Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Gorduras não!


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


A dieta do periquito australiano realmente é muito parecida com a dos psitacídeos em geral, portanto é preciso ter muito cuidado com alimentos muito gordurosos, pois os periquitos australianos são muito propensos a lipomas (massa tumoral benigna ou não), isto é, acúmulos localizados de gordura.


Uma dieta ideal seria baseada em frutas, vegetais e sementes variadas. Entre as frutas, todas podem ser oferecidas a ave, com exceção do abacate que é bastante gorduroso e sementes de maçã, portanto o ideal é variar bastante. Em relação aos vegetais, deve ser oferecido a ave diferentes tipos de legumes e verduras, evitando a alface por ser um pouco laxante. Queijo branco, ovo cozido, nozes, avelãs e amêndoas, também podem fazer parte da alimentação destas aves. As sementes devem ser bastante variadas, entre elas alpiste, painço, aveia, colza, níger, e um pouco de semente de girassol (bem pouco sendo melhor no período de muda de penas). O importante é lembrar-se de trocar diariamente as frutas e os vegetais, não os deixando expostos por um longo período na gaiola. Deve ser evitado o pão, o ''excesso'' de aveia em grãos e girassol, pois costumam engordar muito e periquito gordo não reproduz, e fica propenso a formar bolas de gordura na região externa da cloaca.



Leia mais:


Alimentação de Periquitos


As necessidades dos Suplementos vitamínicos para pássaros em criadouro.


DOENÇAS NOS PERIQUITOS - Parte I


FATRORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS

13 comentários:

Marlon disse...

Grande Júlio.... Dia desses dei pepino aos meus periquitos e eles adoraram. Sobrou só a casca mesmo. Outra coisa: o período da muda inicia agora em janeiro, não é mesmo? Tenho notado que em volta do meu viveiro já há uma quantidade grande de pequenas penas, principalmente brancas e amarelas (tenho um albino e um lutino junto aos demais). Isso é normal nesta época?

guilherme disse...

eita julio vcn n responde mais as perguntas dos leitores q sao urgentes como aquele q perguntou no alimentaçao dos filhotes, vc abandonou o site???

guilherme disse...

julio (se o julio n responder marlon por favor me responda voce parece saber disso tbm, ou se nao responda so vc msm)
#com quanto tempo os filhotes começam a sair do ninho?
#com quanto tempo eles aprendem a voar?
#com quanto tempo de vida devo separar os filhotes dos pais?
#e com quanto tempo os filhotes ja começam a comer sozinhos?

guilherme disse...

por favor MARLON!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marlon disse...

hehehehehe, não sou o especialista aqui, mas vamos tentar. Com cerca de 30, 35 dias eles começam a sair. Com essa idade eles começam a ensaiar os primeiros vôos, mas ainda não percorrerão grandes distâncias. Também nessa fase eu aprendi que é interessante tirar a fêmea da gaiola, deixando apenas o macho alimentando as crias. O macho é quem irá ensinar as crias a comerem sozinhas, o que levará em torno de uns 10 dias. Após verificar que os filhotes já se alimentam sozinhos, podes retirá-los da gaiola e recolocar a fêmea, que logo ela e o macho reconhecerão um ao outro e iniciarão uma nova postura. Ensinamentos do sábio, mestre em periquitos, criador e, infelizmente, avaiano, Júlio César Dutra.

jcesardutra disse...

Calma Guilherme, as vezes demora para a pergunta chegar aqui.

Ana disse...

Olá Júlio será que é possível vc me responder as duas perguntas que eu fiz, e a terceira sobre como eu devo tratar uma periquita que eu encontrei na rua ela está ferida nas asas e muito emagrecida, se recusa a comer ou beber água ela está em uma gaiola separada dos outros, será que ela está doente, ou tem algo que possa transmitir para os outros se for colocada próximo.

jcesardutra disse...

Ana se ela não receber comida e áGUA ELA VAI MORRER. tENS QUE COLOCAR DIRETAMENTE NO PAPO ATÉ QUE ELA MELHORE E CONSIGA COMER SOZINHA. eu uso uma seringa com uma sondinha e compro este material em casas que vendem material médico ou odontológico, custa bem baratinho. Nas casas de pássaros eles vendem uma papinha para filhotes é só acrescentar água morna e injetar direto no papo.

Ana disse...

Obrigada vou providenciar agora mesmo a sondinha e a papinha para filhotes.

guilherme disse...

haushauhsuahsua, falou e disse o mestre marlon!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gabi disse...

O meu periquito ele esta muito gordo, a ração que dou pra ele é otima tem muitas coisas misturadas, mas acho que ele esta comendo exageradamente por isso deve ta engordando, tentei diminuir mas acho q não está dando certo o que devo fazer, devo dar frutas porque não dou muito, costumo dar mais é couve pra ver se ajuda mas não sei se dá certo.
obrigada

jcesardutra disse...

Gabi muitas rações para periquitos vem com muitas sementes engordativas como aveia ,girassol e outras. Neste caso eu sempre dilúo com 50% de painço para enfraquecer. Na verdade, fora o girassol que tem muito óleo, as outras são boas porém ele deveria estar em um viveiro maior para voar e se exercitar bastante. Como não o faz então engorda. A comida de periquito que não está criando filhotes é painço, alpiste, niger fôlhas verdes e frutas. Não esqueças de areia limpa porque eles precisam comer para que ela faça o papel dos dentes lá na moela da ave. Gabi não se deve ficar mudando as concentrações dos grãos toda hora porque isto obrigaria a ave a ficar mudando de penas constantemente. Voce vai notar que ao mudar radialmente a alimentação ele entrará na muda. Neste momento não tem geito porque a obesidade é pior para ele. Então no caso do teu gordinho faça o seguinte: Se for possível o coloque em uma gaiola maior para que ele se exercite mais, de banhos de água fria(natural) diariamente. Esborrife com uma bisnaguinha e deixe-o bastante molhado. Faça isto nas horas quentes do dia e não o deixe ao vento nem ao frio, pois adoece. Dê somente painço por uns quinze dias, dê folhas verdes frutas água fresca e limpinha diariamente e observe. Eu tenho bastante periquitos e quando acontece isto com um "gordinho" eu o coloco em um gaiolão com uma fêmea novinha e ágil para que ele fique o tempo todo atráz dela, funciona. Importante obeservar como ele vai se portando e depois que ele emagrecer, porque vai, então voce formule uma ração diet para ele . Faça contato!

Gabi disse...

muito obrigada vou fazer isso!