Temos falado muito sobre os ADAs (arlequins dominantes australianos), mas não é muito comum encontrar os ADs (arlequins dominantes). São parecidos um com o outro, mas os ADs são menores, tem a mancha menor atráz da cabeça, tem variações das marcações nas asas e também no corpo. No corpo, ele inverte a posição das cores, pois enquanto no ADA a cor escura fica no peito e a clara na barriga, no AD a cor clara fica no peito e a escura na barriga.
AD com mancha branca pequena na cabeça.
AD com mancha branca pequena na cabeça.
AD a cor clara fica no peito e a escura na barriga.
Leia mais:
O Arlequim Dominante Australiano - ADA
Cores no periquito australiano. (azul celeste)
As cores nos periquitos australianos.
Primeira cria do ADA celeste gold com a opalina cobalto.
2 comments:
Olá, tenho uma pergunta que não corresponde ao post, mas preciso de ajuda.
Meu casal de periquitos (ele azul, ela branca) estavam com 5 ovos. Três nasceram e, desde o último nascimento, já se passaram cinco dias sem que os dois ovos restantes eclodissem. Ainda estão lá e me parece que estão dando trabalho aos pais. Minha impressão é de que não há nada lá.
Não consigo ver os ovos porque a fêmea não sai da caixa ninho, tampouco me deixa examiná-los, já que estamos há pouco tempo com esse casal e eles ainda não estão acostumados conosco. Tenho medo de pegar os ovos contra a vontade dela, estressá-la e ela não querer chocá-los mais, portanto só pretendo encostar neles se for para retirá-los de uma vez da caixa ninho, já que também não tenho lanterna nem uma lâmpada para verificar a existência de filhote nos ovos.
Minha dúvida é a seguinte: depois de cinco dias após o último filhote ter nascido, ainda há possibilidade desses dois ovos restantes estarem com filhotes ou posso retirá-los da caixa ninho para não desgastar mais o casal? Estou preocupada.
No twitter, sou a @kidulta.
Obrigada e abraços.
"LA" respondendo a sua pergunta, não há motivos para preocupação, pois ainda tem tempo hábil para estes ovos eclodirem e se não eclodirem servirão de apoio para os filhotinhos recém nascidos, podes deixá-los lá, quero dizer, no ninho. Porém a ninho tem que ser inspecionado para ver se esta tudo certo, se não estão com diarréia e se o casal esta alimentando os filhotes. Isto pode ser observado examinando o papo dos filhotes. Pode pegar na mão, pode com cuidado tirar a fêmea do ninho, eu uso luvas ou um pedaço de espiga de milho e vou empurrando devagar, pois tem fêmeas que não querem sair, mas precisam. Não te preocupes, elas sempre voltam.
Postar um comentário