Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Arlequim dominante australiano gold face portador de Ar.

O pai dele é um ADA, a mãe uma Ar, por isso a falta da cor azul pelo corpo. E tudo que devia aparecer branco ficou amarelo e ouro devido a face ouro (gold face). Este periquito não corresponde ao que se busca para a exposição, ele foi criado para o público em geral que adimira apenas pela beleza. E cá entre nós, que ele é lindo temos toda certeza, não é mesmo?

Leia também:

Verde cinza portador de ino.

Primeira cria do ADA celeste gold com a opalina cobalto.

ADA celeste gold face portador de Ar e Ar cinza.

Resposta ao leitor: Arlequim recessivo (Ar).

24 comentários:

Luciana disse...

olá Júlio, tenho uma dúvida. Os filhotes de periquitos da minha vizinha nasceram no começo de junho, e até agora não criaram penas no corpo. Dois deles já voam pela gaiola e o mais novo não quer saie de dentro da caixa ninho, mesmo já estando bem grandinho. O macho atacou eles a ponto de matar o mais velho (eles eram 4).Já fazem duas semanas que o macho foi apartado, mas agora é a fêmea que briga com os mais velhos.Por que será que está acontecendo essa falta de emplumagem? Me preocupo, pois os primeiros filhotes aqui de casa estão para começar a nascer este fim de semana, não vejo a hora,(sáo 5 ovos), e não quero que isto ocorra com os meus também. Agruardo resposta.

Antônio disse...

Olá Julio,
gostaria de primeiramente de parabenizá-lo pelo site. Realmente muito bom!!! Tenho um casal de periquitos e estou contruindo um viveiro para comprar mais dois (quero criar por hobby mesmo, e acho que três casais é um bom começo). Entrei aqui cheio de dúvidas e com algum tempo de leitura, dos comentários principalmente, sanei minha perguntas e ainda tive mais idéias de como agir em casos que possam surgir. Portanto muito obrigado pela disponibilidade e mais uma vez, Parabéns!!!
Depois deste testamento uma dúvida: qual o problema em ficar modificando a gaiola de lugar? Pois de dia eu a deixo do lado de fora da minha casa e a noite eu a coloco para dentro. Isso acarreta em algum problema para os bichinhos???

Marlon disse...

Grande Mestre, Acaso essa ave é do Vosso criadouro? Aquele arco-íris nascino no fim do ano passado?

Marcos disse...

Muito lindo, tenho um exatamente com a mesma cor.

alex iury disse...

julio meus filhotes passam o dia todo gritando no ninho,já tão perto de sair o q pode ser?
e o meu macho não quer mais dar comida na boca da femea só quer subir em cima dela ! e hj eu vi eles no chão da gaiola parados todos embolados parece q ele tava mordendo ela! o q pode ser?

jcesardutra disse...

Luciana eles podem estar com uma doença chamada muda francesa e não tem cura, vão continuar sem as penas para sempre. Quando os filhotes estão grandinhos pode acontecer de serem atacados pelo pai ou pela mãe, o melhor é ficar atento e ao primeiro sinal tem que separar um dos pais, e se a mãe atacar também então tem que separá-los. Coloque os filhotes numa outra gaiola, cuide para que não passem frio e facilite a comida deles para que comecem a comer sozínhos o mais rápido possível (usar milho verde crú e na espiga, maçã e folhas verdes, além das sementes). SÊ eles ainda não conseguirem comer por conta própria então deves alimentá-los usando uma colherinha, uma seringa ou um conta gotas. O ideal é usar as papinhas que já vem prontas, bastando adicionar água morna. Caso não encontres em tua cidade, então pode usar fubá com um pouquinho de nestogênio ou outro farelo para neném porém sem leite. Os periquitos da tua vizinha são conhecidos como asinhas e são ótimos para criá-los ná mão pois não voam .

jcesardutra disse...

Antonio quando eles estiverem numa gaiola para reprodução, então a gaiola deve ficar fixa num local e não mexer mais, mas se estão na gaiola porém sem caixa ninho e a intenção não é criar na gaiola, então pode mudar de lugar quantas vezes quizer, pelo menos eles ficam passeando. Sem problemas.

jcesardutra disse...

Marlon podes crer que sim, e inclusive os dois filhos dele já estão quase saindo do ninho, um Ar cinza e um ADA gold face cinza portador de Ar. Não estou querendo admitir, mas é melhor que o pai.

jcesardutra disse...

Alex tem que ver como estão de comida no papo, e fica de olho pois o pai já esta tentando iniciar nova ninhada, nesta faze o melhor é separar o macho por uns dias e deixar que a fêmea termine de criar. E você tembém pode ajudar a alimenté-los.

Luciana disse...

Oi de novo.Estou radiante:na madrugada de sexta para sábado nasceu o primeiro filhote lá em casa e na madrugada de sábado para domingo já o segundo! Ainda faltam 3 ovinhos, mas os que nasceram até agora estão muito bem.

Luciana disse...

outra coisa, essa doença,muda francesa, é contagiosa? os filhotes podem tê-la mesmo sem seus pais a terem?

Marlon disse...

Eu vi os filhotes dele da última vez que fui aí. E se são melhores que o pai, maravilha. Abração.

jcesardutra disse...

Luciana parabéns e não esqueças de olhar diariamente a caixa ninho e de facilitar a alimentação da fêmea para que ela trate bem dos filhotes.

jcesardutra disse...

Luciana pode acontecer sim, mas a higiene rigorosa, a alimentação bem completa e os cuidados gerais com frio principalmente evitam bastante.

jcesardutra disse...

Marlon podes crer.

alex iury disse...

julio como talvez já saiba meu casal(com 3 filhos)ta numa gaiola meio grande...ai eu queria mudar a familia toda pra outra gaiola no mesmo local,pode?

Luciana disse...

Oi, eu de novo.Ganhei a fêmea de meu vizinho, acabou de ser apartada dos filhotes e está numa gaiola sem ninho e sem macho a duas semanas, para se recompor.Mas por incrível que pareça, ela começou a por ovos de novo, no chão da gaiola. Já pôs dois!Não quero pô-la junto ao macho por que de fevereiro pra cá, ela já teve 9 filhotes em 3 ninhadas, queria deixá-la descansar, pq tá bem magrinha.O q será q tá acontecendo?

jcesardutra disse...

Alex põe todos os filhotes e a fêmea dentro da caixa ninho na nova gaiola, a caixa que eles estão e solta o macho na gaiola. indo a família toda é tranquilo.

jcesardutra disse...

Luciana ela tem que ficar do geito que esta e de preferência sem ver o macho, ela já para de por. Não esqueças de aplicar um vermífugo e depois um revitalizante. Depois de tr~es ninhadas o ideal são 60 dias sem criar. Por isso o ideal ésoltá-la em um viveirinho onde só estejam fêmeas e sem caixa ninho.

jcesardutra disse...

Luciana eu estava te respondendo e deu um apagão no computador, vamos de novo. Ela tem que descansar 60 dias, receber vermífugo e depois um revitalizante. Quanto a postura ela vai parar, mas deve ficar sem ver nenhum macho e de preferência num viveirinho onde só hajam fêmeas e sem nenhum tipo de ninho. (seria o ideal).

Unknown disse...

oi eu tenho um casal de periquito australiano e eu queria saber se quando a femia botar os ovos depois de algum tempo é para mim separar da mãe e do pai ?

Julio Dutra disse...

Cesar Marques não separe ninguém, pois o pai ajuda a cuidar dos filhotes. Quando os filhotes estiverem crescidos, empenados e querendo sair do ninho, você terá que ficar atento, pois neste momento podem começar algum tipo de ataque aos filhotes, ou até mesmo entre o casal. Neste caso sim, separa-se a fêmea e deixa-se que o macho termine de criar sozinho os filhotes. Depois que estes estiverem comendo por conta própria então transferimos para outra gaiola e juntamos o casal novamente para outra ninhada se for o caso.

Unknown disse...

Olá,

SOu do Ceará e estou começando uma pequena criação de periquitos australianos e queria tirar uma dúvida.
Adquiri 6 filhotes de periquito e coloquei-os em um viveiro, estão agora com 5 meses de vida.
Quando eles vão entrar na fase de reproduão?

Obrigado, e aguardo resposta.

Julio Dutra disse...

Vitorino tens certeza de que são três casais? Deverás tomar cuidado para que não existam mais fêmeas do que machos, senão a encrenca esta garantida. Caso sejam três casais então tem que ter espaço suficiente para cinco caixas ninho, isto evitará as brigas pela disputa das caixas. Depois dos oito meses já poderás colocar as caixas e nesta data eles já estarão acasalados e será possível ver se alguém ficou sobrando.