Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sábado, 12 de julho de 2008

DICAS DE CRIAÇÃO

Criador de Periquito InglêsPor: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês

Respondendo as perguntas da internauta Izabel, incluímos algumas dicas básicas da criação dos periquitos.


A aveia servida para os periquitos deve ser em grãos e é comprada em casas de ração para pássaros. Como já havia orientado anteriormente volto a reforçar: A aveia é um ótimo alimento, principalmente na nutrição de filhotes.O problema surge quando alguns periquitos que nem estão alimentando filhotes resolvem comer somente aveia. (muitas fêmeas fazem isto). Daí pode surgir à obesidade, e periquito muito gordo não reproduz e esta obesidade é um passo para problemas com a saúde. Quanto á postura, sabe-se que a fêmea colocará ovos assim que estiver pronta, em qualquer época e a única forma de evitar será retirando a caixa. Normalmente as australianinhas põem muito cedo, até com cinco meses de idade. Já as inglesas demoram um pouco mais e os criadores de exposição não deixam que se acasalem antes de nove meses no mínimo. Evitam-se os meses mais frios e os de calor muito forte, pois causariam riscos desnecessários.


Raramente será necessário separar o macho, pois ele levará comida e água para a fêmea na caixa e por vezes ficará fazendo companhia para ela. Quando os filhotes estiverem fora do ninho (caixa), o macho continuará alimentando-os na gaiola. Pode acontecer que quando os filhotes já estiverem bem crescidos e quiserem retornar para a caixa poderão sofrer ataques desferidos pela fêmea, pois esta acredita estar protegendo seu ninho contra invasores, ai sim tem que ficar de olho. Ao observar-mos os filhotes se alimentando sozinho é o sinal que poderão ser separados para não perturbarem o casal na próxima ninhada. Porém cada caso é um caso, tem que estar atento.



LEIA MAIS:


PERIQUITO INGLÊS: CRIAÇÃO EM COLÔNIA COLETIVA (VIVEIRO) Parte I


Voadeira externa,(viveiro)


DICAS DE CRIAÇÃO

335 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 335   Recentes›   Mais recentes»
Diego disse...

Temos que separar os filohtes e deixar um casal sósinhos ou podem ficar outros periquitos?

Diego disse...

Pode ficar muitos periquitos em uma gaiola?

jcesardutra disse...

Os filhotes depois que estiverem se alimentando sozinho devem ser colocados em outra gaiola, pois atrapalharão a nova ninhada e poderão ser atacados pela fêmea principalmente. Não podem ficar muitos periquitos em uma gaiola, só se for uma voadeira maior (gaiolão)

kam disse...

qual é o período do ano para acasalamento do periquito inglês?

jcesardutra disse...

Normalmente de maio a dezembro, evitando os meses mais frios e mais quentes do ano.

mateus disse...

OS PERIQUITOS AUSTRALIANOS SE ACASALAM EM QUALQUER PERIODO?

jcesardutra disse...

Escrevi em artigo anterior a este respeito, se acasalam em qualquer época sim. Porém devemos evitar reprodução nos meses mais quentes e nos mais frios do ano, pois os acrificaria muito. Principalmente a fêmea no calor e os filhotes no frio.(intenso).

junior disse...

EU TENHO TRÊS CASAIS, SÓ QUE À POUCOS DIAS EU COMPREI MAIS UMA LINDA FEMEA DE COR AMARELA, O INTERESSANTE E QUE UM DOS MACHOS ABANDONOU SUA FÊMEA PRA FICAR COM A QUE EU COMPREI RECENTEMENTE, E AGORA OQUÈ FAZER!!!!!!!!

jcesardutra disse...

Junior, em artigos anteriores eu escrevi sobre como colocar casais para reproduzir em viveiros. Você deu chance para a discordia entre as fêmeas. É normal os periquitos deixarem um parceiro(a) mais frio e acasalarem com um(a) mais quente. Mais quente significa mais pronto para reproduzir. Por isso devemos formar os casais e não mais acrescentar pois dará problemas. Acredito que no caso atual é melhor retirar a fêmea anterior e deixar esta amarela, o problema será a amarela escolher a caixa, (ninheira) de outra que já estava estabilizada. Se não colocares caixas para reproduzir e só quiseres uns casais no viveiro o ideal é macho sobrando, fêmea não.

junior disse...

poxa julio Cesar muito obrigado pela informação, mas só que agora o macho deu pra bater na antiga parceira, eu tava pensando em comprar mais um macho e separa-los em uma gaiola até se acostumarem, e depois coloca-los devolta no viveiro, a minha duvida e se realmente vão se acostumar, as vezes eu acho que é díficil ela se acasalar devido a atrofiação nas asas!!!!!!

jcesardutra disse...

Concordo com você, e periquitos com defeitos, seja lá qual for devem ser separados do plantel. Um abraço!

vania disse...

Boa tarde Dr. Júlio César.
Tenho dois casais de periquitos que estão separados em um viveiro para não brigarem entre si. Já tem uns nove meses que estão juntos, já se acasalaram mas a feminha ainda não botou. O que fazer neste caso? Tem algum alimento especial que ajudaria a por ovos? Me dê alguma dica por favor pois não vejo a hora de ver nascer os primeiros filhotinhos. Obrigada.
vania.

jcesardutra disse...

Vania, se o viveiro não for muito pequeno, e couber três ou melhor ainda, quatro caixas (ninho), provavelmente eles brigarão um pouco até que cada fêmea escolha sua caixa, (isto é previsto), depois criarão normalmente. Se você diz que já se acasalaram então tem certeza que realmente são casais. Porque as vezes parecem macho e fêmea e não são. Separados como você explica, um em cada espaço,também criam. Se ela (s) não põem, não é falta de nenhum medicamento, elas põem com as mínimas condições, apesar de que as farinhadas acrescidas de ovo cozido amassado ajudam batante. Eu recomendo usar vitamina "E"tipo avitrin gotas na água, que poderá ajudar a não ser que elas sejam muito vovó, dai não dá. Abraços , Julio.

junior disse...

boa tarde Dr. Julio, olha só eu à poucos dias passei à colocar no fundo do viveiro areia, a minha preocupação e de que a areia possa causar fungos ou doenças nos periquitos, oquê e melhor, forrar com papel ou continuar com a areia??????

jcesardutra disse...

Algumas casas de pássaros e agropecuárias vendem areia limpa, esta é melhor. Se a areia for coletada em lugares onde não há lixo nem animais que possam deixar seus dejetos nela, também serve. Eu moro em Florianópolis e vou até uma praia isolada e coleto areia que acumula junto aos costões onde o mar lava constantemente. Mesmo assim sempre lavo com água potável para retirar o sal. Na dúvida quanto a saúde da areia é melhor usar papel, evitando o jornal devido a quantidade de chumbo que existe na tinta e a longo prazo pode afetar os pássaros e aves.

Ricardo Rodrigues Belém - PA disse...

Como funciona os aneis de indentificação no pé dos periquitos?

jcesardutra disse...

Ricardo, os anéis identificam o criador, o ano de nascimento e a famíla do periquito(pedigree). Evita acasalar os muito jóvens e os vovôs assim como os irmãos. Existe uma técnica simples para colocar, e a facilidade de comprar este anel. Se quiser criar para participar de exposições tem que se associar a um clube de sua cidade ou de qualquer outra atravéz da Internet. Caso contráro você pode comprar as anilhas Capri, de São Paulo, também pela Internet, eu não conheço outra. Estes anéis fora dos clubes só devem ser usados em pássaros ou aves não pertencentes a fauna Brasileira. Abraços Julio.

junior disse...

boa tarde Dr. Julio César ultimamente meus periquitos estão com diarreia, eu tive reparando a ração e notei que à aveia tva com uma cor vermelha parecia uma especie de corante, antes eu comprava o alpiste, o painço a semente de girassol, e aveia e eu mesmo misturava, oque é melhor comprar a ração já misturada ou eu mesmo comprar e misturar. Ha o girassol pelo fato de ser muito oleoso, faz mal para as aves, oque e melhor dá p elas ??????

jcesardutra disse...

Junior, acho melhor comprar separado e preparar de acordo com a nescecidade de seus periquitos. O girassol é um pouco suspeito, só nescessário quando estão na muda e em proporções suaves, tipo 10% no máximo. Aveia não fica avermelhada, caiu algo nela ou fermentou ???. Aveia também será melhor utilizada quando houver filhotes para alimentar. Se não houver filhotes deve ser usado no máximo 10%, pois a aveia tem efeito laxante nos periquitos quando em excesso. No momento, o ideal é lavar a região da cloaca evitando que eles fiquem tentando se limpar e se contaminando mais com as fézes. Limpar bem o ambiente e fornecer painço puro por uns três dias observando o que acontece. Se continuar ou estiver piorando tem que tratar. Eu uso neosulmetina gotas por três dias coforme a bula. Tem que protegê-los contra o frio pois estarão mais fracos devido a diarréia. Boa sorte.

Roberto garcia disse...

Dr.julior cessar e ai tudo bem gostaria de tirar uma dúvidas com vc... o meu pai ele tem piriquito silvestre isso é altorizado pelo ibama, gostaria de saber como é que eu sei se ele é macho ou femea.... te agradeço desde ja a sua resposta..... e alen das sementes de girassol o que eu posso dar paraele comer.. obrigado..

jcesardutra disse...

Onde ele comprou ? Aves e pássaros da fauna nativa só podem ser criados em cativeiro quando se tem a nota fiscal do comerciante autorizado. Daí sim, o Ibama libera. O resto é "confusão na certa", a multa atualmente é de R$ 1.000,00 por peça, basta um vizinho denúnciar. Fora a encrenca com o juiz. Mas cada um sabe de sí. Portanto cuidado com a lei. Coitado dele se estiver comendo somente girassol, pois girassol é comida de papagaio não de periquitos. Pode até completar mas nunca somente girassol. Quando um comerciante autorizado vende ele dá o nome, a espécie, o sexo e a alimentação adequada. É difícil sem ver, saber se é periquito mesmo ou outra ave, e cada grupo tem uma forma diferente para machos e fêmeas. As vezes pelo tamanho, pela cor, etc. Porém sem ver fica impossível. Na tentativa de te ajudar acredito que deves dar comida completa de periquitos para ele(a). E procurar na tua cidade alguém que conheça pois sempre tem. Boa sorte, e tente criar periquito inglês são mais dóceis, mais coloridos e mais baratos. Saudações.

dada disse...

O fato de o macho receber bem o outro periquito em sua gaiola com beijinhos e carinhos já se pode garantir ser o outro fêmea?

jcesardutra disse...

Dada, é mais fácil garantir que são dois machos! Quanto a beijinhos e carinhos, os machos ficam assim entre si todo o tempo. As fêmeas são mais encrenqueiras, pois normalmente elas brigam entre si e com os machos. Eu tenho um casal violeta e verde escuro com fator violeta, estavam com três filhotes grandinhos e derrepente ele (o macho) amanheceu com a cara toda ensangüentada e ela com sangue no bico. Resultado da perícia: DEU UMA SURRA NO MARIDO! Portanto temos que observar a “cera” plaquinha acima do bico, se azul forte = macho, se azul clarinho com os buraquinhos da narina esbranquiçados= fêmea. Se marrom ou chocolate, fêmea quentíssima. Quanto aos recessivos, ARs, Lutinos e albinos, nunca ficam com a cera completamente azul, daí parecem todos fêmeas. Exige um pouquinho de prática, e observar em outros criadouros, mas não é difícil. Boa sorte!

Juliana Flores disse...

Doutor,
por gentileza gostaria da sua ajuda. Tenho um casal de periquitos em casa, e a fêmea está botando ovos. Há algum tempo eu havia colocado um ninho de madeira, mas foi alarme falso. Agora ela botou três ovos com intervalos e eu improvisei um ninho mas os ovos ficam expostos. Como minha mãe, sem saber manipulou os ovos, fico com receio de que a fêmea rejeite os mesmos, por isso procuro não colocar nenhum ninho complicado lá dentro. Estou certa? Obrigada!

jcesardutra disse...

Juliana, os periquitos não precisam de ninhos, elas põem chocam e criam em caixa de madeira com uma covinha rasa para os ovos não rolarem. Qualquer casa de aves e pássaros vende uma caixa padrão para periquitos. Não é bom os ovos ficarem expostos, e não tem problema quanto a manipular os ovos. O ideal é usar luvas descartáveis para não contaminá-los. Eu retiro com cuidado o primeiro, segundo e quando ela põe o terceiro ovo daí eu junto os três na caixa para serem chocados juntos com mais os outros que ela vier a por. Isto evita uma diferença muito grande entre os tamanhos dos filhotes, pois os maiores acabam amassando ou roubando toda comida dos pequeninos. É bom usar um ovo plástico no lugar enquanto aguarda para juntar os primeiros três, este ovo também é vendido na casa de pássaros, os criadores de canários usam bastante deste artifício.

Juliana Flores disse...

Muito Obrigada!

Murício Manfrin disse...

oi DR.julio cézar vim tirar umas dúvidas com vc!!!tenho um casal de periquitos australianos,e eles estão criando,mas só deram filhotes fêmeas até agora não deram nenhum macho,já é a 5 vez que eles criaram!!! isso é algum problema?? al todo tenho 12 periquitos e é esse casal que dá filhotes fêmeas!

jcesardutra disse...

Maurício, se fossem iperiquitos ingleses eu iria aí na sua casa e mandava você botar preço neste casal que só dá fêmeas. Isto é raríssimo, pois dá muito macho e morrem muitas fêmeas, um casal desses vale ouro! Parabéns.

jcesardutra disse...

Valeu Juliana, continue lendo os artigos do blog, você vai ficar especialista em periquitos.

daniela disse...

Boa tarde! Em primeiro lugar gostaria de elogiar o carinho e atenção que o sr, Dr Julio, direciona às dúvidas expostas neste espaço. Fiquei muito feliz com a ajuda que me deu referente ao sexo dos periquitos. No dia 14 de agosto, lhe enviei uma pergunta, pois estava em dúvida quanto a ser ou não fêmea, a perequita que ganhei do meu esposo e que foi recebida com beijinhos e carinhos pelo meu machinho. A plaquinha do nariz dela é marron, e já vi várias vezes ela encrencando com ele. Muito obrigada pela ajuda e atenção, e mais uma vez, parabéns pelo trabalho e dedicação que direciona a este site. Li a matéria de como pegar os periquitos ( com as mãos), e gostei bastante também. Meu objetivo é que os dois subam no meu dedo, eles já estão bem mansinhos. Quando conseguir mando notícias.

jcesardutra disse...

Valeu Daniela, pode perguntar quando quiser. Quanto aos dois subirem no seu dedo é só qustão de tempo e paciência. Eles tem que confiar em você, não os deixe com medo nunca. Coloque folhas verdes ou milho verde na mão e deixe que eles venham, fique parada eles só virão quando se sentirem seguros. Abraços!

antonio handan disse...

olá.meu periquito femea botou só treis ovos isso é normal?e já se passaram mais de 18 dias e os filhotes não nasceram porque será?ela entra e sai do ninho mas não desistiu ainda gostaria de saber como proceder diante disso.

jcesardutra disse...

Antonio, por algum motivo ela teve uma postura irregular. Por isso é importante conhecer as aves antes de comprar. Saber quantas posturas ela já teve anteriormente, com que intervalo de tempo, etc. Antes de acasalar para reprodução há um ritual de cuidados com a saúde e preparação para ter filhotes. Tenho publicado todas estas dicas neste blog são interessantes e vale apena dar uma geral nele. Algumas pessoas acasalam uma ave ou pássaro qualquer, deixam ela se esgotar de tanto dar ninhadas e depois á colocam no comércio para vender. Outro, não sabendo de nada vai lá e compra esta fêmea, acasala e fica esperando a coitada fazer milagres. Por isto a importância em conhecer aquilo que estamos adquirindo, prepará-la e depois colher somente bons frutos. Uma fêmea não deve dar mais que três ou quatro rodadas de uma vez só, sem descansar pelo menos dois meses. Quanto aos ovos, com sete a oito dias já se pode observar através de um facho de luz, utilizando uma lanterninha bem pequena, para olhar o ovo e ver se já tem filhote sendo gerado lá dentro. Se estiver completamente branco, já pode ser retirado. No caso de haver passado de 18 dias ou estão mortos lá dentro ou estão todos brancos e você deveria retirá-los, para se for o caso iniciar outra postura. Boa sorte!

antonio handan disse...

OBRIGADO JULIO VC FOI MUITO GENTIL...ATÉ MAIS.

marcelo de carvalho disse...

eu tenho um casal de periquitos ingles e foi a primeira vez que ela teve filhotes

4 ovos 2 apareceu caido na gaiola ?
os outros 2 os filhotes já estavam com uma penugens brancas e parecerão mortos um caiu do ninho eo outro estava no ninho.
por favor estou com muitas dúvidas com aconteceu

ricardo disse...

por favor responda agradeço

ricardo disse...

ola,eu tenho um macho adulto eu sei porque tenho branco no olho e um femea que ainda nao tem branco é um castanho muito,muito claro quase branco ,eles podem acasalar.responda por favor o mais rapido possivel estou precisando.

jcesardutra disse...

Ricardo, algumas mutações não apresentam branco no olho nunca. Juntá-los você até deve, porém só colocar a caixa ninho quando ela estiver apresentando sinais que está pronta. Por exemplo: cera amarronzada, roendo a caixa por dentro, etc. O ideal é contar o tempo que ela está com você e de onde ela veio, pois às vezes a pessoa que vendeu sabe. Não deve ser acasalada com menos de 6 ou 7 meses se australiana, e 9 ou 10 meses se inglês (grande). Podem ocorrer problemas como ovo atravessado. O ideal é no mínimo que uma pessoa com mais experiência de uma olhada para você. Se me mandares uma foto dela (da cara) eu poderei te ajudar melhor. jcesardutra@yahoo.com.br
Boa sorte!

jcesardutra disse...

Marcelo de Carvalho, pela queixa acredito que a caixa ninho não está adequada. Periquitos têm que usar a caixa ninho própria, com a parte do ninho funda e (ou) uma divisória alta, quando se tratar de caixa com dois compartimentos. Caso contrário o ovo rola e vai parar no fundo da gaiola, filhotes muito pequenos também saem do ninho e morrem de frio no outro compartimento sem o calor da mãe. Fora isto não tem como ele sair de lá sem ter tamanho suficiente para voltar. É importante observar-mos diariamente à situação dos ovos e filhotes no ninho para ter o controle da criação. Muitas vezes temos que interferir com tratamentos para diarréia, piolhos, morte de filhotes, etc. Temos que entender que eles não estão soltos na natureza, lá eles se viram sozinhos, mas em cativeiro os cuidados e a responsabilidade são nossos. Boa Sorte!

ricardo disse...

obrigado eu mando

Bruno disse...

ola sou Bruno a minha e tenho um casal de periquitos australianos ele so botaram 4 ovos e 3 estavam ocos pq isso acontece??
e epois de uma semana sem botar mais ovos, e ela esta com o anus inchado isso e normal??? e pq isso acontece???


e eu tenho outro casal mais o outro a femea e muito nova o lho dela e completamente vermelho , mesmo ela sendo nova ela pode botar ovos ferteis???

e se eu ajuntar esses 2 casais pode acontecer q um macho acasala com a outra femea ou eles continuam com o seu par???

por favor responda - obrigado!!!

jcesardutra disse...

Bruno está muito complicado a tua queixa, pois não entendi se ela já colocou os ovos ocos, ou só foram percebidos depois de muito tempo além dos 18 dias de choco? Porque com o passar de muito tempo os ovos podem secar. Tenta dar mais uma chance para ela quem sabe ela ajeita na segunda postura. Quanto a esta muito nova, se for Australiana deve ter pelo menos 7 meses para arriscar a criar, valeu? Muitas vezes eles trocam de par ao ser colocado juntos, muitas vezes um macho mais quente se acasala com duas ou mais fêmeas deixando outros machos para traz. Se isto acontecer você separa e quando estiverem mais acasalados junta de novo. Boa Sorte.

ricardo disse...

nao me responde?responda por favor as fotos ke enviei

jcesardutra disse...

Ricardo houve algum problema, pois não recebi a foto. Manda de novo. Julio.

ricardo disse...

ok

ricardo disse...

o meu mail de hotmail é ricardo-casal@hotmail.com

ricardo disse...

desculpe se ja recebeu as fotos avise é que eu estou como problemas no mail,eu tenho mail no hotmail e hoje criei no yahoo para ver se dava para enviar para si mas eu nao percebo nada daquilo esta em ingles e é o seginte email que eu criei hoje ricardocasal@ymail.com

Bruno disse...

ola sou Bruno a minha e tenho um casal de periquitos australianos ele so botou mais nao deu nenhum resultado.
e epois de uma semana sem botar mais ovos, e ela esta com o anus inchado isso e normal??? e pq isso acontece???

jcesardutra disse...

Bruno, algo está errado com ela. Deves separá-la do macho e deixá-la em observação por uns dias. Ela pode ter se machucado ao botar o ovo, deves observar os sinais gerais dela. Se ela voa bem, se está se alimentando, se pousa normal no poleiro, se não está triste, essas coisas. Caso contrário, deve ser vista por um criador mais experiente ou se possível um veterinário. Júlio

Bruno disse...

Esta tudo normal nem parece que ela nem esta coma o anus inchado, ela esta se alimentndo bem,pousa no puleiro bem etsa tudo normal.

Mais ela pode poder botar de novo ou e muito arriscado???

vlw-obrigadoo!!

jcesardutra disse...

Acredito que ela deva ser afastada da criação por uns tempos, até se esclarecer bem que inchaço é este. O ideal era ser vista por um criador mais experiente ou melhor ainda por um veterinário. Boa Sorte!

guilherme disse...

um periquito que nao voa pode acasalar e eu tenho uma pomba rolinha junto com meu casal de periquitos,ele pode ficar lsem atrapalhar a reproduçao dos periquitos?

jcesardutra disse...

Nenhum tipo de pombo devem ficar juntos com periquitos pois os pombos tem doenças que com certeza vão afetar os periquitos. Sê a rolinha for silvestre, da nossa fauna nativa, solte-a imediatamente no mato que ela se vira melhor que no viveiro. E cuidado com o Ibama pois a multa é grande. Felicidadas

Bruno disse...

o inchasso diminuiu muito!!!

quando ela acasalou a narina dela estava maron bem claro agora esta branco, isso e normal????

e quanto tempo dura leva para ela botar novamente????

eu comprei um ninho de madeira ai ela botou, depois estava sujo como q eu devo limpalo, ou e melhor comprar um novo ninho???

vlw-obrigadoo!!!

jcesardutra disse...

Bruno, o ninho você pode lavar com água e sabão e depois despejar uma chaleira de água fervente em cima. O problema pode estar ainda no branqueamento da cera, isto é sinal que ela ainda não está muito bem, deves esperar mais para que ela se recupere totalmente. Valeu?

Bruno disse...

e quanto tempo dura leva para ela botar novamente????

vlw-obrigadoo!!

jcesardutra disse...

Bruno,mais ou menos um mês, se estiver tudo bem já poderás juntá-la de novo com o macho e a caixa ninho.

Lety disse...

Bom dia Julio cesar . Bem eu tenho tres perguntas pra te fazer e que eu tenho um casal de periquitos e eles ja se acasalaram e botaram ovos, mas constantemente eles comem os ovinhos; nao sei se e o macho ou a femea . O que eu faço pra eles nao fazerem isso de novo ? E outra ja naceu um filhotinho e femea eu quero criar ela solta quais sao as dicas para isso?E quais alimentos e tipos de frutas que eu posso dar para eles? Muito obrigada .

junior disse...

bom dia Julio, a uns dias atrás uma das minhas fêmeas botou ovos, só que agora começaram a nascer, uns já nasceram e outros dois ovos ainda não chocaram, duas perguntas?? oquê devo fazer com os outros que não chocaram e para os que nasceram oquê devo dar para comer, devo coloca-los em estufas?????

Bruno disse...

se eu tirar a minha femea que nao esta muito bem e botar uma femea mais quente (pronta para o acasalamento) no lugar dela ,eles acasalam ou nao???


vlw-obrigadoo!!!

jcesardutra disse...

Bruno, sua fêmea que não está muito bem tem que ser retidada. Pode colocar a outra que eles acasalam. O melhor seria colocá-la longe dos olhos do macho, pode ele não aceitar a nova enquanto ver a antiga. Boa Sorte!

jcesardutra disse...

Junior, o casal cuida sozinho deles desde que ofereças condições de alimentos. Quando tem filhotes deve ser fornecido farinhadas, milho verde, couve, ovo cozido (por 20 minutos) e uma mistura bem equilibrada em sementes. Quanto aos outros ovos deixe lá, depois eles descascam e não retire os filhotes pois não precisam de estufa e sim da mãe do pai deles. Junior eu teria que escrever cinco folhas com recomendações de cuidados, mas prefiro te sugerir que leias os outros artigos deste blog, pois tem tudo o que precisas saber para cuidar dos teus periquitos. Boa Sorte!

jcesardutra disse...

Lety, quando eles comem os próprios ovos é porque a coisa estava feia para eles, falta de proteínas, cálcio, ferro e sabe-se lá do que mais. Eles não estão em condições de criar, devem ser tratados antes. Eu faria o seguinte: Colocaria os dois em um espaço onde pudessem voar um pouco para se exercitar, sem caixa (ninho), forneceria um vermífugo para periquitos (tipo avitrin vermífugos) conforme orientação da bula. Depois daria um polivitamínico tipo vitagold ou revitalizante Lalbicon também conforme a bula. Tudo isso com uma alimentação bem equilibrada em sementes, aveia, alpiste, painço, Níger, areia, sol, higiene geral, couve, milho verde, cenoura ralada, beterraba ralada, laranja, banana, menos alface e abacate, nem sementes de maçã. Claro que não precisa ser tudo junto, vai revezado. Depois sim, mesmo que leve um mês, mas vai valer a pena. É minha sugestão também que leias os artigos diversos que publico neste blog, vai te ajudar bastante. Boa Sorte!

jcesardutra disse...

Lety, os periquitos só ficam soltos se não puderem com eles e tira a defesa do animal que não vai conseguir mais, por exemplo: se defender de um gato, de um cachorro, etc. Alguns filhotes após saírem da caixa perdem as penas da asa e da cauda levando às vezes alguns meses para normalizar, estes sim poderiam ser criados na mão, se quiseres tenho alguns é só vir á Fpolis buscar, (brincadeira) as pessoas compram pela metade do preço e acham ótimo pois eles ficam completamente mansos, só que não servem para criar. Abraços, Julio.

Rafael Alves Félix de Lima disse...

Ola Cesar,

Tenho um casal de periquitos aqui em casa que eu crio de estimação. Recentemente a femea pos 5 ovos, sendo que 4 deles chocaram e o outro foi destruido pela femea. O ultimo filhote que nasceu desapareceu e agora o penultimo dos 4 que nasceram está aparentemente morrendo (creio que quebrou o pescoço).
Devo deixa-lo no ninho, ou devo retira-lo? Como eu procedo?

Obs.: Gostaria tb de umas dicas de como criar os filhotes na mão, ou seja, amansa-los.

obgo

matheus henrrique disse...

Olá Julio cesar meu nome é Matheus!
Bom eu tenho 2 piriquitos,Um Azul macho e uma amarela que é femea!
Eu ja olhei os bicos e ja até levei na loja pet!Pra pergunta qual era femea ou macho!
Bom e eles me responderam dessa forma o azul ´macho e o amarelo é femea!Bom eu ja estou com eles ja tem UM ANO! E até hoje nada de ovos!Tem casinha tudo!Bom velhos eles não são!O que eu devo fazer para eles botarem???Hoje eu dei ovo cozido porque me disseram que adianta,enquanto isso aguardo sua resposta!
Obrigado

ricardo disse...

obrigado julio
era mesmo o que queria saber eu tive de ferias e nao pode responder mais cedo

jcesardutra disse...

Valeu ricardo.

Bruno disse...

oi, eu tenho um casal de periquitos e eles ate ja botaram 4 ovos mais nenhum nasceu, e depois da minha femea ter botado a narina da minha femea esta com cor branca e meio azulada porque isso acontece???(tenho serteza de que ela uma femea porque ela ja botou ovos, e meu otro macho a narina dele e completamente azulada).

vlw!!!-abraços!!!

Bruno disse...

E tambem ela eu botei ninho a dentro, no primeiro dia ela começou a roer entro do ninho(ai ela so roeu uma parte do ninho ,mais roeu muito essa parte), ai ficou um monte de negoço la dentro, sendo que na primeira postura que ela botou ela nao roeu o ninho porque isso acontece???

jcesardutra disse...

Bruno, elas roem mesmo eu estou sempre trocando partes roídas da caixa é normal. Tem que cuidar porque algumas vezes os filhotes caem pelo buraco. Quanto às ceras brancas das fêmeas tem que ficar atento pode ser sinal de doenças. Tasca uma vitamina gotas na água e reforça a alimentação. Abraços, Julio.

jcesardutra disse...

Bruno, a cera dos machos normais é realmente bem azul (intenso) as fêmeas é que tem a cera discretamente azul (bem suave), com os orifícios das narinas brancos. Quando estão prontas para reproduzir fica marrom (chocolate). Abraços Julio.

pablo disse...

julio oq podemos fazer quando o filhote e rejeitado eu tenho 12 peruquitos mais a mais de um mes uma ninhada de cinco filhotes que morreu tres e tem dois eles estao quase sem pena por que aconteceu isso e oq eu devo fazer?

Carla disse...

Olá, tenho 1 casal de periquitos, ela faz a postura, após alguns dias ele tenta entrar na casinha, ela bate nele, mtas vezes ele sangra mto, eles quebram os ovinhos dentro cx, ele sempre quer entrar...porque, isso ?

jcesardutra disse...

Carla, este é o comportamento de duas fêmeas. Acho que o teu casal não é casal. Quando a fêmea está chocando ele entra e leva comida pra ela e depois para os filhotes quando nascerem, a fêmea conta com isto. Se tiveres certeza que o outro é macho, quando ela colocar ovo separa eles por uns dias (mas deixa a vista para não desacasalar) e depois tenta juntar, porém o meu palpite é que são duas fêmeas. Se continuarem assim terás que trocar a brigona. Boa Sorte!

jcesardutra disse...

Pablo se tem mais de um mês eles estão se alimentando sozinho, é isso? Então tens que separar estes filhotes, proteger do frio, deixar pegar um pouco de sol pelo inicio da manhã e dar vitaminas para eles (igualmente aos pais). Quanto a estarem sem penas com esta idade, pode se tratar de uma doença chamada muda francesa. É como uma virose, tipo uma gripe forte, geralmente este casal que produziu filhotes assim devem estar enfraquecidos (quantas ninhadas eles já deram?), na tua mão e de lá aonde eles vieram?Tem que ser separados da criação para receber um complexo vitamínico bom na água por uns dois meses senão todos os próximos filhotes nascerão assim. Boa Sorte!

matheus henrrique disse...

Poooxaaa respondeu todos menus eu?Maaathheeeuuss se esqueceu de mim!
Tenho meu piriquito azul a uns 2 anos ela ja é adulto ai resolvi comprar a femea ja tem um ano e uns meses que ela esta comigo e nada de ovos!
Cuido deles super bem!
Eles so entram no ninho e ficam roendo mais nada de ovos!
Velhos eles não são mais eu acho que tambem é a primeira vez que ela vai reproduzir ai demora mesmo né?mesmo assim ta demorandu de mais!
Oque eu faço troco a femea??
Ou a culpa é do macho??
Abraçoss!

liana marcia disse...

Doutor preciso de orientação os meus filhotes de periquitos já estavam com as penas coloridas e começando ficar em pé de repente começaram morrer eles ficam com o abdomem estufado não sei o que houve,eram 3 e ficou agora só 1,não sei o que fazer

jcesardutra disse...

Matheus Henrique desculpe, pois gosto de responder a todos, vai ver passei batido mesmo. Veja bem, primeiro você tem certeza que ela é fêmea?Tudo bem, se está roendo a caixa é o caminho certo. Com certeza a culpa não é do macho, quando ela por os ovos e estes não descascarem daí a culpa será dele, mas por enquanto não. Tem fêmea que é assim bastante complicada no início. Tem Fêmea que no viveiro cria com facilidade, mas na gaiola ela fica enrolando. E outras o contrário. Tem também uma superstição que diz que um casal só demora muito para criar. Quando se tem mais casais eles ficam disputando quem cria melhor. (vai saber?). O pior é que nem sempre conseguimos mandar nestas situações. Eu arriscaria uma vitamina “E” pois é a vitamina da procriação e colocaria milho verde (na espiga) três vezes por semana para eles. Isto com certeza vão ajudar e mal não vai fazer. Boa Sorte!

jcesardutra disse...

Liana Márcia os filhotes tem o abdômen estufado mesmo, a não ser que tenhas observado um aumento muito grande. Deverias observar se os filhotes tinham alimento no papo, pois às vezes os pais deixam de alimentar. Temos que observar diariamente. Tem que ser visto também se o ninho está com muitas fezes moles, pois eles podem ter tido diarréia e tem que tratar. Importante também cuidar com os restos de alimentos fermentando na gaiola, tipo ovo, pão molhado, milho verde, pois podem azedar e os pais levarem para os filhotes. Fora estes cuidados a coisa deveria fluir normal, está me parecendo alguma forma de intoxicação alimentar. Boa sorte!

matheus henrrique disse...

oOoOo,Julio Cesar muito obrigado!
Pela dica da Espiga de milho vou fazer isso mesmo!
Eee, eu tenho certeza que ela é femea!Pois ja levei em duas lojas Pets e foi oque eles me responderam!
E eu tambem ja ate dei uma olhada, o nais dela é marrom meio seco!
Tipo palha!
Mesmo assim muto obrigado pela dica!
abraços

Gustavo xerez disse...

oi Julio,eu tenho um casal de periquitos, eu estava com algumas duvidas ,tais como: o que eu coloco dentro da casinha dos periquitos para eles cruzarem ou dormirem? , e tbm o q eles gostam (principalmente) de comer e brincar na gaiola? , qual temperatura que eu dou a agua para eles? , o que eu coloco no fundo da gaiola ? , como posso adestralos ? , com que eu limpo os poleiros e o resto da gaiola?, faz muito mal tentar pegar eles e eles ficarem voando totalmente assustados na gaiola?, e por ultimo qual tamanho (mais ou menos ) tem que ter a gaiola deles?

Por favor , responda (estou muito preocupado)!!!!!!!!!!!!!!!1

Abraços!

jcesardutra disse...

Gustavo para responder todas as suas perguntas, e eu tenho a maior satisfação em fazer, levariam horas. Por isto (e ficará melhor para você) eu te aconselho a ler os artigos publicados anteriormente neste site (vida de periquitos), pois não correria o risco de esquecer algum detalhe. Tem tudo aqui, responde todas as tuas dúvidas, é só ler. De imediato digo que não se coloca nada dentro da caixa. Eles não fazem ninho, simplesmente põem na covinha da madeira que existe na caixa. (para que os ovos não rolem e caiam). A gaiola quanto maior melhor, mas as casas de pássaros já as têm prontas para venda no tamanho que quiseres. Devem ser de metal (arame), pois eles roem muito. Existe um ou até mais artigo a respeito de cada uma das tuas perguntas, da uma olhada e continua perguntando se não entenderes algo. Abraços, Julio.

Gustavo xerez disse...

Obrigado !!!!!!

Gustavo xerez disse...

Como que eu faço para saber se minha periquita ta obesa? , eu to achando ela meio gordinha , mas o interessante é que quando eu chego perto com a minha mao ela fik magra de volta , ela aquase naum voa na gaiola , mas o macho voa tranquilamente!!!

Abraços!!!!!!!!!!!

junior disse...

boa tarde Dr. Julio??? olha só queria agradecer em primeiro lugar por tirar minhas dúvidas, e queria também uma ajuda quanto a filhotes, minha periquita é uma otima mãe, os filhotes estão bem gordos bastante saudaveis, minha dúvida é!!! eu sirvo alguma papa insdustrializada ou deixo a mãe se virar naturalmente. Há so pra frizar eu os mediquei com vermifugo, e agora tô dando vita gold, tô indo pelo caminho certo, ou exagerando??????

jcesardutra disse...

Junior você está indo pelo caminho certo, só não entendi o que quis dizer com "ou deixo ela se virar"? Enquanto estiverem tratando filhotes quanto mais opções de alimentos melhor. Valeu? De tudo de bom para eles (o que tiver ao seu alcance), pois o favorecido será você. Boa sorte.

jcesardutra disse...

Gustavo se você pegá-la na mão e ela estiver muito fofa de gordura (roliça) e a ponto de não conseguir voar, isto é muito gorda. Mas não tome nenhuma atitude drástica, apenas coloque a menina em um ambiente maior para que ela se exercite mais e retire alimentos de engorda tipo aveia, farinhadas, pão, de só alpiste20% com painço80%, folha verde, areia e água. Um mês assim ela já melhora. Valeu?

junior disse...

bom dia Dr. Julio??? valeu pela dica, e parabéns pelos 20.000 acessos!!!
Dr. eu tô com uma fêmea no meu viveiro e ela têm as asas atrofiadas, ela não engorda, não procria, só fica empulerada no canto eu não sei se ela está doente, enfim eu não sei oquê fazer com ela, esteticamente ela é feia, vc sabe p gente que cria o enteressante é ver eles bonitos com as penas enteiras e alegres, procriando! oquê eu faço com ela?????

Gustavo xerez disse...

Valeu!!!!!!!!

matheus henrrique disse...

Julio Cesar,é o Matheus,eu estava lendo uns artigos da saude dos piriquitos!
Que falava se eles estiverem com vermes!Essas coisas!
Mais eu não entendo como eu vou saber se eles estão com vermes ou não??!
Eu devo dar o remedio sempre?
E esse remedio é como é semente?
Ou eu levo eles no veterinario?
E o remedio chama vermifugo é isso?!
Me ajuuuudeeee!!
abraços

jcesardutra disse...

Matheus Henrique o que eu sempre explico é que anualmente na época em que vamos começar a juntar os casais para reprodução, primeiro devemos aplicar sim um vermífugo tipo Avitrin, seguindo a orientação da bula e depois aplicar um revitalizante ou um polivitamínico para daí então começar. Isto eliminaria os vermes e fortaleceria os casais evitando muitos problemas futuros com a saúde. Depois de quatro rodadas, as fêmeas têm que descansar por 60 ou 80 dias para recomeçar de novo. Este tempo de quatro rodadas de cria dá mais ou menos 6 a 8 meses. Novamente outra aplicação de vermífugo, vitaminas e colocam-se os machos numa voadeira grande (viveiro) e as fêmeas noutra para voarem e se fortalecerem para a próxima temporada. Esta é a forma dos criadores de exposição. Tem pessoas que não fazem nada disso, tocam direto e não dão nada, e o que se vê depois são periquitos doentes, morrendo e aparecendo uma série de doenças. Nós que estudamos um pouquinho e gostamos das aves sabemos que elas só contam conosco para tratá-las e protegê-las, portanto vamos ajudar a natureza e no final a vantagem é só nossa com belas aves e filhotes saudáveis. Valeu camarada?

matheus henrrique disse...

Julio Cesar é o Matheus de novo!
Por favor me responde uma pergunta!
O ninho dos meus piriquitos estava com um buraco na tampa, em cima!
De tanto que eles ficaram cavando uns pelinhos que tem no ninho!
Fizeram um buraco na tampa de cima!E em baixo estava bambo com risco de cair!
Ai eu resolvi arrumar, so que quando fui arrumar os pelinhos que estavam no ninho desarrumaram,sairam!
Ai eu coloquei tudo de novo e arrumei!
Só que agora eu to com medo deles regeitarem o ninho só porque eu mechi!
Bom assim que coloquei o ninho de volta!Uma nova tampa em cima eles começaram a cavar a tampa de novo!
Voce acha que eu devo colocar a tampa velha?
Ou comprar outro ninho?
Obrigado abraços

matheus henrrique disse...

VALEEEUU!!

jcesardutra disse...

Matheus Henrique os periquitos não fazem ninho, precisam apenas de uma covinha na madeira para os ovos não rolarem. As caixas já vêm prontas e custam baratinho. Muitos periquitos e principalmente as fêmeas costumam roer as caixas sem parar, é só um hábito como se estivesse preparando o ninho. Eu vivo remendando caixas, substituindo por partes de madeira mais dura pra ver se agüentam. Não tem problemas, pois eles não abandonam a caixa por motivo algum. Muitas vezes eu retiro os filhotes coloco em um local protegido e levo a caixa para fora para arrumar, depois recoloco os filhotes no lugar e eles voltam sem problemas. O que não pode e martelar a caixa ou a parede com ovos no ninho, pois pode estragar o ovo. Valeu?

matheus henrrique disse...

Valeuuu Julio Cesar Brigadão!

jcesardutra disse...

Valeu Matheus Henrique, fique na área com a gente ! Abração, Julio.

matheus henrrique disse...

Julio Cesar nesta época de frio assim,oque eu faço?!
Devo colocar os piriquitos no SOL?
Desculpe porque eu devo ser o que mais pergunta nesse site!
Mais é porque eu amO meus piriquitos!
rsrsrsrsrssrsrs
abraçOs

jcesardutra disse...

Matheus Henrique os periquitos sente muito frio principalmente com os ventos, estes são terríveis para eles. Tem que proteger, eu coloco cortina plástica transparente, pois abafa os ventos, mas não escurece e se possível receber um pouco de sol principalmente pela manhã seria ótimo. Pelo menos uns 15 minutos. Valeu? Pergunte sempre. Julio

junior disse...

Bom dia Dr. Julio!!! quando minha fêmea botou os ovos eu à separei com o macho em outro viveiro, agora que os fihotes nasceram, eu tô com medo de coloca-los juntos de novo e as outas fêmeas os machucarem.

matheus henrrique disse...

Julio Cesar se estiver,2 casais de piriquitos em uma gaiola grande,e dois ninhos!
Eles botam mesmo assim???!!!
Ou eles vão brigar?!
Meu piriquito macho esta com o papo muito cheio,tipo a barriga muito grande acho que esta gordo!Não muito!Isto vai atrapalhar a eles botarem?
abraçoOs

matheus henrrique disse...

Sabe Julio Cesar, eu tinha te dito que eu tinha dois piriquitos , uma femea e um macho!
Eu te disse tambem que eu ja estava com eles a um ano e uns meses e eles não reproduzem!
Bom mais eu acho que ja sei o porque o meu pririquito macho ja é adulto,porque as manchas que formam a mascara,que fica no rosto dele ja esta enormeee!!So que a da femea esta um pouco pequena não muito grande!Acho que ela esta um pouco jovem,passando pra fase adulta!Bom ela ja tem a iris branca envolta dos olhos!!Mesmo assim acho que esta nova!
Ai eu estava pensando em comprar mais uma femea e um macho adultos,pra ficar com eles!Enquanto a outra femea cresce!Ou vc acha que eu devo so trocar a femea por uma adulta???Se eu colocar mais um casal la na minha gaiola eles vão brigar muito??

AbraçOs

tattyana disse...

ola! dr.julio tenho duas periquitas femea e um macho ,mas nao quero q eles reproduçao o q fasso pra as femeas nao coloca ovos?pois uma delas ainda é nova e o macho tambem, a outra ja é adulta .

jcesardutra disse...

Tatiana, se voçê não colocar ninho (caixa) eles não vão reproduzir. A fêmea só aceita ser coplulada se tiver ninho. Podes deixar os tres juntos que sem caixa não tem ovos. O melhor seriam dois casais pois este macho vai se dedicar mais a uma fêmea e a outra vai ficar meio de lado. Machos sobrando não é problema, mas fêmeas não é bom. Valeu?

jcesardutra disse...

Matheus Henrique o fato das bolas do colar ser pequenas não quer dizer muito, pois alguns periquitos e principalmente as fêmeas podem até ficar assim para sempre. Quanto a trocar só se achares uma melhor, pois ser nova não é defeito, é só aguardar. Porem dois casais na mesma gaiola será brigas na certa. Mais de um casal só num viveiro. E agora me atentei para um detalhe, se eles estão os dois contigo á um ano e dois meses mais ou menos, então ela é super adulta e com esta idade já deveria estar criando se você colocou a caixa ninho. Se me mandar uma foto da carinha deles eu posso te dar mais detalhes, anexa e manda para o meu e-mail. jcesardutra@yahoo.com.br.Valeu?

jcesardutra disse...

Matheus Henrique se a gaiola for bem grande e eles bem mansos e acostumados uns com os outros pode ser que não briguem, mas coloque um ninho de um lado e o outro o mais longe possível. Fica de olhos bem abertos e na dúvida passa uma tela no meio da gaiola. Quanto aos machos gordos costumam não encher os ovos, mas tem que ser testados. Valeu?

matheus henrrique disse...

...................

matheus henrrique disse...

Valeww Julio!!

matheus henrrique disse...

Obrigado Julio Cesar!

matheus henrrique disse...

Valeww Julio Cesar!

jcesardutra disse...

Valeu Matheus Henrique, um abraço. Júlio.

junior disse...

boa tarde Dr Julio??? eu estou medicando meus periquitos com vita Gold, a minha dúvida é quanto tempo eu devo dar o remedio, na bula fala que são 30 dias, pelo fato de ser muito forte eu tenho medo que ao invês de ser bom possa fazer mal!!!!!

matheus henrrique disse...

Oi Julio Cesar!
Eu estava querendo saber,a couve faz mal ou faz bem aos piriquitos!
Eu não entendo,muitos dizem que faz mal que é veneno!
Outros dizem que é otimo!Bom eu ja dei couve para os meus piriquitos e nada de ruim aconteceu com eles!
Mais eu queria saber faz mal ou bem??
E a couve para os piriquitos é algum tipo de vitamina,ou sei lá!
Mais faz bem ou não?
abraçoOsS

jcesardutra disse...

Matheus Henrique você já é convidado especial deste blog e não tem que ficar dando ouvidos a uns e outros, têm é que vasculhar os artigos publicados anteriormente, ler todos e orientar quem não sabe o que está falando. A couve é excelente, claro que sem excesso, pois até água demais pode fazer mal. Couve é rica em cálcio, ferro, e é um alimento natural. Eu dou duas vezes por semana porque por precaução, eu sei que se der todo dia vai acontecer de algum periquito gostar muito e comer demais. Como ela tem bastante água pode tornar as fezes muito líquidas. (só por isso). Milho verde também tem que ser dosado por conter muita água. Valeu ?

jcesardutra disse...

Junior eu tenho seis periquitos que tiveram "muda francesa" são conhecidos também como asinhas. Para que voltem a empenar e não caiam mais as penas eu estou dando vitagold há três meses, na dosagem exata como diz a bula, para filhotes. Começaram a empenar e o vitagold não fez nenhum mal. Eles indicam 30 dias como forma geral, para dar uma fortalecida, porem muda francesa é uma doença radical deve ser por mais tempo. Abraços Julio.

matheus henrrique disse...

Obrigado Julio!

matheus henrrique disse...

Julio Cesar eu tenho uma ''Piriquita'' femea,que a cor do naris dela era marrom meio seco ''palha''!
Só que de uns dias pra cá, ta mudando de cor,esta ficando meio branco e seco!
Essa mudança de cor é normal ouuuu,pode ser alguma doença??
valeuu!!

matheus henrrique disse...

valeeuu

matheus henrrique disse...

ooOOO Julio Cesar parabens esse site seu é 10 poius tira todas as nossas duvidas muito legal mesmo!!Parabens
abraçoOs

fernanda disse...

oi a minha periquita bate no meu piriti macho o que devo fazer.

jcesardutra disse...

Fernanda, troca ele por um mais macho. (brincadeira). Muitas fêmeas não aceitam aquele que escolhemos para parceiro dela (e vice versa). Tendo certeza que é um macho e uma fêmea, pode ser feito um teste. Tente deixá-lo em uma gaiola ou em uma divisão da gaiola próximo a ela por uns quinze dias. Depois os junte de novo às vezes dá certo. O mais acertado é quando vários periquitos estão juntos em um viveiro e vão se acasalando espontaneamente. Quando eu comprava periquitos nas casas de pássaros eu escolhia o casal que já estava acasalado (pronto) era mais tranqüilo. No teu caso tens que experimentar este teste ou colocar os dois num lugar onde haja vários periquitos e depois escolher um casal pronto. Você decide, pois se ela continuar atacando ele pode até matá-lo. Boa sorte.

junior disse...

Boa tarde Dr Julio, esse site e demais, parabéns !!!

fernanda disse...

ninguem entende sabe uma hora eles estao bens ficam se acarisiando outra hora fica brigando,jative 2 piriquitos eles morreram infeslimente mas o meu piriquito batia nas femeas agora depois que comprei esa no começo ele batia nela a gora e ele que ta apanhando.

fernanda disse...

a minha gaiola e pequena so para o casal mesmo eles nunca se acasalaram mais por a gaiola ser pequena e um pouco de medo pois eu tenho medo da femea morrer na ora de por o ovo. eles e como se fossem meus filhinhos eu amo els mais do que tudo principalmente o macho ele tem 2 nos que esta comigo pequei ele era filhote ele tambem e muito apegado comigo quando eu do carinho para afemea ele fica com ciumes e uma graçinha.

fernanda disse...

ha e brigada por tirar minhas duvidas amei seu site e demais parabens.

Kenji disse...

boa tarde, tive um casal de periquitos, a fêmea botou 4 ovos, depois que os filhotes foram nascendo, a fêmea estava judiando do macho, tive que separá-los, depois os filhotes foram morrendo, acho q a fêmea não dava conta de alimentá-los, foram morrendo os mais novos até o mais velho, sobrando apenas o mais velho, a fêmea acabou fugindo e só sobrou esse filhote, q já está do tamanho adulto mas mal sai da casinha, não sabe voar, e mal andar, todo atrapalhado....porém não vejo ele bebendo água, as vezes tento dar pra ele mas recusa....o que fazer ?

flavio disse...

quero saber porque os meus periquitos australianos não estão querendo cruza

jcesardutra disse...

Flávio são muitas as razões que influenciam diretamente nisto, tem que ser analisado. Primeiro a certeza de que realmente é um casal de macho e fêmea, pois muitas vezes enganam. Serão velhos ou jovens demais? Como está a saúde deles? Estão colocados em um lugar fixo ou a gaiola anda pra lá e pra cá? Digo isto porque já vi pessoas trocando duas vezes por dia o lugar da gaiola para eles tomarem sol. Portanto se for para criar não se retira mais do local. (eles ficam com medo). Se estiverem em gaiola deve ser cada casal em uma para não dar brigas. Sê a criação for em viveiro tem que ser grande o suficiente para que os casais tenham privacidade de espaço caso contrário os mais fortes intimidam os mais fracos. Num viveiro têm que ser colocado caixas ninho em excesso (de sobra) para o caso de brigas pela disputa das caixas. Pode até ter outras razões, mas se isto que expus foi verificado deveriam criar. Tem mais duas coisas: já tive fêmea que se escondia todo o tempo dentro da caixa não dando chances ao macho para galar e o resultado disto é que os ovos eram sempre inférteis. E diz uma lenda que um casal só não cria, pois na natureza vivem em bandos e precisam do incentivo e da disputa na criação de filhotes (me contaram). Boa sorte!

jcesardutra disse...

Kenji se você não o alimentar ele morre. Use uma seringa e tente dar uma papinha, pois serve como comida e água. Coloque perto dele comidas moles tipo arroz cozido (sem sal) pão molhado e espremido para tirar o excesso de água, mas mesmo assim tem que fazê-lo comer. Nas casas de pássaros vendem papinha pronta Alcon, é só acrescentar água morna e oferecer com a seringa pelo lado do bico. No começo é melhor pegá-lo na mão segurando-o de costas para a palma e um pouco deitado. Devagar e aos poucos quando ele sentir o sabor da comida começa a aceitar melhor. Outra forma é com uma sondinha na seringa e colocar direto no papo. Boa sorte!

jcesardutra disse...

Obrigado Fernanda, divulgue para os amigos. E quando algum periquito está brigando é só separá-lo por uns dias depois juntar de novo que ele se acalma.Boa sorte!

jcesardutra disse...

Fernanda realmente existe os riscos da criação, mas eles só vão criar se colocares a casa. Se a gaiola for pequena o jeito é colocar a caixa fixada por fora da gaiola. O que não pode é deixar criar direto sem um intervalo de descanso, isto sim acaba com a fêmea, mas uma ou duas vezes não é problema. Só que aumentando a família dará mais trabalho e precisara de um espaço maior. Abraços, Julio

lucas disse...

oi julio cesar comprei o femea de periquitos australiano a poucos dias ela ja esta namorando com o macho e fazendo carinho, o macho esta no meu viveiro a quarto mese mais ainda e novo, mais ficar querendo crusa com a femea tem posibilidade de se acasalarem

LUCAS disse...

JULIO CESAR SERA QEU EU DEVO COMPRA O MACHO ADULTO PARA SE ACASALAREM LOGO, OU DEIXO ESSSE MESMO NO VIVEIRO

fernanda disse...

ok brigada!!!!!!!!!!!!!

fernanda disse...

julio me tira uma duvida e verdade que não pode mostrar o espelho para os periquitos.

fernanda disse...

ha e a narina da minha femea e branca nao e marrom.

igor disse...

oi julio cesar minha femea botou 2 ovos e ela so entrou na casina so 11 dia os restos ñ ficoumuito tempo lá, queria saber se ela tem posibilidade de choca_los

fernando disse...

julio cesar mim tira o duvida o periquitos australiano ,femea ou macho tem o mesmo canto

tiago disse...

oi, tenho uma periquita e ela reproduziu uma vez e chocou 2 filhotinhos e eles morreram, queria saber como fazer para que os filhotes nao morram

matheus henrrique disse...

OI Julio Cesar , os piriquito macho tem o canto diferente da femea não é?
Pois minha femes só GRITA ''cri cri cri''....Ja o macho ele canta,ou ele tambem grita!
Podemos pérceber se um piriquitos é macho ou femea pelo cantar deles tambem??
valeu!AbraçoS

cristina disse...

oi Julio Cesar, tem algum problema colocar uma ninheira, que já foi utilizada pelo mesmo periquito fêmea?

flavio disse...

obrigado

jcesardutra disse...

Cristina desculpe a minha insistência em ficar repetindo informação, mas eu sempre parto do pressuposto que as pessoas muitas vezes não sabem mesmo. O que eu quero dizer é o seguinte: Quando você refere a ninheira está falando da caixa ninho, certo? Então não tem problemas, pode trocar lavar, devolver, colocar outra, depois a mesma, não tem perigo, pois neste aspecto a periquitas são muito bacanas, elas não se importam com interferências nossas no ninho, nos filhotes e em nada. O que elas não suportam é outra fêmea por perto, pois sempre quer dizer brigas. Valeu? Abração, Julio.

jcesardutra disse...

Valeu Fávio, pergunte sempre e se eu puder ajudar é uma satisfação.

fernanda disse...

o julio vç nao me respondeu pq.

junior disse...

julio cesar tenho o macho que ainda tem cinco meses de idade, e minha femia ja e adulta sera que o macho poder acasalar com ela com essa idade. ou devo compra outro macho

jcesardutra disse...

Experimenta colocar um macho adulto com ela, mas a atitude da fêmea que quer se acasalar é se abaixar para qualquer macho mesmo novo. A não ser que ela é um macho e sua cera não seja realmente marrom seja apenas parecido. Neste caso tem que testar com outro pra ver.

jcesardutra disse...

Junior este macho é muito novo e não vai encher os ovos e sua fêmea vai desperdiçar as posturas.Valeu? Guarda ele pra depois e usa outro.

jcesardutra disse...

Querida Fernanda eu já respondi sim mas por favor pergunte de novo pode ter acontecido algum problema com a resposta, valeu? Aliás pergunte sempre que quiser.Julio

valter disse...

ola eu tenho um casal de periquitos australiano a minha femea esta em periodo de reproduçao quando ela começou a reproduzir a narina dela estava de cor marron e agora que ela botouu 3 ovos esta marron e branco isso e sinal de doença sefor ela continuara o choco se nao continuar o choco quando ela ira botar ovos de novo?qual remedio vc me recomenda caso for doença

fernanda disse...

quantos anos ele tem de vida,e verdade que nao pode mostrar ele ao espelho,eu dou bolacha para ele pode.

junior disse...

julio cesar comprei uma femea ela esta con o bico de cor chocolate mais ela ficar botando o pe em cima do macho sera que e femea mesmo ou e porque ela que acasalar , porque o macho e novo

Tiago disse...

Amigo, tenho uma dúvida: os periquitos ingleses podem reproduzir nos ninhos de calopsitas? crio em viveiro que tem ninhos de calopsitas.
abç da Bahia

junior disse...

oi julio minha femea botou 2 ovos e eles foram chocados e os filhotes morreram queria saber como fazer para que os filhotes nao morram?

jcesardutra disse...

Junior muitos fatores podem contribuir para que uma fêmea tenha problemas com a postura e choco. Quando ela é nascida em nosso criadouro sabemos a sua idade corretamente, sua saúde ao longo de sua vida, e se é filha de uma mãe exemplar, como foi alimentada, se tomou vermífugo, se recebeu algum complemento vitamínico.... E vai por aí a fora. Neste teu caso temos que dar uma segunda chance para ela e se de novo der problemas então com certeza ela terá que ser preparada (tratada) primeiro antes de entrar para a reprodução. Valeu?

jcesardutra disse...

Tiago quanto ao tamanho do ninho não há o menor problema, pois quanto maior melhor. Porem o ninho de periquitos tem duas particularidades que diferenciam das calopsitas. Primeiro que não precisam de palha e a calopsita gosta de palhas, segundo é que não tendo palha, e não deve ter, tem então que ter uma covinha funda o suficiente para que os ovos não rolem e se estraguem. Valeu?

fernanda disse...

julio vç nao me respndeu de novo pq.

jcesardutra disse...

Fernanda eu acho que respondi sim, mas vamos lá: Pode mostrar o espelho sem problemas, mas ele não vai entender nada. Quanto á narina da fêmea ficar marrom é mais na época de entrar no período fértil para reproduzir. A gente diz que ela está quente quando a cera fica marrom. O macho é que canta, a fêmea mais grita e resmunga baixinho. Bolacha contém gordura e açúcar, não é bom para eles, dê frutas. Valeu? Pode perguntar sempre. Júlio.

jcesardutra disse...

Fenrnanda quanto ao tempo de vida depende da vida que ele tem, ou seja: exercícios de vôo, banhos, sol, areia, frutas, folhas verdes, vermífugos, vitaminas, carinho, proteção ,etc. Bolacha não, e espelho nem precisa.(brincadeirinha). Eu tive um que durou 10 anos.

fernanda disse...

ok brigadao, mas se eles voarem pela casa nao tem perigo deles cairem
e se machucarem.

jcesardutra disse...

Não, tem problemas é de encontrar uma janela aberta e blau blau, cuidado.

fernanda disse...

ok, teve uma vez que ele escapo na garagem e o portao e da quelas aberto soorte que ele nao sabia voar direito e consegui pega ele.

Tiago disse...

Dutra, tb crio aves nativas, devidamente anilhadas e cadastradas nno sipass, IBAMA, sei de que essas aves precisam de alguns macetes para aprontarem, reproduzir; quanto aos per. ing. existem algum "macete" tipo vitamina ou alimento ou ração extrusda etc q ajude no estímulo à reprodução? pergunto isso pq um criador me falou q para preparar os PI p/ reprodução deveria somente alimentá-los com alpiste! Como sou iniciante nao sei se é correto!
abç
Tiago- Bahia

valter disse...

julio vc nao me respondeu

jcesardutra disse...

Valter neste caso tem que dar o revitalizante labcon club da alcon conforme a bula, pois normalmente são faltas de vitaminas e seus complementos. E cuidado com o frio e o vento eles adoecem os periquitos, valeu?

jcesardutra disse...

Thiago este comerciante está por fora, tem que dar muito mais que alpiste. Sempre que se começa com a criação de qualquer animal todo cuidado na preparação vai representar lucro certo e muitas alegrias depois. A seqüência é a seguinte: dar um vermífugo tipo Avitrin ou outro de sua preferência de acordo com a bula. Depois fornecer um revitalizante tipo labcon club ou vitagold ou outro de sua preferência. Também seguindo as orientações da bula. Daí sim seus animais (pássaros ou aves) estarão prontos para começarem. Eu forneço uma mistura de alpiste, painço, níger,linhaça,aveia, e misturo um pouco + ou - 10% de dextrusados para psitacídeos da alcon. Obrigatório também areia, verduras e até frutas e milho verde. Estes alimentos muito úmidos têm que ser oferecido com cautela, pois contendo muita água podem facilitar diarréia. Quando estão com filhotes pode ser dado ovo cozido e farinhada alimenta melhor, não adoecem e facilita o trabalho dos pais. Valeu?

Tiago disse...

Valeu, obrigado.

fernando disse...

oi julio cesar cerá que se o ovo passar do dia de ser chocado é possivel de nacer o filhote ainda?

jcesardutra disse...

Fernando o tempo de choco são 18 dias, depois deste tempo tem que dar uma examinada se o ovo está cheio mesmo e se não está morto o filhote. Pode ser observado com a ajuda de uma lanterninha, atravessando o ovo com um facho de luz e observando. Depois de 19 dias eu tento ajudar dando início a um pique no ovo, muitas vezes os filhotes não estão conseguindo furar a casca. Valeu?

fernanda disse...

o julio eles chocam em gaiola pequena colocando a casinha para eles.

Etne Gomes disse...

Depois que eu juntar o casa,qual é o tempo determinado para eu ver algum resultado?
E se caso não ter resultado, o que devo fazer

fernando disse...

valeu cara

fernando disse...

oi julio cesar valeu pela resposta passada mas eu posso colocar a minha mao no ovinho. Porque as pessoas min diseram que o ovo perde o choco se botar a mao, será que isso é verdade?

gilson disse...

Oi julio cesar será que se eu posso colocar um paniho no ninho dos periquitos australianos tem algum perigo ou não?
Ou tenho que deixar o ninho limpo?
Qual será o melhor para ela chocar?

jcesardutra disse...

Gilson quando uma periquita está chocando, não devemos mais retirar a gaiola daquele lugar, pois se ficar movimentando á gaiola pode estragar os ovos e ela abandona mesmo. No mais ela deveria chocar normalmente. Acontece algumas vezes de os ovos estarem brancos, ou seja, apesar do macho ter galado a fêmea ele não passou os espermatozóides como era de se esperar. Alguns machos têm perda desse material por várias razões como medicamentos, estresses, etc. Depois quando se recuperam voltam ao normal. A fêmea por uma sabedoria da natureza percebeu que chocar aqueles ovos seria perda de tempo então ela abandona para iniciar outra postura. Algumas vezes também ela abandona por algum motivo externo ou por doença. Quando os ovos passam de oito dias de choco já dá para ver se estão cheios ou não. Eles podem ser observados através de um facho luminoso de uma lanterninha pequena. Quanto ao ninho não se coloca nada é apenas a caixa ninho própria para periquitos onde existe uma covinha para os ovos não rolarem. Valeu?

jcesardutra disse...

Fernando ao pegar um ovo na mão o melhor é usar uma luva descartável tipo estas que se usa para pintar os cabelos. Outra hipótese é lavar muito bem as mãos com água e bastante sabão, pois as bactérias da mão podem contaminar os ovos. Eu sempre lavei bem as mãos sempre manuseio os ovos delas e nunca nenhum perdeu o choco. O resto é supertisção, Valeu?

jcesardutra disse...

Etne Gomes isso não é matemática, mas se tudo estiver correto eles começam a entrar na casinha em uma semana levam mais uns dias para aparecem com os ovos e com o final da postura mais uns 18 de choco então mais ou menos dois meses já estarão com os filhotes saindo da caixa. O mais importante prá você no momento é ler os artigos publicados anteriormente neste blog e ver se está tudo de acordo para que eles comecem a criar. Valeu?

Tiago disse...

Mestre dutra, estou com um problema com aranhas no viveiro! são muitas, estou sempre limpando com vassoura mas as mesmas acabam voltando e me incomoda! Qual tipo de inseticida (SBP) posso usar?
abç

fernanda disse...

pq vç num me respondeu???

jcesardutra disse...

Fernanda este sistema da internet de vez enquando deixa a gente na mão, eu respondi sua pergunta sim, mas parece que realmente ela evaporou, me desculpes e pergunte de novo que te responderei a todas tuas dúvidas.Julio

fernanda disse...

ok acontece,eu queria saber se eles chocam em gaiola pequena colocando a casinha pq a minha gaiola e pequena.

Tiago disse...

Dutra, o albino é resistente como os Per. Ing. com cores azuis, verdes e etc??
abç

jcesardutra disse...

Thiago é sim mas se quiser fazer uma comparação os mais resistentes deveriam ser os verdes pois ainda mantem a cor original, não é mesmo?

jcesardutra disse...

Fernanda eu já respondi duas vezes, deve está acontecendo algo estranho com a internet. Veja bem, claro que dá e se você acoplar a caixa ninho pelo lado de fora não roubará tanto espaço da gaiola. Mas quanto maior o espaço melhor e quando a gente cria em gaiola pequena deve a cada três ou quatro crias colocá-los para se recuperarem e se exercitarem voando em um viveirinho maior, sem caixa ninho. Quando eu tenho uma situação assim e para não gastar muito com um gaiolão, pois eles cobram muito caro, faço um quadrado com sarrafos baratos e passo em volta dele uma tela para pássaros e improviso uma porta. Depois que eles se restabeleceram por uns dois meses eu os devolvo para voltar a criar na gaiolinha e guardo o gaiolão para depois. Um beijão Fernanda e pergunte sempre que desejar. Julio.

fernanda disse...

ta,outra duvida e verdade que pode ensinar os periquitos falar e tem resultado.

gilson disse...

oi julio entao eu devo deixar o niho limpo né?

jcesardutra disse...

Com certeza Gilson. Pois é como eles gostam.

jcesardutra disse...

Fernanda é possível sim mas somente começando bem filhotinho. Neste blog tem um artigo explicando como deve ser feito e tem também um vídeo mostrando um periquito falando. Valeu?

gilson disse...

E sera´que eu posso colocar o paniho depois que o filhote nascer?

jcesardutra disse...

Gilson paninho não, colocar serragem fina e peneirada para eliminar o pó. Eu coloco as casquinhas do alpiste e do painço que eles comem.

samuel disse...

julio..e o seguinte comprei a pouco tempo um novo casal..eles acasalaram e femea botou o 1º ovo..+ por um problema tive de mudalos de gaiola ..como esperava a femea nao cuidou + dos ovos..
queria saber se devo fazer alguma coisa para preparalos para uma nova ninhada...

matheus henrrique disse...

Julio Cesar é o Matheus!
Bom deixa eu te perguntar eu tenho dois casais de piriquitos!
Minha gaiola não é pequena,mais vc acha que se eu colocar mais dois casais de piriquitos com os dois que eu tenho,vc acha que a pocibilidade de eles brigarem muito??ou deles não botarem de jeito nehum??

Outra coisa é em relação ao milho nunka dei milho a eles, e vc me disse uma vez que era muito bom para a reprodução!
Como eu devo dar o milho? coloco o milho ''cru'' la mesmo?
Ou tem que cuzinhar?
Devo colocar ele inteiro??Ou tirar as bolinha de milho??

me ajuudeee! :*

BrigadãO!

matheus henrrique disse...

Bom dia Julio Cesar!!
Bom o ninho dos meus piriquitos esta cheiooo de penass e uns pelinhos que tem no ninho que eles cavam!!
O que devo fazer vc acha que eu devo limpar tirar esses pelinhos???
Colocar areia sei la??Porque uma coisa é certa toda vez que eu compro ninho novo,eles cavam o ninho todinho enchem la de penas e de uns pelinhos que ficam na no ninho!
O que devo fazer tirar sempre essas penas e esses pelinhos ou deixar????
Brigadão

jcesardutra disse...

Matheus Henrique o milho verde é colocado cru um pedaço da espiga, se quiseres arrancar as bolinhas e colocar numa vasilha não tem problemas que eles comem. Quanto às coisas que eles fizeram na caixa deixa assim, não mexa. Colocar areia ou alguma casquinha é só quando tiver filhotes para que não fique muito sujo, por enquanto deixa assim. E se colocares mais casais na gaiola vai dar brigas, deixa os dois e coloca duas caixas separadas uma da outra. O melhor é acoplar as caixas por fora da gaiola para não ocupar muito espaço dentro.

matheus henrrique disse...

velww Julio!!

Tiago disse...

Dutra, quantas vezes na semana podemos dar o milho na espiga?
obrigado

jcesardutra disse...

Tiago os periquitos de exposição é que são mais sensíveis a ter diarréia se comerem muito alimento como o milho verde que tem muita água. Agora o australianinho pode comer até quase todos os dias.

samuel disse...

nao sei se vc recebeu minha duvida..porem vo perguntar novamente.

e o seguinte ..julio comprei a pouco tempo um novo casal..eles acasalaram e femea botou o 1º ovo..+ por um problema tive de mudalos de gaiola ..como esperava a femea nao cuidou + dos ovos..
queria saber se devo fazer alguma coisa para preparalos para uma nova ninhada…se puder responder agradeço..

Raquel disse...

Dr. Júlio, tenho 2 casais de periquitos na mesma gaiola, mas ainda só um tentou reproduzir. Da primeira vez a fêmea pôs 3 ovos com vários dias de diferença, e uns 15 dias depois de ter posto o primeiro, destruío-os todos. Pouco tempo depois colocou mais 3 em poucos dias. Dedicou-se fortemente ao choco quase nunca saíndo da caixa, mas volvidos uns 15, talvez 18 dias, abandonou os ovos. Está sempre cá fora e nunca mais a vi voltar á caixa. Os ovinhos ainda lá continuam. Isto já dura há 4 dias! Eu nunca mexi nos ovos. apenas espreitava rapidamente nas raras vezes em que ela saía da caixa. Que se passou? Grata pela atenção.

jcesardutra disse...

Raquel ela está abandonando porque ela sabe que os ovos estavam brancos, sem gala. O problema é do macho tem que trocá-lo. Ou então são duas fêmeas e ela põe por estar muito apta a reproduzir, isso acontece. Abraços, mande notícias.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 335   Recentes› Mais recentes»