é um verde é heterozigoto, quando tem a dominãncia verde mas tem a possibilidade para a cor azul. Quando um verde é homozigoto, ou seja, filho de dois verdes então ao ser acasalado com um azul todos os filhos serão verdes. Não devemos esquecer de juntar a isto o fato de que os lutinos (amarelos de olhos vermelhos) funcionam como se fossem verdes e os albinos (brancos de olhos vermelhos) funcionam como se fossem azuis. Resumindo, os lutinos são da linha verde e os albinos são da linha azul.


Temos ainda os cinzas que funcionam como se fossem azuis (são azuis) e quando unidos aos verdes geram os verdes-cinzas. Este fato serve para todos os periquitos de maneira geral e deve ser pensado quando juntar-mos um casal. Isto vem a responder a pergunta de alguns leitores quando acasalam um azul a um lutino, sabemos que se o lutino não for portador de azul todos os filhotes serão verdes.

10 comentários:

Marco disse...

Olah Julio,

Estou com um problema aqui. Formei um casal, macho verde e femea albina, ia ser ateh util pra saber a genetica do macho jah que a femea sendo albina eh facil de saber. Se ele for portador de ino pode nascer tanto os normais quanto lutinos neh? O problema eh que a femea jah tava no ninho fazia 38 dias e nao dava pra ouvir nenhum barulho. Esse ninho que ela escolheu nao podia ser pior, um buraco num bambu de dificil acesso no fundo do viveiro, entao nao pude acompanhar se tava tudo em ordem e quando eu fui ver tinha 12 ovos! Tenho quase certeza que eram 6 de uma ninhada anterior que nao vingou e 6 da nova. Eu queria saber se nesse caso eh melhor retirar todos os ovos pra que ela comece td de novo ou deixar que ela choque os ovos mais recentes?


Obrigado.

jcesardutra disse...

Marco o ideal é usar somente a caixa ninho. Ela custa muito barato e comprando uma da pra fazer as outras em casa. É assim que eu faço e até incremento mais ainda para ficarem melhores. Nesta caixa, fica fácil inspecionar diariamente a situação dos ovos e depois a situação dos filhotes dando para fazer limpezas quando necessário. Após dezoito dias os ovos têm que descascarem ou então estarão estragados. Após sete a oito dias de choco podem ser examinados usando o foco de uma lanterninha bem pequena sobre os ovos que nesta data já demonstrarão estarem enchendo e os que continuarem brancos poderão ser descartado. Com isto a pobrezinha da periquita não precisará ficar se estressando por um período tão longo e que vai com certeza diminuir muito a sua vida útil na criação de filhotes. Quem ganhará com isto será você mesmo, pois terá o controle de sua criação sem precisar ficar esperando para ver o que vai dar. Nesta sua situação o ideal é examinar os ovos, e liberar a fêmea para outra jornada. E o bambú não é um local apropriado pois junta muito fungos e pode matar os filhotes. Na natureza os periquitos fazem ninhos em troncos secos principalmente de eucalipto. Valeu?

Marco disse...

Opa, tirei de lah o bambu e coloquei uma caixa ninho. A maioria dos ovos estavam chocos entao descartei todos e vou deixar ela começar botar de novo.

Valeu pela dica.

jcesardutra disse...

Marco parabéns pela atitude! Daqui pra frente será só alegria.

mikaelly disse...

Oii
queria tirar uma duvida
tenho dois casais 1°: azul(macho) e amarelo(femea), e os filhotes nasceram todos verdes…
2°: é um verde (macho) com uma amerela (femea.. Detalhe: ela é toda colorida, tem verde preto, mas o q destaca mais é o amarelo .)
depois que os filhotes completaram um mês, ai eu troquei os casais
coloquei a amarelinha (mãe dos filhotes) junto com o verde (macho) em uma gaiola separada..
e o outro casal eu coloquei no viveiro junto com os filhotes.

Agora a minha PERGUNTA :

Que cor nascera os filhotes do casal q eu coloquei na gaiola (verde [macho] e amarelo [femea] ???
E tem alguma possibilidade de um dia eu ter um periquito australiano branco ou amarelo ?

Espero q consiga responder á minha pergunta pois estou muito anciosa, desde de ja agradeço pela atenção..

tiago disse...

para obter periquitos australianos azuis que cor deve ser meu macho e de que cor a femea?

jcesardutra disse...

Tiago quando o casal é azul todos os filhotes serão azuis. Mas se tiveres verdes portadores de azul também teras filhotes azuis, porem em menor número.

pedro augusto disse...

qual a cor dos filhotes de um macho celeste de face branca e uma femea aubina

jcesardutra disse...

Pedro deste casal só sairão filhotes azuis.

pedro augusto disse...

tenho outra pergunta.qual sera a cor dos filhotes de uma femea verde e de um macho celeste portador de ino?desde ja agradeço.