Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Fatores que interferem na produção de filhotes

[Atualizado: 22/11/2010] Quando desejamos obter filhotes de nossos periquitos é importante que tomamos vários cuidados antes de começar.



Sabemos que periquitos com mais de quatro anos já perderam muito o seu poder de reprodução e periquitos com menos de oito ou nove meses ainda não estão maduros suficiente para reproduzirem. Em ambos os casos até podem, mas não devem. As chances de ocorrerem problemas de diversas ordens é muito grande. Fêmeas com mais de quatro anos diminuem em muito o número de ovos por posturas, tem maior chance de adoecer e morrer principalmente quando não se sabe a forma como foi criada, tratada e respeitada anteriormente.

Há criadores que por desconhecerem ou por visão apenas lucrativa deixam que elas criem direto por cinco seis ou mais rodadas sem descanso. Não aplicam vermífugos em seu plantel de seis em seis meses pelo menos. Não revitalizam com medicamentos fortificantes apropriados, não procuram se informar sobre alimentação adequada e como se diz na gíria “estouram a fêmea”.


Outro fator tambem importante é o excesso de casais num ambiente apertado, pequeno. Acabam matando filhotes e quebrando ovos uma das outras. Portanto antes de sair juntando casais com a intenção de obter filhotes é muito importante ganhar um tempo precioso em ler, estudar, visitar alguém que cria a mais tempo e depois fazer de forma segura. Nós do blog “vida de periquito” estamos sempre á disposição para orientar de acordo com nossa experiência os iniciantes neste maravilhoso hobie.

Leia também:

Criação de periquitos: Acasalamento ético.

PREPARAR PARA REPRODUZIR.

Problemas com a reprodução dos periquitos.

Voadeira externa,(viveiro)

10 comentários:

micael disse...

me mande dicas pelo meu e-mail!!!!principalmente sobre filhotes!!

Rafael disse...

Pow eu quero saber quanto tempo leva pra os ovos chocar ?

jcesardutra disse...

Rafael tempo para chocar cada ovo das periquitas é de 18 dias.

Eder Silva disse...

Dr. Júlio, Tenho um casal de periquitos sendo um macho albino dos olhos vermelhos e uma femea verde com pouco amarelo na cabeça. Quais cores poderiam nascer dos filhotes desses dois?
A proposito eles se acasalaram há dois dias, porém tive um problema, porque junto com esses dois antes de acasalarem vivia um lutino. Assim que coloquei o caixote ninho, dei-lhe a opção de escolher entre os dois machos, como ela decidiu ficar com o branco, os dois se juntaram para bater no lutino. Com medo de que eles o machucassem acabei separando hoje. Gostaria de saber se posso colocá-lo junto com eles novamente, porque ele está sozinho numa gaiola e nao quero me desfazer dele, porque o acho lindo, apesar de ter muda francesa (a femea que estava com ele morreu há um tempo atrás). A gaiola é grande dá para eles voarem numa boa, mas eles conseguem ir atrás do lutino. Não posso comprar uma outra femea para ele, porque me parece que ele já é um pouco velho, possuo mais um casal de periquitos além dos dois que já citei acima e moro em apto super apertado.
Abraço!

jcesardutra disse...

Eder se este outro macho tem muda francesa não deve ser aproveitado para reprodução e deve ser retirado do plantel. Deixa ele perto da gaiola do casal para servir de companhia mas não coloques juntos pois não dá certo. Quanto a um macho albino com uma fêmea verde dará a princípio tudo verde e os filhotes machos serão portadores de ino. Agora vem as particularidades: se esta fêmea verde for portadora de azul dará filhotes FÊMEAS albinas e lutinas (só fêmeas) numa porcentagem bem menor que os filhotes verdes normais e tambem filhotes azuis novamente com os machos portadores de ino. Se ela não for port. de azul dará somente FÊMEAS lutinas e machos e fêmeas verdes. Nas filhotas albinas e também se tiver filhotes azuis poderão vir com face amarela. Por isso tudo, antes de acasalar o melhor seria ter comprado uma fêmea verde filha de pai ou mãe azul pois daí seria portadora de azul com certeza, agora teras que esperar os fihotes para saber.

Sidney disse...

Ola Dr. Julio...

Comprei um casal de periquitos australianos em Agosto deste ano. A femea morreu em menos de um mes e logo depois comprei uma outra femea mais nova que a anterior. O macho aceitou bem a nova companheira.
Eu gostaria de saber quando devo colocar um ninho para que ela possa botar seus ovos. Ela ainda esta com o bico cor de rosa e segundo informacoes, ela só estaria em periodo fertil quando o bico ficar marrom. Quando isto deveria acontecer ?
Enviei-lhe por e-mail uma foto do casal.

Obrigado
Sidney

jcesardutra disse...

O ideal seria voce saber a idade dela, se tiver mais de sete ou oito meses pode colocar a caixa que ela se prepara mais rápido. Porém se tiver menos é melhor esperar. Quanto a cera estar marrom não dá a certeza de que ela está pronta, eu tenho fêmeas novinhas com quatro meses de idade que estão com a cera marrom. A verdade é ao contrário, quando elas estão prontas a cera realmente fica marom.

tiago disse...

eu estou com uma duvida tenho um casal de priquito australiano; eles ficam se beijando e se acariciando o dia inteiro ma na ora de acasalar a femea esta subindo em cima do macho em vez do macho subir nela; isso é norma? se não oque devo fazer?

sergio disse...

tenho um casal de periquitos australianos que comprei hoje coloquei vermefugio na agua e comprei vitaminas racao mas estou com um problema o macho esta com o bico meio meladoe femea parece ser 1 ano mais velha sera que tem problema

jcesardutra disse...

Sérgio se ela não tiver mais de cinco anos de idade então pode ser aproveitada e não faz mal a diferença de idade entre eles. Não estou entendendo é que tipo de melado é este que está no bico do macho. Desconheço algo assim, o melhor é que uma pessoa com mais experiência possa dar uma olhada de perto.