Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Num Galpão Gaúcho lá em Vila Nova - RS Andréia de Aquino

Criar periquitos é um hábito mundial e no Brasil encontramos criadores e criadoras de norte a sul do país. A leitora Andréia de Aquino, da cidade de Vila Nova, no Rio Grande do Sul é mais uma admiradora destas maravilhosas aves. Ela gosta da mutação opalina, onde as listras zebradas do pescoço não aparecem. O periquito fica com a cabeça branca nos exemplares azuis e cinzas e com a cabeça amarela nos verdes e verdes cinzas. Muda também o desenho das asas, destacando-se do corpo, de maneira especial. Para que a tradição seja mantida ela ensina seu afilhado, o lindo garotão Wendel a lidar com os filhotes em seu criadouro.






















4 comentários:

Anônimo disse...

Legal !!!! Parabéns Andréa. Sou criador de Santa Maria, quando quiser aparecer para conhecer so me avisar atráves do meu e-mail alessandro_correa@terra.com.br.
Um grande abraço ao Julio, idealizador de espaço maravilhoso, estava de férais amigo Julio?

Julio Dutra disse...

Grande Alessandro Correa, criador de maravilhosos periquitos em Santa Maria o coração do Rio Grande do Sul. Realmente eu estava dando apoio ás férias da esposa, haja visto que já cumpri minha missão e sou aposentado. Quem estiver pelas proximidades do Rio Grande tem que agendar uma visita ao seu criadouro, é parada obrigatória em Santa Maria, com certeza. Abraço, Julio

Everton disse...

Oi!
Estou com uma dúvida.
A mutação opalina segue o mesmo padrão dos inos? isto quer dizer que um macho portador de opalino acasalado com uma fêmea normal irá ter apenas filhas opalinas?
Obrigado...

Julio Dutra disse...

Everton parabéns gostei do raciocínio. Para quem já sabe isto pode parecer primário, simples, mas não é. Quando começamos a nos interessar por genética e entender como funciona nestes nossos amigos periquitos vemos que tem bastante assunto a estudar e aprender. Chamam-se mutações sexo ligadas ou ligadas ao sexo e nos periquitos é ao contrário do que acontece nos humanos. Os lutinos, albinos, opalinos,asa canela, rendados e corpos claros obedecem a esta regra. Aprendeu pra um deles aprendeu para todos. Veja a tabela:

Casal (/ significa portador)
Expectativas

Macho Lutino × Fêmea Lutino
Machos Lutino
Fêmeas Lutino

Macho Lutino × Fêmea Normal
Machos Normais/Lutino
Fêmeas Lutino

Macho Normal/Lutino × Fêmea Lutino
Machos Lutino
Machos Normais/Lutino
Fêmeas Lutino
Fêmeas Normais

Macho Normal/Lutino × Fêmea Normal
Machos Normais/Lutino
Machos Normais
Fêmeas Lutino
Fêmeas Normais

Macho Normal × Fêmea Lutino
Machos Normais/Lutino
Fêmeas Normais

Macho Normal × Fêmea Normal
Machos Normais
Fêmeas Normais
Para as outras mutações lig. ao sex. é só trocar o nome, o resto é tudo igual