Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

terça-feira, 28 de julho de 2009

Disputa pela caixa ninho.

Tenho repetidas vêzes escrito sobre a problemática de ter mais que uma fêmea em ambientes pequenos. Elas vão brigar pela disputa da caixa ninho e depois vão brigar por estar muito perto uma caixa da outra. Cada casal em sua gaiola é a única garantia, a menos que estejam em um viveiro maior com várias caixas de sobra e bem distanciadas uma da outra.

Foto0-00171 (6)


clique na imagem para ampliar.

45 comentários:

Marcos disse...

Realmente é um problema ter mais do que uma fêmea no mesmo ambiente. Há pouco tempo coloquei dois casais num pequeno viveiro num ambiente de quase um metro quadrado com dois ninhos, mas não deu certo. As duas fêmeas colocaram ovos em seus ninhos, mas uma delas insistia em visitar a outra em seu ninho. Resultado: ovos quebrados. Retirei o casal que teve os seus ovos quebrados e os coloquei numa gaiola (agora a fêmea está chocando novamente com muita tranquilidade, sem brigas). A outra fêmea que ficou no viveiro tinha três ovos e os abandonou. Infelizmente esta é a segunda vez que ela põe ovos e não choca. Na primeira vez este fêmea estava sozinha no viveiro com o seu macho e fez isso também.
Júlio, você poderia me dizer o que pode estar acontecendo com esta segunda fêmea? Quando a comprei, já estava com a carancula bem marron, mas parecia ser jovem. Estou com ela há um ano e nada, pôs ovos duas vezes mas não chocou. Sua aparência é muito boa, igual a dos demais que estão criando.

jcesardutra disse...

Marcos da pra dizer quase com total certeza que o problema é do macho. Ele não esta fertilizando os óvos, troca de macho e a coisa da certo.

lucas disse...

por alguns periquitos tem topetes os meus nenhum tem??
e aquele periquito ainda esta com a cabeça vermelha!

rick disse...

o meu periquito tinha a caruncula azulzinha escura dum dia pro outro ficou branco oque me dizer?????

Marcos disse...

Julio, obrigado pela sua resposta. O macho que está com a fêmea mencionada acima, é um que comprei ainda filhote e já o tenho por volta de uma ano. Pode acontecer dele ser estéril? o que acho interessante é que a fêmea nem começa a chocar os ovos.
abraço

alex iury disse...

julio meus filhotes passam o dia todo gritando no ninho,já tão perto de sair o q pode ser?
e o meu macho não quer mais dar comida na boca da femea só quer subir em cima dela ! e hj eu vi eles no chão da gaiola parados todos embolados parece q ele tava mordendo ela! o q pode ser?

alex iury disse...

pq meus periquitos filhotes não teêm o bico preto,como os outros filhotes q saem do ninho?

jcesardutra disse...

Lucas vamos com alma, o que você esta chamando de topete nada mais é que uma boa armação de cabeça. (é assim que chamamos). Digo isto porque existe uma mutação chamada "topetudos", estes sim tem topetes, mas estão sumidos do Brasil e não se viu mais, nem mesmo em exposições.

jcesardutra disse...

Rick se entendi bem, é um macho ? Então devo dizer que nunca vi isto ! Mas vamos com calma, e vamos para os sintomas. Ele tem que estar se alimentando bem, sem diarréia e não estar nem arrepiado nem embolado e nem com alterações na respiração . Digo isto porque em fêmeas, quando ocorre um clareamento na cera, é sinal que elas não estão bem de saúde naquele momento. Tem que observar o estado geal dele e se notar algo errado então ele deve ser separado, colocado em um ambiente aquecido e devidamente tratado caso seja necessário.

jcesardutra disse...

Marcos até pode, um periquito pode ser estéril sim e também a literatura diz que alguns machos passam um certo tempo sem produzir espermatozóides e depois melhoram. Quando são periquitos padrão inglês, muitos deles tanto fêmeas como os machos podem ao apresentar muitas penas na região da cloaca e quando o macho gala, o semem fica retido nas penas. Por isso os criadores cortam as penas em volta da cloaca, só as penas, não as plumas. Algumas vezes são machos com um grau de consanguinidade muito grande, pois as pessoas criam com poucos casais e acasalam irmãos, pai com filhas, etc seguidamente e sem adicionar um sangue novo no criadouro. Então consanguinidade exagerada vem a causar esterilidade. Algumas pessoas dão doses muito fortes de alguns medicamentos, outros são obesos e vai por ai a fora as causas desta infertilidade que pode até ser passageira com futura melhora dependendo de cada caso. Porém quando acontece isto em duas ninhadas seguidas, o mais indicado é deixar este macho em observação e até um tratamento e colocar outro no lugar dele. Não esquecer nunca que machos com mais de cinco anos raramente são férteis e fêmeas depois dos quatro anos começam a parar de por.

jcesardutra disse...

Alex tem que observar se eles estão com o papo cheio, mas os filhotes costumam ser muito gulosos mesmo e gritam bastante por comida. O macho esta tentando copular com a fêmea para recomeçar nova ninhada. Para acalmar um pouco os ânimos, e se ela ainda não recomeçou a por, podes retirar o macho e deixar que a fêmea termine de criar-los sozínha, observa o ninho e veja se ela realmente não começou a por, se começou então não dá mais para separar. Quando separar tem que observar também se ela alimenta porque se ela não alimentar inverta a situação devolvendo o macho para a gaiola e separa então a fêmea noutra gaiola por uma semana ou um pouco mais, até que os filhotes estejam se alimentando sozínhos. Depois que isto acontecer junta de novo o casal. Neste período pode até acontecer de um dos pais começarem a atacar os filhotes com mortes inclusive, e por isso é que devemos separar ao primeiro sinal.

rick disse...

ela naõ tem nenhum desses simtomas agora o nariz dela esta marron e esta namorando um macho azul !!!!!
Eu jurava que era um macho pq quando comprei estava azul vibrante mas passaram se 4 meses ficou branco e agora esta marron quase enrugado!!!!e esta namorando um macho que eu achei no meu quintal !!!!

alex iury disse...

julio na minha gaiola não tem espaço pra por a comidinha pra eles ,não gosto de por a comida no chão,ai ponho em cima da ninheira,tem algum problema como o de os filhotes terem dificuldade empular pra subir lá pra cima?

jcesardutra disse...

Alex tem problema sim, os filhotes tem que achar a comida cm facilidade. A comida pode ficar no fundo da gaiola desde que não fique em baixo dos poleiros. Vai ver a tua gaiola esta com poleiros demais.

alex iury disse...

yes.... 35x40x27 com 5 a 6 poleiros espalhados por todo canto!

jcesardutra disse...

Alex isto não é bom, pois deixa os periquitosmuito amarrados o espaço da gaiola. Bastam três no máximo para que possam dar pequenos vôos.

alex iury disse...

ok prof!

alex iury disse...

tirei ficou só tres,vejo mta diferença! eles pulam direto!o mais velho(filhote)pus ele no meu dedo quando vi saiu voando em direçãoa gaiola fiquei imprecionado e ele ainda nem saiu doninho,tá com trinta e dois dias....tem algo errado?

jcesardutra disse...

Alex tem filhotes que são mais preguiçosos, neste caso eu retiro da caixa ninho e deixo na gaiola algumas horas, depois devolvo para a caixa, ele devagarinho vai tomando gosto por sair.

alex iury disse...

ops saiu sozinho ontem assim q eu te enviei esta mensagem!!!
Pus ele na cixa e ele saiu denovo e agora tá q nem os pais,eu vou por ele no ninho por cima ele vira do meu dedo e esai voando! só q não gosta de ficar pulando q nem os pais,fica no seu canto e só voa se necessário.
e ele (33 dias) e o do meio(30 dias)pedem comida ao pai e a mãe e só recebem bicadas,os pais só ligam pro mais novo! eles já comem sementes um pouquinho,bem pouquinho mesmo e bem devagarinho.e o albino já com 26 dias tem o bico engilhado.
o q pode ser?
obs:deixe a resposta apartir de todo o comentário
obg

murilo fernandes medeiros disse...

por favor me ajude tenho o que parece ser um casal de periquitos mansos eles ja ficam no ombro e o dedo so que agora quando eu vou pegar a femea ela vai com tudo para caixa ninho e o macho fica no buraco da caixa existe alguma possibilidade de ter algum ovo dentro da caixa ninho?

jcesardutra disse...

Alex os pais forçam um pouco a barra dos filhotes maiores para que estes comecem logo a comer, pois são preguiçosos. Mas de vez em quando eles alimentam até os maiores, é assim mesmo. Fiquei na dúvida é em saber o que é bico enguilhado ? Da para explicar melhor?

jcesardutra disse...

Murilo por que você não abre a caixa e olha? Com este comportamento ou tem ovo lá ou terá em breve, mas pode examinar a caixa, não há problemas.

VALÉRIA disse...

BOM DIA...
OI JULIO ESTOU TRISTE HOJE A TARDE QUANDO ABRI A PORTINHA DO VIVEIRO PARA TROCAR AGUA O MEU FILHO DE 4 ANOS CAIU E EU CORRI PAR SOCORRE-LO E DEIXEI PORTA ABERTA QUANDO VOLTEI O FHILHOTE DE 34 DIAS ACABARA DE SAIR VOANDO EU NEM ACREDITEI QUANDO O VI VOANDO POIS ELE SAIU DO NINHO A MENOS DE UMA SEMANA, AINDA BEM QUE OS OUTROS NÃO PERCEBERAM A PORTA ABERTA SENÃO O DESASTRE SERIA MAIOR É UMAPENA ESPERO QUE ELE CONSIGASE VIRAR SOLTO PORAI...

alex iury disse...

é assim:
o bico dele é ,não tem quando a gente passa muito tempo no banho ou numa piscina?ai os dedos não engilham?
o bico dele tá meu assim! ou vc não sabe ou não entende o q é engilhar?
sem ofensas,mas algumas palavras mudam em relação as regioes,e principalmente nordeste e sul!

murilo fernandes medeiros disse...

vc tambem entende de calopsitas

murilo fernandes medeiros disse...

so que a caia nao da para tirar la de dentro (da gaiola ) mas eu vou examinar

jcesardutra disse...

Valéria periquito novinho assim quando foge não vai muito longe, de uma procurada pela vizinhança, ele vai procurar uma gaiola.

jcesardutra disse...

Alex tem que ver direitinho se não é sarna, se for basta passar uma pomada tipo dolemil ou mesmo o sbp á base de água, depois de espirrado contra um papel limpo.

jcesardutra disse...

Murilo não crio calopsitas e infelismente não conheço á respeito. Coloque a palavra calopsita no google que aparece diversos sites á respeito.

alex iury disse...

não naum é sarna
é o bico mesmo !!!!a parte amarela !

jcesardutra disse...

Alex se não é sarna então é assim mesmo, tire uma voto sem flash e bem de perto, me mande para que eu possa dar uma avaliada.

Valéria Cerutt disse...

Estou criando periquitos a pouco tempo, dei o nome de viví (para a fêmea) e Chuchu (para o macho).
Eles são lindos! vou enviar as fotos para vc! estou lendo o forum e gostando muito! Nossa são tantos os desafios! Pensei que fosse mais fácil o fato da criação de filhotes... pensei que a natureza na maioria das vezes seguisse seu destino! Ufa!!! Espero que quando os meus tiverem que chocar e a natureza siga o fluxo normal sem nenhuma intervenção minha!
Está sendo muito construtivo para mim lêr este site!
Bjus!

Até breve!!!!

rick disse...

sabe aquele periquito que era macho e virou femea ela botou um ovo hoje!!!!

jcesardutra disse...

Valéria não te assustes, parece complicado mas não é. Leia os artigos publicados e acompanhe as perguntas e respostas dos leitores, servirão para você também.

jcesardutra disse...

Rick queres dizer aquele periquito que parecia macho e era fêmea, não é? Acontece, algumas vezes eles nos enganam.

Marcio disse...

Olá julio. estou começando a criar agora. adorei seu site. é muito bom mesmo. estou com muitas duvidas. teria com vc me enviar alguns materiais? ouvi um comentario sobre colocar duas femeas com um unico macho numa gaiola com dois ninhos. isso da certo? obrigado!

rick disse...

posso pegar o ovo para ver se ra cheio!

jcesardutra disse...

Marcio o ideal é casal por casal. Já vi casos em que o macho abandonou uma delas quando nasceram os filhotes e só alimentou a outra família. Eles não conhecem bigamia, na natureza deles não tem.

jcesardutra disse...

RICK NÃO DEVE.

Anônimo disse...

Aguardei todos os dias(chegaram a 26), e estou muito triste, tanto eu como meu filho. Fui fazer o teste da água morna e nenhum ovo estava fértil, será que tenho que mudar o macho, eram 5 ovinhos e nenhum deu certo. Agora tenho que retirar o ninho?? Sei lá sou muito inexperiente, e estou insegura.

Julio Dutra disse...

Rcpd alguns casais acertam depois da segunda rodada. Sê continuar sem fertilizar os ovos então deveras trocar o macho, mas nunca na primeira ninhada. Por enquanto faça uma limpeza na caixa ninho e deixe-a lá.

Natasha disse...

Oi júlio, teno três casais num viveiro e o que se passa é o seguinte: pus as caixa ninho no viveiro e os três casais tiveram filhotes, ainda não tinham saido todas as crias do ninho e as fêmeas já estavam a por a segunda postura. Achei que seria um pouco cruel botar fora os ovos e decidi deixar mais esta criação apesar de saber que criações seguidas não fazem bem aos periquitos adultos. E mais uma vez ainda não sairam todos os periquitos das caixas e mais uma vez eles voltaram a pôr ovos!!! Que devo fazer?? Não será cruel retiar os ovos uma vez estando galados? Devo deixá-los??

Julio Dutra disse...

Natasha sê eles são bem alimentados, se você coloca farinhadas, milho verde, ovo cozido e então podem criar três ou quatro vezes seguidas sem problemas. O porém é que vão continuar criando e você tem que por um limite para que descansem, recebam vermífugos e vitaminas e então reiniciem novas crias após sessenta dias. Quando estão em gaiolas é mais tranqüilo, retirando a mãe e deixando que o pai termine de criar sozinho. No viveiro tem que ficar atento para ver se ele esta alimentando mesmo. Mas pode ser feito isto, quando os filhotes estiverem empenados, grandinhos, e não precisarem mais do calor da mãe e antes que elas comecem nova postura. Caso seja necessário você pode ajudar a alimentá-los com uma seringa e uma sondinha. Coloque então as fêmeas em outra gaiola e deixe que os machos terminem o serviço. Depois então retire todas as caixas ninho do viveiro e trate todos juntos de uma só vez, inclusive os filhotes. Muitos banhos para recuperarem as penas(com gotinhas de iodo na água) e então um revitalizante para restabelecerem as forças. Todo este período é bom que durem dois meses para que as fêmeas se recuperem bem.

Victor disse...

Em um pequena gaiola eu tenho um casal de periquitos australianos,e a femea sempre botava ovos mas nunca nascia nada.
Mas faz uns quinze dias eu fui tratar deles e havia um filhote.Agora ele ja esta grande e com um pouquinho de penas.
Voce acha que eu devo comprar uma gaiola nova??????Ou um viveiro?????