Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Novo ou adulto?

Muitos leitores têm dúvidas se estão diante de um periquito jovem ou de um adulto. Como uma imagem vale por mil palavras, basta observar estes dois amiguinhos da foto para entender.

Observe as bolas do colar do adulto (máscara) são completamente formadas e quase redondas, enquanto que no filhote aparecem muito timidamente uns riscos como projeto de colar. A cabeça do adulto apresenta uma parte branca na fronte, enquanto o filhote tem listras negras até o bico.

Artigos relacionados:
SEXO AUSTRALIANO

No olho do adulto é bem visível a íris branca, o filhote tem olhos escuros sem íris. A cera ou carúncula, plaquinha acima do bico, onde diferenciamos o sexo, no adulto é bem azul e no filhote fica difícil determinar o sexo pelo tom da cor.

Leia mais:

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Júlio! Boa noite! Desculpe se essa não é a página correta, mas gostaria de algumas dicas! Tenho um casal de periquitos australianos macho verde claro e femea verde escura ambos portadores de azul, sei disso porque em uma ninhada anterior nasceu um azul celeste cara amarela! Mas a minha dúvida é a seguinte: geralmente quando ela põe os ovos 4 a 5 ela tende a alimentar os primeiros que nascem ocasionando a morte dos outros geralmente ficam 2 ou 1 nunca passa disso. Me aconselharam tirar os ovos a cada postura dela e dpeois recolocá-los para que nasçam no mesmo periodo e assim cresçam de forma parecida. Tentei duas vezes só que não nasceu nenhum! Deixei da forma normal e já nasceram 3 de quatro ovos, porém os dois primeiros estão o dobro do tamanho do ultimo que nasceu e estou com medo que ele morra! O que você me aconselharia? E outra adquiri um azul celeste cara branca novo que o vendedor me disse ser femea, mas acho que é macho, como poderia enviar uma foto para que vc tirasse essa minha dúvida? Agradeço desde já a compreensão, grande abraço e parabéns pelo portal!!!

Julio Dutra disse...

Carpe vamos para a resposta mais fácil: para que eu examine e te ajude a identificar se é macho ou fêmea basta que fotografes bem de perto a cara dele (a) e depois que colocares a foto em um arquivo do teu computador então anexe a foto a um e-mail para jcesardutra@yahoo.com.br
Quanto à problemática de a fêmea não alimentar os mais novinhos e com tamanho muito menor que os outros, deves tu mesmo com auxílio de uma seringa com uma sondinha alimentar estes pequeninos por uns três ou quatro dias para que fiquem mais espertos e solicitem com mais força alimentos á mãe, á partir daí ela costuma alimentar. No blog tem uma filmagem mostrando como se alimenta.
Nós costumamos separar em um recipiente muito limpo o 1º e o 2º ovo colocado e quando ela colocar o terceiro então juntamos os três e ela começa a chocar três juntos. Cuidados especiais com a lavagem da mão ao retirar os ovos para não contaminá-los e com uma colherinha e muita delicadeza teremos que mudar a posição destes os ovos para que a gema não cole na casca enquanto estiverem esperando o terceiro. Mexer uma vez por dia para rodar o ovo. Depois que colocar no ninho não precisa fazer mais nada.