Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Nova safra do Marlon.

Lindos filhotes estes do criadouro do Marlon, vejamos como é interessante observar os caminhos ditados pela genética. O marlon acasalou um macho opalino verde escuro com uma celeste corpo claro. Primeiramente observamos três filhotes azuis, mesmo sabendo que o pai é um verde e sabemos que verde é dominante sobre o azul. Esta façanha acontece somente quando o verde é portador de azul, caso contrário viriam todos os filhotes verdes.

Depois podemos observar a característica de uma mutação chamada sexo ligado ou ligada ao sexo. É quando um macho opalino é acasalado com uma fêmea não opalina. Os filhotes opalinos são todos fêmeas, e os filhotes machos são normais portadores de opalino. Ainda é importante informar que os filhotes machos serão portadores também de corpo claro, pois a mãe é corpo claro, outra mutação sexo ligada.



Leia mais

Mutação ligada ao sexo, ou sexo ligada.

Acasalamentos recomendados.

Cores no periquito australiano. (azul celeste)

Fator escuro na linha azul.

10 comentários:

Carolina Granja disse...

Parabéns, Marlon! Belos filhotes!

Carolina Granja disse...

Júlio, então no caso dessa ninhada, mesmo que estejam muito novinhos já dá para dizer que há ao menos uma fêmea (a opalina), não é? Os outros dois, sendo normais, podem ser machos ou fêmeas, é isso?

Julio Dutra disse...

Caroline Granja vou falar só pra você, não deixe o Marlon escutar: Esse camarada é observador,bastante detalhista e muito em breve estará apresentando cada vez mais o melhoramento em seus periquitos, podes aguardar.

Julio Dutra disse...

É isso mesmo Carolina Granja,uma fêmea opalina, aliás todo filhote opalino deste casal será fêmea. Filhotes normais poderão ser machos ou fêmeas, não esquecendo que todos os filhotes machos serão portadores de opalino. Opalinidade é uma mutãção sexo ligada ou ligada ao sexo, igual aos lutinos e albinos, corpos claros e asas canela.

Liniker disse...

Júlio gostaria de saber se tem algum problema com um casal de periquitos que eu tenho, sendo que eles estao na segunda ninhada(a primeira os tres filhotes morreram +ou- aos vinte dias).Nessa segunda ninhada tiveram tres e dois ja morreram +ou- aos 20 dias ficando somente o mais velho.Se puder me ajudar gostaria de saber se isso eh comum acontecer ou se eh pelo tamanho da caixa que é só 10cm por 20cm(apesar de serem apenas tres filhotes)

Julio Dutra disse...

"Liniker" tem que examinar como é que estes filhotes morrem. Eles apresentam algum sintoma como diarréia? Você observou o papo dos filhotes? Pra mim esta parecendo que os pais estão deixando de tratar estes filhotes. Tem que examinar o papo deles diariamente e se for confirmado você mesmo têm que alimentar. Outra coisa que intoxica e mata filhotes é usar serragem de madeireira na caixa ninho, elas são retiradas de madeira tratada e intoxicam os filhotes. Também observar se estavam feridos, pois alguns casais podem vir a atacar seus filhos crescidos para expulsá-los da caixa ninho e iniciar outra ninhada (acontece). A caixa ninho tem uma pequena divisória para que os filhotes não saiam do ninho quando ainda estão muito pequenos? Algumas vezes eles morrem de frio, sozinhos na outra parte da caixa. Você costuma pingar vitaminas ou outro medicamento no bebedouro enquanto o casal esta com filhotes? Nesta faze não se coloca nada na água, pois eles dão muita água para os filhotes e acabam morrendo intoxicados pelo excesso de vitaminas ou medicamentos. Quando a caixa esta com excesso de sujeiras você limpa? Tem que tirar o excesso, principalmente se for fezes muito moles. Estas são as ocorrências mais comuns, só você que esta por perto é que pode descobrir o que esta acontecendo, tem que observar tudo, olhar dentro da caixa diariamente até mais de uma vez. Boa sorte!

renata kelly disse...

Julio, quais são as cores mais raras e mais dificeis de obter , sem ser lutino e albino?

Julio Dutra disse...

Renata Keller não existe nenhuma cor rara nem difícil de conseguir, nem mesmo os albinos e lutinos. O que existe em relação a isso é que em algumas cidades existem poucos criadores daí a falta de todas as cores e mutações. O que é mais difícil de conseguir são algumas mutações como o fulvo, o rendado, o AD (arlequim dominante)e alguns outros que é muito raro encontrar entre os pequenos australianinhos. Estas mutações esxistem quase que unicamente nos periquitos de exposição e estão nas mãos de alguns criadores apenas. Na maioria criam azuis, verdes, cinzas,os normais como são chamados, pois estes atingem melhor porte.

nariella disse...

julio e só questao de sorte ou azar que ja fiz duas ninhadas de um casal opalino que tenho para ter a certeza de ter um macho para poder variar mais ter mais chances de ter opalinos mas so saem femeas na primeira ninhada foram so 2 os dois femeas e na segunda 3 os tres tambem femeas isso e comum?

Julio Dutra disse...

Nariella estou acreditando que sua fêmea não é opalino e por isso todos os filhotes que nascerem opalinos serão fêmeas (mutação sexo ligado). Sê realmente os dois são opalinos então no teu caso é falta de sorte mesmo, pois queres macho opalino e só nascem fêmeas. Mas é só casualidade, continua com eles que acabará por nascer machos opalinos também.