Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sábado, 12 de julho de 2008

As necessidades dos Suplementos vitamínicos para pássaros em criadouro.

Criador de Periquito Inglês

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês

As sementes fornecidas tradicionalmente aos pássaros não contém todos os ingredientes necessários para as fazes em que vivem no cativeiro. Mesmo procurando fornecer uma mistura equilibrada de grãos, fica a desejar em relação a aminoácidos, sais minerais, vitaminas, etc.


As vitaminas sofrem a ação da umidade, da luz do sol e da variação da temperatura ocorrendo perda em seus efeitos benéficos. Esta falta ocasiona distúrbios nos processos metabólicos das aves e dos pássaros de criação. Durante a cria o organismo do pássaro tem necessidades bastante especiais. Na produção dos ovos há um desgaste orgânico bastante importante onde ela produz posturas que tem um peso igual ao seu. Depois vem a situação de choco prolongado e completado pelo exercício pesado de alimentar os filhotes.


Alguns criadores inexperientes deixam a fêmea dar quatro ou mais ninhadas seguidas no mesmo ano. Isto é bastante sacrificante e um passo para a morte precoce da fêmea. O suplemento vitamínico é importantíssimo para uma boa fecundação, para formação dos ovos e depois no crescimento dos filhotes. Outro fator desencadeante de doenças é o stress, muitos pássaros desenvolvem infecções causadas pelas mais variadas formas de stress como: calor, frio, ventos, manuseios excessivos pelo criador, etc. Uma falta de vitaminas pode agravar ainda mais esta situação com a ocorrência da doença.


Na "muda" acontece uma exigência fisiológica muito dura para os pássaros. Na formação de uma nova plumagem o metabolismo funciona muito ativamente e nas misturas tradicionais não só faltam várias vitaminas em quantidades suficientes como também os aminoácidos e outros elementos químicos importantes. Por todas estas razões, em todas as etapas fica claramente necessário oferecer regularmente os suplementos alimentares. Embora nem sempre se tenha muita facilidade para adquirir produtos da linha ORLUX e NUTRIBIRD em todos os estados, existem muitas outras marcas de qualidade e com acesso facilitado para cada região.


Fotos de periquitos suplementados com vitaminas. Obeserva-se melhor plumagem e ótimo vigor físico.



Fêmea asa canela cinza




Arlequino dominante (ADA) verde escuro



Filhotes bem alimentados



Cintilante duplo fator azul ( Baby 2008 )



Série azul, celeste e cobalto.


LEIA MAIS:


Resposta ao Leitor: OVO COZIDO


OBESIDADE.


FATORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS, PARTE II

12 comentários:

Regina disse...

Suplementos vitamínicos, quais são.

jcesardutra disse...

Suplementos vitamínicos são as composições vendidas nas agropecuárias e casas de aves. Existem as farinhadas de diversas marcas, os revitalizantes , os complexos, etc. São baratos e dirigidos a cada pássaro ou ave. Usamos marcas como : Labcon, Alcon, beapler, angercal, etc.

Fatores que interferem na produção de filhotes « Vida de Periquito disse...

[...] Não aplicam vermífugos em seu plantel de seis em seis meses pelo menos. Não revitalizam com medicamentos fortificantes apropriados, não procuram se informar sobre alimentação adequada e como se diz na [...]

thiago disse...

boa noite!
estou começando a criar periquito australiano, comprei pra começar 20 casais, pretendo criar para vender. gostaria que vc me ensinasse um pouco a criar para reprodução. como que deveria ser o criadouro, a alimentação, se é bom dar farinhada caseira e etc.. gostaria de saber também se o mercado hoje é bom para periquito, se vale a pena, se da algum retorno, tenho muito interesse a aprender, para que meu criatório de certo, gostaria muito que vc me ajudase um pouco, porque estou sem experiência nenhuma...
obrigado

lorena disse...

olá! tudo bem?
você sabe de algum lugar que vende periquito no atacado? ou alguém que tem criadouro..
obrigado...

jcesardutra disse...

Lorena eu sei de vários só não sei se fica perto de onde moras. Mas em toda cidade tem criadores e vendedores em lojas de pássaros.

jcesardutra disse...

Thiago você fez a coisa ao contrário pois deveria fazer uma pesquiza nas lojas de sua cidade e depois ver se valeria a pena comprar e criar. Normalmente as lojas compram todos os periquitos pois eles vendem muito bem. O problema é que a ração custa caro e os revendedores costumam querer pagar pouco. Tenho artigos publicados neste blog que voce deve dar uma lida pois está tudo esplicado em detalhes desde a construçao do viveiro até a higiene e os alimentos assim como os tratamentos dos vermes e os revitalizantes.

Danielle disse...

Oi julio!

Gostaria de saber se na mesma gaiola,posso colocar junto ao casal de periquitos ,uma maritaca ou outro periquito,e se coloco macho ou fêmea...
Outra pergunta,tinha uma periquita,ganhei agora o macho,mas ele é muito miúdinho,disseram q tem 6 meses,ta na muda,o q dou a ele para comer?é preciso vitaminas,quais? e ela vai poder comer tb?
Colocao para eles,frutas,chicória,couve,milho,jiló,mas eles não comem nada,só a mistura de periquito....
Comprei areia lavada,essas de construção,lavei bem e coloco para eles,ta certo?....desde já agradeço...um gde abraço!

jcesardutra disse...

Daniele os periquitos vivem bem em bandos dese que haja bastante espaço e que não coloques caixas ninhos. Se colocar caixa ninho para reprodução é melhor que o espaço seja bastante grande e que exista caixas de sobra em relação ao número de casais senão as fêmeas brigarão muito pela disputa das caixas ninho e começarão a atacar os filhotes uma das outras. Quanto a maritaca não poderei dier nada pois nunca criei, mas não acho que deva ficar junto com periquitos. Quanto as frutas e verduras devem ser colocadas aos poucos para ver se eles aprendem a comer, o que seria ótimo. A areia se é areia pura, sem argamassa cimento, cal ou outra coisa junto está bem.

Danielle disse...

obrigada Julio!! bjs

Adriana Levandoski disse...

Olá.

Estou com dois filhotes de periquitos, eles tem mais ou menos 2 semanas, nem perderam aquele pluminha fofinha ainda. Eles estão órfãos, estou dando papinha de pássaros, aqueles que se vende em pet shops, só que o menorzinho não come muito e está com o papinho dele vazio, tento introduzir diretamente no biquinho e ele não aceita muito. Tenho medo que ele morra por falta de alimentação, quero saber se existe algum suplemento vitamínico que o deixe forte e cresça saudável. Por favor estou preocupada com ele.

jcesardutra disse...

Adriana uma vez eu conheci um amigo que trabalhou comigo aqui na Base Aérea de Florianópolis, se chama Levandoski, como não é um nome muito comum pensei que fosse teu parente. Mas vamos ao periquitinho órfão. Eu estou no momento tratando de uns quinze iguais a este teu, imagina se eu fosse esperar pela boa vontade deles para comer, eu ficaria o dia todo. Fui à Dental Santa Apolônia, uma loja que vende material hospitalar e comprei uma sondinha plástica, tipo um cateter. Cortei um pedaço, pois era muito grande e acoplei numa seringa e coloco direto no papo deles. Não pode ser fina tem que ter uma bitola suficiente para não entupir. Com delicadeza, vamos colocando a ponta entre o bico e eles vão logo abrindo a boca daí é só ir introduzindo um pouquinho, pode fazer sem medo que dá tudo certo e depois injeta devagarzinho a massa da papinha sem esquecer que a água tem que ser morna. Boa sorte!