Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Criação de periquito australiano

Criador de Periquito InglêsPor: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês.

Parte I - Como e onde criar.


Ao iniciar uma criação de qualquer animal, temos que priorizar sempre o conforto e a segurança dele. No caso dos periquitos não é diferente e, portanto algumas regras devem ser seguidas. O periquito australiano vive em bandos na natureza, por isso criar um exemplar sozinho numa gaiola seria uma maldade. No mínimo dois não importando o sexo, sendo que o mais indicado é sempre um casal. Neste caso uma gaiola será o suficiente e o tamanho dela será de acordo com o espaço que se dispõe (quanto maior melhor). Caso a opção seja criar vários casais, um viveiro é mais indicado desde que haja espaço suficiente para que eles não fiquem amontoados. Um viveiro de um metro quadrado é suficiente para quatro casais, porém é interessante visitar alguém que esteja criando á mais tempo para trocar idéias e até para trocar filhotes futuramente.

Os criadores de pássaros para exposição preferem criar casal por casal em gaiolas, tendo desta maneira mais trabalho, porém mais garantias que vão desde a paternidade dos filhotes até evitar brigas e acidentes que podem acontecer num viveiro. Para evitar alguns problemas de relacionamentos numa criação em colônia num viveiro, devemos juntar casais já prontos, acasalados numa gaiola e depois soltos no viveiro e só quando todos os casais já estiverem adaptados, mais ou menos duas semanas, colocar as caixas ninhos. Estas caixas são encontradas prontas nas casas de pássaros do comércio local e devem ser colocadas sempre em número maior que o número de casais para facilitar na escolha e diminuir as brigas.


Se não quiser reprodução, basta deixá-los sem caixas e as fêmeas não deixarão que os machos a cubram (galem) e, portanto não haverá ovinhos nem filhotes. Uma medida muito importante é preparar completamente o viveiro antes de colocar as caixas ninhos e os periquitos. Digo isto porque é muito extressante para os periquitos quando ficamos trocando portas, poleiros, comedores dentro do viveiro quando eles já começaram o processo de reprodução, portanto primeiro aprontamos tudo e só depois colocamosos periquitos no ambiente.

Leia mais:

Alimentação de Periquitos

DOENÇAS NOS PERIQUITOS - Parte I

PERIQUITO INGLÊS: CRIAÇÃO EM COLÔNIA COLETIVA (VIVEIRO) Parte I

FATRORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS

631 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 600 de 631   Recentes›   Mais recentes»
jcesardutra disse...

Lucas os periquitos australianos procriam o ano todo, evitando-se os mese mais quentes e os mais frios, respeitando-se tambem o período de muda de penas.

jcesardutra disse...

Eduardo se ela tem mais de oito meses de idade e está acasalada em condições adequada dentro de um mes deve ter a postura.

jcesardutra disse...

Se ela tiver mais de oito meses de idade e estiver devidamente acasalada em um local com caixa ninho não levará mais que um mes.

Carlos disse...

Pelo oque vi em sua cidade jcesardutra os periquitos australianos são caros aki em Fátima do Sul MS um periquito australiano é $3,00 a $8,00!!!

jcesardutra disse...

Carlos aqui em Floeianopolis tudo é um pouco mais caro mesmo. Só que estou achando barato demais na tua cidade.

Matheus disse...

Me desculpa a pergunta q parece tola mas por quais motivos devemos separar os filhotes dos pais ?

ednilson disse...

ola dutra! desculpa estar encomodando outra vez, mais nasceram ontem os filhotinhos dos meu periquitos, gostaria de saber com quanto tempo posso estar mexendo no ninho para realizar a limpeza, e se devo acresecentar algo mais na comida deles alem da mistura de raçao. grato abraço

lannege disse...

ola tudo bem obrigada pela resposta aqueles ovos tinha filhote sim teve 4ovos so nasceu 2 um moreu e outro sobreviveu e os 2 ovos que sobrarao ela comeu pois desapareceu nao passou os trinta dias para o filhote sair do ninho e ela ja começou a botar de novo pois agora e do meu machinho pois vi os 2 cruzando quando ainda ela cuidava do outro bebe .passou alguns dias e nasceu 3 bebes de 4 ovos o quarto ovo ate agora nada de nascer nao sei o que faço com outro ovo.etambem para ela parar de criar ,ela esta muito acabadinha esta magra e com peito enchado e com bico palido .pois dou verduras ,pedra de calcio ,vita gord na agua e ela esta feinha eu acho que e por causa da cria
fico no aguardo de noticias obrigada valeu

jcesardutra disse...

Iannege retira ela e deixa que o macho cria os filhotes sozinho para que ela descanse e quando estiverem comendo sozínhos retira a caixa ninho e pode juntar a fêmea de novo que sem a caixa ninho ela não criará mais. Para facilitar a alimentação dos filhotes eu uso uma seringa com uma sondinha e coloco papa para filhotes direto no papo deles diminuindo assim o trabalho dos pais. A seringa e a sondinha eu compro em lojas que vendem material médico e odontológico, custa bem baratinho. Melhor a seringa de vidro, dura mais A papinha é vendida pronta, em pó bastando acrescentar apenas água morna. A sondinha é vendida em tamanho grande mas dá para cortar deixando somente 4 a 5 cm que é o suficiente.

lucas disse...

oi julio minha femea reproduziu chocou dois ovos mais so escapou um ja fais um ano que tenho essse filhote em meu viveiro queria sabe se da para vc mim disse se e femea ou macho. vou disse como esta o bico do meu periquito
AU lado do bico esta azul em cima esta todo branco
o meu amigo comprou o periquito pensando que era macho o bico dele estava como descrevi do periquito agora esta todo chocolate periquito dele esta cruzando
MIM RESPONDE

fernando disse...

julio cesar pode da avei das que vende no mercado para os periquitos austr alianos

jcesardutra disse...

Fernando tem que ser em grãos para eles poderem comer a massa que contém no miolo.

lucas disse...

MIM RESPONDE

lannege disse...

ola eu posso vermifulos,pois tem 3 filhotes de mais ou menos 1 ou 2 semanas pode vermifugar os pais e um outro machinho que tenho pois eles nunca foram vermifugados.eu so dou vita gold.obrigada

jcesardutra disse...

Iannege pode vermifugar todos juntos, ao mesmo tempo, se usares avitrin vermífugo serão 4 gotas na medida especificada na bula.

lannege disse...

ola ,vc falou que eu precisava separar a femea em outra gaiola,so que eu comprei um viveiro de ferro.coloquei os 2 machos com o ninho com os dois filhotinhos eo pai nao cuidava dos bebes. ea femea em outra gaiola ficava chamando os bebes toda desesperada ai eu coloquei ela junto com todos ai o macho começou a cuidar junto nao sei se fiz o certo. so que ela esta ficando fora do ninho ela entra so na hora que os filhote pia ela leva comida .ela esta mordiscando o macho sera que ela esta querendo cruzar de novo nao sei o que fazer.obrigada

Eder disse...

Amigo,eu tenho um casal desse periquitos,a fêmea botou 6 ovos,mas só 2 nasceram.Eles já estão quase saindo do ninho.Então,eu fui procurar uma gaiola maior para eles.Na loja,uma outra criadoura disse que eu tenho que separar os filhotes dos pais,tipo,colocá-los em outra gaiola,pois senão pode haver cruzamento de pais e filhos,filhos e filhos,etc,e dar problema de genética,existe isto mesmo?O que devo fazer?Desde já agradeço a atenção,obrigado.

jcesardutra disse...

Eder os filhotes só deverão ser separados quando estiverem comendo sozínhos. Se o pai ou a mãe estiverem atacando os filhotes então se retira este pai ou esta mãe até que eles estejam independentes, deixando serem criados alimentados então só pelo pai ou pela mãe, depois então junta-se o casal de novo. Quanto a eles se acasalarem com os próprios filhos ou irmão com irmão somente depois de alguns meses e até lá voc~e já os terá separado.

marta disse...

Julio gostaria de saber deixando uma fêmea com dois machos à possibilidade de nascerem filhos dos dois machos? Pois queria filhotes dos dois machos. Pensei em separo-los com a fêmea em dias alternados. Outra duvida posso colocar um pedaço de tijolo no viveiro? é verdade que tem cálcio?

munif disse...

oi...
quero tirar uma duvida...
criei periquito por uns 6 anos e nao OBTIVE SORTE para a reproduçao dos PERIQUITOS AUSTRALIANOS.

DAI FIQUEI MEIO CHATEADO COM ISSO... E RESOLVI PARAR. PAREI POR UM ANO E ESTOU VOLTANDO AGORA A CRIAR NOVAMENTE COMPREI INCLUSIVE HJ 2 CASAIS.. ME ACONSELHE NA REPRODUÇAO..

OBRIGADO

munif disse...

OBSERVAÇAO: EU SEI A DIFERENÇA DO MACHO COM A FEMEA


MACHO (BICO AZUL)
FEMEA ( BICO ROSA) E QNDO ESTA NO MOMENTO PARA SE REPRODUZIR FICA COM O (BICO MARROM)

jcesardutra disse...

Munif criar periquitos é fácil o difícil é tirar um tempo para ler e aprender os macetes e as dicas de quem está criando. Te aconselho a ler os artigos publicados neste blog, tem dicas para todas as situações. Á princípio crie casal por casal em gaiolas separadamente ou crie os casais juntos em viveiro grande com bastante espaço e bastante caixas ninhos de sobra. Não poupe na alimentação, vermífugo como prevenção e um complexo vitamínico. Capriche na higiene e os mantenha em local que se sintam seguros. No mais é só dar uma boa lida nos artigos e depois colher os bons resultados. Boa sorte!

jcesardutra disse...

Munif isto funciona nos periquitos chamados normais. Os Recessivos e os séries raras é um pouquinho mais complicado, pois nos machos a cera não se apresenta tão azul passando muitas vezes por fêmeas. Normais são os azuis, os verdes eos cinzas. Os recessivos são os malhados (arlequinos, os lutinos e os albinos) os séries raras são alguns destes e ainda outros mais complicados. Por isso quem vai começar deve começar com os normais. Valeu?

geovane disse...

oi julio cesar prazer estar com vc de novo!

a minha duvida é a seguinte: minha periquita botou quatro ovos e xocou tres e esse um ovo q sobrou ela ainda vai xocar???? mas desses tres ovos q ela xocou um filhotinho recem nascido estava fora da caixa ninho ja morto, vc sabe m responder por que ele morreu e como ele foi para fora do ninho?? e mais uma pergunta o que que eu faço para cuidar dos filhotinhos q ainda esta no ninho porque a periquita fica pisoteando-os.

muito obrigado julio eu estou muito ansioso pra ver os filhotinhos ja crescidos

abraço me responde por favor pois estou com medo de os periquitinhos morram

jcesardutra disse...

Geovane a caixa ninho tem que ter uma divisória de madeira que separa o espaço em que ela esta chocando e o espaço de entrada e tem que ter uma boa altura, pois os filhotinhos novos podem colar (aderir) ás penas da fêmea e quando ela sai da caixa leva ele colado junto e cai lá fora. Isto acontece com gatos o cachorros também, só que estes animais trazem os filhotes de volta ao ninho e as periquitas não saben fazer isto e eles acabam morrendo de frio lá fora. Por isso que quando está chocando e quando tem filhotes temos que olhar dentro do ninho diariamente e mais de uma vez. A cova do ninho também tem que ser um pouco funda, isto dificulta que os ovos rolem e que os filhotinhos saiam com facilidade. Quanto á fêmea pisotear deve ser porque ela é novata e depois na segunda ninhada em diante ela aprende. Mesmo porque não dá para fazer nada pois eles tem que ficar com a fêmea para serem aquecidos. o ovo que sobrou deixe lá pois ele serve de apoio para o filhote que está lá e ajuda a ele para não ser muito pisoteado.

geovane disse...

valew julio muito obrigadoo. Mas me responde: tem alguma possibilidade de os periquitinhos fica todos vivos? e eu tenho medo de ficar mexendo no ninho ou seja olhando ele pois axo q a femea nao gosta e tem alguma possibilidade de ela abandonar o ninho por eu estar olhando

geovane disse...

valew julio muito obrigadoo. Mas me responde: tem alguma possibilidade de os periquitinhos fica todos vivos? e eu tenho medo de ficar mexendo no ninho ou seja olhando ele pois axo q a femea nao gosta e tem alguma possibilidade de ela abandonar o ninho por eu estar olhando. muito obrigado desde ja vc é um profissional mesmo e eu quero tbm trabalhar com animais pois eu gosto muito . valew juio cesar abraço

jcesardutra disse...

Não ela não abandona nunca, pode cuidar a vontade.

jcesardutra disse...

Geovane as fêmeas de periquitos são brabas mas aceitam que mexemos no ninho.

geovane disse...

ta bom muito obrigado juliooo bom serviço

geovane disse...

julio tem possibilidade de os periquintinhos ficarem todos vivos pois tem alguma coisa q eu possa fazer para q eles não morram? brigadao


e um feliz ano novo pra vc !!!!

jcesardutra disse...

Geovane como eles são muito novinhos dependem totalmente da mãe, pois é ela quem vai aqueçê-los, você pode até afastar o pai um pouco pois muitas vezes é o pai meio desajeitado quem pisa nos filhotes. Mas enquanto são muito novinhos é obrigatório ficar com a mãe.

geovane disse...

brigado julio valew e te admiro or sua experiencia bom 2009 prA vc

geovane disse...

julio por acasi vc tem um msn pq assim posso tirar mais duvidas basicas brigado se tiver me passa valew!

DAVI disse...

Julio enviei as fotos dos meus periquitos, relativas ao comentário 337. Confirme,por favor, se a branca é uma albina e, se os dois machos são ADA dominante.
Obrigado.

****Desejo à você e a toda sua família um feliz ano novo.

Allison Rodrigues disse...

Bom dia Julio Cesar,

Tenho um casal de periqueto australiano e tem uns 10 dias que a femea colocou dois ovos. Mas agora ela fica jogando os ovos fora do ninho. Sendo que um ovo quebrou-se quando ela o jogou fora do ninho. O que fazer neste caso?

diego disse...

Ola, tenho um casal de albinos quero saber qual será a cor de seus filhotes. Obrigado!!!

diego disse...

meu primo tem um casal de mae amarela com pai amarelo tbm, e a uns 4 meses atraz tiveram um filhote todo verde sem excessão como se fosse um papagaiozinho e tenho certeza q é periquito australiano varias pessoas ja quiseram compralo e naum conseguiram,Mas a pergunta é
por que ele tem essa cor toda verde???

lucas disse...

oi julio ceser eu queria saber se quando o periquito australiano esteve com o lado da carucula um pouco de azul e porque e femea. meu amigo tever periquito australiano que estava desse geito com o pouco de azul ao lado da carucula e depois ficou marron .

jcesardutra disse...

Valeu Geovane.

jcesardutra disse...

Geovane eu não tenho msn mas respondo tudo pelo blog, valeu?

jcesardutra disse...

Allison Rodrigues ela só faz isto porque não existe uma divisória mais alta de madeira entre a parte da covinha onde ela põe e o outro espaço. A caixa ninho deve ser desta forma, com uma divisória alta suficiente que ela possa passar para a ninheira e que nem os ovos nem os filhotes sejam arrastados para fora do ninho.

jcesardutra disse...

Diego, filho de pexie é peixinho, ou seja dois albinos darão somente filhotes albinos.

jcesardutra disse...

Diego é porque voce esta confundindo amarelo com lutino. Lutino são os amarelos de olhos vermelhos, daí todos os filhotes seriam lutinos ou até algum albino caso eles fossem portadores de azul. Mas os amarelos são da linha verde, e podem dar filhos verdes e amarelos, mas nunca de olhos vermelhos.

jcesardutra disse...

Lucas não é assim que se define o sexo dos periquitos, pois existe variedades de periquitos que apresentam a cera de formas diferentes. Os normais (cinzas, azuis, e verdes) é bem fácil pois os machos ficam com a cera completamente azul intenso e as fêmeas destas cores ficam com a cera numa cor azul fraco (desbotado) e vão amarronzando conforme vão ficando adulta e quentes. Já os recessivos (lutinos, albinos, arlequinos e outros) não tem esta diferencição bem definida e acabam parecendo todos fêmeas, principalmente quando são novinhos. Se a cera (carúncula) desta ficou marrom é porque era fêmea mesma. De uma olhada nos artigos deste blog e observe algummas fotos para relembrar. Abraços

geovane disse...

valew julio. E eu tenho mais uma duvida os periquitinhos ainda estao na caixa ninho eu posso ficar olhando eles diariamente sem q nao impate de a mae deles de tratá-los?? e mais uma coisa devido o ninho estar muito sujo e os filhotinhos ainda estarem la dentro eu posso dar banho neles por que eu tenho medo q contaminem eles com as feses q estao la dentro ?? entao me responde se eu posso fazer alguma coisa para limpalos nao q eles estajam sujos mas sim o ninho deles eu posso limpar os filhotinhos ??????
obrigadooo julio

jcesardutra disse...

Geovane pode limpar a vontade que o casal não se importa, pode colocar um pouco de serragem fina ou cascas de alpiste, painço ou areia limpa. Quando faço limpeza coloco os filhotinhos em uma recipiente com algodão e depois que estiver bem limpo eu devolvo os filhotes á caixa e a caixa á gaiola, sem problemas.

diego disse...

queria saber se posso acasalar um ingles com um australiano????
se naum fosse pedir demais todas as duvidas sobre esse assunto como vao ficar os filhotes??? se vao ficar do tamanho de australiano ou ingles??? se vao poder reproduzir entre outros??? tudo sobre isso!!!

Muito obrigado mesmo seus conhecimentos estao sendo de muita ajuda pra mim!!!!

geovane disse...

e tem algum problema eu deixar do jeito q está?? sem limpalos?

geovane disse...

ta brigado julio os dois filhotinhos ja estao nascendo os canhões de penas deles ainda assim mesmo preciso limpá-los??? brigado valew

maof disse...

eu gostaria de saber se eu consigo tirar cria de piriquito dentro de um viveiro com sete metros quadrados,com arvores naturais plantadaas dentro.tenho dois casas juntos com outros tipo de passaro de outra raça.em quanto dias é a ninhada do piriquito.

Allison Rodrigues disse...

Bom dia Julio Cesar,

Na verdade existe esta divisoria, mas vou aumenta-la para que nao ocorra isso novamente. Muito obrigado!!!

jcesardutra disse...

Diego pode misturar sem problemas pois são o mesmo periquito. Na realidade o inglês é um australiano melhorado apenas. Os filhotes serão mestiços muito bonitos e continuarão criando normalmente.

jcesardutra disse...

Geovane limpá-los só se estiverem muito sujos.

jcesardutra disse...

Valeu Allison!

jcesardutra disse...

Geovane as fézes acabam se amontuando muito e trancando as pernas e as patinhas deles surgindo então os pés e pernas tortas.

jcesardutra disse...

Maof outros pássaros juntos ás vezes dá algum problema. Pássaros e aves maiores costumam atacar os ninhos dos menores. Tens que ficar atento.

geovane disse...

ta bom valew julio

geovane disse...

a periquita ela é muito brava e nao tem nenhum risco de quando eu for pegar os filhotinhos e colocar no ninho ela rejeitalos depois q eu voltar elas la dentro do ninho?
brigado esde ja

marta disse...

Julio aquelas fotos que te enviei dos periquitos ADAS com a fêmea albina, qual a probabilidade das cores dos filhotes. O casal é aquele amarelo sem manchas no peito com a albina. Ele é filho do manchado da foto com uma cinza com a cara branca. Já albina não sei sua ascendência.
Obrigada.

geovane disse...

julio hoje a tarde eu fui ver os periquitinhos q esta dentro do ninho e a mae deles teve uma reação estranha: enquanto eu via os periquitos ela entrou dentro do ninho e retirou o ovo do ninho e depois retirou com a caneça o outro filhotinho vc sabe me dizer porque ela teve essa reação? e outra pergunta em vez de colocar cerragem dentro do nio eu oço colocar algodão??? brigado julio sei q suas respostas vai me ajudar muito!!!!!

jcesardutra disse...

Legal

jcesardutra disse...

Valeu Geovane, capriche.

jcesardutra disse...

Geovane ela não rejeita com certeza pode retirar para limpar.

jcesardutra disse...

Marta ele é sem manchas por ser ADA duplo fator então todos os filhos serão ADA e da cor dele. Se ele for filho de dois verdes os filhos serão verdes e se ele tiver pelo menos de um dos pais azuis então ele será portador de azul e como ela é branca, então terá filhos verdes e azuis.

jcesardutra disse...

Geovane todos os criadores de periquitos colocam a caixa ninho de forma que possa ser retirada e devolvida á gaiola ou viveiro sempre que precisar. Então com a caixa ninho fora nós pegamos os filhotes e colocamos em um recepiente limpo e quentinho enquanto procedemos rapidamente a limpeza para que os folhotes não esfriem muito. Depois devolvemos os filhotes á caixa e a caixa á gaiola. Elas entram na caixa mas nunca causam problemas por isso. O que tem que se providenciar é uma caixa maior para que possa ter uma divisória de madeira suficiente alta para que nem ovos nem filhotes caiam da covimha onde estão e possam ser levados para fora por acidente. Se a caixa tomar muito espaço na gaiola nós aclopamos por fora da gaiola e colocamos uma trava para ninguém figir ao manusear. Depois da limpeza colocamos um pouquinho de serragem de madeira bem fininha ou um pouquinho de areia. Eu quando reponho a comida nos comedores sopro as casquinhas de alpiste, painço e de toda mistura num saco plástico grande para depois quando precisar, poder usar estas casquinhas na ninheira. Algodão não! É preferível não colocar nada.

geovane disse...

muito obrigado julio me ajudou muito ta bom minha gaiola tem espaço suficiente entao nao é preciso eu colocar o ninho pra lado de fora entao consigo retirar o ninho sim e da para manusear e fazer como vc mesmo disse de forma certa me ajudou muito ta julio muito obrigado mesmo!!! valew qualquer dúvida sei com quem recorrer!!!! valew

geovane disse...

julio cesar você pde me dizer com quanto tempo els vao poder sair do ninho sozinho?

Ana disse...

Olá o q devo colocar para melhorar a alimentação dos filhotes pela mãe? obg

daniel disse...

oi ! aki ... a minha periquita botou um ovo no domingo e eu tirei-o e guardei ele numa caixinha com algodaum, na terça ela botou outro ai eu fiz a mesma coisa ,e foi assim na quinta tamben, eu coloquei ovos de plastico no ninho mais ela jogou eles p fora do ninho,.... e eu vi ela cruzando na 5 fera de manha... sera q ela vai rejeitar os ovos depois q ela botar o 4 ovo ?(pq eu vou coloca-los juntos no sabado)...qeria saber se pq ela cruzou hj dimanha(5fera)ela vai começar uma 2 postura daqi uns dias ,,,enquanto estiver chocando os ovos q eu guardei...
aah! qeria saber se e necessario virar os ovos de vez em quando,e se eu peguei eles na mao ...se ja era ,... ou o embriao ainda tem xances de sobreviver
???? obrigado

jcesardutra disse...

Valeu Geovane, abraços, Julio.

daniel disse...

? vc ja respondeu??

jcesardutra disse...

Geovane eles chegam a levar um mes, mas se estiver quente (verão) eles saem antes. Cuidado pois nesta época as fêmeas costumam atacar os filhotes para poderem recomeçar nova ninhada. Se isto começar a acontecer retira a fêmea e deixa que o macho termina de criar sozinho. (mas ó se ela estiver atacando)

daniel disse...

oi ! aki … a minha periquita botou um ovo no domingo e eu tirei-o e guardei ele numa caixinha com algodaum, na terça ela botou outro ai eu fiz a mesma coisa ,e foi assim na quinta tamben, eu coloquei ovos de plastico no ninho mais ela jogou eles p fora do ninho,…. e eu vi ela cruzando na 5 fera de manha… sera q ela vai rejeitar os ovos depois q ela botar o 4 ovo ?(pq eu vou coloca-los juntos no sabado)…qeria saber se pq ela cruzou hj dimanha(5fera)ela vai começar uma 2 postura daqi uns dias ,,,enquanto estiver chocando os ovos q eu guardei…
aah! qeria saber se e necessario virar os ovos de vez em quando,e se eu peguei eles na mao …se ja era ,… ou o embriao ainda tem xances de sobreviver
???? obrigado

jcesardutra disse...

Ana coloca farinhada, elas são vendidas prontas é só colocar em uma vasilha pequena, coloque também milho verde na espiga, pode também cozinar ovo e misturar com a farinhada, porém tudo bem pouquinho pois se sobrar vai azedar e faz mal. Comidas misturadas com ovo cozido são ótimas porém não devem ficar mais que duas horas na gaiola. Se tiveres alguma vitamina ou revitalizante em gotas coloques na água umas duas vezes por semana.

jcesardutra disse...

Daniel isto pode acontecer, mas aguarde ela colocar mais um e junte com todos que estão fora.

jcesardutra disse...

Daniel acredito que sim, mas se não então pergunte de novo pois acontece de algumas respostas sumirem.

marta disse...

Julio só filho de albina será portador de ino? Independente do pai de ser ADA? Cruzando este com uma fêmea verde nascerá filhotes lutinos e com uma fêmea azul filhotes albinos?
Obrigada.

luis disse...

ola

luis disse...

ola gustaria saber qual é a idade adulta do periquito para se reproduzir? Com que idade sai o periquito do ninho ?Eu posso mexer nos ovos sem ter receio de a mae os abandonar ou no filhote ? Tambem posso usar o ninho ja utilizado para outro casal ?

geovane disse...

oi julio hoje de manha quando fui ver no ninho o filhotinho de periquito tava morto e o outro estava vivo o q encontrei morto ainda dentro do niho era o mais velho e o mais novinho estava vivo. Estou desconfiando q a femea matou mais nao é certza porem a fema esta sozinha na gaiola separada do macho vc sabe me explicar se ela o matou ou se nao conseguiu alimentar os dois filhotes?
e oq devo fazer estou com medo pois se ela matou um filhote concerteza ira matar o oitro o q faço agora?
brigado julio ate mais estou ja desesperado abraço

jcesardutra disse...

Marta ino siguinifica gen para lutinos e albinos. Lutinos são os amarelos de olhos vermelhos e albinos os brancos de olhos vermelhos. Um vem do cruzamento com o verde (lutinos) e o outro vem do cruzamento com o azul (albino). Por isso que é bom sempre cruzar lutinos com azuis para serem também portadores de azul e dar filhotes lutinos e albinos. Tanto um verde como um azul, independente de ser ADA ou não, se cruzar com um ino terá filhotes machos portadores de ino. Pois esta mutação chama-se ligado ao sexo e só o macho pode nascer portador, as fêmeas são ino ou não. Estes filhotes de qualquer cor, machos, e filhos de um ino (lutino ou albino) serão sempre portadores e poderão ser usados para se conseguir inos. Eles quando colocados com uma fêmea ino darão filhos machos e fêmeas ino. Se colocados com uma fêmea normal só darão filhos inos fêmeas. Isto também acontece com um lutino ou um albino. Só dará um filho macho e ino se colocados com uma fêmea ino. Parece um pouo complicado mas não é, na internet tem as tabelinhas prontas, mostrando todas as possibilidades. Pesquise por mutações sexo ligadas.Ou mutações dos lutinos e albinos, voce vai achar. Boa sorte!

jcesardutra disse...

Luis antes de oito meses é contra indicado acasalar para reproduzir pois pode ocorrer problemas com ovo atravesado nas fêmeas, eles ficam adultos á partir de um ano. Saem do ninho por volta de um mes, ficam pela gaiola e ainda precisam ser alimentados pelos pais por mais ou menos uma semana. Deves evitar manusear os ovos pois eles podem ser contaminados pelas bactérias que temos nas mãos. Devem ser lavadas com água e sabão antes de pegar os ovos. As vezes eles estão muito sujos e precisam ser lavados e depois devolvidos ao ninho que também tem que ser limpo. Quando isto precisar ser feiro os ovos devem ser lavados com água á 40 graus senão as bactérias podem penetrar a casca e matar o embrião. Se precisar limpar o ninho pode retirar os filhotes e depois recolocar de volta que a fêmea de periquirto não rejeita nenhum deles. Os ninhos são sempre reutilizados por qualquer casal desde que feito uma boa limpeza antes.

geovane disse...

julio oq faço agora? nao deu tempo de responder minha pergunta ?? valew

marco túlio disse...

gostei muito do seu blog e gostaria de fazer parte dele, oq preciso fazer.

jcesardutra disse...

Geovane no início temos que olhar o papo dos filotinhos recem nascidos mais que uma vez por dia e se continuar sem nada dentro temos que ajudar com gotinhas de papa pronta para filhotes. Algumas vezes elas não conseguem alimentar os filhotes nos primeiros dias e se alimentarmos manualmente eles não morrem e depois que crescem um pouco a fêmea consegue alimentá-los. De uma olhada no blog "criadouro f 13" o criador Fernandomiroski Dutra colocou um artigo bem explicativo sobre o assunto.

jcesardutra disse...

Geovane esta internet esta uma mer.. tento mandar as respostas ela fica rodando e não vai, acho que é congestionamento nos horários que consigo empo para responder.

geovane disse...

ok julio brigadão

jcesardutra disse...

Marco Túlio eu criei este blog para trocar informações sobre os periquitos e procuro responder as perguntas que os leitores mefazem, mas esta abertopara comentários, contatos para novos conhecimentos entre os criadores. Faça presença!

geovane disse...

julio qual o nome da painha caso se eu devo dar pro filhotinhos?

jcesardutra disse...

Geovane a papinha que eu uso é a da Alcon, mas existem várias outras marcas. Tem que ser especialmente para filhotes de psitacídeos (aves de bico redondo). Esta papa vem em pó e basta acrescentar água morna. Eu dou com um conta gotas para os bem novinhos nos primeiros dias de nascidos quando a fêmea não o está alimentando mas pode dar em qualquer momento. Quando fica muito difícil para alimentar os maiores ou os doentes ou os feridos eu coloco em uma seringa com uma sondinha abastecendo diretamente no papo. Acesse "criadouro f 13" elemostra como se faz com os pequeninos.

evaldo Salgado disse...

ola tudo bem ? Eu tenho um casal de piriquito o macho é verde escuro luminante a femea é verde e amarela, a mãe e o pai da femea são azuis eu gostaria de saber que cor os filhotes nascerão muito obrigado e não esqueça de me mandar resposta.........

camila disse...

oi tenho 11 anos e tenho 4 periquitos. Antes eu tinha tres um amarelo macho, uma azul femea e um branco macho. O branco e o azul teve ovos e o amarelo, ficou sem companhia e comprei um verde femea hoje para ficar com o amarelo mas o amarelo tem muito medo da verde.O que eu fasso? ainda da tempo da verde se acostumar?quanto tempo demora?sera que ela vai se acostumar com a gente tambem?ela nasceu em setembro,um mes de diferenca dos outros tres. o amarelo nao quer ficar perto do verde de jeito nenhum e a azul briga muito com o branco. Sera que e o ovinho que deixa a azul estressada?Sera que tenho que separar o macho branco da azul femea?hoje a azul estava muito estranha, minha mae levou no veterinario, ela estava com ovinho quebrado na barriga e vomitando. Ele tirou o ovo quebrado e deu injecao nela e agora esta bem. Minha mae ja mandou uma mensagem para voce .A gente mora no japao e nao tem ninguem pra perguntar muito obrigada .

Daniel disse...

ela ta ja com 6 ovos ... um ovo fica sendo choco por debaixo do papo dela e naum bem juntos dos oustros pq naum cabe naqela covinha q os ovos ficam ... esse ovo tem risco de gorar?

jcesardutra disse...

Evaldo Salgado tem alguma coisa errada, pois se a fêmea é verde e amarela então com certeza absoluta os pais dela não são ambos azuis pois o verde é dominante em relação ao azul e nunca um verde poderia vir de dois azuis. O contrário sim, um azul poderia vir de dois verdes se eles fossem portadores de azul. tambem o macho verde escuro "luminante"? Acredito que deves estar tentando descrever um cintilante, é isso? Se este casal é verde, os filhotes serão todos verdes a não ser que ambos sejam portadores de azul, daí poderia nascer filhotes azuis também. Um abração, de uma boa examinada na origem deles e me retorne, Valeu?

jcesardutra disse...

Camila quando colocamos para criar não devemos deixar mais que um casal na mesma gaiola pois "elas" acabam se matando ou matando um deles por brigas. Como você tem certeza que este amarelo é macho? Se for uma fêmea com certeza vai atacar a outra provocando acidentes como a quebra deste ovo dentro dela, pois brigam pela disputa dos ninhos na gaiola. Se for um viveiro grande e tiver várias caixas ninhos de sobra então tudo bem. Porém se eles estiverem em gaiolas separadas você mantem o casal que deu certo juntos e deixa o amarelo e a verde juntos noutra gaiola até se acostumarem, mas não coloques caixa pois ela é muito novinha. Só quando ela tiver oito meses ou mais. Estou estranhando voce dizer que a azul e o branco estão brigando, pois quando se acasalan e a fêmea coloca ovo eles ficam uns amores um com o outro. Voce tem certeza que o ovo é da azul e que o casal é a azul e o branco? Estou achando que tem mais fêmeas envolvida nesta briga. Observe bem quem realmente é o casal que tem este ovo e separe o outro. Esta confusão é comum quando tem muitas fêmeas juntas. Depois não deixe de me contactar de novo para ver o que deu, valeu?

jcesardutra disse...

Daniel por isso que eu prefiro caixas maiores, mesmo que seja acoplada por fora da gaiola. Este ovo tem possibilidades de gorar sim pois pode esfriar muito por não estar juntos aos outros. Na próxima aumenta o tamanho da caixa ninho.

geovane disse...

julio quero te perguntar se ate depois de algumas semanas eu poço dar a famosa papinha aos periquitinhos ?
e mais uma pergunta: com quanto tempo os eriquitos vao sair do ninho e ficarem independente da mae? porq os filhotinhos nasceram no natal dois filhotes ja morreram e um ainda esta vivo e esse q sobrou ja ta formando as penas e quero saber com quanto temo ele saira do ninho ?? brigadao

jcesardutra disse...

Geovane a papinha voce pode dar sempre que precisar e eles só saem da dependencia dos pais depois de um mes.

Ednilson disse...

ola Dutra, mais uma vez tenho outra duvido e espero q possa me esclarecer, og saiu um filhotinho de periquito do ninho o primeiro ele ja tem 33 dias, so que ele nao consegue caminhar direito ainda anda se arrastando, mais olhei as perninhas dele e aparentemente e normal. e assim mesmo ou ele tem algum problema.. grato

Rogerio Russo disse...

Bom dia , tenho um casal de periquitos australianos e é
a terceira vez que a femea bota ovos mas não consegue
chocar nenhum. Quanto tempo demora para chocar os ovos ? Tenho que retirar o macho da gaiola ?
Grato

geovane disse...

julio hoje aconteceu uma coisa muito xata: eu fui olhar o ninho pra ver como estava o filhotinho me deparei com o outro filhote morto eu naum sei q ta acontecendo pois eu axo q eles morrem engasgados pois nao vejo nenhuma marca de maxucado ? será q ele morreu mesmo sem ar? por que o outro periquito q morreu tambem morreu da mesma forma q este. brigado

thiago disse...

olá...
quanto tempo leva pra femea começar a botar?
obrigado...vlw

Camila disse...

Olá eu tenho uma casal de periquitos e a fêmea botou um ovo, mais acho que ele botou do alto da gaiola e ele caiu e quebrou, dai retirei o ovo da gaiola. Esses dias ela botou outro dentro da caixinha (ninho) e não deu muita bola para o ovo, e depois eu fui ver e ela tinha quebrado o ovinho e depois de um tempo fui ver de novo e percebi que o ovo tinha sido mexido por um deles . Eu gostaria de saber se é normal botar só um ovo e porque ela não está sendo senso de maternidade com os ovos? Acha que se ela botar de novo eu devo retirar o ovo e dar a outro pássaro para chocar,por exemplo um canário ou outro periquito?
Obrigada.

Ana disse...

Oii com qt tempo eu posso saber o sexo dos filhotes só pela cor da base do bico

jcesardutra disse...

Ednilson se as pernas são normais, deve ser porque ele ainda não aprendeu a andar pelo chão da gaiola.

jcesardutra disse...

Geovane tem que observar se tem alguma comida no pao deles pois é comum algumas fêmeas não alimentarem os filhotes nos primeiros dias de vida deles. Se o papo estiver vazio tem que alimentá-los na mão. Sugiro sempre dar uma olhada no blog do meu amigo Fernando miroski Dutra, acessando: criadouro f 13

geovane disse...

mas julio eles ja tinham 4 semanas de nascidos pq isso conteceu?

jcesardutra disse...

Rogerio Russo não se retira o macho da gaiola, só se a fêmea começar a atacá-lo ou atacar os filhotes quando estiverem empenando. Se ela põe e não descasca é porque o macho é infertil, deve ter mais de cinco anos. Ou então a caixa ninho não tem uma covinha para que os ovos não fiquem rolando e se estraguem.

jcesardutra disse...

Thiago não tem um tempo exato, se ela tiver na idade adulta, acasalada e em uma gaiola ou viveiro com caixa ninho então é em torno de um mês.

jcesardutra disse...

Camila só periquito pode chocar ovo de periquito, pois quando nascem o sistema que alimentam é diferente dos demais. Colocar noutro ninho de periquito sim, assim como filhotes em tamanhos parecidos podemos trocar para outras caixas sempre que precisar. Algumas fêmeas de primeira postura ficam um pouco perdidas, mas depois acertam. Algumas fêmeas mais adultas dificilmente fariam isto, mas acontece. Muitas vezes nem desconfiamos dos motivos das aves, mas quase sempre quem esta errando somos nós. Por isso para quem quer criar periquitos ou qualquer outro animal tem que procurar sempre estar se informando e observando muito, por isso que quem não gosta nem cria, ou acaba sempre desistindo. Camila esta realidade tem que servir para que sempre nos empenhemos mais e perguntemos a quem sabe mais que a gente. Desta maneira é que surgem os grandes criadores como os campeões de exposições. Desculpe este meu discurso todo, pois perdi o sono e fico me empolgando. A caixa ninho para periquitos tem que ter uma covinha própria para que o ovo não fique rolando e também para que não saia da caixa. Quando uma fêmea faz isto em meu criadouro eu retiro o ovo que ela colocou e coloco um de plástico no lugar. Somente depois do terceiro é que retiro o de plástico e coloco os tres juntos (neste tempo eu os guardo em uma caixinha protegida por algodão e manuseio com cuidado os ovos e com as mãos bem lavadas com água e bastante sabão). Neste momento ela já estará começando a querer chocar e aceita bem os tres ovos juntos. Mas não é via de regra, pois muitas delas só melhoram quando querem mesmo e depois se revelam boas criadoras. Pode acontecer também da fêmea ter mais de cinco anos e esteja encerrando as posturas ou ter tido muitas posturas seguidas sem um período de descanso, então ela esta pedindo para ter este descanso com a retirada da caixa ninho. E existem ainda doenças como verminoses que levam a posturas irregulares. Valeu?

jcesardutra disse...

Ana vai depender da tua experiência em criação, eu consigo com alguns dias de vida identificar quase todos, porém levei cinco anos criando para ter esta certeza. Temos que estar sempre acompanhando nas fotos, lojas de vendas e criadouros. Quanto mais vermos mais vamos pegando a prática. É facil mas tem que se dedicar.

jcesardutra disse...

Com esta idade algumas fêmeas costumam atacá-los ou atacar o macho (pai), por isso que neste momento se retira a fêmea e dixa que o macho termine de criar sozínho. sò que neste caso eles apresentam ferimentos. Se não estiverem com sinal de ataque tem que ser visto o papo para ver se estavam sendo alimentados. Fora isto só sobra doenças que causam morte precoce dos filhotes. Muda francesa é uma delas (polyomavirus) (pesquisar polyomavirus e periquitos) mas existem várias outras.

Rita Cabral disse...

Julho, a pouco tempo te enviei um e-mail falando sobre 2 periquitos ainda adolescentes e, vc confirmou oq eu ja esperava. Era um casal.
O macho, um azul claro lindo era muto brigão e, justamente por isso eu nao quis devolve-lo para o pet, por medo de alguem compra-lo e fazer mal a ele por conta de sua agressividade.
Este final de semana comprei um viveiro e coloquei esse casal junto a outro. Mas foi um desastre. Ele bateu em todos... A ponto de bicar e manter um deles pendurado pela asa..
Enfim... Eu ja tinha tentado diminuir o extresse dele de várias formas e nada adiantou, por isso, tomei uma atitude radical que a principio me deixou mt triste.
Eu o soltei dentro do meu quarto, deixei ele voar ate não aguanter mais.
Dai, o peguei e cortei a pontas das asas dele (somente penas) e deixei ele solto na sala.
Reparando que ele escalava os dois viveiros, meu marido e eu tivemso uma ideia....
Prendemos vários puleiros entre os viveiros, bebedouro, vários potes com comida...
Enfim... Agora ele esta um pouco quieto. Come normal, Bebe normal.. E fica rodando pelos viveiro olhando td... As vezes ate tenta brigar, mas as grades o impede de conseguir machucar os outros.
Eu achei a medida muito extrema, mas estou o observando, hoje ele ja nao fica "correndo" atras dos outros pelo lado de fora.
Eu pretendo de tempos em tempos coloca-lo dentro do viveiro para saber se ele vai brigar ou não..
Pq assim como a femea para de quebrar ovos qdo colocamos um ovo de plastico, espero que ele pare de brigar, se acostumendo com os outros e "pensando que eh impossivel bica-los"..
Bem. So vim te contar isso pois tenho medo dele ficar triste e morrer, mas até agora ele esta normal. Continua cantando....
Ahh para a femea que ficou sozinha, eu comprei um macho adulto, um AR, lindo, para ver se ela para de ser tão agitada!!!
Eh isso...
Abraços..

thiago disse...

a fêmea entra na caixinha e fica comendo ela...e apareceu no fundo da gaiola um ovo...oq sera q esta acontecendo?
obridago...

jcesardutra disse...

Rita é assim que crescemos como criadores, observando e experimentando. Agisses certíssimo, eu já fiz coisa parecida. Quando estava criando em um viveiro no meu pátio havia uma fêmea muito cruel, toda hora arrancava as penas de quem estivesse por perto. Eu arranquei três penas grandes de uma asa dela, isto dificultou seu vôo, ficou lenta e não alcansava mais nenhum periquito no viveiro. Com o passar do tempo foi se socializando com os outros e quando suas penas grandes (três) da asa voltaram ela havia perdido o mau hábito de surrar os outros.

jcesardutra disse...

Thiago algumas fêmeas fazem umas loucuras que não dá para entender, mas tem que observar. Mitas vezes elas fazem isto por serem novatas e em outras porque estão precisando dar uma descansada, então á deixamos em um local sem caixas ninho. Para algumas fêmeas que começam assim eu retiro o ovo que ela colocar na caixa ninho ou na gaiola e coloco um de plástico no lugar e só depois do terceiro ovo quando então ela começa a parar mais na caixa eu retiro o de plástico e cloco os ovos dela que guardei, daí estando começando a ficar choca ela abraça os ovos enão saí mais nem pôe mais nenhum fora.

thiago disse...

vlw...
abraços

jcesardutra disse...

Valeu Tihago, um abração.

marta disse...

Julio gostaria que você me explicasse que significa o ADA duplo fator? E se um ADA amarelo filho de mãe azul pode nascer filho ADA azul? ou nascerá só ADA amarelo.
Obrigada.

Rita Cabral disse...

Julho...
Muito obrigada, vc tirou um peso do meu coração!!!
E estou super empolgada por saber que com vc deu certo.. espero que comigo tbm!!!
Rapaz hoje vi uma coisa hoje que fiquei pasma... Tenho um casal em um viveiro com cinco filhotes onde o 5º esta com uma semana de nascido.
O casal ja voltou a cruzar!!! Eu nao queria mais filhotes, eu estava esperando o 5º filhote fazer 2 semanas para serarar os pais ate que eu pudesse retirar a caixa ninho.
Não imaginei que eles voltassem a criar tao rapido! o 1º filhote não tem nem 3 semanas ainda!
Posso tirar o macho agora ou ja era???
So espero que de tempo dos filhotes sairem do ninho antes que ela entre em nova postura!
Abraços Julho! Brigadão por retirar minhas duvidas!

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Olá Júlio,

Essa época é bom pra acasalar periquitos, ou é bom esperar chegar o Outono, parece que trocam de penas no verão?

VI uma fêmea cinza a venda numa loja de aves, do jeito que quero, está fértil... e tiraria minha ansiedade, pois minhas fêmeas só ficam prontas em agosto (são filhotes) e tenho dois machos adultos aqui sem fazer nada, rs...

Compro ela? Antes de acasalar deixo tomando vitaminico, ai dou um vermifugo, depois uma seção de vitamina E pra deixar a ave "em dia" e coloca pra acasalar.

Que ce acha?

jcesardutra disse...

Rita nestes casos de não querer nova ninhada imediatamente, ou quando a mãe começa aatacar o macho ou mesmo os próprios filhotes que já estarão com penas e começando a espiar para fora do ninho então retiramos a fêmea e deixamos o macho terminando de criar sozínho. A não ser que ele não alimente, mas para isto basta retirá-lo da gaiola e devolver a fêmea. Normalmente o macho cria sozínho. Quando tem mais de tres flhotes podemos ajudá-lo a alimentar já que esta sozínho. Com uso de colherinha, conta gotas ou seringas, compra-se papinha para filhotes da alcon ou outras que existem no mercado. Mas se ele já galou enão ela deverá começar a por e pode também começar a atacar os filhotes. Faz um teste, deixa o macho com os filhotes e coloca ela em uma gaiola onde não possa ver o macho, derrepente nem começaa por. Algumas vezes põe um ou dois e para por estar sozínha.

jcesardutra disse...

Rodolfo a única coisa que pode dar errado é que quando ela começar a receber os cuidados necessários e uma nova e boa alimentação, poderá também entar na muda. Vale a pena correr o risco. Boa Sorte!

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

HUm... quanto tempo dura a muda?

jcesardutra disse...

Marta vamos ver com calma para não dar confusão nos nomes, ADA significa arlequim dominante australiano é um periquito quase normal, porém com uma mancha grande atráz da cabeça e com manchas ou não pelo corpo e ainda com as pontas das asas e da cauda na cor branca ou amarela conforme se forem da linha azul ou da verde. ADA duplo fator é quando é filho de dois ADA homozigoto, ou seja, de ADA filhos de ADA, netos de ADA estes nem parecem ADAs, são quase todo amarelo quando da linha verde e quase todo branco quando da linha azul , apresentam apenas risquinhos em volta da cabeça. Porque ADA é dominante e mesmo quando cruzado com um normal também nascem ADAs mas estes não darão duplo fator, só os homozigotos, só os ditos puros. Os ADAs são verdes ou azuis, mesmo que os verdes pareçam amarelos e os azuis pareçam brancos. Existem também os cinzas que na verdade são azuis, pois a cor cinza é só uma capa, no fundo são azuis. Se o teu ADA é bem amarelo então ele é um verde e como é filho de uma mãe azul, dizemos que é portador de azul então se acasalar com uma fêmea azul dará filhos ADAs verdes portadores de azul, ADAs azuis, normais verdes portadores de azul e normais azuis. Se cruzado com uma fêmea cinza dará também ADAs cinzas que são muito bonitos. O ADA duplo fator aos nossos olhos nem parece ADA, pois são ou bem amarelos ou bem brancos e estes aumentam bastante apossibilidade de mais filhos ADas pois todos os seus filhos serão ADA. Não sei se ajudei ou complquei mais, com o tempo a gente vai pegando o macete. Faça contato.

marta disse...

JULIO OBRIGADA PELA AULA!!! EU QUERIA SÓ 1% DO SEU CONHECIMENTO.

jcesardutra disse...

Rodolfo a muda dura no áximo dois meses.

jcesardutra disse...

Marta o conhecimento está aí no mundo para corremos atrás, aos pouquinhos vamos aprendendo. Há uns cinco anos eu não sabia nada de periquitos, saí do meu cantinho e fui em busca de quem podia me ajudar e hoje em dia tem muita facilidade pela internet. Abração.

Fabinhu disse...

Boa noite Julio!

To aqui te incomodando outra vez, acontece o seguinte acabei de adquirir dois casais de periquitos (padrão ingles)ainda filhotes, e como o meu viveiro é grande para os nove casais que possuo (de periquitos pequenos), gostaria de saber se ha alguma restrição em cria-los (padrão ingles) no mesmo viveiro.

Obrigado!

Thalisson disse...

Comprei meus periquitos fazem 2 dias, mas quero saber se em uma gaiola pequena eles se reproduzem, pois tenho uma caixa pequena e um ninho. Muito obrigado por sua atenção.

Ana disse...

Eles já tem quase 1 mês. A base do bico já estaria azul se fosse macho? como tem o pai delas (eu acho q são meninas).. pq até agora a base do bico é rosada

Ana disse...

Posso mandar fotos?

jcesardutra disse...

Fabinho pode criar juntos sem problemas mas tens que deixar que eles se acasalem antes de colocar lá quando ficarem adultos pois podem cada um deles se acasalar com um dos pequenos.

jcesardutra disse...

Thalisson eles se acasalam mas depois de uns tres a quatro meses deverias colocá-los num espaço maior para se exercitarem um pouco. Se ficam muito tempo em espaço apertado eles atrofiam muito as asas e não é bom para a saúde deles. Os criadores profissionais fazem assim, deixam criar tres ou quatro rodadas e depois soltam num viveiro ou mesmo uma voadeira maior para se exercitarem e estarem prontos para as próximas rodadas em 60 dias.

Fabinhu disse...

Obrigado Julio! Seus conselhos estão me ajudando muito.

jcesardutra disse...

Ana mande fotos das carinhas deles para jcesardutra@yahoo.com.br

jcesardutra disse...

Ana mande fotos das carinhas deles, um mes é pouco para definir, mas se não forem recessivos talvez dê.

jcesardutra disse...

Fabinho, um abração, vá em frente criador!

thiago disse...

olá...
como te falei anteriormente a periquita botou fora do ninho...dpois disso ela ñ entra mais na caixa, pq?
abraços

Joni disse...

Tenho um periquito australiano, (foi comprado como macho), já há um ano, há 2 dias adquiri um outro (comprado como femea), este arrancou todas as penas da asa do primeiro, chegando a sangrar, isto é normal?
Devo trocar de ave? O que pode estar acontecendo.

Obrigado!

Denise disse...

Olá! Eu estou com problemas com meus periquitos australianos... Eu tinha duas fêmeas, elas eram irmãs e foram compradas antes de sair do ninho. Só tinha essas. Elas viviam juntas por mais de ano, pareciam gostar uma da outra (quando levava uma para longe, a outra piava; ficavam juntas o tempo todo, etc). Tinha uma casinha que só uma delas entrava... Há umas 3 semanas, a da casinha amanheceu morta e a outra machucada. Foi uma delas que matou a outra. Acho que por causa da casinha...
Já que ela é mansa e eu criei desde filhote, resolvi ficar com ela e comprei um macho, mas não deixo eles dormirem na mesma gaiola. Será que posso deixar? Comprei o macho maior que ela (cruza de australiano com inglês) justamente para ela não conseguir matar, mas e se ele matar ela?
Também tenho medo de deixar os periquitos com as calopsitas e eles acabarem matando as calopsitas ( o rapaz da loja disse que não conseguem, mas sei lá...). Já vi os periquitos atacarem as calopsitas...
É normal os periquitos serem bravos assim?

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Julio, comprei a Fêmea Normal CInza! Ela não é escura, tem o mesmo fator de escurecimento de um Azul Cobalto.

Vou fazer aquilo lá... dar uma dose de Vitamínico, vermífugo, vitamina E, comida boa e então esperar pra ver se ela entra na muda de penas, se não em 1 mês coloca ela pra acasalar, no pior das hipoteses (esperando a muda) começo de abril.

Tenho dois machos adultos, o Azul CObalto e o Cintilante Opalino Asa Clara Celeste (Spangle), lembra dele? Gosta de periquitos normais azuis,verdes e cinzas... no Spangle tenho o tamanho imponente, no CObalto um tamanho bom e é um normal bem bonito, bem formado marcado...

A(s) pergunta(s) que não quer calar é:

Quais os resultados provavéis entre Spangle com Normal Cinza e Cobalto Normal com Cinza Normal?

É possível usar o Spangle pra melhorar o porte dos meus normais? Ou ele é dominante e só nasceram Spangle? E o casalamentos dos filhotes dele com normais? Que vai dar?

Fico grato pela resposta, estou estudando e montando uma estratégia de acasalamento no meu plantel e a sua opinião é de peso!

Caso tenha alguma sugestão para usar o meu Spangle, vai ai o meu plantel!

Machos: Lutino, Normal Verde Escuro, Normal Cobalto e Spangle.

Fêmeas: Normal Verde Clara, Normal Cobalto FA II, Albino e CInza

Abraço do Puertas.

ps: pergunta nível 10, rs...

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Júlio, outra coisa... e me perdoe por tantas perguntas!

Estou pensando em fazer um viveiro num comodo que tenho sobrando nos fundos d casa e um dos meus periquitos me preocupa!

Como os poleiros ficariam altos - o periquito tem que voar literalmente pra chegar neles - o meu periquito fêmea Albino têm uma das asas muito mal cortada, comprei assim... e ele pousa igual uma jaca, consequentemente não decola.

Qual a solução pra isso?

Quanto tempo leva pra voltar essas penas?

FRANCO disse...

Julio gostaria que você me explicasse. Minha prima quer meu periquito emprestado. Ele esta acasalado com a minha fêmea há algúm tempo e vem sempre cruzando. Será que posso emprestar pois a fêmea já esta galada ? ela esta comigo há 9 meses. Meu colega falou que quando comprei era filhote. Entra no ninho aos 2 meses mas não bota.

Thalisson disse...

Muito obrigado por sua atenção e conselhos.

jcesardutra disse...

Thiago se ela botou um e parou de por, ela tem algum problema com os oveiros ou é muito velha. E antes ela pôs alguma postura toda normal? Espera a próxima que será dentro de um mes ou menos e se ela fizer isto de novo terá que ser afastada da criação.

jcesardutra disse...

Joni se não quiseres trocar de imediato, pois este recente já deu sinal de agressividade, deves colocar ao lado do outro, em uma outra gaiola bam grudada para eles irem se acostumando e depois então tenta de novo. O mais importante no momento e teres certeza que são um casal. Se quiseres me mandar fotos das carinhas deles eu poderei te ajudar. Basta enviar para o meu e-mail jcesardutra@yahoo.com.br

jcesardutra disse...

Denise aquilo não foi brabeza, foi instinto de defeza de território para reprodução. Dois adultos, não importando o sexo podem ficar junto todo o tempo sem problemas desde que não colocamos casas ou qualquer outro tipo de ninho. Quando tem ninho e alguma fêmea na área ela se apodera do ninho e ataca qualquer outra fêmea que se aproximar deste local. No caso de ser um casal eu aconselharia se quisesses criação, deixar ele na gaiola definitiva com a caixa e depois de uma semana colocar a fêmea junto. Se não quiseres criação podes colocar os dois juntos mas retire a caixa ou qualquer outro artefato que possa vervir para ninho senão ela vai começar a postura logo logo. No caso de quiseres filhotes deste casal, então depois que ela efetuar a postura voce me retorna para que eute passe os outros macetes para que ela nunca ataque o macho por causa dos filhotes crescidos. Desculpe ser muito sucinto pois estou na praia e tenho pouco tempo. Abraços.

jcesardutra disse...

Denise quanto as calopsitas não devem ficar juntas dos periquitos pois estas sim podem quando acasaladas sair atacando todos osmenores que estiverem por perto. Quanto ao periquito macho, nunca ataca a fêmea elas sim é que são perigosas.

jcesardutra disse...

Rodolfo eu estou na praia e tenho pouco tempo para responder todas as berguntas do blog, mas em seguida te mando uma opinião para os acasalamentos. Quanto a esta albina deves arrancar as penas cortadas da asa para que possam nascer mais rápido. No viveiro ela vaiter vários tipos de problemas, no momento é melhor um gaiolão.( Antes de dois meses as penas não voltam)

jcesardutra disse...

Franco se ele esta acasalado com a sua então ela vai por e descascar os filhotes e vai precisar de um macho o tempo todo. Não é legal retirar o macho agora. Se não quiseres que a tua fêmea crie agora então podes emprestar e depois que criarem os filhotes por lá, então juntas de novo este macho com a tua. Um macho com duas fêmeas não funciona legal. Se a tua prima é de fè então deves comprar um macho e dar de presente para ela, se não é então voces compram um macho pagando meio a meio e ficam sócios, os periqitos nascidos serão divididos.

jcesardutra disse...

Thalisson um abração, sempre que precisar pergunte.

jcesardutra disse...

Jéssica tenho quase certeza que é um macho Ar ( arlequino recessivo). Me mandes um foto da carinha dele pelo meu e-mail que eu te ajudo na identificaçaõ.

roberto disse...

boa tarde tem um casal de periquito australiano ela colocou o primeiro ovo 23 de dezembro e hoje ja são 6 ate agora nada ele fica o dia todo no ninho o que faço muito obrigado quem poder me ajudar

jcesardutra disse...

Rodolfo atualmente no brasil não se usa mais dizer spangle, e só cintilante e deu. O teu cintilante é celeste e com a fêmea cinza vão nascer filhotes cinzas e também filhotes celestes, normais e cintilantes. Se ela tiver um tom de escurecimento então poderão nascer filhotes colbalto também, pois nos cinzas existem os claros, os médios e os escuros. Estes que nascerem cobalto também terão a possibilidade de nascer cintilante. O macho cobalto com a fêmea cinza também obtera filhotes com as mesmas cores que os filhotes do cintilante, só que neste caso então todos serão normais. O cintilante é muito bom para melhorar a todos e não dará tudo cintilante, no máximo 50%. Os filhotes dos cintilantes que nascerem normais serão apenas normais e normalmente muito bons. Porque cintilante não gera filho portador, ou é cintilante ou não. No caso dos teus periquitos eu trocaria o macho lutino por um albino e colocaria com a fêmea cobalto face amarela, para obteres filhas albinas face amarelas e machos azuis portadores de ino. A cinza eu colocaria com o normal verde escuro para tirar verde cinza. O cintilante eu usaria com a fêmea verde clara, para tirar cintilante verde claro portador de azul. Me parece que sobra o casal cobalto com a albina onde se aproveitaria os filhotes machos portadores de ino. Tanto estes machos portadores de ino como os do casal anterior poderiam ser usados no próximo futuramente para cruzar com albinas e lutinas para obter bastante macho ino que é o mais difícil de se conseguir. Isto é só uma idéia, mas a partir daí faça coforme o seu gosto. Não se preocupe com o cintilante, pois ele só melhora a criação e é uma mutação muito bonita facilitando futuramente para trocares filhotes com outras pessoas e conseguires os que te faltam. Boa sorte!

jcesardutra disse...

Roberto acredito que ela esta chocando este e outros que ela deve ter colocado. Só tem uma maneira de saber e que não fara mal nenhum, é abrir a tampa da caixa deixar ela sair para a gaiola e olhar o que esta acontecendo por lá. Elas levam 18 dias para chocar o primeiro ovo.

thiago disse...

sim ela botou apenas um ovo e parou...ela naum teve nenhuma choca completa q eu saiba pois peguei ela a mais ou menos um mes...caso isso se repita eu posso colocar outra femea no lugar dela?
muito obrigado pela informação Julio...
abração!!!

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Que aula hein, abriu minha mente agora!

Obrigado mesmo! Mando notícias... logo, logo apareço com dúvidas novamente, rs...

Forte abraço!

thiago disse...

julio achei mais um ovo no fundo do viveiro...
abração

eduardo ripke disse...

ola eu montei um viveiro de 4m por 1e meio!
qria saber quantos passaros posso colocar ...
e a questao do chao ?é melhor grama ou fazer uma calçada.
obrigado!!!

Denise disse...

Obrigada pela resposta, Julio! ^^

jcesardutra disse...

Thiago é por aí mesmo.

jcesardutra disse...

Rodolfo não fique só nisto, pesquise que esta cheio de artigos neste blog, foram redigidos com a inteção de ajudar. Na internet em geral também se acha bastante coisas que valem a pena. Abraços

jcesardutra disse...

Valeu Thiago.

jcesardutra disse...

Eduardo com estas medidas e sem a intenção de reprodução, ou seja, não colocando caixas ninhos, cabem até 30 periquitos sem estress. Porém se a intenção for reprodução, deves colocar no máximo 10 casais e com a obrigatoriedade de colocar 15 caixas ninhos no mínimo. Melhor só colocar as caixas quando todos os casais estiverem lá. Pois se ficar adicionando periquitos por etapas e não de uma vez só, as brigas vão ser uma certeza. Primeiro deixa eles todos se acostumarem juntos e se acasalarem quando então tiveres todos acasalados coloca as caixas ninho e não acrescenta mais nenhum. Tenho um artigo neste blog que esplica com detalhes como montar um viveiro e com diversos macetes, vale a pena ler. No fundo o melhor é piso de cimento pois fica bem mais seguro e o gramado não iria demorar muito pois eles comeriam toda a grama rapidamente e ficariam com um piso de terra. Não que não possa mais isto facilitaria para a entrada de ratos e um grande risco para eles.

jcesardutra disse...

Valeu Denise.

roberto disse...

bom dia jcesardutra eu olho quase todos os dias o ninho parece esta tudo bem eu lembro que o primeiro ovo que ela colocou foi no dia 23/12/08 hoje são 25/01/09 e nada hoje já são 6 ovos não sei o que faço me ajudem por favor obrigado .

jcesardutra disse...

Roberto acredito que ela tenha feito uma postura irregular, com 10 dias depois de colocado o primeiro ovo já podemos observar atravez de um facho de luz de uma lanterninha onde poderá ser visto o início do desenvolvimento do embrião. Se não tiver nada lá dentro, nem as veiazinhas, nem um minúsculo coração pulsando então este ovo já poderá ser descartado para que ela não fique tanto tempo chocando de graça. É por isso que antes de acasalar devemos conhecer bem a fêmea. Saber a idade, se não é muito velha em final de postura ou muito jóvem. A idade ideal para as fêmeas reproduzirem bem é de um ano de idade, mas no caso das pequenas australianinhas, desde que estejam sadias e bem alimentadas já criam bem a partir dos oito meses. Quando se compra no comércio de aves nunca sabemos se a periquita acabou de dar tres quatro ou mais rodads de ovos. Levamos para casa e ficamos a esperar que ela ponha normalmente, o que a coitada muitas vezes até tenta mas não tem condições físicas de conseguir. Deves deixar mais uma rodada para ver se ela completa e choca normalmente, mas se repetir o fato então ela tem que ser afastada e recuperada com um descanso de 60 dias mais vermífugos e um revitalizante além de boa alimentação. De uma lida nos artigos publicados neste blog, tem bastante dicas de como conseguir criar com sucesso. Abraços e não desista no início é assim mesmo com todo mundo, depois devagarinho com um pouco mais de experiência e bastante leituras vamos ficando craque.

roberto disse...

Muito obrigado vou fazer isso valeu um abraço Jcesardutra

eduardo ripke disse...

obrigado!!!
intao eu vo fazer com piso!!!
vlw mesmo!!!

Daniel disse...

Ae...so passei p dizer q hoje ( 5 horas a tras) nasceu o 1 filhote ,eu tava esperando nascer amanha (18 dias )mais o primero nasceu no 17 ... eu ja verifiquei umas duas vezes e ele tava com o papo cheio de couve e milho verde ...hehehe ...ele e feinho + e bunitinho de ver ...
flw ..so passei p dizer isso ...e darei + noticias

jcesardutra disse...

Ficará muito mais garantido o chão do viveiro com piso, Eduardo.

jcesardutra disse...

Valeu Roberto, abaços.

jcesardutra disse...

Daniel um pouquinho de farinhada com um pedaço de ovo cozido amassado mais um pouco de cenoura ralada e beterraba facilita bastante a criação deles. Basta duas vezes por semana e sempre pouquinho para que não sobre e venha a azedar na gaiola. A farinhada seca, comprada pronta, se pura pode ficar o tempo todo a disposição, mas se tiver ovo cozido tem que retirar as sobras em no máximo duas horas para não correr risco. Boa Sorte!

Murilo Pereira disse...

Periquito australiano femea bota sem ter sido coberta pelo macho?

Daniel disse...

OI ..ja interou 5 filhotes ...1 ovo gorou ,so tinha gema ...

uma duvida: todos os filhotes possuem a saliencia dos olhos preta ... exeto 1 ,q possui a saliencia dos olhos da cor do corpo ,rosado ... pq sera? (lembrando q a mae deles e verde cintilante com asas cinzas e possui uma mancha amarela bem forte no pescosso e o pai e verde ?

Daniel disse...

?ja respondeu?

jcesardutra disse...

Murilo se tiver ninho na gaiola e um macho por perto, ou mesmo outra fêmea com ela ou outra(s) criando por perto, há fêmeas que esquentam e acabam colocando ovo. É por isso que os criadores deixam as fêmeas todas juntas em uma voadeira , sem caixas é claro e os machos em outra voadeira. Quando querem acasalar daí juntam.´Não é muito comum mas pode acontecer.

jcesardutra disse...

Daniel os filhotes são normais, e este deve ser recessivo, tem que esperar para ver qual é a mutação que ele possui, pode ser que o pai dele porte alguma coisa que voce desconheça.

thiago disse...

julio,por acaso vc tem conhecimento sobre calopsita?
vlw!!!
abraços

lauri medeiros disse...

oiii. tenho um casal de periquitos australiano criando pela pdesde ja obrigadarimeira vez, a femea botou 7 ovos e 6 deles descascarao, os filhotes estao com 15 dias. So que agora o macho comeu a bater nela cada vez que ela sai do ninho, e ela esta bastante machucada. o que devo fazer? separar os dois? ou deixar assim? e como devo tratar os ferimentos dela?

desde ja obrigada

jcesardutra disse...

Thiago calopsita é praticamente igual a periquito, apenas exige uma caixa ninho bem maior.

jcesardutra disse...

O ideal é deixar que ele crie os filhos sozinho, tem que ver se ele aimenta, caso contrário retire ele e deixe que ela termine de criar sozínha. Não esqueças de facilitar bastante com alimentos que facilitem o trabalho dela haja visto que é gande o número de filhotes. O ideal é que voce ajude a alimentar na mão cada filhote.

jcesardutra disse...

Lauri os ferimentos devem ser tratados com iodo, curam rápido. Serás obrigado a separá-los e deixar que ele termine de criar os filhotes sozínhos. Fica de olho para ver se ele estará alimentando e deves ajudar a alimentá-los na mão. Coloca alimentos a disposição deles que facilitem a alimenta mais rápido, tipo milho verde na espiga, farinhada pronta e farinhada com ovo cozido amassado.

marjourie disse...

OLÁ,gostaria de saber até ou como e que objeto posso usar para cortar o bico de um periquito.
Pesso por favor que me fale com ANTECIEDÊNCIA.
Obrigado!

Daniel disse...

at ...+ vc disse q ele e recessivo ,tem alguma capacidade de ser lutino? e vc disse q o pai deve portar alguma mutaçao ... so o pai? a mae n pode ? te mais

thiago disse...

ah sim...fico agradecido julio
vlw
abração!!!

Bia Köhler disse...

Júlio, eu posso tirar os ovos da casinha, já que não quero mais filhotes?????

lauri medeiros disse...

obrigado pessoal pelas dicas vou seguilas a risca ate a proxima abraço a todos

jcesardutra disse...

Marjourie quando o bico esta muito grande, cresceu de maneira erada eu o diminuo com uma lixa de unha com cuidado para não sangrar. Se precisar cortar pode ser uma tesourinha, mas tem que ser feito por uma pessoa experiente.

jcesardutra disse...

Marjourie quando o bico cresceu muito eu uso uma lixa de unhas para apará-lo cuidando para que não sangre. É bom manter um pedaço de tijolo ou mesmo pedrana gaiola para que ele gaste o bico e corrija naturalmente. Se precisar cortar e tem que ser feito por uma pessoa experiente pode usar uma tesoura.

jcesardutra disse...

Bia voce deve tirar a casinha senão ela ai continuar a por sempre. Os ovos podem ser retirados, mas o ideal era serem aproveitados em outro ninho.

Bia Köhler disse...

Eu demorei pra tirar a casinha e ela colocou os ovos, como so tenho mais 1 femea, tenho medo dela quebrar os ovos. to numa duvida enorme com relacao ao q fazer.

Bia Köhler disse...

Eu demorei pra tirar a casinha e ela colocou os ovos, me parece q ainda vai colocar mais, se eu tirar a casinha esse ovo q ta pra ser colocado fica como???
So tenho mais 1 femea, tenho medo dela quebrar os ovos, se eu passar para ela, to numa duvida enorme com relacao ao q fazer.

Bia Köhler disse...

Eu demorei pra tirar a casinha e ela colocou os ovos, me parece q ainda vai colocar mais, se eu tirar a casinha esse ovo q ta pra ser colocado fica como???
So tenho mais 1 femea, tenho medo dela quebrar os ovos, se eu passar para ela, to numa duvida enorme com relacao ao q fazer.

Ricardo farias disse...

bom dia doutor
tenho 2 casais em um viveiro mas um macho cobre duas femeas,sendo que uma delas acaba de descascar um filhote mas o macho não quer saber dela e nen da cria mas sim apenas da outra,que ainda não está botando..
Por favor me ajude o que devo fazer??

Daniel disse...

at …+ vc disse q ele e recessivo ,tem alguma capacidade de ser lutino? e vc disse q o pai deve portar alguma mutaçao … so o pai? a mae n pode ? te mais

lauri medeiros disse...

quando for
tosra assa de meu periquito pra q ele nao voe toso as duas ou so uma?

jcesardutra disse...

Bia enquanto não retirar a casinha ela vai continuar a por sempre. Tem que retirar a caixa ninho e desprezar estes ovos, cozinhando e amassando com farinhada e dando para ela comer.

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 600 de 631   Recentes› Mais recentes»