Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sábado, 28 de junho de 2008

DOENÇAS NOS PERIQUITOS - Parte II

Criador de Periquito InglêsParte II: Sarna

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Não deixe de ler : (Parte I: Linhas Gerais)

É uma doença simples, de fácil tratamento, porém causa muito desconforto dor e até a morte do periquito. A Sarna se apresenta com placas escamosas de coloração amarelada, que se situam especialmente nas áreas sobre o bico, em torno do globo ocular e nas extremidades do bico e das patas, podendo ser levada também para a região da cloaca.

Seu tratamento é basicamente aplicações locais de medicamentos específicos, bastando para isto segurar o periquito com umas das mãos, e colocar sobre as regiões afetadas uma ligeira camada de pomada acaricida para pássaros, efetuando uma suave massagem para que se vá soltando as crostas e escamas onde se alojam os ácaros. Aplica-se pulverizações de inseticidas em spray ou pó, especialmente para pássaros. A pomada DOLEMIL é bastante indicada para todos so tipos de sarna aviária.

É comum encontrar esta doença em periquitos que rolam de uma para outra gaiola suja em pequenos comércios de aves pela cidade. Em criadouros onde os pássaros são bem cuidados, desinfetados e desverminados periodicamente é muito raro vermos esta doença.

Quando encontro um periquito nestas condições indico o uso de SBP, inseticida doméstico a base de água. Após agitar o frasco, direciono o jato para bem próximo de um papel limpo e deixo formar uma massa líquida onde com o auxílio de um cotonete aplico esta substãncia sobre as partes afetadas. Esta indicação está presente em livros sobre criação de pássaros, é eficiente, e dependendo do caso resolve com duas ou três aplicações.

385 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 385 de 385   Recentes›   Mais recentes»
jcesardutra disse...

Bruna leia a bula e faça exatamente como está escrito , valeu? Gosto que os tratadores leiam e sigam o que está escrito senão fazem somente o que eu recomendo e se eu errar, blau blau, não é? Siga a bula minha linda e não esqueças de dar um revitalizante depois

Rênystton disse...

tirei recentemente um periquito de 1 mes e meio da mãe e pai e botei em outra gaiola pensando estar tudo bem , ele não voa ainda mas tinha visto ele ir no comedouro e tomar agua e como a mãe tava querendo bater nele ,o pus em outra gaiola, mas com o passar de dois dias vi que ele ficava quetinho num canto, nunca encostou na ração(as vezes beliscava) e ficava remuendo o bico! Observei que ele estava tirando fezes da bundinha com o bico , ele esta com um machucadinho no canto da boca como vc citou parecido realmente com uma afta.
Bom estou dando papa e tenho que forçar o bico dele para abrir(estou tentando devagar)para dar comida ele esta realmente fraco bem seco!
estou dando papa alcon!
como faço para ele começar a comer pois ele nem pede papa!
tem que enxer o papo dele?
e de quantas e quantas horas devo dar comida?(ele tem quase 2 meses e não come sozinho e nem faz esforço para isso)

Rênystton disse...

no canto da boca não!
e sim na lingua!

jcesardutra disse...

Rênystton tem que usar uma sondinha na seringa e encher diretamente o papo dele sim mas estou achando bem difícil recuperá-lo pois com esta idade ele teria que estar comendo bastante. Eu uso uma sondinha na seringa mas se não conseguires terás que colocar da forma que der pois se ele não comer pelo menos quatro vezes ao dia será difícil resistir.

Margarida disse...

Bom dia Sr. Julio

Não encontraram vermifugo da avitrin e trouxeram Vermiaves. O que me diz?
Os filhotes tem uma idade especifica para tomarem este medicamento? tenho de tirá-los do viveiro ou eles podem tomar também (o vermiaves)?
Comprei complexo vitaminico da avitrin para dar depois. certo?

Um abraço.

Bruna disse...

Ok Dr. pode deixar. Seguirei a bula. Esse revitalizante é tão difícil de se encontrar....
Muito obrigada mais uma vez.

Marlene disse...

Sr Julio preciso da sua ajuda!

Hoje dei com o meu periquito às voltas no chão da gaiola a fazer um ruído à medida que respirava e com uma especie de ataques que acompanhavam a respiração. Pensei que fosse passageiro pois já tinha acontecido, mas quando cheguei a casa já nem sequer abria os olhos e está aninhado no chão enquanto que a cabecinha dele não para de tombar para o lado, como se ele não conseguisse controlar. Parece que está a ter ataques. Preciso que me diga o que fazer, pois não ageuento ve-lo a sofrer assim.

Obrigado

jcesardutra disse...

Bruna, muitas vezes estas vitaminas não são vendidas em todos os Estados, se não encontrar procure um paralelo. Algumas agropecuárias e casas de aves e pássaros tem um veterinário para dar informação sobre os medicamentos que eles vendem.

jcesardutra disse...

Marlene o caso dele é bastante sério e deve ser mostrado a um especialísta em aves. Tem que ser mantido em um lugar aquecido e tranquilo mas aguém tem que examiná-lo de perto.

Margarida disse...

Sr. Júlio
Aguardo sua resposta.
Abraço

Marlene Anes disse...

Olá Sr Júlio!

Após tanto ter investigado sobre o assunto e ter descoberto que o peitinho dele parece um gume de uma faca descobri o que ele tinha.a doença da faca.Já levei o meu bichinho ao veterinário e ele disse que é muito difícil que ele sobreviva. Tá muito magrinho e já não se alimenta nem bebe agua. Tenho dado água com uma seringa para que não desidrate mas não sei como fazer para que se alimente.
Já está medicado e num lugar aquecido mas continua a tremer muito e temo que não sobreviva.:(

Ana Rita disse...

Tenho um periquito que anda muito estranho, ele antes era muito mexido sempre de um lado para o outro agora anda muito ensonado quase sempre a dormir sempre muito arrufado (com as penas sempre no ar, até parece que tem frio)já nem voa quando o tiro da gaiola....o que quererá dizer doutor?

jcesardutra disse...

Margarida está tudo certo de o vermífugo que comprastes,mesmo com os filhotinhos juntos, procure seguir exatamente como está na bula. Depois inicie o vitamínico. Muito bem, até.

jcesardutra disse...

Marlene a ave é o animal mais voraz que existe, ou seja, ela come o tempo todo. Se não come morre mesmo. É uma pena mas é assim.

jcesardutra disse...

Minha rainha tererei a dizer que o bichinho é baiano, é que ele é tranquilo, sem estresse. (brincadeira querida, é que foi muito baiano a sua pergunta e nós aqui do sul achamos bacaninha a forma baiana de se expressar). O periquito australiano é extremamente enérgico, muito ativo, se ele está assim é porque adoeceu. Pode ser somente um resfriado. Por enquanto deixe a gaiola em um local aquecido e sem ventos frios, principalmente á noite. Dê um suplemento na água, (um vitamínico ou um reativante) desses que vendem em casas de pássaros e melhore bem a alimentação dele, com frutas, couve, areia limpinha, cenoura raladinha e observe se ele não apresenta sinais de diarréia. Se apresentar tem que tratar.

Renata Almeida disse...

Meu periquito está com um tumor grande no peito. Ele está começando a vomitar tudo que come e faz muita força para defecar. Fica amuado a maior parte do tempo, embora em alguns momentos se esforce para reagir. Existe algo que possa fazer por ele?

jcesardutra disse...

Renata infelismente não e ele tem dores por isso fica quieto. Infelismente nestes casos os veterinários indicam sacrificar para evitar o sofrimento do animal. Eu não tenho coragem, mas para uma última tentativa deverias mostrar a um veterinário e ver a opinião dele, mas não tem cura, equivale á uma pessoa com cancer em estado avançado.

Renata Almeida disse...

Será que poderia dar morfina para que ele não sofra? Obrigada novamente pela ajuda.

jcesardutra disse...

É como te falei pelo e-mail o problema é conseguir. Um analgésico já é suficiente.

Nathan disse...

comprei um prequito macho faz dois dias. Percebi que ele ás vezes fica ofegante( mas nao exageradamente), gostaria de sua ajuda

jcesardutra disse...

Nathan pode ser do calor, pode estar muito gordo e pode ser infecção respiratória ou até nada disso. Tens que deixá-lo em local protegido do frio e do vento, e observar o estado geral dele. Está-se se alimentando bem, não tem diarréia, e se não está magro, com a quilha do peito muito saliente. Quando a causa é infecção respiratória ele fica movimentando a cauda pra cima e pra baixo. Se for isso tem que ser medicado, mas primeiro observa bem, pois é pior sair dando remédio de graça. Sê não identificares nada específico, nenhuma razão para este pianço daí te aconselho a pingar na nuca (atrás do pescoço) gotinhas de Allax, ou outro medicamento á base de ivermectina, pois isto acaba com um ácaro que ataca as aves em geral e da este sintoma. Segue corretamente a bula.

Margarida disse...

Goataria de aproveitar esta oportunidade, para neste espaço desejar a todos um Natal muito Feliz e um Ano Novo próspero, cheio de muita paz, muito amor e harmonia nos nossos corações. Que o Ano vindouro seja portador de muita coisa boa. Que seja um ano melhor para todos .
Para sí, Sr Júlio, que Deus lhe dê muita saúde e tudo do melhor para que possamos continuar a continuar consigo neste espaço.

Um abraço do tamanho do mundo para todos e que Deus nos acompanhe.

Margarida disse...

Gostaria de aproveitar esta oportunidade, para neste espaço desejar a todos um Natal muito Feliz e um Ano Novo próspero, cheio de muita paz, muito amor e harmonia nos nossos corações. Que o Ano vindouro seja portador de muita coisa boa. Que seja um ano melhor para todos .
Para sí, Sr Júlio, que Deus lhe dê muita saúde e tudo do melhor para que possamos continuar a contar consigo neste espaço.

Um abraço do tamanho do mundo para todos e que Deus nos acompanhe.

Luis disse...

Boas,
tenho uma periquita a mais de 2 anos, e ela é muito brincalhona, gosta de voar pela casa, etc..
A umas semanas atrás ela começou a desfazer o papel, que nós aqui em casa lhe pô-mos no fundo da gaiola, e acho que até comeu maior parte dele, de modo que as suas fezes ficaram o dobro do tamanho do que é normal! Á dois dias ela começou a ficar muito choquinha, começou a ficar com diarreia, encolhe-se toda, só quer dormir e tar no quentinho! O que não era normal nela! Eu nao sei o que hei-de fazer, porque mais ou menos á um mês faleceu-me um outro periquito, que no inicio começou a ter os mesmos sintomas deste e depois morreu! A última coisa que quero é perder este periquito que eu tenho, visto que é como um membro da nossa familia!
Aguardo por uma resposta breve!

Com os melhores cumprimentos

Luis Dias

CISSA disse...

Oi Julio!!

Estou eu aqui de volta,mas dessa vez pra te desejar um FELIZ NATAL!!!
Um Ano Novo repleto de coisas boas,que jesus te abençoe!


FELIZ NATAL À TODOS!!!

jcesardutra disse...

Luis isto parece sintoma de infecção intestinal, pode ter se intoxicado com o papel que comeu ou mesmo a própria alimentação. Ela tem que ser tratada com urgência e o medicamento que eu uso é a neosulmetina, colocada na água e seguida a recomendação da bula. Este medicamento é a união de sulfaquinoxalina e neomicina e resolve quase que 100 % dos problemas intestinais e outros. Tem que manter a ave em lugar aquecido e retringir o uso de alimentos muito aquosos, deixando preferencialmente com painço e alpiste enquanto trata.

Rodrigo disse...

Eu tenho Vermifugo da Avitrin, eu queria saber se pode dar a eles sem que eles não estejam doentes?

Rodrigo disse...

Oi Julio um Feliz Natal e um Próspero 2009 Boas Festas!

Rodrigo disse...

O Meu periquito tá esquisito, a respiração dele tá acelerada ele fica com as asas abertas mesmo não tendo calor.

jcesardutra disse...

Rodrigo quando eles estiverem doentes então poderá ser um pouco tarde para a prevenção de uma boa saúde. O vermífugo deve ser dado á cada seis meses e isto ajudará a evitar as doenças provocadas pela verminose.

jcesardutra disse...

Valeu Rodrigo, obrigado e desejo para voce e todos os seus e que no ano vindouro tenhamos o nascimento de lindos periquito.

jcesardutra disse...

Tem que observar se fica todo o tempo assim, ou só quando se movimenta muito ou quando esta calor mesmo. Ele pode estar um pouco gordo, de um banho nele e ve se melhora, porem se até noite ele estiver com a respiração ofegante e fazendo um movimento de erguer e baixar a cauda poderá ser infecção respiratória, mas tem que ser observado antes de sair dando remédios para ele.

gabriel disse...

meu perito esta com bolhas nos pes o que e e como tratar....

jcesardutra disse...

Gabriel o que ocasionou estas bolhas ? Nunca vi bolhas no pé de periquitos. Á princípio não se faz nada e se observa o que está ocasionando estas bolhas.

Rodrigo disse...

Tem outras boas marcas de complexo vitaminico que não seja da Avitrin?

Margarida disse...

Olá, Sr. Júlio, espero que tenha passado um optimo Natal.
È assim, como já lhe tinha dito , nao encontrei vermifugo da Avitrin mas sim Vermiaves. Assim, começei a dar aos meus piriquitos hoje e como na bula diz dois dias será hoje e amanhâ. Queria perguntar depois disto devo dar logo de seguida o complexo vitaminico ou depois de alguns dias? e o complexo vitaminico devo dar durante quantos dias?

Aguardo sua resposta.

Um abraço.

jcesardutra disse...

Rodrigo tem inúmeras marcas, por exemplo : Alcon, megazoo, vitagold, e muitas outras. Se deres uma olhada na internet verás muito mais.

jcesardutra disse...

Margarida pode começar logo em seguida ao vermífugo, mas cada complexo vitamínico vem dizendo na bula quanto tempo deve ser dado. Se não estiver escrito então dê no máximo 15 dias e guarde os medicamentos em lugar fresco ou até na geladeira ,pois poderás usar novamente no futuro.

Rodrigo disse...

Obrigado!

jcesardutra disse...

Não há de que Rodrigo, um abração!

Margarida disse...

Muito obrigada.

Um abraço.

jcesardutra disse...

Valeu Margarida.

Rodrigo disse...

Oi Julio, eu di o Vermifugo ai a bula dizia de 4 a 5 gotas num bebedouro de 50 ml num tratamento de 3 dias consecutivos. Como eu só tinha o quadrado de água di 2 gotas. mas ai veio o problema, eles começaram a ter começo de diarréia.As fezes saiam mole com água branca, ou as vezes só água branca. Eu vi vestigio do remédio no cocô deles, eu acho que o vermifugo não fez bem a eles. Agora o problema é alternado as vezes sai as fezes ou sai água branca. Eu to tratando eles com água e painço.

Bia disse...

Júlio Cesar, pouco antes do natal minha periquita colocou 5 ovinhos, apenas 3 nasceram e os outros 2 ela descartou... dos que nasceram somente 1 ainda está vivo. De uns dias pra cá vim observando que não há presença de fezes no ninho. Seria possível o filhote não estar defecando???
Em 1 ano, essa eh a 4 postura dela... e só os filhotes da segunda sobreviveram, nas outras ela abandonou o filhote depois do corpo coberto de pena, qual motivo dela fazer isso?
Desde já agradeço,

Bia

Rodrigo disse...

Ah gostei do visual novo do Site Parabéns Julio.

jcesardutra disse...

Rodrigo 50 ml é um bebedouro médio normal. Se o quadrado tem menos não estou acreditando que as gotas que você colocou lá (2) foram as responsáveis pela diarreia. Tem que obeservar se não tvev outra causa.

emerson de Araujo disse...

e o bom é q ela parece estár chocando o ovo

emerson de Araujo disse...

ola dr julio lembra de mim?
emerson De Araujo
Novembro 21, 2008 às 2:51 pm
rosa pôs um ovo o que fazer agora?

emerson de Araujo disse...

ela arrastou a parte ovulada da casinha eu posso pegar o ovo com a mão e colocar na parte certa ou tem algum probllema?

jcesardutra disse...

Bia é difícil saber-mos exatamente os motivos dela, mas normalmente esta relacionado com extress ou algum parasito interno ou externo. Muitas fêmeas ficam criando por quatro ou mais rodadas seguindas, sem um período de descanso e recuperação física então é como se ela não tivesse mas energia para criar de maneira total. O ideal é retirar a caixa ninho por 60 dias ou mais e fazer uma sequencia completa de tratamento com ela. Pingar as gotinhas de allax (ou outro) é um medicamento para eliminar os parasitos externos (á base de ivermectina). Em seguida usar um vermífugo e assim que acabar dar um revitalizante para repor as vitaminas e os minerais perdidos durante as posturas. Qualquer casa de pássaros vendem estes medicamentos, custam barato e podem ser guardados em um saco plástico na geladeira para seis meses depois ser usado de novo. Importante seguir corretamente as bulas dos medicamentos, não o palpite de curiosos que criam de qualquer maneira e dão medicamentos sem seguir corretamente a bula. As marcas dos medicamentos e laboratórios também não é o mais importante, pois existem bastante marcas boas e conhecidas no comércio.

emerson de Araujo disse...

ola dr julio lembra de mim?
emerson De Araujo
Novembro 21, 2008 às 2:51 pm
rosa pôs um ovo o que fazer agora?
e o bom é q ela parece estár chocando o ovo
ela arrastou a parte ovulada da casinha eu posso pegar o ovo com a mão e colocar na parte certa ou tem algum probllema?

Rodrigo disse...

Valeu pela dica vou ficar atento.

Rodrigo disse...

Oi Julio o vinagre é um bom desinfetante pra passar na gaiola depois de lavada?

jcesardutra disse...

Emerson pode pegar sim, mas antes coloque uma barreira entre uma e outra parte da ninheira para que o ovo não role mais.

jcesardutra disse...

Rodrigo eu prefiro uma chaleira com água fervente, ou lavar com água sanitária. O que acontece é que o vinagre realmente espanta com os parasitos como piolhos, sarna e outros, mas se usar vinagre deve lavar com água para tirar o cheiro forte.

jcesardutra disse...

Valeu Rodrigo!

jcesardutra disse...

Com certeza Emerson ela vai começar a chocar e a por outros.

jcesardutra disse...

Emerson deixa com ela que ela sabe o que fazer. De alimentação variada e a melhor que puder, deixe o macho junto para que possa apoiá-la na criação dos filhotes e não retire a gaiola do lugar onde está. Muitas pessoas ficam levando a gaiola para o sol e para a sombra quando a fêmea esta com ovos e ela acaba abandonando. Com o resto a natureza se encarrega.

jcesardutra disse...

Pode sim Emersom e aproveita para arrumar bem a caixa para que não haja acidentes com os ovos nem com os filhotes no futuro.

emerson de Araujo disse...

certo,obriigado dr julio cesar
eu axo até que ela irá por mais ovov pq a parte da bundinha dela esta inchada um pouco como se tivesse um ovo dentro...
ela demora quantos dias para chocar o ovo?

emerson de Araujo disse...

e a femea naum fik direto na casinha ela sai beija o macho entra de nvo

Marcelo disse...

meu periquito macho esta com as duas patas encolhidas e fracas e nem consegue se maxer dorme o tempo todo e ta caido no chao e sua mulher esta com 5 filhotes
o que sera isso com ele?
o que tevo fazer em questao ao filhote?

jcesardutra disse...

Emerson para chocar levam 18 dias.

jcesardutra disse...

Marcelo retira o macho para ser tratado separadamente. Deixa que ela trata os filhotes. Se voce puder ajudar a colocar comida na boca dos filhotes seria ótimo. Nas casas de pássaros eles vendem farinhadas prontas, bastando colocar água morna. Quanto ao macho tem que ser tratado rapidamente, observar se ele tem diarréia, se esta se alimentando. Deve ser colocado em uma gaiola pequena, aquecida, eu indico coccinon na água por dez dias. Se não estiver bebendo tem que colocar goela abaixo senão ele morre. O ideal é uma seringa com uma sondinha. Este material se compra em casas que vendem material odontológico e médico. Custa bem baratinho e pode ser guardado para quando precisar.

Rita Cabral disse...

Julho
Comprei a papinha para filhotes, mas a unica que tinha na loja em embalagem lacrada não era alcon.
Mas enfim.. Não vem dizendo na embalagem quanto tempo posso deixar a papinha disponivel no viveiro.

Você tem ideia? pq eu trabalho, entao deixaria a papinha no viveiro por volta das 11 da manha e so voltaria em casa as 9 da noite!!

Creio que ela ficaria azeda!!!

Ahh... Outra coisa. Estou para mudar de casa. Ql a melhor forma de transportar os periquitos, visto que estao com ovos (o primeiro filhote ja saiu do ovo nesse sabado) e terei de tira-los do viveiro para evitar acidentes pq o viveiro eh muito grande! Tenho medo da femea abandonar!!!

pedro paulo disse...

meu periquito brigo com outro ele fico machucado na cabeça e na patinha so que na pata ele num ta conseguindo pisa com ela qual remedio devo da a ele
Obrigado

emerson De Araujo disse...

ela não está ficando direto na casinha onde ta o ovo é normal?
ela sai fica um poko do lado de fora depois entra e fica a noite quase tda la

jcesardutra disse...

Rita com este tempo não é prudente deixar nem papinha nem ovo cozido, pois realmente vai azedar e adoecer os periquitos. Neste caso somente farinhadas secas. Pode usar milho verde na espiga. Quanto ao transporte, ela não abandonara o filhote nem o ovo, porém normalmente os ovos serão perdidos devido ao choque (impactos) também não podem ficar muito tempo sem estarem com a fêmea pois acabarão esfriando e matando os embriões. O ideal é deixar onde estão até nascerem todos depois voltar lá e pegar.

jcesardutra disse...

Pedro Paulo nos ferimentos passar antissépitico, eu uso iodo. O outro que está mancando deve ser colocado em uma gaiola pequena sem poleiros para que ele não force e deixá-lo sozinho e sossegado pois quanto mais ele se mecher pior.

jcesardutra disse...

Emerson ela sabe o quanto precisa ficar lá, fica tranquilo.

emerson de Araujo disse...

ela voltou a chocar dr. mas eu suspeitei dela colocar outro ovo pq ela tava inchada...quando ela saiu da casinha fui olhar ai tinha mais um ovo la...entaum 2 ovos mas eu axo q ela num vai mais colocar pq ela desinchou

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Olá Júlio,

Meu macho adulto Azul Cobalto está com índicio de Sarna/Ácaros no bico e nariz (link da foto para sua apreciação: http://img237.imageshack.us/my.php?image=img1628pj3.jpg ). Comprei o SBP indolor a base de água para tratar como indicado no tópico.

A minha dúvida é a seguinte: Devo tomar cuidado para o periquito não lamber o SBP? Posso passar nas narinas/cera sem me preocupar com os furos? Devo deixar o SBP la ou passar ate nao ter sobras? Ou devo deixar uma camada do creme? Me explique melhor como passar o SBP no periquito por gentileza!

Obrigado e um abração!

Rodolfo Rodrigues

jcesardutra disse...

Emerson se se tratar de uma postura normal ela colocará um ovo a cada dois dias até completar a postura total. Quando elas começam a colocar um ou dois apenas e depois parar é porque estão precisando de um período para descansar, normalmente dois meses.

jcesardutra disse...

Rodolfo eu vi a foto e parece que se for sarna é bem pouquinho. Eu não conheço este tal de SBP indolor(?), tem que ser á base de água pois os outros são á base de querozene e daí é muito tóxico e contra indicado. O jato do spray deve ser direcionado para um papel e depois passar com o dedo sobre as lesões. Não tem problemas quanto as narinas e nem se ele lamber e tambem se ficar aparecendo SBP sobre as partes afetadas. Observa tembém a região anal e os pés, pois ele se coça e contamina estes locais. Valeu?

Elizabeth disse...

Bom dia !

Adquirimos um periquito e ele está se coçando muito,
isso é um hábito de higiene dele? Ele necessita tomar banho? Lavo a gaiola com pinho sol e água e deixo secar
no sol por 1 hora .
Obrigada..
Elizabeth e Paulo.

Izabella Alencar disse...

Olá!Tenho um casal de periquitos, mas a fêmea manisfetou um problema nos pezinhos e não consegue ficar de pé mais. Eles ficaram encolhidos, como se tivessem atrofiados. Gostaria de saber se você tem alguma informação que possa me ajudar.Obrigada

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Obrigado Júlio... o termo correto é inodoro, me enganei!

Já está bem melhor, estou na 3era passada de creme de SBP e já está quase terminado o tratamento!

Obrigado mais uma vez pela ajuda...

emerson disse...

dr. me tira uma duvida:eu tenho q viajar ai num tenho com quem deixar os periquitos oq posso fazer p os ovos naum quebrarem?e naum acontecer nada com os pais

emersdon disse...

dr tenhu q viaja ii nun tenho com quem dexar meus quitos posso levalos p/ viajar comigo?

jcesardutra disse...

Elizabeth pinho sol nunca, por favor vai intoxicar o periquito. Coloque o periquito em outra gaiola e lave com água e sabão e depois despeje água fervente na gaiola. Antes de passar a água fervente pode cplocar um pouco de sbp spray á base de água. Para o periquito existe um medicamento para pingar atrás do pescoço, é a base de ivermectina, acaba com todos os parasitos externos que atacam os periquitos e os pásaros de gaiola. Vendem em casas de pássaros e tem que seguir a bula direitinho, o que é bem fácil. Para mantê-los limpos tem que ser fornecido uma banheirinha com água e umas gotas de iodo ou vinagre, isto mantem as pragaslonge dos periquitos. Quanto a se coçar é normal nesta época do ano pois vão mudar de pena. E quanto a isto não esqueças de fornecer sempre a mesma mistura de sementes, pois se ficar mudando cada vez que compra eles ficam trocando as penas o tempo todo.

jcesardutra disse...

Izabella eu nnca vi isto acontecer depois que eles estão adultos, aconselho a dar um revitalizante na água e deixá-la sozinha por uns dias para que o outro não fique mexendo com ela e forçando a se movimentar muito. Melhore bastante a alimentação, de frutas, verdes, areia limpa e se continuar assim só mesmo levando para que um veterinário examine ao vivo. Eu uso o revitalizante da Alcom, mas existem outros também.

jcesardutra disse...

Valeu Rodolfo, inodoro é a base de água, tudo bem.

jcesardutra disse...

Emerson se levar os periquitos para viajar não deve levar com os ovos no ninho pois se perderão todos devido ao choque durante a viagem. Se for por menos de quatro ou cinco horas poderas colocar os ovo em uma caixinha de isopor com algodão e ao chegar devolvê-los á caixa. Eles aguentam muitas horas sem estarem embaixo da fêmea, mas se forem na caixa ninho com certeza morrerão. Quanto aos pais viajam sem problemas.

jcesardutra disse...

Emerson podes levar para viajar sem problemas, só não esuecas deles no automóvel com os vidros fechados pois morreriam de calor.

emersdon disse...

enquanto aos ovos?num tem problema de quebrar?
a viagem daqui p la demora umas 3 hrs

Marcelo disse...

como eu disse meu piriquito macho morreu e ja 2 filhotes tbm por causa de fome a mae nao ta dando comta temtei alimentalos mas eles nao abriram o bico como posso alimentalos e o q devo fazer
obs o macho nao morreu de fome!

emerson disse...

dr To precocupado pq a femia num ta xocano o ovo

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Confirmando o tratamento de sarna com SBP a base de água!

Fiquei um pouco desconfiado mas acreditei no Júlio e passei sem medo no meu periquito Azul Cobalto e já está ótimo. O periquito não morre, rs... fica um pouco quieto por conta do stress, mas reage bem e a sarna realmente some!

E se aparecer um pernilongo a noite voce ainda pode matá-los, ótimo produto! Não vai mais faltar em casa...

Ze du periquito disse...

ai kara meu periquito femea adora comer pao e afemea dar a os filhotes isso pode?

Rodrigo disse...

os meus primeiro periquitos a mae deles morreram e o pai tbm ai eu dei pra eles comer papa de aveia e els taocom 3 meses e a femea ja teu ate filhotes mais eu tenho uma duvida papa de a veia com leite pode dar a els?
abraço estou esperando sua respostaaa

Margarida disse...

Olá Sr. Júlio
Depois de aplicar vermifugo estou no 14º dia de complexo vitaminico nos meus piriquitos. Fiz a mudança da gaiola para o tal viveiro (150cm Cmp x 60 cmLar x 170Alt), sem ninho, acho que ficaram contentes, tem mais espaço. Entretanto, na gaiola mantém, ainda, alguns casais que estavam no ninho e ainda estão com os filhotes.
A minha preocupação é a seguinte:
Lembra-se que lhe tinha dito que tenho dois piriquitos que não tinham penas? pois é , Sr.Julio, continuam na mesma. São adultos e não têm quase nada de penas.
O que eu faço? existe algum medicamento que se possa dar?
Tenho pena deles porque apesar de não terem penas (nomeadamente nas asas) teimam em chegar e instalar nos poleiros mais altos, não obstante ter poleiros baixinhos (pensando neles) e como é lógico acabam por cair. Tive de separá-los.
O que eu faço com eles?
Um abraço.

Marcelo disse...

tentei alimentalos os periquitos filhotes mais els nao abriram o bico como devo fazer para alimentalos? vlw abraçoo

renata almeida disse...

Doutor Julio Cesar, eu escrevi para o senhor no início do mês passado (dia 7 de dezembro) a fim de lhe pedir ajuda para o meu periquito que está com um tumor no peito (algumas pessoas acham que é tumor, outras acham que é acúmulo de gordura). O fato é que me aconselharam dar arnica para ele beber (infusão da planta). O que o senhor acha, porque já me disseram que arnica é tóxica?
Outra coisa é que ele está apresentando uma espécie de "tique nervoso". Bate uma asinha e a outra, os pezinhos (como se tivesse sapateando), balança a cabecinha, tudo aparentemente sem controle. O que pode estar acontecendo? Gostaria muito de conseguir ajudá-lo.
Obrigada pela atenção.

renata almeida disse...

Doutor, sou eu novamente. Após ter lido mil coisas na internet, acho que preciso dar ao meu periquito uma alimentação pobre em gordura (pode ser que o problema dele seja no fígado). Normalmente eu dou Trill (alpiste, paiço, aveia e sem. girassol). Qual semente com pouquíssima gordura posso dar a ele? Obrigada.

jcesardutra disse...

É isso meu camarada, tem que testar.

jcesardutra disse...

Emerson normalmente elas chocam sem problemas porém neste caso acho que deves deixar ela fazer do geito dela e não interferir na próxima postura, deixa que ela se vire, não retire os ovos, deixe com ela.

jcesardutra disse...

Marcel se não alimentares os filhotes eles vão morrer. Dá uma olhada no blog "criadouro f13" ele mostra direitinho como fazer.

jcesardutra disse...

Zé poder pode mas não é legal pois só engorda mas não alimenta direito e tem fermento que faz mal a eles. Hoje em dia vendem farinhadas prontas é muito mais interesante e pode ser acrescentadoovo cozido que fica ainda melhor.

jcesardutra disse...

Margarida isto se trata de uma doença chamada muda francesa, não tem cura e a mãe passa para os filhotes. O melhor é separar estes da criação pois sempre terão filhotes assim. Dizem que alguém colocou estes periquitos em uma gaiola pequena e deu trinta dias de vitagold na água para eles, depois quando fizeram a muda de penas veio normal, mas eu nunca vi isto, apenas houvi falarem. O ideal é amanssá-los e criá-los na mão já que não voam, servem de mascote para pessoas que vivem sozínhas e cianças que querem um animalzinho de estimação. Quanto aos pais a indicação é que fiquem seis meses sem criar para se reestabelecerem e criem resistência, pois é uma doença causada por vírus e voltam quando a imunidade está baixa.

Rodrigo disse...

Oi Julio Nos tratamentos tanto no vermifugo como no complexo vitaminico. Pode dar banho de mangueira neles? claro em dias quentes. Eu to desconfiado sabe,quando eu dou banho neles,nos tratamentos do vermifugo e complexo vitaminico. Em seguida acontece a diarréia, é mais água do que fezes. Mas depois passa, mas é a segunda vez que acontece. Primeiro com o vermifugo e agora com o complexo vitaminico. É estranho muita coincidência, eu di os remédios em dias de muito calor. Será que o calor muito forte pode causar diarréia neles? Ah será que é bom dar ração misturada no verão?

jcesardutra disse...

Rodrigo eu não daria porque a ave não precisa nem metaboliza muito bem leite. Ainda mais misturado com aveia, fica bem arriscado para dar diarréia. Existem farinhadas vendidas prontas e a granel que custam praticamente o mesmo preço e alimenta muito melhor, sem falar no ovo cozido que é barato e é ótimo.

jcesardutra disse...

Emerson não só tem problema de quebrar como de estragar devido o choque da viagem. Embrulha cada um com um chumaço de algodão sem apertar e depois coloca em uma caixinha totalmente protegida por algodão e dentro de uma bolsa de roupas. O ideal é fazer isto bem rápido para os ovos não esfriarem, apesar que tres horas eles aguentam sem perder o choco.

jcesardutra disse...

Emerson tres horas não vão atrapalhar o choco, tenta embrulhar os ovos em chumaços de algodão e depois coloca em uma caixinha totalmente protegida por mais algodão. Esta caixinha deve viajar dentro de uma bolsa de roupas com muito cuidado para não bater.

jcesardutra disse...

Bonini que pergunta difícil de responder hein? Eles só botarão quando estiverem prontos. Melhora bastante a alimentação deles com farinhadas, couve, ovo cozido, cenoura ralada e beterraba também ralada, muitos animais inclusive as aves quando vêem fartura de comida se entusiasmam mais pela reprodução. Quando eles estão sozínhos também se sentem sem muito estímulo para criar, e quando estão próximos a outro ou outros casais eles começam a fazer concorrência de filhotes e o barulho de outros casais serve como uma disputa e incentivo.

jcesardutra disse...

Marcelo nestes casos eu compro uma sondinha e uma seringa em lojas que vendem material hospitalar e odonológicos e injeto direto no papo, forçando um pouquinho para que abra o bico e cuidando para que vá direto ao papo. Para alimentá-los pelo bico com conta gotas ou colherinha acho que já te enviei o endereço do blog do criador Fernando miroski Dutra. "criadouro f 13"

jcesardutra disse...

Renata acho difícil a arnica funcionar para ele e também vai dar algum sabor ruim na água e acaba ele não bebendo e piorando a situação. Quanto ao tremer as asas não é muito importante. Acho que o mais importante seria descobrir se é ou não gordura o que ele tem. Ele deveria ficar em uma gaiola maior ou viveirinho para se exercitar mais e perto dos outros porém somente com uma dieta de painço puro com folhas verdes e água. Deveria receber também banhos diários de água fria e muita observação. Com uns quinze dias assim ele já emagreçeria e daria pra ver se é tumor ou apenas gordura. Se for realmente tumor, só um veterinário poderia indicar uma medicação para ele. Aqui em Florianópolis temos um orgão governamental o Ministério da Agricultura e eles tem veterinários que nestes casos ajudam muito pois não cobram. Os veterinários particulares cobram caro por um consulta e quase sempre o periquito acaba morrendo, pois doenças mais graves são raíssimos os csos de cura.

jcesardutra disse...

Renata assim como as pessoas as aves também engordam muito e quando tem aveia na mistura alguns periquitos ficam comendo praticamente aveia pura e nem notamos. Eu só coloco aveia na mistura quando estão alimentando filhotes ou filhotes maiores em idade de crescimento. Faz como te indiquei na resposta anterior, dá somente painço, folhas verdes e banhos d água fria diário e também espço maior para ele se exercitar mais.

jcesardutra disse...

Rodrigo o banho de mangueira se não for uma coisa exagerada que extresse os periquitos tudo bem, mas o ideal é colocar uma banheirinha com água e umas gotinhas de vinagre ou iodo (alternando). Daí sim um mínimo jato de água para incentivá-los a entrar no banho. Depois de se lavarem retirar a banheira. O vinagre (gotinhas) serve para afugentar as pragas. O iodo também e faz bem para a súde deles. Não tem problemas se beberem um pouquino desta água enquanto se banham. O vermífugo tem que ser a cada seis meses e sem exagero, seguindo somente o que manda a bula e o complexo vitamínico deixa para dar depois do vermífugo e sempre conforme a bula e sem exagerar pois este sim poderá dar diarréia. Alguns vermífugos como o da avitrin podem ficar direto no bebedouro repondo apenas quando acabar, mas as vitaminas colocadas na água devem ser em pequena quantidades para não desperdiçar pois tem que ser trocada diariamente. A ração que costuma dar diarréia é aquela que contém aveia. Os periquitos tem que ficar mais na base de painço e alpiste com niger. As outra sementes como girassol, aveia e linhaça tem que ser motorada pois costumam engordar muito e ajudar a desarranjar os intestinos deles.

Ana Luiza disse...

Dr. Júlio. Já lhe escrevi uma vez sobre uma fêmea de periquito australiano q estava com sarna. Fiz o tratamento com SBP e foi um sucesso, mas desde então, há uns 3 meses, ele tem ficado muito quieta, dorme quase q o dia inteiro e emagreceu muito. Já dei vermífugo, Norkill, cálcio e remédios pra diversas causas de diarréia e ela não melhora, e já foi aplicado Ivomec também. As vezes estão um pouco mole, e agora o macho está regurgitando comida pra ela. Ela tem comido bem pouca ração, só girassol qdo tem mas come mto pão e almeirão. Estou desesperada, não sei mais o q fazer, o senhor tem alguma sugestão? Obrigada

jcesardutra disse...

Ana Luiza acho que voce deu muito remédio ao mesmo tempo para ela, para com tudo e não de girassol pois da diarréia nem pão. Deixe ela uns dias apenas com painço e água limpa. (uns três ou quatro) observe atentamente. Girassol é comida de papagaio. Quando eles estão na muda de penas até podem receber um pouquinho, mas é muito gorduroso e desarranja os intestinos deles. Não dê folhas verdes por enquanto. Só se for folhasde goiaba e pitanga para endurecer ás fezes. Tenho medo deste ivomec ele intoxíca se não for o diluído para aves. (allax)

emerson disse...

ola dr os dois ovos desapareceram e quando vi na parte de baixo da gaiola estava sujo de um pouco de gema...entao axo q o macho quebrou os ovos...pq ele fez isso?
quer dizer,foi ele mesmo?

jcesardutra disse...

Emerson ontem eu estava lendo sobre este problema de aves que quebram os ovos e muitas vezes não tem geito. Se tenta retirar o primeiro e o segundo ovo que ela por deixando apenas um indez (de plástico ou um ovo velho que não descascou e ficou guardado para uma ocasião desta) daí quando ela por o terceiro retira-se o indez e coloca-se os dois juntos com este terceiro. Neste momento ela já deverá estar um pouco choca e acaba aceitando os ovos sem quebrar mais, porém se ela repetir o fato então deve ser afastada da eprodução. Ou, se o criador tiver paciencia vai tentando até dar certo afinal ela esta quebrando os ovos dela, parece até que tem este direito..brincadeira..

patricia disse...

ola dr, a minha periquita já nao canta, faz um ruido muito esquisito tipo chiar, para alem disso esta muito gorda e respira de uma maneira muito ofegante....o que podera ser?

emerson disse...

vlw dr.

jcesardutra disse...

Patricia á princípio somente a obsidade já é um fator de risco para a saúde das aves. Isto já dificulta a respiração o vôo e impossibilita a reprodução. O ideal é colocá-la em uma gaiola ou viveiro maior para que se exercite, assim como banhos com água fria diariamente. Quanto a respiração, tem que ser observado se ela faz um movimento de sobe e desce com a cauda. Quando se trata de infecção respiratória eles ficam respirando aceleradamente e abanando a cauda pra cima e pra baixo. Neste caso trata-se com antibiótico para esta infecção e evita-se o banho frio e ventos frios também. Para o emagrecimento basta deixá-la somente com painço por 15 dias, sem nenhuma outra semente, dar também cenoura ralada e couve. Quando emagrecer volta a alimentação normal porém sem aveia nem girassol nem pão. Apenas painço, alpiste, niger, areia limpa, folhas verdes e água.

marco disse...

Bom dia Dr, acho que a minha periquita tem um ovo atravessado , o que poderei fazer que ele saia?

jcesardutra disse...

Marco ovo atravessado não tem acho, ou tem certeza ou não é , pois os sintomas são claros. Se trata da imposibilidade para por o ovo que sofrem algunas periquitas. Se não se atua rápido podem morrer e com fortes dores que sentem pela dificuldade da passagem deste ovo. As causas disto podem ser várias, acontece principalmente em fêmeas de primeira posturas, na maioria dos casos demasiadas jóvens para criar. Também muitas vezes pode ser causado por um ambiente demasiadamente frio, o que prejudica a dilatação da cloaca ou também um susto muito grande pode extressar a fêmea e o ovo atravessar no ovioduto.
Normalmente esta fêmea se apresenta sentada no poleiro ou no chão da gaiola, apresentando as penas eriçadas, respirando de maneira acelerada e movimentando a cola para cima e para baixo. A região da cloaca estará avermelhada e inchada e muitas vezes exageradamente sída para fora. Ao apalparmos cuidadosamente a barriga dela notaremos o ovo. Em nenhuma hipótese poderemos tentar empurrar o ovo forçando, pois poderia quebrar e ela morreria. Temos que colocar calor local para ajudar a dilatar a cloaca e facilitar a saída do ovo. Coloca-se a gaiola em um local quente, aquecido e colocar na cloaca algumas gotas de azeite,(a cloaca é onde fica o ânus mesmo) dando também duas gotas bico abaixo. Se conseguirmos colocar um saco plástico com água quente no fundo da gaiola, coberto por um pano e retirar-mos os poleiros para que ela sente sobre este calor, será ótimo (40 graus + ou -). Se nesta situação por uma hora ela não por o ovo então deveremos apelar para uma vasilha de boca larga com água quente (com vapor, sem queimar) para que o vapor desta água consiga fazer a dilatação (uns 15 minutos). Deve ser colocado uma peneira para que ela fique em cima e não se queime. Isto deve ser repetido a cada duas horas até que coloque o ovo.

renata almeida disse...

Dr. Julio César, escrevi para o senhor pedindo ajuda para o meu periquitinho que tinha um tumor no peito, mas infelizmente na semana passada ele morreu. Agora a fêmea dele está sozinha e eu não sei bem qual a melhor atitude a tomar. Não quero comprar um outro periquito porque decidi não ter mais ave nenhuma em gaiola. E tb estou um pouco preocupada em deixá-la sozinha pois não sei como ela vai se sentir (no momento ela está super estranha, muito agitada). Já pensei em levá-la para um viveiro de um parque municipal que tem periquitos e outras aves. Mas como ela tem seis para sete anos, eu não sei se é uma boa. O que o senhor acha? É melhor eu deixá-la aqui mesmo e com o tempo ela ficará bem sozinha ou levá-la para lá? Obrigada.

jcesardutra disse...

Renata com outros periquitos é sempre melhor ,pos eles precisam de companhia. O problema é onde? Se for num lugar onde ela vá ficar bem, não vá ficar no relento a mercê de ventos frios então tudo bem, daí o melhor é encontrar uma pessoa ou mesmo um local onde ela fique confortável , pois com a idade dela não suportaria muito um lugar insalubre. Ontem mesmo uma menina do Rio de Janeiro (centro) me contactou para pedir uma doação de uma periquita, pois havia ganhado um macho e ele estava sozínho em um viveiro.

Roseli disse...

tinha 2 casais de periquitos, a femea branca com o nome de melissa fica mechendo a perna o tempo todo como se ficasse inquieta, e de vez em quando morde com o bico, o que pode ser

Eliana Ap. Leme Piccinelli disse...

tenho um casa de piriquito, já colocarão quatro ovos, dois nascerão e os outro dois não nascerão. qual o tempo de nascimento dos ovos, quais os cuidados q deve ter? Para ter uma criar escala maior, quais o meelhor maneira?

Jariel disse...

Um amigo estava com 3 peritquitos em uma gaiola até grandinha..e ele viu que não tinha "tempo" de cuidar dos bichinhos..ai pedi pra eu criar..ele me deu..só que tem um que nao tem penas...alias tem uma aqui e outra ali.Ele me disse que é filho de pai com filha..ou seja um problema de "conssaguineo"..não sei se é assim que se escreve.Bem, queria saber se tem cura...o que posso fazer? aparentemente ele tem saúde..só nao tem penas..é feinho..coloquei o nome dele de GARIBALDO.

jcesardutra disse...

Roseli ela pode ter machucado e estar doendo, tem que observar para ver se aparece algum outro sintoma. Ponha água com gotas de vinagre numa banheirinha para ela tomar banho, se for algum ácaro ou outro parasito externo querendo se instalar o vinagre afugenta.

jcesardutra disse...

Eliana tem que oferecer alimentação variada além de folhas verdes e areia limpinha pois eles comem e precisam muito da areia. De seis em seis meses precisam de um vermífugo e de um revitalizante. Se a gaiola for pequena, de tempos em tempos devem ser colocados em um espaço maior para se exercitarem e fortalecerem seu organismo, no mais é muita limpeza, e proteção do frio e do vento.

sonia marian g. s. costa disse...

Dr.Julio,gostaria que o senhor pudesse,pudesse me dar uma resposta que acalma-se os coraçoes dos meus filhos.tinhamos 5 periquitos, a mãe com 9 anos,o pai com 9 anos e 2 filhas de 6 anos,e uma outra que apareceu aqui em casa há 5 anos,todos estavam bem gordos,alegres,brincando com seu brinquedos,e os vi as 24;00 hs quando acendi as luzes e eles reclamaram,havia um inseto verde voando na sala onde eles ficavam.Bom no outro dia quanto acordei não ouvi barulho,corri para a gaiola estava toda a familia morta,sobrou apenas a periquita que apareceu em casa.Nos mudamos de casa a 1 mes e aqui tem muitas arvores e aves,meu marido acha que algum passaro passou virose para eles,como eles foram criados todos em casa não tinham imunidade somente a que veio de fora resistiu,isso pode acontecer?Me de uma orientação meus filhos não querem nem se alimentar direito eles não entendem a morte de bichos tão alegres e brincalhões,minha casa ficou num silencio que dói,por favor me de uma orientação.Obrigada.

jcesardutra disse...

Jariel a falta de penas não é problema de consanguinidade, mas pode ser problema maior. Muitas vezes, por serem criados de maneira errada, sem alimentação adequada, sem água limpa e deixados ao relento pegando vento frio ou calor exessivo o periquitos desenvolvem uma doença chamada muda francesa. Esta doença é causada por vírus, é tipo uma gripe e em quase todos os casos as penas nunca mais voltam. Deves separar ste dos outros, dar vermífugo para todos e depois trinta dias de vitagold na água, trocando todos os dias a água. Uma alimentação variada em grãos, folhas verdes como couve e outras e areia limpinha para que possam comer alguns grãos. Com o tempo, quando mudar de penas ele deve melhorar mas se não melhorar com a troca de penas então ficará asim para sempre e não serve para criação.

jcesardutra disse...

Sonia Marian G. S. Costa que horror ! Nunca vi nada igual. Com certeza não foi nada passado por pássaros da rua nem daquele inseto(digo tipo alguma doença). Eles foram todos mortos por algum agente que só não atacou a outra. Algo tóxico na comida ou água, algo que a sobrevivente não provou(até poderia). Se eles não tinham ferimentos então também não foram atacados por nenhum inseto tipo marimbondo ou abelha, pois acredito estariam inchados. E novamente a outra teria dado a sorte de não ser atacada. Se estivessem feridos poderia terem sido atacados pela outra, mas nunca todos e de uma vez só. Isto em periquitos é meio normal de acontecer mas nunca todos de uma só vez(os periquitos morrem derrepente mesmo e as vezes sem explicação, ainda mais nas idades do casal mais velho). Nestes casos só com necropsia dos mortos para se descobrir a causa. A única outra suspeita é que possa este inseto ou outros terem assustado a todos e devido o stress provocado os mais velhos não aguentaram e tiveram problemas cardíacos tipo infarto. A outra por ser mais jóvem e talvez por não ter se estressado tanto acabou resistindo. Sonia é realmente muito sinistro, eu fico com pena das crianças e voce tem que conversar bastante com elas e explicar que isto acontece até com pessoas e temos que aceitar. Sinto muito mesmo, vou guardar o teu e-mail e comentar com colegas criadores e com veterinários amigos para ver se alguém tem uma idéia do que realmente possa ser mais provável.

sonia marian g. s. costa disse...

Senhor Júlio ,gostaria de lhe agradecer por ler e responder minhas dúvidas,infelizmente não vai dar para fazer uma necropsia,pois as crianças pediram ao pai para que enterrassem os periquitos embaixo de uma arvore.Quanto a outra periquita ela está bem,continua comendo e bebendo normalmente,quanto a ração eu só uso a trill ou a passaro forte (que pesquisei e descobri que eram de boa qualidade),a água é filtrada e os potes lavados todos os dias,a gaiola também é limpa todos os dias,eu os colocava no sol um pouco e depois na sombra,enfim procurei trata-los da melhor forma que pude(acho que chegaram até essa idade por isto),se o senhor descobrir algo interessante ou parecido e puder me enviar,agradeço desde já ,e continuarem pesquisando afim de que não ocorra o mesmo com a que restou.Obrigada, um abraço.Sonia M.G.Costa

jcesardutra disse...

Sonia comentei com algumas pessoas e realmente é de arrepiar, foi uma tragédia, uma grande tragédia.

Ana Paula disse...

Olá Dr Julio!
Gostaria de obter uma informação sua, quais são as melhores frutas, legumes e verduras que posso fornecer aos meus periquitos? Tenho um periquito com lipoma e por isso retirei quase todas as sementes, só deixei o alpiste porque me falaram que o painço engorda também. Como ele está comendo só alpiste e também está com um pouco de diarréia, queria saber quais frutas e legumes são recomendados pra endurecer as fezes e complementar a dieta dele.
Desde já muito obrigada!

jcesardutra disse...

Ana Paula todas as frutas e legumes e verduras são boas para os periquitos. Deve-se evitar somente sementes de maçã e o abacate. (são mortais para os periquitos australianos). Não retire o painço, pois pelo contrário, quado estão com diarréia devem ficar só no painço até melhorar. As sementes que engordam e devem ser evitadas são : girassol, aveia, farinhadas, pães e doces. Eles devem comer painço com alpiste,niger, arroz cateto se gostarem. As folhas verdes, milho verde e frutas tem que ser monitoradas pois se comerem diariamente com certeza os leverá a diarréias. Em suma, comida de periquito é painço, as outrs complementam. Se a diarréia continuar tem que dar medicamenteo eu uso neosulmetina gotas na água durante tres dias e deixo enquanto isto só com painço.

Ilane disse...

Oi ....
eu acho que a minha periquita está com o começo de sarna
se eu relatar que realmente for sarna ... eu posso usar este metodo de SBP sem problemas ?

pq eu to com medo,ela fica colocando a peninha no bico e fica cosando se eu colocar o veneno ,e ela colocar a perna na bico ?

espero respostas por favor !!!!!!

BIANCA disse...

Tenho uma maritaca que está com o mesmo problema que o periquito da Fernanda(1º comentário), ele estava bem, andando de um lado para o outro, um filhote saudável, estava brincando e derrepente começou a se arrastar e não consegue parar em pé, isso foi na noite de sexta-feira...Estamos todos desesperados, pois era um filhote incrível...
POR FAVOR NOS AJUDE, NÃO SEI O QUE FAZER...
(Não achei a resposta da Fernanda...)

jcesardutra disse...

Ilane o sbp á base de água e aplicado da maneira que esta explicado no blog não farão mal nem se elase coçar. Só achando extranho voce relatar "começo" de sarna, pois ou ela está ou não. O fato de estar se coçando não quer dizer que seja sarna, tem que ter aspecto de sarna, com descamação da pele e crostas.

jcesardutra disse...

Bianca não conheço de maritacas, mas sendo um psitacídeo o tratamento deve ser igual. Porém tem que ser observado todos os sinais, se tem diarréia se tem respiração ofegante, se está comendo e tudo isto tem que ser tratado. Daqui de longe sem examinar eu daria coccinom na água para ele, se não estiver bebendo deve ser colocado bico abaixo. O coccinom trata e alimenta e resolve a maioria dos casos. Não deixe pegar ventos e frio, agasalhe a gaiola e coloque em um lugar quentinho. O melhor é colocar um pano cobrindo uma gaiola pequena para escurecer um pouco e deixá-lo repousar bastante.

jcesardutra disse...

Bianca o coccinom deve ser dado por dez dias e tem que trocar a água diariamente.

andreia disse...

tenho uma periquita que tem sarna, leveia ao veternario e tou a cuidar dela, mas comecei a sentir comixao e aparecer borbulhas no braço e na perna. a sarna dos passaros passa pos humanos?

jcesardutra disse...

Andréia voce deve estar sugestionada, mas pode ficar tranquila que não pega. E quando se tratar de sarna não precisa gastar com veterinário pois se cura muito fácil com com as pomadas que vendem em pet shops e casas do ramo. Aqui no Brasil existe um insetissida doméstico á base de água que resolve o problema fácil e rapidamente.

marjourie disse...

Dr.Porque certos periquitos o bico cresce e os outros nao!

Alessandro Quintas disse...

Olá, meu periquito não consegue ficar no poleiro, fica o tempo todo com uma espécie de soluço ou tremedeira rodando sempre para um lado, no qual tende a cair para este mesmo lado. Parece um tipo de espasmo contínuo e repetitivo, seguido de um som que a ave emite, tipo gemido. O quê pode ser ? Agradeço pela ajuda....

andreia disse...

obrigada pela a resposta :)

tenho um periquito australiano e uma periquita inglesa, ela tem 5ovos no ninho. quando nascerem nascem com a mistura das duas raças?

Diego disse...

Olá eu queria saber como diferenciar o ingles do australiano alem do tamanho tem jeito???? E se em um viveiro um macho acasala com mais de uma femea?????

fabiano disse...

ola boa noite. tenho uma Inglesa que pos ovos no ninho normal, sera que devo mudar para um ninho maior ou nao devo mexer? o macho tem sarna e separei-o da femea, que esta sozinha a galar os ovos, falta 1semana para nascer o primeiro filhote, depois quem alimenta os filhos? ou junto o pai mesmo sabendo que esta afectado com sarna?

jcesardutra disse...

Marjourie o bicocresce em todos os periquitos, o fato é que em alguns ele cresce de maneira exessiva. Talvez por falta de um objeto próprio para roer.

jcesardutra disse...

Alessandro ele tem que ser visto por um veterináro para ver quais doenças ele tem associado a este quadro. Se não puderes fazer isto eu sugiro 2 gotas de norkil em 50ml de água por cinco dias e dar também nalit com alguma comida ou colocado bico abaixo.

jcesardutra disse...

Se não for visto urgentemente por um veterinário ele vai morrer. Se ão conseguires isto então coloque este periquito em uma gaiola pequena, sozinho, e bem protegido do frio. De 2 gotas de norkil em 50 ml de água por cinco dias(trocando a solução diariamente), de também nalit, observando a bula.

jcesardutra disse...

Andréia eles são uma raça só, apenas o dito inglês foi melhorado geneticamente. Os filhotes nascerão num tamanho médio entre eles, só isto.

jcesardutra disse...

Diego além da diferença muito grande de tamanho, pois o australianinho é bem pequeno e se não for, deve ser porque já possua alguma mistura de inglês. A cabeça é bem maior e tem as medalhas ou colarbem maiores (quando tem). E quando voce ver um inglês nunca vai ter d´vidas de ser australianinho.

jcesardutra disse...

Fabiano não faça isto, devolva o macho que ela vai precisar muito dele. Borrife SPB, inseticida doméstico á base de água em um papel e depois passe a baba nas sarnas dele e pode deixar juntos sem problemas. Não troque de ninho de modo algum senão ela abandona a nova caixa pensando que é de outra fêmea, agora deixe do geito que esta, apertada mesmo.

crystoni disse...

eu queria saber como eu fasso para corta a pena da asa do meu periquito mi ajudem ai?

diego disse...

é possivel um macho acasalar com mais de uma femea num viveiro???? Desde ja agradeço!!!

Diego disse...

plha preciso asber urgente de uma coisa. acabo de ver um periquito australiano cor black face pela internet por foto sera que existe mesmo?????? pqee se existir vou atras de um!!!! Desde ja agradeço!!

BIANCA disse...

JULIO ESTOU DANDO MEGA ZOO A ELE, POIS LIGUEI A UM OUTRO VETERINARIO E ELE O RECOMENDOU...SERA QUE RESOLVE?ELE MELHOROU, JA ESTA PARANDO EM PÉ MAS TEM UMA PERNINHA MAIS FRACA QUE A OUTRA, OUTRO DIA ELE ARRISCOU UM PASSINHOS, MAS CAIU.DEVO DAR O COCCINOM E O MEGA ZOO OU NÃO?
OBRIGADO...

jcesardutra disse...

Diego acredito que esta mutação esteja estinta no Brasil, pois há mais de 20 anos que não se vê em criadouro algum. Não é um periquito bonito e nas exposiçãoes nem aparecem nenhum. Acredito que somente na Europa exista. No Brasil só se voce consultar ao criador carioca Jorge Pina ou ao criador paulista da cidade de Araçatuba, o Dr. Renato Uchôa, eles devem ter ou saber onde conseguir mas vão cobrar muito caro por ser raridade.

jcesardutra disse...

Bianca com certeza deves dar o coccinon e continuar com o mega zoo, pois é ótimo.

jcesardutra disse...

Crystoni não é ecológicamente correto cortar as asas dos periquitos e se o pessoal da defesa animal souber podem te processar.

jcesardutra disse...

Diego é possivel mas o melhor é casais certos evita abandono de fêmeas com filhotes.

nelson junior disse...

como evitar ratos ne um viveiro de piriquitos

nelson junior disse...

vou construir um viveiro de alvenaria com piso frio ou vç tem alguma sugestao para evitar de aparesser ratos

Margarida disse...

Olá Sr. Júlio.
Preciso da sua ajuda. Numa gaiola (120X40X40) com 5 casais de periquito, os filhotes saem dos ninhos e são devorados pelos adultos.Já perdi 4 nestes ultimos dias.
Não sei o que fazer. Mas, tenho a sensação que os pequenos saem dos ninhos ainda muito pequenos e pelo facto de não terem a agilidade para voar os maiores aproveitam.
Também, tenho um casal que na sua primeira ninhada, morreram 3 porque os pais não os alimentavam, eu tive de distribuir os restantes 3 para outros ninhos.
O que será? inexperiência dos pais? próxima ninhada será diferente?
O que devo fazer Sr. Júlio? será carênçia de alguma vitamina (fiz nos dias 27 e 28 de dezembro Vermifugo, e de 29 a 14 de Janeiro complexo vitaminico, na gaiola é permanente a presença de costa de choco), o que falta?

Um abraço.

Ismael Ghizi disse...

Oque devo usar para nao dar piolho nos piriquitos?
Existe algum tipo de veneno que nâo prejudicam eles?
Quais?

Ana Paula disse...

Olá Julio!! Gostaria de contar com a sua ajuda mais uma vez: uma amiga minha tem uma fêmea que está fazendo cocô com sangue e fica encorujada de vez em quando. O que pode ser?? Ela está colocando Piusana na água e dando Neosulmetina e nimesulida direto no bico, haveria outro tratamento mas adequado??
Mais uma vez muito obrigada!!

jcesardutra disse...

Nelson evitas os ratos colocando uns gatos no viveiro...rsrsrsrsrs Brincadeira, tem que ver por onde eles entram e colocar aquelas pastilhas quadradas eles comem e somem. Coloques ratoeiras e evites lixo ou quaisquer restos de ração por perto. Os ratos vem pelo cheiro de comida fácil. E toma cuidado pois os pequenos camundongos que parecem inofensivos são responsáveis pela morte de muitos pássaros e aves (de fome). Sim pois as pessoas viajam por uma semana e deixam as gaiolas com água e comida suficiente para este tempo, só que os camundongos entram nas gaiolas ou viveiros comem toda a comida e os pássaros morem de fome. Cerque os ratos por todos os lados pois atráz deles vem as cobras.

jcesardutra disse...

Nelson com um piso voce evita os ratos grandes, mas não os camundongos e estes causam estragos no iveiro. Tem que acabar com eles também. Ratoeiras e pstilhas venenosas para eles.

jcesardutra disse...

Margarida pelo amor de Deus! neste espaço eles vão se matar sempre. No máximo dois casais com tres ou quatro caixas ninhos, pode ser que de certo. Muitos deles devem estar sendo arrancado dos ninhos por outras fêmeas e já mortos ou muito feridos antes de chegarem no chão da gaiola. As fêmeas travam uma luta de morte pela disputa das caixas ninhos e se tiverem pouco espaço é isto que você esta vendo. Pelo espaço muito reduzido elas atacam os filhotes de outras que apenas se aproximem de sua caia ninho. Algumas fêmeas não alimentam nos primeiros dias e temos que alimentar na mão,se tiver outro ninho com filhotes em tamanhos parecidos tudo bem, mas deve deixar pelo menos um para depois que aquela mãe começar a alimentar então redistribui-mos de novo os filhotes. Na faze de alimentção dos filhotes eles precisam de ovo cozido amassado com farinhada que pode ser destas prontas que vendem em pet shops. De uma olhada no blog "criadouro f13" ele mostra como se alimenta os filhotinhos desde os primeiros dias. Você tem que arranjar outro espaço para três casais senão não vai dar bom resultado nunca. Valeu?

jcesardutra disse...

Ismael Ghizi existe nas agropecuárias um pó para piolhos, eu conheço o piolhaves. Pulverize dentro das caixas ninhos, nas gaiolas e viveiros e principalmente nos poleiros onde os piolhos costumam se esconder nas pontas. Eu uso em meu aviário o SBP, um inseticida doméstico a bse de "água".Dou pequena esborrifadas nas gaiolas, nas paredes do criadouro e dentro dos ninhos. Se os periquitos estiverem com muitos piolhos dou um pequeno jato no corpo deles também. Só cuido muito para não esborrifar direto no olho e nas narinas deles para não sufocar. Existe esta indicação no livro como criar periquitos. Ele indica para sarna, eu uso também para piolho, só evite o exagero, não precisa.

jcesardutra disse...

Ana Paula neste caso não acredito que a neosulmetina resolva e não conheço este nimesulida (é veterinário?)parece nome de antienflamatório humano, se for não pode dar para aves. Isto é sinal de hemorragia e as doenças que provocam este sinal são bem ruins de tratar com bons resultados. Se este teu tratamento não der sinais claros de melhora em dois dias então deve ser interrompido. Eu já curei um periquito com este sintoma usando 2 gotas de norkill em 50 ml de água por cinco dias, dei também nalyt. O nalyt eu colocava na ração e também depois de dissolvido na água eu colocava bico a baixo. Se ele não beber água tem que dar o norkill diluído conforme 2 gotas para 50 ml (um bebedouro pequeno) pode usar também uma gota para 25 ml meio bebedouro) bico a baixo também.

Margarida disse...

Sr.Júlio, a gaiola tem 1 metro e 20 de cumprimento, 50 centimetros de largura e 50 centimetros de altura e para os ninhos conta com 8 caixinhas. É tão pequeno assim?

jcesardutra disse...

Margarida é sim, podes acreditar. As fêmeas consideram uma área em volta de sua caixa onde outros não podem ficar e atacam. Se você deixar dois ou no máximo três casais, consiguiras criar muito mais filhotes.

Cássia disse...

Olá Sr. Júlio. Minha amiga Ana Paula perguntou ao senhor qual seria o melhor tratameno pra minha kita que tá com hemorragia. Ela tem tido muitas crises de diarréia, sempre ficava curada com o neo sulmetina. Mas agora a diarréia tá bem mais forte e com sangue. Ela começou com isso na segunda pela manhã, dei uma gota de nimesulida direto no bico e coloquei Piusana na água. Ela já teve duas vezes tumor na cloaca e ficou curada com o nimesulida, medicamento humano . Foi uma veterinária que me ensinou, o tumor ficava imenso e aos poucos foi diminuindo até sumir. Por isso tava usando ele novamente.. mas já parei. Na terça ela melhorou, fezes normal, por isso nem dei medicamento. Ontem voltou a ter o sangramento, como na segunda, só pela manhã, depois pára e fica com fezes esverdeadas. Comecei a dar neo sulmetina ontem, uma gota direto no bico. Não comecei a dá o neo na segunda, porque fiquei com medo, na bula fala que ele pode causar hemorragia e ela já tava sangrando... alguns meses atrás fiz um tratamento com neo na água, ela teve sangramento, mas só foi um pingo, uma vez somente. Não como agora que fica a manhã toda pingando.... Hoje não teve sangramento, fez muita pouca fezes esverdeadas.. não come nem bebe água. teve uma hora que foi tentar comer, mas vomitou em seguida. Agora pouco dei água direto no bico e não coloquei nenhum medicamento na água pra ve se ela bebe. tem horas que ela fica alegre, voa de um poleiro pro outro, pia, depois piora, fica toda arrepiada, vai pro fundo da giola, vomita bastante (apesar que hj nem tinha o que vomitar, naõ comeu nada) e melhora um pouco. Vou procurar os medicamentos que o senhor ensinou, amanhã vou dá neo novamente, só pode dá até manhã, 3 dias fala na bula. Ela também tem peito seco. Comprei o Vitil P.S da Labcon,mas ainda não usei, seria bom colocar na água?
Muito obgd pela sua resposta tão rápido. E Agradeço também a minha amiga Ana Paula por me ajudar!

Cássia.

jcesardutra disse...

Cássia quando eu criava galináceos lá no nordeste, um veterinário me disse que antienflamatórios humanos, tipo este que destes para a periquita não deveria ser dado pois causaria hemorragia intestinal, por isso é que fiquei com medo. E a piosana é um medicamento para a ave não bicar masi as penas das outras, portanto não vejo como poderia ajudar. Faça como a orientação anterior que te passei e mantenha a paciente em ma gaiola pequena, sozínha e aquecida, protegida contra frios e ventos. deixe ela quietinha num canto e só mexa para alimentar ou dar remédios. Se possível em um lugar um pouco escuro.

Cássia disse...

Obgd Sr. Júlio! Agora pouco dei água de coco direto no bico e coloquei aveia pra ela comer, ela comeu um pouco, outra coisa não come de jeito nenhum... mais tarde vou dar uma gota de neo sulmetina e agora vou ligar pros Pet Shops atrás do Norkill. Não entendi o que o senhor falou do Piusana anitbiótico... obgd por responder tão rápido! Vou mantê-la aquecida! E até agora não teve mais sangramento, mas contiunua com diarreía e embolada. Eita eu escrevo demais.. rsrs... bjs!

jcesardutra disse...

Cássia eu não conhecia a linha piu sana, dei uma pesquizada e vi que a piu sana antibiótico é o enrofloxaxina e o norkill é o norfloxaxina então é antibiótico sim, mas deve ser utilizado da maneira correta conforme manda a bula e pelo números de dias certinho. Tem que seguir coretamente e neste caso não é nescessário comprar o norkill pois será muita mistura de antibiótico e acaba atacando muito o fígado deles.

Cássia disse...

Oi Sr. Julio. Hj não dei neo sulmetina a Baby e comprei em um Pet Shop um pouco longe da minha casa o Norkill. Coloquei 2 gotas na água (50 ml) e dei um pouco direto no bico. Como o senhor me ensinou. Não achei o Nalyt. Ela catou a aveia toda e comeu, mas não coloquei mais, pra não fazer mal, ela continua com diarréia. Mantenho ela bem aquecida, ela continua arrepiada, fica dormindo, depois que comeu a aveia, arrumou um pouco as penas, levei a cloaca dela, ela fica agoniada com a sujeira. Agora as fezes estão menos moles... Desejo muito salvar minha Baby, tão lindinha! Só vou usar o norkill na água. Mais nada. E desde de ontem ela não teve mais hemorragia!!!
Muito Obgd pela atençaõ!! ;-D
Bjs!!!

jcesardutra disse...

Cássia de por cinco dias estas duas gotinhas de norkill em 50 ml de água, não de medicamento mais nenhum para não intoxicar. Retire a aveia, pois em caso de diarréia ela não ajuda nada, até atrapalha. Se ela catou toda a aveia e comeu então ela comerá painço também. Nos casos de diarréia os periquitos devem ficar só no painço até melhorar. A aveia é muito laxante e vai continuar a desandar os intestinos dela, vai ver é por isso que elanão melhora..

Cássia disse...

Oi Sr. Julio! Obgd por responder tão rápido! É muito bom!
Baby hj voltou a comer, ela comeu uma mistura de painço com alpiste, amanhã cedinho vou comprar o painço, pra dar só ele como o senhor falou. Não teve mais hemorragia!!! A diarréia tá menos mole... o norkill na água.. e no fim da tarde dei um pouco de água de coco direto no bico. Pela manhã tinha dado um pouco da água com o norkilll dissolvido, agora ela voltou a comer, vai beber água!
Sr. Julio, Baby não gosta de frutas, gostava de pepino e machiche, mas me disseram que faz mal, parei. E ela gosta de espinafre, pode colocar pra ela? Alface ela tb gosta mas não dou pq li que provoca diarreía... por ela ser difícil nesses alimentos eu coloco de vez em quando vitamina na água, qual a melhor vitamina pro senhor? Tenho em casa: Glicopan e Complexo Vitamínico da Avitrin. Comprei o Avecox e o Vitril P.S da Labcon, ambos ainda não usei. Ela tem 5 anos e sempre teve Peito Seco, magrinha, mas é super animada quando tá boa. Já teve tumor de cloaca em 2007, o ano passado passou uma época vomitando tudo que comia, dei Avitrin Vermífugo, ela ficou boa! E agora no começo deste ano crises de diarréia.... ela ficou uma época trocando de pena direto, dei cálcio da Avitrin, ficou com as penas bonitas! Qual a vitamina que tem todas as vitaminas? Como evitar Peito Seco? Tenho um canário novinho, quero qprender a cuidar direitinho. Tenho toda a linha da Avitrin: ferro, vit E, cálcio, sulfa... ficava usando um e outro, isso deve fazer mal né? Quero muito aprender a cuidar certinho. Já perdi 5 periquitos desde de 2002.. e sofro muito com a morte de cada um... um morreu de Peito Seco, outros com tumores imensos na cloaca...

Enfim, qual a melhor vitamina? O que causa Peito Seco? O que provoca tumor na cloaca? Posso colocar espinafre pra ela?

Obrigadão por tudo!!! Bjs!

André disse...

Olá , bom dia ! tem um bom site!
olhe tenho umas duvidas sobre a criação de periquitos.
Já tentei varias vezes a criação de periquitos australianos mas sempre sem sucesso.
Comprei um casal a 5 meses e a femea era demasiado nova tinha a bico azul bebe, e o macho tinha o bico azul escuro. E a tres meses atras a femea aos poucos ficou com a narina castanha, e sei que é assim que tem de ficar, é sinal que começam a criar, mas nada, nem no casolo deles eles entram, a gaiola é daquelas de criação de canários. E eu nao sei o que fazer eles nao criam , nem no ninho entram, que devo fazer?

jcesardutra disse...

Cássia não se apresse com muitos remédios e nem vitaminas. Se forem bem alimentados, receberem vermífugos a cada quatro meses, no mínimo, então dificilmente ficrão doentes. Tudo que voce citou como verduras frutas espinafre é bom para eles e realmente o alface não. Existe um fortificante chamado penavit plus que é especificamente para peito sêco e pode ser dado sem problemas. Como um suplemento voce pode dar a cada quatro meses, após a aplicação do vermífugo, o revitalizante alcon é excelente. Mas não se preocupe em ficar todo tempo dando algum remédio ou vitaminas, pois o fígado deles é fraquinho e sente muito. Boa alimentação, carinho, sossego é o que eles precisam. Alimentos gordurosos como o girassol e aveia que engorda muito, assim como guloseimas doce com mel, etc levam a gorduras e lipomas.

jcesardutra disse...

André pelo seu relato acredito que esteja tudo certo, pois ela é muito nova e apesar de mudar a cor da cera ainda não esta pronta para reproduzir. Ou guardas esta fêmea para daqui há uns tres meses e compras outra ou trocas esta por uma adulta.

Cássia disse...

Oi Sr. Julio. Obgd!!!! Baby desde de ontem tá embolada... as fezes voltaram a ficar esverdeadas... hj fez 5 dias de Norkill. Eu devia iniciar o tratamento com o Vitil P.S da Labcon? E acho difícil ela beber da água medicada.. até que com Norkill ela bebia. Continua só no painço... amanhã vou comprar maxixe e espinafre, ela gosta muito. Agora ela tá comendo muito! Existe algum medicamento bom pro fígado deles? Pelo menos ela não tá vomitando e nem teve mais sangramento! Fica embolada mesmo bem aquecida, tá muito magrinha, o Peito Seco é terrível...

Até!

jcesardutra disse...

Cássia é bom não abusar excesso de mediamentos, se ela se alimentar ela tem chance de melhorar. o Vitil P.S é ótimo e funcionaria como alimento.

daniela disse...

Boa tarde Dr Julio, meu casal de periquitos está com uma "crosta" agarrada nas patinhas, e lendo sua matéria desconfio que seja sarna. Creio que ainda está no começo, pois ainda não atingiu nenhuma outra parte, só mesmo as patinhas. Seguindo suas orientações descritas na matéria, fui comprar uma pomada própria para pássaros, mas chegando lá o vendedor me disse que seria bobeira eu comprar, pois se está só nas patinhas eu poderia passar merthiolate que talvez curasse. Fiquei em dúvida e gostaria primeiramente de sua opinião. Abraços, tudo de bom!!! Parabéns pelo trabalho.

Cássia disse...

Oi Sr. Julio!!! Hoje comprei maxixe pra Baby. Ela amou!
Continua embolada, mas tinha hora que arrumava as penas, comeu maxixe, não vou dar mais nenhum medicamento, nem tão cedo. Vou começar a usar o Vitil P.S daqui a alguns dias. Ela quando ver que a água tá sem nada bebe mais. Continua só no painço, quando ficar totalmente boa da diarréia volto a usar a mistura painço e alpiste. Se ela não beber da água com o Vitil P.S, posso dar direto no bico um pouco?

Sr Julio, Obgd pela atenção!!! Por responder tão rápido! Adoro seu blog!!!

Até!

Bjs!

jcesardutra disse...

Daniela não esqueça de dar vermífugo a cada 4 neses, colocar banheira com água para ele tomar banho e adicionar umas gotas de iodo alternando com gotas de vinagre na água da banheirinha pois isto faz bem e afugenta as pragas. Tem que observar se ele não tem em volta do ânus e nos joelhos, pois ao se coçar ele espalha para estas regiões e pela carinha (bico) também. Use um SBP inseticida doméstico á base de "ÁGUA "e espirre o jato contra um pedaço de papel, depois com um cotonete passe a substancia expelida nos locais onde tem as crostas. Isto é suficiente e não faz mal algum para ele.

jcesardutra disse...

Valeu Cássia, umabação do tio Julio.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 385 de 385   Recentes› Mais recentes»