Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Verde cinza portador de ino.

O verde cinza é um exemplar muito bonito, e neste casal, devido á mãe ser lutina e o pai cinza, fará com que os filhotes machos verdes cinzas sejam todos portadores de ino. Portador de ino siguinifica ter gen para albino e para lutino. Para lutino quando forem acasalados com verdes, e para albinos quando forem acasalados com azul.

Leia mais:

Primeira cria do ADA celeste gold com a opalina cobalto.

ADA celeste gold face portador de Ar e Ar cinza.

Resposta ao leitor: Arlequim recessivo (Ar).

Arlequim dominante australiano gold face portador de Ar.

10 comentários:

alex iury disse...

a esse é aquele casal q vc tirou a foto um tempo atraz cruzando?

jcesardutra disse...

Alex são eles mesmos e me deram dois filhotes recentemente, um verde cinza e um celeste, dois machos e ambos portadores de "ino".

marcos disse...

eu tenho um periquito cinza igual esse so não ingles seu por ele cruzar com uma femea verde escuro quais a cor dos filhotes????
ha eu tenho um casal celeste face amarela [femea] verde claro portator de ino [macho] ele estão chocando qual sera a cor do filhote!!!!

jcesardutra disse...

Cinza com verde da verde e verde cinza, e se eles forem portadores de azul (ambos) então acrescente filhotes cinza e azul.
Sê ele for portador de azul então poderá dar também celestes machos e fêmeas e albinos femeas, inclusive com face amarela. Mas se este verde claro for apenas verde então todos os filhotes serão verdes e deve ser trocado por um macho albino ou um azul para não perder a face amarela.

Murilo Pereira disse...

Olá. Em um viveiro tenho 2 casais. As duas femeas estao chocando. Num dia de muito calor, coloquei uma vasilha para eles tomar banho, os machos estavam tomando banho quando uma das femeas saiu do ninho e tambem foi tomar banho. Depois ela entrou no ninho toda molhada. Fiquei com medo de acontecer alguma coisa com os ovos e, retirei a vasilha de agua do viveiro. Tem algum problema dela entrar no ninho (com ovos) molhada? Quando estiverem chocando, posso deixa-lás tomar banho?

jcesardutra disse...

Murilo não tem problema se estiver bem calor, no frio não pode.

thiago disse...

eu gostaria de saber quantos meses os
filhotes de periquito fica
dentro do ninho

jcesardutra disse...

Thiago depois de um mês eles começam a sair da caixa ninho e a comer sozínhos.

Unknown disse...

oi, tenho um casal macho azul e branco e femea verde com cara amarela, nasceu um filhote lutino, como saber se é macho ou femea?

Julio Dutra disse...

O ideal é você dar uma olhada no artigo que explica sobre a mutação sexo ligada ou ligada ao sexo, lá esta toda a explicação para estes acasalamentos. É o caso dos "inos" que são os periquitos que tem genes para o albino e para o lutino conforme sua ligação com azul ou cinza, ou com verde. Nesta mutação, quando o pai é um portador de "ino" e for acasalado com uma fêmea normal (não ino), todos os filhos machos serão prováveis portadores de ino e as fêmeas serão “ino”. Portanto neste teu casal todo “ino” que nascer será fêmea.