Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Problemas com a reprodução dos periquitos.

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Compramos um ou mais casais, colocamos em gaiolas ou viveiros e ficamos á espera de vários filhotes. Normalmente é tudo o que a maioria dos iniciantes fazem. Pouco tempo depois vem às queixas sobre os problemas e acidentes ocorridos. Existe uma faze chamada preparação e cuidados que quando não observada o resultado sera a ocorrência de problemas.


Se vamos acasalar periquitos, que cores vamos querer para os filhotes? Podemos programar antes, desde que seja possível conhecer o pedigree das aves. E isto é fácil quando se compra de um criador organizado. Porém se sairmos catando um aqui e um ali ocorrerão surpresas sempre, e infelizmente, às vezes péssimas surpresas.

Portanto, o ideal é sempre que possível comprar de um criador idôneo. Procurar saber a idade das aves, se receberam doses corretas de vermífugos, se receberam um complemento vitamínico após o vermífugo, quanto tempo estão em descanso da última postura (fêmeas). Quais cores produzirão melhores resultados quando combinadas? O que é um dominante? Um recessivo? Porque evitar acasalar dois recessivos, se podemos usar um portador? Todas estas perguntas são fáceis de responder para um criador experiente, e é claro para o leitor do blog, "vida de periquito" pois está tudo escrito lá é só ler e ainda tem apossibilidade de perguntar atravéz de e-mail com resposta imediata e sem custos.


Desta forma, pelas dúvidas mais apresentadas até agora e dúvidas sempre repetidas, eu oriento que seja feito uma boa pesquisa antes de começar a criar. Tenho certeza que vai valer à pena, pois não é difícil, e assim como eu me coloco á disposição para orientar, dentro do limite do meu conhecimento, outras pessoas em outros blogs também estão a nossa disposição pela internet. Vamos aproveitar e nos tornar em um criador melhorador desta espécie, um criador consciente.


Agradeço sempre a participação de todos, pois aprendo muito com cada pergunta feita, e procuro responder a todas, pois o meu objetivo é formar mais e mais adeptos que se interessem em criar e melhorar o periquito australiano.


Leia mais:
FATRORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS
FATORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS, PARTE II
Alimentação de Periquitos

357 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 357   Recentes›   Mais recentes»
Claudineia disse...

Tenho alguns periquitos mas nao gostaria que eles procriassem mais o que devo fazer? minha femea esta chocando uns ovinhos a quase um mes sera que vao vingar? gostaria de retira-los posso fazer isso, pois nao gostaria de ter mais filhotes. obrigado aguardo sua resposta.

jcesardutra disse...

Claudinéia, para não ter mais criação é só retirar as caixas (ninho), sem ninho não há o estímulo para reproduzir. Quanto aos ovos, depois de oito dias de choco (para cada ovo, a contar do dia que ela puser) você já poderá observar se estão férteis ou não. O ideal é no escuro, com uma lanterninha bem pequena, você poderá perceber até o coraçãozinho do filhote pulsando lá dentro ao direcionar o foco de luz nos ovos. Os não férteis estarão claros, brancos e já poderão ser descartados deixando apenas aqueles que vão desenvolver. E o tempo de choco é 18 dias, portanto estes ovos com mais de 20 estão todos podres. Boa Sorte! Julio.

guilherme disse...

ola...gostaria de saber se mesmo um periquito que nao voa pode ter filhotes???e eles nao se beijam,nao fazem nada, devo coocar outro macho, e eles vivem no viveiro bem grande.

guilherme disse...

corrigindo...eles beijam sim mas nao acasalam.

hiago disse...

olá tenho dois casais de periquitos,queria saber o que devo fazer prara eles acassalarem e ter muitos filhotes,tem pessoas que fala pra deixar o macho sozinho um tempo depois poem eles de volta isso e certo!!!
espero sua resposta agradeço!!

jcesardutra disse...

Hiago,a melhor maneira é a mais parecida com a natural, ou seja, todos num bando e deixar que eles se acasalem espontaneamente. Quando não importa qual macho acasale com qual fêmea, eu coloco todos em uma voadeira e deixo que eles escolham. Depois vou colocando em gaiolas, casal por casal, pois preciso da garantia do pedigree nos futuros filhotes visto que no viveiro um macho pode galar a fêmea de outro. Há também outra técnica que é colocar a fêmea sozinha uns três ou quatro dias na gaiola, depois colocar a caixa (ninho), e quando ela estiver confiante entrando normalmente na caixa ela aceitará qualquer macho (mais uns três dias). Daí eu vou apresentando um por um, pois muitas vezes eles não se adaptam a elas. Valeu?

jcesardutra disse...

Guilherme, sempre temos que procurar acasalar periquitos que não apresentam problemas, o ideal é trocar por ouro. Este que não vôa, se estivesse na natureza já teria sido engolido por um predador. Aproveita que ele não vôa para treiná-lo a ficar manso e andar com ele no dedo. Boa Sorte!

Philippe disse...

ola amigo...

acabei de comprar uma casal de periquito...

e queria q eles proquiacem...

como faço?

tem alguma éppoca do ano?

tenho q fazer algo?

grato

philippe pisaneschi

guilherme disse...

ola,eu tenho uma pomba rola junto com meu casal de periquito mas, a femea bate muito nela,devo tirar o pombinho de la?posso fazere uma divisória no viveiro?o que devo fazer?quais problemas a pombinha possa dar?

jcesardutra disse...

Guilherme, pombos são portadores de doenças que passam para os periquitos, o melhor é colocá-la bem longe deles. Cuidado!

jcesardutra disse...

Philippe, eles criam em qualquer época do ano, porém devemos evitar os meses mais frios, e os muito quentes também. Aqui no sul do Brasil é bom de criar de abril até dezembro. Existem bastante informações neste blog para quem quer iniciar a criação de periquitos, aproveite!

guilherme disse...

mas e uma pombinha rola,ela tem muitas doenças???

guilherme disse...

já que vc disse que eu poderia amansar o ´periquito que nao sabe voar,como posso fazer isso???ja que eles vivem em um viveiro muito grande?

guilherme disse...

eu tenho apenas um casal de periquitos, gostaria de colocar mais um.mas como devo aproximar eles de la sem que haja briga????

jcesardutra disse...

Guilheme, tem que ser em uma gaiola para poderes pegá-lo na mão várias vezes até ele se acostumar. Quanto a colocar mais periquitos juntos depende do espaço se não ficar muito apertado não há problema. Só não esquece de colocar vários ninhos á mais senão elas brigarão muito. Valeu?

jcesardutra disse...

Os pombos em geral tem doenças que atacam outoras aves por isto devem viver separados.

guilherme disse...

OBRIGADO POR ESCLARECER MINHAS DUVIDAS,MAS,SE EU COLOCAR MAIS UM CASAL DE PERIQUITO COM O MEU, ELES NAO BRIGARAM???

jcesardutra disse...

Provavélmente as fêmeas brigarão, mas se puderes ficar observando deves colocar, pois alguns são mais pacíficos e não brigam. Mas tem que ficar de olho. Testa!

guilherme disse...

vou te dar uma dica:
muda a fonte da cor e ruim para ler........
coloca uma mais escura.......

jcesardutra disse...

Guilherme, o modelo do programa é fixo e não encontrei uma opção para mudar estou estudando uma maneira. Valeu a dica agradeço mesmo. Abraços Julio

jose guilherme pedroso disse...

tem um periquito macho ingles e 2 femeas australiana hoje constatei piado no ninho mas não conseguir ver os filhote gostaria de saber se posso dar pão pois eles gostão muito e couve

jcesardutra disse...

Jose Guilherme, o ninho para periquitos deve ser do tipo caixa com um ou dois compartimentos e uma tampa fácil de levantar e observar o que acontece lá dentro. Algumas vezes morre um ou mais filhotes e tem que ser retirados imediatamente. Algumas vezes pode até morrer a fêmea ou o macho e da mesma forma tem que ser retirados. Alguns casais defecam no ninho e deve ser limpo, principalmente se as fezes forem moles. Portanto você tem que olhar e ver o que está piando La dentro. Quanto ao pão é melhor se for integral, mas existem farinhadas prontas no mercado que são muito melhores. Quanto a couve, deve ser oferecida sim, pois é uma rica fonte de cálcio.

guilherme disse...

ola,eu tenho uma femea e ela por ser brava deve de ser retirada do viveiro.com o macho(filhote)nao se da muito bem,com a pomba muito menos,agora esta em uma gaiola e saberia se devo colocar outro macho?
como fazer isso???
ela e uma femea lutina qual e a cor apropiada para o macho para sair filhotes bonitos(se tiver)????

guilherme disse...

e como sai quando juntalos????
sem que ajam brigas,pois a gaoila que ela esta e de 70altura por 50 de comprimento e 40 de largura nao e muito grande
eles criam em gaiola?????

jcesardutra disse...

Ela deve ser retirada e colocar outra fêmea com este macho, quanto a colocar um macho com ela em outra gaiola você pode tentar, der repente ela se acostuma e nem briga, só testando para saber. Ela sendo lutina (amarela de olhos vermelhos), só terá filhotes lutinos com um macho lutino ou albino, ou um normal qualquer desde que seja portador de ino (lutino ou albino). Caso contrário todos os filhotes serão verdes, com qualquer outro que você acasalar esta fêmea. Como sempre há outras possibilidades, vou relatar e espero que não de um nó na sua cabeça, pois genética é uma área linda, mas às vezes dá uma rasteira na gente. Sê esta fêmea for portadora de azul (o pai ou a mãe dela for azul) e você á acasalar com um macho azul, dará também filhos azuis, se acasalar com um branco, (albino) nascerão azuis também. E para não esquecer, todos os filhos machos desta fêmea serão portadores de ino, (não importando o pai). Boa sorte e bons estudos.

jcesardutra disse...

Guilherme, esqueci do detalhe da criação em gaiola, eles criam sim, porém devem ficar fixo num local e evitar mudar a posição desta gaiola até que estejam com filhotes. Em gaiola deve ser colocado somente um casal. Valeu?

hiago disse...

oi quero fazer uma pergunta !!
posso dexar um macho com duas femeas numa gaiola grande so com uma caixinha!!!e outra eles acalam!!!
outra pergunta qual e melhor pra reproduzir uma femea mais velha ou mais nova!!estou esperando a sua resposta muito obrigado!!

guilherme disse...

ola quero colocar um mavho verde com minha femea lutina ,que cor saira?

guilherme disse...

sp para lembrar sou o mesmo guilherme do verdinho

guilherme disse...

obrigado pela resposta anterior...

jcesardutra disse...

Guilherne, gostei mais do azulzinho.

jcesardutra disse...

Guilherme, um macho verde com uma fêmea lutina sai todo mundo verde.

jcesardutra disse...

Hiago, duas fêmeas numa gaiola é arriscado, se colocar uma só caixa é morte na certa. Cada gaiola um casal, no viveiro com várias caixas e espaço suficiente pode ser colocado mais casais. Abraços, Julio.

guilherme disse...

qual cor voce acharia a melhor para colocar com minha femea lutina??
na sua opinião........

guilherme disse...

ola,minha femea lutina adora comer aveia,na mistura que compro para ela, ela so procura o aveia,agora comprei apenas o aveia ela esta adorando, mas tem todos os nutriientes que ela precisa???

alberto disse...

ola tudo bem ?
minha duvida e o seguinte tenho um casal de periquitos , e sempre os vejo beijando e a femea entrando no ninho , eles fazem carinhos uns nos outros e etc. e as vezes o macho tenta acasalar com afemea tantando subir em cima dela , mas ela nao deixa ela espanta ele , a poucos dia se que a=o nariz dela ficou marron e apareceu a iris nos olhos !! vc acha que demorara muito para eles acasalarem?
obrigado

joao paulo disse...

eu tenho tres periquitos duas femeas e um macho eu coloquei um ninho para ver se ele cruza com agulmas delas mais ela fica e picando o ninho do lado de fora sela quer ele nao quer cruzar com nenhuma das duas.

joao paulo disse...

oi sou eu de novo sera que ele nao quer cruzar porque tem duas femeas

jcesardutra disse...

João, acho que é por que ele está frio. (não está pronto). Com o tempo ele se ageita, se não for muito velho. Cuidado com as brigas das duas depois, isso sim é mais preocupante, fica ligado.

jcesardutra disse...

Alberto, deixa com eles, eles saberão direitinho a época certa. É até melhor que não cruzem enquanto ela for muito nova. Abraços, Julio.

joao paulo disse...

agora que vc falo as duas de vezes em quanto brigam o que eu posso fazer sera que eu tenho que arruma outro macho.

jcesardutra disse...

João, arrumar outro macho sim, porém tens que avaliar o espaço para dois casais. Se for num viveiro, sem problemas, é só colocar casinhas de sobra e elas pararão de brigar assim que se decidirem aonde vão por seus ovos. O problema são "duas fêmeas em uma gaiola", dificilmente elas se entendem. As fêmeas são brigonas mesmo, temos que estar atentos. Valeu?

wanderson disse...

tenho 2 duvida..
estava lendo em um site sobre reprodução de passaros..e o site me informou que a reprodução dos periquitos só são concluidas apenas no verão..independente da junção dos passaros..

e a segunda. tenho 2 casai de periquitos em um mesmo viveiro.. eu tenho que colocar mais uma caixinha para cada femea acasalar.

patricia disse...

olá, obrigada pela resposta anterior, não sei se estou fazendo algo de errado, mas quando os filhotes estão empenados e começam a sair do ninho eu coloco a caixa no chao para que eles voltem para dentro sozinhos, este procedimento esta certo ou devo deixar o ninho no alto??? se tiver q deixar no alto como eles farao para voltar para dentro sozinhos, devo coloca-los de volta???
aguardo sua resposta.

jcesardutra disse...

Wanderson os periquitos australianos criam o ano todo. Devemos colocar as caixas ninhos só após eles fazerem a muda de penas, pois se estiverem mudando não devemos deixar procriarem ao mesmo tempo e também usando o bom senso, e dependendo da região do Brasil as temperaturas mudam muito. O verão no Rio de Janeiro com mais de 40 graus seria um sacrifício muito grande para as fêmeas ficarem cozinhando no ninho. Da mesma forma também no sul do país em julho fazem temperaturas abaixo de zero. Aqui em Santa Catarina (litoral) eu os deixo criar de abril a dezembro, obedecendo ao número de quatro rodadas direto por fêmea. Depois ela tem que descansar pelo menos três meses (ingleses) e dois meses (australianos). Quanto mais caixas ninhos sobrando no viveiro melhor, pois menor é a possibilidade de haver brigas entre as fêmeas. Valeu?

jcesardutra disse...

Patrícia, nunca retire a caixa do lugar, pois isto atrapalha o casal que já pensa em nova ninhada e pode provocar acidentes. Recoloque os filhotes de volta só á noite se estiver frio. Os pais vão alimentá-los onde eles estiverem. O que você pode fazer é facilitar o acesso deles de volta ao ninho. Um poleiro mais grosso da caixa até o chão para que eles se agarrem e voltem, mas deixe a caixa lá. Valeu?

André disse...

Ola!!
Tenho dúvidas. Tenho um casal, eles trocam caricias e um maior amor, porém o macho tenta montar na fêmia e ela não deixa e as veses ele fica seguido ela.tem algum problema? O que eu posso fazer para eles procriarem?
Agardando respostas...
Obrigado!!

jcesardutra disse...

André a fêmea só deixará ser coberta pelo macho quando seu ovário estiver pronto para desenvolver os ovos. Isto se você colocar ninho na gaiola, caso contrário não deixará. Algumas fêmeas são complicadas mesmo, pois entram para a caixa ninho não dando chances para o macho e isto tem como resultado muitos ovos em branco. Algumas vezes, assim que ela põe, tiramos a caixa por 24 horas e depois recolocamos (ou fechamos a entrada) não se esquecendo de abrir no outro dia para ela por. Com isto ela fica fora por mais tempo e o macho acaba conseguindo. É assim mesmo e derrepente na outra rodada ela muda de atitude. Boa sorte!

alberto disse...

ola tenha uma duvida !!!
tenho um casal de periquitos e de uns tempos para ca estou notando que as penas deles estao saindo e assim ficando com uma pena feia como se fossem mudar de penas ! seria isso uma doenca ? ou pode ser porque eles estao acasalando e a femea sempre entar no ninho e muitas das peninhas que estao saindo estao dentro do ninho 1 isso e normal?
obrigado

jcesardutra disse...

Alberto toda vez que mudar a alimentação de um pássaro ou de uma ave ela tentará fazer uma muda de penas. Pode ser isso, faça por escrito a concentração certinha da mistura de sementes que eles comem e mantenha sempre nas mesmas proporções. Pode estar faltando também um complexo vitamínico tipo vitagold ou outro e daí eles enfraquecem (já que estão na cria) e perdem penas. Isto é um perigo para nascerem filhotes com a doença chamada muda francesa. (pelados). De uma vasculhada em artigos publicados anteriormente neste meu blog, eu escrevi bastante informações sobre muda francesa, alimentação e como preparar para reproduzir, vai te ajudar bastante. Boa sorte!

TOP 10 artigos mais acessados « Vida de Periquito disse...

[...] Problemas com a reprodução dos periqui [...]

ricardo disse...

oi eu ja coloquei ninho na minha gaiola mas eles nao vao para la.porque?

jcesardutra disse...

Ricardo são muitos os fatores que podem estar acontecendo e também não tenho conhecimento exato de como você os preparou. Primeiro passo: Realmente é um casal, certo? Já vi dois machos ou duas fêmeas parecerem um casal. Segundo: Tem mais que seis ou oito meses? Não são muito velhos? Quando você diz que colocou ninho eu entendo caixa própria para periquitos, certo? Você tem certeza que estão acasalados (namorando)? Então é questão de tempo. Vou-te dizer como faço, pois tenho mais de 15 casais criando e não posso ficar á disposição da boa vontade de um ou outro casal. Coloco a fêmea sozinha na gaiola sem a caixa e deixo três ou quatro dias daí coloco a caixa. Mais uns dias até ela estar entrando e bisbilhotando a caixa. Daí sim coloco o macho, tem fêmea que se abaixa na hora e ele já gala. Mas nem é preciso tanto, se aceitar o macho já está bom. Em seguida as coisas acontecem rapidamente. Infelizmente tem periquitos (as) que não aceitam o pretendente e não criam, acabam tendo que ser trocados, mais é raro. Boa sorte!

Jose Luiz disse...

Olá!
Tenho dois casais de periquitos autralianos em gaiolas separadas. Um deles é jovem ainda e apenas se acariciam sem copular, mas o segundo casal já tem idade, se acariciam e copulam. A tres meses e meio a femea entrou no ninho e apenas sai para fazer suas necessidades e copular, seu macho a alimenta. Porem, ela está estranha, apresenta muito nchaço nas regioes do papo e da cloaca e caminha com difuculdades... as vezes tenho a implessão de que ela nao tem ovo, só fezes... Isto é normal ? Ela era tão bonita e agora parece que está se acabando... Posso retirar o ninho, pois ela naõ consegue botar nada?
Obrigada

ricardo disse...

obridgado pela dica valeu

jcesardutra disse...

José luiz você deve retirar o ninho, tem alguma coisa de errado com ela. O ideal é deixar que fique sozinha, sem ninho, para poder ser observada e tratada.Valeu?

Eliane disse...

Olá, tenho um periquito macho que acasalou com duas fêmeas, o problema que com uma fêmea os ovos não vingaram, já com a outra saíram 5 filhotes, ele está preferindo aquela que não tem filhotes e está abandonando a outra e os filhotes, gostaria de saber jcesardutra se eu posso tirar alguns desses filhotes e colocar com outro casal de periquito que estão tratando de seus filhotes? Será queposso fazer isso? por favor me responda, não quero que meus filhotinhos morram, beijos....

Jose Luiz disse...

Obrigado Julio!
Já retirei o ninho. Valeu!
Só espero que ela não esteja com doença...

jcesardutra disse...

Valeu José Luiz fica tranquilo vai dar certo. Julio.

jcesardutra disse...

Eliane é por isso que eu insisto sempre: Um macho com mais de uma fêmea não da certo, tem que ser casal de dois, de três dá problema. Se por acaso a outra fêmea tivesse tido cinco filhotes também como iria ser? Como ele iria fazer para alimentar todo mundo? O que está acontecendo é que ele vendo que a outra não tem filhotes já esta querendo romance de novo com ela. No mundo animal é assim, tudo pela procriação. Na África, os leões chegam a matar todos os filhotes de outra fêmea para ela entrar logo no cio e ele se esbaldar. É assim mesmo. Vamos ao caso dos teus periquitos. Primeiro tens que observar se ele mesmo paquerando a vizinha, de vez enquanto vai alimentar os filhos. Tens que pegar os filhotinhos na mão e observar se tem comida no papo. A própria mãe pode alimentar com ou sem a ajuda dele, (às vezes não). Porém tudo isto tem que ser observado rapidamente e com muita atenção para que os filhotes não morram. Se tiveres outro casal com filhos quase do mesmo tamanho e se os filhotinhos realmente não estão sendo alimentados, podes transferir sim. O problema é quantos filhotes já existem lá? Por casal o máximo recomendável são cinco, (nos australianos), nos ingleses quatro. Podes também alimentá-los na mão comprando papinha da alcon, e com auxílio de uma seringa oferecer delicadamente pelo lado do bico. Se acessares pela internet o: Criadouro F 13 de Fernando Miroski Dutra poderás ver todos os detalhes desta manobra. Valeu? Boa Sorte! Julio.

Eliane disse...

Olá Júlio obrigada pela ajuda, hoje pela manhã vi a fêmea tentando se alimentar no chão, como os crio em um grande viveiro, percebi que os outros machos a incomodavam, fiquei tranquila porque percebi que ela estava tentando cuidar de seus filhotes, descartei a idéia de tirar os filhotes dela, como sou mãe e crio meus pássaros com amor e carinho, não ia fazer isso com ela, então pensei em algo para solucionar o problema dela, eu imaginei, preciso de um pequeno coxo que caiba na ante-sala do ninho, então cortei um vidrinho de leite magnésia, e fiz um coxinho estreito, coloquei comida, e ele encaixou perfeitamente no ninho, sem incomodar a passagem dela, dei uma olhada nos filhotes e percebi que eles estavam sendo alimentados, e os cinco graças a deus estavam vivos, saí do viveiro e fiquei observando, minutos depois ela percebeu que era comida, começou a comer alegremente, comeu bastante e depois se virou para os filhotes, para alimentá-los, naquele momento fiquei radiante, não sei se tive a atitude mais correta, mais diante da situação inusitada, acho que deu certo. Sou apaixonada com meus pássaros, crio agapornis, calopsitas e periquitos, como sou iniciante na criação, estou apanhando bastante, mais me sinto feliz por descobrir seu blog Júlio, é legal perceber que ainda existam pessoas como você, que perdem boa parte do seu tempo, para ajudar pessoas que você nem conhece de forma tão carinhosa, por isso deixo aqui um grande abraço para você, agradeço a sua atenção e peço a deus que te abençoei , te proteja e te dê muito sucesso, você merece, beijos no seu coração e um belo dia!!!

jcesardutra disse...

Valeu Eliane você agil corretíssima e os filhotes já irão se acostumar a comer sozinhos logo que cresçam. E não se esqueça :cada macho com uma fêmea, é melhor e não se leva estes sustos de vez enquanto. Abraços, Julio.

Hiago Fellipe disse...

minha femia ñ entra no ninho o oq eu fasso?

Edson Filadelfo Brandão disse...

Julio,eu queria saber de quanto em quanto tempo a periquita pode acasalar?
E qual a diferença do australiano para o inglês?

Elisiane Cristina de Lima disse...

olá minha periquita sempre quebra os ovos !
Ela colocas uns cinco passa uns dias e quebra e a terceira vez que ela faz isso o que devo fazer ?
E tem como fazer uma chocadeira ?
Com lampada não sei !

jcesardutra disse...

Elisane Cristina de Lima, você não deve colocar os ovos dos periquitos em chocadeira porque ao nascerem os filhotes ficaria praticamente impossível alimentá-los. Seria tarefa para um criador experiente. Você pode usar um ovo de plástico igual ao usado pelos criadores de canários. Eles vão deixando o de plástico no ninho e vão guardando até o quarto ovo que ela por. Depois retiram o de plástico e colocam os três ou quatro de uma vez. Ela estará mais choca e ficará mais sossegada no ninho deixando de quebrar os ovos. Algumas vezes por serem fêmeas de pouca experiência pode acontecer, mas depois melhoram. Devemos ajudar e dar mais uma chance para ela usando o ovo de plástico. Tem que tomar cuidado porque alguns machos desajeitados também quebram ovos e a fêmea leva a culpa. Sê não melhorar, o jeito e trocar de fêmea. Valeu?

jcesardutra disse...

Edson Filadelfo Brandão, depois de adulta, ela deve dar três ou até quatro (se estiver tudo bem) rodadas, (posturas) e depois descansar por 60 dias podendo então recomeçar o acasalamento para reproduzir novamente. Antes de iniciar deve estar em perfeita ordem de saúde e durante o período deve receber boa alimentação e vitaminas. De uma olhada em artigos publicados neste blog, tem bastante assunto para quem quer iniciar a criação de periquitos. Todos são australianos, pois são nativos da Austrália. O que aconteceu é que foram levados para a Europa e Inglaterra e sofreram diversas mutações, se transformando em periquitos maiores, mais cabeçudos e muito mais bonitos. Como a Inglaterra deu início a tudo isto então passou a se chamar periquito inglês. Budgerigar, como são chamados em inglês. Hoje em dia na Europa e no mundo todo já está sendo questionado este termo inglês, pois a Alemanha, por exemplo, já possui criadores mais importantes e famosos que os Ingleses. Então por enquanto, aqueles pequenos, mais baratos que encontramos em qualquer loja de pássaros são os australianos e uns maiores, bem mais caros e criados preferivelmente por criadores de exposição são ainda conhecidos por ingleses. Valeu?

erick disse...

eu construi um bibeiro so que eu tenho 4 periquitos
so que ja passaron 2 meses
que eles não tem crias
por que sera

que eu tenho que com prar mais 8 periquitos
para eles ficarem juntos
ou se parar
todos eles
por que são 2 machos e2 femeas 1 macho amarelo
2 verde
3 femea azul com branco
4 branco com pintas pretas
ou sera por causa da cor deles que eles não se reprodusem
i meu bibeiro tem 2 metros de altura
e de largura 3 metros
ou sera que e muito grande para eles

Maria das Dores disse...

tenho um casal de periquitos,a femea briga muito com o macho,coloquei mais um casal e parece que piorou,tive que colocar eles para durmirem separados,o que fazer?Eles ficam soltos em meu apt. coloquei tela nas janelas.

jcesardutra disse...

Maria da Dores eles não deveriam brigar já que estão soltos, mas acho que não deveriam ficar todo o tempo solto. Eles tem que ter uma gaiola deles e de vez em quando dar uma soltada. Os periquitos podem ser portadores de doenças que estando todo o tempo pela casa possa passar para você, são as psitacoses. Não se apavore, não é assim alarmante mas deves pensar nisso. E o teu ap não é a floresta natural deles e isto pode estressá-los. Cada casal em sua gaiola. Valeu?

luis miguel disse...

gostaria de saber a sua opinião sobre o seguinte:
Há 6 semanas comprei 2 casais de periquitos ingleses. eles teem tudo. boa alimentação vitamina E, osso de choco,etc. cada casal está numa gaiola individual e não se veem uns dos outros. Ás vezes vejo-os aos beijinhos e um dos machos ás vezes anda dum lado pró outro no puleiro e faz movimentos rápidos verticais com a cabeça. isso quer dizer que ele quer acasalar?
as femeas aceitam os beijinhos deles, mas ainda nunca foram ao ninho...
tenho que esperar até quando?
devo separá-los 8 dias e depois juntá-los novamente para terem mais interesse um pelo outro ?
que acha?
obrigado pela atenção.

jcesardutra disse...

Luis parece que está tudo bem e que é só questão de tempo. Se as fêmeas não forem muito jovens deverão começar logo. Você pode sim separar o macho por uns dias, porém tem que observar a atitude da fêmea e olhar diariamente as caixas ninho, pois alguma que esteja um pouco mais adiantada e você não hajam percebido pode começar a postura e daí terá que devolver o macho imediatamente. Isto já aconteceu em meu criadouro, alguns casais demoraram muito para produzir. Não precisa esconder um casal do outro, minhas gaiolas (21) ficam uma coladinha á outra e não há o menor problema acredito até que é melhor. Valeu?

willian do nascimento disse...

o meu periquito australiano femea nao entra dentro da caixa ou seja o ninho que eu puis na gaiola oque eu devo fazer e ela beija o macho da para ver otanto que o macho fica excitado ao beijar a femea mas ela nao chega perto do niho

willlan do nascimento disse...

eu ja tinha um casal em uma gaiiola e resolvi adicionar mais uma femea para ver se os resultados apareciam mais rapido eu fiz o certo ou errado porque eu não vejo a hora que as femeas reproduzam

felipe disse...

Eu tenho em uma gailola um periquito e duas periquitas... sendo que uma esta chocando e parece que a outra tbm... o que devo fazer??? na gaiola so tem uma caixa de chocar...?

wesley bruno disse...

Ola eu tenho 2 casais de periquitos australianos 2 de periquitos ingleses e 2 casais de calopsitas e 2 de agapornis sera que eles se reproduzirão normalmente no futuro? todos são filhotes ainda na papinha e pelo que tenho observado nunca houve briga, pode haver hibridos entre essas especies, se sim como serão os filhotes, o viveiro tem 5 m de altura 100m de largura e 100m de cumprimento tem 12 poleiros, como amansalos

jcesardutra disse...

Wesley Bruno eles ainda não se mataram porque o seu viveiro é enorme, e isso é muito bom. Quanto a nascer híbridos não, pois eles são psitacídeos (bico redondo) de variedades muito diferentes, não cruzam entre eles. E quanto a amansá-los só colocando em gaiolas, pois num viveiro eles ficam sempre muito ariscos. Não esqueças que as caixa ninho para eles são cada uma de um tipo. E os periquitos não carregam palha. Valeu?

jcesardutra disse...

Felipe isto não da certo, se queres filhotes tens que retirar uma das fêmeas desta gaiola e colocar em outra senão o prejuízo vai ser grande depois. Cada casal em sua gaiola esta é a lei, ou então num viveiro maior, todos juntos, porém com várias caixas sobrando. Valeu?

suelen disse...

Olá
Tenho um casal de periquitos australianos, eles estão juntos já tem um ano e até agora não tiveram filhotes. Eles não brigam e aparenta se dar bem um com o outro. Gostaria de saber pq eles não acasalão? Na gaiola tem o ninho,só não é uma gaiola grade é do tamanho normal.
Obrigado e aguardo resposta.

jcesardutra disse...

Suelen há uma lenda que diz que um casal sozinho não reproduz, pois eles vivem em bandos na natureza e precisam de companhia para se sentir em estado de colônia. Mas é apenas uma lenda, existe também a possibilidade de você achar que é um casal e der repente não ser (apesar do namoro). Numa gaiola o melhor é acoplar a caixa ninho própria para periquitos por fora da gaiola para não reduzir muito o espaço interno, eles se exercitam mais, ficam mais ativos e mais saudáveis para reproduzir, pois quanto mais espaço melhor. Outro detalhe é o local onde esta a gaiola, ela deve estar fixa num local e não mexer mais. E tem também a idade deles podem ser muito velhos?

suelen disse...

Obrigado por me ajudar
A idade eu não sei, pq eu ganhei da mãe de uma amiga, q não cuidava direito,inclusive a femea q acompanhava o macho na época em q era dessa amiga, morreu de fome. Quando eles me deram só tinha o macho, foi quando eu comprei uma outra femea, pq achei ele muito triste sozinho.

suelen disse...

Acasalando ou não eu vou amar do mesmo jeito,não sei se sou muito sentimental mas acho q o Alfredo (macho) já sofreu muito, e não quero obrigalo a se afastar da atual companheira e colocar outra no lugar, acho q ele ficaria estressado D+. Vc acha q estou errando em pensar assim? Pq tenho medo de derrepente eles evoluir algum tipo de depressão

suelen disse...

Olha a foto da q eu acho q é femea

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=2486509059666231663&pid=1224689691517&aid=1221046396$pid=1224689691517

jcesardutra disse...

Suelen periquitos não piram, eles aceitam ou não se acasalar. Daí a gente vai trocando de parceiro (a) até eles se agradarem e é só alegria.

jcesardutra disse...

Suelen se a cera (aquela plaquinha acima do bico) ficar marrom ou achocolatado ai sim eu aceito como fêmea, mas como esta agora pela foto eu aposto minhas fichas como é macho e é novinho ainda.

suelen disse...

Obrigado por me ajudar. Eu descobri q é macho mesmo.

vando disse...

tenho um casal de periquitos e a femêa ja colocou 10 ovos é normal e ela consegue chocar todos eles

vando disse...

uma das periquitas femêa que tenho esta com um caroço sera que é um tumor ou é os ovos engachados

maria de fatima de andrade araujo disse...

Iniciei uma criação de periquitos, agapornis e calopsitas... comprei um casal de cada tipo para ver se eu consigo criar, o que aconteceu é que eles põem e não tiram filhotes, os ovos com o passar dos dias goram ou ficam podres, o que eu dou a eles para que isso não ocorram? E outra pergunta:As femeas podem por sem que cruzem? e se isso ocorrer eles podem tirar filhotes?
obrigada

jcesardutra disse...

Maria de Fátima de Andrade Araújo eu não entendi o que você quis escrever a respeito das fêmeas, mas se elas estão pondo, então estão bem, se não nascem filhotes daí o problema é com os machos. A pergunta é a seguinte: Tens certeza que são realmente casais? As lojas nem sempre acertam quando vendem. Seria bom pedires para alguém com mais experiência dar uma olhada.

jcesardutra disse...

Vando pode ser apenas gordura e calo de tanto ficar noninho. Porque se for ovo tem que sair senão ela morre.

jcesardutra disse...

Vando quando uma fêmea põe tantos ovos nem todos produzirão filhotes, mas com toda certeza depois de duas ou três rodadas desta ela tem que ser separada da criação e descansar num local maior onde ela possa voar para se recuperar senão o futuro da saúde dela é ruim.

willian do nascimento disse...

eu estou com 4 femeas e um macho ate que elas nao brigam muito eu comprei uma gaiola maior mais uma coisa que eu não entendo ao em vez de femea brigar com femea o macho que briga com as femeas eu ja separei o macho delas ate que parou um pouco as brigas mas 4 femeas e um macho reproduzem normalmente oque que eu faço esse ele acasalar com as quatro eas quatro terem crias ele vai dar conta das quatro femeas

jcesardutra disse...

Willian é um macho para cada fêmea, pois ele tem que alimentar as fêmeas e os filhotes no ninho. Como ele não vai conseguir ele vai abandonar e alguns filhotes vão morrer de fome. Quanto á este teu macho ele melhorará se colocares outros junto com ele. Só tenho dúvidas se é possível quatro fêmeas juntas em uma gaiola.

Kleber disse...

Opa, tenho uma periquita fêmea e ela nunca pois ovo, só que agora ela está com o oveiro bastante baixo mas não está conseguindo por ovo, ela está ficando ofegante, estou com medo dela morrer pois ja faz dias que ela está assim. o que faço? obg!

wilgner disse...

espero sua resposta blz

wilgner disse...

eu tenho um casal de piriquitos so que eles nao mostram estarem
aprocriando la tem ninho e todo como eu fasso pra eles acasalar

wilgner disse...

eu tenho sertesa que e um casal eles tem uma caixa de ninho proprio pra piriquito mais eu nao sei se tem mais de 7 ou 8 meses
oq eu fasso

jcesardutra disse...

Se não quiseres correr o risco de perder uma rodada de ovos brancos, retira a caixa e depois de um tempo recoloques. Mas se eles estão procurando a caixa e a cêra da fêmea começar a ficar achocolatada, então deixa. Mesmo porque eles ainda vão enrrolar um tempo até surgir ovos.

Carolina disse...

Boa tarde Júlio.

Fazem 2 anos que comprei meus 1º periquitos australianos. O começo foi meio conturbado pois a fêmea fugiu e devido alguns vendedores não experientes, meu periquito recebeu algumas companhias másculas, na verdade ele até ficou bem amigo de um deles, o q lhe deu o título de boiola... Como queria apenas um casal, fiz umas trocas e acabei por ficar com uma periquita branca c/ mínima plumagem azul. Minhas dúvidas: ela já deve ter mais de um ano, ele tem; mas eles não querem saber de procriar. Pensei em problemas nutricionais (sou vet) entao passei a oferecer de tudo p/ eles (frutas, ração) - mas não adianta, só querem saber do mix de sementes, do cálcio e acelga; pensei q ela poderia ser estéril por ser branca; pensei até q ele realmente é boiola ! Eles namoram, são vermifugados, utilizo produtos p/ ectoparasitas, eles tomam sol na primavera da vovó. A fêmea é bem arisca, o macho não. Gostaria de saber então o q pode estar acontecendo. Ela nunca ficou c/ a carúncula marrom, ele porém já ficou diversas vezes bem azulado e fez algumas dancinhas - acredito q seja a dança do acasalamento ! mas ela não quer saber e nunca vi ele investir. Ah ! lembrei de mais um detalhe: a gaiola fica num local arejado, sem corrente de ar, porém ela fica a nossa altura e por onde passamos, pensando q pudessem ser tímidos, cobri uma parte da gaiola dando mais privacidade aos dois, mas nem assim ... O q faço Júlio ??!!

luis g. teixeira disse...

Julio

Favor me responder.

Estou preocupado, pois da ultima choca, a minha fêmea, ao botar o primeiro ovo para começar a chocar, eu percebi que ela retirou o filhote do ninho e estava batendo muito nele, saí para o trabalho, e ao retornar à tarde o filhote estava morto e com a cabeça toda destruída.
Ela está com 03 filhotes de 20 dias e deve começar a botar novamente logo,logo.
O que devo fazer para evitar que ela mate esses filhotes???

jcesardutra disse...

Luis o negócio é retirar a fêmea antes que ela comece a postura. Deixe que o macho crie os filhotes sozinho. Depois que eles estiverem comendo por conta própria você os separa e junta o casal novamente. Muitos criadores fazem isto. O mais difícil é agir na melhor hora. Ou seja, que algum filhote já esteja saindo da caixa ninho e que a fêmea ainda não tenha começado a postura. E tem que ficar de olho no macho pra ver se ele está alimentando mesmo. (90% dos machos alimentam nesta situação). Valeu? Julio

jcesardutra disse...

Carolina estou achando que é outro macho esta companhia dele. Toda fêmea em algum momento fica com a cera achocolatada. Você colocou a caixa ninho para eles? Sem a caixa a fêmea não se prepara para reproduzir e o macho para de investir. Quanto ao apelido que o teu periquito recebeu, não procede, pois no mundo dos periquitos australianos eles precisam de companhia não importando se machos ou fêmeas e convivem bem, é normal. Eu tenho um viveiro com 20 machos e aos olhos dos leigos eles estão acasalados. Porém se coloco qualquer um deles junto a uma fêmea "quente" em uma gaiola de cria automaticamente ele parte pra cima dela e é só alegria. Num outro viveiro tenho 30 fêmeas que vivem bem juntas, sem brigas e num bom relacionamento, mas nada de boiola. (brincadeira). Se tiver a caixa e se esta (fêmea) que você colocou com ele não for muito velha, então estou duvidando do sexo dela.

lucas disse...

COMO FAÇO PARA OS MEUS PERIQUITO SE ACASALAREM

junior disse...

oiii meus periquitos botaram ovo no dia 21 de outubro e ate hoje dia 11 os flhotes ainda não nasceram por que esta demorando tanto
pesso sua ajuda nesse momento de dessipero porfavor...

jcesardutra disse...

No dia 21 de outubro ela colocou o primeiro ? então os outros ela foi colocando a cada dois dias ? Acho que tem ovo que ainda não atingiu o prazo. Pode acotecer de estarem brancos, sem filhots dentro. Deves observar com o auxílio de uma lanterninha e caso estejam sem filhotes dentro, ou mesmo não tiverem bem escuros, daí sim tem que jogar tudo fora. Pode examinar que ela não abandona, pode até pegar na mão e olhar sobre uma lãmpada acesa, fica bom de ver. Valeu?

luis g. teixeira disse...

Júlio

Muito obrigado pela informação...Valeu mesmo!!!
até mais,
Luís

fabrine m disse...

minha piriquita so botou un ovo branco

zulmirabz disse...

Olá! Júlio. Ganhei uns periquitos e estou aprendendo um pouco com as suas orientações. Hoje, resolví dar uma olhada neles e...uau... q surpresa? Ví quatro ovos com uma periquita, lá dentro. Então, me falaram q eu tinha de separar a periquita mãe, dos outros e deixa-la sozinha em outra gaioala, para poder criar seus filhotinhos. Acontece, q lendo uma de suas explicações, percebí q é o macho q alimenta os filhotes. E agora? O q devo fazer? Porque eu tirei a fêmea com os filhotes e não sei qual o macho q a fecundou? A fêmea não alimenta seus filhotes? Responda-me logo, por favor! Que devo fazer? Tenho q voltar com a fêmea de volta para a gaiola de onde tirei?

jcesardutra disse...

Zulmirabz o ideal é o casal criar os filhotes, e não separar nunca. Algumas vezes a fêmea querendo iniciar uma nova ninhada começa a atacar os filhotes que estão começando a sair do ninho. Neste caso deixa-se o macho terminar de criar sozinho, colocando a fêmea em outro local e depois que os filhotes estejam comendo por conta própria devem ser colocados em outra gaiola, então junta-se de novo o casal para recomeçarem a criação. No teu caso deverias experimentar um por um dos machos recolocando com ela e ela vai aceitar o que ela já conhece.

gabriel disse...

meu casal ja teve filhote e depois q teve num quer mais ter oq eu devo fazer para q ele s acasalam rapido alguma dica para q eles acasalem fora da hora

jcesardutra disse...

Gabriel não tem dicas porque não dá para forçar a natureza. Tu sabes quantas rodadas de crias eles deram antes desta? Der repente estão cansados, e precisam ser tratados para fortalecer de novo. Nestes casos se o casal está com mais de seis meses sem receber vermífugo eu dou avitrim vermífugo certinho conforme a bula e depois eu dou revitalisante alcon, também conforme a bula. Durante todo o tempo deste tratamento eu retiro a caixa ninho, lavo bem e despejo uma chaleira de água fervendo dentro. Depois seco bem e coloco um pouco no sol. Deixo sem a caixa 60 dias aí sim quando recolocar é só alegria, caixa cheia de filhotes. Se não fizer nada disto eles podem demorar quase o mesmo tempo para recomeçarem e como não receberam tratamento nenhum vão dar no máximo um ou dois filhotes e depois pára de novo.

john miiller disse...

Cesar

meu casal de periquito fugiu (pelo meu descuido), mas eu comprei um macho ele nao é velho, ai depois de quase 1 semana ganhei uma femea (nao sei se é velha),ela fica entrandu dentro da caixa ninho, so que ela fica bicando o macho.... o que devo fazer?
devo trocar um deles? ou devo esperar?

desde ja agradeço!!!

jcesardutra disse...

Sê passados um mês e ela não aceitar o macho, troca por uma mais nova. Valeu?

Gabriel disse...

queria saber como é q eles reproduzem tnho uma calopsita e três periquitos e eu tenho só 12 anos queria saber como fasso para eles se alasalarem são 2 fêmeas e 1 macho a calopsita vive com eles e essa calopsita é albina q queria saber como fasso para ele/a se reproduzirem mais rapido pois ja tenho um ninho mas não adianta...

Kristyan disse...

Tenho casais de periquitos.Coloco eles em gaiolas,mas os mesmos nunca produzem.Gostaria de saber o procedimento certo para que possa haver o nascimento dos filhotes.As femeas entram nos ninhos mas nao colocam ovos e nem os machos trabalham nelas.Estou tomando algum descuido?
Gostaria de uma resposta.Obrigado.

jcesardutra disse...

Kristyan cada casal em sua gaiola ? Porque muitas vezes quando mais de uma fêmea estão na mesma gaiola não dá certo. (a não ser que a gaiola seja bem grande) e com bastante casas sobrando. Sabes as idades deles ? Com menos de sete meses não criam e nem deve pois poderia matar a fêmea com ovo atravessado. Seriam muito velhos ? (mais de cinco anos ?) E seriam mesmo casais ? Muitas vezes enganam. Fora isso, se estiverem bem alimentados e em lugar tranquilo (fixo), deveriam criar.

jcesardutra disse...

Gabriel eles estão todos juntos em viveiros? A calopsita tem macho? Tens certeza que é um casal? Tens que colocar uma caixa grande para a calopsita e fornecer palha de milho ou capim para ela fazer o ninho (pode ser verde). Quanto aos periquitos ou arranjas outro macho ou retiras uma fêmea, pois duas fêmeas e um macho não dão certo. Se os periquitos estiverem num mesmo local tem que ter caixas ninhos sobrando para diminuir as brigas entre as fêmeas (caso haja mais de casal). E quando fizeres isto tens que ter certeza que são realmente casais, pois às vezes parecem, mas não são.

john miiller disse...

cesar como faço para ter uma
media de idade dos meus periquitos.

ahhh ganhei uma maritaca, você tem alguma dica que possa
me ajudar com ela?

muito obrigado!!!

john miiller disse...

cesar agora me bateu uma duvida:

como saber se eu nao tenho uma femea inglesa e um macho australianu
(ou vice-versa)?
eles reproduzen assim mesmo?

cristina disse...

oi minha periquita esta com o bico braco com azul bem claro tem como ter certeza que é fêmea??pois esses dias a ponta do bico estava meio amarronzada bem claro(porem so a ponta mesmo porque o resto tava um circulo branco com azul clarinho dentro) gostaria de saber porque pois comprei ela na loja mas ela ja é adulta não ssei quantos anos ..
se responder o mais rapido possivel desde ja agradeco

jcesardutra disse...

Cristina pela sua descrição com certeza é fêmea. Os machos nunca ficam co a cera amarronzada.

karen_academik disse...

eu tenho em periquito australiano femea, á 3 meses eu crio ela só na gaiola, tive a ideia de arranjar um amigo para ela, entao á 2 dias atraz comprei um periquito macho para ela, assim que coloquei o macho na gaiola com ela eles começaram a brigar, tem hora que eles até se dao bem, mas tem horas que eles começam a brigar. essas brigas e desentendimentos freguentes sao normais ou devo separar eles???

cristina disse...

obrigado pela resposta mas gostaria se ela esta doente pois so fica fica a ponta e um marrom bem pouco,cmo comprei ela na loja nao sei se esta boa

jcesardutra disse...

Cristina se ela não esta com diarréia, não esta empongada, e come normal então não se preocupe com o marrom do bico dela, Valeu?

jcesardutra disse...

Karen às vezes acontece, briguinhas bobas sem se machucarem, mas tens que ter certeza se realmente é um macho e uma fêmea, pois não deveriam brigar. Esta parecendo ser duas fêmeas, daí sim explicaria melhor as brigas. Eu sugiro que mostres á uma pessoa mais experiente para confirmar. Se tirares uma foto da carinha deles e me mandares pelo e-mail eu poderei te ajudar. Valeu?

cristina disse...

o que é empogada???
e quando posso por o ninho na gaiola para ela procriar

karen_academik disse...

eu tenho quase certeza que meus periquitos sao femea e um macho, porque pesquisei muito sobre o sexo do periquito, quando encima do pico é rosa ou morrom é femea e um dos periquitos tem em cima do pico é morrom bem escuro ela esta na epoca da reproduçao, e o outro periquito em cima do bico é azul é macho e esta bem azulado ele tembem esta na epoca da reproduçao !
por isso tenho certeza que tenho um casal de periquitos, e as brigas continuam, o que devo fazer? sera que devo por o ninho para eles procriarem?

jcesardutra disse...

Karen que bom que você tem certeza, pois facilita bastante. Eu trocaria o macho, pois ela não o está aceitando. Existe um teste que podes fazer antes. Separa ele numa outra gaiola, põe a caixa ninho para ela sozinha e depois de quatro dias ela deverá estar entrando na caixa e mais quente para acasalar daí neste momento ela aceitará melhor o macho. Caso contrário vamos ter que respeitar a vontade dela pois provavelmente ele não faz o tipo que ela sonha. Abraços, Julio.

jcesardutra disse...

Cristina acho que escrevi errado a palavra é empongada, triste, embolada. Só devolve o ninho quando ela estiver bem, ativa, demonstrando saúde.

john miiller disse...

cesar vc esqueceu de responder as minhas perguntas...
por favor responda (se puder) pois tenho duvidas...


muito obrigadu por enquanto!!!!!!!

jcesardutra disse...

John Miller não tem problema em misturar ingleses com australianos, dá uns mestiços muito bonitos. De maritaca eu não entendo nada, aliás, nem conheço. E pra ter uma média boa de vida para os periquitos só tratando corretamente com eles. Vermifugando a cada seis meses, mantendo a higiene, após o vermífugo dar revitalizante, caprichando e variando bem a alimentação, não deixando que uma fêmea faça mais de três ou quatro posturas direto e lendo os artigos publicados neste e noutros blogs pela internet para sempre aprender mais. Vale?

john miiller disse...

muito obrigado cesar...
olha encontrei aqui no quintal de casa
aquelas plantinhas ''chá de quebra pedra''
coloquei um poquinho na gaiola deles e eles adoraram...posso dar mais?

ahh nesses tempos eles começaram a brigar ai fiz oq vc recomendou
separei eles( durante esses 4 dias eles podem se ver?)
desde ja agradeço!!

john miiller disse...

muito obrigado cesar...
olha encontrei aqui no quintal de casa
aquelas plantinhas ''chá de quebra pedra''
coloquei um poquinho na gaiola deles e eles adoraram...posso dar mais?

ahh nesses tempos eles começaram a brigar ai fiz oq vc recomendou
separei eles( durante esses 4 dias eles podem se ver?)
desde ja agradeço!!
a cor deles é
-macho-verde
-femea-amarela de olhos vermelhos

john miiller disse...

olha cesar nao da mesmo eles continuam brigandu...
nao sei mais o que eu faço....
se eu trocar a femea, o macho aceitara a outra normal
ou ficara con traumas??

muito obrigadu se poder responder que seja o mais rapido
possivel.... ate mais

jcesardutra disse...

John Miller se você tem certeza que realmente são um casal e eles continuam brigando é porque não se adaptaram o único geito é trocar um deles.

cristina disse...

se um periquito da comida na boca do outro (às vezes fica bicando ele pra ele não comer e depois da comida na boca) o mais novo é que faz isso, e ficam batendo asas tanto um como outro; eles são macho e fêmea concerteza???Porque estou com uma duvida a minha periquita, o bico dela ta branco na ponta e esta ficando meio amarronzado só que na meio ta um azul bem clarinho e estou sem saber se "ela" é macho ou fêmea. e se eu for trocar tem algum problema se for o verde todo colorido tipo com pintas amarelas e nas penas verde ou um amarelo? tem algum problema ou um pode rejeitar o outro por ser de outra raça? O meu mais novo ta com a carncula um pouco azil com um lilás em volta e em volta dos dois buracos ta bem branco ele é macho ou femea Esses dias botei o ninho com uma bola tipo um ovo e o mais novo entrou e não quis deixar a mais velha entra ficou em volta do ovo e tudo será que ele é macho ou fêmea??
se puder me responda o mais rapido possivel

jcesardutra disse...

Cristina esta maneira que descreves esta muito confusa, o ideal seria me mandares uma foto da carinha deles, então eu poderia ver e responder com precisão. Quanto a estranhar por ser de outra mutação isto não acontece, o que acontece é eles não aceitarem um outro de imediato por estar acostumado com o antigo, mas depois de algum tempo eles acabam se acostumando. Os periquitos apresentam a cera em cores diferentes quando são normais ou recessivos. Os normais machos apresentam a cera bem azul, por completo. As fêmeas apresentam um azul claro e com os buraquinhos das narinas brancos. Quando estão ficando prontas para reproduzirem ficam com a cera castanha, depois uma cor discretamente marrom e finalmente bem marrom. As demais fêmeas (dos recessivos) também são assim. Porém os periquitos recessivos machos, ou seja, os pintados, os amarelos de olhos vermelhos e os brancos de olhos vermelhos e ainda outros recessivos não apresentam a cera bem definida e é preciso um pouco de prática para distingui-los caso contrário parecerão todos fêmeas.

mariajulialaranjeirasilva disse...

eu sou maria julia tenho 8 anos e quero saber qual é a epoca e idade que os periquitos australianos começam a botar ovos

jcesardutra disse...

Júlia, prazer em conhecê-la eu sou Julio e faz tempo que fiz oito anos até já vou fazer 55. Mas quanto a postura é recomendável que ela esteja bem adulta senão ela pode até morrer na hora de por o ovo. A partir dos oito meses de idade já da para acasalar mas o ideal é com um ano, é mais garantido. Beijinho do tio Julio.

mariajulialaranjeirasilva disse...

oi sou eu maria julia de 8 anos eu quero perguntar tambem quando a gente reconhece que ela ja ta preparando o ninho e que a minha faz mas de mes que o nariz dela ta ficado naronzinho ... eu tinha outra periquita mas ela morreu que ja veio doente ela morreu no dia 28 de agosto numa quinta feira . e domingo meu pai comprou outra quando essa periquita de agora quando a gente conprou ela tava com o rabo pequeno eu achoo que ela é criancinha ? eu nao sei mas se vc souber de alguma coisa vc me avisa um abraço bjussss

erick fernandes disse...

julio como posso colocar um pouquinho de mato fino na gaiola para a femea levar no ninho
julio porque eles demoram tanto pra bse acasalarem se eu sei que o bico do macho tem que ficar bem azulado e da femea marrom escuro
eles vao ficam la um pouco no ninho mas nada nenhum ovinho e qual é o mes certo pra eles botareé entre feveiro e abril ???? espero sua resposta e porque eles trocam de penas !!!!!!!!

erick fernandes disse...

o brigado por responder

jcesardutra disse...

Erick periquito não faz ninho, não usa capim nem nada, somente a caixa nnho própria para periquitos, aquela com uma covinha para os ovos não rolarem. Na natureza eles cavam um buraco em um tronco seco de uma árvore e criam seus filhotes ali. E eles só começarão a criar quando estiverem prontos, maduros e confiantes quanto ao local e a alimentação farta para depois alimentarem os filhotes. Dizem que um casal sozinho não cria pois eles precisam de companhia por perto e quanto mais barulho de periquitos melhor. Mas isto é uma lenda, pois muitas pessoas conseguiram criar com um só casal.

jcesardutra disse...

Erick completando a resposta eu te digo que depois de definir uma mistura de sementes para os periquitos não devemos mais mudar, tem que procurar fornecer sempre a mesma mistura, pois a troca constante na proporção dos grãos faz com que fiquem mudando de penas sempre. E não tem um mes certo para criarem, eles não devem criar na muda de penas, e vai ver que é por isso que estão demorando, e também nos meses muito frio e muito quente.

Jorge Luiz disse...

Oi Boa Noite eu queria saber ser Um casal de periquito botar ovo numa gaiola media?
É tambem queria saber até que anos os periquitos vivem?
Abraço e valeu!!!

jcesardutra disse...

Jorge Luiz a gaiola quanto maior melhor e melhor ainda um viveiro. Se a gaiola for média ou pequena o melhor é acoplar a caixa ninho por fora para sobrar algum espaço.

Saulo disse...

Olá... tenho 1 casal de Agpornis e 1 de Calopsitas... coloquei em um viverio os 2 casais juntos, e 2 ninhos... um para calopsita e um para agapornis! Tem problema ?? Eles irão se reproduzir normalmente?? As agapornis puxam as penas das calopsitas... mas nada de sério! Eu ganhei elas de um tio que morava na chacará e nunca ela se reporduziram... sempre botam ovos mas estavam separado! Posso deixar assim que irão reproduzir ?? Abraço Tchê amigo!

Danilo Soares disse...

gostaria de saber, qual o vermifogo que devo utilizar e quais as dosagens e depois qual o vitaminoco e as dozagens tb? é porque tenho dois casais e queria tirar algumas duvidas, obg.

jcesardutra disse...

Danilo eu não devo fazer comercial de medicamentos, pois não recebo patrocínio de nenhum deles, estou usando o vermífugo da avitrin, e depois dou um complexo chamado vitagold ou outro chamado revitalizante alcon. Mas sendo vermífugo para aves e complexos vitamínicos ou reativantes pode usar qualquer outro que estiver a seu alcance. O mais importante é ler com atenção a bula e seguir certinho como manda. Valeu?

joao disse...

como reproduz os agaporni

jcesardutra disse...

Meu amigo, num ninho maior, oferecendo muita palha de milho verde e boa alimentação. Eles formam casais e depois não desfazem mais, por iso quado comprar é melhor comprar bem novinhos ou casais já formados.

savio junior disse...

tenho um casal de periquito mas ta com 1 problema o macho quer crusar e a femea nao o que devo fazer? me ajude por favor

daniel disse...

depois do 1 acasalamento ,,,demorara quantos dias pra o primero ovo? os meus periqitos acasalaram uns 5 dias seguidos ... com ninho e tudo faltam so ox ovos ...
responda por favor ,obrigado

jcesardutra disse...

Chama ela num canto e bate um papo com ela que ela fica mais flexível. (brincadeira amigo). Camarada tem fêmea que chega a botar ovos sem ser galada e lá se vai toda uma postura fora. Pode ser que ela seja muito nova, tens que dar um tempo, no momento deverias retirar a caixa ninho por uma semana e depois recolocar, isto algumas vezes funciona.

erick fernandes disse...

julio o que é aquela sujeira que aparece no bico do periquito
e pra que serve o vermifungo julio sobre o ninho tem ser fechado ou aberto julio o bico da minha periquita esta ficando marrom é sinal que ela esta pronta pra ser galada

erick fernandes disse...

e o macho gosta dela mas eles nao sao casal como eu sei se meus periquitos sao um casal e como faço um viveiro

Ricardo farias disse...

bom dia tenho um casal de periquitos e agora comprei outro casal,já soltei tds juntos mas a femea que tenho no viveiro está batendo nos novos menbros é normal?não faz mal??e a femea que comprei já olhou tds as casinhas ela esta com as narinas achocolatadas ela vai botar??mas na agropecuaria que comprei esses novos menbros o coumedor era nochão,e os meus comedouros são no alto,os outros periquitos que já tenho a um serto tempo só comem no comedouro no alto,devo deixarr lá no alto para os novos periquitos se acostumarem a comer lá??ou devo colocar um comedouro no chão??

Ricardo farias disse...

há e será que cor irá ser os filhotes de um casal azul bem clarinho com branco ??os 2 são iguais??

Ricardo farias disse...

há e outra coisa,que idade serta um periquito comessa a acasalar femea??

Ricardo farias disse...

por favor responda as minhas 3 perguntas,pois suas respostas são muitissimo importante para meu plantel!!!

Matheus disse...

olá a todos...
sou novo no blog e no ramo...
tenho um casal de periquitos australianos que comprei ontem e estao juntos na gaiola(pro tamanho dele é como se fosse o paraiso mt grande rsrsrsrsrs),o macho branco com uma mancha azul nas costas, e a femea toda branca malhada na cabeça...
bom,minhas duvidas são:eles acasalam rapido?
e se sim...como preparo o ninho?
quando ela bota o(os) ovo(ovos)o que faço para nao perder nenhum filhote?
ouvi dizer que é bom separar o macho da femea com os filhotes isso é aconselhavel?
e para eles nao comerem os ovos tbm ouvi dizer que é bom cozinhar um ovo. isto é aconselhavel?
e se nascerem mts filhotes como vi em outros blogs como faço a papinha de ovo?e o que eu posso fazer quanto a saude deles eles tao com a asa cortada para mim adestra-los o que vcs acham?devo pega-los todos os dias?ou deixo eles na gaiola ate aparecerem os filhotes berrando?



desde já Agradeço valeu a todos que puderem responder até mais!!!!

jcesardutra disse...

Matheus voce tem muitas dúvidas, é melhor ler os artigos que estão publicados no blog, ali estão as respostas para todas as suas perguntas. Á princípio a caixa ninho é comprada pronta e tem que ter uma covinha na madeira para que os ovos não fiquem rolando. Basta a caixa, não precisa palha nem mais nada. Quanto ao casal eles criam juntos todo o tempo e não precisa separar nenhum dos dois a não ser quando os filhotes estiverem crescidos e se um deles começar a bater nos filhoes. A farinhada também compra-se pronta e pode acrescentar ovo cozido mas leia antes o artigo como se cozinha ovo para eles. Para adrestrar basta ficar criando sempre por perto deles, tocando e oferecendo coisas para eles, mas sempre que puderem voarão para fugir. Se cortares a s asas deles eles ficam muito feios e não foram feitos para isto. Para ficar na mão é melhor um gatinho ou um cachorrinho, valeu?

Matheus disse...

valeu J.C.D.!!!
e depois de quanto tempo deles juntos é provavel que tenha ovos no ninho?
valeu!!!

Ricardo farias disse...

Pq não respondeu minhas perguntas?

jcesardutra disse...

Matheus, daí só dependerá da boa vontade deles.

jcesardutra disse...

Ricardo eu respondi mas não sei ainda o que esta acontecendo com a internet ela esta sumindo com várias respostas.

Neto Bonini disse...

Eaew juilio cesar

eu comprei dos casais d periquitos

e coloquei um em cada gaiola e quando eu comprei o cara dono da loja flou q em 20 dias ja tinha ovo la dentro no segundo dia q eu tava com os periquitos aq em casa um dos casais a femea entrou n caixa e ficou o dia intero e depois nunca mais voltos
queria saber como faço para eles voltarem?
deveria trocar d macho na gaiola ou vice versa?

estou esperando sua resposta

flow abrss

bonini disse...

eaew J.C.D.

eu comprei dois casais d periquitos e esta um em cada gaiola e quando eu comprei o homem la da loja flou q era em 20 dias ja tinha ovo la na caixa dai ja no segundo dia a femea d um dos casais entrou na caixa e ficou o dia inteiro la e depois nunca mais entrou
oq devo fazer?
e melhor separar o macho da femea?
eu tenho aqui uma gaiola chocadeira para canarios eu posso coloca os dois la e tem uma divisao no meio da gaiola eu posso colocar os dois la e depois separa o macho da femea?

dai e melhor para ele botarem??
depois eu solto o macho d novo e mais facil sera?

eu queria q ele bostassem logo

flw abrss

estou esperano sua resposta

bonini disse...

pq vc nao me responde?

bonini disse...

como eu faço um viveiro em minha casa?

bonini disse...

oq faço para ter ovos mais rapido?

jcesardutra disse...

Bonini o prcesso é natural, temos que dar saúde as aves e elas assim que estiverem prontas nos dão a produção. Temos que iniciar com as certezas: é um casal? estão sadios? o ambiente é bom? A caixa ninho está correta? depois é só alegria mas não dá para apressar. Valeu?

jcesardutra disse...

Antes de começar, visite alguem que já estela com um pronto. Vja o que gostou e o que poderá ser mudado. O ideal é você ler o artigo que publiquei neste blog sobre como contruir um viveiro, pois ali tem todas as dicas e não são poucas. Valeu? Boa sorte!

jcesardutra disse...

Bonini se eles realmente forem um casal então colocarão os ovos, mas só quando quiserem. Se achares que trocando os machos elas podem aceitar melhor então até podes tentar pois derrepente o macho dela era o outro. Mas se não se aceitarem imediatamente então devolve para as gaiolas de onde vieram e tem que esperar.

bonini disse...

pq ela entrou so um dia ficou o dia inteiro na caixa ninho e nunca mais entrou?

jcesardutra disse...

Certificar se realmente são casais, se estão na idade certa, nem velhos nem muito novos e se não estão quebrando os ovos. No mais é só esperar mesmo.

bonini disse...

e agapornis vc entende alguma coisa sobre eles?

jcesardutra disse...

Bonini eu sei muito pouco destas aves pois desistí de criá-las por achar que são muito selvagens, ariscas demais. Sei que formam casais para toda a vida e tambem que existem variedades diferentes que não devem ser misturadas senão elas produzirão crias híbridas, de cores feias e estéreis.

bonini disse...

viu janeiro e epoca de reproduçao de periquitos?

jcesardutra disse...

Sim, desde que a temperatura ambiente não esteja acima de 35 graus.

bonini disse...

o macho e a fêmea de um casal ta entrando toda hora dentro da caixa o macho fica mais tempo e o outro casal só a fêmea entra de vez enquando, eles estão constuindo ninho? quantos tempo demora para eles construirem?

HERICK AILTON disse...

JULIO
EU TENHO UM CASAL DE PERIQUITOS.
O MACHO É VERDE ESCURO E A FEMEA E BRANCA PORTADORA DE AZUL...
E EU DEIXEI ELES ACASALAREN E ELA BOTOU 11 OVOS, SÓ QUE ELA COMEU TODOS PORQUE ELA JÁ ESTAVA DE FICAR MUITO TEMPO NO NINHO PORQUE ELA JÁ TINHA FEITO MAIS DUAS POSTURAS ANTES DE EU A COMPRAR, MAS QUANDO ELA COMEU TODOS OVINHOS DA ULTIMA POSTURA EU TIREI O NINHO E DEIXEI ELES POR UM MES SE O NINHO NA GAIOLA E COMPREI REMEDIO AVTRIN TIPO COMPLEXO VITAMINICO E COLOQUE O NINHO ONTE E A VITAMINA HÁ QUATRO DIAS MAS ELES SÓ ESTÁO BRIGANDO E ELE FICA CHAMANDO ELA ENCIMA DO NINHO E ELA NÃO VAI DEVO COLOCAR OUTRO MACHO COM A MINHA FEMEA.
OBRIGADO DE DE JÁ!

jcesardutra disse...

É um ritual que cada casal tem, é assim mesmo, fica tranquilo e aguarde.

jcesardutra disse...

Herick Ailton no momento a única coisa a fazer é deixar ela sozinha na gaiola com a caixa ninho e só colocar um macho com ela quando ela estiver entrando e ficando algum tempo na caixa. Se isto demorar muito mas vale trocar a fêmea pois deve estar precisando de um descanso na postura.

bonini disse...

de qual cidade você é ?

bonini disse...

mais demora muito, para construirem o ninho ?

Tássio disse...

Ola tenho um casal de periquitos australianos eles estao com ovos no ninho mas a femea fica saindo e fica fora por um bom tempo queria saber se tem algum problema os ovos estao la a uma semana.
obrigado esperando a resposta

jcesardutra disse...

Bonini eu sou de Fpolis, SC.

jcesardutra disse...

Bonini eles apnenas ficam roendo a caixa ninho pois não usam palha nem mais nada. A caixa tem que ser padrão, e vendem prontas no comércio. Tem que ter uma covinha para o ovo não ficar rolando e uma divisória tipo uma ante sala.

jcesardutra disse...

Tássio depois de oito dias podes observar com uma lanterninha se os ovos já estão começando a formar um embrião lá dentro. Mas por enquanto deixa assim que ela sabe o que fazer.

bonini disse...

isso eu sei que eles ficam roendo!!
eu queria saber se demora para ficar pronto ?

karen_academik disse...

ola!!! como já disse tenho um periquito femea e depois de 3 meses comprei um macho para ela. eles estao convivendo a +- 1 mes, como tenho uma gaiola pequena nao coloquei a caixa ninho, para dar mais espaço para eles. tem momentos que a sintonia entre eles fica otima com beijinhos e carinhos, tem horas que é uma gritaria, um querendo bica o outro. está na hora de colocar a coixa ninho??? á agriao é bom para eles?

jcesardutra disse...

Bonini depende do estágio que o casal estiver, em idade e saúde.

jcesardutra disse...

Karen se a gaiola é pequena o bom seria encaichá-la por fora da gaiola afastando as varetas para eles entrarem e sairem. Cuidado para que não fujam quando abrires a caixa para inspecionar e limpar. Faça isto sempre dentro de casa com as janelas e portas fechadas. Se eles já passaram de oito meses de idade então está na hora da caixa se quiseres reprodução. Agrião é ótimo para eles.

karen_academik disse...

em cima do bico da femea esta bem marrom chocolate, notei a alguns dicas que ela de vez enquando fica enchada!
porque sera que isto esta acontecendo? por favor me ajudem!!!

karen_academik disse...

em cima do bico da femea esta bem marrom chocolate, notei a alguns dias que ela de vez enquando fica enchada!
porque sera que isto esta acontecendo? por favor me ajudem!!

jcesardutra disse...

Karen, como assim inchada? aonde?

daniel disse...

oi ! aki … a minha periquita botou um ovo no domingo e eu tirei-o e guardei ele numa caixinha com algodaum, na terça ela botou outro ai eu fiz a mesma coisa ,e foi assim na quinta tamben, eu coloquei ovos de plastico no ninho mais ela jogou eles p fora do ninho,…. e eu vi ela cruzando na 5 fera de manha… sera q ela vai rejeitar os ovos depois q ela botar o 4 ovo ?(pq eu vou coloca-los juntos no sabado)…qeria saber se pq ela cruzou hj dimanha(5fera)ela vai começar uma 2 postura daqi uns dias ,,,enquanto estiver chocando os ovos q eu guardei…
aah! qeria saber se e necessario virar os ovos de vez em quando,e se eu peguei eles na mao …se ja era ,… ou o embriao ainda tem xances de sobreviver
???? obrigado

karen_academik disse...

a barriga, as vezes ela fica toda inchada!!!
porque sera que isto acontece?

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 357   Recentes› Mais recentes»