Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O primeiro violeta nascido no criadouro do Marlon.

O leitor Marlon nos enviou a foto do primeiro violeta nascido em seu criadouro, em Blumenal, SC. Nem precisa dizer que este violeta já é propriedade da Bianca, veja a foto.
Leia mais:
Criadores de periquito australiano de exposição em Belo Horizonte.

12 comentários:

Francine disse...

Lindos os dois!! a Bianca e o Quito!! Parabéns!!

Julio Dutra disse...

É isso mesmo Francine, a Bianca esta cheia de periquitinhos em sua casa, pois o pai dela, o Marlon promete ser um grande criador.

Fabiano disse...

Doutor, desculpe se a pergunta não tem muito aver com esse post, mas eu tenho que perguntar. Eu tenho um periquito com asa cortada, estou vendo que a asa da direita dele ja tem uma pena rasuavelmente grande, o resto das penas ainda não cresceu nenhuma. eu queria deixa-la crescer para ele voltar a voar. Que hora eu devo começar a brincar com ele somente dentro de casa, e se por enquanto eu posso andar com ele no dedo pela rua?

Julio Dutra disse...

Fabiano este periquito que a menina Bianca esta segurando no dedo é um filhote muito novinho. Ele ainda nem sabe voar direito, mas mesmo assim tem que tomar cuidado porque se ele se assustar, ele pode dar um vôo, sair por uma janela e se perder ou sofrer um acidente na rua. Mesmo o teu periquito com a asa cortada, pode se acidentar e principalmente estando na rua ao se aproximar de um animal doméstico ou de um carro, por exemplo. Dentro de casa e com cuidados você pode ficar com ele qualquer hora do dia, porque á noite eles tem que dormir senão acabam adoecendo.

Geraldo disse...

Doutor, meu periquito sempre foi muito tranquilo comigo, pegava ele no dedo tranquilamente e ele nem ligava. Depois de um tempo coloquei uma femea para alegra-lo, então ele começou a me morder com muita raiva. O que está acontecendo? Pode voltar ao normal?
Obs: Eu dou comida para eles na mão, ele pode estar achando que minha mão é comida? Me ajude Doutor.

Julio Dutra disse...

Geraldo os periquitos amansados e criados na mão, ficam sempre mansinhos se continuar com ele desse jeito. No momento em que ele se casalar e começar a se preparar para reprodução, ele toma uma atitude de defender seu ninho, sua fêmea e vai perdendo o adestramento. Ele quer ter a privacidade dele e você tem que escolher, ou filhotes ou ele adestrado na mão. É claro que a gente houve histórias de periquitos que mesmo acasalado continua na mão, mas é muito raro. Quem sabe você não o deixa á vontade, não insiste e depois treina outro filhote?

Geraldo disse...

Sim doutor muito obrigado. Mas é que eu vi um comentário seu aqui no site em que você diz que se eu não colocar ninho não da cria, e eu não coloquei ninho para meu casal porque não queria crias. Isso é mesmo verdade? Ele pode ficar agressivo mesmo sem ter crias?

Julio Dutra disse...

Geraldo a fêmea só aceitará ser coberta pelo macho se tiver caixa ninho ou qualquer outro tipo de ninho na gaiola, fora isto ela não se abaixará e então não haverá filhotes. Quanto à agressividade, já é característica de cada periquito, não é por causa disto. Talvez muito tempo em uma gaiola pequena possa estressar os periquitos, o ideal seria soltá-los um pouco em uma voadeira maior, (um viveirinho) para se exercitarem e também fornecer uma banheirinha com água fresca para que possam se refrescar e se acalmar.

Eduardo disse...

Doutor deixei as penas dos meus periquitos cresecerem, estão crescendo, mas esses dias a periquita arrancou uma pena de voo do meu periquito com uma bicada, e ela saiu com um pouco de sangue etc. pode haver algum perigo a meu periquito?

Julio Dutra disse...

Eduardo quando arrancam uma pena e continua sangrando temos que examinar e ver se ficou uma parte do canhão da pena e é por ali que esta sangrando. Neste caso deve-se arrancar o "toco" para que pare de sangrar, aplicar um antisséptico (iodo) e em seguida esta tudo bem. Agora é esperar a pena crescer de novo, não haverá problemas por isto.

Natasha disse...

Oi, Júlio, a sarna é contagiosa??
tenho um periquito com sarna mas limpo a gaiola, o que se passa é que ele foi comprado com sarna e tem mais um periquito saudável junto com ele!!
Será que a sarna pode pegar nele se eu limpar sempre a gaiola??

Julio Dutra disse...

Natasha a sarna é contagiosa sim, mas muito fácil de liquidar. É só borrifar um jato de SBP inseticida doméstico “á base de água” num pedaço de papel e depois passar a substância expelida nas lesões. Pode aproveitar e passar nos poleiros também.