Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A pergunta de Rian Telles

Na verdade são duas perguntas, "Como se deve limpar a caixa ninho" e "porque o casal só cria um filhote por vez".

Muitas pessoas tem medo de retirar a caixa ninho da gaiola e limpar, mas isto é perfeitamente possível e nenhum casal abandona o ninho por isso. O que não pode é ficar movimentando a gaiola de um lado para outro quando a fêmea esta em plena postura dos ovos. Isto a deixa insegura e ela abandona o ninho. Porém, quando os filhotes já estão no ninho, podem ser retirados, colocados em um recipiente limpo e quente protegido do frio e de ventos, procedendo então à limpeza e a colocação de um pouquinho de serragem daquelas vendidas em pacotes para os Hamesters, ou mesmo areia seca e limpa. O que não é recomendado é a serragem das madeireiras, devido o veneno contra cupim que é usado na madeira.

Quanto ao casal dar apenas um filhote por rodada, deve ser devido à idade limite dele ou dela.Depois de quatro anos para a fêmea e cinco anos para o macho, os periquitos australianos perdem bastante a fertilidade.O que é recomendado é o de sempre, ou seja: descanso a cada seis meses com a aplicação correta de vermífugo e depois um revitalizante e também exercícios em uma voadeira bem maior que as gaiolas de criação. Para aumentar a fertilidade depois desses cuidados, costumamos aplicar uma vitamina "E" de qualidade. As melhores custam mais caro e algumas não se dissolvem em água, exigindo ser misturadas ao milho verde na espiga, á mistura de sementes e a misturas em papas e farinhadas.

4 comentários:

Eder disse...

Ola Julio... Sempre leio seu blog e aprendo muito, tento passar o pouco que eu sei para iniciantes atraves do orkut, atraves da maior comunidade de periquitos australianos de lá. Eu acho que seria muito interessante (caso vc tenha orkut) se vc participasse da comu de vez em qdo nos brindando com tanto conhecimento, ou se quiser ate como moderador. caso se interesse o link do meu orkut é este:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10495974834695309772

ps. nao precisa postar esse comentario no seu blog

Eder disse...

AH Julio eu tenho uma duvida rsrs (desculpe a encheção) mas tenho visto varios tamanhos de ingleses... Como nao entendo muito de quitos, queria saber se existem padroes da raça. Por exemplo, nos gatos (q é o animal q eu sei um pouco mais) existem padroes dentro da mesma raça, o pet para companhia, o breeder q é um pouco melhor q o pet e o padrao show que sao gatos quase perfeitos, participam de exposiçoes etc.
queria saber se existem padroes para periquitos tbm.

Julio Dutra disse...

Eder só existe um periquito padrão inglês ou de exposição como chamamos. O que ocorre é que alguns criadores mais eficientes conseguem melhorar seus periquitos. As qualidades que procuramos num bom periquito são: Cabeça grande, bem armada em relação às penas e seu direcionamento, colar com pintas grandes e simétricas, largura de ombros, postura no poleiro, comprimento e largura das penas, máscara grande e baixa além de comportamento dócil e um bom tamanho. Como podes ver são bastante quesitos e alguns periquitos preenchem mais quesitos que outros, então estes são melhores, mesmo estando todos dentro do padrão. Acredito que no fundo é igual para qualquer animal de exposição.

Julio Dutra disse...

Aproveitamos a oportunidade para divulgar o novo e-mail, onde o leitor poderá estar enviando perguntas e anexando as fotos para verificar dúvidas e/ou plubicar no blog.
julio@vidadeperiquito.com.br