Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ambiente para reprodução


Ambiente para reprodução no "Vida de Periquito" (foto).
Os periquitos australianos gostam de viver em colônias como na natureza, então mesmo num criadouro fica visível a importancia que eles dão para a presença de muitos periquitos no local. Ficam disputando cantos, gritos, preparação dos ninhos, tudo é motivo para incentivar a reprodução. Dizem até que um casal sozinho não reproduz (é uma lenda) e que um periquito sozinho em uma gaiola acaba morrendo de depressão (pode ser verdade) devido a falta que sentem de companhias.
Leia mais:

41 comentários:

Matheus disse...

César,tenho um casal de periquito há tres meses e 10 dias
tenho certeza que é um casal, A femea é cinza e esta com a narina marrom enrrugada e tem 10 meses,, e o macho é verde esta com a narina azul e tem um ano,,eles namoram bastante mas na hora acasalar a femea não que porque?
ja coloquei a caixa ninho a bastante tempo tambem e até agora nada...
O que devo fazer?

jcesardutra disse...

Matheus é um típico caso de fêmea nova, ainda não esta pronta. Daqui a pouco ela se ageita.

Antonio Andre disse...

Julio César tenho um casal onde o Macho é DILUÍDO Verde(Pai Azul Celeste, Mãe Opalino Verde Claro) e a Fêmea é ALBINO tiveram a primeira cria onde nasceram dois verdes normais e um Diluído verde; gostaria de saber se poderá nascer outras variedades e quais as possíveis?
Agradeço Atenção.

jcesardutra disse...

Antonio André este macho diluído é filho de pai azul então ele é portador de azul. A albina pertence a linha azul, assim como a lutina pertence a linha verde. Portanto neste casal existe a possibilidade de nascer 50% de filhotes celestes. Normais e diluidos.

BRUNO disse...

JCESAR,O MEU CASO É BEM PARECIDO COM O DO METHEUS
SÓ Q A MINHA FEMEA NÃO ESTA COM A NARINA MARROM,
ELE ATÉ TENTA MAIS ELA NÃO DEIXA,VAI DEMORAR MUITO PARA REPRODUZIR?
ELA TEM UNS 10 MESES!

jcesardutra disse...

Bruno com essa idade já era pra ter acontecido, tem que verificar bem este casal, inclusive confirmar o sexo deles.

BRUNO disse...

Uma vez eu mandei a foto da femea para vc,dai logo comprei o macho,mas ele tenta subir nela dai ela vira e tenta brigar com ele.
a femea entra muito dentro da caxinha e roi a porta toda
ela esta com um comportamento estranho ela fica deitada sobre a caxinha e ele do lado dela fazendo movimentos estranhos com a cabeça.
oq pode ser isso?

Muito obrigado!!

BRUNO disse...

EU POSSO MANDAR MAIS FOTOS DA FEMEA PARA O SENHOR ME AJUDAR?
VAI Q É OUTRO MACHO
DAI EU NÃO SEI.
VLW

jcesardutra disse...

Claro Buno, pode mandar.

jcesardutra disse...

Bruno isto é pedido de namoro, mas ela ainda não esta aceitando, não esta pronta.

marcio alvarenga disse...

Teus filhos , cada casal esta em sua gaiola. Saudaveis e relacionando muito bem. Só a violeta é muito rebelde. raga o jornal e move a grade do fundo da gaiola. Te mando noticias e foto da femea toda branca com asas cinzas. Morra de inveja. Alvarenga

alex iury disse...

julio sobre a façanha de reproduzir com um casal numa gaiola...consegui!!!!!!!!!!!!
ela botou tres ovos até agora!!!
e todo momento cruza!!!
espero que ela so bote onze ovinhos!!!kkkkkkkkkkkkkk

jcesardutra disse...

Valeu Alvarenga, mande as fotos, estou curioso.

jcesardutra disse...

Alex então realmente é lenda que um casal sozínho não cria, mas pode ter certeza que é um excelente casal.

ricardo disse...

mandarei fotos imetiatamente!!!!!!

ricardo disse...

comprei uma femea hj por telefone mas ela e o drobro do tamanho dos outros 3 que tenho eles me falaram que não e periquito ingles isso pode ser alguma doença????

me responda o mais rapido se puder !!!!!!!!!!!!

jcesardutra disse...

Ricardo ela pode estar muito gorda, e tem que prestar atenção na idade dela, pode ser vovó. Examina pra ver se tem massa de gordura crescida na região da cloaca, s tiver devolve que é velha.

ricardo disse...

eu queria saber como faço para achar a massa crescida????? na cloaca

ricardo disse...

me ajude
meu periquito vuou e caiu de rabbinho para baixo e esta sangrando o que fazer ????????socoorooooo?????

jcesardutra disse...

Ricardo só pela pergunta já dá pra saber que a sua não tem. Olhando na barriga dela, um pouco antes do ânus aparece uma parte bem gorda, até saltada pra fora. Não confundir com um desgaste normal devido ao tempo em que ela fica chocando, as vezes até fica pelado bem nesta região, mas isto melhora com um afastamento temporário do ninho. A massa que falo é chamada lipoma, é um montinho de massa ou gordura e esta quase sempre não tem mais geito.

jcesardutra disse...

Ricardo tem que examinar e ver onde exatamente esta sangrando. Se for ferimento na carne pinga umas gotinhas de iodo que sara rápido, se for pena quebrada ou cano novo (canhão) de pena quebrado tem que arrancar a pena quebrada para que pare de sangrar.

Luciangela disse...

tenho 2 casal de piriqito australiano 1 eu tenho a mas de 11 ano e elesainda nao teve nenhum filhote a femea esta com o nariz todo caroquento e a outra esta com o nariz marom e normal

jcesardutra disse...

Luciangela depois de quatro anos fica difícil para a fêmea procriar e os machos á partir de cinco anos. Este casal esta fora de cogitação para reprodução.

Bruno disse...

Oi,meus australianos estão juntos a mas de dois meses nem sinal de ovos e nem filhotes até cheguei a concuir q eram dois machos, mas o senho ja havia me ajudado a descobrir o sexo da ''femea''..
será q separando os dois por uma semana eles se acasalariam? pq nem isso a femea deixa''
me ajuda''
obrigado!!

jcesardutra disse...

Bruno eu não lembro desta fêmea, deve ser muito nova, por isso não deixa. Me mande uma foto deles de novo.

Bruno disse...

Ja mandei''VÊ LA''
OBRIGADO''

OBS:A FEMEA JA TEM MAIS DE 10 MESES,QUANDO ELE TENTA ELA VIRA E BATE NELE!!

Érika disse...

Caro Amigo, primeiro quero dar parabéns pela dedicação com que trata o assunto desses adoráveis bichinhos. Eu tenho uma agropecuária e resolví colocar uns bichinhos para alegrar o ambiente, foi quando nós ganhamos 7 periquitos australianos e um casalzinho veio com três ovinhos na ninheira, no dia que trouxemos no trajeto eu vim segurando a ninheira pra não balançar, já que a ex-dona disse que poderia comprometer os avinhos, ai quando chegamos vimos que ela tinha colocado um ovo e esse caiu no chão e se partiu, depois de dois dias colocou outro, mas eu notei que estava mais dispersa com o ninho, foi quando chegou um criador e nos recomendou a separação do casal, não sei se a gaiola foi pequena ou a mudança toda, mas no outro dia ela jogou os ovinhos pra fora do ninho e eu ví que em dois deles já havia filhotinhos dentro, não sei o que fazer agora.. você pode me ajudar a entender o que aconteceu?? Obrigada desde já.

Alisson Felipe dias disse...

Olá,Eu tenho um casal de Periquitos australiano,Minha femea ela está com a cera Marrom,mas quando o macho chega perto dela ela foge ou briga com ele,mas o engraçado é q ela direto ta dentro do ninho, mas esses dias eu olhei mas nao tinha ovo nenhum.A alimentaçao deles é balanceada Com mistura de sementes,arei com grit almeirao tres vezes por semana e Jiló.Sera q tó fazendo algo errado?
E por que ela ñ deixa ele cruza com ela?jah fazem uns tres meses que eu os comprei,quando eu os comprei a femea feio com a cera marrom, ai fico meio branco,ai agora jah tah voltando a coloraçao marrom.

diaas disse...

Olá a alimentaçao dos meus periquitos, sao a base de mistura de sementes,areia com grit,almeirao e jiló,as vezes eu colok uma espiga sem casca na gaiola ou até msm um pao torrado molhado ao leite.Esta alimentaçao tá balanceado?

Julio Dutra disse...

Alisson Felipe por algum motivo esta fêmea não aceitou o macho. Quando você a comprou ela poderia estar acasalada com outro macho e por isso não aceita este. Sê veio com a cera marrom e clareou é porque esfriou mesmo, pode até ter tido algum problema de saúde. Nestes casos eu aconselho o seguinte: Separa o macho em outra gaiola longe dela, da um vermífugo tipo avitrin ou semelhante para os dois, logo após coloca um fortificante tipo vita gold, piusana nutramix ou outro, tudo conforme a bula. Tudo isto deve levar uns vinte dias. Então reapresenta o garotão para a fêmea que a estas alturas, na gaiola de cria com caixa ninho, já deve estar bem quente. Acredito que ela o aceitará. Ela precisa esquecer o macho anterior e se apaixonar por este. Parece brincadeira, mas é assim que acontece. Só como cuidado final, tenha certeza que ele é um macho mesmo, pois duas fêmeas costumam proceder assim.

Julio Dutra disse...

Diaas a alimentação esta ótima até chegar no pão molhado no leite. As aves não são mamíferos, elas não precisam de leite. Quando estiverem com filhotes um pedaço de pão integral torrado pode ser bom, mas sem leite.

Unknown disse...

ola,tenhu 3 casais de periquitos em um viveiro grande,uma casal ja acasalou,essa femea pois 5 ovos isso ja faz umas 3 semanas mas notei que jogou os ovos para fora do ninho.Queria saber o porque.Sera que eu tenhu que pro esse casal em uma gaiola separada.Ou é porque tem 3 casais em um mesmo ambiente? obrigado

Julio Dutra disse...

Anderson algumas fêmeas percebem que os ovos estão inférteis e jogam todos fora após o prazo em que deveriam descascar. Com este tempo que referes, (21 dias, provavelmente eram ovos estéreis. Sê o viveiro tem espaço suficiente para todos, então podem ficar juntos, não se esquecendo de colocar algumas caixas ninhos a mais para que as fêmeas não ataquem os ninhos umas das outras.

Unknown disse...

olha julio nesse viveiro que eu tenhu, tem 4 caixas ninho para 3 casais isso é suficiente ou tenhu que por mais alguma ninhos e muito obrigado pela resposta,,abraçoss

Julio Dutra disse...

Anderson se tivessem mais uma ou duas caixas seria ainda melhor, porém tem que ver se o viveiro comporta. É bom dar uma lida no artigo que publiquei neste blog sobre os detalhes das caixas assim como das posições delas para evitar brigas entreas fêmeas. É importante ficar observando como se comportam e ver a real necessidade de colocar mais caixas ou não.

Anônimo disse...

tenho um casal de periquitos, a femea esta muito gorda,a gaiola deles é pequena e não tem o ninho, estou providenciando uma gaiola maior, mas estou preocupada, estou com eles a 4 meses, e ela não tem um olho e sempre foi mais quieta que ele, sera que ela esta doente?

Neto disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gean disse...

Julio César eu tenho um viveiro ai 2 casais acasalaram deu 4 filhote em cada ninho.Agora eles já são maiores já voam.
Quanto tempo leva para eles acasalarem e chocarem denovo? Obrigado

Anônimo disse...

Tenho um casal de periquitos mas eles estão comendo as próprias fezes! Dou a eles mistura de sementes para periquitos e couve. O que eu faço para quem parem?

Julio Dutra disse...

Tel eles nao podem ter acesso á fézes e para isso tem que ter aquela grade no fundo da gaiola e assim as fézes caem na bandeja abaixo. Esta grade deve ser limpa com ferquencia. Pode estar faltando alguma vitamina ou cálcio pra eles e também um vermífugo próprio a cada seis meses.

Julio Dutra disse...

Aproveito o espaço para divulgar o novo e-mail, pois o outro foi perdido então estamos atendendo por:

julio@vidadeperiquito.com.br