Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sábado, 28 de junho de 2008

DOENÇAS NOS PERIQUITOS - Parte II

Criador de Periquito InglêsParte II: Sarna

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Não deixe de ler : (Parte I: Linhas Gerais)

É uma doença simples, de fácil tratamento, porém causa muito desconforto dor e até a morte do periquito. A Sarna se apresenta com placas escamosas de coloração amarelada, que se situam especialmente nas áreas sobre o bico, em torno do globo ocular e nas extremidades do bico e das patas, podendo ser levada também para a região da cloaca.

Seu tratamento é basicamente aplicações locais de medicamentos específicos, bastando para isto segurar o periquito com umas das mãos, e colocar sobre as regiões afetadas uma ligeira camada de pomada acaricida para pássaros, efetuando uma suave massagem para que se vá soltando as crostas e escamas onde se alojam os ácaros. Aplica-se pulverizações de inseticidas em spray ou pó, especialmente para pássaros. A pomada DOLEMIL é bastante indicada para todos so tipos de sarna aviária.

É comum encontrar esta doença em periquitos que rolam de uma para outra gaiola suja em pequenos comércios de aves pela cidade. Em criadouros onde os pássaros são bem cuidados, desinfetados e desverminados periodicamente é muito raro vermos esta doença.

Quando encontro um periquito nestas condições indico o uso de SBP, inseticida doméstico a base de água. Após agitar o frasco, direciono o jato para bem próximo de um papel limpo e deixo formar uma massa líquida onde com o auxílio de um cotonete aplico esta substãncia sobre as partes afetadas. Esta indicação está presente em livros sobre criação de pássaros, é eficiente, e dependendo do caso resolve com duas ou três aplicações.

385 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 385   Recentes›   Mais recentes»
DOENÇAS NOS PERIQUITOS - Parte I « Vida de Periquito disse...

[...] Não deixe de ler: Parte II (Sarna) [...]

FERNANDA disse...

OI.ESTOU COM UM FILHOTE DE PERIQUITO DE UM MÊS E TRÊS DIAS , ELE NASCEU PERFEITO MAIS AGORA NÃO CONSEGUE + FICAR EM PÉ.O QUE ESTA ACONTECENDO COM O MEU FILHO?O SENHOR PODE ME AJUDAR?
OBRIGADA

Lucas disse...

Eu tenho um casal de periquitos adultos.
O macho está perfeitamente bem,mas a fêmea está com uns problemas.
Ela está com a perna cheia de bolinhas que parecem bolhas,nariz como se tivesse quebrado e a parte de cima do bico está para um lado e a parte de baixo para outro,ela não come desde ontem(30/07/08).
Qual é o problema dela?

António Campos disse...

Viva
Tenho 2 casais de periquitos, e uma das periquitas para descansar no poleiro, inclina-se muito para a frente. Fica quase numa posição horizontal. O que poderá ser ?
Agredecendo antecipadamente uma resposta,
António Campos

jcesardutra disse...

Antonio Campos, se tudo mais é normal na vida desta periquita, então é apenas má postura mesmo. O periquito de exposição deve se apresentar elegantemente, numa posição quase perpendicular ao poleiro. Se você observar a posição dos ponteiros do relógio quando marcar 11:25 ou 13:35 verá a posição perfeita que um periquito deve manter em relação ao poleiro. Se não tiver mais nenhum sintoma, então trata-se de um periquito não indicado para reprodução. Abraços, Julio.

jcesardutra disse...

Lucas, o caso da sua periquita é muito complicado. O melhor é mostrar a um veterinário urgente. Se ela ficar sem se alimentar vai morrer. Abraços Julio.

Lucas disse...

ela já deve ter pegado outra doença
ao redor do bico ela está com o bico tipo descascando

jcesardutra disse...

Lucas, descascando pode ser sarna, sem ver o periquito fica difícil. Dê uma olhada no artigo que escrevi sobre esta doença e use as dicas de tratamento simples. Boa sorte

ismael ghizi disse...

minhas piriquitas femeas estão em cima do bico bem avermelhada isso pode ser doença oque devo fazer?

jcesardutra disse...

Ismael, sem ver fica difícil mas acredito que voçê deve estar se referindo a "cera" plaquinha que fica acima do bico, onde estão localizados os dois orifícios da narina. Nas fêmeas ele é de um tom azul pálido ficando marrom ou chocolate quando elas estão férteis, ou seja: Prontas para reproduzirem. É normal, Boa Sorte!

luiz disse...

PRECISO MUITO DE SUA AJUDA DEVIDO MINHA MATRIZ DE INGLES O¨¨ MACHO¨¨ SE ENCONTRA TRISTE SUA FEMEA SE ENCONTRA BOTANDO SEM PARAR E SUAS FEZES ESTÃO PURA AGUA ESTOU DANDO AVEREX TIPO TERRAMICINA COMECEI HOJE E ESPERO QUE O MAIS RAPIDO ELE POSSA MELHORAR POIS ADQUIRIR ESTA MATRIZ TEM DOIS DIAS TALVEZ PODE SER O EXTRESSE DA AVE QUE ELA SE ENCONTRA ASSSIM,ME AJUDE POR FAVOR NÃO POSSO PERDER ESTA MATRIZ, NO MAIS O MUITO OBRIGADO,ME AJUDE??????????

jcesardutra disse...

Luiz, não conheço esta medicação, mas se você está tratando com ela, já deve ter alguma orientação. Existem muitos medicamentos para diarréia, porém é importante cuidar muito neste momento a alimentação. Periquito neste estado deve ser separado, colocado numa gaiola menor, sozinho, bem aquecido, e evitando totalmente alimentos como: aveia, girassol, folhas verdes e qualquer outro alimento que possam ter efeito laxante. Pode deixá-lo até com painço puro por uns quatro ou cinco dias. É muito importante lavar com água morna a região em volta da cloaca onde costuma ficar com fezes, (mesmo líquidas) sujando as penas.A ave tenta se limpar sozinha e se recontamina cada vez mais. Se você der uma olhada nos artigo escritos neste blog vai encontrar mais orientações a respeito. Boa Sorte!

sandro disse...

Tenho um viveiro com cerca de 10 casais de periquitos e há alguns meses os filhotes estão saindo com problemas nas penas com quedadas penas das asas e rabo, não conseguindo voar ao sair do ninho, alem de, alguns deles, ficarem meio despenados no corpo também. Não conseguí descobrir oque está acontecendo e se não solucionar o problema vou me obrigar a terminar com a criação. Aguardo ajuda. Obrigado

Lurdes disse...

Tenho uma periquita com tremores, diarreia e vomitos ja à alguns dias. Que devo fazer??

juca disse...

dr. eu tenho um viveiro de 4 m fixado ao chão, na parte de baixo criu um casal de coelhos. em em cima os periquitos e calopsitas, so que essa semana ocorreu 4 mortes de periquito e 1 calopsita o q sera dr. notei que os periquitos e a calopsita antes de morrer apresetavam um ou os dois olhos inchados e ficam tristes e morrem, existe alguma doença com estes sintomas.
dr. queria seu diagnostco pois tenho varios periquitos e calopsiatas e naum os quero perde ok...

obrigado.

jcesardutra disse...

Juca, os coelhos tem cheiro muito forte na urina, e isto as vezes afetam eles próprios, por isso devem ficar em gaiolas a uma altura de um metro do chão. Acho difícil o cheiro da urina dos coelhos estar afetando tuas aves que apresentam apenas este sintoma relatado. Nunca tive este problema, mas também não misturo periquitos com calopsitas pois não dá certo. O certo é levar a ave morta para ser examinada e também as fézes coletadas no viveiro. Tens que contactar um veterinário da tua cidade e ele te orientará. Infelismente não sou veterinário, e o problema tem que ser resolvido aí, na tua cidade para que algum especialista possa ver as aves. Boa sorte !

jcesardutra disse...

Lurdes, a coisa está feia pra ela. Tem que ser isolada em uma gaiola pequena, tem que fazer higiene (água morna) para que ela não fique tentando se limpar com o bico e cada vez se contamina mais; Tem que aqueçê-la, deixando ao abrigo do frio e vento ou até mesmo aproximar a gaiola de uma lâmpada acesa. Comida somente painço até melhorar. Para diarréia recomendo neosulmetina gotas. Com estes cuidados ela pode melhorar em dois dias, se não melorar, levar a um veterinário urgente!

jcesardutra disse...

Sandro, o nome disso é muda francesa. Eles são conhecidos como "asinhas". Com os casais que estão dando filhotes assim realmente tens que parar pois a têndencia é piorar. Uns dizem que tem cura outros dizem que não. Há bem pouca leitura sobre o assunto. Dizem ser provacada por um vírus e acontece quando cai a imunidade da ave. É como uma gripe tem melhora mais sempre volta. O ideal (certo) é antes de colocar para criarem, primeiro fazer um tratamento correto com vermífugo, depois fornecer um complemento vitamínico como "vitagold"ou outro revitalizante tipo Alcom, etc, por mais de trinta dias. E enquanto estiverem criando, fornecer alimentos variados como farinhadas, ovo cozido, etc. Uma coisa tenho certeza: Quando acontece isto a culpa é nossa pois não fornecemos as condições adequedas para eles, algo está errado(faltando). Boa sorte!

vera disse...

Minha filha apareceu aqui com um filhote de periquito, bem problemático.No nascimento por ter sido o último ficou precionado eperdeu uma das patinhas, esta perninha dele é torta também e a outra tem a patinha virada, toda defeituosa,ele estava sendo rejeitado pelos pais e minha filha tem cuidado dele,mas sinto mita pena ao ver sua dificuldade em se pos em pé(se apoia pelo bico no recipiente em que está)e tenho percebido que sua fezes são muito moles e evacua a todo instante,muito.Minha filha diz que é normal, que ele evacua e urina ao mesmo instante e que bicho é diferente de ser humano(ela é biologa).
Mas percebo que tem algo errado.Ele se limpa, procura tirar as fezes que o sujou,eu tenho pavor em pegar qualquer tipo de bicho, aí como neste recipiente fica forrado com papel toalha, toda hora que vejo eu consigo delicadamente trocá-lo.È natural esta situação?E quanto as suas debilidades há alguma possibilidade de recuperar a patinha virada(cirurgia gesso etc...)Me perdoe a ignorância, sou leiga.Meu desejo é poder de alguma forma tornar a vida dessa criatura mais amena.Há ele tem por volta de 15 dias.Desde já agradeço.
Ps.Parece também que ele sente dor,fecha muito os olhinhos, se treme,é algo estranho.

stefany nunes da silva disse...

eu comprei 2 periquitos um macho e uma femea e queria saber
se pode pegalos na mao ou no dedo pois algumas pessoas falam que
pestiam eles!
espero com muita anciedade sua resposta!
ate mais

jcesardutra disse...

Estes que você comprou se forem adultos, não vão gostar que você os pegue, só se você conseguir amansá-los. Mas quando tiverem filhotes será bem mais fácil. Por segurança sempre lave as mãos antes e depois de pegá-los, assim é com gatinhos, cachorrinhos ou qualquer outro animal, pois todo animal tem suas doenças e nós também temos as nossas. Porem não é assim fácil que eles adoecem, eu os pego sempre, e nunca nenhum adoeceu. Existe muita leda a respeito, mas pouca verdade. Fiquei curioso com o seu sobrenome, Nunes da Silva, pois conheço uma família aqui em Florianópolis com o mesmo. Felicidades, Julio.

frank disse...

oi

tenho um periquito macho que so dorme e quando acorda come bastante,as fezes esta normal mas dorme muito acho que esta fraquinho mas voa. ele era muito esperto agora ta quietinho as vezes fica arrepiado. ja dei norkill e avitrin mas continua do mesmo jeito. o que devo fazer? deixa-lo bastante no sol? proteger do vendo e frio? uma vez ele soltou pela boca uma secreçao tipo clara de ovo mas foi so uma vez. o que devo fazer? obrigado

jcesardutra disse...

Você tem que observar se ele come bastante, ou apenas fica triturando a comida e não engole. Às vezes eles ficam muito tempo sobre o comedouro, mas o papo está sempre vazio. O ideal é ser visto por um veterinário e este sintoma do vômito é um dado importante. Como você já tratou com medicamentos e não obteve melhoras, eu recomendo que ele seja colocado em uma gaiola sozinho, com conforto e longe do vento e do frio. Um pouco de sol pela manhã, 10 min. mais ou menos também é bom. Oferecer alimentos como farinhada, milho verde, couve, cenoura que é mais fácil de comer e ajuda na digestão (além dos grãos que ele já come). Nestes casos eu dou labcon club revitalizante da alcon, por uns vinte dias. Algumas vezes os periquitos caem em uma tristeza e acabam não retornando mais. Se não melhorar com estes cuidados, somente com um veterinário experiente em aves, e reconheço que não é fácil às vezes. Boa Sorte!

janaina martimbianco disse...

dr. preciso de sua ajuda tenho um casal de periquitos á uns 5 meses a femea ja colocou ovinhos que quando vimos estavam quebrados e vazios no chao da gaiola agora ela esta com o peito inchado e vermelho parece até que esta machucada... além disso nunca sai do ninho minha pergunta é se é normal ela sempre ficar dentro do ninho e ter o peito assim vermelho e inchado
grata

jcesardutra disse...

O peito e a região anal ficam assim quando elas permanecem muito tempo no ninho. Tem fêmea que faz isso e o macho não consegue galar daí os ovos são todos inférteis. Tira a caixa (ninho) por uns 15 dias depois recoloque para ver se normaliza. Não esqueças de oferecer um recipiente com água para ela tomar banho. Se ela não tomar, use um esborrifador e de um banho neles. Felicidades.

JUCA disse...

Dr. tenho varios periquitos e estão reproduzindo, só que cada periquita tira no minimo 4 filhotes mas esta acontecendo um problema uns empurram os outros para fora da casinha e morrendo da queda, que eu faço!?

e os que se criaam naum querem voar e comer
so ficar dentro da casinha e acabam morrendo 1?tem algum problema!?

Obrigado

jcesardutra disse...

Juca, ou diminua a altura ou coloca um anteparo (uma tela, uma tábua), para evitar este tombo muito alto e coloca areia ou serragem no fundo do viveiro. A caixa ninho tem que ter uma divisória que eles só consigam sair quando forem capazes de voltar e para que os novinhos não consigam sair. O casal alimenta os filhotes até que eles estejam comendo por conta própria, se isto não acontecer tem que colocar os filhotes com outros casais ou alimentá-los na mão. Tem que observar se não estão sendo assustados durante o dia ou á noite, por lagartixas, ratos ou outra coisa qualquer. Sê tem mais de 4 filhotes em cada caixa, deves trocar os filhotes ajeitando pelo tamanho. Coloca os menores juntos com um ou mais casal, e os maiores com outros.

EDILAINE disse...

Nasceram três periquitos há uma semana e gostaria de saber se devo ajudar a alimentá-los, se sim, o que devo dar?
Devo limpar o ninho todos os dias? Percebi que a fêmea não tem feito...
Estou meio perdida sem saber como proceder para assim, ficar mais tranqüila, já que essa é a primeira vez que isso acontece.

Obrigada.

Laudicéa disse...

Dr. Tenho um casal de periquitos, já há 10 meses, até hj ela já colocou 21 filhotes, sendo que de uns tempos pra cá ela está enfraquecida, só anda se agarrando pelo bico, e está tremendo muito. Fica parada fora da casinha sem chocar. Tem 8 ovos na casinha. O que faço?

jcesardutra disse...

Ludicéia, você imagina uma mulher com 21 filhos, tendo parto a cada 9 meses e você ainda pergunta o que ela tem? Ela está desgastada, talvez não crie mais e corre risco de morte. Devemos deixar a fêmea pôr e chocar numa seqüência de no máximo quatro rodadas, depois ela tem que descansar 60 a 90 dias. Para isto ela terá que ser transferida para outro lugar onde não haja ninho. Por enquanto você deve deixar que a periquita fique uns dias, até melhorar, em uma gaiola bem quentinha e sozinha, coloque um plástico em volta e de uma alimentação bem equilibrada contendo sementes de níger, aveia,alpiste mais farinhada e um revitalizante labcon gotas (alcon). Com sorte ela se recuperará e você passará a ser uma criadora mais experiente, não esquecendo de me retornar o resultado do tratamento valeu? Abraços, Júlio.

jcesardutra disse...

Laudicéa, ela deve ter abandonado estes ovos por falta de condições físicas, podes desprezá-los. A não ser que tenhas outras chocando, daí poderias distribuir os ovos pra ver se ainda algum descasca. Boa Sorte.

jcesardutra disse...

Edilaine forneça alimentação bem equilibrada que o casal cuida deles sozinhos, não precisam de nossa interferência. Consulte meus artigos publicados anteriormente neste site que tem a relação completa sobre alimentação e cuidados iniciais. Quanto à sujeira no ninho, só precisa limpar mais vezes se for diarréia, senão uma vez por semana tu removes os filhotes para uma caixinha, raspas o fundo do ninho com uma colher velha, e depois coloca um pouquinho de serragem ou areia limpinha, e devolve os filhotes ao lugar. Boa Sorte!

jackeline disse...

tenho um periquito macho que esta com a narina toda coberta por uma crosta estranha (nos pés também), gostaria de saber oq poderia ser e o que fazer?
Obrigada

jcesardutra disse...

Jackeline, isto é sarna e tem que ser tratado senão ele morre. Existem vários medicamentos no comércio que podem ser usados para isto, mas eu trato com SBP inseticida doméstico a base de água (se não estou enganado é o de cor azul). Espirro o jato do spray contra um papel limpo, (jornal não) e depois coleto a substancia com um cotonete e passo várias vezes na região afetada (umas quatro ou cinco), observe também a região do ânus deverá estar contaminada também. Abraços Julio

erick fernandes costa viturino disse...

posso deixar meu periquio macho separada da femea mesmo sem eles serem um casal a periquita fica louca para passar para a gaiola onde o macho esta espero resposta
obrigado e deus te abençoe

erick fernandes costa viturino disse...

121212121212121212121121

Ana Luiza disse...

Tenho uma fêmea que está com sarna e gostaria de saber quantas vezes por dia posso fazer a aplicação do SBP? Muito Obrigada

jcesardutra disse...

Não há problemas em ficarem juntos, se não devem reproduzir por enquanto é só não colocar caixa ninho. Os periquitos vivem em bandos na natureza, eles são coletivos e não solitários. Quando se tem muitos machos e muitas fêmeas e não se quer que eles se acasalem de forma instintiva e natural, pois queremos formar pares adequados de acordo com as mutações e cores daí sim se coloca todos os machos juntos numa voadeira ou viveiro e todas as fêmeas em outra. Mas não é bom para eles ficarem sem companhias. Valeu?

jcesardutra disse...

Ana Luiza, eu li neste livro sobre como criar periquitos,(página 105) este que está anunciado no blog. Ele aconselha passar algumas vezes, até que desapareça a sarna e na minha experência uma vêz por dia. Não esquecer que é o SBP á base de água pois o outro é muito tóxico. E sempre que passar ir ajudando a remover a crosta que com o SBP vai se soltando. Boa Sorte!

Luis Fernando disse...

Bom dia!

Estava buscando na net sobre um fato que esta acontecendo com um casal de periquito australiano aqui em minha casa, eles se acasalaram, puseram 6 avos, dos quais nasceram 5, ate ai tudo bem, o que acontece é que não esta crescendo penas como de normal, eles só apresentam alguns penugens, isso nos mais velho, quando ja eram para estar saindo do ninho.
Gostaria de saber se isso se trata de alguma doença, e se a mesma tem cura, e qual a melhor forma para resolver esse caso.

Desde já sou grato,

Luis Fernando

Andrea disse...

Dr. Julio Cesar, tenho um periquito macho australiano, no entanto tenho notado a alguns dias que ele está com o bico estranho, parece que tem fungos, dá a impressão que está esfarelando, embora não notei diferença no seu comportamento pois está se alimentando e cantando, estou mto preocupada. VC poderia me ajudar, por favor. Fico no aguardo
(PS ele dividi a gaiola com uma calopsita)
Abraço, Obrigada

valter disse...

Bom dia Julio!

Tenho um periquito australiano cujo as patinhas estão muito escamadas.
Percebo que ele ten dificuldade para se fixar nos poleiros, fica trocando de pata como se estivesse dançando. Sempre que para por pouco tempo, recolhe uma das patas (a mais cascuda) e fica abrindo e fechando a mesma.
Acredito ser algum tipo de parasita, você pode me dar alguma dica?

obrigado,

Lucas disse...

Dr, meu periquito esta triste, não se limpa, ja coloquei água morna, arrumo a gaiola dele diariamente, antes ele era alegre, feliz, mas derrepente ele fico assim, suas patas estão meio amareladas.
ele esta comendo menos do que antigamente.

Eu não sei o que fazer, o que você recomenda?

jcesardutra disse...

Lucas, devido á reproduções sucessivas, às vezes com parentes muito próximos vai acontecendo um fenômeno chamado afunilamento genético. É a falta de sangue novo nos acasalamentos, a gente compra os periquitos e não sabe sobre a origem dos cruzamentos anteriores até chegar nele. E muitas vezes ainda continuamos cruzando com seus parentes diretos. Há um enfraquecimento, e aparecem doenças congênitas que muitas vezes não conseguimos identificar. Até que saibamos do que se trata, devemos mantê-lo sozinho, em lugar quente, adicionar um revitalizante na água, (Labcon), e facilitar no máximo a alimentação. Farinhadas, pão integral (de preferência), molhado e espremido, couve, milho verde e ficar atento quanto á diarréia. Muitas vezes eles recuperam com isso, o que não devemos fazer é empurrar antibióticos ou outros remédios sem uma orientação de um profissional que possa ver e examinar a ave. Boa Sorte, Julio.

jcesardutra disse...

Valter, quando o periquito tem mais de cinco anos ele pode apresentar estas cascas nas patas e melhorar bastante com limpezas com azeite de oliva. Se realmente se tratar de parasita tipo sarna, deve usar alguma destas pomadas acaricidas que vendem em casas de pássaros. Eu trato com SBP spray (inseticida doméstico á base de água), espirro o produto num papel limpo e depois passo o material expelido umas quatro ou cinco vezes. É importante também trocar de gaiola e fazer uma desinfecção na gaiola dele e nos poleiros. Evita-se este tipo de problema oferecendo um vasilhame com água e algumas gotas de vinagre e às vezes iodo, para que ele tome banho e espante qualquer parasita que queira se instalar. Vale?

Andrea disse...

Dr. Julio, estou no agaurdo da sua resposta, desde já agradeço. OBrigada

jcesardutra disse...

Andréia é perigoso para um periquito dividir uma gaiola com uma calopsita. Já vi uma calopsita cortar os dedos de um deles com uma mordida, cuidado. Quanto a estar esfarelando o bico, poderá ser sarna, mas poderá também estar tocando partes do bico, é normal. O ideal é ser visto por uma pessoa mais experiente para não medicar desnecessariamente. Podes fazer o teste do SBP inseticida doméstico a base de água. Direciona o jato do spray para um papel limpo e depois passa a matéria expelida nas regiões afetadas. Não te preocupes, não vai fazer mal. Uma vez por dia por uns três ou quatro dias, se for sarna (acho que é) ficará bom. Abraços

Luis Fernando disse...

Dr. Julio,

Por favor, gostaria de saber se o senhor poderia me ajudar, respondendo a minha pergunda feita no dia 14/09/2008, a qual esta numerado pelo nº "40".

Se o senhor puder me ajudar com esse caso, fico muito grato,

jcesardutra disse...

Luiz Fernando eu respondi sua pergunta deve ter havido algum problema no envio. Este caso de falta de penas nos filhotes trata-se de uma doença chamada "muda francesa". Tem que tratar todos por um longo tempo com um complexo vitamínico colocado na água, dar banho de sol e ainda assim tem casos que não voltam ao normal. Pesquise sobre muda francesa. Neste meu blog tem um artigo sobre esta doença e na internet tem também. Julio.

marcelo j. moreschi disse...

OLÁ! TENHO UMA PEQUENA CRIAÇÃO DE PERIQUITOS AUSTRALIANOS CRIO EM GAIOLAS,COMECEI A CRIAR NO COMEÇO DESTE ANO DE 2008,NO COMEÇO IA TUDO BEM,SÓ QUE UNS DOIS MESES PRA CÁ TO TENDO PROBLEMAS COM MORTALIDADE EM FILHOTES,TODOS OS DIAS MORRERM DE 2 A 3 FILHOTES...MORREM DERREPENTE UM DIA ESTÃO BEM NO OUTRO APARECEM MORTOS...MAIS SÓ ACONTECEM COM FILHOTES QUE COMEÇAM A SOLTAR OS PRIMEIROS PENUGINHOS...E OS QUE CONSEGUEM ESCAPAR DESSA DOENÇA FICAM RAQUITICOS SEMPRE ENCURUJADOS SAEM DOS NINHOS MUITO CEDO...NÃO SEI MAIS O QUE FAZER JÁ DEI ANTIBIOTICO NA AGUA COLOCO TODOS OS DIAS UM FUNGICIDA NA FARINHADA LIMPO AS GAIOLAS COM FREQUENCIA E DESINFETO COM PRODUTO PROPRIO.
SE O SENHOR PUDER ME AJUDAR FICAREI MUITO GRATO E DESDE JÁ MUITO OBRIGADO!

jcesardutra disse...

Marcelo isto está me parecendo uma intoxicação que pode ser alimentar, (da água ou da comida). Pode ser também de algum produto aplicado no local. Tens que observar nos filhotes e até nos mortos se continham comida no papo. Alguns pais deixam de alimentar e é fatal. Tem que ser visto sobre a saúde dos pais, se tem diarréia na gaiola ou no ninho. Acredito que estejas fornecendo para eles alem da mistura de sementes também alguma farinhada, folhas verdes, milho verde, pois isto incentiva a alimentar.
Se tudo isto está perfeito deves fazer um exame de fezes neles para saber sobre a situação de verminoses e coccídeos. Toma cuidado quanto a dar antibióticos e outros medicamentos, pois afeta muito o fígado deles e só deve ser usado em caso de diagnóstico confirmado. Valeu?

valter disse...

Bom dia Julio!

Coloquei o ninho e a femea botou sete ovinhos.
No ultimo dia 22/09 eclodiu o primeiro ovo.
O que gostaria de saber é o seguinte:
-Percebi que o filhote é muito pequeno, um feto ainda...
a femea já alimenta o filhote nessa fase?
-Os demais ovos deverão ecladir se galados, certo?
-O casal, mesmo jovem, terá condições de suprir a necessidade
dos filhotes? Se não o que devo fazer?
Mais uma vez obrigado pela atenção.

marcelo j. moreschi disse...

JÚLIO MUITO OBRIGADO POR TER RESPONDIDO.

OS FILHOTES MORTOS A MAIORIA TEM SIM COMIDA NO PAPO,E EM RELAÇÃO AOS PAIS TODOS EM PERFEITA SAÚDE VISIVELMENTE,SEM NENHUM SINTOMA DE DIARRÉIA...DEVO FAZER EXAME DE FEZES NOS PAIS OU NOS FILHOTES?

MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO...ABRAÇOS

jcesardutra disse...

Marcelo, nas fézes dos pais, mas tanto faz porque o que um tiver os outros também terão.

Rafael Aguiar disse...

Bom dia, amigo!

Por favor, ajude-me! Tenho dois casais de periquitos australianos em gaiolas separadas; em um desses casais, a fêmea fica sempre "encurujada" e com a região da cloaca sempre molhada, pois suas fezes são sempre muito úmidas, como diarréia; tem momentos que ela se desperta, se alimenta bem e bebe bem, mas logo procura o poleiro e se aquieta como sempre com as penas eriçadas e com a cabeça voltadas para trás, como fica quando vai dormir! as patinhas dela estão bem, as penas também, a região dos olhos também, mas o bico parece estar descamando e crescendo demais, pois parece maior que o bico do macho! Esse casal é novo, mas ela já está procurando o ninho, apesar de ainda não ter botado nenhem ovo. a princípio, achei que o motivo era que ela era muito nova ainda, por isso ficava assim, mas percebi que o macho tem praticamente a mesma idade e seu comportamento é totalmente diferente, é bem esperto, suas fezes são sempre "firmes", a região da cloaca é sepre sequinha, enfim, vai muito bem com ele (eu acho!). Será que é o polivitamínico que estou dando a eles que está afetando a fêmea, pois eu uso o VITA GOLD POTENCIADO, três gotas em mais ou menos 100 ml de água! Mas se é isso, por que o macho não fica da mesma maneira e o outro casal da outra gaiola, por que estão todos espertos e saudáveis (esse outro casal é adulto), já que ponho a mesma quantidade dessa vitamina para todos! Mas se não é nada disso, por favor me diga o que é, pois temo que ela venha a morrer assim que começar a botar os ovos! Já pensei em comprar algum antibiótico, mas tenho medo de piorar a situação, pois voce disse numa de suas respostas a alguém que antibióticos podem afetar o fígado do pássaro! POR FAVOR, AJUDE-ME, PRECISO DE UMA ORIENTAÇÃO - MUITO OBRIGADO!

jcesardutra disse...

Rafael esta fêmea tem que ser separada por uns dias, e tratada sozinha com neosulmetina gotas conforme a bula ou outro medicamento indicado para diarréia em periquitos. A região da cloaca e ânus tem que sererem lavadas com água morna e um pouquinho de sabão, (neutro ou de neném). O vitagold em excesso pode dar diarréia, mas desse jeito que você relata não. Provavelmente é da alimentação, pois têm periquitos que não toleram muita alimentação úmida como milho verde, couve, aveia e outras pode até comer porem com moderação. Tem que ficar em uma gaiola pequena, aquecida colocando um plástico transparente em volta enquanto trata. Enquanto estiver tomando o remédio deve ficar comendo apenas painço. (três dias). Se você der uma procurada neste blog tem mais de um artigo explicando todos os cuidados e prevenções. Valeu?

maria apolonia rodrigues disse...

estou com um problema com os meus filhotes de perequito australiano. eles nasceram saudáveis mas dois já morreram e um terceiro apresenta os mesmos sintomas, eles começam a mancar, ficam encorujados e depois morrem. os dois primeiros morreram muito novinhos, a terceira já estava até empoleirando mas hj fui limpar a gaiola e percebi que ela estava com dificuldades de andar. motei que ela tinha uma crosta na patinha afetada, a qual limpei, não sei se é alguma doença, ela não consegue firmar a patinha. o que posso fazer?

Rafael Aguiar disse...

Muito obrigado pela resposta! Farei exatamente o que você me orientou! Mas desde que eu os comprei, eu nunca dei outra coisa para eles comerem, senão painço, alpiste, aquelas sementes preparadas especialmente para periquito autraliano, voce sabe! Mas vou comprar esse neosulmetina gotas e tratar dela como você me ensinou na sua resposta! Muito obrigado mesmo!

jcesardutra disse...

Capricha Rafael, abraços. JULIO.

jcesardutra disse...

Maria Apolônia desconheço qualquer doença com este sintoma. Crosta em filhotes só quando o ninho está muito sujo e as fezes ficam grudando nos dedos, nos pés e nos joelhos. Chegam a formar grandes bolas e podem até aleijar os filhotes se não retiradas desde o início. Por isso a caixa ninho tem que ser inspecionada diariamente e limpa sempre que precisar. O casal não se importa com esta faxina como muitas pessoas pensam que se mexerem eles podem abandonar os filhotes. Isto é lenda, tem que olhar diariamente. Tem que limpar com cuidado, pois eles são frágeis, mas tem que limpar. Fora isto, desconheço a razão de suas queixas. Valeu?

Rene Custodio da Silva disse...

minha periquita está com uma bola parece até um ovo na região anal o que faço estou preocupado

christovão disse...

ola tenho um casal de periquito desconfio que seja irmão,pois ja é segunda cria so que
vigou 1 finhote de cada ninhada,e este finhotes estão com as patas atrofiadas o que pode ser

jcesardutra disse...

Mesmo sendo irmãos poderiam dar filhotes normais a não ser que já venham de sucessivos acasalamentos consangüíneos. O ideal seria trocar um dos pais já que o insucesso vem se repetindo. Pernas escarrapachadas, como se diz na várzea pode também ter outras causas como muitas fezes no ninho e coladas nos pés e pernas deles. Tem que ser observado e limpo seguidamente. Pode também ser causadas pela diferença de tamanho entre os filhotes, onde o que nascer muitos dias após o nascimento dos primeiros acaba sendo amassado. Eu uso um ovo de plástico e vou guardando os ovos que ela por até o terceiro e quando ela põe o quarto eu retiro o de plástico e coloco os outros três. Desta forma vão descascar juntos e se ela colocar mais, a diferença no tamanho vai ser pequena. Valeu?

jcesardutra disse...

Rene Custódio da Silva, você tem que pegar na mão e analisar. Sê for duro ao apalpar, de forma oval, pode ser mesmo um ovo. Ela terá que botar e se demorar mais que dois ou três dias ela corre riscos. Sê for mole tipo gordura e ao apalpar da para diferenciar de ovo ela deve ser afastada da reprodução por uns dois ou três meses sendo colocada em um ambiente onde ela possa voar para se exercitar e perder esta massa gordurosa. No caso de você achar que é um ovo, deve colocar um pouco de azeite sobre a região da cloaca e até mesmo no ânus. Deve também colocar um pouco de água quente em um copo (recipiente) e segurá-la bem próximo a esta água para ela receber um vapor quente, isto mais o azeite ajuda a dilatar a região e o ovo tem mais chances de sair. O ideal é pedir ajuda a um criador mais experiente ele poderá te ajudar de perto. Não esqueças que esta criatura só depende de sua boa vontade para ajudá-la, Valeu? Boa sorte!

Érica Zechini Moreira disse...

Tenho um casal de periquitos e a femêa está com a cloaca sem penas, parece estar inchado e quando ela defeca o "esficter" não tem movimento normal não possui movimentos quando ela defecar, o coco não caia e sim ficando na cloaca e acaba resecando. Estou tirando bem de vagar com um cotonete umedecido em água. O que será que está acontecendo? É alguma doença? Estou preocupada.

christovão disse...

obrigado vou ficar mais atento com ninho,boa noite ate mais

jcesardutra disse...

Érica quantas posturas esta fêmea já fez? Quantas vezes seguidas? Isto pode acontecer (não deve) quando uma fêmea cria direto sem se fazer um período de descanso. Ela tem que ser higienizada com água morna e um pouquinho de sabão neutro (de bebê), depois enxugar com papel toalha. Tem que observar se está com diarréia e tratar. Separá-la do macho e deixá-la sozinha em uma gaiola num lugar aquecido para que se recupere. Depois disso tem que ser observado a situação de vermífugo e em seguida um complexo vitamínico. Valeu?

César de Oliveira disse...

Eu gostaria de saber sobre caroços que aparecem ao redor do bico e de toda face dos perequitos. É alguma infecção ? Como tratar ?

Obrigado.

jcesardutra disse...

Cesar eu nunca vi nada assim tipo caroços, só mandando uma foto da cara deles para examinar. Muitas vezes o periquito está com sarna e fica com um aspecto muito feio, parece lepra e fica soltando as casquinhas, ataca o bico, as pernas e a região em volta do ânus. Quando são muito velhos formam bolotas de massa tipo tumor e estas bolotas ficam bastante grandes e geralmente eles morrem mesmo tratando. Isto ataca mais os periquitos ingleses, pois sofrem muito afunilamento genético e vão enfraquecendo e desenvolvendo algumas doenças como esta. Neste caso que você relata como caroço deveria que ser visto por um especialista (veterinário). Valeu?

Marco disse...

Olah,

Eu tenho 2 periquitos que depois de adultos foram ficando com as pernas atrofiadas. No mais eles sao normais, se alimentam bem, voam, etc. Os dois tem controle sobre o movimento dos dedos, mas a perna nao mexe e mesmo pegando na mao e mexendo parece meio dura no "cotovelo". Voce sabe se eh alguma doença que dah pra medicar?



Obrigado

gisele disse...

Oi, meu periquito esta todo arrepiado e perdendo as penas,o que devo fazer,parece que esta sempre com frio fica o tempo todo no fundo da gaiola,no começo achei que estava triste por que separei ele da femea, ela quase matou ele,estavam com filhotes 2 dias depois a femea matou os filhotes e ele ficou triste desde esse dia,ñ levei no veterinario porque se alimentava muito bem agora se alimenta menos...que remedio devo dar ou vitamina...bom dia

jcesardutra disse...

Gisele tem que observar se ele tem ferimentos, ou diarréia, se tiver tem que tratar. Caso contrário tem que colocá-lo em uma gaiola pequena, aquecida, fora do alcance do vento. Pode cobrir com um plástico transparente. E dar a ele um revitalizante alcon, ou algo parecido, caprichar na alimentação e deixá-lo quietinho que ele melhora. Valeu?

jcesardutra disse...

Marco eu nunca havia tomado conhecimento de nada igual, acredito ser uma doença genética e eles não deveriam ser aproveitados para reprodução pois poderiam passar isto para os filhotes. Vou pesquisar a respeito e se tiver novidades vou publicar como assunto de abertura do blog. Valeu?

jose Augusto paiva ferreira disse...

Dr tenho um piriquitinho que foi me dado e de um tempos para ca, ele tem deswenvolvido um tipo de escama no bico e acho que ele esta sofrendo gostaria que o senhor me ajudasse , li na sua reportagen que pode ser um tipo de sarna. qual o nome da melhor pomada pois ele e muito manso e anda dentro de casa solto e gostaria de melhorar a alimentação dele te agradeço desde ja

jcesardutra disse...

Jose Augusto provavelmente é sarna mesmo e você pode usar os tipos de pomadas que vendem nas casas de pássaros eles sabem informar sobre isto. Eu uso, por recomendação de um livro de criação de periquitos o SBP inseticida doméstico á base de água. Espirro o jato sobre um papel limpo (bem de perto) e depois passo o material expelido nas partes afetadas do periquito. Basta umas tres ou quatro vezes e ele fica livre. Valeu?

Rebeca disse...

Olá doutor.
Meu nome é Rebeca e estou com um problema com meu periquito fêmea.
Ela está amuada, com poucos reflexos, contantemente dormindo, com as penas eriçadas, as asas largadas sobre as laterais do corpo... parece um animalzinho cansado, abatido, sem ânimo (os sintomas foram se tornando maiores com o passar do tempo).
O corpo dela está um tanto frio para uma ave.
Não consegui ver direito se emagreceu ou não, e tenho até certas dúvidas já que ela está comendo e bebendo normalmente.
O aspecto físico (cor e textura do bico, das pernas e das penas) está normal.
Pensei em intoxicação alimentar, já que, além de oferecermos cereais, geralmente, quando compramos mais comida, nós a misturamos com o restinho da velha.
Porém, lendo um texto que falava sobre Psitacose (SINTOMAS NAS AVES:

O período de incubação da doença nas aves pode variar de 3 a 106 dias. Os sintomas podem ser distinguidos em forma serosa ou respiratória, digestiva ou na forma mista. Observa-se portanto, dependendo da forma que a doença se manifesta, sonolência, debilidade, falta de apetite, eriçamento das penas, diarréia com intensidade diversa.
Após emagrecimento progressivo e caquexia, os animais morrem, freqüentemente com sintomas de paralisia no prazo de uma a duas semanas. Também ocorrem mortes súbitas sem sintomas prévios da doença. Um animal doente pode ser curado, mas continua portador eliminando o agente por meses. O tratamento de escolha é à base de antibióticos.), pensei que talvez também poderia ser isso pois, apesar da minha ave viver atualmente sozinha, frequentemente rolinhas e outras aves pousam no quintal onde ela vive.
Por fim, meu psitacídeo já viveu com outras aves, dentre elas um manon, que morreu tb de forma estranha... meio amuado, com as penas da região da cabeça caindo (na época, um veterinário nos deus alguns conselhos, achando que poderia ser falta de nutrientes na alimentação, e, as mudanças na ração surtiram efeito).

O que você acha que poderia ser???
Como eu posso ajudá-lo????

Grata

jcesardutra disse...

Rebeca se ficarmos lendo a respeito das doenças nas aves ficaremos ainda mais perdidos, pois os sintomas de várias doenças se parecem e a chance de errar fica ainda maior. Eu deixo esta parte para os veterinários. E mesmo assim se não forem especialistas em aves também irão ter problemas para resolver a situação. O ideal seria a ave ser vista por um especialista destes. Como criador experiente procuro resolver as coisas básicas e facilitar a vida da ave para que tenha melhores condições de se recuperar e sarar. Primeiro tem que ser visto este ferimento que você referiu existir, ele tem que ser tratado. Limpar, desinfetar (uso iodo). Se tiver sinal de diarréia tem que receber um medicamento tipo neosulmetina (conforme a bula). Restringir a dieta para somente painço e água limpa por uns quatro um dias (se estiver com diarréia). Cobrir sua gaiola (gaiola pequena é melhor) com plástico transparente para mantê-lo aquecido e manter a claridade. Se tiver uma lâmpada infravermelho para deixar acesa sobre ele vai ajudar bastante. Ele tem que estar bebendo e comendo caso contrário tem que ser colocado comida diretamente no papo através de uma sondinha e uma seringa. Se não melhorar em três dias vai ficar difícil. Tenho perdido um ou outro periquito ao longo do tempo, pois quando resolvem morrer não é fácil. Já levei a um veterinário uma vez e ele tratou com antibióticos, mas infelizmente não conseguimos recuperá-los às vezes não dá, mas temos que tentar e se com estas ajudas que o indiquei não recuperar, paciência. Valeu?

Ana Paula disse...

Olá!! Antes de tudo gostaria de lhe parabenizar pelo blog, pois suas orientações são ótimas pra gente que ama os periquitos.
Estou com um problema com uma fêmea e preciso muito da sua ajuda. Há quase 1 semana ela começou a ter diarréia muito forte, líquida e verde escura. Fica só dormindo toda eriçada e não come semente nenhuma, só pão molhado. Dei Avitrin antibiótico direto no bico e não resolveu nada. Como ela está rejeitando as sementes, misturei o avitrin com soro glicosado 5%, 2 gotas de cada. Mas não adiantou. Foi quando descobri o "Vida de Periquito" e comecei a seguir algumas orientações: estou dando o Neosulmetina (misturado na água conforme a bula e também direto no bico), também lavo a cloaca dela regularmente. Já tem 2 dias que estou fazendo isso mas ela continua com diarréria forte! Por favor, me ajude! Já não sei mais o que faço... dar pão molhado com o medicamento ajuda ou só piora?? Aguardo desesperadamente a resposta, muito obrigada!!

samuel disse...

Olá, tenho alguns periquitos em minha casa sendo que um "casa"l que ficão separados dos outros tem uma doença que eu nao consigo descobrir qual é.
Bom tudo começou quando eu comprei um macho lutino e notei que ele espirrava muito mas nao sabia se era normal ai comprei uma femea que o macho acabou passando essa doença para ela eles se reproduziram e deram 2 crias.(fora isso eles são normais)
que tambem passaram essa mesma doença para eles. Eles espirram 1,2,3 vezez seguidas e as vezes ate parecem estar engasgados.uma vez fiz essa pergunta em um site e me mandaram dar garazone colírio no bico e nas narinaz mas nao adiantou nada então eu gostaria de sua ajuda!!!
desde ja agradeço!!!

grase disse...

TENHO UM PERIQUITINHO MARITACA,ELE JA TEM 21 ANOS,E UNS DIAS ATRAS CUIDEI DE UM PAPAGAIO QUE ESTAVA COM PINEUMUNIA,ESSE PAPAGAIO NÃO ERA MEU É DE UMA TIA,PERCEBI QUE O COCO DELE ERA DE COR VERDE BEM ESCURA QUASE PRETO E FEDIA MUITO!DEPOIS QUE O DEVOLVI PECERBI QUE MEU PERIQUITINHO FICOU COM O COCO ESCURO E COM O MESMO MAU CHEIRO!ELE TB VOMITOU UMAS 4 VEZES QUE EU PUDE OBSERVAR,TENHO MUITO MEDO DE PERDÊ-LO POIS NAUM TENHO FILHO E ELE É TUDO QUE TENHO...DESDE OS MEUS 7 ANOS....POR FAVOR ME AJUDE,TENHO MUITO MEDO DE REMÉDIO POIS ELE JA TEVE VARIAS PARADAS CARDIACAS E ARRETIMIA TB!QUANDO ELE ADOECE COSTUMO DAR AVITRIN ANTIBIÓTICO,E NEBOLIZAÇÃO.
ESPERO ANCIOSA SUA RESPOSTA!
AGRADEÇO DESDE JÁ!
OBRIGADA!

cris disse...

tenho um casal de periquitos ... o meu problema é com a femea ... ela esta amuada, fica tremendo e as fezes estam moles e o com uma cor diferente ... no inicio eu achei q poderia ser ovo entelado, mas palpei e n era (n apresenta vai nd de errado)... me disseram poderiam ser cocciose (acho q é asim q escreve) e me indicaram metronidazol ... ela ate q melhorou (as fezes voltaram ao normal) so q agora ela esta com uma bola debaixo da asa e esta fica novamente amuada ... eu n sei o q fazer ... o q pode ser? ... ela pode morrer?

AGRADEÇO DESDE JÁ!
OBRIGADA!

jcesardutra disse...

Cris antes de dar esses remédios complicados deve fazer exame de fézes dela. O melhor é ser vista por um veterinário mas por enquanto separe do macho e se continuar assim deve ser tratada e colocada outra no lugar dela.

Rafael Aguiar disse...

Olá, jcesardutra! Adquiri recentemente uma periquita autraliana fêmea, mas então percebi que ela fica sempre tremendo as asas! treme e pára, fica nisso o tempo todo, principalmente quando alguém chega perto da gaiola onde ela está com mais um macho! Com o macho não ocorre isso! Eu já tinha o macho antes! Percebi que se não houver ninguém próximo, ela pára de tremer as asas, mas se alguém se aproximar, então começa a tremer novamente com breves intervalos! Ela não está com diarréia, nem com sarna, o bico está ótimo, ela parece perfeita, só apresentanto esse tremor nas asas com a aproximação de alguém! O que será isso? Será que ela está doente? Tem algum problema com ela? Por favor, oriente-me, muito obrigado!

jcesardutra disse...

Ela pode estar estressada e assustada, pois deveria ser acostumada com as pessoas e com a antiga morada. A tua casa é novidade para ela e também as novas pessoas. O tratamento para isto é banho, ofereça uma banheira com água não muito fria e capriche na alimentação e na delicadeza com ela, pois ela precisa confiar em você. Valeu?

Rafael Aguiar disse...

Você tem razão, ela parou de tremer as asas! Ela estava apenas nervosa e assustada! Muito obrigado! Valeu mesmo!

Sonia disse...

Estou no aguardo de uma resposta sua. Grande abraço! Sônia

jcesardutra disse...

Sonia eu acredito haver respondido, mas algumas vezes o sistema perde as respostas, por favor, pergunta de novo e eu responderei. Julio

Carina disse...

Dr Julio, preciso muito da sua ajuda....
Ganhei uma periquita bebê, que foi adquirida em um Pet SHop, porem a pessoa q me deu, por falta de experiência talvez não tenha notada que ela estava doentinha.
Ela está com o bico parecido qdo a gente pega micose na unha, a cloaca sem pena e diarréia constante, as penas bem sujas e bem magrinha, os ossinhos estão bem salientes.
Liguei para o Pet Shop, pq não encontro veterinário de aves, quase impossível, ele pediu para eu trocar a bebê, eu falei um "não" quase q imediato, quem me garante que ele iria tratá-la. Então eu entrei com spray fungicida no biquinho, vermifuguei por 03 dias e agora estou no 3º dia de antibiótico, 7 gotas por 30 mg conforme a bula, todos para pássaros, mas infelizmente ela não melhorou, só o biquinho q parece estar melhorando, mas ela só quer dormir. Percebi q ela não está comendo e nem bebendo a água com antibiótico. Então eu dei aguinha com uma seringa, e fiz uma papinha e dei um pouquinho, tbm notei q as narinhas estavam fechadinhas, peguei agua boricada, passei com cotonete, peguei um palitinho e limpei bem devagarinho, tava cheio de secreçãozinha. Qdo vou pega-la para alimentá-la, ela não tem nem força mais para fugir.... lendo seus relatos me parece q ela está então com sarna, será?.... Dr, por favor me ajude.... gostaria muito de poder ajudar a minha bebê, tenho 13 pássaros, 4 calopsitas, 2 casais de canários, 1 casal de agapornis, 03 periquitos.
Muito obrigada

jcesardutra disse...

Carina você deu muito remédio e tudo junto isto sobrecarrega o fígado dela. Vamos por parte: isto no bico você pode tratar depois, ela não vai morrer de sarna por enquanto. E não é com fungicida que trata sarna e não é com antibiótico que trata a diarréia. Ela tem que ser limpa com água morna e depois tem que ficar num lugar quentinho fora da ação do vento. De preferência próximo a uma lâmpada acesa durante o dia. Ela sente muito frio e faltam energias para se aquecer, eu cubro toda a gaiola com um plástico transparente. Tem que receber comida, porém algo como papinha da alcon, que já vem pronta é só acrescentar água morna. Pode colocar junto uma gota de neosulmetina á princípio e depois usar a água devidamente preparada conforme a bula. (5 gotas em 25 ml). Isto por três dias, mas é importante que ela se alimente. Eu uso uma sondinha na seringa e coloco um ml da papinha direto no papo a cada duas horas, o resto é repouso e aquecimento. Mas te adianto, não vai ser fácil sobreviver, pois os filhotes são muito fraquinhos e fica bastante difícil recuperar. A sarna pode ser tratada depois, valeu?

Carina disse...

Dr. Julio eu agradeço de todo meu coração por sua ajuda, mas infelizmente no msm dia q te enviei esse e-mail, a bebê não resistiu... fui comprar o SBP azul à base de água, luvas, gases, sorinho.... e qdo cheguei me deparei com uma cena muito triste, ela estava no fundo da gaiola... gostaria muito de ter ajudado, mas infelizmente estava num estágio q não tinha mais como.... talvez tivesse sido realmente excesso de cuidado e ansiedade de vê-la curada.... apesar do pouco tempo com a bebê, ela se tornou especial pela fragilidade.... mas as aves são assim, são muito sensíveis e se não tivermos o máximo de cuidado a evolução da doença é muito rápida.
Ela ficou na enfermaria como o Dr havia solicitado pois lí q deveria separar os doentinhos,mas do lado ficou + 02 periquitos em outra gaiola e um deles hoje apresentou diarreia.... tirei ele da gaiola e esterilizei td com álcool 70%, e passei o SBP nos puleiros, nas gradinhas, deixei secar, troquei os bebedouros e os comedouros, peguei o doentinho e passei SBP na cloaca, pois ele estava coçando com o biquinho, passei no biquinho e nas patinhas.... Já o separei.... Dr Julio, está certo a minha conduta?...... O q posso fazer para ele melhorar?........
Na minha casa eu tenho antiobiotico, spray fungicida, polivitaminico, calcio, vermífugo, piolhaves, e td mais....... eu limpo as gaiolas todos os dias, eu saio as 09:00 pra trabalhar e acordo as 07:00 pra cuidar dos meus bichinhos com o maior prazer do mundo, acredito q tenho muito a aprender e gostaria muito da sua ajuda

Thais disse...

Meu periquitos ja se reproduziram e não quero mais filhotes ! se eu tirar a casa ninho a fêmea vai continuar botando ovos ?

Andrey disse...

Olá, muito bom o seu site! Gostaria de lhe pedir uma ajuda. Um de meus periquitos está com uma doença q eu acredito ser sarna. Tem uma camada pulverulenta nas patas e contornos do bico, parece uma crosta. Aparentemente se esfregar sai, mas eu não tentei ainda com receio de fazer o animal sofrer. Como devo proceder?

jcesardutra disse...

Thais ela poderá botar um ou outro que estiver pronto para sair mas depois ela para, sem problemas. OK?

jcesardutra disse...

Andrey isto é sarna e você deve passar "SBP” doméstico á base de água. Pulverize o produto sobre um papel limpo e depois passe a substância expelida nas partes afetadas umas três ou quatro vezes e deve sim ir arrancando as crostas com o auxílio do "SBP”. Valeu?

jcesardutra disse...

Carina cuidado com o excesso de remédios, sbp nas partes afetadas por sarna. Para a diarréia é a neosulmetina, e ele coça para se limpar o que não quer dizer que seja sarna, valeu?

jcesardutra disse...

Pessoal, deu um "crepe" no sistema e se perdeu várias respostas, por favor, se a sua está neste "crepe" me pergunte de novo.

Janaina disse...

Meu periquito nasceu a mais ou menos 1 mês e meio, na semana passada da noite para o dia ele amanheceu com uma pata encolhida, fui trabalhar a noite ele ja não conseguia mais ficar em pé e hj ele esta com as patas todas paralisada, o que aconteceu com ele?não aconteceu nada de diferente, essa é a segunda cria que tive em casa na primeira os filhote nasceram normal e estão saudaveis até hj, na segunda teve dois filhotes e esse periquito do nada ficou com as perninhas paralisadas !

jcesardutra disse...

Janaina isto está muito estranho, pois não existe nenhuma doença relacionada a esta referencia. Uma patinha ele poderia ter trancado, às vezes acontece. Mas depois a outra? Está me parecendo que alguém está mordendo as patas dele. Tem que ser separado, ficar numa gaiolinha aquecida, pois o frio piora a situação e tem que ser alimentado e complementado com um revitalizante labcon ou outro polivitamínico de sua escolha. Não coloques poleiros, somente um pano ou algo macio no chão e de preferência deixá-lo próximo a uma lâmpada acesa durante o dia. Mas está muito estranho, eu crio há seis anos nunca vi nada igual. Boa sorte!

Danielle disse...

Olá! Preciso de sua ajuda! Meu piriquito começou faz umas 2 semanas a ficar tremendo, comendo pouco, parece fraca. Fica fechando os olhos, não pia, não brinca, e prefere ficar no chão da gaiola, quase não sobe no puleiro!
O que faço com ela?

Obrigada!

Bruna disse...

oie,tenho um periquito que esta com duas placas situadas na regiao das narinas...e seu bico cresceu muito durante o aparecimento dessas placas,cresceu fora do normal,e suas penas estao trocando,perto dessa regiao das narinas...O que eu faço ??? Por favor me ajude!!Des de ja agradeço
URGENTE

jcesardutra disse...

Bruna o bico pode ser lixado e diminuido esta diferença de tamanho(use uma lixa de unha). Quanto as placas é bem provavel que seja sarna. Pode aplicar uma pomadinha vendida em lojas de pássaros ou passar sbp inseticida doméstico á base de água. Espirre contra um papel e depois passe o material na parte afetada.

Bruna disse...

muito obrigadaa,u unico medo q eu tenhu é que a pomada sem querer entre no nariz dele,mas vou tentar passar pomada sim,muito obrigada de novo!
Isso eh contagioso?
tenhu q separar ele dos outros?
bRigada

Margarida disse...

Olá, preciso de ajuda.
Entre os meus periquitos tenho um casal que está no ninho com seis filhotes.Nestes ultimos dias tenho reparado que passa-se alguma coisa com os olhos deles (dos pais).Olhos inchados.O que será?
Tem algum risco para os filhotes?
Aguardo sua resposta urgente.
Obrigada, um abraço.

jcesardutra disse...

Margarida já aconteceu isto com os meus e eu os lavei (os olhos) com água com açúcar cristal. Eles melhoraram. Como estão com seis filhotes deve ser alguma falta de vitaminas e sais minerais. É indicado reforçar bem a alimentação deles e fornecer o revitalizante alcon na água conforme a bula. Existem farinhadas compradas prontas e ainda podem ser acrescentado ovo cozido, cenoura ralada, beterraba ralada, etc. Leia artigo publicado neste blog sobre como se cozinha ovo de forma correta, sem perder os nutrientes. Valeu?

Margarida disse...

Você é o maior.
Muitissimo abrigada.

Um abraço.

Margarida disse...

Já li sobre ovos cozidos. Devo dar quantas vezes por semana?
É só cortar e colocar no comedouro ou tenho de ter mais algum cuidado? a casca pode ir com o ovo ou tem de sercar ao sol primeiro.

Camilla disse...

Bom dia, tenho um periquito que parece que está com isso, mas acho que está cego, é normal isso acontecer devido essa doença? Será que ela volta a enxergar se isso memlhorar?
Agradeço desde já a ajuda

jcesardutra disse...

Valeu Margarida, continue prestigiando e divulgando o blog. Abraços, Julio.

jcesardutra disse...

Camila não consegui entender sua queixa , por favor me detalhe a situação de seu periqquito.

Camilla disse...

Meu periquito, a mais ou menos 3 semanas, está estranho, só dormi (com o bico nas costas, o tempo todo)... depois de alguns dias percebi que ele não estava enxergando, pois para se mover pela gaiola vai sempre pela grade e para comer ou beber agua fica procurando com o bico. Quando li esse texto sobre sarna, reparei que em volta dos olhos do periquito esta amarelado, acho que realmente esta cego, queira saber se for sarna é normal o periquito perder a visão temporareamente ou se fizer um tratamento ele pode voltar a enxergar?
Tenho esse periquito desde 2003.

Laudicéa disse...

Dr eu sou a do numero 29, que falei que tinha um casal de periquitos e que a femea estava muito doente. Graças a sua ajuda, ela está ótima.
Fiz tudo conforme o senhor me explicou e deu tudo certo. Eles estão super bem.
Muito obrigada!
Grata desde já
Laudicéa

jcesardutra disse...

Valeu Laudicéia, continue lendo os artigos publicados neste blog, não só a respeito de doenças mas tambem do manejo em geral. Boa Sorte! Julio.

jcesardutra disse...

Camila ele está doente e deve ser visto por uma pessoa mais experiente. A sarna não cega, e se manifesta por coceira, é incômoda, mas não cegueira. A sarna produz descamação e crostas na pele. Ele deve estar com outra coisa. Deve ser aquecido numa gaiola com capa (um plástico transparente). Por enquanto melhore bastante a alimentação dele. Dê revitalizante alcon na água e observe se ele come e bebe. Coloca só um poleiro e baixinho para ele e deixe-o quieto.

Camilla disse...

Obrigada!
Bom ele come e bebe normal, até bastante. Na comida já estou colocando um pó de vitamina só para passaros.
Vou leva-lo ao veterinario esse sabado.

Camilla disse...

Será que se eu colocar em outra gaiola, ele vai achar a comida e a agua?
Pois na que ela fica ela sabe onde está tudo.
Meu outro periquito que fica junto, fica provocando o outro quando esta comendo ou bebendo agua. Será que ele quer animar ela?

jcesardutra disse...

Camilla se colocares a comida e água em vasilhames pelo chão ele encontra sim e coloques só um poleiro baixinho quase no chão. Quando se orienta em separar dos outros é porque um periquito em tratamento deve ficar só para não ser importunado pelos demais. Porem quem está vendo a situação é você, se o outro não bate nela então der repente até faz bem a companhia. E não se esqueças de fazer um tratamento com revitalizante alcon irá melhorar bastante a situação dele. Boa sorte!

jcesardutra disse...

Camila a minha suspeita é que seja falta de vitamina "A" associada a um pouquinho de idade avançada. Além do revitalizante deves acrescentar niger na mistura dela e dar tambem cenoura para roer ou ralada. Valeu?

Camilla disse...

Valeu!!!! Irei fazer isso, colocar as vitaminas que vc disse e cenoura ...
Qualquer coisa te mando uma msg.

jcesardutra disse...

Grande Camila! Boa Sorte!!!

tammy disse...

oi tenhu tres periquitos 1 esta perfeitamente bem e os outros dois estao tremendo de frio nao estao com pintinhas pretas o q sera ?

gonçalo disse...

Professor,ola mandeis as desejadas fotos por email para si.
Sao dois casais e gostaria de saber o que axa deles.se estao prontos e se as gaiolas sao boas para eles esta bem?
Tou muito entusiasmando professor acredite.
Espero muito atenciosamente a sua resposta !!!
Um abraço

Carina disse...

Olá, Julio.....td bem?
Sou eu de novo, e inspirada em vc....... estou querendo virar uma criadoura e preciso muito di vc, porem quero ser uma curadoura.....rs. Como tenho muitos pássaros, calopsitas (04), periquitos (08), agapornis (02) + 04 ovos em chôco, canários (7) + 02 bebês + 03 ovos em chôco, + 1 papagaio.... te digo q sou apaixonada por essas criaturas maravilhosos, e faço de td para vê-los feliz e saudável, medicações, melhores alimentações, verduras, frutas e td mais de qualidade, e me revolto muito aos passeios q tenho q dar as casas comerciais, pet shops etc, sempre inspeciono os cuidados com as aves, e sempre q possível qdo a ave está maltrata e precisando de cuidados, eu aviso, cobro do dono e se não tem jeito eu levo pra casa, assim foram vários desses q tenho...... bom vamos ao assunto, ontem por motivo de maus-tratos, eu levei + 5 periquitos pra casa, eles estavam com muita sarna, bem judiados..... comprei com gaiola e td, o q eu gostaria de te pedir uma ajuda e ver se realmente eu fiz certo e o q mais devo fazer para ajudá-los, 1º vermifuguei (hoje 2º dia), 2º troquei a gaiola, esterilizei os puleiros, joguei fora os potinhos, passei tbm SBP em td, 3º aparei os biquinhos, pois eles não estavam nem conseguindo mais comer, os bicos todos crescidos, impossibilitando de comer e beber água, 4º passei SBP azul a base de água um por um, utilizei uma luva para procedimento, e passei nas regiões da narina, bico, olhos, pernas e cloaca, não notei diarréia, mas passei pra previnir.... coloquei mistura, areia, ossiba, osso de baleia, brinquedos, balancinhos, milho, espinafre, banheirinha e 02 ninhos, na verdade a situação deles é tão grave q não dá pra se identificar com precisão quem são as fêmeas e os machos, mas notei uma certa redução da aspecto da sarna........ vou usar o vermífugo até amanhá e entrarei com a vitamina..... estou passando SBP 1 vez ao dia...... Julio, o q mais posso fazer para ajudá-los?.... Vc acredita q eles ficarão saudáveis e se livrarão da sarna?.... Admiro muitíssimo seu trabalho e estou paquerando alguns periquitos inglês....rs

jcesardutra disse...

Carina está certíssimo o que você fez, depois dê o complexo vitamínico e capricha na alimentação com folhas verdes, areia, aveia e coloque uma banheirinha para eles tomarem banho e em seguida retire da gaiola. Na água do banho intercale gotas de vinagre ou gotas de iodo. Cinco gotas para um copo d'água mais ou menos. Tome cuidado, pois pessoas menos escrupulosas se aproveitam deste teu sentimento e te enchem de animais doentes para tratar. É claro que devemos ajudar sim, mas com cuidado para não se escravizar e alem do mais você tem outros compromissos na vida também, não é? Um forte abraço pra você e meus parabéns pelo nobre sentimento, São Francisco protetor dos animais está olhando por você.

Ana Paula disse...

Olá! Por favor, amigo, preciso da sua ajuda!! Meu periquito está com a região anal muito inchada e não sei o que é isso. Achei que fosse gordura, mas parece que está aumentando gradativamente e fico preocupada que seja uma doença. Ele é um macho bastante saudável, mas gostaria de saber como tratar isso. Desde já agradeço!!

jcesardutra disse...

Ana Paula isto tem que ser visto de perto por uma pessoa experiente em aves. Eu também acredito ser gordura, principalmente nessa região. Alguns periquitos quando atingem uma idade avançada começam a apresentar o crescimento de uma massa e até um tumor mas tem que ser visto. Não deves dar nenhum remédio para ele antes de ser examinado. Podes pedir ajuda para um criador mais experiente, se não tiver criadores de periquitos pode ser criador de canários, sempre tem alguem. O ideal seria um veterinário, um que não fosse cobrar uma consulta só para olhar e te orientar. Na prefeitura sempre tem, nos serviços de agricultura e em vários outros órgãos do governo. Estes costumam não cobrar pelo serviço público. Enfim estou tentando dar idéias, mas não existe remédio para isto sem ser examinado antes, Valeu?

Carina disse...

Querido Julio,
São Francisco tem que proteger mais ainda vc, q não dá tanta informação de todo coração sem cobrar nada por isso... Estou impressionada com essa receita caseira q vc me deu, lendo passo a passo seus post's, tbm comprei óleo mineral e estou passando neles, pois os bicos estão ficando ressecados e esbranquiçados.... e lendo seus arquivos, vi vc indicando.... estou lavando os olhinhos deles com soro fisiológico, pois o remedio vai bem pertinho e percebo q eles se encomodam.... Obrigada por suas orientações, vc não tem noção de como o admiro por seu trabalho, esse seu blog pra mim é como se fosse um livro de cabeceira, sabe?
Mas deixa eu te perguntar, os piriquitos tiveram uma grande evolução, já é possível ver as narinas e identificá-los, temos 03 femêas e 02 machos... o q eu gostaria de saber se eles vão ficar deformados devido as verriguinhas e se o bico vai ficar bom, ou sempre serão tortinhos?, e outra perguntinha...rs, se eles consiguirão reproduzir e qdo poderei colocá-los com os meus outros periquitos saudáveis?..... mais uma vez obrigadaaa!!!!!!

jcesardutra disse...

Carina muito obrigada pela consideração e continue prestigiando o blog, eu sempre estarei ajudando mesmo sabendo que ainda tenho muito para aprender e também aprendo com as dúvidas dos leitores. A situação do bico vai depender do estrago que causou a sarna, mas normalmente eles recuperam bastante. Quanto ao tortinho do bico você pode ir gastando devagarzinho com uma lixa de unha tentando sempre compensar o defeito. Mas mesmo que fique um pouco tortinho não será problema para reproduzir. Nós criadores de exposição costumamos afastar da reprodução estas aves que apresentam defeitos físicos, pois nos precavemos para que não passem para os filhos senão em vez de dois ou três, teremos toda uma família com o bico torto, por exemplo. Não é mesmo? Carina assim que sumir a sarna pode colocar junto aos outros. Valeu?

Ana Paula disse...

Olá Julio!!
Obrigada por sua valiosa ajuda, fiz o que você recomendou (como havia mencionado, meu periquito está com a região anal muito inchada). Levei-o ao veterinário e infelizmente fiquei sabendo que ele está com lipoma. O veterinário disse que não há tratamento eficaz, já que a cirurgia num periquito é de alto risco. Então ele prescreveu uma dieta à base de uma ração especial (chamada MEGAZOO) e um antibiótico (PIUSANA) pra dar direto no bico por 10 dias (mas o periquito está normal, se alimenta sozinho e tudo). Queria saber sua opinião, como criador experiente, o que você acha dessa prescrição?
Tem mais alguma coisa que eu possa fazer pra melhorar a vida do meu periquitinho e prolongar a vida dele?? Eu não quero perdê-lo... o veterinário deu de 6 meses a 1 ano de expectativa de vida para ele.
Outra dúvida: ele está defecando normalmente, porém às vezes as fezes ficam “coladas” na área da cloaca (por estar mais inchada), formando uma crosta. Já tentei tirar puxando, mas fico com medo de machucar e acabo não conseguindo tirar nada. Será que posso passar alguma coisa que facilite a remoção dessas crostas?

Desde já agradeço sua ajuda e a sua atenção, e aguardo sua resposta!

jcesardutra disse...

Ana Paula este tipo de doença é comum em periquitos e os medicamentos que o veterinário receitou vão melhorar as condições dele. Se você não estiver dando muita aveia e folhas verdes (todo dia) o que provocaria diarréia e colaria as fézes nas penas da cloaca, então o lipoma deve estar atrapalhando um pouco o trajeto das fézes. Sempre que tiver fézes coladas na região da cloaca você deve lavar a região com água morna e um pouquinho de sabão neutro (sabonete de nenem) secando com papel higiênico. Dificilmente um periquito passa dos dez anos, e você não sabe a idade exata dele, não é mesmo? Vai ver é o final natural dos tempos dele, temos que aceitar. Dar carinho e conforto pra ele e deixar a natureza agir. Apesar de que veterinário deve ter dado uma estimativa de tempo pois ele não é dono de tempo e normalmente estes prazos são sempre muito ultrapassados. Valeu?

Ana Paula disse...

Olá Júlio, sou eu de novo com meu periquito com lipoma... ele piorou muito depois que levei ao veterinário. Antes ele só estava vomitando e não tinha diarréria. Agora o vômito parou, mas está com uma diarréia verde escura muito viscosa. Falei com o veterinário de novo e ele disse pra continuar com o antibiótico Piusana (1 gota no bico diariamente). Mas estou achando tão pouco diante do estado debilitado em que o periquito se encontra...
Me lembrei que, há 1 mês eu perdi um periquito que começou com esses mesmos sintomas: vômitos, diarréia, fraqueza... e vivia no mesmo viveiro que este outro periquito. Será que ele pode ter sido contaminado pelo outro?? E se for isso, como faço que evitar que mais periquitos fiquem doentes?? Eu lavo o fundo do viveiro frequentemente, mas só isso resolve?? Penso que talvez esses sintomas nem estejam diretamente ligados ao lipoma, mas a uma outra doença...
Gostaria muito que saber sua opinião, pois você tem muita experiência com os periquitos.
Desde já eu lhe agradeço!! Muito obrigada por toda a sua ajuda!!

Ana Paula disse...

Ah, Julio, uma outra dúvida: qual medicamento você considera "o melhor" para o caso de diarréia "verde escura e viscosa": o Piusana ou o Neosulmetina?? O veterinário passou o Piusana, dizendo que ele tem um amplo espectro de ação, mas já estou dando ao periquito há 3 dias e ele continua com a diarréia muito forte. Já não era para o medicamento estar fazendo efeito? Não sei o que faço, continuo com o Piusana até completar os 10 dias prescritos, ou mudo já para o Neosulmetina, que é muito eficaz para diarréia?

Muitíssimo obrigada por sua ajuda!!

jcesardutra disse...

Ana Paula você tem que observar a dieta e o repouso também. Este periquito com diarréia tem que ficar em uma gaiola pequena, aquecida pois ele perde muito calor corporal com a diarréia e sente muito frio. Durante o dia o melhor é deixar uma pequena lãmpada acesa. Ele deve comer somente painço durante uns quatro a cinco dias, mais nada. A água deve ser do filtro ou fervida e trocada diariamente. Eu não devo alterar a medicação que o veterinário indicou mas se o periquito fosse meu eu daria também três gotas de neosulmetina diretamente no bico duas vezes ao dia até cessar a diarréia e continuaria com a piusana até o prazo do veterinário. Não esquecer de fazer a higiene na região da cloaca, pois se ficarem fézes grudadas ou mesmo sujo pois ele vai tentar se limpar com o bico e se recontaminar. Deve ser limpo com água morna e um pouquiho de sabão neutro(de nenem) e depois secar com papel higiênico. Valeu?

jcesardutra disse...

Ana Paula este doente por precaução deve ser separado dos outros mas eles de alguma forma sempre entram em contato com as doenças que só se manifestam quando sua imunidade cai. Quanto aos outros se estão bem, devem receber bom tratamento alimentar, higiene, vermífugo a cada seis meses e um revitalizante em seguida. Fora isto não é necessário se preocupar demais pois muito medicamento tambem faz mal a eles. E quem cria qualquer animal ou ave, sempre tem que estar preparado para alguma doença é assim mesmo. Quanto a diarréia, ela cede mais rápido se acrescentar três gotas de neosulmetina diretamente no bico por três ou quatro dias o que muitas vezes nem demora tanto pois melhora antes.

Ana Paula disse...

Valeu Julio!! Suas recomendações são preciosas e o blog é indiscutivelmente o melhor sobre criação de periquitos!!
Muito obrigada pela ajuda!!
Um abraço.

anildo moreira disse...

Tenho um casal de que teve quatro filhotes mais so dois sobreviveram
1 dei a um amigo ainda sem pena e nao vi mais e o outro esta grande mais nao cresce as penas mais ele e animado roda toda gaiola come bem.
A mae dele ja ta com mais fihotes e ele nao cresceu as penas.
O bico esta grade ja da pra ver que e um macho.


Por favor me ajude onde moro nao tem veterinario especializado em aves.aguardo ansioso.

anildo moreira disse...

obs.São periquitos australianos.

Margarida disse...

Olá, Sr. Julio ,
aguardo resposta do email que enviei há já alguns dias, principalmente na questão que coloquei em relação a um viveiro não fixado à parede e que pode ser movimentado de um lado para outro, esse movimentar incomoda os bichinhos?
A sua reposta é muito importante.
Um abraço.

jcesardutra disse...

Margarida tenho certeza que te respondi, pode até a resposta ter se perdido neste mundo da internet. Me lembro que te escrevi e falei que se os teus periquitos ou qualquer outra ave ou pássaro estiverem com ninhos neste tipo de viveiro não daria certo pois balançando o ninho eles acabam abandonando por medo (falta de segurança). Porem se for só para mantê-los ali sem ninhos, não tem o menor problema. Só incomoda se for para reprodução, valeu? Se for só moradia eles vão achar ótimo as mudanças de local, os banhos e os banhos de sol. Abraços, pergunte sempre, pergunte de novo, mais pergunte, valeu?

Margarida disse...

Olá, muito obrigada pela sua resposta, é claro que vou perguntar sempre, passei muito tempo para encontrar uma pessoa como o Senhor agora que o encontrei até sinto que o meu amor por estes bichinhos aumentou ainda mais.
Sr.Julio, de facto, já imaginava que esse movimentar pudessem atrapalhar um pouco os ninhos. Mas, a intenção não é movimentar sempre só em caso de necessidade, ou mesmo assim nã é conveniente? e depois em principio será um viveiro grande, ah não pronunciou nada sobre as medidas , o que achou?
até já.

alex disse...

Primeiramente gostaria de dar meus cumprimentos, estou com um problema sério com meu periquito.

Ele tem por volta de 8 anos e alguns dias atrás reparamos que está com 2 buracos, sendo 1 embaixo da asa e outro atrás das costas, estamos dando avitrin na água, e passando um cicatrizante nos ferimentos, mas não estamos logrando êxito.
Gostaria se possível me indicasse algum remédio que possa surtir efeito, pois o periquito está moado na gaiola.
Muito obrigado

Cristina disse...

Olá Julio,

Estou precisando muito de uma orientação. Li todas as perguntas e resposta do site e não vi nada parecido com o que preciso.
Tenho 5 periquitos e o mais carinhoso comigo esta me preocupando muito pois ele esta com o peito muito estufado. Não sei se vou conseguir explicar bem. Ele é o que mais come, tudo que ponho no viveiro pra comer é o primeiro que come. Ele esta bem,canta, brinca mas as vezes tem diarréia. Notei que por causa deste problema ele esta mais pesado, tendo um pouco de dificuldade pra voar. No peitinho dele onde esta estufado, não sei bem se é o papo, a pena está até meio aberta parecendo a pele. Das patinha pra cima em direção a cabeça fica mais ou menos 1 dedo onde começa. Olhando não parece ser nenhum caroço . O que esta aconteçendo?
Desde já agradeço,
e aguardo uma resposta anciosamente.

Abraços

Cristina

Margarida disse...

Olá, Sr. Julio.
Mandei comprar vermifugo para os meus periquitos, trouxeram fungistop (ANTIFONGUS) da linha avizoon. Como aplicar.

Um abraço

jcesardutra disse...

Margarida desconheço esta medicação e acho que não é vermífugo. Troque por avitrin vermífugo. Na bula esta facinho de entender.

jcesardutra disse...

Cristina este camarada está super obeso tem que ir para a dieta urgente! Banhos de água fria, espaço maior para se exercitar, retire totalmente as comidas dele e deixe uns 15 ias com paínço e água. Assim que seu intestino regularizar, sem diarréia dê fôlhas verdes , mas por enquanto só painço e água. Não se preocupe pois painço (chamado tambem de milho alvo) aquelas bolinhas, é o alimento mas adequado para periquitos-

cissa disse...

Oi jcesardutra!
Já tive alguns periquitos,q morreram sem eu entender o pq...mas agora lendo seu blog,estou entendendo melhor...que maravilha ter o encontrado,estás de parabéns
tinha desistido de ter periquitos,mas ganhei há 2 dias um periquitinha azul,linda,então foi por esse motivo q entrei na net e começei a procurar coisas rs
minha duvida é se tenho q dar avitrin vermífugo pra ela sempre,como se faz?
E o polivitamínico,tb tenho q dar sempre ou de qto em qto tempo? qual o melhor?
só estou dando a ela mistura de periquito q comprei ,pão molhado,cenoura ralada e jiló...
o q mais preciso fazer para q ela viva bem e feliz?

obrigada e q deus o abençoe sempre!!!!!!!!!!!!!!!

jcesardutra disse...

Cissa a primeira coisa que você vai fazer para ela ser feliz é retirar o pão e principalmente molhado. Pão não é comida de periquito, valeu? Quanto a estas misturas que se compra pronta muitas vezes são um pouco forte, pois contém aveia demais e girassol. (engordam muito) Girassol é comida de papagaio. Se for assim encontre uma mistura sem girassol e aumente com painço para diluir um pouco. O girassol não faz mal porem só é indicado quando estão na muda de penas. Periquito gosta é de painço, alpiste, Níger, pouca aveia, frutas e verduras. Não se esquecer de dar areia limpinha, pois a areia funciona como se fossem os dentes deles. Quanto ao vermífugo deve ser dado de seis em seis meses e sempre que der vermífugo devemos dar um revitalizante para fortalecer a ave (tudo certinho conforme a bula). E se você quiser mesmo que ela seja feliz consiga uma companhia para ela, pois os periquitos vivem em bandos e sofrem muito de solidão quando não tem um parceiro ou uma parceira. Não te preocupes que se não colocares caixa ninho ela não colocará ovos e não terá criação, será só uma companhia. Sugiro que leias os artigos publicados neste blog, sempre é bom para saber o que fazer nas horas de apuro com os periquitos. Beijão, Julio, boa sorte!

anildo moreira disse...

S.r julio sei que meu caso nao é sua especialidade mais é a unica pessoa a quem posso recorrer.
Meu periquito esta adulto e nao cresce penas,oque posso dar pra ele?

Alexsandra disse...

Tenho 5 periquitinhos num viveiro. Há alguns meses 1 deles perdeu a calda traseira e começou a apresentar deformidades nas patas e no bico. A calda já voltou a crescer mas seu bico ficou extremamente grande e as patas deformadas. Comprei uma pedra para ele "lixar" o bico pois no pet shop disseram que era bom, mas não adiantou muito. Agora além do bico estar muito maior que o normal, a parte de cima está para um lado e a parte de baixo para outro. Inicialmente achei que fosse sarna, mas não tenho certeza. Apesar do bico deformado, ele não deixou de se alimentar e os demais estão bem. Se fosse sarna os demais não seriam contagiados?
Aguardo ansiosamente uma resposta.
Obrigada.

Margarida disse...

Obrigada,
Vou seguir o seu conselho.
Um abraço

jcesardutra disse...

Alessandra a sarna roe o bico, não faz crescer. Apresenta um aspecto esfarelado com crostas onde se alojam os ácaros. Para isto se trata a sarna. O bico deve ter crescido por falta de um pedacinho de tijolo maciço para ele roer e gastar. Esta diferença no bico deve ser acertada com lixa de unha. Se começar a querer sangrar deve parar. Isto facilitará o trabalho dele depois ele roerá o tijolinho para gastar.

jcesardutra disse...

Anildo isto esta parecendo uma doença chamada muda francesa. Isto acontece muito quando a dieta deles não possue nutrientes suficientes. Tem que dar cálcio e mais um vitagold por 30 dias. Depois então quando trocar as penas ele melhorará.

Cissa disse...

Obrigada por responder jcesar....

Já estou lendo todos os artigos e aprendendo bastante.

Ah..vou provindenciar uma companhia pra ela sim...logo!
Ela está feliz,cantando...mas com um amado do lado ficará melhor né? rsrs
Só me parece q não gosta de banho,nem entra na banheirinha...

xau!
Fica com Deus!

Cissa disse...

esqueci de perguntar uma coisa,milho se dá cru ou cozido?

jcesardutra disse...

Cissa o milho verde é dado crú, é muito bom mas tem que dar pouco de cada vez para não azedar e provocar diarréia. O milho verde é igual a couve, são ótimos mas contém muita água e eu recomendo no máximo que eles comam duas vezes por semana. Valeu?

jcesardutra disse...

Cissa realmente tem uns periquitos que não gostam de banho, igual a algumas pessoas que de vez em quando a gente encontra mas quando estiver calor respingue com os dedos um pouco de água nele e deixe a banheirinha lá que ele acaba entendendo.

Rackel disse...

Boa Noite...
Primeiramente, gostaria de saber, quantos anos vive um periquito?

Tenho um periquito.. Notei que ele não está comendo mais na cambuquinha, porém, se eu jogo a ração no chão da gaiola, ele come.. Ele não canta mais.. Dorme durante o dia, como se fosse a noite. Treme muito, e tem uma respiração ofegante. Fica encolido e arrepiado. Tem diarréia.
Minha mãe, fez e deu um pouquinho de Soro caseiro para ele.

O que faço agora ??
Ajude- me por favor..!

Obrigado desde já.!

jcesardutra disse...

Rackel tem que tratar urgente a diarréia, manter ele num local quente e se tiver com a parte da bundinha suja com fézes deve ser lavado com água morna e um pouquinho de sabão e enxugado com papel higiênico. No momento ele só deveria comer painço por uns tres a quatro dias e dar urgente para ele NEOSUMETINA GOTAS, duas gotas no bico e seguir exatamente como está na bula.

cissa disse...

Obrigada mais uma vez jcesar….

bjs!!!!!!!

emerson De Araujo disse...

olá dr Julio César eu tinha uma periquita branca de olhos vermelhos,gostava muito dela mas ela morreu do nada dentro da casinha.
ai depois , no mesmo dia eu comprei outra femea no mesmo lugar onde comprei a branca agora eu estou com um casal de australianos
a femea nao consegue voar muito alto.O macho me da bicadas fortes agora.pq antes nao dava tanto assim.Mas minha periquita está com uma bola parece até um ovo na região anal.mas ovo com certeza n'ao [e porque eu comprei ela no dia 15 de outubro e ela ja veio com esse caroco.eu estou com muita vontade que ela tenha crias mas estou com medo de morrer.o nome dela e rosa e do macho poli.
a questao e
1-sabe porque a primeira femea morreu assim do nada(o veterinario achou q pode ter sido algo q ela comeu...aranha etc,mas acho q nao)
2-sabe porque a femea nao consegue voar muito alto igual ao macho
3-o que e essa bola.a-levei no cara que me vendeu e ele me indicou a veterinaria da loja ai ela disse q era um ovo preso mas sera mesmo.eles tem cara de que nao entende do assunto e sao os unicos veterinarios que tem por aqui.
4-e verdade que periquitos podem falar nomes curtos.
aestou bastante preocupado!
5-e amor ou briga.eles ficam tipo que se beijando encostando o bico um no do outro e gritando.
ah um dia antes da primeira femea morrer eu tirei fotos da femea que morreu olha ai se puder

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=7475406013814588797&aid=1223997432

emerson De Araujo disse...

esqueci de perguntar,e bom eu soltar de vez enquando os dois num quarto para voar

emerson De Araujo disse...

ah eles tambem naum gostam de frutas

jcesardutra disse...

Não é muito recomendado soltá-los em uma peça da casa, pois acaba acontecendo algum acidente. É recomendado soltá-los em uma voadeira maior para se exercitarem, mas num quarto acho perigoso. As vezes eles gostam de maçã ou laranja se colocares eles acabam aprendendo a comer.

emerson De Araujo disse...

5-e amor ou briga.eles ficam tipo que se beijando encostando o bico um no do outro e gritando.

emerson De Araujo disse...

mas vc naum respondeu as minhas perguntas
1-sabe porque a primeira femea morreu assim do nada(o veterinario achou q pode ter sido algo q ela comeu…aranha etc,mas acho q nao)
2-sabe porque a femea nao consegue voar muito alto igual ao macho
3-o que e essa bola.a-levei no cara que me vendeu e ele me indicou a veterinaria da loja ai ela disse q era um ovo preso mas sera mesmo.eles tem cara de que nao entende do assunto e sao os unicos veterinarios que tem por aqui.
4-e verdade que periquitos podem falar nomes curtos.

jcesardutra disse...

Emerson de Araújo acredito que nunca vamos saber a causa morte, pois os periquitos são frutos de muitos cruzamentos consangüíneos (parentes muito próximo) e também muitos são tratados de maneira errada, alimentação, moradia, etc. Acabam desenvolvendo doenças que quando se manifestam é deste jeito, ta legal hoje e amanhece morto amanhã. Isto não é muito raro nos periquitos. Em locais onde tem laboratórios tipo do Ministério da Agricultura, da pra levar a ave morta e eles examinam e acabam descobrindo a causa. Uma vez um periquito de um amigo meu teve morte súbita e ele levou para exame. Foi constatado estar completamente tomado por vermes intestinais. Daí ele se lembrou que há dois anos não dava vermífugos, que deve ser dado a cada seis meses. Muitos periquitos são criados em gaiolas muito pequenas e nunca deram nem um vôo e ficam com as asas atrofiadas daí fica como esta que comprastes, tem um vôo prejudicado, apesar de que ela tem o outro problema também. Quanto a essa bola não é ovo senão ela já teria morrido. Deve ser um lipoma, uma espécie de massa tumoral às vezes tipo um sebo, e esta fêmea não deve ser usada para reproduzir, pois agravaria muito a situação dela e acabaria morrendo. Quanto a falar, só quando ensinados desde bem novinhos, se deres uma olhada nos artigos deste blog tem uma página sobre este assunto. Eles ficam chocando o bico um no outro porque isto é um ritual de acasalamento, mas com esta bola que ela tem é complicado.

jcesardutra disse...

Valeu Cissa, continue prestigiando o blog.

emerson araujo disse...

dr então isso quer dizer que ela nunca mais poderá ter filhotes?ou temporariamente?se temporário quanto tempo?

Samara disse...

Tenho um filhote de periquito, bem problemático.No nascimento por ter sido o último ficou precionado eperdeu uma das patinhas, esta perninha dele é torta também e a outra tem a patinha virada, toda defeituosa,ele estava sendo rejeitado pelos pais ,mas sinto muita pena ao ver sua dificuldade em se pos em pé(se apoia pelo bico no recipiente em que está)e tenho percebido que sua fezes são muito moles e evacua a todo instante,muito.Será que é normal, que ele evacua e urina ao mesmo instante e que bicho é diferente de ser humano.
Mas percebo que tem algo errado.Ele se limpa, procura tirar as fezes que o sujou,eu tenho pavor em pegar qualquer tipo de bicho, aí como neste recipiente fica forrado com papel toalha, toda hora que vejo eu consigo delicadamente trocá-lo.È natural esta situação?E quanto as suas debilidades há alguma possibilidade de recuperar a patinha virada(cirurgia...)Me perdoe a ignorância, sou leiga.Meu desejo é poder de alguma forma tornar a vida dessa criatura mais amena.Há ele tem por volta de 30 dias, é novo, mais já deveria estar andando e voando né?Desde já agradeço.
Ps.fecha muito os olhinhos, se treme,é algo estranho.

jcesardutra disse...

Samara infelismente não dá pra fazer mais nada por ele. Provavelmente ficou defeituoso porque foi amassado pelos maiores, atrofiou por ter sido mal alimentado pelos pais. Temos que inspecionar o ninho quase que diariamente porque ficam defeituosos muitas vezes até por sujeira no ninho. Muitas fézes endurecidas, ele muito novinho e os irmãos mais velhos pisoteando, não dá certo. Quando percebemos logo de início da pra tentar arrumar mas agora acho que não. Ja vi alguns nestas condições serem imobilizados com um pedacinho de esponja furado e as pernas imobilizadas dentro da esponja, na posição mais anatõmica possível. Depois de uma semana ao retirar elas se arrumam um pouco. Mas provavelmente ele deve ter algum outro problema de saúde tambem, nestes casos muitos criadores sacrificam para não ficar sofrendo muito antes de morrer. Se voce tiver chance de mostrar a um veterináro para ele vendo então dar um veredito final.

jcesardutra disse...

Emerson Araújo eu acho que esta fêmea esta descartada para reprodução. Faças um teste : coloques numa gaiola ou viveiro sozinha por 60 dias, de um vermífugo, tipo avitrin e depois um revitalizante alcon. Após mantenha bem alimentada e com um espaço suficiente para se exercitar andando bastante e voando. (sozinha). Se depois deste tempo a bola sumir e ela se mostrar estar muito bem, daí sim, pois caso contrário ela vai piorar e morrer.

anildo moreira disse...

Muito brigado!

roque disse...

eu tenho um casal de periquitos a fêmea teve 11 filhotes, quando os 11 filhotes comessaram a voar eu separei eles dos pais, agora a fêmea nao consegue mais voar, o papo dela esta muito cheio ja tem 2 mêses que ela ta assim oque eu fasso?

Margarida disse...

Olá, Dr. Júlio.
Devido ao facto do meu viveiro já estar super povoado, ultimamente, os filhotes, antes de sairem dos ninhos, são tirados do viveiro juntamente com os pais para os alimentar até estarem aptos a alimentar sozinhos. Depois eu coloco os pais de novo no viveiro. Tenho feito isto algumas vezes e tenho tido sucesso. Por, isso estou a preparar o tal viveiro maior, que já tinha dito ao Sr. Júlio, para colocá-los sem ninhos durante algum tempo, fazer vermifugo e vitaminas. Entretanto, ultimamente, tenho deparado com um problema igual ao colega Anildo, em alguns casos ficam adultos com escassas penas. Numa ninhada de 6 tenho dois com este problema. O Sr. Julio recomendou vitagold. Na impossibilidade deste medicamento haveria outro? O que fazer?

Um grande abraço para si, e para os colegas pois, nós aprendemos muito uns com os outros.

emerson disse...

valeu dr.
estou pensando em comprar mais um periquito
esses vermífugo e revitalizante eu dou quantas veses ao mes dia ou semana?

emerson disse...

e a quantidade de vermífugo e o revitalizante dr?

emerson disse...

e eu posso deixar uma gaiola com o macho ao lado da gaiola da femea ou nao?

Samara disse...

Dr. Julio, só mais essa perguntinha..sobre o filhote q havia falado antes.
E agora o pai desse filhote está brincando muito com o pobrezinho, fica apertando ele por trás...e o pobrezinho só fica no cantinho da gaiola com medo do proprio pai...O que faço? retiro ele da gaiola?....acho q devo mesmo sacrificar ele? pois se fosse pra ele andar ja estava andando né? e pro animal ficar desse jeito é sofrer muito ....
Muito obridaga!!!

Samara disse...

Dr. Julio,
E agora o pai desse filhote está brincando muito com o pobrezinho, fica apertando ele por trás...e o pobrezinho só fica no cantinho da gaiola com medo do proprio pai...O que faço? retiro ele da gaiola?....acho q devo mesmo sacrificar ele? pois se fosse pra ele andar ja estava andando né? e pro animal ficar desse jeito é sofrer muito ....
Muito obridaga!!!

emerson disse...

só pra nao esquecer de minhas perguntas posteriores
e a quantidade de vermífugo e o revitalizante que eu do u?

e eu posso deixar uma gaiola com o macho ao lado da gaiola da femea ou nao?

jcesardutra disse...

Emerson dá conforme a indicação da bula. Eu uso o avitrin vermífugo, é bem fácil e uso o revitalizante alcon tudo certinho conforme a bula.

jcesardutra disse...

Samara concordo contigo e se deixares o pai junto ele vai acabar matando.

jcesardutra disse...

Emerson é bom deixar longe da fêmea e até para ela não o ver, pois ela pode esquentar pela proximidade dele e colocar ovos sem gala.

Margarida disse...

Sr. Júlio.
Olá meu amigo, aguardo sua resposta.

Um abraço.

emerson disse...

mas dr enquanto a quantidade?

Margarida disse...

Sr.Júlio , aproveito para perguntar o seguinte:
Tenho uma femea a probrezinha feriu-se na perna, não sei como.Tenho estado a fazer curativo (limpo com deodine), mas desde ontem ela está com as penas levantadas fica só num cando da gaiola ou no poleiro só num pé, e a perninha está muito quente. Será que pode a perna ficar infectada ? Normalmente, quando tenho situações em que devo utilizar antibiótico (nomeadamente diarreia) e, como aqui não se encontra medicamentos especificos para aves, com facilidade, ponho num litro de água um Amox ( a agua é conservada no frigorífico) e dou durante três dias. Será que posso fazer isso ou ela acabará por melhorar sozinha?

Um abraço.

jcesardutra disse...

Margarida é melhor não dar antibiótico nenhum. Ela está assim porque esta dolorido. Tente mantê-la em uma gaiola com apenas um poleiro bem baixinho. Proteja a gaiola de frios e ventos, de frutas, e fôlhas verdes e se puder de um revitalizante tipo alcon na água trocada diariamente. Nunca de água gelada. Ela melhorará sozinha, ou não mas não é o caso de medicamentos mais fortes, só vitaminas.

jcesardutra disse...

Emerson esta tudo escrito na bula do medicamento, é só seguir certinho. Valeu?

jcesardutra disse...

Margarida agora não sei qual a resposta que fiquei te devendo, mas dei uma olhada num texto que me mandastes e fiquei preocupado com o problema do despenamento dos filhotes. Isto normalmente começa a ocorrer quando á um estresse no viveiro com excesso de periquitos ou outras razões diversas. Nestes casos o vitagold por 30 dias ajudará nos casos mais leves, porem se continuar a situação de estresse a coisa vai complicando então o melhor e diminuir o número de habitantes no local e não voltar a criar com estes despenados e também evitar usar futuramente os casais que produziram filhos assim. A receita final é encerrar a criação por uns meses retirando as caixas, aplicar o vermífugo, os revitalizantes, ferro, cálcio, etc e depois com os casais tratados e fortalecidos então reiniciar a criação.

Margarida disse...

Agradeço imenso sua resposta.
Sabe Sr. Julio eu sempre gostei mas depois que descobrí o Sr. estou adorando ainda mais os meus bichinhos. Não se preocupe, vou passar os meus periquitos para um viveiro novo e maior, sem ninhos e vou seguir todos os seus conselhos à risca ou seja vermifugo e vitaminas (já mandei comprar tudo na Fortaleza). Não tenho muito interesse em fazer cria porque até esta não consigo vender fico muito apegada e não consigo, prefiro ofereçer a pessoas amigas que gostam e que eu tenho certeza que cuidam bem deles. Portanto, por um bom tempo vou só cuidar deles com muito amor.
Quero aproveitar para pedir-lhe o seguinte:
COmo já lhe tinha dito aqui no Sal, temos dificuldade em encontrar no mercado esses medicamentos, eu queria adquirir aqueles que normalmente é utilizado com mais frequência.Assim, diga-me, por exemplo, como administrar vitaminas? que vitaminas devem ser mais importantes?de quanto em quanto tempo devo dar? que outros medicamentos devo utilizar para prevenção (para além de vermifugo)?
Quando puder responsa-me.

Um abração. Tenha um optimo dia.

jcesardutra disse...

Margarida obrigado por sua carta, sim isto já é uma carta, gosto muito de pessoas que tem a paciência de escrever bastante e explicar bem suas dúvidas. Realmente este nosso Brasil é um pais enorme e chega a nos dificultar muitas vezes em encontrar os mesmos produtos de norte a sul. Eu moro aqui em Florianópolis, SC e realmente os medicamentos daqui devem encontrar dificuldades para chegar a outros mercados mais distantes. Da mesma forma devem existir medicamentos ótimos em outras regiões e eu não tenho acesso aqui. Veja bem, o importante não é encher os periquitos de remédios, o mais importante é a higiene e os demais cuidados com eles. Não deixar no vento, principalmente á noite, não deixar exposto a cheiros fortes de tintas e inseticidas e outras coisas mais. Manter sempre as gaiolas limpinhas, em lugar seguro, não se esquecer de deixar sempre a disposição um pouquinho de areia limpinha, oferecer folhas verdes, frutas, e verduras. Dar uma mistura de alpiste, painço, Níger, aveia e qualquer outra semente que se dá para pássaros. Devagarzinho vamos descobrindo do que ele mais gosta. Periodicamente a cada seis meses devemos dar um vermífugo para eles. Aqui no sul damos o vermífugo da Avitrin, é ótimo e fácil de seguir a bula. Depois do vermífugo e para proteger a flora intestinal deles damos um revitalizante que contenha pró-biótico e pré-biótico e também os demais elementos como as vitaminas do complexo B, vit. C, vit. D e outras. Usamos o revitalizante Alcon, mas qualquer outro direcionado principalmente aos psitacídeos (aves de bico redondo) serve. Usamos também o vitagold por trinta dias, também é ótimo. E depois destes dois medicamentos eles estão bem por seis meses quando o melhor é repetir e assim eles terão mais saúde não precisando nunca de antibióticos e outros venenos mais. Um abraço e pergunte sempre, Julio.

Margarida disse...

Sr. Júlio, muiiiito obrigada.

Um abraço.

Samara disse...

Olá !!!Dr. Julio Cesar, veja que mensagem lida...obrigada por tudo viuuu!!!

O PÁSSARO CATIVO

Olavo Bilac



Armas, num galho de árvore, o alçapão.

E, em breve, uma avezinha descuidada, batendo as asas cai na escravidão.



Dás-lhe então, por esplêndida morada, a gaiola dourada.

Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e tudo.



Por que é que, tendo tudo, há de ficar o passarinho

mudo, arrepiado e triste, sem cantar?



É que, criança, os pássaros não falam.

Só gorgeando a sua dor exalam, sem que os homens os possam entender.

Se os pássaros falassem,

talvez os teus ouvidos escutassem este cativo pássaro dizer:



"Não quero o teu alpiste!

Gosto mais do alimento que procuro na mata livre em que a voar me viste.

Tenho água fresca num recanto escuro.



Da selva em que nasci; da mata entre os verdores,

tenho frutos e flores, sem precisar de ti!



Não quero a tua esplêndida gaiola!

Pois nenhuma riqueza me consola de haver perdido aquilo que perdi...

Prefiro o ninho humilde, construído de folhas secas, plácido, e escondido.



Entre os galhos das árvores amigas...

Solta-me ao vento e ao sol!

Com que direito à escravidão me obrigas?



Quero saudar as pompas do arrebol!

Quero, ao cair da tarde, entoar minhas tristíssimas cantigas!



Por que me prendes? Solta-me, covarde!

Deus me deu por gaiola a imensidade!

Não me roubes a minha liberdade...

Quero voar! Voar! ..."



Estas coisas o pássaro diria, se pudesse falar.

E a tua alma, criança, tremeria, vendo tanta aflição.

E a tua mão, tremendo, lhe abriria a porta da prisão...

jcesardutra disse...

Samara é por isso que eu sou radicalmente contra retirar pássaros da natureza, por mais envenenada que a natureza se encontre. Gosto de criar ratinhos de laboratório e os periquitos de reprodução em cativeiros que desde 1874 quando os ingleses levaram da Austrália para a Inglaterra eles não se adaptaram mais a liberdade, estes que temos hoje não conseguem sobreviver solto neste mundo louco e contaminado. Sonho com um lugar onde a população seja como a dos anos 30 ou 40, onde a natureza ainda podia manter pássaros e aves em qualquer lugar. Mas tudo isto é sonho e o que posso fazer é criar da melhor maneira possível para eles e orientar as pessoas a criarem de maneira sadia e carinhosa. Já tentei em um sítio bastante retirado criar solto, mas eles não sobrevivem, pois seu lugar nativo é na Austrália e eles não conseguem voar até lá. Um amigo foi surfar na Austrália e foi atrás de informações sobre os periquitos e voltou horrorizado, pois estão quase extintos por lá. E os australianos acham que muito em breve só haverá periquitos em criadores de cativeiro e se estes pararem a espécie provavelmente será extinta como o curió no sul do Brasil. Não é a melhor maneira, mas é a única para mantê-los vivos. Abraço, Julio.

Margarida disse...

Olá Sr. Julio
Aqui em Cabo Verde, temos acompanhado através da record, o sufoco que voçes estão vivendo na vossa cidade com as chuvas.
Faço, votos que tudo melhore.Infelizmente, não podemos lutar contra a natureza, muito embora, também temos de ter a consciência que não a ajudamos.Este é o nosso grande erro. Mas Deus é grande e vai ajudar-nos.
Um abraço.

jcesardutra disse...

Valeu Margarida, acho que as coisas começam a melhorar mas está horrível mesmo com muitas mortes e desaparecimentos.

Marco Túlio disse...

Bom dia Dr. Júlio cesar, nossa achei seu blog atraves de pesquisa no google estou maravilhado pela dedicação e entao gostaria de fazer uma pergunta de algo que esta acontecendo e nos deixando tristes aqui em casa,
temos um papagaio chamam-o de boiadeiro..(uns 2 meses de idade) e a 3 dias ou 4 .. o mesmo nao consegue mais andar, nos nao vimos o porque nao sabemos se ele caiu ou algo parecido... ele esta sem forças nas perninhas e nao consegue ficar de pe e quando o apoiamos ele fica meio sem equilibrio e cai, ele é grande pesadinho estavsendo alimentado com mingau de milho e ao rejeitar estava comendo umas sementes de girassol...estamos desconfiando que ele esta fraco..
nao sabemos o porque ele estava normal e quando o vimos ele estava se arrastando no chao estamos com muita pena dele e nos sentindo tristes pelo acontecimento o que podera ter sido?

Bruna disse...

Olá,
Estou muito preocupada com meu periquito. Há uma semana mais ou menos percebi que ele fica mexendo o rabo p/ cima e p/ baixo constantemente e pia bem baixinho, acho que ele está com dor. Ontem, ele ficou no chão da gaiola com a ponta do rabo na grade, de modo que o rabo ficou pro alto. E hoje ele também ficou assim, e me parece que esta é uma posição confortável p/ ele, que ele sente menos dor.
Não conheço os nomes técnicos, mas a parte de baixo dele, por onde ele defeca, fica mexendo também constantemente.
Não sei o que isso pode ser, sei que ele está c/ muita dor.
Por favor, alguém me ajude.
Obrigada

jcesardutra disse...

Marco Túlio está me parecendo algo mais sério. Á princípio não forcem a nada e não tentem colocá-lo de pé. Deixe-o quietinho em uma gaiola sem poleiros e com algo bem fofo no chão. Coloque comidas e água bem perto dele, não dê remédios, apenas observe sintomas como tremores, diaréia, respiração ofegante e ele tem que ser examinado de perto por alguém da veterinária. Um papagaio é uma ave muito forte e só uma causa muito séria e preocupante o deixaria asim. Ele tem que ser visto por um especialista, não aceite ajudas de longe principalmente indicando medicamentos que poderiam mascarar a doença e piorá-la.

jcesardutra disse...

Bruna quando ficam balançando a cauda normalmente a respiração também esta afetada deve ser provavél infecção respiratória. Ar frio e corrente de ar principalmente á noite provocam isto. Tem que receber medicamento para este problema e aumentar na mistura de sua ração uma semente chamada niger, rica el vitamina A evita este tipo de doença. Proteja do frio mantendo aquecido numa gaiola coberta com um plástico transparente e separe da fêmea pois ela acabará pondo ovos sem gala e perderá a postura. A Avitrin tem medicamento específico para isto, mas se não encontrares procures nas agropecuárias e casas de aves que eles tem vários medicamentos para este mal.

Bruna disse...

Muito obrigada Dr. Júlio! Lendo seu blog com calma pude perceber o carinho e o emprenho que o Sr. tem na profissão.
Farei como o sr. orientou. Tenho apenas 2 dúvidas:
- Como devo ministrar o medicamento da Avitrin? É líquido?
- E por quanto tempo?

Mais uma vez muito obrigada!

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 385   Recentes› Mais recentes»