Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Closes espetaculares da Primeira Copa-Brasil-SOCO de Ornitologia

corpo claro celeste


face amarela cinza

12 comentários:

Emerson Guimarães disse...

Olá Julio...........Meu diz uma coisa..............o que seria um periquito inglês de qualidade?

O qque leva um Periquito ser de qualidade para participar de campeonatos?

Mais uma vez, obrigado!

Julio Dutra disse...

Emerson Guimarães O normal (natural) dos periquitos australianos são aqueles que vivem na natureza lá na Austrália. São verdes claros, com um ou outro de alguma cor que não esta. Quando foram trazidos para a Inglaterra foram trabalhados para se tornarem maiores, mais emplumados, mais empenados e, portanto segundo aquele pensamento que tinham na época e que vale até hoje "um periquito mais bonito" e isto custa bem mais caro. È o mesmo para qualquer animal, você nunca viu exposição de vira latas nem de gado pelo duro nem de cavalos pangarés. Um periquito para participar de exposições tem que pertencer a um criador filiado a um clube ornitológico de uma cidade brasileira e estar dentro do chamado "padrão”. Isto implica em um conjunto de qualidades agregadas á ave e que são verificadas por juízes experientes que apontam os melhores dentro de cada série. Tamanho, elegância, porte e equilíbrio. Vá um dia a uma exposição para você ver a disputa, eles brigam (no bom sentido) por detalhes que às vezes as pessoas não acostumadas, nem percebem. É legal, exige estudo, muita leitura, conhecimentos de genética (simples) e de muita observação e criatividade. É sempre um aprendizado na intenção de manter viva uma espécie que vem sendo melhorada a cada dia.

Marco disse...

Oi Julio,

Acho que estou postanto fora de lugar, mas nao sei direito onde colocar vou pondo a questao aqui mesmo. Alguns casais de periquitos aqui, algumas femeas botaram 5 ovos, outras, 6, 7, 8 e ateh 9! Estou colocando ailhas coloridas, soh para o meu controle interno, coloco com +-6 dias de idade. Eu estava pensando em mudar um filhote com 6 dias depois de anilhado do ninho daquela que tem 9 para aquela que tem 5 filhotes, pra ter mais chance dela chocar todos os 9. Serah que isso dah certo, a outra femea nao irah rejeitar o filhote?

Julio Dutra disse...

Marco normalmente as fêmeas aceitam bem os filhotes vindos de outro ninho desde que eles sejam de tamanho bem próximo aos seus filhotes. Retire a fêmea do ninho, coloque o filhote lá e deixe que ele se misture aos outros. Sê demorar um pouco para esta fêmea voltar ao ninho é melhor. Tem que ficar de olho.

Emerson Guimarães disse...

Olá, Júlio, aproveitando que o nosso amigo falou sobre anilhas coloridas.....

quando estiverem prestes assairem do ninho, eu posso colocar essa anilhas, ou só assim que eles nascem? Estou precisando ter um controle dos meus filhotes.....................só que para achar essas anilhsa coloridas é um horror.............fique na PAZ.

Julio Dutra disse...

Emerson guimarães as anilhas fornecidas pelos clubes ornitológicos são coloridas, mas tem que se filiar á um deles primeiro e depois solicitar as anilhas. Existe também as anilhas Capri, de São Paulo, basta fazer contato com eles e pedir as anilhas nas medidas e na cor que quiser, vou te passar o endereço para que possas fazer uma pesquisa de preço. Não esquecer de informar se é periquito inglês ou australianinho devido a medida. Normalmente se coloca após os cinco ou seis dias de nascidos. Porém temos que observar e testar as anilhas para ver se ainda estão um pouco folgadas ou se temos que colocar logo. Tudo vai depender da medida da anilha e da perna e pé do periquito. Mas não te preocupes, é simples de colocar.

Cristina Duarte
Anilhas Capri
Site: www.anilhascapri.com.br
E-mail: contato@anilhascapri.com.br
Fone: (11) 5641-5217 / 5641-9074 / Fax: 5641-3870

Unknown disse...

Ola Julio,

Antes de tudo queria parabeniza-lo por ajudar a galera daqui e pela disposição .....
Nao sei se aqui o lugar certo de postar duvidas,mas olha so,eu tenhu uma femea chocando um ovo a quase dois meses e ela so fica la...so sai pra comer e brincar com as argolas....oq devo fazer?
e tambem suas fezes estao meia "gelatinosa verde longa".Sera que devo me preocupar?

E sua alimentaçao e sementes balancendas em um comedouro e ração no outro ...e tem uma pilula de calcio tbm....

bem tenhu tantas duvidas =)
começarei com essas...

Julio Dutra disse...

Já respondi ao Shinaldao por e-mail sobre esta questão, mas vou fazer desta dúvida um comentário que tenho feito de tempos em tempos: Vai aqui apenas uma orientação, pois ninguém é obrigado a saber tudo. Tenho dito sempre que antes de começar a criar um animal, planta ou qualquer outro ser vivo devemos sempre nos preparar para isto. Devemos ler, perguntar e até visitar alguém que já esteja criando á mais tempo para observar como ele esta fazendo. As pessoas tem me enviado perguntas diversas onde tento orientar naquilo que sei, da melhor maneira possível e com muito gosto. Sendo que muitas das perguntas estão respondidas nos diversos artigos que tenho publicado neste blog e também pela internet á fora sempre é possível encontrar informações que podem ajudar muito. Então quero dizer que é importante ler os artigos, não para deixar de me perguntar, mas para entender bem e poder tirar mais proveito em prol da sua criação. Pessoas que tem lido os artigos não acasalam mais seus periquitos de qualquer maneira, já leram sobre aquela mutação, já leram sobre dominância e acasalam de maneira, a saber, como virão os filhotes. No caso da pergunta que gerou este assunto, uma pessoa que leu os artigos sabe que são necessários 18 dias para chocar um ovo e que um tempo superior a este representará apenas um desgaste desnecessário para a fêmea. Portanto ou o ovo eclode em 18 ou no máximo 19 dias ou deverá ser descartado.

Anônimo disse...

Prezado Julio,
Estou com um problema em dois periquitos, ambos estão apresentando falhas nas penas, ou seja, as penas não cresceram quando da realização da última muda, como se fosse muda encruada. Aguardei uma nova muda e o problema persiste. Os periquitos não estão arrancando as penas. Eles foram vermifugados no período correto e a alimentação que ofereço e a recomenda por você. Também ofereço a eles um suplemento vitamínico. O que devo fazer para evitar esta situação?
Grato,
Nelson de A.Costa Filho

Julio Dutra disse...

Nelson esta parecendo se tratar de muda francesa e isto não tem mais como arrumar, provavelmente ficarão assim. Para ter certeza eu precisaria ver umas fotos deles. Algumas vezes melhoram com vitagold na água por trinta dias. Mesmo assim pode demorar até a próxima muda e não é garantido. Pesquise sobre muda francesa, sobre os periquitos asinhas.

Natasha disse...

Júlio, os meus periquitos tem as penas todas "despenteadas", que posso fazer para eles ficarem todos "penteadinhos"?

Julio Dutra disse...

Natasha penas arrepiadas pode se tratar de falta de sol, pode ser falta de banho, pode ser ácaros (piolhos). Você que esta perto deles verifique se algo assim pode estar ocorrendo.