Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Arlequins Recessivos (Ar): variação nas cores

Dizem os pesquisadores desta mutação que nunca vamos encontrar dois iguais, ou até mesmo quase iguais. Eles sempre conseguem variações nas posições de suas manchas sendo que um nunca fica igual ao outro. Digo isto porque se observar-mos por exemplo um normal azul, verde, ou outro normal qualquer, eles serão iguais ou se parecerão bastante iguais e com os Ars isso nunca acontecerá.
Estas fotos mostram bem como se apresentam os Ar (arlequim recessivo): Aproveitando o ensejo, devo orientar aos leitores sobre a procedência desta três primeiras fotos, que foram conseguidas atravéz do livro "Novo Guia dos periquitos" é da coleção Habitat, 2ª edição, e o autor é David Alderton.




Leia mais:

4 comentários:

PM disse...

ola sro julio, tenho um casal de periquito e um verde claro(macho) com uma azul cobalta(femea) que cor poderá nascer os filhotes.?

Julio Dutra disse...

Davi Evangelista sabemos que a cor verde é dominante sobre os azuis nos periquitos, então todos os filhotes serão verdes a não ser que este verde seja portador de azul, desta forma nascerão azuis também. Como ela écobalto poderá nascer verde escuro tambem.

Anônimo disse...

Julio tenho um casa azul cobalto com fator violeta portador de asa canela e uma femea opalino verde escuro, nasceram 4 cria e a 4ª foi um violeta asa canela, mas se verde é dominante porq nasceu esse sendo que os pais da femea opalina é um opalino verde claro e a femea amarela (mãe), no momento nao lebro bem se era essa cor mesmo mas sendo todos da linha verde!Como isso aconteceu?
Jackeline!

Julio Dutra disse...

Jacqueline, que maravilha as leis da natureza e que bom quando conseguimos ver isso em nossos periquitos. Vamos ao mais fácil, esta violeta (quarto filhote) é uma fêmea, pois sendo de uma mutação ligada ao sexo (asa canela), então um macho portador (o pai dela) com uma fêmea não canela (a mãe), só poderão passar filhotes canelas se forem fêmeas. (lei das mutações ligadas ao sexo). Inclusive sendo opalina esta fêmea (a mãe) e o macho não sendo nem portador (de opalino), os filhotes machos serão portadores de opalinos. (só os machos). Sê ficou um pouquinho confuso então dê uma olhada na tabela das mutações ligadas ao sexo ou sexo ligado. Isto atinge os albinos, lutinos, rendados, opalinos e asas canela. Vamos finalmente a tua pergunta: Como nasceu azul sendo filho de uma mãe verde e também filha de verdes? Existe uma lei na genética que diz: Uma mutação recessiva salta gerações vindo aparecer numa geração seguinte. Esta mãe opalina verde escuro é portadora de azul, e quem passou isto para ela foi um de seus avós. Pode acontecer sim.