Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sábado, 12 de julho de 2008

DICAS DE CRIAÇÃO

Criador de Periquito InglêsPor: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês

Respondendo as perguntas da internauta Izabel, incluímos algumas dicas básicas da criação dos periquitos.


A aveia servida para os periquitos deve ser em grãos e é comprada em casas de ração para pássaros. Como já havia orientado anteriormente volto a reforçar: A aveia é um ótimo alimento, principalmente na nutrição de filhotes.O problema surge quando alguns periquitos que nem estão alimentando filhotes resolvem comer somente aveia. (muitas fêmeas fazem isto). Daí pode surgir à obesidade, e periquito muito gordo não reproduz e esta obesidade é um passo para problemas com a saúde. Quanto á postura, sabe-se que a fêmea colocará ovos assim que estiver pronta, em qualquer época e a única forma de evitar será retirando a caixa. Normalmente as australianinhas põem muito cedo, até com cinco meses de idade. Já as inglesas demoram um pouco mais e os criadores de exposição não deixam que se acasalem antes de nove meses no mínimo. Evitam-se os meses mais frios e os de calor muito forte, pois causariam riscos desnecessários.


Raramente será necessário separar o macho, pois ele levará comida e água para a fêmea na caixa e por vezes ficará fazendo companhia para ela. Quando os filhotes estiverem fora do ninho (caixa), o macho continuará alimentando-os na gaiola. Pode acontecer que quando os filhotes já estiverem bem crescidos e quiserem retornar para a caixa poderão sofrer ataques desferidos pela fêmea, pois esta acredita estar protegendo seu ninho contra invasores, ai sim tem que ficar de olho. Ao observar-mos os filhotes se alimentando sozinho é o sinal que poderão ser separados para não perturbarem o casal na próxima ninhada. Porém cada caso é um caso, tem que estar atento.



LEIA MAIS:


PERIQUITO INGLÊS: CRIAÇÃO EM COLÔNIA COLETIVA (VIVEIRO) Parte I


Voadeira externa,(viveiro)


DICAS DE CRIAÇÃO

335 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 335 de 335   Recentes›   Mais recentes»
jcesardutra disse...

Raquel quanto a mexer, não tem o menor problema, pois os periquitos não se importam. Só pra você saber, quando os ovos estão muito sujos com fezes eu os retiro com cuidado e lavo numa água á 40 graus. Não se deve lavar em água fria, pois as bactérias podem penetrar no ovo e 40 graus são apenas dois graus a mais que a temperatura normal de choco que é de 38 graus.

jcesardutra disse...

Samuel é só deixá-los quietos que vão começar tudo de novo. Valeu?

samuel disse...

vlw julio...

brigadão

Tiago disse...

Dutra não entedi a sua resposta sobre o milho verde! Um periquito de exposição tb não seria um periquito autralianao? Pq um seria mais sensíveis do que o outro?

Desculpa ai as perguntas mas é pq fiquei com dúvida se dou ou nao o milho e verduras!

abç

jcesardutra disse...

Tiago eles são os mesmos na origem, pois todos inicialmente vieram da Austrália, só que o de exposição vem passando por transformações físicas (mutações). Isto o melhora na beleza, porém para que isto aconteça ele sofre um chamado afunilamento genético que o torna mais fraco, mais sensível. Por isto que seus intestinos são mais delicados, assim como são mais fracos para frio e ventos. Claro que pode dar milho verde e verduras eu só falei para não exagerar como por exemplo dar todo dia. E não é que vá dar diarréia, mas pode. Enquanto que o pequeno australianinho é muito mais resistente. Valeu?

jcesardutra disse...

Valeu Samuel, continue prestigiando o blog e divulgando aos amigos.

Bárbara disse...

Tenho 4 periquitos e uma dela apresentou uma gordura de repente. Parece que as assas estão sempre estufadas. o que será que esta acontecendo? Ele são todos autralianos. tem 3 femea e um macho.

Tiago disse...

Vlw, Dutra. Mandei um email hoje com algumas fotos dos meus periquitos, um cinza e o outro nao sei a cor, depois dá uma olhadinha e me fala. Se puder me diz com q cor devo acasalá-los!

Obrigado, abç

Tiago. Salvador-BA

jcesardutra disse...

Tiago podes acasalar os dois entre si ou com qualquer outra cor depende do que pretendes.

jcesardutra disse...

Bárbara da forma que voce descreve e sem ver fica difícil mas quando é gordura eles ficam barrigudos e com o peito bastante redondo e avançado. Te oriento colocar esta fêmea em uma gaiola separada e dar apenas painço, folhas verdes, areia e água por uns 15 dias. O ideal seria colocá-la em um viveiro onde ela pudesse se exercitar bastante voaando. Se for só gordura ela melhora. Não consigo relacionar com alguma outra doença.

matheus henrrique disse...

Julio Cesar, tenho dois casais de piriquitos!
Ganhei uma femea ontem!Ai eu coloquei ela com o casal que eu tenho!
Ela chegou igual uma doida ficou atras do macho o tempo todo,e ele fugia dela!
Hoje ele ja se mostrou diferente,agora ele fica junto da femea que eu ganhei ,e largou a que ele estava antes!
Bom vc acha que tem possibilidades das duas femeas ficarem com ele!
E as duas botarem!

Ou eu devo comprar um macho pra femea que esta sozinha agora??
Porque pelo oque eu vi o macho num quer mais saber dela não!
Em fim ele encontrou uma femea mais fogosa esperta!
Vc acha que eu devo tirar o ninho que eu tinha dos dois piriquitos, e colocar um novo pra esses dois de agora??
POrque não sei sera que a piriquita que eu ganhei vai querer usar o ninho que a outra piriquita ja avia usado???
valew abraçOs

jcesardutra disse...

Matheus Henrique deixe somente a fêmea que ele se adaptou melhor desde que ela tambem tenha aceitado e mantenha a mesma caixa sem problemas.

fernanda disse...

oi o eu de novo te enchendo com as minhas perguntas
o meu piriquito sempre cai as penas dele e fica umas coisinhas branca
e normal isso.
bijussss

jcesardutra disse...

Fernanda o fator que provoca muda constante de penas é a variação na alimentação cada vez que se compra comida para eles. Tem que ser montado uma mistura balanceada de sementes e manter sempre as mesmas proporções para que o organismo dele se adapte. Cada vez que mudamos a mistura eles entram em muda de penas e isso é muito estressante para eles, Valeu?

Fábio disse...

Gostaria de saber se devo retirar o macho da gaiola, pois os filhotes estão nascendo e quando o macho escuta os piados do filhote ainda dentro do ovo entra rapidamente para o ninho onde a fêmea está, ele faz como se quisece tirar o ovo debaixo da fêmea.

jcesardutra disse...

Fábio tenho a impressão que não é nada disso pois ele deve estar querendo ajudar. Deixa ele junto que ele é quem vai alimentar a fêmea e os filhotes.

Fábio disse...

Muito obrigado, é verdade o macho estava querendo ajudar.
Gostaria de saber se posso dar ovo cozido para os periquitos comerem, ou algum alimento que vc me recomenda.

jcesardutra disse...

Fábio ovo cozido é ótimo,couve, areia limpa,mistura balanceada de sementes, etc. Mas dê uma lida no artigo a respeito de alimentação e como deve ser cozido o ovo, tem bastante coisas legais para se saber. Valeu?

Kleber disse...

A minha periquita não está conseguindo por ovo, ela passa o dia dentro da casinha dorme la e tudo mas o ovo não sai, e ultimamente seu overo ta tão grande que parece ter uns 3 ovos, o que faço?

jcesardutra disse...

Kleber se for ovo ela vai ter que botar senão morre. Tem que ser pega na mão e examinar, apalpando a região para ver se são ovos? Ou gordura. Da para perceber, pois no caso de ovo estará bem duro e o excesso de gordura será uma massa mole. Se for ovo atravessado, tem que ajudar colocando azeite na região da cloaca (e ânus) depois segurá-la na mão sobre um recipiente com água quente por uns cinco minutos para tomar um banho de vapor quente, com cuidado (sem queimar). Este calor local deverá dilatar a região e ajudar na passagem do ovo. Se continuar muito difícil pode ajudar dando uma forcinha para ela na tentativa de expulsar, sem fazer muita força, pois o ovo não deve quebrar. É uma tarefa um pouco difícil, melhor se uma pessoa com mais experiência de criador de pássaros pudesse te ajudar.

Fábio disse...

Com quantos dias os filhotes abrem os olhos?

hugo disse...

julio cesar queria saber se quando uma femea de periquito reproduzir uma vez é melhor deixar ela dicansar??????????????????????

por cauntos meses é melhor tirar a casinha?????????????????

cau vc acha melhor????????????????/

jcesardutra disse...

Hugo você não está lendo os artigos já publicados neste blog, está tudo explicad lá com um testo fácil e mais detalhado. Quato a pergunta, eu nunca deixo uma fêmea criando por mais de quatro rodadas. Isto á prejudicaria muito, valeu?

gonçalo disse...

Senhor julio ja mandei as fotos valeu??
Diga-me se estao no bom caminho para criar esta bem??
Voce é um esperto nisso e gosto muito de tirar duvidas conssigo.
ME de uma resposta em breve e me diga se as fotos estao adekuadas ao espaco k eles tem para criar,se eles sao novos ou belhos...
Aguardo sua resposta urgentemente

Tiago disse...

Dutra, uma periquita ta com as fezes ressecadas e também prendem na cloaca. O que pode ser? Quais remédio podem ajudar?
abç e obrigado

jcesardutra disse...

Tiago se não for da alimentação, provavelmente será uma enterite, tem que ser limpa com água morna, um pouquinho de sabão e enxugada com um papel higiênico. Observar a alimentação, algumas vezes tem muita aveia ou folhas verdes ou algum alimento que contenha muita água ou gordura. Após a higiene deixe-a somente com painço por uns dias, mas se continuar com o sintoma deve ser aplicado de imediato neosulmetina na água seguindo as orientações da bula. Valeu?

jcesardutra disse...

Gonçalo manda as fotos para jcesardutra@yahoo.com.br

luis g. teixeira disse...

Julio Cesar,
boa noite!

Estou preocupado pois o meu casal de periquito australiano está com a 3ª ninhada e nas duas primeiras aconteceu o seguinte:
Ao colocar o último ovo da 2ª ninhada, a fêmea retirou o filhote do ninho para começar a chocar, ela bateu no filhote um pouco mas ele sobreviveu.
Na postura do último ovo da 3ª ninhada, ela retirou o filhote do ninho de manhã e eu observei que ela estava batendo nele com mais agressividade que no primeiro filhote. Saí para o trabalho e quando retornei a tarde o filhote esatva morto com a cabeça toda destruída.Como ela está com 03 filhotes na terceira ninhada, o que devo fazer para que ela não mate esses filhotes quando ela começar a chocar novamente?

Gustavo xerez disse...

Como eu identifico se meu periquito é australiano ou é ingles?

Andresa disse...

Boa-noite!
Adquiri, recentemente, um casal de periquitos: ganhei a fêmea de uma vizinha e comprei um companheiro para ela.
Observei, logo de início, que a fêmea tinha uma espécie de "bolinha" acinzentada ao lado do olho esquerdo.
Hoje, percebi que essa bolinha aumentou e que passou também para a parte superior do olho. E ela fica coçando o tempo todo com o pezinho.
Vocês saberiam me dizer que "doença" é essa e como devo tratar? Desde já, agradeço pela ajuda!
Um abraço!

jcesardutra disse...

Andresa isto está parecendo sarna, de uma lida no artigo sobre como tratar que eu escrevi neste blog. Á princípio eu trato com sbp inseticida doméstico á base de água. Espirro o produto em um papel e depois passo o material espirrado nas bolinhas, nas pernas, pés e normalmente tambem tem na região anal, pois ele coça e vai espalhando pelo corpo. Aproveito tambem para pingar Allax, do labratório jofadel , conforme a bula. Daí ele fica perfeitamente limpinho. Valeu?

jcesardutra disse...

Gustavo, o periquito australiano é no máximo metade do tamanho do padrão inglês. Têm tantas diferênças que te sugiro dar uma lida nos artigos que publiquei neste blog, você nunca mais vai se confundir, valeu?

Faty disse...

Olá....tenho 1 casal de periquitos, hoje dia 12/11, eu vi eles acasalando, gostaria de saber quanto tempo demora para ela botar os ovos e depois de botar, quanto tempo demora para nascer?

pepe disse...

eu tenhu um casal de piriquitos á 3 semanas quase, quando os comprei estavam separados, cheguei a casa e junteios.
Até agora nada. o k faço ??

Icaro Marcelo disse...

Olá Dr. Julio,

Tenho dois periquitos (macho e fêmea).No dia 25 de Outubro, percebi que ela tinha colocado três ovinhos no ninho,e hoje (Sábado,15 de Novembro) percebi que nasceu um periquito por enquanto e ela pôs mais um ovinho.
O que posso fazer para ajudá-los a cuidar dos filhotes??? Que cuidados tenho que tomar???O que eu posso e não posso fazer ???

Um Abraço.

jcesardutra disse...

Ícaro deixa que eles sabem o que fazer, e você tem que examinar diariamente a caixa ninho para ver se está tudo certo. Digo isto porque se morrer algum filhote tem que ser retirado imediatamente, se observares diarréia deves tratar. No mas é só oferecer boa mistura de sementes para periquito e isto não inclui girassol. Deves comprar um pouco de farinhada para psitacídeos e oferecer ovo cozido. Sugiro que dês uma lida nos artigos publicados neste blog á respeito de alimentação, tem bastante dicas. Valeu? Julio.

pepe disse...

pk k nao me respondes??

jcesardutra disse...

Pepe se você tem certeza que realmente são um casal então tem que esperar que eles vão se acasalar expontaneamente. Muitas vezes as pessoas colocam para vender casais que estavam juntos a muito tempo e um é vendido separado do outro daí eles tem dificuldades para aceitarem um parceiro (a) novo (a).

pepe disse...

max eles criam na mesma??

julior disse...

oi julio queria saber se quando a femea entra no ninho ela vai bota

jcesardutra disse...

Pepe parece que a tua pergunta se perdeu pela internet, pergunta de novo por favor.

pepe disse...

voce respondeu-me:Pepe se você tem certeza que realmente são um casal então tem que esperar que eles vão se acasalar expontaneamente. Muitas vezes as pessoas colocam para vender casais que estavam juntos a muito tempo e um é vendido separado do outro daí eles tem dificuldades para aceitarem um parceiro (a) novo (a).
Eu perguntei se criavam na mesma?
e quanto tempo demora o filho a sair do ninho??

jcesardutra disse...

Valeu Pepe acho que aloprei, eles criam na mesma sim e o filhote leva praticamente 30 dias para sair e comer sozinho.

pepe disse...

obrigada pela dica.

pepe disse...

também sabe alguma coisa sobre caturras??

jcesardutra disse...

Pepe eu sei que no Rio Grande do Sul tem bastante e que se colocar em gaiolas sem a autorização do IBAMA a multa é de 500,00 cada uma.

pepe disse...

e sobre agaponis??

jcesardutra disse...

Pepe sobre agapornes tem que tomar cuidados porque eles mordem os pés dos periquitos.

pepe disse...

eu keria saber se é verdade que os agaponis custam a criar??
eu tenhu agapones mas estao separados dos periquitos!!

jcesardutra disse...

Os agapornis quando se acasalam e um dos dois morrem ou são separado por qualquer razão eles custam muito á aceitar outro no lugar. Tirando isto eles são iguais aos periquitos, só que um pouquinho mais arscos.

pepe disse...

o que é arscos??

pepe disse...

e já agora, hoje dia 23-11-2008 eu vi que o macho estava em cima da femea a acasalar, kuanto tempo demora mais ou menos á femea a colocar o ovo??

jcesardutra disse...

Pepe não existe esta precisão mas se galou então em uma semana no máximo terá ovos.

jcesardutra disse...

Pepe os agapornis são mais ARISCOS, mais selvagens ainda que os periquitos por isso tem que procurar se informar dos macetes para criá-los. Ele precisam de palhas para fazerem seus ninhos nas caixas nihos iguais a dos periquitos de exposição, ou seja, maiores que a dos australianos. Seus alimentos são iguais aos dos periquitos e mais um reforço, os vendedores sabem.

pepe disse...

ok.:)

pepe disse...

eu tenho canários e eles já colocaram ovos mas comeu-uos porque??

jcesardutra disse...

Pepe eu não entendo de canário mas provavelmente foi por estarem precisando de nutrientes como proteínas, cálcio, etc. Por isso que sempre antes e durante a criação temos que fornecer todo alimento que eles necessitam. O ideal é contactares com um criador de canário eles devem ter os macetes próprios da espécie, valeu?

pepe disse...

ok. :)

pepe disse...

sabe-me dizer quanto custa mais ou menos um papagaio médio que nao fala em portugal?? :)

pepe disse...

sabe ou nao?? XD

pepe disse...

XD

jcesardutra disse...

Pepe os papagaios são proibidos no Brasil e passíveis de multas bem caras. Se comprar tem que ser de um comerciante devidamente regulamentado pelo IBAMA, acompanhando a nota fiscal e o registro. Aqui em Florianópolis vai de 1.500, a 2.500, Reais no aviário mundo animal. Alias tem site dele na internet.

pepe disse...

mas eu sou portugues e moro em portugal!!

jcesardutra disse...

Pepe daí então piorou pois não conheço Portugal, mas ouço dizer que em toda a Europa as aves são muito caras. O ideal acho que seria um Português que estivesse aqui no Brasil compra-se, legaliza-se e daí poderia remeter para você, alguem de sua confiança. Podes tentar tambem contatos com aviários no Brasil pra ver se eles te mandam um.

iago disse...

oi tenho um casal de calopsitas eles colocaram cinco ovos na anti sala. hoje um filhote nasceu mais ñ eta onde os ovos fica esta na entrada do ninho se eu pegalo para colocar junto com os outros ovos a mae abandona o ninho. pode ser pego de colher ele so tem um dia de vida

jcesardutra disse...

Iago põe ele imediatamente com a mãe senão ele morre de frio.

iuri disse...

OI JULIO CESAR queris saber como fazer para que uma femea de periquitos australianos nao morrrraaaaaaa?????????????

E como fazer para que os filhotes de periquito australiano nao morraa???

E o que dar para os filhotes comerem????????????????????????

pepe disse...

já passaram 2 semanas.
quanto tempo mais falta sr julio, para sair os filhos dos agaponis para fora do ninho??

jcesardutra disse...

Eles levam mais de 20 dias para descascar e só saem do ninho com um mes de idade.

pepe disse...

ok

serginho disse...

quero conprar um casal deperiquitos australianos e queria que eles tivesen filhotes para eu adestrlos como faço isso

serginho disse...

periquitos austrlianos acostuman con agente no dedo

jcesardutra disse...

Cria o casal bem próximo da mão para amnsarem e quando tiverem filhotes deverás adestrá-los desde novinhos assim que começarem a comer sozinho.

jcesardutra disse...

Serginho voce está perguntando ou afirmando? porque eles acostumam mas as vezes se assustam evoam para a rua. Portanto só em ambientes fechados.

iago disse...

oi jcesardutra obrigado pelas ddicas

iago disse...

tem um filhotinho o mais novo acho que ñ esta comendo pois os mais velhos acho que ñ deixa ele comer oque que faço ele ja tem 7 dias o mais novo. se tivesse sem comer ja tinha morrido?????

Matheus V. B. disse...

por que a femea mata os filhotes ou machuca eles quando estoa no ninho e para ela arrumar o ninho de novo?e quando os pais entran de qual quer jeito ninho ?tem como evitar isto

jcesardutra disse...

Ao primeiro sinal de ataque da fêmea, seja aos filhotes ou ao macho ela tem que ser retirada deixando que o macho termine de criar sozinho. Nestes casos eu ajudo a encher o papo dos filhotes com papinha da alcon ou outra colocada diretamente no papo com o auxílio de uma sondinha e uma seringa. Este material eu compro em casas que vendem material médico ou odontológico custa muito baratinho. A sondinha eu corto para ficar no tamanho certo do bico até o papo.

Matheus V. B. disse...

valeu, mas uma coisa quando a femea ou macho joga os ovos fora porque eles fazem isto?e quando os pais entran de qual quer jeito ninho ?tem como evitar isto.

Matheus V. B. disse...

as mutaçoes e padroes como se clasifica e como faz as "jogadas" para tiras mutaçoes raras e que eu comecei a criar agora.

Luciano Paulo Alves disse...

Ola Julio

Comecei agora a minha criação e comprei 12 periquitos australianos, e mandei fazer uma gaiola com 1,5 m de comprimento por 0,60 de largura e 1,20 de altura , é certo criar todos juntos neste viveiro, deixando os machos escolherem suas fêmeas ? eu devo separa-los? Um grande abraço.

jcesardutra disse...

Luciano este espaço é pequeno para seis casais, o ideal para este espaço seriam 4 ou no máximo 5 casais. Se todos criarem ao mesmo tempo ficará muito lotado o viveiro e isto estressa e provoca brigas. Se conseguires acoplar as caixas ninho por fora do viveiro sobrará mais espaço, porém se o viveiro vai ficar em uma área aberta na rua fica perigoso quanto á fugas. Não esqueças que deverás colocar caixas em excesso para evitar brigas entre as fêmeas na hora de se decidir por um ninho. Com quatro casais o ideal é seis a sete cacas. Com seis casais o ideal seriam nove ou dez casas. Eu soltaria todos no viveiro sem colocar as casas até que se formem os casais e só depois colocarias todas as casas de uma só vez e começaria neste espaço com quatro casais. Coloque todas as casas no alto, rente ao teto para que não briguem por cima da caixa. Deixe a frente do viveiro para o lado em que nasce o sol. Tenha opção de proteger dos ventos frios principalmente no inverno e a noite. Eu uso cortinas de plástico transparente. E no mais boa sorte.

carlos disse...

perequito australiano se reproduz o ano inteiro?

carlos disse...

julio,os filhotes da minha canaria morrem todos ,morreu a primeira ninhada 2,3,.
o que eu faço??

jcesardutra disse...

Carlos nos meses em que estiver muito quente ou muito frio devem ser evitado e tambem quando estiverem na troca de penas.

jcesardutra disse...

Carlos eles criam sim mas deve ser evitado os meses muito frio no sul do Brasil e os muito quentes como os da região do Rio de Janeiro e també outros lugares onde as temperaturas ficam acima de 35 graus por muito tempo. Se eles estiverem fazendo a troca de penas tem que esperar para colocar a caixa ninho.

jcesardutra disse...

Com certeza absoluta deves procurar um clube de criadores de canários ou mesmo um criador pois tem em toda cidade, eles tem prática neste assunto e podem te falar onde estas errando.

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Olá, estou estudando sobre periquitos australianos e seu blog é uma e-x-c-e-l-e-n-t-e fonte de informação, parabéns!!!!

Comprei dois periquitos para meu filho, coloquei ninho... mais de 1 ano e nada. Como só coloquei mistura pronta e água, sabia que minha conduta era ignorante e acabei indo procurar informações na internet.

Acabei encontrando o site da associação da minha cidade de criadores de periquito Ingles, e encontrando o senhor (80 anos de idade) Norberto. O que vi foi uma criação especial de periquitos padrão Inglês. O quarto de criação parecia um laboratório cheio de gaiolas nas paredes... e as voadeiras separadas entre machos e femeas pareciam dois canis de tão grandes. Coisa linda de se ver! Ele faz por amor á aquilo, bonita oportunidade!

Enfim... meus periquitos eram dois machos. Um azul e um AR!

Comprei 2 gaiolas, dois filhotes (aqui na minha cidade australianos só filhote nas lojas, pequenos mesmooooo... um deles se esconde na minha camiseta... acabei colocando um ninho e um tecido pra ele dormir la... foi o que ele fez por uma hora!) e acessórios. Tenho ainda uma gaiola extra, a antiga que é de ferro e redonda.

São supostas fêmeas, são filhotes então posso ter errado. Um é um verde original e a outra uma Albina muito bem formada, uma princesa... ágil, decidida e brincalhona... linda demais! Era o xodó d aloja, o dono tinha separado ela há um mês quando era bem filhotes e treinou ela no dedo (tem uma das ponstas das asas cortadas, portanto só voou planado, direto pro chão). Acabei oferecendo o dobro do preço por ela, rs...

Pra ter mais periquitos, arriscando um erro e não esperar mais 6 meses no mínimo pra ter fêmeas maduras, vou comprar mais outros dois (com certeza vou errar num deles e ai formo 3 casais na pior das hipoteses.

Vou usar um banheiro bem ventilado, com janelas grande, com boa iluminação e visibilidade dos fundos. É possível ver outras aves, ouvir outros periquitos australiuanos de vizinhos e perqiquitos nativos... o espaço tem 1 metro por 3 metros. A futura voadeira será um viveiro na sacada!

As perguntas são:

O periquito filhote verde parece ser bem novo, devo acompanhar a alimentação dele? Ele está arrepiado as vezes, triste... quando pego no colo proura um canto pra dormir... algum conselho?

Vou formar o AR amarelo com o original verde pra melhorar a originalidade e o azul com a albina, pra dar azul. Minha intenção é só criar periquitos originais, nao gosto dos AR... devo tambem adquirir uma femea Lutino amarela pra dar Albino com o azul, tenho uma dando "sopa" la na Loja? Vale a pena Albino e Lutino, ou o ideal é investir em periquitos originais e melhorar o pedigree original?

Com os ovos elas nao irao botar no ninho, irao botar na gaiola... devo manipular quando? Substituo por ovos falsos ate completar 3? Junto então até 2 falsos? Onde guardo os ovos verdadeiros?

Devo agora manter machos e femeas separados até as fêmeas estarem formadas? É muito pequena uma gaiola com ninho pra 4 periquitos filhotes? Devo separar em 2 gaiolas com quantos meses? (Não tenho o viveiro ainda, tenho 2 gaiolas pra criar e uma daquelas de ferro de teto redondo!)

Devo cobrir as gaiolas em noites frias? Com que tipo de material?

Acho que são as dúvidas finais.... parabéns mais uma vez pelo trabalho!

E grato desde já pela atenção!

Abx...

jcesardutra disse...

Rodolfo são muitas dúvidas e muitas perguntas mas você está no caminho. O que eu acho mais importante no teu caso é só colocar para criar um casal em cada gaiola, pois mais de uma fêmea em um recinto pequeno elas vão se atacar e vai ser feio a coisa, portanto para criar, cada casal em sua gaiola. Se for sem caixa ninho elas até podem ficar na mesma gaiola, mas para criar não. O uso de ovo de plástico é para evitar diferenças muito grande de tamanho entre os filhotes. Não é obrigado a fazer e é uma manobra bastante delicada. Deve-sa lavar bem a mão com água e sabão para não contaminá-los. Tem que ser guardados em uma caixinha limpa com proteção de algodão. Quando á fêmea por o primeiro ovo a gente retira e coloca o de plástico, e depois retira o segundo e deixando sempre aquele deplástico sozinho. Quando ela por o terceiro então se retira o de plástico e coloca-se os dois dela que estavam guardados, iniciando assim uma ninhada com pelo menos tres do mesmo tamanho e sem muita diferença entre os demais . Realmente a gaiola tem que ser protegida das noites frias e de ventos eles podem adoecer. Por enquanto acho melhor deixar os machos em uma gaiola e as novas em outras. Quando tiver filhotes só se separa dos pais quando estiverem comendo sozínhos. Este que está arrepiado, cuidado ele deve ficar bem aquecido, longe de frio e ventos. Eu daria um avitrin vermífugo para todos eles, é fácil, é só pingar as gotas na água seguindo corretamente a bula. Depois daria um vitamínico para desenvolverem melhor. O ideal no momeno seria estarem todos soltos em um viveiro, sem caixa ninho por enquanto.

Laryssa disse...

Olhe, ganhei 2 periquitos, um macho e uma femea...
a gaiola era muito grande entao n tinha como colocar no carro, entao tiramos uma parte da gaiola, aonde tinha uma casinha, e nessa casinha tinha um ovo...
Agora q ja arrumei a gaiola eles n estão indo para a casa...
O que faço?

E outra...
A antiga dona disse q eles picavam...
Entao queria adestrá-los para colocar no dedo e eles n picarem...
Procurei na internet e n achei, so achei como deixar ele solto...
Mas n posso deixá-lo solto, pois tenho gato e cachorro...
Como adestro ele, desse jeito?

P.S.: Favor me responder pelo e-mail tbm!
Obrigada!

iago disse...

oi gostaria de saber com quantos dias um filhote de calopsita sai do ninho obrigado e feliz natal

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Ola Julio,

Parece que o filhote verde está melhorando, já está brincando com o Albino (supostas fêmeas). Deixei ele dormir no ninho com uns paninhos de sabado pra domingo (ninho fechado, mas ele queria realmente ficar)... passou o dia entre gaiola e ninho (se alimentava). Devia estar frio mesmo porque até o Albino aparentava sentir, apesar de estar bem!

O verde espirrava quando saia do ninho... acabei colocando um pano sobre a gaiola e a noite coloquei o ferro de passar roupas num potência X que os manteve aquecidos a noite toda. Hoje cedo já está muito melhor, brincando, com aparência de saudável, apesar de sentir frio ainda com esse tempo nublado.

É isso... parece ser somente refriado!

jcesardutra disse...

Deixe que eles na hora certa irão para a casinha. Mas estes que já são adultos não deixarão ser pegos na mão, isto tem que ser começado em filhotes.

jcesardutra disse...

Iago acredito que com um mes mais ou menos, mas cada caso é um caso.

jcesardutra disse...

Rodolfo dá algum revitalizante ou compléxo vitamínico para ele.

marcelo disse...

Boa noite! Acabo q ter uma experiencia mto boa, hj acabou de sair do ovo o primeiro filhotinho! Como eu so adolescente nao tenho nenhuma experiencia de criaçao de passaros (só de peixes) Q nao me ajuda em nada.....
Tenho milhoes de duvidas e queria que elas fossem respondidas, se vc iver msn me add, ou mesmo me envie um e-mail pra mantermos contato......
Obrigado mesmo!

jcesardutra disse...

Marcelo infelismente não é possível para mim, consigo apenas responder as 20 ou até 40 perguntas que me fazem diariamente, mas estabelecer contato msn ou e-mail eu não consigo tempo. Te aconselho a ler os artigos publicados neste blog eles te ajudarão bastante e uma ou outra dúvida que te surja me perguntes por qui que procurarei te ajudar sempre, valeu?

Tiago disse...

Olá, tenho lido suas dicas e tenhu seguido muitas delas e todas tem dado certo... Parabéns por este trabalho atencioso e dedicado que tens feito, pois "mts" nos ignorão e sequer responder, mais... Obrigado mesmo...

Eu ficaria muito feliz se você tirar uma dúvida minha...
tenho 1 casal de periquitos que gosto muito, entaum, gostaria de saber sobre alimentação, ou melhor, misturas, sementes coisa e tal que vão sempre proporcionar vida longa e saldavel para os meus bichinhos...
OBRIGADO DESDE JÁ...

Tiago disse...

e tmbém uma boa postura...

Daniel disse...

aki... como ja disse antes minha australiana botou 6 ovos ... isso e ;um numero muito grande ,sera q os pais deles vaum conseguir alimentar ?

jcesardutra disse...

Tiago neste meu blog tem uma receita de mistura para periquitos, mas hoje vejo que o mais importante para eles é quando escolher-mos a mistura sempre manter-mos as mesmas proporções das sementes, pois quando ficamos mudando a toda hora isto é muito prejudicial e pior ainda se estiverem com filhotes. É muito importante manter na gaiola ou viveiro um recipiente mesmo que pequeno com areia limpa, até mesmo lavada, pois eles comem esta areia que vai funcionar como dentes quando as sementes engolidas inteiras chegarem á moela. Fôlhas verdes, pelo menos uma ou duas vezes por semana, osso de ciba, cenoura ralada com beterraba (crú), e um pedacinho de milho verde na espiga. Sementes como girassol e aveia devem ser deixado para quando eles estiverem em muda de penas ou alimentando filhotes. Mesmo assim sempre monitorando de perto, pois estes dois engordam muito e o girassol por ser muito gorduroso pode facilitar uma diarréia. Em suma, fora estes melhoramentos que descrevi acima, comida de periquito é painço com alpiste, meio a meio. Eu coloco uns 20 por cento de niger por ser uma semente que contém vitamina "A", frutas também é legal, no demais é muita higiene, tudo bem limpinho incusive a água para evitar a instalação de doenças e a perda de alguns deles.

jcesardutra disse...

Tiago o segredo da boa postura é manter um programa de vermifugação pelo menos a cada seis meses, alimentação variada, e nunca deixar uma fêmea dar mais que quatro rodadas de posturasem 60 dias de desscanso. Fêmeas com menos de dez meses deveriam ser poupadas para evitar o conhecido problema de "ovo atravessado".

Tiago disse...

Obrigado pela receita...
ja coloquei algumas coisas que vc disse e eles até a aparencia ja mudaram...
rsrsrsrs
obrigado!!!

Tiago disse...

gostaria de tirar + uma dúvida...
por gostar muitoooooo de aves e principalmente de periquitos, eu gostaria de fazer uma criação...
A minhas pergntas são.:
1°_ Onde é o melhor lugar para se criar os periquitos, em gaiolas ou viveiro?
2°_ Quantos casais eu devo adigüiri para ter resultados rapidos e volumosos?
Desde já agradeço...OBRIGADO!

jcesardutra disse...

Daniel seis ovos não quer dizer que vão descascar seis filhotes, pois muitas das vezes alguns ovos falham. Mas se colocares farinhadas e ovo cozido e dar uma melhorada geral na comida deles, o casal cria bem até mais de seis filhotes.

jcesardutra disse...

Valeu Tiago.

jcesardutra disse...

Tiago a principal preocupação é de onde comprar estes periquitos, e o melhor é comprar ainda novos, vermifugar e depois começar a criação co uma alimentação bem variada e completa. Em gaiolas da mais trabalho e se tratando de australianos é sabido que eles criam melhor em colônias em viveiros. O que tem que cuidar é que não se coloque casais demais para não extressá-los e evitar as brigas das fêmeas. Outro segredo é colocar caixas ninhos de sobra. Quatro casais bem instalados em um viveiro confortável, com umas seis a oito caixa niho chegam a criar uns secenta filhotes por semestre, é só caprichar na alimentação.

Tiago disse...

obrigado, vou seguir seus conselhos e com certeza vai dar certo, espero...rsrsrsrs


Obrigado mesmooooooo!!!

Tiago disse...

Mais uma pergunta.... eu vi vc dizer para o daniel sobre a farinhada...
eu gostaria de dar para meus periquitos...
Quais as medidas? Ingredientes? etc...?

Tiago disse...

e a respeito de remédios, devo dar o que para evitar doenças???

jcesardutra disse...

Tiago no início da umas encrencas mesmo, porém com algum tempo começamos a ver os bons resultados surgirem, é só não desistir. Abraços

jcesardutra disse...

Tiago as casas de pássaros e aves vendem farinhadas prontas e não tem regras fixas para a mistura, cada um vai inventando a sua e vai vendo qual vai dando mais certo. Eu coloco cenoura ralada, beterraba ralada, ovo cozido e um pouco desta farinhada comprada pronta. Só não pode ficar mais de duas horas na gaiola pois costumam azedar depois deste tempo e isto faz mal. Então se prepara pouquinho de forma que eles comam tudo ou então retiramos a sobra em no máximo duas horas. Algumas vezes coloco banana e tomate picadinho nesta mistura e eles adoram, Valeu?

jcesardutra disse...

Tiago nem pensa nisto, só se da remédios quando estiverem doentes e mesmo assim quando tivermos certeza do que se trata e se o remédio indicado esta certo e na medida exata. O que é obrigatório é a cada seis meses dar vermífugo e depois um revitalizante para psitacídeos(aves de bico redondo, portanto os periquitos), fora isto somente boa alimentação e boas condições de habitação e higiene.

Tiago disse...

Obrigado...
Vc tem me ajudado MUuUuUuIiIiIiItTtTtTtToOOOoOIoOoO!!!
vALEW MESMO...Obrigado...

Tiago disse...

Olá...Estou com mais uma dúvida e gostaria que se possível me indicasse o caminho????rsrsrsrs
Entaum, eu to com um casal de periquito australiano a 1 mês +ou-, comprei numa loja de animais... Quando eu fui compra os dois estavam namorando, por isso resolvi trazer os dois... 2 dias depois eles acasalaram...
entaum, a pergunta é: faz 1 semana + - que eles acasalaram e a fêmea naum entra no ninho e nem rodeia?!?!?
oque eu faço...???????????




Ps. O casal esta em gaiola de madeira que eu mesmo fiz, tem +- 110cm de largura por 40cm de altura por 50 de fundo... e tenho mais 3 casais em gaiolas separadas...


Desde já agradeço.. OBRIGADO!

Tiago disse...

mais uma coisa.... "Eles" acasalaram 2 vezes...

Obrigado

jcesardutra disse...

Tiago parece que esta tudo certo, vamos aguardar mais um pouco e não esqueças as orientações anteriores.

jcesardutra disse...

Tiago pelo visto está tudo certo, só ela é que não está produzindo ovos. Pensa um pouco, será que de onde ela veio ela já não acabou de dar várias posturas seguidas? Comprando em lojas nunca sabemos a situaçaõ real deles, derrepente a coitada nem aguenta mais por, precisa de descanço (60 dias), vrmífugo e vitaminas para só então recomeçar. Se ela demorar mais que dez dias para por e além disso nem procurar a caixa é melhor dar um tempo nela. E a idade dela?

Tiago disse...

Olá... Bom dia!!!
tro com mais uma dúvida...?!?!?!?!rsrsrsrs
entaum, eu fiquei sabendo que periquitos gostam muito de milho?!?!?
minha pergunta é: Gostamk de milho crú ou cozido??? :/
Desde ja, valew

Tiago disse...

Olá... Bom dia!!!
tro com mais uma dúvida...?!?!?!?!rsrsrsrs
entaum, eu fiquei sabendo que periquitos gostam muito de milho?!?!?1
minha pergunta é: Gostamk de milho crú ou cozido??? :/
Desde ja, valew

jcesardutra disse...

Tiago eles gostam de milho verde crú, na espiga. Não dê demais, basta duas vezes por semana, pedaços pequenos pois contém muita água e facilitam diarréias.

iago disse...

oi eu crio calopsita e vou adiquirir outros periquitos como: o periquito australina o periquito agapornis o jadaia e o periquito verde esses periquitos podem viver juntos??

jcesardutra disse...

Iago, cada macaco em seu galho. Isto que voce quer fazer é perigoso e normalmente causa doença e morta por mordida dos maiores.

Bianca disse...

seu site vai-me ajudar bastante com os meus periquitos!!So que tenho umas dúvidas a minha periquinta meteu 2 ovinhos e ainda não começou a chocar o que faço??

Lucas disse...

OI julio cezar...
contruimos no terreno da minha ksa
um viveiro de 2,50 metros de largura, com 2,5 de altura e 1,5 de comprimento. sendo 1,50metros cobertos e 1 metro nao para eles tomarem sol
para inicia uma criação de periquitos auatralianos, nao voltada para a venda mas sim por roobie...
qro saber se com estas medidas quantos casais de periquito posso por no viveiro...
OBS: as quero deixar as crias no viveiro juntamente comos adultos.

Lucas disse...

outro pedidoOOOO....
vc pode por favor me dar algumas dicas..
das duvidas mais frequentes para iniciantes na criação de periquitos australianos????
valleuw...
muito obrigado desde já...

jcesardutra disse...

Iago não deve misturar aves de tamanho diferentes, pois na primeira briga alguem vai perder os dedos ou a cabeça. Na natureza eles vivem bem longe uns dos outros, também deve ser assim em cativeiro.

jcesardutra disse...

Bianca normalmente elas começam a chocar depois do terceiro ovo.

jcesardutra disse...

Lucas normalmente cinco periquitos vivem bem em um metro cúbico. Neste seu viveiro de mais ou menos 9,5 metros cúbicos viveriam bem 50 periquitos. Porém quando a intenção é reprodução este número cai bastante para evitar as brigas entre as fêmeas e a superlotação quando vierem os ilhotes. Imagines dez casais, terias que colocar no mínimo 15 caixas ninho para evitar as brigas pela disputa das caixas pelas fêmeas. E elas brigam mesmo! Quando viesse a primeira leva de filhotes teriam mais ou menos 40 filhotes pelo viveiro mais os 20 adultos, portanto seriam 60. Então podes crer, começe com apenas dez casais e depois vê o que acontece.

jcesardutra disse...

Lucas são tantas dicas que ficaria uma hora escrevendo e como nos artigos deste blog tem quase tudo escrito te sugiro que vasculhes bem e acharás muitas dicas, daí sim se mesmo assim continuar alguma dúvida ficará mais fácil de te explicar pois já saberás de que estarei falando. Vamos a leitura!

Lucas disse...

Vllew mesmo eu não tinha pensado dsta maneira ainda...
muito obrigado......

Silvana Fernandes disse...

Eu queria saber quatos dias ou meses depois dos periquitos acasalarem quantos dias levam para ela botar!

jcesardutra disse...

Silvana eles acasalam rapidamente mas só vão começar a reproduzir quando estiverem" prontos " e em um local adequado. Não existem prazos cauculáveis, existem providências a se tomar (ajudas). De uma boa procurada nos artigos publicados neste blog , tem bastante informação pronta que vão te ajudar muito.

Tiago disse...

Olá Júlio...
Gostaria de + uma ajudinhaaaa.....rsrsrrss
Entaum, muitos de meus casais estaom meio paradão... Assim, namoram mais naum acasalam, ou nei sei.... mai sa pergunta é.:
Acho que eles estão trocando de pena, isso influencia em eles naum reproduzirem?
Obrigado + uma vez e até!

jcesardutra disse...

Tiago se eles estão mudando de penas então eles esfriam um pouco e param com a atividade reprodutiva, mas em seguida já retornam.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 335 de 335   Recentes› Mais recentes»