Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Resposta ao leitor: resultado de cruzamento...

Pergunta do leitor:

"Gostaria de saber como sairão os filhotes de um macho albino com uma fêmea arlequim recessiva verde claro."

Caro leitor, ao acasalar um albino com uma Ar, precisaríamos saber antes se o ino é portador de Ar e se a fêmea verde clara é portadora de azul. Caso não sejam então limitam bastante a variedade de filhotes.

Um albino com uma Ar verde, nasceriam filhas lutinas e filhos normais verdes portadores de ino e Ar. Sê o ino for portador de Ar, então nascerão filhos Ar.
Sê a fêmea for portadora de azul, então nasceriam também azuis e fêmeas albinas, em menor proporção, mas existe a possibilidade.

Por isso antes de acasalar devemos pensar em todas as possibilidades para ampliar o leque de variedades de filhotes.

Leia mais:
A pergunta de Rian Telles
Resposta ao leitor : Fêmea que arranca as próprias penas
Resposta ao Leitor: ao amigo Luciano Candido Salgado.
Resposta ao leitor: Arlequim recessivo (Ar).

6 comentários:

Anônimo disse...

Tenho um casal de periquitos, decide reproduzi-los, logo que coloquei a casa a femea colocou 4 ovos, e ficou chocando, com o tempo ela ja quase nao entrava no ninho e a cada dia aparecia um ovo quebrado e eles comiam o ovo.
Agora a femea colocou mais 4 ovos, e dessa vez foi diferente, ela ficava direto no ninho so saia p/comer, um ovo amanheceu fora do ninho quebrado, e hj nasceu um filhote, escutei um piado e fui olhar ai vi a femea puxando o filhote p/debaixo dela.
A femea fica praticamente direto no ninho com o filhote em baixo dela, as vezes ela sai p/comer, mas ja vi tmb o macho comer e dps ir la no ninho, tive a impressao de que ele estava dando comida a ela.
Ta tudo certo? sera que os pais estao cuidando direito do filhote? é a primeira vez q tenho filhotes de periquitos, nao sei o q fazer, eu quero q esse filhote vingue.

Eu posso colocar a mao no filhote ou a mae o rejeitara ?

Julio Dutra disse...

Aparentemente está tudo certo, mas você tem que abrir a tampa da caixa ninho e olhar lá dentro pra ver se está tudo bem, pode até pegar filhote na mão sim, eles não abandonam por isso. Algumas vezes pode acontecer de morrer um filhote e deve ser imediatamente retirado do ninho, por isso tem que observar constantemente.

Aproveitamos a oportunidade para divulgar o novo e-mail, onde o leitor poderá estar enviando perguntas e anexando as fotos para verificar dúvidas e/ou plubicar no blog.
julio@vidadeperiquito.com.br

Fernando Lima disse...

Júlio, preciso da sua ajuda:

Tenho o seguinte casal:

- Um macho verde claro cujas asas são quase totalmente amarelas (só não são totalmente pq elas têm umas leves pintas verdes claras, axo q a denominação é opalino asa clara verde claro

- Uma fêmea totalmente amarela, toda mesmo, porém com os olhos pretos e iris brancas, axo q a denominação é cintilante duplo fator verde

Queria saber qual a cor dos filhotes? Se seria possivel obter um filhote igual a mãe? Obrigado.

Bruno Demboski disse...

Ola!!! me chamo bruno demboski sou d sc e recentemente adquiri um casal comprovado de uma agropecuaria do centro de minha cidade; As duas aves estao em exelentes condiçoes belas openas... Junto com eles comprei a gaiola propria para tirar crias e a caixa ninho.... A minha femea provavelmente é albina pois é branca d olhos vermelhos..e o macho é azul normal...eu vejo q ele tenta acasalar com ela mas ela nao deixa.. Caso acasalem gostaria d saber quais as cores dos filhotes???
Agradeço seu tempo...

Julio Dutra disse...

Bruno Demboski Não sabemos se este macho azul é portador de alguma outra mutação, então espera-se que todos os filhotes sejam azuis, femeas e machos e os filhotes machos serão portadores de INO.

Bruno Demboski disse...

obrigado por sua resposta... estou ancioso pra q eles tenham filhotes pois adoro periquitos... os dois sao bem comunicativos c eh assim q posso descrever... os dois fazem caricias um no outro... mas ela nao deixa ele fazer nada alem disso...