Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Como fazer para os periquitos não comerem mais os ovos?

Já falamos anteriormente sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à saúde dos periquitos. Em alguns casos uma boa solução é difícil, mas para periquitos que comem seus ovos podemos utilizar recursos para não mais perder o ovo colocado.
Algumas fêmeas e até alguns machos acabam ficando com o mau hábito de comer estes ovos recentemente colocados, uma solução é uma caixa ninho diferenciada (ver imagem).

Este tipo de caixa ninho evita em 100% dos casos que algum ovo seja comido. A camada de serragem protege o ovo na queda ao andar inferior e os ovos salvos podem ser colocados em outro ninho onde outra fêmea possa chocá-lo normalmente. Esta foto da caixa e mais detalhes sobre este assunto são encontrados no livro "novo guia dos periquitos", da coleção Habitat e o autor é David Alderdon.
Leia mais:

2 comentários:

Anônimo disse...

ola gostaria de saber por quanto tempo posso guarda o ovo do periquito onde e como
pois meu primiro casal come os ovos e o segundo ainda nao começou a postura para mim fazer a troca dos ovos como devo proceder .......

da para mandar um e mail
tunico.pl@hotmail.com

desde ja agradeço pela tua atenção

Julio Dutra disse...

Os ovos podem ser retirados desde que com muito cuidado, pois são frágeis e também podem ser contaminados pela mão do criador. Tem que lavar bem as mãos antes ou usar luvas descaráveis. Podem ser guardados em uma caixinha com algodão no fundo e cobertos para não ficarem expostos nem á luz. Porém depois que ela colocar o terceiro ovo e estiver mais choca os dois que estavam na caixinha podem ser devolvidos para que sejam chocados, por ela ou por outra fêmea. É que não devemos guardar por mais de quatro a cinco dias, pois podem estragar e mesmo assim é ideal que enquanto esperam sejam virados de posição uma vez por dia para que a gema não grude na casca. Nestes casos o mais importante é corrigir esta fêmea, com vermífugo, cálcio e ferro. Ou seja: Assim que termine esta postura deve ser tratada. Usa-se um ovo de plástico deixado no ninho enquanto espera-se pela postura dos demais. Muitas vezes sem conseguir quebrar o ovo de plástico ela perde o hábito. Mas isto não exclui o tratamento. Este ovo de plástico é comprado em pet shops ou agro pets, é do mesmo que os criadores de canários usam.