Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Periquito Australiano Padrão Inglês

Criador de Periquito InglêsPor: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Algumas pessoas ainda me perguntam qual a diferença entre periquito inglês e periquito australiano. O original é australiano e verde, mas foi levado para a Inglaterra ao qual criadores de pássaros exóticos se ocuparam em estudá-lo. Logo foram conseguindo diversas modificações (mutações) não só na diversidade de cores como no tamanho do corpo e da cabeça. Toda a Europa se encantou com a beleza e a facilidade em criar periquitos, começando aí uma febre mundial pela disputa do melhor periquito.



Australiano


A Inglaterra foi detentora da maioria das vitórias em todos os campeonatos por muito tempo. O pioneirismo nos trabalhos de mutações trouxeram a vantagem de começar muito antes os estudos da ave. Atualmente a Alemanha conta com grandes criadores e já é respeitada como grande campeã.



Padrão inglês


Portanto, tudo isto começou com os simples periquitos australianos, que eram verdes e pequenos. O que nos leva a pensar que é mais justo dizer “periquito australiano padrão inglês" ou "mutação inglesa". Na língua inglesa se escreve Budgerigar.


Nas lojas de pássaros encontramos muitos periquitos australianos nas diversas cores, e os “padrão inglês”, somente em lojas especializadas ou com criadores.



LEIA MAIS:

AS CORES NOS PERIQUITOS AUSTRALIANOS

Como criar somente periquitos brancos?

MELHORANDO OS ARLEQUINS RECESSIVOS.

O FATOR ESCURO

BELEZA X QUALIDADE

199 comentários:

Edeelzo Fateicha disse...

Eu queria saber se os periquitos inglês são tão agil quanto os autralianos?
sou criador de australianos e estou pensando em formar algumas pareias de inglêses, mas tenho essa duvida, já vi alguns e achei muito paradão, será que tem alguma explicação para isso?

jcesardutra disse...

Edeelzo, o inglês é muito mas paradão, ele é maior, mais pesado, é produto de mutações sucessivas e digamos é bem mais lerdo. A vantagem dele é que é muito mais bonito, vale mais e pode ser colocado em exposição. Permite ao criador trabalhar nos acasalamentos para melhorar os itens desejados no periquito de exposição. Acontece uma enorme e sadia competição entre os criadores. Quanto ao australianinho, é tudo igual não tem o que fazer é só deixar criar e vender por muito pouco no comércio local. O que muitas pessoas fazem, é misturar o inglês com o australiano, obtendo um mestiço. Isto já melhora bastante e vale um pouquinho mais. Apenas uma observação, os ingleses quando criados desde novos em viveiros chegam bem perto dos australianos em vivacidade. A escolha é sua, Boa sorte.

Edeelzo Fateicha disse...

Amigo Júlio Cesar, estou preparando as fotos do meu viveiro de AUSTRALIANO para enviar na pagina do meu E-MAIL du.fateicha@yahoo.com.br - comunidade periquito alegre, estrou contruindo o meu viveiro para os ITALIANOS, me oriente nos padrões (cores) que devo iniciar, ainda não sei com quantos pares vou iniciar.

jcesardutra disse...

Edeelzo Fateicha, você sempre vai precisar de celeste, verde claro e cinza. Só ai já são três casais. O ideal é acasalar um verde com um azul, um verde com um cinza, e um azul com um cinza. Todos claros, pois são os de melhores tamanhos e os primeiros para quem inicia. Se tiver espaço pode juntar um escuro, (cobalto ou verde escuro) acasalando com um claro, sempre um azul com um verde não importando o sexo. Com quatro casais assim já poderás obter filhotes e experiência suficientes para continuar a abrir o leque de variedades. Não é aconselhável iniciar com as chamadas séries raras, estes devem ser deixados para a segunda ou terceira temporada. O mais importante é começar com periquitos de melhor qualidade, pois futuramente serão usados para fazer os melhores portadores. É um bom negócio também visitar um ou mais criadouros, pois cada um tem sua experiência e pode ser usada para começar a nossa. Boa Sorte!

Edeelzo Fateicha disse...

J.C.D. Como ficaria melhor, preparar os viveiros perfilados em 03 na parte superior + 03 abaixo, ou reservar um espaço condicionado ao clima que comporte 06 casais todos juntos? (06 pares de Ingleses). conheço criadores que tem australianos reproduzindo em colonia, esse é o caminho correto para ter um bom resultado na produção? ou deixar cada casal em seu espaço?. se eu puder colocar os meus australianos todos juntos, eu usarei o viveiro de 06 compartimentos para os ingleses, caso contrariio fabrico outo viveiro, o meu padrão é de 0,70cm (comp.) 0,50cm (larg.) 0,70cm (alt.), já temho um com 06 como já falei e estou terminando um com 10 compartimento 5+5. todo em madeira e tela.
Não me tenha como inconviniente, a sua ajuda é de muita importância para mim. Ok?

jcesardutra disse...

Edeelzo, os australianos se dão muito melhor em viveiros. Os ingleses é que são mais devagar. Quanto ao criá-los em gaiolas por casal, é melhor, pois garante a paternidade e evita briga entre as fêmeas. Mas não quer dizer que não criem também em viveiros. Eu tenho um amigo que junta (acasala) os casais (de ingleses) fora, antes, e depois coloca todos no viveiro. Já aconteceu de um macho mais quente galar a fêmea de outro, porém não é tão comum. Quando se cria rigorosamente para exposição não é recomendado viveiro, imagina se você compra um macho premiado por 500,00 reais, quer tirar vários filhotes dele e depois fica observando outro macho mais simples, que às vezes nem é indicado para aquela fêmea dele, não deixando que "ele" copule? Daí não é legal. Porém se o que você quer é somente criar ingleses, não vai expor, não está interessado em pedigree, não vejo problemas. O viveiro para ingleses não deve ser muito auto, os poleiros devem ser mais próximos, e o chão mais fofo, pois se um filhote cair de muito auto e o chão muito duro ele pode morrer. E não esqueças, os ingleses precisam de maior proteção quanto ao frio ventos e calor. Você decide, boa sorte!

Edeelzo Fateicha disse...

Professor, será que uma femea pode alimentar sozinha 07 filhotes?, pois eu tenho uma matriz que põe na média de 08 ovos e já chegou a tirar 07, só que o macho começa a copular e ela abri postura e eu perco alguns filhotes. quando tenho outra femea chocando no mesmo tempo eu divido os ovos entre elas, mas isso não ocorre sempre. vou precisar tomar uma decisão pois a ave em questão já está chegando a 05 ovos e o oveiro ainda está cheio, a mãe dela que já morreu chegava a 10 ovos e tirava 08 filhotes, não sei o que fazer para não perder filhotes dessa vez, sua experiência tem muito me ajudado, estou no aguardo

jcesardutra disse...

Edeelzo, entre os criadores experientes de periquito inglês é regra que mais de três filhotes quase sempre significam problemas. É claro que no australiano, quatro ou cinco é normal, depois disso é sacrificar o casal e muito mais a fêmea. Uma dica para evitar a morte dos últimos filhotes, pois até descasquem terão um tamanho muito menor que os primeiros, é usar um ovo “indez” que pode ser de plástico como fazem os criadores de canários. Assim que ela por o primeiro você retira e guarda numa caixinha limpa revestida e protegida com algodão, coloca o indez no lugar dele, assim faz com o segundo e o terceiro. Com cuidados para não quebrar e não contaminar (lavando a mão com água e sabão antes, existe orientação até para usar luva plástica descartável). Quando ela colocar o terceiro, você retira o indez e coloca os três para começar o choco juntos, se ela colocar mais um ou dois, não vão ter muita diferença no tamanho fica mais fácil para se criarem todos. Quanto ao caso deste seu casal, o ideal é colocar uma separação deixando ele num lado e ela no outro, (na gaiola), ela choca sozinha, põe os ovos que faltam e não se desacasala, pois ele está ali do lado. De vez em quando, você retira a divisória e deixa eles juntos, mas fica observando o que acontece. Se estiverem num viveiro, e se couber você coloca o macho numa gaiolinha menor e fixa bem do lado do ninho, até ele se acalmar para ajudar a alimentar os filhotes. Com certeza uma fêmea cuidar sozinha de 7 filhotes não vai dar certo. Você tem que ajudar muito com a alimentação, dando ovo cozido, farinhada, milho verde, e outros alimentos que facilitam e agilizam no atendimento dos filhotes. Obs.: “Ler o artigo sobre como cozinhar ovos para fornecer aos pássaros e aves”. Boa Sorte!

Edeelzo Fateicha disse...

Obrigado professor, já vou tomar as providencias na separação do macho e do ovo de indez, quando tiver tempo me diga quantos dias os ovos que forem reservados na caixinha com algodão pode ficar aguardando? da femea de 07 a 08 ovos eu posso chocar o que passar de 05 ovos em outra femea? mesmo que o choco seja dias após?. não me leve a mal por lhe chamar de professor, é que na realidade estou aprendendo muito com o Sr., Deus lhe abençõe e que todas as suas aves sejam produtivas e abençoadas.

jcesardutra disse...

Edeezo, eu deixo na caixinha só até que ela ponha o terceiro ou o quarto no máximo, isto dá mais ou menos 8 dias. Depois eu retiro o indêz e junto todos. Poder colocar ovo de uma em outra, não tem problemas, pode sim. Normalmente não é necessário, deixe ela por todos, o que eu referi como problema é um casal com mais de quatro filhotes daí sim seria interessante dividir, mas deixe nascer todos primeiro. Depois que o último ovo posto já estiver com uma semana de choco podem ser observados com uma lanterninha bem pequena e dá para ver os ovos brancos, aqueles que não vão gerar, e podem ser descartados ficando somente os cheios,(escuros), daí já diminui. Continue estudando! Boa Sorte! Julio.

Edeelzo Fateicha disse...

Estou muito triste professor, perdi 01 casal, lindos exemplares, o macho um cinza asas canela e uma femêa cobalto, a triteza maior foi pelo macho ele era enorme parecia um cruzamento de austrliano com inglês, comprei ainda novinho na Casa de Aves "O PERIQUITÃO" aqui em Salvador-Ba, fiquei imprecionado pelo desenvolvimento e separei para reprodução, já estava copulando com a cobalto, creio que foi um descuido meu na porta do viveiro, tinha outro casal no mesmo local, é que eu fiz como o Sr. me falou do seu amigo, juntei para depois separar os casados, mas os outros não foram.
É isso ai! depos dessa ficarei mais atento.
Boa Sorte!

jcesardutra disse...

Edeelzo, já perdi periquitos caros desta maneira e sei como dói. Cheguei a colocar aviso nas padarias, farmácias, supermercados do bairro oferecendo recompensas mas nunca apareceram. Hoje crio em um local fechado,com telas protegendo em caso de fugas. Acontece, não desista, acredite que alguém vai pegá-los e tratá-los bem. Abraços, Julio.

Edeelzo Fateicha disse...

O que eu preciiso para registrar os meus periquitos?, como é que eu cadastro eles?, onde comprar as anilhas e os materiais necessário?, pois já comecei a divulgar o meu viveiro aqui no meu municipio, já tenho alguns clientes, mas preciso valorizar as minhas aves e creio que o caminho certo é o registro ou seja o (pedegri) não sei se escrivi certo, me perdoe. criei uma pasta de mostruario como conhecer as cores e os nomes que são dadas a elas, as pessoas ficam espantadas quando eu mostro um exemplar meu e digo que ele é um ADAs ou um Arlequim recessivo, malva e Etc. e as pessoas dizem que sou organizado, mas eu sei que falta uma coisa "é o Registro". noticia boa! encontrei a cobalto, mas não pude trazer de volta o garoto que a pegou chorou muito eu ofereci um casal de novos, mas ele só queria a cobalto, para mim foi bom, eu vendi ao pai dele um Opalino Verde Oliva para casar com ela e ainda me foi prometido um cobalto quando nascessem os filhotes.
professor me ajude acerca do registro.
Boa Sorte e um grande Abraço.

jcesardutra disse...

Edeelzo, os periquitos australianos não são da fauna nativa (Brasileira) por isso não necessitam registro em nenhum órgão governamental. Pode ser feito adesão a um clube de pássaros e solicitar anilhas por lá ou mandar fazer por um fabricante comercial de anilhas. Eu só conheço as anilhas capri, de São Paulo. (contato@anilhascapri.com.br). Eles colocam três letras, um número e o ano. Não tenho o telefone deles no momento, mas na Internet tem. As letras podem ser as iniciais do nome do criador. É muito importante você ter um livro de registro e relacionar todos os seus periquitos, e depois relacionar cada um que nascer colocando a data, o sexo e a filiação. Quando vender algum forneça uma ficha com o pedigree: data de nascimento, pai, mãe, e avós paternos e maternos quando tiver. É só isso. Boa Sorte!

Edeelzo Fateicha disse...

Olá professor! a minha produção está aumentando tirei uns opalinos verde oliva e uns verde claro e tenho duas ninhadas com 03 dias que ainda não define nada, mas amém por isso. só que ainda estou com dificuldades das anilhas aqui em salvador, entro no google mas não encontro informações aqui em salvador, vou correr atrás. Já estou todo pronto com os cartões de registro para venda de aves, o livro de registro dos casais, controle de ninhadas, receituario para anotações dos medicamentos (vitaminas e vermifúgos), etc.
com a sua ajuda eu vou chegar onde eu pretendo na criação de periquitos.
Estou me preparando para os ingleses: Aí vai ficar melhor pra nós.

jcesardutra disse...

Edeelzo, estes endereços devem te ajudar, tanto o da anilhas capri como o da budgerigar:

Cristina Duarte
Anilhas Capri
Site: www.anilhascapri.com.br
E-mail: contato@anilhascapri.com.br
Fone: (11) 5641-5217 / 5641-9074 / Fax: 5641-3870


http://www.budgerigar-world.com (aqui tem criadores de Salvador).

Edeelzo Fateicha disse...

Olá professor, há quanto tempo, tive problemas com o meio de comunicação (computador) por isso fiquei sem condição de me comunicar, olha conseguir contato com anilhas capri e já vamos firmar negocio nas anilhas, estou preparando umas fotos das aves e meu viveiro para enviar ao Sr., o que eu faço com problema de bico, nasceu uma ave sem bico superior, ""isto é: menor que o inferior"" acho que vou perder esse. fico feliz em falar com o Sr.

Boa Sorte!

jcesardutra disse...

Edeelzo alguns criadores já apararam o bico maior, com uma lixa de unha até ficar um pouco mais próximo do tamanho do outro, se acontecer de sangrar um pouquinho (o que não deve) pode ser plicado uma gota de iodo somente no ferimento. N~ao esquecer de oferecer comidas moles no início porque vai ficar dolorido. Algumas vezes arrumam. Boa sorte, Julio

ZEZINHO disse...

Meu periquito ela machucou a perninha o que eu fasso para agilizar a melhora da perninha ela???
ela não consegue anda quando ela anda ela tem que empurrar com o bico...
mais ela canta e tudo...ó eu estou dano um remério que se chama PIUSANA é bom para ajudar a melhor??
se puder me da umas dicas para melhorar mais rapidamente a perninha ela??? abraçuu... muituu obrigaduu...

jcesardutra disse...

Zezinho a forma mais rápida de ele melhorar a perna machucada é deixar que fique bem quieto e sozinho numa gaiola pequena e sem poleiros para ele não forçar a pular. Quanto menos mexer com ele melhor. Coloque areia fofa ou um pano no fundo e a gaiola deve ficar num local quentinho fora da ação do vento. Quatro a cinco dias assim já vai estar bem melhor, pois precisa de bastante sossego e repouso. Valeu?

ZEZINHO disse...

Valeu...vo faze issu imediatamenti...
mais c ela quebro a perninha?? é o mesmo esquema??

valeuu...
MUITUU obrigaduu..

jcesardutra disse...

Zezinho se ela quebrou a perninha tem que imobilizar com esparadrapo deixando bem fixa a região da fratura.

ZEZINHO disse...

Hum...vo fase issu...
muituu obrigaduu...aaa i deixa eu ti pergunda que comida é ideal para a pa resem nascidos??

brigaduu...

jcesardutra disse...

Zezinho,
de farinhada pronta para o casal que eles alimentam bem os filhos. Encontra-se fácil nas casas de pássaros. Se amassar ovo cozido e misturar com a farinhada eles adoram (o ovo tem que ser cozido em fervura leve por 20 minutos). Toda comida com ovo só pode ficar por no máximo 2 horas exposto ao tempo depois tem que ser retirado o resto para não fermentar. Quando os filhotes ficarem maiores pode dar milho verde (pouco) duas vezes por semanas.Valeu?

zezinho disse...

valeuu...pode dar banho ne um periquito de 4meses??
e como eu posso dar banho??

brigaduu...

zezinho disse...

meu periquito machuco a pena i saiu sangue tem periguu??
como eu fasso pra tirar mancha de sangue da pena???

brigado... iii mi dispulpe por tar enchenu u sacu...rsrsrsrsrsrs...

brigado

Henrique disse...

o zezinho me recomendo esse site para tirar minhas duvidas...
queria saber, quaantus australianos da para se criar em uma gaiola com 47cm, 47cm, 19cm sendo ( altura, comprimento e largura). sei q é pouco mais gostaria de saber, pois vai que eu comesso a criar eles nesta gaiola i so estaria fazendo mal para eles...

muito obrigado.

jcesardutra disse...

Henrique esta gaiola é muito pequena para mais que um casal. Eles vão se estressar, brigar e ficar doentes. O ideal é fazer um viveiro um pouco maior. Use sarrafos de madeira e compre tela para viveiros, fica fácil de fazer e barato. Valeu?

jcesardutra disse...

Zezinho passe um algodão ou um pedacinho de pano com água oxigenada que o sangue sai na hora. Se não tiver passe somente água morna que também sai. Se não quiser pode comprar uma bisnaga plástica tipo spray e pulverizar água direto nele ou oferecer uma banheirinha com á água para ele tomar banho. Viu quanta solução? Só na esqueças que tem que ser feito durante o dia e cedo para ele não dormir molhado e o dia não deve estar frio. Abração amigo e pergunte sempre pra mim é um prazer ajudar (se eu puder) as pessoas que tem boa vontade com os animais, Valeu?

zezinho disse...

VALEU....fiz issu i saiu...a perninha do meu piriquituu não melhorou i esta muitu enchado...
u ke eu devu fazer??
é um pocu encima da juntinha...
eu estou com medo que ela nun melhore mais..
por que já fais uns 15 dias que ela esta assim...me ajude porfavor

jcesardutra disse...

Zezinho, continua com ela em local pequeno e com poleiro baixo e vai até uma casa de pássaros comprar algum medicamento tipo antinflamatório para aves. Todos os casos que conheci tipo este seu, o periquito melhorou somente com o repouso mas se é como estás me dizendo então tem que medicar.Valeu?

zezinho disse...

Valeu...vo compra...

fernando disse...

oi julio cesar cerá que se o ovo passar do dia de ser chocado é possivel de nacer o filhote ainda?

Rodrigo Embo disse...

Olá, eu tenho dois casais de periquitos australiano e um casal de periquitos padrao ingles, coloquei tres ninhos dentro de um viveiro que tem 2 metros de altura e 1,5 de larguro por 1,5 de profundidade gostaria de saber se assim consigo que eles possam se procriar, obrigado

jcesardutra disse...

Rodrigo para evitar as brigas na disputa pelos ninhos sugiro que coloques mais umas duas ou tres caixas, é mais garantido.Valeu?

Rodrigo Embo disse...

obrigado.. valeu mesmo!!

Rodrigo Embo disse...

Julio, o periquito australiano tipo ingles pode acasalar com o periquito australiano comun.

jcesardutra disse...

Claro que pode Rodrigo,da uns mestiços muito bonitos.

janderson guimaraes disse...

professor tenho 30 casais de australianos.gostaria de saber se posso fazer uso de antibioticos eventualmente nas aves como prevençao de doenças pois tenho problemas com diarreia em algumas aves

jcesardutra disse...

Janderson o procedimento correto não é este. Tente avaliar a alimentação deles, restrinja mais ao painço e alpiste, cuide do excesso de aveia, girossol, verdes e não descuide também da higiene, da água. Se tiver que medicar use neosulmetina conforme a bula.

Zezinho disse...

com que é bom forra o ninho para a periquita bota??
abraço....muituu obrigadoo...

Rodrigo Embo disse...

Gostaria de deixar aqui minha satisfação com esse site, parabens ao julio pela atençao com que ele trata as respostas muito obrigado pessoal.

victor disse...

oi sera que eu posso pegar o ovo na mao para ver se tem filhote?
Há e outra coisa sera que da pra ver mesmo se ele estar la dentro?

hugo disse...

oi sera que é bom colocar um paninho no ninho dos preiuquitos ou nao.Ou entao deixar o niho limpo. Qual será o melhor?

iuri disse...

oi julio cesar a minha femea botou um ovo e o ovo passou do dia de ser chocado e nao nasceu o filhote e passou alguns dias e ela jogou o ovo fora.Sera porque ela jogou este ovo fora?

Agildo disse...

Sr. Julio.
Adquiri a pocuo tempo um casal de periquito australiano padrão ingles. Eles estão em um viveiro grande, 2,00 X 1,00x 1,50.Mas até agora não vi os dois perto de se acasalarem. Tem algum metodo pra adiantar isto.Ja criei o australiano legitimo os quais se reproduziram muito bem, cheguei a ter ate 200 periquitos num viveiro em casa.Este viveiro era feito de alvenaria, tive periquitos de cores ineditas, ou seja, vermelhos, muito lindos.Deixei de cria-los pq tive q me mudar de cidade por causa do meu emprego, agora voltei e quero começar uma criação de ingles.Ha alguma diferença?

jcesardutra disse...

Agildo ou será Agildo Ribeiro? Veja bem, por favor, me mande uma foto deste periquito australiano “VERMELHO” realmente é uma cor inédita. Os periquitos ingleses mais chamados atualmente de periquitos de exposição, pois os ingleses já não estão com esta bola toda, são mais lerdos para procriarem só que os produtos deles são muito mais valiosos e raros que os dos pequenos australianinhos, daí vale a pena esperar. Há uma lenda que diz que um casal sozinho não procria, e se fossem dois ou três a coisa fluiria mais rápido. Na verdade os periquitos australianos no seu habitat natural vivem em bandos e isto quer dizer que sempre vão preferir uma colônia. Se a tua idéia no momento é criar com apenas este casal eu sugiro que compres um casal bem novinho, filhote mesmo e ponha mais uma casa no viveiro e solte-os lá. (podem ser australianinhos mesmo). Eles não atrapalharão teu casal adulto e farão companhia. Só por descarga de consciência: de uma reavaliada no casal adulto sobre idades, saúde, se já criaram antes em algum lugar e há quanto tempo, e finalmente se são um casal de um macho e uma fêmea? Por incrível que possa parecer eles já enganaram criadores bastante experientes. Valeu amigo? ( Mande notícias futuras)

jcesardutra disse...

Iuri a fêmea sabe quando não há nada dentro do ovo por isso ela jogou fora. Você tambem poderá saber á partir do oitavo dia de choco pois se ele não apresentar nada vivo dentro é porque está branco e pode ser descartado poupando a fêmea do choco desnecessário. Poderá ser visto com a ajuda de uma lanterninha quando o foco de luz atravessa o ovo . Sê isso se repetir tem que trocar o macho. Valeu?

jcesardutra disse...

O melhor é não colocar nada dentro da caixa ninho, só a covinha que ela possue para que os ovos não fiquem rolando.

jcesardutra disse...

Vitor cuidados ao pegar o ovo são, delicadeza, mãos limpas (lavadas) ou com luva descartáveis tipo estas de pintar cabelos. Sem problemas então, e se colocar contra um facho de luz dá pra ver se tem ou não vida lá dentro. Uma vez visto não precisa manusaer mais.

Charles disse...

Sr. Júlio, a alguns meses comprei para meu filho 4 casais de periquitos, um tempo depois uma das femeas colocou dois ovos mas só um filhote nasceu, quando este saiu do ninho ele foi atacado na cabeça, vindo a morrer. agora aconteceu a mesma coisa, sairam mais dois filhotes e um deles novamente foi atacado, meu filho logo viu e separamos os filhotes dos demais. pergunto: porque isto acontece e o que poderia fazer para nao acontecer de novo?

Obrigado.

jcesardutra disse...

Charles provavelmente elas estão colocando mais ovos só que devido às brigas entre as fêmeas elas vão destruindo tudo. Para criar quatro casais juntos tem que ter espaço maior, tipo um metro cúbico, por exemplo. Quanto maior o viveiro melhor e tem que saber com certeza se realmente é só quatro fêmeas ou tem mais, raramente as casas de pássaros vendem casais certinhos, para eles dois é um casal. As fêmeas brigam muito disputando as caixas ninho, por isso tem que haver caixas sobrando e espaço senão é cada casal em sua gaiola. Valeu?

gonçalo disse...

Olá professor.
A dias estava em casa sem fazer nada e decidi comprar um casal de periquitos, e asssim foi comprei uma femea toda amarela e um maxo azul...na verdade sao um casal muito lindo.
E gostaria de fazer criação para isso comprei um ninhu de madeira para periquitos...No dia a seguir dei conta que entram os 2 la para dentro sera k estao para acasalar?
Esta é altura certa para acasalar professor?
Desde ja agradeco a sua resposta, e felicitalo pelo exelente syte que tem aqui.
Obrigado

gonçalo disse...

Professor gostaria de mandar umas fotos para ver o casal tinha todo o gosto em fazelo...
E assim pela cor do bico era capaz de me dizer se estao prontos ou sao muitos novos?
obrigado!!!

jcesardutra disse...

Gonçalo pode mandar as fotos que eu olho e repondo sobre os periquitos, valeu?

givanildo josé da cruz disse...

Olá Sr julio estou montando mei viveiro agora e gostaria de dicas para começar a criar meus filhos ganharão 2 periquitos australianos , o viveiro te 1,00 m de altura 85 de largura90 de comprimento gostaria de saber quantos casais posso misturar neste viveiro sem ter problemas.
e gostaria de saber o q tanto seria nescessario por no viveiro

givanildo josé da cruz disse...

gostaria de saber de syte q falasse de tudo se o senhor souber me manda.
e gostaria de saber com q idade eles começão a se acasalar
deus te abençoe pela exelete boa vontade em nos responder

jcesardutra disse...

Givanildo se você colocar na internet nomes como: criadouro f13, budgerigarart, fórum do periquito, periquitos, Budgerigar, e por ai a fora vai aparecer bastante coisa e sempre indicando outros links. Não existe um local onde explique tudo, tem que ir catando um pouco em cada local. Se você ler os artigos já publicados neste meu blog vai ver inclusive que as perguntas que você fez já estão explicadas lá, é só ler. Mas vamos ao que você perguntou. Primeiro eles começam a estar prontos para acasalar e reproduzir depois dos sete meses. Antes desta idade eles ainda não estão fisicamente em sua melhor forma podendo acontecer vários problemas. Quem tiver pressa deverá comprar aves adultas, assim não precisará esperar muito. E quanto ao seu viveiro cabem quatro casais sem ser para reproduzir. O problema vai aparecer quando colocar as caixas ninho. Para criar em viveiro temos que colocar várias caixas de sobra então com estas medidas do teu viveiro vai dar no máximo quatro a cinco caixas e, portanto no máximo três casais sendo melhor ainda se forem só dois. Pois as fêmeas brigam muito e invadem as caixas das outras. Mas vale colocar poucos casais e criar muito do que colocar muito e não conseguir criar devido as brigas. Valeu?

hugo disse...

julio cesar queria saber se quando uma femea de periquito reproduzir uma vez é melhor deixar ela dicansar??????????????????????

por cauntos meses é melhor tirar a casinha?????????????????

cau vc acha melhor????????????????/

jcesardutra disse...

Hugo depois de tres ou quatro rodadas deve retirar a caixa ninho para ela descansr.

Leandro (Uberaba-MG) disse...

Gostaria de saber a quantidade de casais ideal para um viveiro de 70cm altura, 60cm comprimento e 40cm largura e se é melhor criar em viveiros pequenos como esse ou em gaiolas separadas.

Leandro (Uberaba-MG) disse...

quando os periquietos adquiri a idade adulta?

Lucimene Borges disse...

Olá!!! Estou iniciando uma criação de periquitos australianos, gostaria de saber como deve ser o cozimento do ovo para alimentar as fêmeas em época de reprodução e peço também uma orientação de como preparar a farinhada..eu deve fazer tipo uma papa ou devo oferecer seco mesmo...Agradeço desde já a ajuda. Obrigada mesmo!!

jcesardutra disse...

Lucimene Borges de uma lida no artigo que tem publicado neste blog a respeito do cozimento de ovo assim como outros artigos que vão ser de grande ajuda para voce que é iniciante. A farinhada que falo é uma seca que vendem pronta em casas de aves no comércio local. Deve ser dada seca mesmo, quanto ao ovo cozido pode ser misturado amassado com um pouco desta farinhada, uma ou duas vezes por semana já é o suficiente. Mas cuidado pois ovo cozido ou qualquer outro preparo com ovo deve ficar no máximo duas horas na gaiola pois fermenta e pode fazer mal depois deste tempo. Valeu? leia e pergunte sempre.

jcesardutra disse...

Leandro viveiros pequenos como este se colocar mais de dois casais vai dar problema de briga entre as fêmeas. Sugiro isto ou então criar em gaiolas e deixar este viveiro para colocar os filhotes para voarem e crescerem depois. Eles ficam adultos só depois de um ano e até lá ou perto disso devem ficar em um local onde possam voar. Valeu?

Leandro (Uberaba-MG) disse...

com qual idade se percebe perfeitamente o sexo?
é pq os meus não sei se estão muito jovens mas parece q cada
dia fica de um tom as vezes parece estar azul e as vezes fica rosa?
será que são todos machos?
abraços
valeu!!!

hugo disse...

oi julio comprei um casal de periquitos australianos e minha femea botou 2 ovos e ela chocou todos. Depois dessa reproducao ela reproduziu 2 vezes e todos ela jogou todos ovos fora.

Que qui eu devo fazer?????????????????????????/

Como eu vou fazer ??????????????????????????????

Eo que eu vou fazer ??????????????????

Por favor min responda abraçosssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!

diego disse...

oi julio

hugo disse...

oi julio comprei um casal de periquitos australianos e minha femea botou 2 ovos e ela chocou todos. Depois dessa reproducao ela reproduziu 2 vezes e todos ela jogou todos ovos fora.

Que qui eu devo fazer?????????????????????????/

Como eu vou fazer ??????????????????????????????

Eo que eu vou fazer ??????????????????

jcesardutra disse...

Hugo se ela esta pondo só dois ovos cada vez então é velhice tem que ser retirada da reprodução, mas se coloca mais de quatro e joga fora tem que fazer o teste do indez. Cada ovo que ela colocar até o terceiro tem que ser retirado e guardado deixando um indez, de plástico no lugar e depois do terceiro retira-se o ind. e coloca os três juntos com o quarto. Neste momento ela deve estar mais choca e aceita ficar no ninho com os ovos. Se ela repetir enforca ela num pé de goiaba. (brincadeirinha...) Algumas fêmeas às vezes alopram e nem conseguimos saber por que. Se tivesses certeza da idade dela e se ela fosse jovem valeria a pena guardá-la deixando descansar por uns seis meses. Como estamos sempre querendo reprodução é melhor trocá-la logo por uma mais jovem, mas quem decide é você. Valeu?

hugo disse...

mas será que eu ñ posso colocar um dos ovos que ela boyou para ser o indez??????????????????????????????????

e será que isso vai dar certo??????????????????/

há lembrando que ela ja estar botando 4 ovos

hugo disse...

hááááááááaáá lembrando tambem que os que ela vai botando ela vai jondo fora como eu vou fazer para tirar os 3??????????????????????

bruninha disse...

o que eu faço ,quando o periquito australiano tiver diarreia

jcesardutra disse...

Bruninha diarréia em periquitos é urgência, pois ele adoece e morre rápido. Tem que mantê-lo sozinho em uma gaiola pequena e aquecida, longe do frio e dos ventos. Tem que deixar somente painço e água (dieta) por quatro a cinco dias. Tem que lavar com água morna e um pouquinho de sabão neutro (sabão de neném) a bundinha dele e secar com papel toalha ou papel higiênico. Senão ele fica se limpando com o bico e se reconta minando. Vamos finalmente ao remédio: Neosulmetina gotas, conforme a bula.

jcesardutra disse...

Hugo daí é mais complicado, mas tens que descobrir uma maneira. Quando se cria com vários casais ao mesmo tempo facilita, pois podemos transferir ovos e filhotes de um casal para outro. Mas quando certos periquitos dão muito trabalho para conseguir reproduzir devem ser substituídos por outros que reproduzem mais fácil. Eles não são obrigados a nos darem filhotes, mas nós podemos optar por outros mais tranqüilos.

rosana disse...

ola bom dia , tenho um periquito australiano , gostaria de saber porque ele naocome frutas e verduras so sementes de alpiste mais nada fico chateada, gostaria de por uma arvore no viveiro que e enorme e so tenho 2 periquitos , quial podeira sr poderia me indicarpo rfavor , rosana

Lucimene Borges disse...

Olá amigo Julio..Uma vez eu retirei alguns filhotes de um ninho e coloquei em outro ninho onde tinha menos filhotes, enfim, dividi os filhotes; coloquei o filhotes grandes juntos e os pequenos tbém juntos. Mas aconteceu uma catásgrofe: As mães mataram os filhotes que não eram seus. Meu Deus!!! Isso é normal entre periquitos autralianos?

hugo disse...

entao quer dizer se eu colocar eles num viveiro maior e com mais um casal ela nao vai mais jogar o ovo fora??????????????????????

jcesardutra disse...

Acredito que não.

jcesardutra disse...

Lucimene Borges quando se manuseia os filhotes e pode mecher que não é por isso que ela vai abandonar, tem que tomar cuidado com perfumes e outros cheiros fortes na mão, pois se passar para o filhote a mãe vai estranhar. Eu troco os filhotes entre os casais toda hora e nunca houve ataques por isso. Tem que colocar juntos filhotes de tamanho semelhantes, ela poderá estranhar se colocar um muito maior ou muito menor, poderá estranhar perfumes também ,mas se tomar estes cuidados e eles forem de tamanho parecidos ela não nota.

jcesardutra disse...

Rosana só coloque árvore frutífera pois suas folhas servem para eles comerem. É bom amora, pitanga, goiaba, e quanto ao outro continue colocando frutas que de tanto ele ver o parceiro comendo ele aprende acomer.

hugo disse...

vc respodeu que sim ou que nao????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

jcesardutra disse...

Hugo mudando de ambiente e melhor ainda para um viveiro eu acredito que ela não jogue mais fora os ovos.

hugo disse...

muito obrigado pelas respostas

vc preferi viveiro de ferro ou de tela????????????

vc acha que custa quanto um viveiro de tela com 2 metros de comprimento 1 de largura e 1,40 de altura ??????????????

ueslei disse...

julio cesar queria saber se diarreia mata os periquitos australianos ?????

porque eu dou em comida e eu estou achando que ela que da a diarreia nos meus periuitos australianos.........

jcesardutra disse...

Ueslei mata e bem rápido. Quando um periquito esta com diarréia ele perde líquidos e como eles bebem pouca água desidratam muito rápido. Quando um periquito esta com diarréia devem ficar em um lugar mais aquecido, pois sentem muito frio e se estiverem com a cloaca suja pela diarréia devem ser lavados e enxuto. Para recuperar rápido tem que ficar só com painço e água limpa por uns quatro dias. Eu trato com neosulmetina na água seguindo a bula. Muita aveia, girassol e folhas verdes demais provocam diarréia. Milho verde e pão também, principalmente se molhado. Sugiro dares uma lida nos artigos publicados neste blog tem bastante coisa sobre alimentação e diarréia.

jcesardutra disse...

Hugo só a tela vai uns 60,00 a madeira tambem é bem caro, a não ser que consigas madeiras alternativas em construções.

Lucimene Borges disse...

Julio..vc cria somente periquitos?..ou vc trabalha com outros pássaros como: calopsitas, agapones, mandarins e canários?...tenho tbém esses pássaros e queria saber mais deles.

jcesardutra disse...

Lucimene Borges eu tenho quinze casais, cada qual em uma gaiola, tenho oito voadeiras e tudo num total de 120 periquitos australianos de exposição (antes se usava mais o termo periquito inglês). Eu gosto muito mais dos periquitos e não tenho espaço físico para mais ninguém. Já criei mandarim, agapornes e calopsitas.

Leandro (Uberaba) disse...

ganhei um casal de periquito que vivia em um viveiro grande com outros casais e agora coloquei em um viveiro menor sozinhos, coloquei tambem o mesmo ninho que ela botava, mais ela so esta botando no chão da gaiola e não bota no ninho, será que é pq estão sozinhos? me responda por favor pq os dois ovos que ela botou no chão quebrou o que eu faço para ela botar no vivieiro?
um abraço e me responda o mais rapido possivel para não perder mais ovos
valeu!

Henrique disse...

gostaria de saber se em um viveiro com 3 machos e 2 femeas os casais se acasalam ou será que o macho sozinho atrapalha os outros ou terei q comprar outra femea para eles não brigarem, pq comprar so a femea separado é ruim não é?

Leandro (Uberaba) disse...

ganhei um casal de periquito que vivia em um viveiro grande e com outros casais e coloquei em um viveiro menor e sozinhos e com o mesmo ninho que a femea botava no viveiro grande, so que ela não esta botando no ninho e bota no chão da gaiola, o que será que esta acontecendo?

karen_academik disse...

eu tenho um periquito australiano femea á 3 meses, durante 3 meses ela vive sozinha na gaiola, á 2 dias atraz eu comprei um periquito macho para ela, no começo eles começaram a brigar, de vez em quando eles brigam isso é normal ou eu devo separar eles?

karen_academik disse...

o que eu faço para evitar o acasalamento ?

liniker disse...

olha eu tnhu um casal a mais de tres meses
e ateh agora naum botaram
o q devo fazer para estimular a produçao???
devo trocar o casal???

jcesardutra disse...

Liniker você deveria saber a idade deles, pois se forem muito velhos ou muito jóvens não dá. Tem que ter certeza também se realmente formam um casal, as vezes parecem mais não são. Na gaiola onde estão tem uma caixa ninho própria para periquitos? Estão num local fixo, seguro? Se todas estas dúvidas forem acertadas então deveriam criar. Este casal deveria ser examinado por alguém mais experiente a te ajudar a descobrir qual o problema.

jcesardutra disse...

Karen para evitar o acasalamento é só não colocar caixa ninho. Nestes períodos em que eu não quero reprodução, deixo as fêmeas juntas em um viveiro e os machos em outro e eles vivem felizes com as amizades se sexo.

diego disse...

oi julio cesar vc mora onde ??

e vc vende periquito australianos
???????????????????????//

Breno Henrique disse...

Queria saber, se a fêmea apos colocar os ovos, ai for levada para uma viagem de carro e apos alguns dias ela colocou os ovos pra fora da caixa ninho. È normal ?

jcesardutra disse...

Breno Henrrique o que não é normal é levar uma fêmea chocando para viajar (vacilo). Melhor seria ter deixado ela e depois que descascassem todos daí então levaria. Os ovos se estragaram pelo atrito (choque) durante a viagem e quando ela percebeu que não tinha nada vivo dentro então ela jogou fora. É por isso que digo, quando criamos periquitos estamos sempre aprendendo algo com eles. Valeu campeão?

jcesardutra disse...

Diego eu moro em Florianópolis, SC. Ao lado do estádio da ressacada, AVAI. Apareça para uma visita.

jcesardutra disse...

Diego eu vendo sim mas só crio periquitos de exposição, (inglêses). Vendo filhotes, mas por enquanto somente aqui em minha casa.

henrique disse...

julio vc não me respondeu é a pergunta 91
abraços

Leandro disse...

julio tenho um viviero com dois casais, acho que teve uma briga pq um deles esta com uma das asas bem menor que a outra e não esta conseguindo voar parece q foi arrancada as penas maiores , quando eles brigam acontece isso é normal ou será que pode ser alguma doença.
um grande abraço
e muita força a todos vcs do Sul que estão passando por dias dificeis
valeu!

jcesardutra disse...

Leandro obrigado pela força, a coisa aqui no sul está muito ruim e não se vê melhoras no tempo, parece que ainda vai longe. Quanto aos teus casais, será que não tem nada errado por aí? Se estão num viveiro e viveiro tem mais espaço que gaiola e se são realmente dois casais e ainda se tem pelo menos tres ou quatro caixas ninho então não era para brigarem assim. Só brigam pela disputa de caixas (quando falta) ou quando tem fêmea demais. Dá uma examinada minuciosa pra ter certeza que são dois e duas mesmo, pois as vezes enganam.

jcesardutra disse...

Henrrique a teoria diz que macho sobrando não atrapalha, mas comprar outra fêmea agora seria perigoso pois daria chances para brigas. Deixa como esta e observa, se este que ficar sem fêmea começar a aprontar algumas então retira ele.

Breno Henrique disse...

Valeu pela resposta.

Queria saber se tem algum problema, juntar um casal que ja ta junto há algum tempo, com um macho, na mesma gaiola. ou será melhor deixa-los separados mermo ?

jcesardutra disse...

Breno neste caso é melhor deixá-lo separado mesmo.

Breno Henrique disse...

Beleza ..

Quais as cores legais de periquitos pra botar pra cruzar ?
ou qualquer cor dar certo ?

jcesardutra disse...

Breno se você cria australianos qualquer cor ou mutação pode ser misturado a vontade. Eu recomendo sempre um verde com um azul, um claro com um escuro. Mas se você tiver intenção de criar os periquitos de exposição (inglês) então terá que correr atráz de muitas informações antes de acasalar. Nos ingleses busca-se melhorar sempre as características de cada mutação, evitando-se por exemplo cruzar recessivos com recessivos, pois sempre os cruzamos com portadores. E vai por aí a fora, mas todas as informações estão pela internet é só procurar e ir anotando e alguma coisa não entendida pode pergntar que ajudarei, Valeu?

hugo disse...

oi juliio minha femea de periquitos adoentou ou seja ficou doente e so sobrou o macho vc acha que eu devo comprar outro casal ou só a femea.

hugo disse...

julio cesar queria saver tambem se era bom eu criar periquitos australianos com um amigo meu ??????
eu acho bom mais meu amigo ñ quer criar que qui vc acha???????

jcesardutra disse...

Hugo e ela morreu? De que ? porque se ele estiver bem basta comprar outra fêmea.

jcesardutra disse...

Hugo eu já fiz esta experiência e não deu certo. O melhor é voce criar os seus e ele os dele e depois trocar periquitos entre si. Da mais certo.

Breno Henrique disse...

Valeeu..
tenho 3 casais, mas deixei cada um em uma gaiola. cada um com sua caixa ninho diferentee.ja tem duas fêmeas pondo.
mas axo que a outra fêmea, não se deu bem com o macho.

pode acontecer isso ? e o que eh que eu faço ?

Breno Henrique disse...

( quando for responder, pode responder as duas em uma só)

Queria saber tbm, se eh necessário colocar alguma coisa dentro da caixa ninho ou so a uma ''rodinha'' que vem dentro dela resolve ?

jcesardutra disse...

Breno não põe nada dentro do ninho, só a covinha está bom.

jcesardutra disse...

Breno retira o macho por uns quatro dias e depois apresente de novo ela vai aceitar.

francieli disse...

ola..
gostario de tirar umas duvidas.
eu vao ganhar 2 periquitinhos australianos, so que eles sao irmaos.. porque o outro casal a mae abandonou o ninho,
gostaria de saber se posso crialos livres, como dizem crialos no dedo..
soltos, e pelo fato deles serem irmao tem algum problema ???nao vo coloca-los para criar .
gostaria de saber tbm que tipo de comida posso dar para eles??

Lucimene Borges disse...

Caro Julio. Como já disse eu crio periquitos australianos. Tenho num total 46 periquitos no viveiro. Mais estou triste, esta semana a vigilância sanitária esteve na minha casa dizendo que um vizinho reclamou do barulho deles. Não tem mal cheiro pq eu cuido muito bem. Mais de qualquer forma eu fiquei triste com a reclamação. Não nada que se possa fazer?..pra eles não fazerem tanto barulho?

Lucimene Borges disse...

Ops..não existe nada que se possa fazer para eles não fazerem tanto barulho?

hugo disse...

Julio ela nao morreu estava pra morrer e eu joguei ela fora......

Porque ela botou um ovinho e eu acho que ela fez muito esforsso e aí saiu uma tripa vermelha da bunda dela ????

Julio cesar sempre esta femea jogava ovo fora era até melhor eu comprar outra né?? Cera que ela era uma femea ruim?????

Vc acha melhor eu compra 2 casais ou só 1 casal??????

jcesardutra disse...

Franciele eles sendo irmãos não devem ser usados como casal para reprodução, se quiser criar deves trocar um deles. Para criá-los no dedo terás que começar enquanto bem novinhos .

jcesardutra disse...

Lucimene Borges, consulte um advogado, pois não é proibido criar esta ave e se não existir mal cheiro o outra imundice qualquer acho que eles setão querendo te assustar. Não tem mais nada na rua , cães, gatos, outros pássaros ou animais? Sã só os teus periquitos que fazem barulho? E os outros vizinhos ? A única maneira para diminuir o barulho seria fechar totalmente o viveiro deixando aberto em tela só a parte de cima e também diminuir a quantidade de aves. Mas não tem como fazer eles se calarem pois conversam e gritam o dia todo.

Breno Henrique disse...

Julio, tem algum problema a caixa ninho ficar no ''chão'' da gaiola ? E porque quando a fêmea entra na caixa ninho o macho fica fazendo barrulho o tempo todo ??


Abraço

hugo disse...

ôôôô JJJJJulio CCCCCesar por favor min responda?????????????

iuri disse...

OI JULIO CESAR queris saber como fazer para que uma femea de periquitos australianos nao morrrraaaaaaa?????????????

E como fazer para que os filhotes de periquito australiano nao morraa???

E o que dar para os filhotes comerem????????????????????????

jcesardutra disse...

Hugo quanto mais casais melhor para criar pois eles precisam de barulho e companhia.

jcesardutra disse...

IURI para responder a tua pergunta eu diria que lendo os diversos artigos publicados neste blog você encontra respostas para muitas causas de mortes entre os periquitos. E com certeza estas fazendo algo de errado ou deixando de fazer o certo. Gaste um pouquinho de tutano, leia com atenção está tudo aqui.

Breno Henrique disse...

Julio faltou responder o meu!

Abraço

Breno Henrique disse...

Julio, tem algum problema a caixa ninho ficar no ”chão” da gaiola ? E porque quando a fêmea entra na caixa ninho o macho fica fazendo barrulho o tempo todo ?

Breno Henrique disse...

Julio, tem algum problema a caixa ninho ficar no ”chão” da gaiola ? E porque quando a fêmea entra na caixa ninho o macho fica fazendo barrulho o tempo todo ??

Abraço

hugo disse...

julio o alcool de garrafinha que pega fofo será que mata um periquito australiano

jcesardutra disse...

Se riscar um fósforo mata e se der para ele beber também, mas se for para limpar a gaiola ou passar um pouco nele sugiro misturar meio a meio com água.

Breno Henrique disse...

Julio, tem algum problema a caixa ninho ficar no ”chão” da gaiola ? E porque quando a fêmea entra na caixa ninho o macho fica fazendo barrulho o tempo todo ??

Abraço!

jcesardutra disse...

Breno eu já te respondi, não adianta colocar a caixa no chão da gaiola pois ele vai continuar gritão.

Breno Henrique disse...

Respondeu ??
mas não apareceu aqui no site, nem no meu e-mail!

então desculpa ai pelo encômodo, Beleza ?!

Jadson Renan de Lucena Andrade disse...

Como eu poderia ter um periquito Verde, cruzando que cores de periquitos australianos?

jcesardutra disse...

Jadson o verde é dominante e só conseguirás verde se tiveres pelo menos um verde no casal. Não importa o tom, mas tem que ter um verde pelo menos.

liniker disse...

julio eu tenho dois casais,
apartir de quanto tempo, aproximadamente, que começam a reproduzir??

liniker disse...

e vc recomenda o uso do remedio "avitrin"
para estimular a reprodução??

jcesardutra disse...

Se estiverem em idade adulta e se voce colocar a caixa ninho, normalmente de um a dois meses para iniciar.

jcesardutra disse...

Liniker eu gosto da marca avitrin e eles fabricam medicamentos e vitaminas para todas as situações. Normalmente eu uso um esquema de vermífugo depois um tônico para fortalecer e depois estão prontos para reproduzirem.

lilia disse...

Periquito em idade avançada bota ovo?

jcesardutra disse...

dEPOIS DE CINCO ANOS ELAS PARAM PROGRESSIVAMENTE DE POR.

Matheus V. B. disse...

oi julio faleu pela dica . nao demora estou tirando raras como eu façao para sabera cor das minhas para saber definir se é rara ou nao.

RICARDO PUEHLER disse...

olá
tenho uma grande duvida sobre o ninho
quais devem ser as medidas ?
é melhor colocar um pauzinho na frente para eles ficarem em cima ou não??
a entrada deve ser redonda ou quadrada?(ou tanto faz?)
favor envie a resposta para meu e-mail

rico_puehler@hotmail.com

e aqui tambme

jcesardutra disse...

Ricardo Puehler a casinha deve ter uns 25 a 30 cm por 12 de altura e uns 12 de largura. Se for maior melhor ainda. O importante é ter um divisória de madeira no meio, com uma passagem sendo um buraco ou apenas uma barreira de madeira. Na parte onde ela vai chocar tem que haver uma covinha para que os ovos não fiquem rolando. Nas casas de pásaros tem prontas, basta dar uma olhada e voc~e já terá uma ideia de como fazer melhor pois eles fazem muito pequenas e quando o casal estiver com cinco ou seis ou mais filhotes quase não caberão lá. O buraco da entrada tanto faz se for redondo ou quadrado. E o poleiro na entrada também não é obrigatório, algumas pessoas acham bacaninha e colocam.

Marcelo disse...

Eu queria saber se eu posso pegar os piriquitos assim qundo eles nascem

jcesardutra disse...

Marcelo assim que eles nascem são tão frágeis e pequeninos que temos que ter muito cuidado em manuseá-los principalmente por não haver motivo para pegá-los nesta idade. Mas se precisar muito, com bastante cuidado e com as mãos bem limpas podem ser pegos.

marcelo aof. disse...

eu construi um viveiro com 8 metros quadrados de larguras todo de grade, dentro tem naturalmente plantados varios pés de arvores frutiferas, tudo natural. comprei 4 piriquitos,2 machos e 2 fêmeas, coloquei juntos dentro em cantos do viveiro 4 caixas de ninhos já à um mês e até agora não vi nenhuma mudança gostaria de saber o que eu faço para eles produzirem. falta alguma coisa.

marcelo aof. disse...

por favor eu coloquei dois casais de piriquitos dentro de um viveiro já à um mês o que eu tenho que fazer para eles proqriarem.

marcelo aof. disse...

me ajudem

Andreia Rosa disse...

Ola! Tenho dois periquitos. Uma é padrao ingles e o outro de dois meses é australiano, gostaria de saber se eles podem conviver bem juntos. A Céu (inglesa) tem 7 meses. Ela também está gorda, pois come demais. Como é que se faz uma dieta com periquitos e qual o peso ideal para cada passarinho?
Muito Obriagada.

jcesardutra disse...

Marcelo não falta nada, eles é que não estão prontos. Se eles tem idade adulta vão ter que criar. Algumas vezes um mes é pouco.

jcesardutra disse...

Andréia eles podem viver juntos sem problemas. Quanto a obesidade pode ser resolvida com: banhos de água fria, espaço maior para se exercitar mais e voar. Retirar qualquer semente que não seja alpiste e painço. Dar folhas verdes, areia limpa´e retirar qualquer farinhada aveia ou qualquer outra guloseima.

luciane disse...

olá,por favor me ajudeeeee
tenho um periquito que perdeu o bico ,acho que foi em uma briga entre eles,será que nasce novamente? se não ,o que vou fazer? ele vai morrer.
preciso de ajuda

jcesardutra disse...

Luciane sem o bico ele não consiguirá comer. Se a casca que saiu estiver por aí pode ser colada no local com esmalte de unha, isto prepara a possibilidade de vir outra casca. Se não alimentá-lo boca abaixo ele vai morrer de fome pois como poderá comer? O ideal é uma seginga com uma sondinha e colocar papa para filhotes direto no papo dele. A seringa e a sondinha são vendidas em casas que vendem material médico e odontológico. Custa bem baratinho. A papa vende pronta em casas de pássaros existe a papa pronta da Alcon, Megazoo e outras. Basta colocar água morna e injetar direto no papo dele. Algumas pessoas conseguem fazê-lo comer com a seringa direto no bico, ás vezes ele tem dificuldades para aceitar. Voce terá que dar um geito senão ele morrerá. Para ter acontecido esta briga tem que ter algo errado com o local onde eles estão e normalmente quem faz isto é uma fêmea.

liniker disse...

julio valew pelas dicas...
eu troquei o os pares dos casais e depois
de 1 mes ja começaram a botar!

Henrique disse...

MEu periquito boto...u ki eu devo faze ??
quantu nascer eu devu tira du ninhu e alimentar ??? c eu tira u ki eu devu faze ?? (tein 2 ovos).... mi ajudaa td ki devu faze pra elis viverem.....brigaduuu.....

jcesardutra disse...

Liniker, parabéns. Capricha na alimentação e boa sorte!

jcesardutra disse...

Henrique tem que melhorar no que puder a alimentação deles e deixar que a fêmea sabe o que fazer, não retire nada, deixe lá.

Carlos disse...

Oi Julio,vou lhe tentar mandar uma foto do meu viveiro,para o senhor ver aonde eles chocam.Em minha cidade ninguém cria periquitos no ninho,mas sim na cabaça q eles botam muito.Tente colocar para algum de seus periquitos.

Henrique disse...

EU do painço....
tein ki koloka alguma comida laa pra ela da ???

liniker disse...

julio um dos meus casais botou dois ovos
mais a femea jogou eles fora...
geralmente pq isso acontece??
e ha a possibilidade dela continuar botando
pq a barriga dela inda ta grande
axu q inda tm ovo.

júlio braga disse...

bom Júlio César'' chará'', tenho um casal de periquitos australianos, sempre botão muitos ovos, para se ter uma idéia na última choca foram 08 ovos,na penúltima 07, mas até hoje só nasceram 02 filhotes de cada vez, o que pode tá acontecendo
obrigadO!!!!!

jcesardutra disse...

Júlio daí temos que pesquisar sobre os problemas que causam a baixa fertilidade. Muitas vezes é causa de afunilameno genético, ou seja, eles podem ser aparentados muito próximos. Tem gente que cria irmão com irmão, depois de novo e depois de novo...e depois coloca nas casas de aves para vender e nem temos a mínima informação sobre o pedegree deles. Outro problema são com os periquitos muito empenados em volta da cloaca e quando o macho gala a fêmea as penas mais compridas ficao na frente e se perde muito esperma. (isto não é comum em australianos pequenos) é mais comum em inglêses. Para resolver este problema se corta as penas em volta do ânus deles (só as penas maiores, as plumas não). Outro fato é a cria sucessiva sem um período de descanso onde a fêmea muito desgastada acaba colocando ovos sem condições de gerar filhotes. Tem que descansar dois meses a cada tres ou quatro ninhadas (rodadas de postura) e receber vermífugo e depois um fortificante e melhorar bastante a alimentação. A idade dos machos (com mais de cinco anos) também interferem na fertilidade. A falta de um tratamento como o que me referi antes também prejudica o macho. Os medicamentos são baratos e fácil de seguir a bula. Como voce pode ver tem estes e outros detalhes que atrapalham na fertilidade portanto cabe a cada criador identificar em que caso os seus periquitos podem estar. Valeu?

jcesardutra disse...

Liniker ela vai botar sim, cuide para que a caixa ninho tenha uma divisória alta de madeira entre a covinha do ninho e a entrada da caixa para dificultar que ela faça isso e que depois os filhotes não saiam fácil de lá enquanto sejam muito novinhos.

jcesardutra disse...

Carlos quando se cria australianos em colônia (viveiros) até pode ser feito desta forma, mas no meu caso édiferente, eu crio ingleses e eles são mais dependentes da ajuda do criador. Temos que inspecionar as caixas diariamente, fazer limpeza, anilhar filhotes e em cabaças fica meio complicado. omo seria a tampa(porta)? E elas cabem nas gaiolas? Pois criamos casal por casal cada um em sua gaiola. Valeu?

jcesardutra disse...

Henrique tem que dar mais um montão de outros alimentos senão eles morrem em pouco tempo.

Henrique disse...

quais os alimentos...pra min compraa !!!!

jcesardutra disse...

Henrique uma mistura de alpiste 30%, painço30%, niger 20%, aveia 10% e linhaça 10% é uma mistura boa para os periquitos. Quando eles estiverem criando filhotes pode colocar uma porção de aveia numa vasilha á parte e fornecer tambem farinhada pronta onde duas vezes por semana pode ser acrescentar ovo cozido. Atenção porque todo alimento que levar ovo cozido ou mesmo o ovo cozido sozínho não pode ficar mais que duas horas na gaiola que azeda e faz muito mal. Portanto preparar sempre bem pouco e retirar com este tempo. Não esquecer de folhas verdes, areia e água limpa trocada diariamente.

Carlos disse...

Eu coloco vitaina para meus periquitos,mas eles só comem o painço,oq fazer?

jcesardutra disse...

Carlos os periquitos são loucos por painço e alpiste eles comem outras comidas e vitaminas quando estão com filhotes, mas não desista coloque aos poucos para eles irem se acostumando.

eduardo ripke disse...

ola ! eu queria saber dicas para montar um viveiro de periquito australiano!!!!
e se eu posso colocar alugum tipo de arbusto???
e qual!!!!

eduardo ripke disse...

desde pequeno eu gosto de passarinhos !!!!
ja peguei sanhaso,bico de louça,coleirinha,e varios outros passarinhos!!!
so q depois de um tempo eu fiquei com do deles e soutei!!!

jcesardutra disse...

Eduardo arbusto pode colocar qualquer um, planta de vaso é que não pode, pois algumas são tóxicas. Plantas frutíferas todas. De uma pesquisada em um artigo que escrevi neste blog sobre confecção de viveiros para periquitos, tem todos os macetes que eu conheçoescritos lá.

Yuri disse...

oie!! tenho 2 periquitos ja faz 5 meses
quanto tempo leva para a femea colocar ovos
obrigado pela atençao

jcesardutra disse...

Yuri não é matemático a coisa, pois vai depender de muitos detalhes. Por exemplo: Tens certeza que realmente são um casal? São adultos ?A fêmea não é muito velha? estão numa gaiola não muito pequena (apertada) e tem caixa ninho própria para periquitos na gaiola? A alimentação é variada, estão num local seguro sem ventos e frio? A gaiola deles esta em um lugar fixo, sem ficarem sendo levados para cá e para lá? Bom então neste caso eles já deveriam estar criando. Se tiverem conpanhia por perto, em outra gaiola, ajuda, pois na natureza vivem em bandos e precisam do barulho que fazem. Eles ficam namorando? O macho fica tentando galar a fêmea? Ela já entrou na caixa e ficou roendo lá dentro (preperando o ninho)? Dependendo das tuas respostas podes saber se tem algo errado ou não, Valeu?

leandro disse...

Ola julio, tenho dois casais que estão cada casal em uma gaiola uma ao lado da outra e ja faz algum tempo que estão comigo, eles eram de um amigo e eu comprei dele, eles chocavam diariamente e agora ja faz uns 4 meses que estão comigo e não botaram até hoje, me passa nomes de produtos(mais em conta hahaha) que estimulam os casais a botarem, eles viviam em um viveiro e agora estão em gaiolas sera que isso pode ser o problema, pq na parte de alimentação ta tudo normal, e acho q 4 meses ja da para se adptar né ou estou enganado?

um grande abraço
me responda se puder..

jcesardutra disse...

Leandro eles estão demorando porque tem que se adaptar a gaiola e isso demora um pouco. Tem que dar boa alimentação, variada, e dar um revitalizante tipo o da alcon, ajuda.

Labcon CLUB REVITALIZANTE
Suplemento de aminoácidos e vitaminas para pássaros.


Os aminoácidos são a base de formação das proteínas e, portanto, considerados os nutrientes de maior importância na nutrição animal. Labcon Club Revitalizante é composto de aminoácidos, vitaminas e açúcar de rápida assimilação. O produto fornece todos os aminoácidos essenciais, que são aqueles não sintetizados pelo próprio organismo do pássaro.

O adequado balanço dos aminoácidos oferecido por Labcon Club Revitalizante, associado com as vitaminas e o açúcar, fonte energética, promove um excelente efeito revitalizante.

É indicado para pássaros que apresentem comportamento apático supostamente ligado à desnutrição ou doenças de origem infecciosa ou parasitária. Também deve ser administrado aos pássaros submetidos ao estresse do manejo ou em períodos de convalescença ou muda de penas. Sua utilização simultânea ao uso de medicamentos favorece a recuperação rápida do estado saudável do pássaro e a manutenção da vitalidade e do bem estar.

Modo de Usar:
Aplicar Labcon Club Revitalizante na água do bebedouro na dosagem de 5 gotas para cada 50 ml (aproximadamente uma xícara de cafezinho) ou sobre o alimento na proporção de 8 gotas para cada 60 g de alimento. Como medida preventiva, fornecer durante 5 dias consecutivos, uma vez por mês. Na reversão de sintomas de desnutrição ou estresse, fornecer durante 10 a 15 dias. Renovar a água e o alimento diariamente.

Composição Básica do Produto:
Palmitato de retinol, Colicalciferol, Menadiocina bissulfito de sódio, Cloridrato de tiamina, Riboflavina, Cloridrato de piridoxina, Cianocobalamina, Biotina, Nicotinamida, Pantotenato de cálcio, Inositol, Alanina, Arginina, Ácido aspártico, Fenilalanina, Cistina, Ácido glutâmico, Glicina, Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Prolina, Serina, Treonina, Triptofano, Tirosina, Valina, Dextrose, estabilizante, antioxidante e fungicida.

Níveis de Garantia:
Cada 100 ml contém

Vitamina A 230.000 UII
Vitamina D3 46.000 UI
Vitamina K3 11,6 mg
Vitamina B1 40 mg
Vitamina B2 57,8 mg
Vitamina B6 26 mg
Vitamina B12 28,9 mcg
Biotina 23,1 mcg
Niacina 375,6 mg
Pantotenato de cálcio 173,3 mg
Inositol 57,8 mg
Alanina 265,8 mg
Arginina 141 mg
Ácido aspártico 219,6 mg
Fenilalanina 127 mg
Cistina 48,5 mg
Ácido glutâmico 498,9 mg
Glicina 221,9 mg
Histidina 108,6 mg
Isoleucina 138,7 mg
Leucina 288,9 mg
Lisina 219,6 mg
Metionina 50,8 mg
Prolina 219,6 mg
Serina 161,8 mg
Treonina 115,6 mg
Triptofano 46,2 mg
Tirosina 122,5 mg
Valina 143,3 mg
Dextrose

Carlos disse...

OI,To ficando doidaoooo tem uma periquita chocando!!!!iuuuuuuuuuuuuuupi

Carlos disse...

^^

pedro augusto disse...

queria perguntar qual a cor dos filhotes de uma femea branca e de um macho azul celeste com a face branca.

jcesardutra disse...

Pedro Augusto se a branca for albina de olho vermelho e o macho celeste então todos os filhotes serão azuis e os filhotes machos serão portadores de ino.

pedro augusto disse...

muitoooooooo obrigado!

nivaldo braz da costa disse...

Bom dia professor, sou de goiânia goiás e tenho 1 casal de australianos a femea e verdinha o macho e ingiez azul. Gostaria de saber qual a composição da farinhada que o senhor se refere anterriormente para o casajl com filhotes recem nascidos, porque estou com uma ninhada quase nascendo. muito obrigado pela atenção, abraços.

jcesardutra disse...

Nivaldo antigamente os criadores misturavam um pouco de farinha de milho (fubá) com aveia em pó, neston e ovo cozido amassado. Isto alimenta muito bem os peiquitos com seus filhotes e muitas vezes temos estas farinhas em casa por conta de alguma criança que esteja usando. Hoje em dia quase toda cidade tem uma agropecuária ou pet shop ou mesmo um aviário que já vendem a ferinhada pronta, em pacotes de meio quilo ou no varejo em quantidades menores. Existem de varias marcas e basta acrescentar um pouquinho de cenoura e ebeterraba ralada que está ótimo. Deve-se manter um frasquinho pequeno com a farinhada pura e seca para que eles belisquem sempre que quiserem. Quanto a mistura, se prepara bem pouco para não sobrar e azedar, dando um pouquinho diariamente ou tres a quatro vezes por semana. Mantenha uma boa mistura de sementes tipo painço,alpiste,niger, fôlhas verdes tipo couve e um pouco de areia limpinha, pois eles comem para ajudar a digestão. Em criação não se economiza na variação de alimenos, quanto mais variedades eles comerem mais rápido crescem e se distanciam das doenças.

Danilo disse...

Onde fica sua loja em salvador-ba
la voces vendem periquitos palopsitas?

liniker disse...

julio queria saber quanto tempo demora pra
nascer os filhotes(tempo de incubaçao)
pois o meu casal esta chocando a 21 dias
e os filhotes ainda naum naceram?!!!

jcesardutra disse...

Liniker cada ovo choca com dezoito dias, que é o tempo de incubação. Como ela só se deita definitivo no terceiro dia, tem que contar daí pra frente, e a cada dois dias ela põe mais um. Portanto 21 dias só o primeiro ovo que pode não estar fértil e nem descascar, mas o segundo é no 23 depois 25 e vai...

leandro disse...

Comprei um casal de periquito e o cara disse para eu não soltar eles junto com outros, ele falou que a femea é muito agressiva e q ja machucou outras femeas dele, o q sera q devo fazer colacar eles separados ow ariscar e colacar junto com os outros..o q mais alem das caixinhas fazem as femeas terem esses comportamento....o que devo fazer para ela para de bater nas outras....
grande abraço.

jcesardutra disse...

Leandro se houver bastante espaço, como em um viveiro, dificilmente ela vai atacar alguma outra fêmea. O outro macete você já conhece que é deixar sempre caixas ninhos de sobra no local(várias). Experimenta-la com os outros num dia em que possas ficar observando. Uma vez eu tinha que deixar uma fêmea num viveiro e ela atacava todos os outros, arranquei as duas penas maiores (voadeiras) de uma asa e ela ficou desiquilibrada e não conseguiu pegar mais ninguém, quando as penas voltaram ela já havia se acostumado com todos.

liniker disse...

julio tem chance de nenhum ovo vingar?(sao 4 ovos)
e isso aconce geralmente só na 1° cria?(sao de 1° cria)
para ser mais esato o 1° ovo foi botado dia 13(janeiro) e ja estamos no dia 07(fevereiro) e ainda naum nasceu nem um!

jcesardutra disse...

Liniker neste caso eu examino cada ovo atravéz de um foco de luz de uma lanterninha bem pequena e da para ver se estão brancos dentro ou tem algum filhote. Se estiverem brancos tem que ser jogados fora para ela recomeçar outra postura e não fique se desgatando em chocar á tôa. Nestes casos o problema é infertilidade dos machos, se repetir tem que trocá-lo.

liniker disse...

julio eu fiz o q vc falo
dos 4 ovos 3 estavam brancos
havia um mais escuro
dos tres quebrei dois e realmente
naum tinha nada,soh clara e a gema que aparentava naum
ter sido fecundada.
naum havia nenhuma mancha escura
ou de sangue.
eu vou esperar mais uns dias para ver se o outro ovo
vai vingar!
valew!

jcesardutra disse...

Liniker tem que observar este macho pois se a fecundação esta baixa o problema é com ele.

Jailson disse...

Julio, tenho um casal de australiano, e eles ja estão acasalano, ja tem maiso ou menos 3 meses q o macho direto acasala com a fêmea mas até agora nada de chocar!!! ela passa a maioria do tempo no ninho mas ñão botou ovos ainda.. o q será?? se possivel me responda por e-mail

jcesardutra disse...

Jailson se ela tiver mais de seis anos periga nem colocar mais. Fora isso as vezes demora mesmo, e se ela tiver menos de sete meses també podem demorar bastante a pôr e só depois de nove meses ou mais. É dificil saber assim de imediato, quando se conhece a fêmea desde o nascimento então fica mais fácil, por enquanto tem que esperar mais um pouco. Se tiveres pressa de filhotes poderias trocar esta fêmea, se não aguardar.