Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Problemas com a reprodução dos periquitos.

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Compramos um ou mais casais, colocamos em gaiolas ou viveiros e ficamos á espera de vários filhotes. Normalmente é tudo o que a maioria dos iniciantes fazem. Pouco tempo depois vem às queixas sobre os problemas e acidentes ocorridos. Existe uma faze chamada preparação e cuidados que quando não observada o resultado sera a ocorrência de problemas.


Se vamos acasalar periquitos, que cores vamos querer para os filhotes? Podemos programar antes, desde que seja possível conhecer o pedigree das aves. E isto é fácil quando se compra de um criador organizado. Porém se sairmos catando um aqui e um ali ocorrerão surpresas sempre, e infelizmente, às vezes péssimas surpresas.

Portanto, o ideal é sempre que possível comprar de um criador idôneo. Procurar saber a idade das aves, se receberam doses corretas de vermífugos, se receberam um complemento vitamínico após o vermífugo, quanto tempo estão em descanso da última postura (fêmeas). Quais cores produzirão melhores resultados quando combinadas? O que é um dominante? Um recessivo? Porque evitar acasalar dois recessivos, se podemos usar um portador? Todas estas perguntas são fáceis de responder para um criador experiente, e é claro para o leitor do blog, "vida de periquito" pois está tudo escrito lá é só ler e ainda tem apossibilidade de perguntar atravéz de e-mail com resposta imediata e sem custos.


Desta forma, pelas dúvidas mais apresentadas até agora e dúvidas sempre repetidas, eu oriento que seja feito uma boa pesquisa antes de começar a criar. Tenho certeza que vai valer à pena, pois não é difícil, e assim como eu me coloco á disposição para orientar, dentro do limite do meu conhecimento, outras pessoas em outros blogs também estão a nossa disposição pela internet. Vamos aproveitar e nos tornar em um criador melhorador desta espécie, um criador consciente.


Agradeço sempre a participação de todos, pois aprendo muito com cada pergunta feita, e procuro responder a todas, pois o meu objetivo é formar mais e mais adeptos que se interessem em criar e melhorar o periquito australiano.


Leia mais:
FATRORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS
FATORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS, PARTE II
Alimentação de Periquitos

357 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 357 de 357   Recentes›   Mais recentes»
john_miiller disse...

olá cersar

Gostaria de saber se posso dar pão seco para eles???
e qual são as suas indicações??

muito obridado!!!

ahh a aparecia do site ficou bem bonita!!

bonini disse...

o JC , putz demora dela botar, faiz mó tempão que eles estão entrando na caixa ninho e não botam !!
o que está acontecendo?
hoje de manhã os dois ficaram mó tempão dentro da caixa ninho
quando eles vão botar , vai demorar muito?

jcesardutra disse...

Karem se não é gordura então nunca ví isto. O ideal é um veterinário ou um criador mais experiente dar uma olhada de perto.

jcesardutra disse...

John Miller pão acaba engordando demasiadamente sem alimentar, se estão com filhotes o melhor são as farinhadas vendidas prontas, ovo cozido, couve, milho verde na espiga e mistura de sementes.

bonini disse...

o me responda

jcesardutra disse...

Bonini que pergunta difícil de responder hein? Eles só botarão quando estiverem prontos.

jcesardutra disse...

Bonini eles só botarão quando estiverem prontos, e o que ajuda a apressar é o melhoramento e reforço na alimentação. De ovo cozido, farinhada pronta e folhas verdes. Quando tem bastante barulho de outro(S) casais por perto também ajuda muito.

jcesardutra disse...

Bonini a internet anda um pouco congestionada e em alguns horários fica difícil conseguir atualizar as perguntas feitas pelos leitores. Estava lendo sua pergunta sobre as dúvidas em transportar o casal de periquitos com ovos em choco pelo motivo de viagem de férias. Quanto ao casal não há problemas eles podem ser transportados por uma viagem de tres horas como é o teu caso, cuidando apenas para não esquecê-los dentro do carro no sol enquanto se faz uma parada para descanso da viagem. O problema são os ovos, eles costumam não resistir os impactos de viagens. Devem ser envoltos um a um em chumaços de algodão, com muito cuidado pois quebram fácilmente. E depois colocados em uma caixinha (ou outro recipiente pequeno)totalmente protegidos com mais algodão. Este recipiente deve viajar na parte superior de uma bolsa de roupa evitando o menor impacto possível. Isto deve ser preparadp o mais rápido possível para que não esfriem totalmente antes de embrulhá-los. Boa sorte!

john_miiller disse...

Cesar estou morrendu de preocupação
porque apareceu um catocinho vermelho
de baixo do olho da minha periquita ....
o que vc acha que pode ser????

Jorge Luiz disse...

Oi boa noite queria saber pqorque meus periquitos ñ entra na cubuca?
pq até agora não acasalam?
Obrigado e uma boa semana!!!!
abraços!

jcesardutra disse...

John Miller deve ser mordida de mosquito, se não começar a crescer não tem problemas.

luciano disse...

julio estou com um problema minha periquita chocou e depois de alguns dias ela matou o mcho dela,o que fazer agora?dispensala?

luciano disse...

sera que ela vai matar outro tambem?

jcesardutra disse...

Jorge se são realmente um casal deviam estar entrando, de uma pesquisada neles, derrepente são dois machos ou duas fêmeas.

bonini disse...

o eu comprei uma gaiola grande e coloquei os dois casais lá e mais um filhotinho !!
pode ou não ??

bonini disse...

e coloquei duas caixas ninho embaixo da gaiola !!

jcesardutra disse...

Bonini não é que não possa, mas tem que ficar de olho, pois quando duas fêmeas estão em uma mesma gaiola, nunca se sabe quando uma delas vai resolver se apoderar da caixa ninho da outra e então surgem os ataques. Se não colocar nenhuma caixa ninho e for só para mantê-los ali então não há tanta preocupação, o problema só começa a existir quando elas estão escolhendo as caixas. Também depois que cada uma delas se instalar na sua caixa a coisa se equilibra.

jcesardutra disse...

Bonini o ideal é sempre em cima e para ganhar espaço devem ser acopladas por fora da gaiola, tomando os cuidados quanto a travas de fechamento das tampas das caixas. E quando for abrir a tampa para fiscalizar deverá ser observado atentamente se o casal não esta lá pois podem fugir.

jcesardutra disse...

Luciano se ela matou um provavelmente vai repetir o fato, nestes casos retiramos a fêmea e deixamos o macho criando sozinho este filhote.

jcesardutra disse...

Luciano eu estava pensando que ela tinha matado um filhote, mas se foi o macho então comcerteza ela não serve para criar.

elisiane disse...

meu canario fica bicando a cabecinha da femia tipo uma forma de carinho ,a femia abre a boquinha e les parecem estar se beijando,isso ja e uma forma de acasalamento?

jcesardutra disse...

Elisiane eu creio que sim, se eles são adultos e quiseres filhotes comece a incentivar com ninho e palhinhas finas grudadas nas vareta da gaiola.

elisiane disse...

tenho um periquito e ele tambemfica bicando a cabecinha dela parecem estar namorando!rsrsrs. sera que eles tambem estao querendo acasalar?

elisiane disse...

tem como misturar canario belga com canario terra tem como acontece o acasalamento?

jcesardutra disse...

Elisiane os periquitos são carinhosos tanto pode ser só amizade como o início de algo mais, de qualquer forma é um bom começo.

jcesardutra disse...

Elisiane acho que não dá e se desse o filhote seria um híbrido igual o pintagol, não reproduziria mais. Eu colocaria uma fêmea de belga em uma gaiola com ninho e palhinhas ou fios de lã nas varetas da gaiola(para incentivar) e deixaria um canário da terra numa gaiola ao lado.(colado nela), se ela der sinal de ir para o ninho então de vez em quando soltaria o terrinha com ela só pra ver o que acontece. Fica observando e se não der nada devolve para a gaiola dele mas deixa do lado, do mesmo geito, de vez em quando solta junto acredito que quando ela estiver bem quente acabará aceitando.

Ricardo farias disse...

bom dia dotor!!!Gostaria de saber se janeiro é um tempo ideal para periquitas terem crias??responda quanto + sedo melhor!!desde já muitissimo obrigado!!!

jcesardutra disse...

Ricardo Farias eles criam o ano todo, devemos evitar os meses muito quentes dependendo da cidade onde moras ou os muito gelados como as cidades do sul do brasil, o problema dos meses de janeiro e fevereiro é que normalmente eles estão em trocas de penas, daí é bom esperar copletarem. Eu costumo criar de abril a dezembro em Florianópolis, revezando as fêmeas pois mais que tres ou quatro crias por rodada poderá acabar com elas.

Bia Köhler disse...

Júlio, eu tenho num viveiro 5 machos e 1 femea, a femea da com a cera muito marrom... e nao tem 'casinha ' no viveiro... e os machos a pertubam assim mesmo. Como devo agir?? Deixo so os machos? Deixo tds juntos?? Eles são todos irmaos.
Em uma gaiola tenho separado um casal - que tbm estava no viveiro, mas a femea acabou "prenhando"... por isso os separei. A femes colocou 5 ovos e só um nasceu, e qdo pensei em tirar a casinha vi que a femea ja ta chocando de novo. Oq faço para q ele nao reproduza em tamanha velocidade???

Desde já agradeço,
Ats

Bia

elisiane disse...

SERA QUE POSSO BOTAR MINHA PERIQUITA PARA CHOCAR
MORO NO PARANA!MINHA DUVIDA E POR CAUSA DE SER FRIO AQUI!

jcesardutra disse...

Bia Köhler no caso do viveiro os machos ficam disputando a atenção da única fêmea, o melhor é retirá-la e deixar os machos sozínhos que eles se acalmam. Para que o casal não reproduza com a velocidade que não te convém, quando os filhotes estiverem empenados retire a fêmea e deixe o macho terminar de criar sozínho (voce pode até ajudar a alimentá-los na mão). Observe se ele alimenta mesmo o que é muito normal, mas se o macho não estiver alimentando então imediatamente devolva a fêmea e retire o macho, deixando que ela termine a criação sozínha. Quando os filhotes estiverem liberados, comendo por conta própria e puderem ser separados, se retirar a caixa ninho pode até juntar de novo o casal que ela não colocará ovo. Valeu?

jcesardutra disse...

Elisiane em Curitiba tem vários criadores de periquitos, o que tem que fazer é deixá-los em lugar quentinho, protegido do frio e dos ventos frios principalmente. Para criar na rua, num viveiro, ele tem que ser bem fechado e com um cortina plástica transparente na fernte para entrar sol, claridade, mas nunca o frio. Se dentro de um ranho, edícula ou mesmo da casa criam sem problemas.

filipe disse...

oi, tudo bem?
tenho 2 casais de periquitos e os 4 estão soltos e juntos na mesma gaiola, a gaiola tem duas casas penduradas na parte de fora e tem capacidade para 2 casais. os periquitos já lá estavam hà mais de três meses, e nunca tinham demonstrado interesse pelas casotas, até que ontem vi uma fêmea sempre a olhar lá para dentro, e hoje de manhã vi-a a sair da casa... que quererá isto dizer??
será que tá perto de ter crias..?? é que n noto nada :S
agradecia a resposta... valeu!!!!!

filipe disse...

nunca tive criação de periquitos e queria iniciar o mais depressa possível, será que dá na gaiola??
desde já agradeço.

jcesardutra disse...

Felipe este é um momento ótimo, ficamos esperando por isso. Ela esta escolhendo a caixa para começar a prepará-la para por os ovos. Ela muitas vezes fica roendo o interior da caixa por alguns dias enquanto seu ovário se prepara para fabricar ovos. Não tenhas pressa, deixe que ela sabe o que fazer, mas fique atento dez vezes por dia, pois a outra fêmea vendo isto também vai iniciar o mesmo processo. Aí é que mora o perigo, pois podem iniciar brigas muito perigosas pela disputa das caixas. Se isto começar e quiseres que criem terás que separar um casal para outra gaiola. Se conseguires que criem juntos sem brigas, então serás um sortudo e os casais muito bons de cria, mas fique atento. Felipe outra vez que fizeres contato diga-me de que cidade és, pois estou fazendo uma estatística para ver onde estão os criadores de periquitos por este Brasil imenso. Abraços

jcesardutra disse...

Filipe é de total importancia e até obrigatoriedade que antes de começar ou se ja estas começando, que busques todo conhecimento á respeito antes. Digo isto porque tem bastante macetes que acabamos descobrindo com o tempo e depois de morrerem vários filhotes e mesmo adultos. è muito fácil e gostoso criar periquitos, mas se tomarmos conhecimento antes das reais necessidades deles, nossa criação obterá muito mais suceso e sem tantas perdas. Se tiveres paciência para ler os artigos que tenho publicado neste blog verás que tenho razão. O ideal quando se inicia é ter uma outra pessoa, um amigo ou um parente que também goste para ficarmos estudando e trocando opiniões.Depois se esta pessoa também estiver criando poderemos trocar filhotes em vez de ficar comprando aves doentes em lojas. Quanto a sua pergunta, claro que se pode criar em gaiolas. Não deve ser muito pequena, e ainda melhor se encaixar a caixa ninho por fora da gaiolo, sobra mais espaço dentro. Atençao: numa gaiola o ideal é apenas um casal, devido as brigas entre as fêmeas.

Paulo disse...

Dr Julio, tenho duvida se posso colocar varios casais juntos e se eles vão reproduzir normalmente, isso sendo em um viveiro bastante grande.

filipe disse...

sou da Madeira cidade do Funchal!!!!

jcesardutra disse...

Paulo se o viveiro for bastante grande e tiver espaço para várias caixas ninhos de sobra então pode ser possível sim. Não coloca casal demais senão complica. Faça uma conta rapidamente: 10 casais, cada casal com quatro filhotes, em pouco tempo serão 60 periquitos voando pelo viveiro. Se não tiver bastante espaço complica.

jcesardutra disse...

Obrigado Filipe é um prazer fazer contato com um leitor que mora tão longe da minha cidade de Florianópolis, no Brasil. Aqui vivemos em uma ilha e temos toda uma tradição açoriana, e somos em grande número decendentes direto deles, um abraço.

filipe disse...

por acaso tenho-me vindo a informar acerca destes assuntos sobre os periquitos... tinha comprado um com sarna mas já resolvi o problema graças às minhas pesquisas. Obrigado pelo conselho..
quero iniciar criação e até agora ainda não tive uma única perda de periquitos, é já tou fazendo planos pra um viveiro, para que possa ter espaço para as crias...
valeu
abraços...

filipe disse...

Fico feliz por saber isso...
por acaso também tenho muitos familiares que imigraram para o Brasil..
Força....

filipe disse...

emigraram desculpe...

Paulo disse...

Dr Julio, pelo o q vejo vc eh gosta muito de periquito. vc pode contar como começou a gostar deles? hoje em dia quantos vc tem? ganha a vida vendendo, ensinando... vc eh um verdadeiro exemplo pra gente!

jcesardutra disse...

Valeu Filipe boa sorte, não economize em higiene, espaço, alimentação e proteção contra frios e ventos.

jcesardutra disse...

Paulo eu sou miltar aposentado da Aeronaútica e sempre gostei de criar pássaros e aves exóticas (coloridas), mas me apeguei mesmo foi ao periquito australiano. Crio por gostar, vendo os "descartes" é assim que chamamos os periquitos que colocamos a disposição para venda. Parece pejorativo mas não é, muitas vezes os vendidos dão melhores do que os irmãos que ficaram no criadouro. Voce coloca um casal bom para criar e obtém na temporada 12 filhos, não dá para ficar com todos e todos tem o mesmo potencial. Escolhe um azul um verde um cinza de cada sexo os outros tem que vender pois tem vários outros casais para escolher alguns filhotes para a cria. Como crio com 20 a 30 casais durante a temporada são na base de 250 filhotes mais ou menos por ano, como podes ver tem que descartar mais de 150 senão nem teria onde colocar. Gasto muito com alimentação, dou do bom e do melhor para eles, aliás este é um segredo, pois quem economiza na comida e nos cuidados gerais, não tira lucro. Ganho algum dinheiro sim mas gasto bastante tempo com eles e acho ótimo. Um abração.

jcesardutra disse...

Força... amigo, tenho muita vontade de conhecer Portugal e já realizei um pedacinho deste sonho atravéz de minha ffilha que ficou na região de Tras dosMontes, desculpe não me lembro se é assim que se escreve. Ela ficou em Vila Real na Universidade no curso de ciências agrônomas e se especializou um pouquinho em vinhos, pois só pode ficar um ano, se tratava de um intercâmbio cultural entre alunos das Universidades de vários países. Ela adorou só sofreu um pouco com o frio, mas gostou muito da terra. Abraços

marcio alvarenga disse...

Caro jcezardutra. Passei as duas ultimas horas lendo as respostas que voce dá aos teus leitores. Parabens, pela paciencia e informações que voce transmite. Moro em Blumenau, pertinho de voce. Tenho um casal de periquitos ingleses. Não chocaram ainda, creio que a femea é muito nova. Vou esperar mais pouco pra ver o que dá. Poderias me indicar um criador na nossa região? Vou me aposentar daqui uns tempos e como gosto de pássaros, acho que criar periquitos seria um bom hobby. Parabens mais uma vez. Boa noite. alvarenga

filipe disse...

Boas. Tratei de pôr no ninho uma especie de algodão fino e gostaria de saber se acarreta problemas ou se deva deixar ficar (pus para ficar mais quentinho) se houver problema por favor diga :
desde já mt obrigado pelo seu contributo e parabens pela sua capacidade e vontade em ajudar os que necessitam :

Paulo disse...

Engraçado vc ser militar aposentado da aeronautica... eu estou servindo aqui em Brasília....
abçs

filipe disse...

Fic0o feliz que sua filha tenha alcançado um bom objectivo estudantil nomeadamente o de conhcer outros povos e culturas.
NA MINHA CASA fabrica-se o bom vinho madeira (não sei se conhece) mas ainda bem que ela gostou de Portugal

john_miiller disse...

Cesar hoje minha periquita botou o seu 1° ovo,
gostarias de saber como agir? eu posso mexer?
ahh e quanto ao lugar tem que ser no silencio?
ela sai do ninho pra comer e se movimentar e o macho nao
entra lah issu é normal??/

muito obrigado issu so aconteceu, por que segui suas dicas!!!

Lucas Kist disse...

Tenho um casal de periquitos. Eles sempre foram mto companheiros, carinhosos um com o outro. Estao num viveiro pequeno(grande se comparado com uma gaiola), dou misturas de comida tipo thrill ou tori, areia, grit, milho, eles tem um piscininha....enfim, a femea fazem umas 2 semanas q entrou no cio(ficou igual chocolate o "nariz" dela), e o macho 1 semana mais ou menos. O problema é que desde que isso aconteceu, eles comecaram a brigar. Brigam o dia todo.Sempre dormiam juntinhos, agora dormem um em cada canto e brigam ate na hora de comer...acasalar entao nem se fala. O que devo fazer? É normal isso? Devo separá-los por enqto? Obg desde ja pela atenção!

itala borges disse...

eu tenho um criação com 60 casais de periquitos, e alguns estão com piolhos. O que fazer e o que passar neles , pois alguns desses estão com filhotes. O que devo fazer?
Aguardo resposta. Obrigada

jcesardutra disse...

Felipe, no ninho não se coloca nada e o algodão pode atrapalhar. Quando tem filhotes e para ajudar a ficar limpo pode colocar um pouquinho de serragem fina de madeira ou casquinhas de alpiste e outras sementes quando sopradas do comedor deles e guardadas. Deves retirar o algodão e para proteger do frio deves colocar cortinas ou capas de plástico transparente onde passará a claridade mas não o frio.

jcesardutra disse...

Paulo eu sou SO RR, tenho mais tempo que voce para criar pois não preciso tirar serviço.rsrsrsrsr. Felicidades!

jcesardutra disse...

Filipe a denise, minha filha não conheceu este vinho, mas ela me conta que deve ser tão bom quanto aos que ela me trouxe. Realmente os vinhos portugueses não são famosos atoa. Ela acredita que seja tipo o vinho do Porto, vinho licoroso e maravilhoso. Abraços.

jcesardutra disse...

John Miiler depois o macho começará a entrar, deixa assim que eles sabem o que fazer. O lugar tem que ser tranquilo, sem animais domésticos perturbando (gatos, cães, galihas etc) pois eles se assustam. Eles tem que estar em um lugar fixo e se estiverem em gaiola não rdeve ficar retirando mais de onde eles estão. Tem pessoas que ficam levando a gaiola para rua e para dentro de casa o tempo todo e isto acaba com eles. No mas é só caprichar na alimentação e ler os artigos publicados neste blog para ir pegando os macetes. Quando houver dúvidas, pergune.

jcesardutra disse...

Lucas eu entendi que a plaquinha "cera" do macho também ficou marrom? Meu amigo são duas fêmeas e vâo começar a brigar pelo ninho. Observe bem e se tiveres dúvidas me mande fotos das carinhas deles pelo meu e-mail que analiso pra voce, valeu?

jcesardutra disse...

Ítala que loucura, piolhos incomoda muito. Eu conheço duas formas de tratamento, uma é colocar "piolhaves" um talquinho próprio para isto. Outra é a que eu uso a dez anos, mais barato, mais rápido e nunca tive problemas. SBP, insetisida doméstico "A BASE DE ÁGUA" basta não esborrifar direto na narina deles e colocar só um pouquinho, um jato dentro das caixas e se possível um jato neles também. Nas gaiolas e nas paredes. Esta tudo escrito no livro " como criar periquitos e seus cuidados" de Ademir Eugenio Lopes na página 111.

elisiane disse...

o que devo por no ninho da periquita para ficar confortavel?

jcesardutra disse...

Elisiane o melhor é nada. Quando estiver com filhotes poderias colcar um pouquinho de serragem de madeira bem fininha para ajudar na limpeza, eu guardo em um saco plástico as casquinhas quando sopro as sementes dos comedores deles e depois quando tem filhotes eu coloco no ninho. Mas não é obrigatório.

jcesardutra disse...

Marcio Alvarenga tenho certeza que se gostas de criar pássaros ou aves, o periquito será o teu preferido depois de algum tempo. Sugiro que leias bastante antes, consultes blogs como este, e vasculhe pela internet. Tem muita coisa a ser aprendido e o melhor não é somente criar por criar, o melhor é saber como acasalar para obter os resultados desejáveis e possíveis. Hoje com trinta casais, quando junto uma fêmea a um macho eu já tenho premeditado os filhotes possíveis e programados de maneira correta para o melhramento do periquito. Se acasalar errado decai, se acasalar certo cresce. Com isto aprendi sobre genética das cores, mutações etc. Quanto a tua fêmea se for inglêsa e tiver menos de 10 meses deverias retirar a caixa ninho pois se começa a por muito jóvem pode ter problemas sérios. Em Blumenau tem o August, na rua São Paulo, 280 (47) 322-0495 323-1701. Em Jaraguá do Sul tem o campeoníssimo Rolli Bruch, ambos tem bons periquitos. Não tenho o endereço do Rolli mas se acessares o blog "criadouro f13"ele apresenta no link vários endereços inclusive o do Rolli. Se vieres a Florianópolis me ligue para bater um papo, será um prazer. Também tenho periquitos das melhores linhagens do Brasil, e com certeza bem mais baratos que os deles, pois ainda não sou famoso como eles. O problema é que crio menos e normalmente o pessoal daqui acaba comprando todos que disponibilizo á venda e não consigo remeter para outras cidades como as vezes me pedem. Mas passar por aqui para bater um papo não paga nada e será um prazer, eu já estou aposentado e tenho tempo. Abraços, Julio

filipe disse...

Valeu. Obrigado pelas respostas
e o vinho madeira mundialmente conhecido provem de uma casta de uva a chamada uva negra mole , e digamos que ´´e um vinho saboroso por excelência ... saibamos pois o beber :b

Paulo disse...

legal... so aproveitando a vida agora... eu tenho muiito o q trabalhar ainda.. graças a Deus... bom enquanto isso vou fazer outras perguntinhas:
1 quanto tempo vive um periquito?
2 eh muito dificil conseguiu um periquito ingles?
3 Tinha um filhotinho (morto) no chão da gaiola, por quais motivos isso aconteceu???
4 comprei + um casal ontem, e a femea parece tentar fugir, isso eh normal?
5 qual a melhor maneira de criar um periquito na mao??
6 agradeço as respostas e a paciência!
abçs

Lucas Kist disse...

Nao nao. Um deles ficou com a caruncula da cor de chocolate e outro azul. So que desde que isso aconteceu, eles comecaram a brigar. Como eu disse, eles semrpe foram mto unidos e carinhosos um com o outro. Isso é normal? Melhor separa-los ? Qual sera o motivo ddas brigas repentinas?
Vlw e obg pela resposta !

jcesardutra disse...

Paulo a duração da vida do periquito esta relacionada ao tipo de vida que ele leva. Os cuidados gerais e o conforto que ele tiver. Normalmente a média e de 8 a 10 anos, mas se fossem tratados a rigor do que manda viveriam uns 13 ou 14 no máximo, porém depois dos seis já ao reproduzem mais.

jcesardutra disse...

Paulo eles são criados em quase todos os estados brasileiros, basta procurar que sempre tem alguém que conhece. Quanto a morte de filhotes, observamos que algumas vezes um filhotinho aparece morto, mas se antes ele não apresentava sinais de doença fica difícil esclarecer a causa mortes. Tem que examinar para ver se estava machucado, se tinha comida no papo, se estava frio e ele passou a noite fora da caixa ninho, se os pais estão com sinais de alguma doença e vai por aí a fora. A dica é ficar atento diariamente com qualquer sinal de perigo e intervir com urgência, pois morrem de im dia para o outro e muitas vezes se uma causa conhecida. As vezes fazem este movimento de tentar fugir, mas acabam se acostumando na nova morada, se tiver outra gaiola maior, troca esta fêmea de lugar, se ela gostar mais ela se acalma. Para criar um periquito na mão tem que começar com um filhote bem novinho, alimentando na mão e manuseando com delicadeza, cuidado e muita calma até que ele se acostume com a pessoa. Mas cuidado, pois assim que puder ele voa pra longe e blau blau.

jcesardutra disse...

Lucas esta istória está muito estranha, tem que verificar se realmente são um casal, isto é papo para duas fêmeas que brigam pela disputa da caixa ninho.

elisiane disse...

tenho uma periquita adulta coloquei uma caixinha! para ela botar so que ate agora ela nao tomou nem uma iniciativa!

quanto tempo demora para uma femea que nunca botou ir para o ninho?para por os seus primeiros ovinhos?...


Ha e voce entende sobre canarios belga tambem???

jcesardutra disse...

Elisiane a fêmea só começará a por quando estiver pronta. Pra isto ocorrer ela tem que ter mais de dez meses e estar em plena saúde e bem alimentada. Não tem prazo, é quando ela quiser. Canário é outra política totalmente diferente, deves visitar uma pessoa que cria e pegar os macetes com ele, pois eu desconheçe.

naiá disse...

olá galera ,eu estou preocupado.......
minha periquita australiana ta com um lombo na regiao do anus parecendo q é um ovo...
mas ela naum entra na cazinha.....
meu amigo disse q ela tinha tresovos pois ele trasbalha em uma caza veterinária e meu pai q já criou passaros na infancia (mas naum periquitos australianos)ele diz que é uma tal de "oveiro quebrado"...
to triste pois eu naum tenho experiencia e queria q ela pusese........
vcs poderiam me ajudar???????
ha naiá é o nome da minha periquita....
tenho medo d ela morrer

filipe disse...

já estive lendo algumas coisa e deparei-me com o caso do periquito com pedigree, comprei os meus numa loja e provavelmente n devem ter pedigree, de qualquer maneira n percebi o tópico acertca disso, será que me poderia ajudar, tbm gostaria de saber mais acerca das junções de cor, se juntar cor x com cor x qual poderia obter???
desde já agradeço...
força aí.....

Paulo disse...

Muito interessante ese mundo... e mais ainda paciente...

Matheus Demito. disse...

Olá...
estou com 3 duvidas!! "/
tenhu um viveiro muito grande..!
sendo q nele está presente 10 periquitos 3 calopsitas, e em uma gaiola separada 2 agapornis...
1ª:um dos meus periquitos vive se acasalandu com a minha calopsita.. ele soh anda cum ela...
ela começou a botar serà q é possivel os ovos ter sido germinado por ele??

2ª:tem problema ter apenas 4 machos e 6 femeas sendo q uma lutina uma cinza e uma malva estao chocando?

3ª:essas tres femeas começaram a botar, e desdentaum naum sairam de encima dos ovos, botando-os cum diferença de 2 dias... se eles vingarem. os mesmos vao eclodir cum diferença de 2 em 2 dias??

Agradecido des de jah!!...

jcesardutra disse...

Matheus que loucura, nunca vi isto e acredito que um periquito não consiga fertilizar os ovos de uma calopsita, mas deixe pra ver e se der certo por favor mantenha contato e mande fotos pelo meu e-mai pois será uma raridae e tem que serdivulgado. Quanto a quatro machos e seis fêmeas acredito que será problema sim, te aconselho a colocar mais dois machos no viveiro e dixar que eles se entandam. Ela coloca um a cada dois dias e eles descascarão a cada dois dias sim. Deixe isto acontecer e depois se ficar filhotes com muita diferença de tamanho voce troca entre os ninhos colocando os de tamanhos parecidos juntos.

jcesardutra disse...

Felipe quando se compra direto com o criador ele te passa o pedigree, quando não voce terá que descobrir atravéz dos filhotes que ela te presentear. Neste blog tem bastante artigos dando dicas e pela internet a fora tem bastante coisa também, basta procurar por genética em periquitos, mutações em periquitos, lutinos, albinos, periquitos com mutações dominantes, recessivos e vai por aí a fora. É muito assunto para te passar de uma vez só, tem que ir lendo e anotando, com o tempo a coisa vai ficando mais clara. A regra básica é acasalar um verde com um azul, um claro com um escuro, o cinza é um azul. Tem que querer aprender e procurar bastante, ler muito, visitar alguém que cria a mais tempo. Não desistir pois todos podem aprender é fácil tem que ter persistência e paciencia, boa sorte!.

Paulo disse...

Eu li em um site de uma pousada... eles criam periquitos soltos, deixam alimentos e caixa-ninho... interessante neh??? pq será q eles não vão embora?

filipe disse...

Hoje a minha fêmea depositou um ovo.
gostaria de saber se existe alguns passo a ter em conta daqui em frente.
atenciosamnte-

jcesardutra disse...

Paulo acredito que periquitos de outras espécies (brasileiros), os australianos se soltos acabam sumindo todos.

jcesardutra disse...

Filipe ela sabe o que fazer, a partir de agora capriche ainda mais na almentação e fique só observando.

Paulo disse...

Era periquito australiano mesmo aqui esta o link => http://www.hotel-icarai.com.br/%2Bportugues/periquitos.htm
interessante...

jcesardutra disse...

Paulo isto é inédito, aqui em Florianópolis isto foi tentado sem sucesso. Realmente interessante.

daniel disse...

ola eu tenho uma periquita chocando numa casa + ou - piquena oque eu devo fazer para mudar eles para uma casa grande sem ela abandonar os filhotes?

daniel disse...

oi eu tenho caxa (ninho) que ela abre em cima eu devo abrir quando eles nasceren?

daniel disse...

oi eu tenho um viveiro embaixo codorna ensima periquitos eu posso criar todos juntos?

daniel disse...

a por favor me responda ripido!!!Brigado!!!!!!

jcesardutra disse...

Daniel poder pode, só não tenho certeza se as codornas não passariam alguma doença para os periquitos.

jcesardutra disse...

Daniel deve inspecionar o interior da caixa sempre, e se observar algo errado pode corrigir. Se um filhote morre dentro da caixa deve ser retirado imediatamente, por exemplo.

jcesardutra disse...

Daniel o ideal é criar cada bicho em seu espaço, mas se observares que esta tudo bem, então deixa por uns tempos mas não esqueças de fazer a higiene dos espaços seguidamente pois as fézes das codornas são muito fétidas e quando deres vermífugo para os periquitos da para elas também.

jcesardutra disse...

Daniel se voce mexer agora ela abandona os ovos, deixa ela criar esta ninhada ali mesmo.

filipe disse...

Urgencia
Preciso que faça o grande favor de dizer se existe problema em o ovo sair do mei da caixa ninho devido a uma pequena inclinação que o ninho tem
responda
e existe problema de dois em dois dias verificar os ovos como estão ou isso faz ele abandonar o ninho de vez
desculpe mas sou inexperiente na materia

Paulo disse...

Na sua opinião se eu colocar uma femea Branca com um Macho Azul... qual seria as cores do seus filhotes???

daniel disse...

no chão

daniel disse...

oi eu estou lavando um dia sim um dia não!!!por favor vc pode me responder que cor é o ovinho deles,é por que hoje eu estava olhando meu viveiro e observei um ovo piqueno igual hau dos periquitos!!!Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!

daniel disse...

ele estáva no chão

daniel disse...

oi eu tenho outro casal de piriquito que acasala o dia todo e fais tempo, e não da ovinho eu queria saber se tem algum problema?????

jcesardutra disse...

Filipe a caixa ninho tem que ter uma covinha para que os ovos não fiquem rolando. Não tem problemas pode observar a vontade e até diminuir a inclinação da caixa. Muitas vezes quando algumas fêmeas defecam no ninho eu retiro os ovos e limpo com água á 40 graus, passando um pedacinho de algodão bem molhado.

jcesardutra disse...

Paulo nestes casos não tem opinião e sim as leis da genética. Quando escreves que a tua fêmea é branca eu vou entender que ela é albina (branca de olhos vermelhos, pois se ela for branca de olhos pretos então muda tudo, pois será outra ave e a filiação totalmente diferente. O teu macho azul pode também ser filho de albino ou lutino (pai ou mãe, não importa), então seria um portador de ino e melhoraria tudo, teria filhotes albinos e azuis de ambos os sexos. Escrevo tudo isto antes de responder a tua pergunta para que possas observar como podemos programar os casais antes de juntá-los e saber antecipadamente as cores dos filhotes. No caso de uma fêmea albina e um macho azul não portador de ino, que deve ser o caso deste teu casal, todos os filhotes serão azuis e os filhotes machos serão portadores de ino. Na internet tem bastante sites onde ir aprendendo sobre estes assuntos. Procure por: genética em periquitos, cores dominantes em periquitos, periquitos albinos e lutinos, e vai por aí a fora. Não é difícil e existem muitos quadros de cores prontos.

jcesardutra disse...

Daniel se o ovo for bem pequeninho deve ser de lagartixa, mas o ovo dos periquitos é todo branco e bem maior.

jcesardutra disse...

Daniel tem que examinar bem esta caixa pois ela tem que ter uma pequena barreira de madeira que permita que a fêmea entre e saia, mas que não deixe os ovos cair.

elisiane disse...

tinha um casal de periquitos e ai morreu a femea,resoli compra mais um casal,ecoloquei com o machinho o casal juntos na mesma gaiola,so que o machinho faz amesca coisa que ele faz na femea no outro que eu acho que e macho o que faço,fica tipo se beijando e mordendinho a cabecinha deles o que significa isso?

jcesardutra disse...

Daniel se realmente ele estiver cobrindo ela e há mais de 15 dias não tem ovos ela deve ser velha, de uma examinada na situação.

jcesardutra disse...

Elisiane os periquitos não tem um comportamento igual ao dos humanos, eles trocam carícias mesmo entre o mesmo sexo, principalmente os machos. O qua voce tem que ter certeza é se realmente são casais e quem é macho e quem é fêmea. Muitas vezes eles nos enganam e enganam os vendedores também. Mas quanto a ficarem se acaricindo é normal.

daniel disse...

sim tem uma bareira!!!

daniel disse...

sim ela é nova ,eu dei uma olhada e tem 4 ovos!!!!!!!!!!!!!!!!!!

daniel disse...

mas a periquita que só acasala sim ela é velha tem algum
problema?

jcesardutra disse...

Daniel o problema da fêmea ser velha é não por mais. Se ela esta pondo então não é vela.

daniel disse...

oi a periquita que estava chocando ,hoje eles estam nascendo.Eu posso olhar se está tudo bem?A periquita que só acasala não da ovinho eu devo trocar por uma nova?

alberto disse...

olha estou um pouco preocupado com minha femea!!!
eu tenho esse casal e dois filhotes o mais velho de 26 dias
li em alguns lugares que era bom retirar a femea dos filhotes pois ela poderia bater neles para querer reproduzir mais , enyao fiz isso , agora que separei a femea percebi que ela esta arrancando as penas das perninhas dela , porque sera que isso esta acontecendo?

alberto disse...

ola preciso muito de saber uma coisa!!
tenho um casal de periquitos e dois filhotes o mais velho tem 26 dias.
li em alguns lugares que deveria separar a mae quando os filhotes tivessem 25 dias , fiz isso , e entao reparei que a femea esta tirando suas penas da perna!!! ela tem tudo boa alimentacao e etc , so nao entendi o porque ela esta tirando as penas das perninhas !porque sera que isso esta acontecendo?

daniel disse...

brigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

pamerson disse...

quero saber quanto tempo demora para o filhote sair do ninho e comer sozinho

alberto disse...

ola tudo bem ?
tenho uma duvida e creio que aqui encontrarei uma resposta
olha tenho um casal de periquitos e eles estao com dois filhotes , o mais velho esta com 27 dias , dai li em alguns sites que e bom retirar a femea dos filhotes quando eles estao com 25 dias , fiz isso , e agora percebi que minha femea tirou umas penas perto das perninhas dela!!o que sera que pode estar acontecendo com ela?

alberto disse...

desculpa e que nao esstava aparecendo aqui minhas perguntas por isso apareceu as 3 de uma vez !! desculpa

filipe disse...

tenho um periquito azul e braco com bastantes pintas nas asas (penso ser arlequim ou malhado recessivo) e comprei-o juntamente com um verde 'o tradicional' :b claramente macho pois as narinas são de um azul vivo .
a minha questão é que já tem há vontade uns 5 meses e eles NUNCA acasalaram além das narinas do malhado azul e branco serem rosas e nunca terem alterado a sua cor)
será que sabe qual o problema???
gostava de ter mais criação mas assim está muito dificil :
esse branco e azul NUNCA entrou no ninho que lá pôs
o vendedor disse que era fêmea mas estou desconfiado pois tenho outros que comprei há 2 meses e já vão no seu terceiro ovo:
responda por favor :

Vinicius SAmuel disse...

Gostaria de agradecer pelo site, pois nós ajuda muito na criação dos periquitos.
Por favor gostaria de que tirasse minha dúvida. Tinha um casal de periquitos que tinham um s 7 anos juntos os dois eram mil maravilhas, foi então que a empregada de casa esbarrou na gaiola e o macho quebrou a perna e 2 dias depois morreu, mesmo com cuidados, a fêmea ficou só e começou a ficar triste, então comprei um macho e coloquei com ela, atualmente ela esta muito velha e cansada, estou dando suplemento vitamínico para ela, mais a coitada não esta conseguindo voar. Será que é a idade, osteoporose?
Reforcei a sua alimentação, alpiste, aveia e milho painço alem do suplemento, e mesmo assim ela ainda não voa? Coloquei um ninho onde ela fica o dia todo com macho cantando lá dentro... Não me interesso que ela bote, pois ela é de estimação. Só queria a saúde dela. De acordo com este historio o que vc acho que deveria fazer?

filipe disse...

mais uma coisa... quando fui ver se a periquita que está na postura tinha posto o terceiro ovo notei que os ovos estavam os três separados para cada canto do ninho apesar de ter um espaço côncavo, e do ninho estar nivelado.... será que traz problemas???que é que posso fazer para isto não acontecer???
deitei as cascas que se sopra do comer no ninho, será que traz problemas em relação ao choco....???

jcesardutra disse...

Daniel tem que olhar todo dia e ver se esta tudo bem, pode olhar sem medo. Se uma periquita só acasala e não da ovos, se eu pretendesse reprodução com certeza já a teria trocado.

jcesardutra disse...

Alberto neste caso em que a fêmea começa a atacar os filhotes já bem crescidos então deves retirá-la e deixar que o macho termine de criar sozínho, depois que eles estiverem comendo por conta própria então coloque-os numa outra gaiola e devolva a femea ao macho para criar de novo.

jcesardutra disse...

Pamerson eles levam trinta dias para se liberarem dos pais.

jcesardutra disse...

Alberto as fêmeas são responsaveis pela vigilãncia dos ninhos e quando outro periquito se aproxima de seu ninho ela ataca. Muitas vezes quando seus filhotes estão bem crescidos elas começam a se preparar para nova ninhada e começam a expulsar quem estiver por perto até seus próprios filhotes.

jcesardutra disse...

Filipe com certeza este malhado é um macho, eles enganam até os vendedores pois pensam se tratar de uma fêmea. Com este tempo se fosse uma fêmea sua cerajá estaria amarronzada.

jcesardutra disse...

Filipe a covinha tem que ser mais funda e pode colocar um pouquinho de serragem fina de madeira, ou cascas de alpiste e painço, isto dará um pouco mais de estabilidade para os ovos. Quanto ao choco ainda é muito cedo e não afetou nada, podera chocar normalmente.

daniel disse...

oi hoje de manhã eu olhei achando que tinha nascido tudo ,mas não nasceu um dos 4 ovos.Eu devo tirar os outros,é oque eu tenho medo é que ela abandone!!!!!brigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

daniel disse...

nasceu somente um

alberto disse...

muito obrigado doutor pela explicacao

filipe disse...

obrigado::por sua dedicação ;D
Descobri que trata-se de um arlequim recessivo , o azul é aquele azul celeste e como voçê disse só pode ser um macho::
verei se consigo trocar por uma fêmea afim de aumentar a prole :b
MAIS UMA VEZ OBRIGADO |||

daniel disse...

oi hoje nasceu mais um eu ,eu devo esperar para que os outros chocam???????

daniel disse...

eu posso dar cove para eles??????

pedro pereira disse...

Ola,gostava de saber se um macho com duas femeas na mesma gaiola podem criar.

jcesardutra disse...

Daniel no início deves deixar um ou dois ovos que não descascou, depois que os filhotes estiverem mais crescidos, mais ou menos 10 dias então pode retirar todos os outros ovos. Não tenhas medo, ela não abandona.

jcesardutra disse...

Valeu Felipe, não perde tempo.

jcesardutra disse...

Daniel deve esperar sim. e deve da couve para eles, só não exagerando pois contém muita água e pode desandar os intestinos, provocando diarréia. De tres vezes por semana.

jcesardutra disse...

Pedro um macho com duas fêmeas não da certo pois quando os filhotinhos nascerem ele acaba abandonando uma família. O pior disso é que duas fêmeas em uma mesma gaiola costumam atacar o ninho uma da outra. Num viveiro pode ter vários casais com várias caixas ninhos e algumas de sobra, mas numa gaiola não da certo.

daniel disse...

oi hoje mesmo um dos piriquitos recem nascidos pulou a bareira ,eu assustado peguei uma luva e coloquei ele para dentro ,então a periquita pegou ele e colocou esticado buscou comida e começou dar para ele!!!!!!!!!!!!!!!

elisiane disse...

periquitos tomam banho?

filipe disse...

UMa pergunta mais...Como devo proceder á verificação do ovo para ver se o mesmo esta fecundado????
Tiro a caixa ninho da gaiola e aponto uma luz forte lá para dentro???
a femea não deixara o ninho caso eu o remova da gaiola so para ver a questão dos que estão fecundados???
como saber se está fecundado???
que cor deve apresentar????
e os ultimos ovos a serem postos dará para verificar se estão fecundados???
mais uma vez peço sua resposta, agradecendo desde já pelo seu contributo para com esta mare de pessoal afim da preservação do pequeno periquito australiano...

jcesardutra disse...

Tem que tomat cuidado pois quando muito pequenos eles se pularem á noite podem morrer de frio.

jcesardutra disse...

Elisiane tomam e faz muito bem a eles. Alguns não gostam muito mas daí eu coloco uma banheirinha com água e umas fôlhas de grama, couve ou outro verde dentro da banheira e dou uns pequenos jatos dágua com uma bisnaguinha sem assustá-los e em seguida eles caem no banho. Em alguns banhos eu coloco gotinhas de iodo noutros eu coloco gotinhas de vinagre, isto ajuda a manter as pragas longe.

Maiara disse...

Queria saber se e possivel chocar ovos de periquitos em uma chocadeira?

daniel disse...

oi descascou 3 amanhã espero que descasque mais um.

jcesardutra disse...

Filipe a partir de 7 ou oito dias os ovos começam a mudar de aspecto caso estejam fecundados. Eles ficam mais opacos, um pouco escurecido. Pode retirar a caixa ou os ovos um a um para observar que depois quando terminar e devolver ela não vai abandonar. Existe uma lanterninha bem pequena, com um foco bem fino e forte que quando direcionado sobre o ovo á partir do oitavo dia de choco dá para ver até um pequeno coraçãozinho batendo. Dá para ver as veinhas finas e vermelhas de sangue e isto é o inicio do desenvolvimento de um filhote. Quando olhamos e o ovo esta igual ao dia que foi colocado e até parece que a gema esta solta lá entro então está branco ou seja, sem gala e não vai gerar nada.

jcesardutra disse...

Maiara dá pra chocar, só que depois eles deverão ser alimentados na mão e temos que estar antecipadamente preparados. Sê temos a mãe é melhor ela chocar e criar.

filipe disse...

e o choco começa a partir já desde o 1 ovo???

filipe disse...

e os ultimos ovos a serem postos dará para verificar se estão fecundados???
essa é a duvida maior

filipe disse...

e os ultimos ovos a serem postos dará para verificar se estão fecundados???

jcesardutra disse...

Normalmente elas começam a ficar direto no ninho depois do segundo ovo.

jcesardutra disse...

Sim pois observando diariamente a caixa ninho vamos percebendo e anotando a quantidade de ovos e depois que ela colocar aquele que foi o último então contamos sete dias e já poderemos observar se todos estão desenvolvendo.

jcesardutra disse...

Sim e é por isso que é importante examinar diariamente a caixa ninho, não só para ver se tem algo erado como ir anotando a sequência dos ovos.

filipe disse...

ok verei entao amanha

john_miiller disse...

Cesar hoje nasceu o primeiro filhotinho!!

Ele(a) é muito pequeno e meio feinho rsrsrs!!

ate onde eu posso olhar eles?? a ela botou 5 ovos.
um ela quebrou ontem ai eu tirei ele.... ai hoje nasceu esse!
a pergunta é fiz certo em retiralo??

muito obrigado!!

filipe disse...

a periquita pos o 5º ovo 3 dias depois do 4º
normalmente era de 2 em 2 dias
havera problema????????????

jcesardutra disse...

John Miiller se o ovo estava quebrado tinha que ser retirado mesmo. Não tem problemas, pode até limpar o ninho quando precisar, ela não abandona por causa disto, o que não pode nunca é trocar de ninho quando ela já começou a por ou a descascar filhotes.

jcesardutra disse...

Filipe isto só saberemos no futuro, por enquanto temos que deixar que ela termine o trabalho dela, isto pode acontecer.

john_miiller disse...

Cesar muito obrigado pela resposta!!

jcesardutra disse...

Valeu John Miiller, fique ligado no glog.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 357 de 357   Recentes› Mais recentes»